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Números das linhas de ônibus de BH têm significados; saiba por quê

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Cada município tem seu sistema de identificação das linhas de ônibus. Na capital mineira, as linhas podem ter dois, três ou quatro dígitos. Mas você sabia que esses códigos que aparecem na frente e nas laterais dos ônibus não são apenas números aleatórios, mas sim uma forma de identificar a origem, o destino e o trajeto da linha?

O atual sistema de numeração do transporte coletivo que atinge 268 das 299 linhas ativas de Belo Horizonte, foi implantado em 1998, com objetivo de orientar os 900 mil usuários que dependem do transporte público diariamente de acordo com a numeração das regionais administrativas da cidade, indicando a região de origem do ônibus, o destino e até mesmo o tipo de trajeto que ele faz.  

“O sistema foi criado para dar mais clareza ao usuário. Cada número tem um sentido, ele informa a região de origem, para onde o ônibus vai e se passa pelo Hipercentro ou não”, explica Luís Castilho, chefe de gabinete da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob). 

As linhas que são acompanhadas por letras, como a 83D e 83P, sinalizam que uma delas é direta e a outra paradora, mas ambas com o mesmo ponto de origem, destino e trajeto. "Esse sistema permite que os passageiros tenham uma noção mais clara do percurso mesmo antes de embarcar", afirma Castilho. 

Como funciona o sistema de numeração 
A capital mineira é dividida em dez regionais administrativas e cada uma recebeu um número, sendo identificadas por: (0) Hipercentro, (1) Centro-Sul, (2) Oeste, (3) Barreiro. (4) Noroeste, (5) Pampulha, (6) Venda Nova, (7) Norte, (8) Nordeste e (9) Leste.  

As linhas de ônibus de BH podem ter entre dois, três e quatro dígitos, e são organizadas de acordo com as dez regionais administrativas. A quantidade de dígitos de uma linha diz respeito ao tipo de serviço que ela oferta para a população, podendo ser: troncal, diametral, alimentadora, radial, perimetral, suplementar e vilas e favelas.

Os ônibus com apenas dois dígitos são as linhas troncais, com trajetos principais e mais diretos. Os dígitos dessas linhas são formados por: região de origem + número sequencial que diferencia a linha de outras. Elas têm origem em uma estação de integração, com destino à área central e durante o trajeto utiliza os “troncos” da cidade, como as avenidas Amazonas, Presidente Antônio Carlos e Presidente Carlos Luz.

Por exemplo, a linha 61 que liga Venda Nova (6) à região Central fazendo um trajeto direto, sem paradas. Já a linha 62 também liga Venda Nova (6) até a área hospitalar da capital, fazendo paradas durante o trajeto.  

Os ônibus de três dígitos são as linhas alimentadoras, que ligam um bairro à uma estação de integração ou de metrô, podendo também prestar atendimento dentro da própria região. Os números dessas linhas são formados por: região de origem + dois números sequenciais que diferenciam as linhas de outras. Por exemplo, a linha 407 faz a ligação entre os bairros Califórnia e Glória. Já a linha 621 faz a ligação da estação Venda Nova com o bairro Lagoa, que fica na mesma região. 

Já os ônibus com quatro dígitos são linhas que têm itinerários mais longos, podendo ser diametrais (ligação entre duas regionais atendendo ao Hipercentro), perimetrais (ligação entre duas regionais não atendendo ao Hipercentro) e radiais (ligação entre uma regional e a área Central). Os dígitos dessas linhas são formados por região de origem + região de destino + dois números sequenciais que vão de 0 a 99, sendo que de 0 a 49 a linha passa pelo Hipercentro, e de 50 a 99, a linha não passa pelo Hipercentro.   

As linhas diametrais, como a 8102, faz ligação da regional Nordeste (8) com a regional Centro-Sul (1) e o sequencial (02) indica que atende ao Hipercentro. Já a 9250, que é uma linha perimetral, liga a regional Leste (9) com a Oeste (2), e o sequencial 50 indica que ela não atende ao Hipercentro. A 4031 faz ligação da regional Noroeste (4) com o Hipercentro (0) e o sequencial (31) reforça que atende à região central. 

Uma diferença nas linhas alimentadoras das outras é que a tarifa delas é reduzida ou até mesmo gratuita, no caso das linhas de vilas e favelas. 

Atualmente, 12 linhas (101, 102, 103, 107, 201, 203, 319, 321, 336, 740, 826 e 902) fazem atendimento em dez comunidades da capital. Essas linhas operam com micro-ônibus e vão aonde os ônibus convencionais não conseguem acessar.

O objetivo dessas linhas é acessar aglomerados urbanos da cidade e conectar os moradores dessas regiões a outras linhas convencionais para que eles consigam alcançar toda a cidade. “Desde 2023, as doze linhas de vilas e favelas que operam com micro-ônibus têm tarifa zero. Um exemplo forte que temos é o Aglomerado da Serra, que tem três linhas de vilas e favelas para fazer a conexão dos moradores ao restante da rede de transporte da cidade. As demais linhas têm a tarifa normal, atualmente no valor de R$ 5,75”, afirma Castilho. 

Linhas com numeração antiga ainda circulam  
Algumas linhas não seguem esse padrão de numeração. Mesmo com o atual sistema, das 299 linhas ativas, 31 ainda utilizam o sistema antigo, que não era relacionado à regional e sim aos corredores importantes de ligação da capital. São elas: 1145, 1404A, 1404C, 1502, 1505, 1505R, 1509, 1510, 3301A, 3301B, 3302A, 3302B, 3302D, 3502, 3503A, 4405, 4501, 4801A, 4802A, 5502C, 5503A, 5503B, 5506A, 8001A, SC01A, SC01B, SC01R, SC02A, SC03A, SC04A e SC04B. 

Segundo Castilho, essas linhas que ainda seguem com a numeração anterior, pois são linhas muito antigas e não houve um ambiente adequado para fazer essa reorganização de numeração delas. “A linha 1502 foi criada em 1982. O usuário já está muito habituado com essa numeração e, por isso, que a gente ainda a mantém. Se não há alteração no trajeto ou nenhuma previsão de alteração no atendimento, entendemos que não tem necessidade de mudar o número apenas por mudar. O impacto maior vai ser para o próprio usuário que terá que se readequar sem necessidade, porque pode mais atrapalhar do que auxiliar o usuário que já está utilizando de maneira corriqueira dessas linhas”. 

Em 2023, quatro linhas que operam na Região da Pampulha com a numeração anterior foram renumeradas. As linhas 4403A, 4403C, 4403D e 4410 foram reestruturadas e transformadas nas atuais linhas 5034, 5035 e 5036. “Nessas linhas, não houve apenas alteração no número, nesse caso reestruturamos todo o atendimento. Fazia sentido atualizar a numeração. Em alguns momentos buscamos renumerar essas linhas para deixar um padrão unificado na cidade”, afirma Luís Castilho. 

Padronização das cores e melhorias 
Desde 2017, o município escolheu padronizar as cores dos ônibus com pintura em cinza e azul para os convencionais; verde e cinza no Move; e laranja os suplementares, como uma forma de facilitar a utilização da frota em diversas linhas. “Nos bastidores da operação tem uma série de adequações na frota que são necessárias que uma pintura única facilita, otimizando a operação, reduzindo a frota necessária para cidade, porque o mesmo veículo reserva pode ser reserva em qualquer linha. E isso facilita na operação”, afirma Castilho.  

A mudança não foi apenas nas cores, algumas exigências mudaram nos ônibus que circulam na capital. A frota passou a incluir ar-condicionado, obrigatório desde 2017, e suspensão a ar, garantindo mais conforto e segurança para os usuários. “Hoje grande parte da frota já tem ar-condicionado e também a suspensão a ar que fornece mais segurança para o usuário. Só de 2023 para cá, incluímos mais de 1.000 ônibus na frota, totalizando atualmente 2.723 veículos”, diz o chefe de gabinete da Sumob.   

Antes, com as cores dos ônibus diferentes, alguns usuários utilizavam esse recurso para identificar seu meio de transporte. O atendente de telemarketing Luís Antônio, que utiliza a linha 1280, lembra dessa época e sente falta das cores diferentes. “Na época dos ônibus coloridos era mais fácil. Eu sabia que os amarelinhos rodavam nos bairros e os verdes iam para o Centro”.

A auxiliar de limpeza Geisiane Barbosa também relatou que achava melhor essa época. “Lembro da época que os ônibus tinham cores diferentes e me ajudava a identificar meu ônibus com mais facilidade, era melhor”. 

A recepcionista Alice Barbosa, mora atualmente na Região Noroeste e pega o 9415. Ela relatou que não sabia o porquê de o ônibus ter esse número. “Nunca parei para pensar na numeração do ônibus que pego. Na época que morava em Venda Nova os ônibus tinham cores diferentes e usava bastante o recurso das cores para diferenciar os ônibus que precisava pegar”. 

Para facilitar a identificação dos ônibus, a Sumob tem atualizado os pontos. “A gente tem feito um esforço muito grande em revisar a sinalização dos pontos de ônibus para trazer a informação atualizada para o usuário, sempre destacando o cinza com azul. Só no ano passado foram mais de 200 pontos atualizados, principalmente na área central, para a informação do ponto coincidir com a informação do ônibus e facilitar a identificação do usuário”, afirma Castilho.

Informações: Estado de Minas

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Emdec inicia sinalização do Sistema Cicloviário Londres / Garcia / Aurélia

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) iniciou, nesta semana, a sinalização do Sistema Cicloviário Londres / Garcia / Aurélia. As rotas (ciclovias, ciclofaixas e calçadas partilhadas), que já estão implantadas nos bairros e realizam a conexão entre elas, recebem uma sinalização específica, em pontos estratégicos.

São dois tipos de placas de sinalização. As placas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que indicam a direção das rotas cicloviárias, extensão e tempo de percurso. E uma placa, com o nome do sistema cicloviário e um QR Code, que direciona para o site da Emdec, na seção do mapa cicloviário.

O mapa oferece várias informações sobre todas as ciclovias em operação, no município. Por meio dele é possível saber quais as características de cada rota, extensão, bairros atendidos e fazer um passeio virtual, usando a ferramenta “street view”.

O Sistema Cicloviário Londres / Garcia / Aurélia tem cerca de 10 km. O percurso terá sete pontos de sinalização, cada um com uma placa de orientação das direções e rotas; e uma placa “promocional”.

Conheça o Sistema Cicloviário Londres / Garcia / Aurélia
O Sistema Cicloviário Londres / Garcia / Aurélia é formado pela interligação das rotas cicloviárias Aurélia (2,3 km), Garcia / Aurélia (1,7 km), Garcia / Londres (1,84 km) e Opasa (3,7 km). Basicamente, partindo da avenida John Boyd Dunlop, ao lado da Estação BRT Aurélia, onde há paraciclos, ele segue pela ciclofaixa ao longo da avenida Império do Sol Nascente, chegando até a avenida Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, onde há ciclovia no canteiro central.

Neste ponto há derivações: ou seguindo pela ciclovia da avenida; ou acessando a rota Garcia / Aurélia, pela rua João Silveira Bello. Desse ponto, segue pela via, passa por baixo da Rodovia Anhanguera (SP-330), cruza o Ribeirão Piçarrão e segue pela rua Agenor Topinel e avenida Padre Manoel de Nóbrega até o cruzamento com a avenida Transamazônica.

Na avenida Transamazônica há derivação em direção à ciclovia Opasa, que começa entre as vias Cormorão e Canário, no bairro Vila Padre Manoel de Nóbrega, próximo ao Campus II da PUC Campinas; ou para a rota Garcia / Londres. A Opasa segue pela faixa de dutos da Transpetro, atravessando a avenida John Boyd Dunlop e chegando até a região do Ouro Verde, na rua Madre Eduarda Shafers, próximo à avenida Carlos Lacerda (perto do Terminal Vila União e do Terminal BRT Santa Lúcia).

A Garcia / Londres dá acesso à avenida John Boyd Dunlop, no entroncamento com as ruas Godofredo Batista Carvalho e Ataúlfo Alves, segue pela praça Lo Schiavo, até o cruzamento com a avenida Ibirapuera. Daí até o cruzamento com a rua Millôr Fernandes, onde conecta-se com a Opasa.

Conheça outros sistemas cicloviários do município

- Sistema Cicloviário Campo Grande
1) Interligação das rotas cicloviárias Campina Grande / São Luiz, Parque Floresta, praça João Amazonas / Terminal Itajaí e praça da Concórdia, chegando ao Terminal BRT Campo Grande.

2) Interligação das rotas cicloviárias Florence II, Florence II / Pirelli, Pirelli / Sirius, Pirelli / Satélite Íris, Bela Aliança 1 e Bela Aliança 2.

- Sistema Cicloviário Ouro Verde – Vila União
Traçado da rota cicloviária na Vila União.

- Sistema Cicloviário Barão Geraldo
Interligação das rotas cicloviárias existentes no Distrito.

- Sistema Cicloviário Sousas / Joaquim Egídio
Interligação das rotas cicloviárias da Vila Santana (Distrito de Sousas) até a Toca da Mangava (Distrito de Joaquim Egídio).

- Sistema Cicloviário Parque Prado / Nova Europa
Interligação das rotas das vias Washington Luiz, Baden Powell e Parque Prado. Possibilita o acesso à ciclovia da Coudelaria, que chega até Valinhos; a à ciclovia da avenida Prefeito Magalhães Teixeira, chegando até o São Bernado / Parque Industrial.

- Sistema Cicloviário São Fernando / Flamboyant
Interligação das rotas cicloviárias Nova Campinas / Flamboyant, Nova Campinas / São Fernando e José Bonifácio.

- Sistema Cicloviário EsPCEx / Taquaral
Interligação das rotas cicloviárias da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Amarais, Theodureto de Almeida Camargo e Taquaral / Arautos.

Informações: EMDEC

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Prefeitura de Goiânia projeta expansão de metronização para outras linhas de ônibus

A Prefeitura de Goiânia pretende ampliar o sistema de metronização, atualmente implantado no corredor BRT Leste-Oeste, para outras linhas e faixas exclusivas de ônibus. A expectativa é implantar o programa em 200 quilômetros de corredores em até quatro anos.

A tecnologia, que utiliza inteligência artificial para dar prioridade aos ônibus nos cruzamentos semafóricos, reduziu o tempo de viagem no trecho entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia. Segundo a prefeitura, com a metronização, a velocidade média dos ônibus saltou de 15 km/h para 22 km/h, com meta de chegar a 25 km/h nos próximos meses.

O prefeito Sandro Mabel afirma que o objetivo da expansão é tornar o transporte coletivo mais eficiente e atrativo, incentivando a população a deixar o carro em casa. “Além dos dois eixos do BRT, vamos expandir às demais linhas ou faixas exclusivas de ônibus”, frisa.

Ganhos operacionais

A metronização funciona por meio de sensores instalados nas vias e nos veículos, que enviam informações a uma central para liberar os semáforos na aproximação dos ônibus, reduzindo paradas e melhorando a fluidez.

O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, explica que a expectativa é de que os ganhos operacionais se ampliem à medida que a metronização avance nos corredores da cidade. “O próximo trecho que receberá essa tecnologia será os 6km entre os terminais Praça da Bíblia e Praça A. A previsão é que comece a rodar até o final do segundo semestre”, explica.

Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), no trecho onde a tecnologia já opera, o número de paradas caiu de quatro para uma. Além da expansão do sistema, a prefeitura também prevê a retomada dos ônibus menores sob demanda, conhecidos como “citybus”, como parte da estratégia para tornar o transporte público mais funcional e competitivo.

Informações: Diário de Goiás

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SPTrans amplia itinerário da linha 1019/10 a partir de quarta-feira, 9

A SPTrans irá ampliar, a partir de quarta-feira (9), o itinerário da linha 1019/10 Sol Nascente – Term. Pirituba, com o objetivo de aprimorar o atendimento aos passageiros. A mudança beneficiará os moradores do bairro Sol Nascente, que passarão a contar com uma ligação direta entre a região e a Estação Vila Clarice, da Linha 7–Rubi do sistema ferroviário.

Com a ampliação, no sentido Centro, os passageiros que utilizam os pontos localizados entre a Rua Manuel Antônio Carvalho, 224, e a Rua Maria Lúcia Duarte, 49 e no sentido bairro, no trecho entre a Avenida Mutinga, 1700, e a Rua Manuel Antônio Carvalho, 209, poderão utilizar as seguintes linhas: 8004/10 Hab. Turística - Term. Lapa, 8008/10 Hab. Turística - Term. Pirituba, 8199/10 Pirituba - Cem. Vl. Nova Cachoeirinha, 8043/10 Hab. Turística - Lapa e 1023/10 Vl. Pirituba - CPTM Pirituba.

Confira o novo itinerário da linha 1019/10:

1019/10 Sol Nascente - Term. Pirituba

Ida: normal até a Rua Manuel Bento da Cruz, Av. Inácia de Toledo, Rua Quinze de Novembro, Av. Guilherme Mankel, Rua Cel. Walter da Silva Porto, Pça. Com. Souza Cruz, Av. Agenor Couto de Magalhães, Av. Mutinga, prosseguindo normal. 

Volta: normal até a Av. Mutinga, Av. Agenor Couto de Magalhães, Pça. Com. Souza Cruz, Rua Cel. Walter da Silva Porto, Av. Guilherme Mankel, Rua Quinze de Novembro, Av. Inácia de Toledo, Rua Manuel Bento da Cruz, prosseguindo normal.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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No Rio, Jaé atinge cerca de um milhão de embarques diários

O Jaé, novo sistema de bilhetagem digital do Rio, alcançou, na terça-feira (8/7), a marca de aproximadamente um milhão de viagens realizadas em um único dia, que representa quase 37% do total de deslocamentos feitos nos transportes municipais. E para atender ainda melhor os cariocas que aderiram ao novo sistema de bilhetagem, a Prefeitura do Rio vai abrir o primeiro Super Posto da Zona Sul, no Planetário da Gávea, na sexta-feira (11/7), que também funcionará das 7h às 19h.

– Apesar de questões pontuais em determinados pontos de atendimento, o balanço tem sido positivo e só temos a agradecer aos cariocas que entenderam a importância e apoiaram o Jaé. Por isso, estamos fazendo de tudo para levar o máximo de conforto aos usuários durante essa transição e vamos inaugurar o primeiro Super Posto da Zona Sul – disse o vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere.

A marca atingida na terça-feira representou um aumento de 61% de viagens no Jaé em comparação com o último dia útil.

A operação exclusiva do Jaé para o embarque de passageiros com direito à gratuidade no transporte público municipal teve início no último fim de semana. Com o novo sistema de bilhetagem digital da Prefeitura, é possível realizar o monitoramento em tempo real do embarque de usuários, o que permite maior precisão na análise do fluxo de passageiros.

O sistema Jaé segue registrando crescimento expressivo. Até esta terça-feira, o total de cadastros gerais chegou a 2.843.248, sendo 171.964 apenas neste mês de julho.

A Prefeitura continuará acompanhando os dados em tempo real para garantir o pleno funcionamento do sistema e atender com qualidade os usuários beneficiários.

A partir do dia 2 de agosto, o uso do Jaé será obrigatório para todos os usuários dos transportes municipais, incluindo aqueles que utilizam vale-transporte. As empresas empregadoras devem procurar a operadora responsável pelo Jaé o quanto antes para habilitar o benefício de seus funcionários e garantir o acesso ao sistema.

Vale reforçar que é possível fazer o cadastro no Jaé pelo aplicativo, utilizar o cartão digital pelo celular ou solicitar a entrega do cartão em casa, evitando que os clientes tenham que se dirigir até os postos de atendimento. Para os idosos, a entrega não tem custo nenhum.

E com a inauguração do Super Posto do Planetário, a Prefeitura do Rio totaliza cinco unidades com atendimento ampliado para o Jaé. As demais estruturas ficam no Clube do Servidor, na Cidade Nova; na Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro; no Miécimo da Silva, em Campo Grande; e na Vila Olímpica de Deodoro.

–  Lembramos que o aplicativo é a maneira mais cômoda para os usuários solicitarem o seu cartão. É fácil de usar e o cartão pode ser entregue em casa, sem a necessidade de ir a um posto – destacou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Postos de atendimento do Jaé

Super Postos de Atendimento

Planetário – R. Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h  (inauguração na próxima sexta, dia 11)

Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Demais Postos de Atendimento

Botafogo – Rua Dona Mariana, 48
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h (exceto feriados)

Centro 2 (em frente ao metrô Estácio) – Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Estácio
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h (atendimento apenas ao público geral)

Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h (exclusivo para gratuidades)

Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Informações: Prefeitura do Rio

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Prefeitura de Montes Claros vai adquirir e será dona de 60 novos ônibus elétricos ou híbridos para o transporte coletivo

Foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira, 8, pela Câmara Municipal, Projeto de Lei (PL) da Prefeitura de Montes Claros que autoriza o Município a adquirir 60 novos ônibus elétricos ou híbridos para melhorar o transporte coletivo urbano de passageiros.

Ao aprovarem o projeto em regime de urgência e por unanimidade, os vereadores de Montes Claros destacaram que, ao contrário dos municípios que optaram por subsidiar o transporte coletivo com repasse em dinheiro para as empresas concessionárias do serviço, a Prefeitura de Montes Claros acertadamente decidiu comprar 60 ônibus novos e emprestá-los ao consórcio das empresas concessionárias do serviço na cidade. Assim, os veículos serão propriedade da Prefeitura, e não das empresas, que ficarão responsáveis pela manutenção da frota e pagamento aos funcionários.

Os vereadores destacaram que, futuramente, em caso de os atuais prestadores perderem a concessão, os ônibus pertencentes ao município vão ser repassados a novos concessionários, ou mesmo a Prefeitura passar a operar ela própria a prestação do serviço, que é de responsabilidade do município.

O projeto aprovado nesta terça-feira estabelece ainda a obrigação de o consórcio construir ou reformar no mínimo 50 abrigos em pontos de ônibus para os usuários do transporte coletivo urbano em Montes Claros.

O PL do Executivo também dispõe sobre a aquisição de bilhetes do transporte coletivo urbano que serão destinados ao Programa Passe Livre Estudantil. Para essa finalidade, serão investidos R$ 1.500.000,00.

A aprovação unânime do projeto resulta, mais uma vez, da harmonia dos poderes municipais na busca de melhorias para a população de Montes Claros. O subsídio para garantir qualidade e substituir frotas sucateadas no transporte coletivo tornou-se uma necessidade no País, agravada pela pandemia do Covid-19. Em Montes Claros, a medida foi amplamente debatida, com a administração do prefeito Guilherme Guimarães e do vice-prefeito Otávio Rocha tendo optado por não repassar dinheiro às empresas, mas por comprar e ceder os ônibus em comodato, ou seja, emprestá-los, ficando com o patrimônio para o povo de Montes Claros. Recentemente, a Prefeitura já havia comprado e repassado em comodato 13 ônibus novos para o consórcio concessionário.

REDUÇÃO DA TARIFA

Durante a votação, vários vereadores destacaram que o investimento da Prefeitura vai impedir novo aumento imediato da tarifa do transporte coletivo urbano em Montes Claros, além de, lá na frente, com a substituição dos veículos a combustão por ônibus elétricos ou híbridos, reduzir em 30 por cento o custo para os passageiros. Outras vantagens serão a redução de ruídos e o fim da poluição ambiental causada pelos coletivos a diesel.

O Projeto de Lei agora retorna para o Executivo para sanção do prefeito Guilherme Guimarães.

Informações: RevistaTempo

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Prefeitura de Manaus registra redução de 1.000% no número de assaltos a ônibus do transporte coletivo em junho

A Prefeitura de Manaus registrou, no último mês de junho, redução de 1.000% no número de assaltos a ônibus na capital, em comparação com junho de 2021, primeiro ano do mandato do prefeito David Almeida, quando foram contabilizadas 130 ocorrências nos veículos do transporte coletivo.

No mês passado, foram registrados 13 assaltos, de acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). As iniciativas da prefeitura para aumentar a segurança no interior dos veículos justificam a redução dos casos de roubo no interior dos veículos do transporte urbano da capital.

Desde 2021, a prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), passou a instalar câmeras de segurança em todos os veículos, também adotou o sistema de biometria facial, além do aumento na utilização dos cartões de transporte, reduzindo a necessidade de utilização de dinheiro em espécie. A adoção das medidas de segurança atende Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a Prefeitura de Manaus com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).

A Prefeitura de Manaus também reforçou a sensação de segurança nos terminais de integração com a presença de guardas municipais, como também pela atuação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) no combate aos assaltos nos veículos com maior incidência de ocorrências desta natureza.

“A diminuição significativa nos assaltos está diretamente ligada ao trabalho da Romu, que colaborou ativamente na segurança dos terminais. Suas operações conjuntas com a frota de ônibus, com foco nas linhas de maior incidência de assaltos, foram cruciais. Além disso, a instalação de câmeras de segurança nos terminais e em toda a frota, conforme anunciado anteriormente, foi um fator determinante. A implementação da biometria facial, atualmente presente em boa parte dos usuários do sistema, e o aumento na utilização do cartão de transporte, permitiram maior controle de acesso aos veículos, contribuindo para a redução de assaltos”, destacou o prefeito David Almeida.

A utilização de dinheiro em espécie reduziu drasticamente, pois antes representava 32% da modalidade de pagamento da tarifa, e hoje sendo de apenas 12%. Todas essas medidas, em conjunto, resultaram em uma queda expressiva no número de assaltos, tornando o transporte público mais seguro para todos em Manaus.

Para o secretário municipal de Segurança, Alberto de Siqueira, um dos objetivos da reestruturação da Guarda Municipal é ajudar o sistema de segurança pública, especialmente nos transportes coletivos, terminais e ônibus.

“Queremos garantir a proteção das pessoas que vão e voltam do trabalho, auxiliando o trabalho das demais forças de segurança. Com isso, foi criada a Romu, que faz abordagens, patrulhamento em terminais e nas vias públicas. O objetivo é justamente esse, ser mais uma força de segurança atuando nesse setor e já tem contribuído significativamente”, pontuou.

O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, reforçou que os resultados são fruto direto da modernização promovida no sistema de transporte coletivo da capital.

“Essa expressiva redução no número de assaltos a ônibus é reflexo direto das medidas adotadas pela Prefeitura de Manaus para modernizar o sistema de transporte. A instalação de câmeras em toda a frota, o uso de biometria facial e o incentivo ao pagamento com cartões, que reduziu drasticamente a circulação de dinheiro nos coletivos, criaram um ambiente mais seguro, tanto para os usuários quanto para os operadores. É uma conquista concreta da gestão do prefeito David Almeida, que vem investindo em tecnologia e inteligência para garantir mais segurança no dia a dia da população”, concluiu Flores.

Informações: Prefeitura de Manaus

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Prefeitura de Aracaju capacita motoristas para a condução dos novos ônibus elétricos

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) realizou na manhã de segunda-feira, 7, um treinamento com motoristas e instrutores que irão conduzir os ônibus elétricos adquiridos pela gestão municipal e recém-chegados à capital. A capacitação aconteceu na garagem da Viação Atalaia, e contou com a participação de 24 motoristas e instrutores colaboradores das empresas Modelo, Atalaia e VRS.

Segundo o coordenador da Coordenadoria de Programa de Operação de Ônibus (Copob) da SMTT, Roberto Lima, a iniciativa foi de grande importância para que os motoristas tenham mais conhecimentos sobre como utilizar os novos veículos. “Essa capacitação faz parte do pacote da compra dos ônibus. A gente sentiu que havia essa necessidade de uma maior integração, então nós reunimos os motoristas das três empresas para que eles pudessem tirar todas as suas dúvidas sobre a operacionalização desses veículos, e pudessem se atualizar sobre como usar a tecnologia desses novos ônibus”, afirmou.

O treinamento foi ministrado por Valdir Ribeiro de Sousa, representante da TEVX Higer, empresa fabricante dos ônibus elétricos. Segundo ele, foram passadas instruções técnicas sobre a regeneração da bateria, fazendo com que o veículo melhore sua autonomia, além de informações sobre o painel do veículo, regulagem da altura dos bancos, utilização do sistema de suspensão do veículo, sistema de abertura das portas, sistema de ar-condicionado, entre outras.

“O principal objetivo da capacitação foi passar os principais conhecimentos relativos aos ônibus elétricos, com foco na maneira adequada de conduzi-los, fazendo com que os motoristas possam se sentir confortáveis e com segurança ao dirigir o veículo. Vejo isso como um aprendizado muito importante para eles, que vão operar um produto que é novidade pra todos nós”, declarou.

Um dos participantes do curso foi o motorista Luís Batista de Jesus, da Viação Atalaia. Para ele, a iniciativa foi necessária para todos que vão conduzir os ônibus. “O curso foi muito bom porque esses são veículos novos, estamos tendo contato com eles pela primeira vez, e é algo que veio para aprimorar. Essa capacitação nos trouxe mais conhecimentos sobre essa tecnologia avançada que são os ônibus elétricos, veículos que não poluem e são mais silenciosos. A gente fica agradecido por ver que a prefeita está cumprindo o que prometeu”, afirmou. 

A Prefeitura de Aracaju entregou, no dia 27 de junho, 15 ônibus 100% elétricos que passam a integrar o sistema municipal de transporte coletivo, fazendo a cidade receber o título de primeira capital do Nordeste a operar com frota urbana elétrica própria. A entrega dos veículos, que circularão em linhas estratégicas da capital, representa um marco histórico na política de mobilidade urbana sustentável e no enfrentamento à crise climática.

Informações: Prefeitura de Aracaju

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