Santos: Ana Costa terá corredor de ônibus

segunda-feira, 27 de abril de 2009


Até o final de junho, a Avenida Ana Costa, em Santos, terá a faixa de rolamento da direita transformada em corredor exclusivo para ônibus municipais e intermunicipais nos horários de pico da manhã e final de tarde. O projetopiloto, desenvolvido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), pretende tornar mais atrativo o transporte coletivo, a fim de desestimular o uso de automóveis de passeio.
Segundo o diretor-presidente da CET, Rogério Crantschaninov, a pista Praia/Centro será a primeira a ter uma faixa reservada aos coletivos, entre 6 e 9 horas. Posteriormente, o corredor será implantado no sentido Centro/Praia, das 17 às 19h30, quando muitos deixam o trabalho e as escolas e o trânsito afunila.
Nestes períodos será proibido estacionar na faixa da direita, mas a restrição será divulgada antes de ser passível de autuação. "Vamos distribuir material informativo, mudar a sinalização vertical, pintar a faixa destinada aos ônibus e manter agentes para sinalizar e fiscalizar o corredor", explicou.
No início, prevê Crantschaninov,os condutorespodemter dificuldadeparaassimilaraproibição, mas a intenção é despertar o interesse pelo transporte coletivo. A medida deve ser estendida para outras grandes avenidas, desde que o ganho de velocidade dos coletivos mostre que funciona.
A melhoria da eficiência no transporte coletivo ainda prevê a instalação de painéis informativos no interior dos ônibus, com notícias sobre atualidades, cultura, entretenimento e outras, além da ênfase no Sistema de Supervisão e Monitoramento (Sismo), pelo qual será possível controlar a frequência das linhas em tempo real via celular.
O diretor-presidente da CET acredita que as medidas devem mudar os hábitos dos motoristas do transporte individual, que representam 70% dos usuários dos ônibus seletivos. "As pessoas estão dispostas a trocar seu carro por um transporte público de qualidade", disse, lembrando que a frota de coletivos em Santos tem dois anos de idade média.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960