Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Ceturb-ES cria linha de ônibus para atender aos moradores do entorno da Avenida Marechal Campos

quinta-feira, 10 de julho de 2025

A partir do próximo dia 20 será criada uma nova linha que vai atender os moradores do entorno da Avenida Marechal Campos, com destino ao Terminal Carapina, uma reivindicação antiga das comunidades. Trata-se linha 553 (Terminal Carapina / Terminal Jardim América, via Avenida Marechal Campos). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (09), pelo vice-governador, Ricardo Ferraço. A nova linha de ônibus vai melhorar ainda mais a mobilidade na região da Grande Vitória e oferecer uma alternativa prática e eficiente para os passageiros. Cerca de 13,5 mil pessoas, que residem em bairros no entorno da Marechal Campos, deverão ser diretamente beneficiadas.

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, falou sobre a relevância da alternativa: "São moradores, estudantes e trabalhadores de seis, sete bairros que terão seus deslocamentos facilitados para as mais diversas necessidades, numa conexão direta com Serra e Cariacica. Mais uma atenção qualificada ao cidadão de Vitória, na região do Território do Bem. A comunidade, com seus representantes, apresentou a demanda e no dia de hoje temos essa confirmação tão esperada. Esse diálogo e presença são fundamentais para avançarmos cada vez mais. Acabamos de completar um mês da entrega de novos 40 ônibus para o Sistema Transcol, de um total de 170 ônibus que serão incorporados à frota ao longo de 2025. Todos climatizados e acessíveis, proporcionando mais eficiência e conforto.

O diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES), Marcelo Campos Antunes, também comentou a implantação da nova linha. “A criação da linha 553 é um compromisso da Ceturb-ES com a melhoria contínua do transporte público na Grande Vitória. Estamos sempre atentos às necessidades da população, e essa nova linha, que atende a uma antiga demanda dos moradores do entorno da Avenida Marechal Campos, é a prova de que nosso objetivo é oferecer um serviço cada vez mais eficiente, prático e confortável. Com mais essa opção, buscamos facilitar o dia a dia de quem utiliza nossos ônibus, conectando pessoas e regiões com qualidade e regularidade"

Operação

A 553 contará com uma frota de seis veículos nos dias úteis, com partidas a cada 25 minutos durante os horários de pico e a cada 40 minutos no período de menor movimento. Essa frequência garante um total de 35 viagens por dia, facilitando o deslocamento de quem precisa ir de uma ponta à outra da rota.

Nos sábados, a operação será semelhante, também com seis veículos, mas com partidas a cada 25 minutos pela manhã e a cada 40 minutos no restante do dia, totalizando 31 viagens ao longo do sábado. Já aos domingos, serão 20 viagens, com dois carros circulando a cada hora.

A criação dessa nova linha é uma iniciativa da Ceturb-ES e é mais uma opção para os moradores da região e facilita o acesso a diferentes pontos da cidade, contribuindo para uma rotina mais prática e confortável para os usuários do transporte público na Grande Vitória.

Informações à Imprensa

READ MORE - Ceturb-ES cria linha de ônibus para atender aos moradores do entorno da Avenida Marechal Campos

Conheça os horários das partidas das 43 linhas municipais de Itapevi

A Prefeitura de Itapevi divulga o link com os horários e itinerários atualizados das 43 linhas municipais operadas pela empresa BBTT. A consulta pode ser feita diretamente pelo site: https://bburbano.com.br/itapevi

A operação é fiscalizada e monitorada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, que acompanha o desempenho da nova frota implantada desde 2023. Os ônibus foram adquiridos pela empresa Benfica BBTT – Benfica Barueri Transporte e Turismo Ltda., vencedora do processo licitatório.

Com 80 veículos modernos, o sistema de transporte oferece mais conforto, segurança e eficiência para a população com Wi-Fi, ar condicionado e muito mais. A concessão do serviço é válida por 20 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 20.

O contato com a empresa BBTT pode ser feito pelo telefone (11) 97423-6225 ou e-mail: sac@bburbano.com.br

A tarifa municipal atual é de R$ 5,80 (conforme Decreto nº 5.924, de 31/12/2024).

Confira todas as linhas disponíveis no site e programe-se!

Linhas disponíveis:

Linha I01 – Jd. Rosemary / Kartódromo
Linha I01VP1 – Jd. Rosemary / Terminal Itapevi
Linha I02C1 – Terminal de Itapevi / Vila Santa Rita via Cohab (Circular)
Linha I02C2 – Terminal de Itapevi / Vila Santa Rita Rene Benedito (Circular)
Linha I03 – Alto da Colina / Centro Logístico Itapevi (Circular)
Linha I03VP1 – Alto da Colina / Terminal Itapevi
Linha I04 – Divisa de São Roque / Kartódromo
Linha I04VP1 – Divisa de São Roque / Terminal Itapevi
Linha I04VP2 – Terminal Itapevi / Kartódromo
Linha I04PR1 – Estrada do Cipó / Kartódromo
Linha I05 – Terminal de Itapevi / Cruz Grande
Linha I06 – Terminal de Itapevi / Amador Bueno (Circular)
Linha I07 – Terminal de Itapevi / Ambuitá
Linha I07EX1 – Terminal de Itapevi / Eurofarma (via Mirante de Itapevi)
Linha I08 – Terminal de Itapevi / Jd. Pedra Branca (Circular)
Linha I09C1 – Terminal de Itapevi / Jd. Paulista via Rubens Caramez (Circular)
Linha I09C2 – Terminal de Itapevi / Jd. Paulista via Pedro Paulino (Circular)
Linha I10 – Terminal de Itapevi / Jd. Santa Rita (Circular)
Linha I11 – Terminal de Itapevi / Pq. Suburbano
Linha I12C1 – Terminal de Itapevi / Jd. Vitápólis via Vila Dr. Cardoso
Linha I12C2 – Terminal de Itapevi / Jd. Vitápólis via Jd. Dona Elvira
Linha I13 – Terminal de Itapevi / Pq. Suburbano II via Jd. Rosemary (Circular)
Linha I14 – Terminal de Itapevi / Residencial das Flores
Linha I14PR1 – Terminal de Itapevi / 4 Encruzilhadas
Linha I15 – Terminal de Itapevi / Jd. Monte Serrat via Jurema
Linha I16 – Divisa de Jandira / Divisa de São Roque
Linha I16VP1 – Terminal Itapevi / Estrada do Cipó
Linha I17 – Terminal de Itapevi / Colinas de Itapevi (via Jd. Bela Vista Baixa)
Linha I18 – Terminal de Itapevi / Nova Cotia (via Recanto Paulista)
Linha I19 – Jd. Briquet / Nova São Paulo (Circular)
Linha I19VP1 – Jd. Briquet / Terminal de Itapevi
Linha I19VP2 – Terminal de Itapevi / Nova São Paulo (Circular)
Linha I20 – Terminal de Itapevi / Jd. São Carlos (Circular)
Linha I21 – Terminal de Itapevi / Jd. Briquet via Bela Vista e Santa Cecília
Linha I22 – Terminal de Itapevi / Colinas de São José via Jd. Vale do Sol 2 (Circular)
Linha I23 – Terminal de Itapevi / Jd. Cruzeiro via Jd. Miraflores e Jd. Ruth
Linha I23PR1 – Terminal de Itapevi / Jd. Cruzeiro até Alabama

A operação é monitorada e fiscalizada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi, localizada na Rodovia Eng. Renê Benedito da Silva, 890 – Vila Santa Rita.

Mais informações sobre horários e itinerários podem ser consultadas pelo site da empresa concessionária: https://bburbano.com.br/itapevi. A garagem da empresa está localizada na Avenida Vereador Claudionor Bruno, no Jardim Bela Vista. O telefone para contato é (11) 4199-2730  e o e-mail sac@bburbano.com.br.

Informações: Prefeitura de Itapevi

READ MORE - Conheça os horários das partidas das 43 linhas municipais de Itapevi

Impasse entre prefeitura e estado atrasa integração do cartão Jaé com o metrô no Rio

A partir de 2 de agosto, o uso do cartão Jaé será obrigatório nos transportes municipais do Rio de Janeiro. No entanto, a poucos dias da mudança, o governo do estado e a Prefeitura do Rio ainda não chegaram a um acordo sobre a integração tarifária com os sistemas estaduais, especialmente o metrô.

A indefinição afeta principalmente os usuários que utilizam o metrô apenas dentro dos limites do município e que dependem da integração com os ônibus municipais para reduzir os custos da passagem. Hoje, o passageiro paga R$ 7,50 ao usar os dois modais de forma integrada. Sem essa integração, o custo salta para R$ 12,60 — R$ 7,90 do metrô e R$ 4,70 do ônibus.

Mesmo com o prazo se aproximando, os validadores do cartão Jaé ainda não foram instalados nas estações do MetrôRio. A concessionária informa que ainda aguarda orientações do governo estadual sobre como será feita a integração com o novo sistema municipal de bilhetagem. “Entende que é fundamental que seja previamente desenvolvida, testada e divulgada solução de integração entre os sistemas para evitar qualquer perda de benefícios aos passageiros, sobretudo para aqueles que utilizam a Tarifa Social e o Bilhete Único Intermunicipal”, afirmou o MetrôRio, em nota.

A Prefeitura do Rio, por sua vez, responsabiliza a operadora do metrô pela ausência dos validadores. “O MetrôRio deve instalar os validadores do Jaé para garantir a integração entre os modais. Desde o ano passado a SMTR realiza reuniões e oficia o operador do metrô cobrando esta instalação.”

O imbróglio evidencia a falta de coordenação entre os entes públicos. Embora o metrô opere dentro do município do Rio, ele é gerido pelo governo do estado. Com o fim do Metrô na Superfície em 2023, a ligação entre as estações de Botafogo e Antero de Quental passou a ser feita por seis linhas de ônibus municipais, dificultando ainda mais a logística da integração.

Além da falta de definição quanto ao metrô, não há clareza sobre eventuais integrações tarifárias entre os transportes municipais e os modais estaduais, como trens e barcas. Até o momento, não há sinalização de que o cartão Jaé vá ser aceito nesses serviços.

O Riocard continuará sendo aceito nos ônibus municipais apenas para passageiros que possuem o Bilhete Único Intermunicipal (BUI), benefício estadual voltado a pessoas com renda mensal de até R$ 3.205,20. Para os demais usuários, a partir de agosto, o Jaé será o único meio de pagamento aceito nos ônibus da capital.

O governo do estado afirma que criou um grupo de trabalho, com técnicos da prefeitura, do estado e representantes das operadoras RioCard e Jaé, para discutir alternativas viáveis. A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana informou que um convênio está em fase final de negociação e passa por análise das duas administrações.

“As discussões seguem com foco na superação de desafios técnicos e jurídicos ainda existentes — especialmente no que se refere à segurança da operação”, destacou o governo estadual. “Os usuários do BUI continuarão a ter acesso ao benefício até que se chegue a um acordo definitivo. A nova modelagem da bilhetagem proposta pelo estado aguarda análise e validação na Justiça”, finalizou.

Enquanto isso, a população segue sem saber como será afetada pela obrigatoriedade do novo cartão — e sem garantia de que continuará tendo acesso às integrações tarifárias fundamentais para a mobilidade urbana na cidade.

Informações: g1

READ MORE - Impasse entre prefeitura e estado atrasa integração do cartão Jaé com o metrô no Rio

Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) estão chegando com força

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Uma expansão da malha de trilhos urbanos, metropolitanos e entre cidades no Brasil – que está em gestação e começará a se concretizar em pouco tempo – promete trazer pelo menos uma dúzia de novos sistemas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Até onde se podia ver na primeira quinzena de junho de 2025, a implantação desses sistemas, uma vez integralmente efetivada, significará mais 367,58 quilômetros desse tipo de transporte rápido, eficiente, sustentável e estruturante em diferentes cidades do país.

Atualmente, há dez sistemas de VLT, totalizando 281,46 km, que atendem passageiros em mais de 20 grandes e médias cidades. Parte dessa rede corresponde a antigos sistemas de trens criados no fim do século XIX e início do século XX, que chegaram ao século XXI transformados em trens suburbanos, e mais recentemente foram reconfigurados, passando a operar com composições de VLT.

Os sistemas de VLT em operação atendem ao Rio de Janeiro, as cidades paulistas de Santos e São Vicente, na Baixada Santista; os municípios cearenses de Fortaleza, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato. Também são atendidas por VLT as cidades de Maceió, Satuba e Rio Largo, em Alagoas; Santa Rita, Bayeux e João Pessoa, na Paraíba; Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco; Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz e São Jose Mipibu, no Rio Grande do Norte, e Teresina, capital do Piauí.

Os Futuros Sistemas
No Distrito Federal, se busca a implantação de uma linha de VLT em Brasília, com 22 km. Em Salvador, capital da Bahia, prosseguem as obras de construção do VLT que correrá no espaço deixado pelo subúrbio ferroviário, dividido em três trechos e totalizando 36,38 km. 

No Paraná, o governo avalia um VLT entre Curitiba e São José dos Pinhais (26 km). O governo de Santa Catarina anunciou em fevereiro de 2025 a contratação de estudos sobre um sistema de VLT que ligaria a capital, Florianópolis, a cidades de seu entorno, como Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Jurerê, Canasvieiras e São José.

No Sudeste
Em 2024, foi inaugurada a Linha 4-Laranja do VLT Carioca (5,1 km e 11 paradas), ligada ao terminal Gentileza. Em operação desde junho de 2016, o VLT Carioca conta com quatro linhas em funcionamento e cerca de 28 km de extensão. Trata-se de um sistema que conecta pontos estratégicos da cidade, promovendo integração com metrô, trens, barcas, ônibus urbanos e intermunicipais, BRT e o aeroporto Santos Dumont. O VLT Carioca opera com uma frota de 32 composições, cada uma com capacidade para até 420 passageiros.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse ter interesse em transformar dois sistemas de BRT (Bus Rapid Transit), operados com ônibus, em VLT. São eles o TransOeste, com 62,5 km, e o TransCarioca, com 43 km. Pensa-se ainda na implantação do VLT da Zona Sul, que teria extensão de 12 km.

Ainda no estado do Rio de Janeiro, está em exame o chamado VLT de Niterói, ligando o bairro do Barreto ao Centro da cidade, com potencial de extensão até Charitas. A extensão total do sistema deverá ser de 11,4 km, sendo que a primeira etapa terá cerca de 5 km e nove estações.

O governo capixaba estuda um sistema de VLT interligando a capital, Vitória, a Vila Velha, com extensão total de 34,8 km; uma das linhas com extensão proposta de 25,5 km, outra com 7,8 km e a terceira com 1,5 km.

Projetos Paulistas
Em território paulista, estuda-se o VLT de Campinas, com 44 km, 18 estações, ligando o centro ao aeroporto de Viracopos e cidades vizinhas; este sistema terá conexão com o Trem Intercidades Eixo Norte, a nova ligação ferroviária com a capital, já licitada. Também está em exame o VLT entre as cidades de Sorocaba e Iperó, com 25 km de extensão, integrado ao Trem Intercidades Eixo Oeste, este, com leilão previsto para acontecer no último trimestre de 2025.

A futura Linha 14 do sistema de trilhos da região metropolitana de São Paulo deverá ter 41 km, 23 estações e 41 carros de VLT com capacidade para 600 passageiros cada um e intervalo médio de cinco minutos.

Há propostas para implantação de dois sistemas de VLT no centro de São Paulo, com 12 km de extensão no total, integrados a projetos de revitalização urbana. Outra ideia é o VLT Barra Funda-Mandaqui, com 8 km – projeto elaborado por diferentes entidades e sugerido às autoridades.

Na Baixada Santista, o sistema de VLT segue em expansão: o primeiro trecho (Barreiros-Porto de Santos), com 11,5 km, foi entregue em 2017. O segundo (Conselheiro Nébias-Valongo, 8 km) está em obras. O terceiro (Barreiros-Samarita, 7,5 km) está previsto para ser iniciado em breve.

Estudo Nacional
A articulação institucional em torno da mobilidade urbana ganhou novo impulso com o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido desde 2024 pelo ministério das cidades e pelo BNDES. A iniciativa visa mapear as demandas e oportunidades de transporte de média e alta capacidade nas 21 maiores regiões metropolitanas do país.

Levantamento preliminar divulgado em março de 2025 apontou cerca de 400 projetos em potencial, abrangendo trens, metrôs, sistemas de VLT e BRTs. Estima-se que, para viabilizar esse conjunto, seriam necessários investimentos superiores a R$ 600 bilhões. Os dados ajudarão a estruturar a Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana e devem alimentar a carteira de projetos do Novo PAC.

A ideia é identificar projetos prioritários, de modo que o ministério das cidades possa contribuir com os investimentos necessários, o que inclui tanto o financiamento de obras quanto o apoio à elaboração e estruturação de projetos de mobilidade urbana.

Informações: Canal Technibus

READ MORE - Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) estão chegando com força

BRT Metropolitano em Belém recebe mais dez ônibus elétricos e completa frota sustentável

Mais dez ônibus elétricos já estão em Belém, completando a entrega dos 40 veículos com tecnologia de emissão zero de gases poluentes previstos para o Sistema BRT Metropolitano. A nova remessa marca mais um avanço na transição para uma mobilidade urbana mais sustentável na Região Metropolitana de Belém, conduzida pelo Governo do Pará.

Segundo o diretor-geral da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), Eduardo Ribeiro, a nova etapa representa a conclusão de uma entrega estratégica para a operação do sistema. “Com a chegada desses dez ônibus, completamos os 40 veículos elétricos previstos, já com seus carregadores instalados. No total, cerca de 230 ônibus já estão em Belém. Com a operação iniciando, esses veículos estarão à disposição da população que depende do maior projeto de mobilidade urbana da região nos últimos anos”, afirmou.

Ao todo, o BRT Metropolitano contará com 265 ônibus, dos quais 40 são elétricos e os outros 225 equipados com motores Euro 6, que emitem 15 vezes menos poluentes do que os modelos antigos ainda em operação na Grande Belém. A renovação da frota contribui para melhorar a qualidade do ar, reduzir ilhas de calor e promover mais conforto no transporte coletivo, impactando diretamente no bem-estar urbano.

Transporte sustentável em evidência - Segundo o diretor de Controle Financeiro e Tarifário da Arcon, Claudio Conde, essa é uma das maiores frotas metropolitanas elétricas de transporte público do país. “Isso é extremamente importante porque, em um ano de COP, nós estamos fazendo uma contribuição significativa em termos de emissões. Não só pelos veículos elétricos, cuja recarga tem impacto ambiental praticamente nulo do ponto de vista de matriz energética, mas também porque todos os outros ônibus, que são a diesel, possuem motor Euro 6”, explica.

Além do impacto ambiental, o novo sistema possibilitará melhorias diretas para os passageiros. Com corredores exclusivos e linhas alimentadoras, o tempo de deslocamento será reduzido e o custo da viagem poderá ser menor. “Uma pessoa que mora em Santa Bárbara e estuda na UFPA, por exemplo, poderá fazer esse trajeto com uma única passagem, integrando linhas alimentadoras e o corredor BRT. Isso representa economia e agilidade no dia a dia”, detalha Conde.

A Arcon será responsável pela regulação, controle e fiscalização do novo sistema, com acompanhamento presencial e em tempo real, por meio de monitores, indicadores e equipes de campo. Benefícios como isenções tarifárias e descontos serão mantidos. “As regras atuais continuam valendo, então o passageiro não vai perder os benefícios que ele tem hoje. O resto são legislações que vão fazer o ajuste fino dessa regulamentação, tudo em benefício do usuário, tentando uma integração cada vez maior com os outros sistemas que já estão implantados”, conclui Claudio Conde.

Informações: Agência Pará

READ MORE - BRT Metropolitano em Belém recebe mais dez ônibus elétricos e completa frota sustentável

Linha 2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista) vai atender a Prefeitura do Recife em horários de pico


Após estudos realizados por técnicos do Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), as viagens da linha 2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista), nos dias úteis, nos horários das 5h40 às 10h45 e das 15h às 17h36, terá seu itinerário com atendimento a Prefeitura do Recife expandido. 

As deliberações foram tomadas diante das necessidades dos usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) em seus deslocamentos para a Ilha do Recife Antigo.

Informações a Imprensa

READ MORE - Linha 2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista) vai atender a Prefeitura do Recife em horários de pico

Etufor altera nomenclatura da linha 905 - Cidade 2000/Vicente Pinzón/Centro a partir de 2 de julho

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que, a partir desta quarta-feira (2/7), a linha 905 - Meireles/Centro passará a adotar a nova nomenclatura 905 – Cidade 2000/Vicente Pinzón/Centro. A linha continuará operando com quatro veículos, realizando 27 viagens diárias e atendendo cerca de 1.950 usuários por dia.

A atualização visa representar de forma mais precisa as regiões atendidas pelo trajeto cumprido pelo itinerário. Vale destacar que que não haverá qualquer alteração no itinerário ou no serviço prestado aos usuários.

A medida visa facilitar a identificação da linha pelos passageiros, garantindo mais clareza e alinhamento com a rota já praticada. O itinerário da linha pode ser identificado no aplicativo Meu Ônibus Fortaleza, disponível para Android e iOS.

IDA - Ponto inicial: Av. das Castanholeiras/Maria Doralice/Tulipas

01 - Av. Nila Gomes de Soárez
02 - Av. Dr. Aldy Mentor.
03 - Rua Zuca Acioli
04 - Rua Bento Albuquerque
05 - Rua Dr. Francisco Matos
06 - Rua Prisco Bezerra
07 - Av. Eng. Alberto Sá
08 - Rua Eng. Luís Vieira (Vicente Pinzón)
09 - Rua Hermínia Bonavides
10 - Rua Oliveira Filho
11 - Avenida Prof. Murilo da Silveira
12 - Rua Dr. Manoel Rodrigues Monteiro (Vicente Pinzón)
13 - Rua Prof. Álvaro Costa
14 - Rua Brisa do Mar
15 - Rua Ayrton Senna (Cj São Pedro)
16 - Rua Princesa Isabel (Cj São Pedro)
17 - Rua Veneza (Cj São Pedro)
18 - Av. Dolor Barreira
19 - Rua Um - Leste-Oeste (Cj Alto da Paz)
20 - Rua Um - Norte-Sul (Cj Alto da Paz)
21 - Rua Ismael Pordeus
22 - Av. Dolor Barreira
23 - Rua Estrela do Oriente
24 - Rua Pescador Chico Bindá
25 - Rua Areia Branca
26 - Rua Osmundo Cavalcante Oliveira
27 - Prof. Rua Luís Costa
28 - Avenida dos Jangadeiros
29 - Rua Juvêncio Vasconcelos
30 - Avenida da Abolição
31 - Av. Hist. Raimundo Girão
32 - Av. Almirante Barroso
33 - Av. Pessoa Anta
34 - Av. Alberto Nepomuceno
35 - Rua Dr. João Moreira
36 - Terminal Estação das Artes

Informações a imprensa

READ MORE - Etufor altera nomenclatura da linha 905 - Cidade 2000/Vicente Pinzón/Centro a partir de 2 de julho

Tarifa zero pede passagem em BH

A discussão sobre a tarifa zero no transporte coletivo de Belo Horizonte ganha novos capítulos. No último sábado, artistas e ativistas ocuparam as ruas em defesa da proposta, dando visibilidade a um tema que já é realidade em quase 150 cidades no país.

Juiz de Fora e São João del-Rei podem ser as primeiras cidades com mais de 500 mil habitantes em Minas Gerais a implementar o modelo, o que sinaliza uma mudança de paradigma no modo como o transporte público é financiado e utilizado no país.

A proposta em tramitação capital prevê que empresas com mais de 10 funcionários contribuam com uma taxa mensal para subsidiar o sistema de transporte coletivo. Essa ideia enfrenta resistência de parte do setor empresarial, que questiona a ampliação de encargos. No entanto, vale lembrar que o atual modelo, baseado exclusivamente na tarifa paga pelo usuário, mostra-se cada vez mais insustentável, penalizando especialmente as camadas mais pobres da população e estimulando o uso excessivo de veículos particulares.

Os desafios do financiamento da tarifa zero existem. Para avançar, será preciso articulação política e gestão de recursos. Mas o esforço pode valer a pena ao eliminar a barreira econômica do transporte, facilitando o acesso a emprego e serviços básicos.

Além disso, há efeitos colaterais positivos no trânsito e no meio ambiente. Ao tornar o transporte público mais atraente, a tarifa zero pode reduzir o número de carros nas ruas, aliviar congestionamentos, melhorar a qualidade do ar e diminuir as emissões de gases de efeito estufa. É uma aposta na cidade como espaço coletivo, não apenas como trajeto individualizado.

Mais do que uma medida pontual, a tarifa zero representa uma nova lógica de cidadania e de mobilidade. A construção desse modelo deve ser cuidadosa, com ampla participação social e critérios técnicos bem definidos. Mas ignorá-lo seria fechar os olhos para um caminho possível em meio ao caos da mobilidade em Belo Horizonte, que tem nos ônibus seu principal modal. 

Informações: O Tempo

READ MORE - Tarifa zero pede passagem em BH

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960