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Prefeitura entrega mais 45 novos ônibus para a frota do transporte coletivo de Curitiba

segunda-feira, 28 de abril de 2025

O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta segunda-feira (28/4), no SmartPark do Jardim Botânico, mais 45 novos ônibus para a frota do transporte coletivo de Curitiba. Com essa nova etapa, são 147 ônibus entregues desde o início do ano.

Os veículos fazem parte de um pacote de 202 novos ônibus que devem ser entregues até meados de maio. Os novos ônibus têm tecnologia Euro 6, a menos poluente na categoria diesel no mundo, que permitirão uma redução de emissões em torno de 1.850 toneladas de CO2e por ano.

Os novos ônibus vão circular em 13 linhas importantes da cidade: 505-Boqueirão/Centro Cívico; 700-Pinheirinho/Cabral; 307-B.Alto/Sta Felicidade; 022-Inter 2 (horário); 022-Inter 2 (anti-horário); 304-Pinhais/C.Comprido; 607-Colombo/CIC; 216-Cabral/Portão; 650-Sta Rita/Pinheirinho; 684-Rio Bonito; 332-Acrópole; 322-Camargo; e 350-Atuba/Pinheirinho.

“Os ônibus serão colocados em linha importantes, como a metropolitana Colombo/CIC e o expresso Atuba/Pinheirinho, e que trazem tecnologia embarcada, são menos poluentes e têm câmeras internas ligadas à Muralha Digital, para prevenir assaltos e assédio", ressaltou o prefeito. A Muralha Digital é o cerco de segurança da Prefeitura de Curitiba.

Os ônibus têm outras facilidades. "Eles também vêm com tomada USB, para facilitar a vida do passageiro que precisa carregar seus dispositivos, e sinais sonoros, que auxiliam quem tem deficiência visual ou baixa visão”, disse o prefeito. Segundo ele, a meta é que o transporte coletivo da capital seja cada vez mais eficiente, com ônibus novos, sem atrasos e tarifa justa.

Categorias
Dos 45 modelos apresentados nesta segunda-feira, 30 são da categoria padrons ligeirinhos, dez são articulados intercambiáveis, dois são padrons intercambiáveis e três são articulados expressos. 

Segundo o presidente a Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, somente os novos ônibus da categoria expresso reduzirão o intervalo da linha Atuba/Pinheirinho de 8 para 5 minutos. "A população ganha mais frequência na linha, além de conforto, com bancos estofados, tecnologia e segurança”, acrescentou Ogeny. 

Com esse pacote de aquisições, serão 735 novos ônibus adquiridos para o transporte coletivo de Curitiba de 2017 a 2025, o que representa 62,45% de renovação da frota operante atual, de 1.177 ônibus.

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Acessibilidade
Todos os novos veículos dispõem de dois espaços para cadeirantes, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em braile, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante e estofamento em todos os bancos, sendo 20% destes destinados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Além da iluminação interna em LED para melhor eficiência e segurança dos passageiros, todos os ônibus também estão equipados com placa lateral eletrônica para melhor identificação do trajeto do veículo e ainda com calhas verticais nas janelas para melhor circulação interna do ar em dias chuvosos.

Prioridade
O transporte coletivo é uma das prioridades da nova gestão. “Na minha primeira ação como prefeito lancei o Domingão paga Meia, com tarifa a R$ 3 para a população passear, ir à igreja, ao culto, visitar a família no domingo. Apresentamos também o Tarifa Zero para quem está à procura de emprego e já entregamos 147 novos ônibus. Estamos levando o transporte coletivo de Curitiba a um novo patamar, com melhoria de serviço e economia para os passageiros”, completou o prefeito.

Ônibus elétricos
Além de ônibus a diesel menos poluentes, a Prefeitura já adquiriu, no ano passado, sete ônibus elétricos, com zero emissões, que estão em operação nas linhas Interbairros I e Água Verde, e programa a aquisição, para 2025, de 54 ônibus elétricos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). 


Modelos adquiridos

2 padrons para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Mercedes O500M
5 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), com portas de ambos os lados (duplo ataque) para operação mista, de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Volvo B320R
6 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Volvo B320R
6 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Mercedes O500M
5 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Caio Millennium V e chassi Volvo B320R
8 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Caio Millennium V e chassi Mercedes O500M
5 articulados para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Mercedes O500MA
5 articulados para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Caio Millennium V e chassi Mercedes O500MA
3 articulados para operação na categoria Expresso, de carroceria Marcopolo Viale Express e chassi Mercedes O500MDA

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Paralisação na empresa Sambaíba afetou 39 linhas no distrito de Tremembé, zona norte de São Paulo

Uma paralisação ou “greve” temporária dos ônibus na garagem da empresa Sambaíba no distrito de Tremembé, zona norte de São Paulo, afetou 39 linhas do transporte público, causando, assim, filas, superlotação e atrasos das viagens em vários bairros da região durante toda a manhã desta segunda-feira, 28.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans informaram que a “greve” começou as 3h50 e a operação só foi normalizada, portanto, com a liberação da frota, a partir das 5h45.

“A concessionária Sambaíba será autuada pela interrupção da saída de ônibus. A SPTrans também registrará um boletim de ocorrência. É lamentável que a população seja prejudicada, sem a prestação de serviço essencial, e sem qualquer aviso prévio”, diz a nota, nesse sentido.

Motivo da ‘greve’
O motivo da paralisação, ou “greve”, segundo o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindiMotoristas), é que estão realizados descontos indevidos nas horas extras dos trabalhadores. Tudo isso, aliás, devido a problemas em um aplicativo, o Nimi, usado pela empresa para registrar o início e o fim da jornada de trabalho.

Dois diretores, Antonio Barbosa de Jesus, o “Xarope”, e Uilton Santos de Jesus, o “Piu”, teriam encabeçado a paralisação e realizado uma assembleia na porta da garagem entre as 4h e 6h, segundo o SindMotoristas.

O sindicato informa que vem recebendo uma série de reclamações sobre “horas extras cortadas por falta de envio de registro”, limitações no registo da jornada sem considerar filas e atrasos, e, além disso, outras dificuldades com o aplicativo. Segundo os trabalhadores, não houve diálogo por parte da empresa, nesse sentido. Por isso, os diretores protestam contra o que chamam de prejuízos pagos pelos trabalhadores por erros do sistema. “O recado está dado para os patrões”, afirmou o diretor Antonio Barbosa de Jesus.

A data-base da categoria dos motoristas, quando ocorrem as negociações anuais de reajuste salarial e outras condições de trabalho, começa neste 1º de maio. O sindicato não confirmou se há relação entre a data-base e a paralisação desta segunda-feira, 28.

Veja quais linhas foram afetadas
106A/10 Metrô Santana – Itaim Bibi
148P/10 Pedra Branca – Metrô Barra Funda
1703/10 Jd. Fontális – Shop. Center Norte
1741/10 Vl. Dionisia – Metrô Santana
1742/10 Jd. Antártica – Metrô Santana
1744/10 Lauzane Paulista – Metrô Santana
1745/10 Vl. Nova Cachoeirinha – Shop. Center Norte
1756/10 Pedra Branca – Metrô Santana
1757/10 Conj. dos Bancários – Metrô Santana
1758/10 Jd. Antártica – Metrô Santana
175P/10 Metrô Santana – Ana Rosa
175T/10 Metrô Santana – Metrô Jabaquara
1760/10 Cohab Antártica – Shop. Center Norte
1764/10 Jd. Corisco – Metrô Santana
1771/10 Jd. Fontális – Metrô Santana
1772/10 Jd. Filhos da Terra – Metrô Tucuruvi
177Y/10 Metrô Barra Funda – Pinheiros
1783/10 Cachoeira – Metrô Santana
1783/22 Jd. Labitary – Metrô Santana
1788/10 Jd. Fontális – Metrô Santana
1788/31 Jd. Fontalis – Metrô Santana
178L/10 Lauzane Paulista – Hosp. das Clínicas
2020/10 Horto Florestal – Metrô Tucuruvi
2023/10 Cachoeira – Metrô Tucuruvi  
2023/41 Jd. Labitary – Metrô Tucuruvi
2024/10 Dib – Cachoeira
2028/10 Vl. Ayrosa – Metrô Tucuruvi
2029/10 Jd. Fontális – Metrô Tucuruvi
2030/10 Lauzane Paulista – Metrô Santana
209P/10 Cachoeirinha – Term. Pinheiros
2105/10 Jd. Filhos da Terra – Lgo. da Concórdia
211L/10 Mandaqui – Lapa
2740/10 Pedra Branca – Metrô Santana
297A/10 Vl. Santa Maria – Metrô Barra Funda
701U/10 Metrô Santana – Cid. Universitária
971A/10 Jd. Primavera – Shop. D
971T/10 Vl. Sta. Maria – Metrô Santana
971X/10 Term. Cachoeirinha – Metrô Santana
2105/21 Jd. Filhos da Terra – Metrô Santana

Informações: Estadão

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Em Natal, STTU anuncia linhas de operação para ônibus elétrico

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, iniciou o período de testes com um ônibus 100% elétrico, que já está circulando em diferentes linhas da cidade. A iniciativa integra os esforços da administração municipal para oferecer um transporte coletivo mais eficiente, moderno e ambientalmente responsável.

Durante a fase de testes, o veículo será incorporado temporariamente ao Sistema de Transporte Público de Passageiros. Os usuários poderão experimentar o novo modelo e acompanhar de perto seu desempenho nas linhas programadas pelo Departamento de Estudos e Projetos da STTU.

Confira o cronograma de operação do ônibus elétrico:

22 a 24 de abril – Linha N-77: Parque dos Coqueiros / Mirassol, via Av. Nevaldo Rocha

25 e 26 de abril – Linha N-08: Redinha / Mirassol, via Rodoviária

28 a 30 de abril – Linha N-72: Vale Dourado / Mirassol, via Av. Nevaldo Rocha

1º a 3 de maio – Linha N-15: Pajuçara / Ribeira, via Petrópolis

5 a 7 de maio – Linha N-43: Nova Natal / Morro Branco, via Midway Mall

8 a 10 de maio – Linha N-79: Parque das Dunas / Mirassol, via Av. Nevaldo Rocha

12 a 14 de maio – Linha 588: Circular UFRN

O modelo em avaliação é o Azure A12BR, da fabricante TEVX Higer — um ônibus elétrico de última geração, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. O veículo conta com estrutura integral de alta resistência, o que garante mais segurança e durabilidade, ao mesmo tempo em que contribui para a conservação do pavimento urbano.

O conforto dos passageiros também foi uma prioridade na escolha do modelo. O ônibus é equipado com ar-condicionado ecológico com dutos individuais, sistema Wi-Fi, carregadores USB e painéis informativos digitais em tempo real. Tudo isso para tornar a experiência de viagem mais prática e conectada.

A acessibilidade é outro destaque: com piso totalmente baixo, sistema de "ajoelhamento" da suspensão e rampa de acesso, o veículo assegura autonomia e conforto a todos os usuários, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. Os corredores amplos facilitam a circulação interna e tornam o embarque e desembarque mais ágeis e seguros.

"A chegada do ônibus elétrico reforça o compromisso da gestão do prefeito Paulinho Freire com os princípios das cidades inteligentes sustentáveis, que buscam integrar tecnologia, eficiência energética e qualidade de vida para a população. Ao investir em mobilidade limpa, a Prefeitura contribui para a redução das emissões de poluentes, melhora a qualidade do ar e promove um ambiente urbano mais saudável", disse Jódia Melo, secretária de Mobilidade Urbana.  

O período de testes é uma etapa fundamental para avaliar o desempenho do veículo em diferentes rotas e condições operacionais. A iniciativa abre caminho para futuras incorporações de tecnologias sustentáveis no transporte público de Natal.

Informações: Prefeitura de Natal

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Em Jundiaí, BYD apresenta projeto para implantação de sistema de transporte leve automatizado

Nesta semana, a fabricante chinesa BYD — uma das maiores empresas de tecnologia e mobilidade do mundo, esteve em Jundiaí para apresentar um estudo preliminar para a implantação do SkyShuttle, um sistema de transporte público leve, automatizado e 100% elétrico.

O SkyShuttle é uma solução de média capacidade, sem operador e com funcionamento por condução autônoma. A proposta contempla a construção de uma linha com 13 quilômetros de extensão, ligando o terminal Vila Arens a um novo terminal no Jardim Novo Horizonte, passando por 11 estações. O sistema inicial, opera com quatro carros, transportando em média 280 passageiros por composição, com velocidade de 35 km/h, paradas de 30 segundos e um tempo estimado de 25 minutos por sentido.

Apresentação do sistema existente na China
O modelo apresentado é silencioso, eficiente e adaptável a diferentes realidades urbanas. Com autonomia de até 200 km e recarga por indução, o SkyShuttle é uma alternativa moderna e sustentável aos modelos tradicionais de transporte coletivo.

Para o prefeito Gustavo Martinelli, a proposta representa uma oportunidade de avanço na qualidade do transporte público: “Estamos sempre atentos às inovações que possam melhorar a vida da população. Um sistema como o SkyShuttle pode significar um salto importante para a mobilidade de Jundiaí, com mais conforto, segurança e sustentabilidade.”

O vice-prefeito Ricardo Benassi também destacou o alinhamento da proposta com os objetivos da gestão. “É uma alternativa viável e inteligente. A cidade tem avançado em muitas frentes e um projeto desse porte representa um grande avanço tecnológico para cidade.”

Diante do interesse demonstrado pela Prefeitura, a BYD se comprometeu a apresentar um estudo técnico aprofundado, com previsibilidade de custo da obra e da implantação do sistema, para subsidiar a análise de viabilidade por parte do município. A entrega desse material será fundamental para os próximos passos da possível implementação.

A empresa já atua em projetos semelhantes no Brasil e no mundo, como a Linha 17 do Metrô de São Paulo (SkyRail) e conexões urbanas como o SkyShuttle entre aeroportos e centros comerciais. A BYD — sigla para “Build Your Dreams” — é reconhecida internacionalmente por suas soluções em mobilidade elétrica, destacando-se no desenvolvimento de ônibus elétricos, trens automatizados e veículos autônomos.

“O SkyShuttle é uma solução moderna e sustentável, pensada para melhorar a mobilidade urbana em cidades como Jundiaí. Já é uma realidade em outras partes do mundo e tem toda a capacidade de se integrar ao sistema viário urbano da cidade,” afirmou Alexandre Barbosa, diretor de projetos da BYD.

O gestor de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone, avaliou que a proposta se conecta às necessidades atuais da cidade. “A ligação entre os terminais urbanos prevista no projeto pode trazer mais previsibilidade, integração e eficiência ao sistema municipal de transporte.”

A apresentação do SkyShuttle foi realizada no Paço Municipal e contou também com a presença dos representantes da BYD: o gestor de engenharia Luan Menezes e a engenheira de material de rodagem Juliana Widonsck. Pela Prefeitura de Jundiaí, participaram da reunião o diretor de Obras e Infraestrutura, Sinésio Scarabello, e a diretora de Trânsito, Ana Paula Silva, além das equipes técnicas das unidades de Infraestrutura e Obras, e Mobilidade e Transporte.

Assessoria de Imprensa

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Metrô Salvador bate recorde e registra aumento de 4% no número de passageiros no primeiro trimestre de 2025

O Metrô de Salvador registrou um aumento de 4% no número de passageiros transportados durante o primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 3 de abril, a CCR Metrô Bahia, concessionária que opera o sistema, conquistou o marco histórico de mais de 435 mil clientes transitando pelo Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O crescimento reflete a confiança da população no modal, reconhecido por sua segurança, agilidade e eficiência na mobilidade urbana.

"Esse novo recorde no número de passageiros reforça a importância do sistema metroviário para a mobilidade urbana da nossa capital e Região Metropolitana. A Sedur acompanha de perto esse avanço e reafirma o compromisso do Governo do Estado com a ampliação de um transporte público cada vez mais eficiente, seguro e acessível para a população," reforça a titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira.

Para Júlio Freitas, diretor da CCR Metrô Bahia, o crescimento no número de passageiros representa a importância deste meio de transporte para a mobilidade urbana sustentável. "O metrô tem se consolidado como a melhor alternativa de transporte, contribuindo significativamente para a redução do trânsito. Os números recordes reafirmam o nosso compromisso em promover soluções de mobilidade que não apenas conectem pessoas e lugares, mas também reduzam impactos ambientais e contribuam para cidades mais sustentáveis. Assim, o transporte sobre trilhos segue como uma opção indispensável para o futuro das metrópoles brasileiras," destacou.

Desde sua inauguração, em 2014, o Metrô de Salvador já transportou mais de 730 milhões de passageiros, somando mais de 2,3 milhões de viagens realizadas. Em 2024, o sistema operou ininterruptamente em 18 dias, um número seis vezes superior ao registrado no ano anterior. Essas ações foram fundamentais para facilitar o deslocamento de milhares de pessoas durante shows, festivais e outros eventos culturais.

Informações: Ascom/ CCR Metrô Bahia

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Em João Pessoa, Novos “Geladinhos” chegam ainda em abril

A frota dos ônibus “Geladinhos” — ônibus executivos com ar-condicionado e Wifi gratuito — será ampliada em 50% ainda neste primeiro semestre do ano, totalizando 20 veículos em operação. Os novos ônibus, todos zero quilômetro, já começaram a chegar e devem ser entregues à população de João Pessoa até o fim de abril, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP).

De acordo com o Sintur-JP, o serviço opcional “Geladinho” oferece um novo padrão de conforto para os passageiros da capital paraibana.

A presença dos “Geladinhos” tem reforçado especialmente as linhas circulares 1500 e 5100, beneficiando moradores de bairros como Valentina de Figueiredo, Geisel e Mangabeira. Além de garantir mais conforto, o serviço também ajuda a diminuir a lotação nos horários de pico.

Os “Geladinhos” circulam por diversas regiões da cidade, indo da zona norte à zona sul.

Renovação da frota
Além dos ônibus “Geladinhos”, a renovação da frota segue com a chegada de mais 60 novos veículos convencionais, que vão substituir os modelos mais antigos em circulação.

“Geladinhos” reforçam linhas circulares
Parte desses ônibus já está em operação em diversas linhas, como linhas 105 – Cidade, 106 - Geisel via Cruz das Armas; 109 - Rua do Rio, 116 - Colinas do Sul; 123 - Colinas do Sul / Perimetral, 202 - Ernesto Geisel, 229 - Mangabeira VII/ Rangel e 523 - Colinas do Sul/ Epitácio e 9901 - Mangabeira/ Valentina.

Informações: g1 PB

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Prefeitura amplia frota de ônibus elétricos e integra câmeras do Smart Sampa

A Prefeitura de São Paulo traz mais uma inovação nos serviços que oferece à população e integra ao sistema municipal de transporte público os cinco primeiros ônibus equipados com câmeras inteligentes conectadas ao Programa Smart Sampa. Os veículos fazem parte do lote de 115 novos coletivos elétricos apresentados nesta quinta-feira (3) pelo prefeito Ricardo Nunes no Sambódromo do Anhembi, ampliando o compromisso com a sustentabilidade e reforçando as estratégias de segurança urbana.

“São ônibus de muita qualidade e que, evidentemente, por serem elétricos não emitem dióxido de carbono. Cada um desses ônibus representa a não emissão, não utilização de 35.000 litros de óleo diesel por ano”, contou o prefeito Ricardo Nunes. “É um avanço enorme e muito importante. A gente vai melhorando a qualidade do ar, a questão da segurança e o veículo elétrico também dá uma condição de trabalho melhor e com mais conforto para os motoristas”, completou o prefeito ressaltando que a entrega de ônibus só não foi maior pois a companhia que fornece energia na cidade de São Paulo não viabiliza infraestrutura para que as concessionárias possam carregar os veículos nas garagens.

De acordo com o prefeito, as câmeras farão o reconhecimento de foragidos, como as demais câmeras do Smart Sampa, mas também estarão protegendo as mulheres, que por vezes são vítimas de assédio. Também podem evitar ou registrar casos de furto, eventual roubo ou desentendimento entre passageiros.

“Além de ter uma frota descarbonizada, que colabora com o meio ambiente, que é sem dúvida nenhuma a essência, só as câmeras já dariam um evento, prefeito. Se hoje você montasse um evento para falar que os ônibus passarão a ser monitorados e protegidos, já seria um grande evento. Então, são duas grandes entregas que o prefeito Ricardo Nunes faz: ônibus elétrico, mas, acima de tudo, ônibus que protegem as pessoas”, afirmou o secretário municipal da Segurança Urbana, Orlando Morando.

Os ônibus são equipados com duas câmeras cada, instaladas na parte dianteira e na parte traseira dos veículos. Os equipamentos estão integrados à central de monitoramento do Programa Smart Sampa com transmissão de dados em tempo real durante todo o período em que os coletivos estiverem em viagem. Com a nova ferramenta, será possível identificar foragidos da Justiça, além de crimes em flagrante dentro dos coletivos e, também, pessoas desaparecidas.

Com a entrega feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e SPTrans, a cidade alcança 728 veículos não poluentes, sendo 527 à bateria e 201 trólebus, que atendem aos passageiros em todas as regiões e deixam de emitir anualmente mais de 10 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Todos os coletivos proporcionam mais conforto aos passageiros. Eles já são equipados com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi. Os veículos foram adquiridos pelo modelo de subvenção, com investimento de R$ 242 milhões.

“Essa entrega de hoje reforça o compromisso do prefeito com a sustentabilidade, o meio ambiente e, principalmente, com a mobilidade limpa da cidade de São Paulo”, destacou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Celso Caldeira, apontando que a frota da capital conta com mais de 12 mil ônibus, que percorrem mais de 2 milhões de quilômetros e levam mais de 7 milhões de passageiros por dia. “É fundamental que a frota de veículos movidos a energia limpa seja cada vez maior. E a Prefeitura tem investido cada vez mais no sentido de financiar esse projeto”, completou.

Maior frota de veículos elétricos do país
De acordo com a plataforma E-Bus, que monitora a quantidade de veículos elétricos nas frotas de transporte público no mundo, a cidade de São Paulo tem a maior frota de ônibus não poluentes do país. Colocando a cidade na dianteira de uma importante ação de descarbonização, tornando melhor a qualidade do ar que respiramos e contribuindo para a mitigar o impacto ambiental do transporte urbano.

Os ônibus entregues nesta quinta-feira farão parte da rotina dos passageiros de todas as regiões da cidade. 

“Nós estamos tornando São Paulo uma cidade mais humana, uma cidade mais saudável. Os paulistanos vão viver mais, as nossas crianças vão viver mais por causa disso. Isso coloca São Paulo no pioneirismo, não apenas do Brasil, mas do mundo. Vocês devem ter orgulho por estarem na cidade que leva mais a sério esse desafio, que é o único que a humanidade tem que enfrentar agora”, disse o secretário municipal de Mudanças Climáticas, Renato Nalini.

Quem já recebeu as chaves dos novos elétricos nesta quinta já está prevendo os benefícios com os elétricos. “Dirijo cerca de 9 horas por dia e o ônibus convencional é cansativo, pesado. O ônibus elétrico é mais leve e tranquilo em relação a tudo”, conta Erika Nogueira Oliveira, 37 anos, que atua há 17 anos como motorista. “Acredito que as câmeras do Smart Sampa vão acabar inibindo situações de assédio, furto e, até mesmo, brigas entre passageiros”, contou a motorista, ressaltando a importância da mobilidade sustentável, contribuindo na redução da poluição.

A SPTrans avalia ainda a possibilidade de incluir novas formas de energia limpa na frota, como os ônibus movidos a gás natural e biometano.

Informações: Prefeitura de São Paulo 

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No Recife, Motoristas da empresa Consórcio Recife participam da ação “E se fosse você?”

Com foco na conscientização dos motoristas que operam no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, da melhor forma de atender as pessoas com deficiência, gestantes, idosos e pessoas com baixa mobilidade, técnicos da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa e da Gerência de Fiscalização do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, estiveram hoje (16), na garagem da empresa permissionária Consórcio Recife, que opera na Zona Norte do Recife, quando foi realizada a ação “E se fosse você?” para cerca de 27 motoristas, promovendo uma abordagem enfatizando a empatia ao próximo.

No local, a gerente de fiscalização, Kathia Sena, além de proferir minipalestra alertando sobre a importância da realização dessa ação, convidou os motoristas para embarcarem em um ônibus utilizando óculos escuros e bengala para cegos, muletas e cadeira de rodas, com intuito de estimular o respeito e o cuidado dos operadores com essas pessoas que têm prioridade no sistema de transporte público.
“Buscamos a empatia/alteridade do pessoal de operação para esses segmentos. Nosso objetivo é expandir essa ação, levar para todas as empresas operadoras e os terminais integrados, pois mais significativo é ter o respeito ao outro e ter o acolhimento para essas pessoas na hora do embarque e desembarque”, enfatizou Kathia, destacado que a ação busca colocar o motorista no lugar das pessoas com deficiência e com a mobilidade reduzida, dos idosos, das mulheres grávidas, para que eles sintam na pele a dinâmica daquela pessoa ao usar o transporte público.

Para Salomão Neves, 46 anos, e há 22 anos exercendo a profissão de motorista de ônibus, a ação evidencia a realidade que as pessoas com deficiência passam ao tentar pegar o transporte público. “Hoje pude vivenciar e ter a visão da realidade dessas pessoas e entender as dificuldades que eles passam. É de grande importância que possamos passar segurança para eles, ao saber operar os equipamentos e a forma de tratar”.

Já o motorista Roberto de Souza, 25 anos, ressalta que nos seus 19 anos de profissão sempre preza pela empatia ao próximo, destacando que no seu dia a dia a gentileza gera gentileza. “Temos que nos colocar no lugar do outro. A população precisa entender e ter paciência de esperar um pouco, pois se eu estou parando o ônibus é para ajudar alguém que está necessitando.

A campanha, que em 2024 passou pelos Terminais Integrados CDU, Barro e Rio Doce, evidencia a importância da responsabilidade individual na construção de um trânsito mais seguro, conscientizando também os condutores que passavam pelo local com distribuição de panfletos.

Informações: GRCT

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