Grande Recife inicia entrega do VEM Infantil

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O Grande Recife Consórcio de Transporte entregou, hoje, simbolicamente a duas crianças que utilizam o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, os dois primeiros cartões do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Infantil destinado usuários menores de seis anos. A iniciativa, que é inédita no País, irá beneficiar, de imediato, 16 mil crianças, cujos pais ou responsáveis já efetuaram o cadastro de solicitação do documento.
As inscrições terão caráter permanente. As garotas Amanda Vitória Lopes, 4, e Camilly Fernandes de Messias, 5 receberam os cartões das mãos do Secretário das Cidades, Humberto Costa e do presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto.
Com o VEM Infantil, os pequenos usuários poderão utilizar os ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), girando a catraca, acabando de vez com a necessidade de pular ou se arrastar por baixo do equipamento. Graças à tecnologia instalada no cartão, quando a criança completar seis anos, seu uso será automaticamente bloqueado e uma mensagem indicando o cancelamento do benefício aparecerá no validador, caso haja tentativa de utilizá-lo fora do prazo.
A entrega dos cartões do VEM Infantil está sendo feita pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que desde a última sexta-feira (09/10) iniciou o repasse do documento aos pais e responsáveis legais, em suas residências, com conforto e segurança. O presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, lembra todo o esforço feito pelo consórcio para acabar de vez com o constrangimento histórico de meninos e meninas. “Partimos do zero, pois como se trata de uma iniciativa pioneira no Brasil, e por isso não tínhamos parâmetros a seguir. Tudo foi estudado com cautela. Afinal, tínhamos o dever de garantir que o serviço funcionasse de forma que garantisse praticidade, conforto e segurança para as crianças, seus pais e responsáveis e para todo o sistema”, afirmou Dilson.
Este público receberá em sua residência uma correspondência do consórcio, orientando para a aquisição do VEM Estudante – já que neste caso as crianças têm seis anos completos ou mais. O VEM Estudante que só pode ser retirado pelas crianças que possuem carteira de estudante, garante um abatimento de 50% no valor da tarifa cheia.
O VEM Infantil ganhou um visual especial, criado a partir da visão de crianças de três a cinco anos sobre o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR. Alegre e colorido, o cartão tem causado surpresa na meninada.
Projeto ''Desenhe seu ônibus'' na comunidade da UR-02(Ibura), zona sul do Recife, ajuda crianças a usar o transporte público de maneira mais consciente.

A escolha das crianças que receberam o cartão hoje, marcando o início do processo de distribuição, foi feita com o apoio da associação de moradores da UR-2, no Ibura, Zona Sul do Recife. A área é um das que registra o maior índice de depredação de ônibus na Região Metropolitana do Recife, mas que graças a um trabalho focado na conscientização e cidadania, luta para reverter esta situação. O Grande Recife Consórcio de Transporte apóia a iniciativa e tem participado de eventos e ações de caráter lúdico e educativo.

Local de Cadastramento em regime permanente: Gerência Comercial do Grande Recife Endereço: Av. Agamenon Magalhães, 143 – Derby Horário: 8h às 16h.
Documentos necessários para solicitar o cartão: certidão de nascimento da criança (cópia e original); carteira de identidade ou profissional dos pais ou responsável legal (cópia e original); comprovante de residência (cópia e original) e 01 (uma) foto 3x4 da criança com fundo branco. Após o cadastro, os pais ou responsáveis levarão para casa um protocolo de cadastramento.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960