Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de Ponta Grossa prorroga contrato com empresa de transporte público

segunda-feira, 14 de abril de 2025

A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, prorrogou por mais um ano o contrato com a Viação Campos Gerais (VCG). Com isso, a empresa vai operar o transporte público da cidade até junho de 2026, caso uma nova empresa não seja selecionada até lá.

Isso porque a licitação para a nova concessão está suspensa desde o ano passado, após um pedido de impugnação da própria VCG. A empresa detém a concessão do transporte público da cidade desde 2003, e esta é a quarta vez que o atual contrato é prorrogado. Saiba mais abaixo.

O aditivo foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (14).

Além de prorrogar o contrato com a VCG, o documento também determina que a empresa adquira novos veículos no prazo de seis meses, devido à "urgência da renovação da frota". A quantidade e as especificações deles não são citadas no aditivo, mas foram comentadas pela prefeitura em nota.

"Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado, foi autorizada a aquisição de 25 novos ônibus, que atenderão às demandas do sistema de transporte coletivo. Os veículos seguirão as mesmas especificações técnicas exigidas no edital suspenso, assegurando a modernização da frota e maior conforto aos usuários", explica o Município.

Sobre a prorrogação do contrato, a Prefeitura afirma que o aditivo visa garantir a continuidade do transporte público sem prejuízo à população, "enquanto se aguarda a solução definitiva no âmbito judicial, que permitirá o regular prosseguimento do processo licitatório".

"A Prefeitura Municipal informa que, em razão da permanência da suspensão do edital de concessão do transporte coletivo por ordem judicial, tornou-se necessária a prorrogação, por mais um ano, do contrato atualmente em vigor com a concessionária responsável pela operação do serviço", diz a nota.

Contrato entre Ponta Grossa e a VCG
O atual contrato foi firmado com a VCG em 11 de junho de 2003. Ele tinha prazo de 10 anos, ou seja, venceria em 11 de junho de 2013.

Porém, seis meses e meio antes da data, em 20 de dezembro de 2012 o então prefeito Pedro Wosgrau, dias antes do término da própria gestão, assinou um aditivo que prorrogou a vigência por mais 10 anos, até 11 de junho de 2023.

No dia 6 de junho de 2023 o contrato com a VCG foi prorrogado por mais um ano, até 11 de junho de 2024.

O edital da licitação da nova concessão foi assinado em 5 de junho de 2024 e no dia 11, quando o atual contrato com a VCG venceria, uma nova prorrogação foi feita.

Esta seria válida até 11 de junho de 2025, e agora foi prorrogada até o mesmo dia de 2026. No entanto, o aditivo deixa claro que o contrato poderá ser rescindido quando a operação da nova concessão do transporte público iniciar em Ponta Grossa.

Nova concessão do transporte público de Ponta Grossa
No final de 2021 a prefeitura contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) para produzir a modelagem do novo edital de concessão.

O edital da licitação foi publicado em junho de 2024 e a concorrência 11/2024 estava prevista para ser aberta no dia 2 de agosto.

Entretanto, ela foi suspensa após a atual concessionária, a Viação Campos Gerais (VCG), entrar com um pedido de impugnação questionando trechos do edital.

Desde então, o processo continua "travado" na Justiça.

Informações: g1

READ MORE - Prefeitura de Ponta Grossa prorroga contrato com empresa de transporte público

Em Curitiba, Mais três linhas de ônibus passam a fazer integração na estação PUC na Linha Verde

quinta-feira, 10 de abril de 2025

A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai ampliar, a partir desta quinta-feira (10/4), o itinerário de três linhas de ônibus até a estação-tubo PUC (Linha Verde), no encontro da Rua Imaculada Conceição com a Avenida Senador Salgado Filho. O objetivo é multiplicar as possibilidades de integração entre linhas que passam na região, para que o passageiro possa se deslocar em diferentes direções sem ter que pagar mais uma passagem. 

As linhas 010-Interbairros I (horário); 011-Interbairros I (anti-horário) e 175-Bom Retiro/PUC passam a ter parada na estação-tubo PUC (Linha Verde). Inaugurada em 2020, a estação recebe 34 mil passageiros por dia e atende atualmente sete linhas.

Trajeto
A linha 010-Interbairros I (horário) terá mudança de itinerário pelas ruas Iapó, Jóquei Clube e Imaculada Conceição, realizando parada na Estação PUC  Linha Verde (sentido Pinheirinho) pela porta sete, seguindo pela Av. Sen. Salgado Filho, Imaculada Conceição e Comendador Roseira, retornando ao itinerário oficial.

A linha 011-Interbairros I (anti-horário): pela Rua Imaculada Conceição, realizando parada na Estação PUC Linha Verde (sentido Atuba) pela porta seis, seguindo pela Av. Sen. Salgado Filho e Rua Imaculada Conceição, retornando ao itinerário oficial. 

A linha 175–Bom Retiro/ PUC passa a fazer itinerário pela Rua Imaculada Conceição, realizando parada na Estação PUC Linha Verde (sentido Pinheirinho) pela porta seis, seguindo pela Av. Sen. Salgado Filho e Imaculada Conceição, sentido Centro, retornando ao itinerário oficial.

As três linhas passam a ter integração  com as sete linhas que já param no local: 350-Atuba/Pinheirinho; 050-Interbairros V; 472-Uberaba; 471-Vila São Paulo; 475-Canal Belém; 477-Vila Macedo (Via Guabirotuba) e 188 -Mad. Pilarzinho/Uberaba.

Informações: Prefeitura de Curitiba

READ MORE - Em Curitiba, Mais três linhas de ônibus passam a fazer integração na estação PUC na Linha Verde

Prefeitura de Aracaju inicia rodada de testes com novo ônibus elétrico no transporte público

A Prefeitura de Aracaju deu início a mais uma rodada de testes com ônibus elétrico no sistema de transporte coletivo da capital. O modelo Ative Integral 100%, fabricado pela brasileira Marcopolo, começa a circular ainda nesta semana em diferentes linhas da cidade, operado de forma alternada pelas empresas Viação Atalaia e Modelo.
Com autonomia de até 250 km por carga e capacidade para 80 pessoas, o veículo será testado durante 30 dias, sendo 15 com a Viação Atalaia e os outros 15 com a Modelo, em linhas que contemplam todas as zonas da cidade. O ônibus elétrico traz inovações como piso baixo de fácil acesso, ar-condicionado, espaço para pessoas com deficiência, carregadores USB para celulares, além de um funcionamento silencioso.

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, ressaltou o compromisso com a modernização do transporte coletivo e afirmou que essa modernização será constante. “Daqui para frente o transporte coletivo será modernizado e isso vai transformar a vida e o dia a dia das pessoas em Aracaju. Isso vai fazer uma diferença muito grande”.

“Antes a gente via os usuários sendo transportados em sucatas, com insegurança, ônibus incendiando. Acabou isso. Então, o nosso transporte coletivo com certeza, está buscando a qualidade e o melhor para a população. Nós temos aqui neste veículo acessibilidade, wi-fi, ar-condicionado, silêncio, tomada de USB tudo para o conforto das pessoas em um só transporte e com segurança”, finalizou a prefeita.

Essa é a segunda vez que a Prefeitura de Aracaju disponibiliza ônibus elétrico para aprovação da população. No começo do ano, o modelo elétrico Azure A12 BR, fabricado pela TEVX Higer trafegou durante 30 dias pelas ruas da capital.

A rodada de testes com ônibus elétricos faz parte do conjunto de prioridades listadas pela prefeita Emília Corrêa para modernizar o transporte coletivo da capital. Outras ações como a manutenção da tarifa com o valor de R$ 4,50 e a renovação de 30% da frota de ônibus com os primeiros veículos com ar-condicionado já operando pelas vias de Aracaju. Outro ponto importante foi a sanção da lei que autoriza a aquisição de ônibus elétricos, além da suspensão da licitação irregular e o início das discussões para a nova licitação do Consórcio Metropolitano já estão em andamento.

Confira as rotas em que o ônibus elétrico vai fazer nestes 30 dias de testes:

Rotas da Viação Atalaia

Linha 001 - Augusto Franco/Bugio
Linha 005 - Maracaju / DIA
Linha 080 - Bugio / Atalaia
Linha 100.2 - Circular Shopping 02
Linha 200.1 - Circular Industrial e Comércio 01
Linha 401 - Inácio Barbosa / Unit / DIA
Linha 405 - 17 de Março / DIA
Linha 410 - Horto Santa Maria / DIA
Linha 414 - Marivan / DIA.
Linha 720 - Unit / Centro

Rotas da Modelo

Linha 001 - Augusto Franco/Bugio
Linha 008 - Porto Sul/Bairro Industrial
Linha 051 - Atalaia/Centro
Linha 100-1 - Circular Shopping 01
Linha 200-2 - Circular Industrial e Comércio 02

Informações: Prefeitura de Aracaju

READ MORE - Prefeitura de Aracaju inicia rodada de testes com novo ônibus elétrico no transporte público

Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas

Duas novas linhas ferroviárias devem transformar a mobilidade entre Jundiaí, Campinas e a capital paulista: o Trem Intercidades (TIC) e o Trem Intermetropolitano (TIM). Além disso, a atual Linha 7-Rubi, da CPTM, será modernizada como parte do projeto.

Até o momento, não há previsão de novas audiências, porém, o projeto tem movimentado reuniões entre o Governo do Estado e as Prefeituras envolvidas. Em Jundiaí, a administração municipal apresentou 11 pedidos de travessias sob a ferrovia — para passagem de veículos, galerias pluviais e córregos. Também foram realizadas audiências públicas em Jundiaí e Campinas para apresentação da proposta à população.

O Trem Intercidades (TIC) – Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas com uma parada em Jundiaí, terá capacidade para até 860 passageiros por viagem. O trajeto de 101 km será realizado em aproximadamente 1 hora e 4 minutos, com trens que podem atingir até 140 km/h. A tarifa prevista é de R$ 64,00.

Já o Trem Intermetropolitano (TIM) fará a conexão entre Jundiaí e Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. O percurso de 44 km será feito em até 33 minutos. Os trens do TIM terão capacidade para até 2.048 passageiros por viagem, velocidade média entre 44 km/h e 80 km/h, e tarifa estimada em R$ 14,05. Para viabilizar o serviço, será construída uma nova plataforma na estação de Campinas e uma terceira via exclusiva para o transporte de cargas, que será remanejado.

Atualmente, ambos os projetos estão na fase de desenvolvimento do projeto básico, com conclusão prevista para setembro de 2025. Em seguida, será elaborado o projeto executivo, e as obras devem começar no primeiro semestre de 2026. A previsão de início da operação do TIC é em maio de 2029, enquanto o TIM deverá entrar em funcionamento em abril de 2031.

Liliana Rosa conhece bem os desafios de quem depende do transporte coletivo diariamente. “Trem de Jundiaí pra Campinas, de Campinas pra Jundiaí, vai facilitar, sim. Porque geralmente quem precisa ir pra Campinas e precisa usar o trem também tem que ir até a rodoviária. Então tem que gastar com mais transporte, demanda mais tempo”, afirma.

Ela também acredita que o novo serviço pode trazer benefícios além da mobilidade. “Vai diminuir custos. Fora que vai atrair mais gente pra ver e conhecer Jundiaí. Pode chamar mais atenção dessa galera pra vir pra cá, curtir, novas oportunidades de trabalho, shows, turismo. Vai facilitar muito”, completa.

O projeto, estimado em R$ 14,2 bilhões, faz parte de um programa mais amplo para expandir e modernizar a malha ferroviária paulista, priorizando modais mais sustentáveis e eficientes para o transporte de passageiros. A expectativa é beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, além de gerar mais de 10 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.

Informações: sampi.net.br

READ MORE - Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas

Conselho aprova reajuste e passagem de ônibus em Belém pode ir para R$ 5,60

Conselho Municipal de Transportes de Belém aprovou na tarde desta quinta-feira (10) a proposta que prevê o reajuste da passagem de ônibus de R$ 4,00 para R$ 5,60. O aumento foi discutido durante reunião que ocorreu nesta tarde, convocada após a prefeitura receber uma cobrança judicial sobre um acordo de reajuste do valor firmado pelo prefeito anterior, Edmilson Rodrigues, com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel).

A proposta aprovada pelo Conselho agora irá seguir para o prefeito Igor Normando, que irá analisar a medida e decidir se aprova ou rejeita o reajuste. Na última terça-feira (8), Igor usou as redes sociais para comentar sobre a proposta de reajuste, a qual classificou como "absurda".

O valor aprovado segue a proposta apresentada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade de Belém (Segbel), que sugeriu um reajuste de 40%, fixando o valor em R$ 5,60. A outra proposta em discussão foi apresentada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), com reajuste de 46,25%, o que aumentaria a passagem para R$ 5,85.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que faz parte do Conselho, o valor de R$ 5,60 para a tarifa representaria 17,70% do salário mínimo, com gastos de R$ 11,20 por dia, R$ 67,20 por semana e R$ 268,80 por mês.

Informações: dol.com.br

READ MORE - Conselho aprova reajuste e passagem de ônibus em Belém pode ir para R$ 5,60

CCR lança aplicativo que mostra horários de circulação do Metrô de Salvador

A CCR Metrô lançou um aplicativo que permite que o passageiro confira acompanhe, em tempo real, o status das linhas e a chegada do próximo trem. O app também vai permitir que o passageiro recarregue os cartões de passagem.

O aplicativo CCR Mobilidade – já está disponível para download nas lojas oficiais – Google Play e App Store – deve contribuir para a redução de 10% nos atendimentos na ouvidoria relacionados à busca por informações, incentivando os passageiros a utilizarem os canais digitais antes de recorrerem ao suporte telefônico.

O serviço foi desenvolvido com foco na usabilidade e acessibilidade, garantindo que clientes de diferentes perfis utilizem os serviços com autonomia. Quem baixar o aplicativo, contará com as seguintes funcionalidades:

Recarga do Metrô B acompanhar em tempo real o funcionamento das linhas;
Status das linhas: acompanhar em tempo real o funcionamento das linhas;
Geolocalização: localizar estações e terminais próximos com rapidez;
Informações completas: consultar horários, operações especiais para grandes eventos, serviços e detalhes das linhas e estações;
Central de ajuda: resolver dúvidas com facilidade usando a FAQ e o formulário de atendimento;
Próximo Trem: planejar viagem ao consultar os horários de chegada em tempo real.

Informações: Bahia.ba

READ MORE - CCR lança aplicativo que mostra horários de circulação do Metrô de Salvador

No Recife, MPPE investiga irregularidades no transporte por moto via aplicativo

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) iniciou uma investigação para apurar possíveis irregularidades relacionadas à expansão considerada “desordenada” do serviço de transporte por moto via aplicativo no Recife e em outras regiões do estado. A iniciativa visa discutir a necessidade de regulamentação dessa atividade.

De acordo com o MPPE, foi instaurado um Procedimento Preparatório — uma investigação preliminar que busca identificar indícios de irregularidades. A Promotoria está preocupada não apenas com o crescimento acelerado desse tipo de transporte, mas também com os impactos negativos que ele pode estar gerando no sistema de transporte público, além do número elevado de acidentes envolvendo motocicletas.

Um dos pontos observados na investigação é a evasão dos usuários do transporte público. Para entender esse fenômeno, o MPPE considera essencial analisar a atual situação do sistema na Região Metropolitana do Recife. Segundo informações do Grande Recife Consórcio de Transportes, menos de 16% dos ônibus da frota circulante possuem ar-condicionado. Além disso, o Metrô do Recife é conhecido por proporcionar paralisações frequentes devido a problemas estruturais, o que prejudica diretamente a população.

No que diz respeito aos acidentes, ainda que não exista uma ligação comprovada entre o aumento dos sinistros com motos e os aplicativos de transporte, o MPPE solicitou dados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sobre ocorrências registradas entre 2023 e 2024, incluindo o grau de gravidade dos ferimentos e as áreas da Região Metropolitana do Recife (RMR) onde os acidentes são mais recorrentes.

Conforme o Relatório Preliminar de Segurança Viária divulgado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) no fim de 2023, quase metade das mortes no trânsito da capital no ano passado — 48% — foi de motociclistas. Das 144 vítimas fatais registradas, 68 eram condutores de motocicletas.

Diante do cenário, uma audiência com os órgãos responsáveis já é articulada para acontecer ainda no mês de abril.

Informações: CBN Recife

READ MORE - No Recife, MPPE investiga irregularidades no transporte por moto via aplicativo

Benefícios socioambientais gerados pelo Metrofor equivalem a 81% do subsídio anual

A operação do metrô e dos VLTs em Fortaleza e na Região Metropolitana gerou, em 2024, benefícios sociais e ambientais que, quando monetizados, correspondem a 81,3% do subsídio público anual destinado ao transporte sobre trilhos. O cálculo consta no Relatório Socioambiental 2024, divulgado este mês no site do Metrofor.


Balanços Socioambientais
Segundo o documento, os milhares de deslocamentos por trilhos ao longo do ano resultaram em R$ 174,8 milhões em benefícios para as cidades, valor próximo dos R$ 215 milhões destinados pelo Governo do Ceará como subsídio ao transporte público sobre trilhos.

Os benefícios considerados no estudo decorrem da redução do fluxo de carros, ônibus e outros veículos rodoviários, o que contribui para a diminuição da poluição, dos acidentes e dos gastos com manutenção de vias rodoviárias, veículos e combustível; e também da economia de tempo que o deslocamento mais rápido proporciona, possibilitando mais tempo para produtividade ou lazer, favorecendo a economia e a qualidade de vida.

Para o diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya Neto, tais benefícios fazem do transporte sobre trilhos a solução mais eficaz para a mobilidade da população de Fortaleza e outros centros urbanos do Ceará.

Monetização
Anualmente, técnicos calculam o impacto financeiro dos benefícios sociais e ambientais gerados pelo transporte sobre trilhos. A metodologia utilizada na monetização considera dados oficiais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e do próprio Metrofor.

O modelo aplicado é semelhante ao desenvolvido em 2001 pelo Metrô de São Paulo e publicado na revista da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). O Relatório Socioambiental do Metrofor é dividido em seis categorias. Confira, a seguir, a estimativa financeira em cada uma delas:

Informações: METROFOR

READ MORE - Benefícios socioambientais gerados pelo Metrofor equivalem a 81% do subsídio anual

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960