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Linhas 11, 12 e 13 da CPTM entram em novo modelo de concessão

domingo, 30 de março de 2025

O grupo Comporte superou a CCR e venceu o leilão das Linhas 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e o Expresso Aeroporto, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na sexta-feira, 28 de março. O evento público foi realizado na sede da B3, em São Paulo.

Estas três linhas, juntas, transportam diariamente cerca de 783 mil pessoas. O dado é da própria CPTM e reflete o movimento dos passageiros no mês de março de 2025.

Agora, a nova concessionária assinará o segundo contrato com o Estado por 25 anos. O primeiro já assinado e em andamento é o Trem Intercidades (TIC), serviço que interligará a cidade de São Paulo a Campinas.

Comporte e a CCR foram as únicas empresas a participar do certame. A Comporte ofereceu desconto de 2,57% sobre o valor máximo que o Estado pagaria. Ou seja, R$ 1,49 bilhão. Já a CCR (a mesma concessionária que administra as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda e a futura 17-Ouro) ofertou valor menor: 1,45%.

Desta forma, a diferença entre a melhor proposta e a segunda colocada foi maior que 20%, e impediu uma rodada de lances.

Leilão motivou protestos de funcionários da CPTM
No entanto, o leilão das atuais linhas da CPTM também motivou o protesto do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil (STEFZCB). A entidade ameaçou paralisar as três linhas envolvidas na concessão na última quarta-feira, 26.

Porém, em assembleia realizada com na última terça, 25, os ferroviários optaram pela desistência da greve e decidiram fazer uma ação de protesto chamada de ‘Cláusula de Paz’.

O que vai acontecer com as três linhas?
A parceria público-privada prevê investimentos de R$ 14,3 bilhões para assumir a operação, a modernização e ampliação da infraestrutura ferroviária para 22,4 km. Sendo assim, o processo de transição da CPTM para a nova concessionária começa em 24 meses, após o leilão.

Segundo o governo do Estado de São Paulo, estima-se que em 2040 as três linham atinjam um movimento de 1,3 milhão de passageiros diariamente.

Desta forma, o governo promete construir 10 novas estações, como a do Bom Retiro, no centro da capital paulista, Lajeado, na zona leste de São Paulo, César de Souza, em Mogi das Cruzes, e a estação Gabriela Mistral, conectada à Linha 13-Jade, já em Guarulhos.

Outra parte prevista no contrato é a reforma 24 estações existentes, além da construção de novas passagens de pedestres como passarelas suspensas ou subterrâneas, o que trará mais segurança ao tráfego urbano.

Por fim, o governo também promete a redução de intervalos de viagens nas três linhas. Por exemplo, na ligação entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano, o intervalo entre um trem e outro deverá ser de 6 minutos. Já no Expresso Aeroporto esse tempo entre uma composição e outra deve ser de 30 minutos em vez de 1 hora como é atualmente.

Segundo o edital, todas as obras e reformas não podem impactar a operação das linhas. Atualmente, a Linha 11-Coral tem hoje 50,6 km de extensão. O governo promete ampliar 4 km. Já a Linha 12-Safira, que tem 38,8 km de extensão, deve ganhar 2,7 km.

Agora, a Linha 13-Jade tem 8,8 km de extensão. Com a expansão até a região de Bonsucesso, em Guarulhos, aumentará para 15,6 km.

Informações: Estadão

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Governo de Minas entrega 32 novos ônibus metropolitanos em Nova Lima

O Governo de Minas Gerais avança na renovação da frota de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) com a entrega de 32 novos ônibus para atender às linhas que operam em Nova Lima, Raposos e Rio Acima. Até o momento, mais de 500 veículos novos já estão circulando por toda a RMBH. 

Essa entrega faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

Os novos veículos representam um grande passo para a modernização do transporte público da Grande BH.

“Estamos promovendo a maior renovação da frota da história do transporte metropolitano, trazendo mais modernidade, agilidade e conforto para os passageiros. Com os novos veículos, vamos reduzir a idade média da frota e oferecer uma experiência melhor para quem utiliza o transporte público. Essa é uma conquista importante para toda a população da Região Metropolitana”, destacou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Renovação da frota

Com a entrada dos novos veículos, a idade média da frota da RMBH, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 para 6 anos até o final de 2025. 

Os novos veículos estão circulando em linhas que atendem diversos municípios da Região Metropolitana, como Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Ibirité e Ribeirão das Neves.

A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados.

Até o final de 2025, 850 novos veículos estarão em atividade. Ao todo, o projeto prevê investimentos de R$ 382 milhões, destinados a reequilibrar os contratos do transporte coletivo devido aos impactos da pandemia.

Informações: Agencia BH

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Programa ‘Vai de Graça’ aumenta a mobilidade no DF aos domingos e feriados

Na primeira quinzena do mês de fevereiro, o Governo do Distrito Federal (GDF) determinou que os moradores de Brasília, a partir do dia 1º de março, poderiam contar com a gratuidade do ônibus e do metrô aos domingos e feriados. O primeiro grande movimento da iniciativa foi no período de Carnaval, onde os quatro dias de festa contaram com o apoio de locomoção. 

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), atualmente há, no DF, 952 linhas de ônibus que contam com uma frota de 3.020 veículos. E quanto ao metrô, a capital federal tem 27 estações e 32 trens, conectando cinco regiões administrativas (Guará, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia) à Rodoviária do Plano Piloto, com algumas paradas ao longo da Asa Sul.

Pela primeira vez, o Metrô-DF teve essa experiência de gratuidade e essa movimentação  gerou mais de 2,5 milhões de acessos nos quatro dias de folia, índice cerca de 46,5% maior do que o movimento total da população no feriado do ano passado. “Nós mobilizamos todo o nosso efetivo e tomamos providências operacionais para garantir uma mobilidade segura para os nossos usuários", destacou o Metrô do Distrito Federal, na época carnavalesca.

Em funcionamento desde o início de março, o programa foi intitulado como "Vai de Graça". Aos domingos e feriados, milhares de brasilienses e visitantes da capital estão utilizando os transportes públicos, o que desencadeou em aumento de 50% de usuários nas linhas de ônibus e metrô. Além de permitir que o cidadão descanse o bolso com a gratuidade da passagem, a iniciativa do GDF também visa fortalecer o comércio, a economia e o turismo no DF. 

"A tarifa zero servirá como incentivo ao turismo interno. Além disso, com o metrô e os ônibus liberados (aos domingos e feriados), turistas podem estender sua estadia no DF até o fim de semana, aproveitando para explorar mais a região, e com menos gastos", avaliou a Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

Os passageiros podem utilizar Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, PcD, Idoso ou Passe Livre Estudantil para a liberação automática na catraca. Para quem não tem nenhuma das opções, podem ser utilizados cartões de crédito e débito, sem qualquer cobrança. Cobradores e fiscais estão orientados a auxiliar os passageiros nos ônibus e nas estações de metrô. Para tirar o projeto do papel, o GDF subsidiará o valor aproximado de R$ 56 milhões por ano.

Informações: Correio Braziliense

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Metrô do Recife anuncia fim do Cartão Unitário no sistema de bilhetagem

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou nesta sexta-feira (28) que o sistema de bilhetagem do Metrô do Recife não aceitará mais o cartão unitário, a partir do dia 1º de junho. Segundo a companhia, os usuários do sistema poderão realizar o cadastro para obter o Cartão Múltiplo de forma gratuita entre os dias 31 de março e 31 de maio.

A CBTU destacou que o novo cartão proporciona maior agilidade na recarga de qualquer valor, dentro do limite máximo de R$ 600. Além disso, os créditos não terão prazo de validade. O primeiro cartão será gratuito e, caso haja necessidade de reposição, a segunda via custará R$ 2,00, mais o valor da passagem.
 
Cadastro para aquisição gratuita do Cartão Múltiplo:

Locais de cadastro:
Estação Recife;
Estação Cajueiro Seco.
Horário de atendimento:
Segunda a sexta: 6h às 20h;
Sábado: 6h às 12h.
Documentos necessários:
CPF;
Documento oficial com foto (RG, CNH etc).

"Reforçamos a importância de os passageiros realizarem o cadastro dentro do prazo, para garantir uma transição tranquila para o novo sistema de bilhetagem", pontuou a CBTU.

Informações: Diário de Pernambuco

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Prefeitura firma acordos para modernizar o sistema de mobilidade urbana em Goiânia

O prefeito Sandro Mabel assinou nesta sexta-feira (28/3), em solenidade no Paço Municipal, termo de cooperação com a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) e com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) objetivando melhorar a fluidez viária, otimizar o transporte público e mudar o processamento de multas.

Nos últimos 10 anos, a mobilidade em Goiânia registrou aumento de até 40% no tempo de deslocamento e os acordos buscam reverter esse cenário com o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, priorizando a circulação do transporte coletivo em 250 km de vias arteriais, com sincronização semafórica e as ondas verdes, reduzindo o tempo de deslocamento.

Além disso, o sistema de metronização do BRT permitirá comunicação direta entre ônibus e semáforos, evitando paradas desnecessárias e melhorando a fluidez nos corredores Leste-Oeste e Norte-Sul.

Será criada a Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), um centro de controle que integrará a gestão do trânsito e do transporte coletivo, que visa garantir respostas mais rápidas e eficientes a problemas viários.

Já o Super App da Mobilidade reunirá serviços como estacionamento rotativo digital, bicicletas compartilhadas e táxis, modernizando a mobilidade urbana em Goiânia. As bicicletas estarão disponíveis, inicialmente, nos terminais Recanto do Bosque, Cruzeiro e Novo Mundo.

“Estamos buscando soluções rápidas e eficientes para resolver o problema da semaforização e outros entraves que afetam tanto o transporte coletivo quanto o trânsito da nossa cidade. Goiânia precisa avançar, e estamos trabalhando para isso”, afirmou Sandro Mabel.

Segundo o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a pasta trabalha para promover eficiência e economia para a Prefeitura. “Com essa nova solução, adotamos um sistema já testado e aprovado em outras cidades, garantindo um serviço mais moderno, ágil e transparente”, assinalou.

O secretário lembrou que os BRTs sofrem com velocidades operacionais muito abaixo do esperado, quando o ideal seria, no mínimo, 21 km/h.

Convênio

A Prefeitura de Goiânia também anunciou a migração do processamento de multas para o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que já presta serviço em capitais como Rio de Janeiro e Fortaleza, além de Aparecida de Goiânia.

O processamento de cada auto de infração custará apenas R$ 9,55, o que representa uma economia mensal de cerca de R$ 1 milhão e uma economia anual de R$ 12,6 milhões. Em quatro anos, o valor pode ultrapassar R$ 50 milhões. Isso representa uma redução de 57% no custo por infração processada.

Informações: Prefeitura de Goiânia

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Em Porto Alegre, Novas tarifas de ônibus e táxis entram em vigor

A prefeitura informa que as novas tarifas do táxi e do transporte coletivo começarão a valer a partir de segunda-feira, 31. O reajuste foi fixado através dos decretos 23.209/25 e 23.210/25 publicados em edição extra no Diário Oficial do Município de Porto Alegre (Dopa) desta sexta-feira, 28.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destacou o empenho da gestão em conter o valor da tarifa do ônibus, sem aumentos desde julho de 2021. “Apesar da operação exigir uma tarifa técnica maior, a prefeitura vai investir em um aporte que representa 71% das isenções previstas em lei a fim de assegurar uma tarifa mais justa e que caiba no bolso do trabalhador.  Vamos continuar os esforços para garantir mais conforto e qualidade no serviço para os usuários", afirmou Castro Júnior.

Táxi -  Atendendo pedido dos sindicatos e associações que representam os taxistas, o transporte de passageiros por táxi será reajustado em 10,96%. Com isto, a bandeirada passa de R$ 6,26 para R$ 6,95. Fica estipulado ainda o quilômetro rodado, aplicável das 6h01 até as 19h59, de R$ 3,47. Das 20h até as 6h, será de R$ 4,51, mesmo valor dos sábados a partir das 15h e durante o dia inteiro nos domingos e feriados. A recomposição do valor está de acordo com a Lei 13.966/24. A EPTC disponibilizou uma tabela para que os taxistas utilizem como base até que a tarifa seja atualizada nos taxímetros. Para acessar a tabela, clique aqui.

Transporte Coletivo - Após quase quatro anos com a manutenção da tarifa de ônibus em R$ 4,80 e com o objetivo de manter o equilíbrio financeiro e operacional do sistema de transporte coletivo com um valor que caiba no bolso do trabalhador, a tarifa para o usuário de ônibus será de R$ 5,00 em 2025, o que representa um ajuste de 4%. A inflação acumulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde julho de 2021 soma 24,87%. Caso a tarifa fosse reajustada por este percentual, subiria para R$ 6,00. 

Cartão TRI - Para ter agilidade nos embarques nos ônibus, os usuários podem emitir, sem custo, o seu Cartão TRI de Passagem Antecipada do sistema de bilhetagem eletrônica, e fazer recargas pelo app TRI POA, disponível para smartphones ou tablets. Os passageiros também podem adquirir no aplicativo uma passagem única em QR Code ou comprar até dez unidades, com pagamento por pix. Após a compra, o QR Code fica disponível dentro do aplicativo para ser apresentado ao validador ao passar na roleta do ônibus. 

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Trem Bala ligará a Cidade Maravilhosa à capital paulista em incríveis 105 minutos

Prepare-se para uma verdadeira revolução no transporte brasileiro! Em um futuro próximo, você poderá viajar da Cidade Maravilhosa para a capital paulista em incríveis 105 minutos, em um trem-bala que alcança impressionantes 320 km/h. O sonho de muitos brasileiros está prestes a se tornar realidade, e quem está à frente dessa gigante empreitada é Bernardo Figueiredo, CEO da TAV Brasil.

Com um orçamento colossal de R$ 60 bilhões, ele promete transformar a mobilidade no Brasil, com a construção de 417 km de infraestrutura ferroviária. Mas o que chama atenção é o preço: R$ 500 por trecho. Pode parecer caro, mas imagine o que isso representa em tempo e conforto. O projeto, que só foi viável graças à aprovação do marco legal ferroviário, será explorado pela TAV Brasil por 99 anos e começa a operar em 2032.

Além disso, paradas estratégicas em cidades como Volta Redonda e São José dos Campos prometem revolucionar ainda mais o transporte no país. Será o começo de uma nova era? 

Sob fiscalização da Agência nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o projeto da TAV Brasil foi assinado em março de 2023. A companhia terá direito de explorar a ferrovia por 99 anos.

Trem-bala circulando

A ferrovia terá extensão de 417 km e serão quatro estações próprias: São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Volta Redonda (RJ) e Rio de Janeiro (RJ). Além disso, estão previstas estações intermediárias em Guarulhos (SP), Jacareí (SP), Taubaté (SP), Aparecida (SP) e Rezende (RJ).

Para facilitar a mobilidade dos passageiros entre trens e metrôs já existentes, o trem-bala terá ligação com o Trem Intercidades (TIC) já em São Paulo (SP), que deve começar a operar em maio de 2031.

Ele também será ligado à Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo, à Linha 7 – Rubi da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) e ao Ramal Santa Cruz, da SuperVia, no Rio de Janeiro (RJ). Espera-se que mais de 25 milhões de pessoas por ano sejam transportadas pela composição.

Novidades do trem-bala que vai ligar RJ e SP
Figueiredo confirmou à revista as seguintes informações:

O tempo médio da viagem deverá ser de 105 minutos (1h45);
A velocidade média do trem-bala será de 320 km/h;
Já a passagem terá valores distintos por pessoa, sendo:
R$ 500 para quem fizer o trajeto completo;
R$ 1 mil para quem fizer ida e volta completos;
R$ 250 para quem for até São José dos Campos (SP) ou Volta Redonda (RJ);
R$ 500 para quem desejar viajar até uma das cidades citadas acima e retornar para sua cidade de origem;
O valor cheio de ida — R$ 500 — é maior do que o que as empresas de ônibus cobram e próximo ao que as companhias aéreas praticam, mas com a vantagem de ser terrestre, com paradas em algumas cidades e bem mais rápido em relação às viagens de ônibus, que demoram cerca de seis horas entre esses estados;
Estima-se que o projeto custará R$ 60 bilhões à TAV Brasil e que as operações do trem-bala comecem em 2032.

TAV Brasil também estima que o trem-bala pode adicionar R$ 168 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, gerar 130 mil empregos diretos e indiretos e conferir R$ 46 bilhões em impostos aos cofres do País até 2055.

Uma das formas pela qual a empresa pretende recuperar seu investimento será por meio da exploração imobiliária nas regiões das futuras estações. Dessa forma, a TAV estima que essa receita adicional tem potencial de chegar a R$ 27,3 bilhões.

Sobre a desapropriação de imóveis para a construção do projeto, espera-se que esse processo tenha início em dezembro deste ano, segundo o contrato de adesão. Nesse sentido, Figueiredo deu mais detalhes, indicando que a companhia poderá adquirir terrenos privados para desenvolvimento imobiliário ou para mitigar custos altos de desapropriação.

Um exemplo disso seria negociar, com proprietários, áreas para aproveitamento do crescimento da operação ferroviária. A mesma linha de pensamento vale para outras estações e imóveis estratégicos que estejam dentro da faixa de domínio da TAV, caso seja vantajoso para a companhia.

Informações: Exame

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Linha 340TRO passa a atender o Bairro Santa Mônica a partir de 29 de março


A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informa que, a partir do dia 29 de março, a linha 340TRO – Itapecerica da Serra (Jardim São Marcos - Metrô Capão Redondo) terá seu itinerário alterado para incluir atendimento ao Bairro Santa Mônica (Itapecerica da Serra).

A mudança atende a uma solicitação da Prefeitura de Itapecerica da Serra e contemplará as seguintes vias:​

* Rodovia Armando Salles (antiga Estrada de Itapecerica)
* Estrada Santa Mônica
* Estrada Campestre
* Avenida Soldado PM Gilberto Augustinho
* Retorno à Rodovia Armando Salles, seguindo o trajeto normal

Os horários das viagens permanecerão inalterados. A atualização visa melhorar o atendimento à população local, garantindo mais acessibilidade e comodidade aos passageiros.

Informações: ASTERP

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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