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Governo mapeia projetos de mobilidade em 21 regiões metropolitanas

quinta-feira, 13 de março de 2025

Nas 21 maiores regiões metropolitanas brasileiras, 400 projetos para modais de transporte público de média e alta capacidade precisarão de mais de R$ 600 bilhões. O dado é considerado preliminar e faz parte do terceiro boletim do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), divulgado nesta terça-feira (11) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Ministério das Cidades. Entre os transportes de média e alta capacidade estão trens, metrô, veículos leves sobre trilhos (VLT) e bus rapid transit (BRT).

O objetivo do estudo, que tem uma perspectiva de longo prazo, é ajudar a elaborar a Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana, para promover a parceria da União com as regiões metropolitanas e viabilizar projetos, além de impulsionar investimentos em mobilidade urbana nas cidades. As propostas mapeadas farão parte do primeiro banco de projetos de transporte coletivo de média ou alta capacidades (TPC-MAC) do País. O banco deverá ser composto por dezenas de projetos, identificados como prioritários para essas 21 regiões metropolitanas.

Com 40% do levantamento concluído, os órgãos destacam que o total de R$ 600 bilhões mapeado é muito superior ao déficit de R$ 300 bilhões em investimentos necessários para o setor, estimado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2023.

A diretora de Infraestrutura e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa disse que “quando concluirmos esse estudo, teremos um mapa que vai orientar nossas cidades na direção de um futuro mais verde e sustentável”, avaliou. Luciana explicou, ainda, que a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros é uma prioridade do governo federal:

“Reduzir o tempo que as pessoas levam para ir e voltar ao trabalho, longe da família, é um dos maiores desafios de nossas cidades. Essa melhoria no ambiente urbano também deve trazer melhorias ao meio ambiente como um todo, com a redução das emissões de gases do efeito estufa”, esclareceu a diretora.

Os consultores contratados para o projeto fazem a análise crítica das propostas levantadas e avaliam se os investimentos são compatíveis com a demanda esperada para os próximos 30 anos, além de identificar casos de sobreposição ou desatualização dos projetos.

“Investir no planejamento das cidades e em soluções adequadas para a realidade de cada local é essencial para assegurar qualidade de vida aos brasileiros. O compromisso do Ministério das Cidades com mobilidade urbana é tornar as cidades mais inteligentes, com corredores exclusivos e transporte público com menos emissões de poluentes. O retorno é a redução do tempo e conforto no deslocamento das pessoas”, afirmou o ministro das Cidades, Jader Fillho.

Resultado final em dezembro
Entre abril e junho, devem ser concluídas as análises para as 21 regiões metropolitanas. O resultado final, incluindo informações detalhadas sobre os projetos e a metodologia de priorização, será conhecido até dezembro.

O estudo revelou que apenas Goiânia (GO), Grande Vitória (ES) e Recife (PE) tratam o transporte público de forma integrada. Nessas regiões metropolitanas, estado e municípios se associaram para tratar o transporte público de forma integrada na metrópole. Um resultado disso é que, nas duas primeiras, o usuário do serviço paga uma tarifa integrada com preço único.

A publicação relatou ainda que São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) são as únicas cidades do Brasil que divulgam na internet informações completas, com dados operacionais.

Já a cidade do Rio de Janeiro é a única região metropolitana em que mais de 30% da população reside a menos de 1 km das estações de transportes públicos coletivos de média e alta capacidade.

O estudo contempla as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Santos, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Distrito Federal, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Fortaleza, Belém e Manaus.

Informações: Agência Brasília

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No DF, Ônibus tiveram 388 mil acessos no primeiro domingo do 'Vai de Graça'

O sistema de transporte público coletivo do Distrito Federal registrou um aumento significativo na utilização dos ônibus neste domingo (9), o primeiro dia de funcionamento do programa Vai de Graça após o período de Carnaval. Houve 388.640 acessos, um aumento de 40% em relação a 23 de fevereiro – o domingo anterior às festas carnavalescas, quando foram registrados 278.078 embarques nos coletivos.

O aumento foi ainda maior, cerca de 60%, se for comparado o movimento deste domingo com 18 de fevereiro de 2024, o primeiro domingo após o período de Carnaval do ano passado, quando foram registrados 243.856 embarques nos ônibus do DF. As cifras atuais são maiores do que o registrado no próprio domingo de Carnaval de 2024, quando houve 260.481 acessos nos coletivos do DF.

Houve 388.640 acessos, um aumento de 40% em relação a 23 de fevereiro, ou seja, o domingo anterior às festas carnavalescas, quando foram registrados 278.078 embarques nos coletivos | Foto: Divulgação/Semob-DF

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, disse que, mesmo com o movimento maior, as operadoras do transporte público coletivo da capital reportaram um domingo de tranquilidade na operação.

“Nós trabalhamos com a tabela normal de domingo, e percebemos que a frota disponível foi suficiente para atender a esse aumento de demanda de passageiros, concretizando na prática aquilo que a gente já previa em nossos estudos. Isso é importante, pois o impacto no custo final da operação do Vai de Graça será dentro do previsto, e o GDF pode avançar nos estudos da gratuidade do transporte coletivo na capital”, afirmou o gestor.

Instituído pelo decreto do GDF nº 46.924/2025, o programa Vai de Graça garante transporte gratuito nos ônibus e metrô, aos domingos e feriados, no Distrito Federal. Nos ônibus, o acesso se dá pela porta dianteira com o uso de cartões de transporte que são liberados nos validadores. As pessoas que ainda não possuem cartão estão sendo liberadas pelos colaboradores dos ônibus e metrô.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)

Informações: Agência Brasília

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Aplicativo Bicicletário Digital da ViaMobilidade chega às linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

A partir da próxima segunda-feira (17), o aplicativo Bicicletário Digital estará disponível para os clientes das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade. O app, que já funciona em estações das linhas 4-Amarela, da ViaQuatro, e 5-Lilás, da ViaMobilidade, auxilia na consulta e reserva de vagas disponíveis no estacionamento de bicicletas nas estações e suas proximidades. Por meio da solução, o ciclista pode deixar sua bike em segurança, com mais agilidade e conforto. 

A utilização do Bicicletário Digital é bem simples. Basta o cliente acessar, por meio de um QR Code, um link para baixar o aplicativo disponível na Apple Store (para iOS) ou Play Store (para Android). Após a instalação, é necessário realizar um pré-cadastro, preenchendo um formulário com os dados pessoais. Feito isso, o passageiro deve dirigir-se com sua bicicleta até a Sala de Supervisão Operacional (SSO) da estação, apresentar um documento com foto e retirar um lacre que dá permissão para transitar nos bicicletários das estações tanto da ViaQuatro, quanto das concessionárias ViaMobilidade. Vale frisar que, para garantir mais segurança, o ciclista precisa ter sua própria corrente e cadeado e o tempo máximo de permanência para reserva no espaço é de quatro dias. Se o período for ultrapassado, as concessionárias retiram a bicicleta, guardam por até 60 dias e o proprietário deverá agendar a retirada pelo canal da Central de Atendimento no número 0800 770 7100. 
 
“A bicicleta é um meio de transporte sustentável, que complementa o transporte público e ainda promove saúde e bem-estar, impactando na qualidade de vida da população. Por isso, modernizar o acesso aos bicicletários das nossas estações vem ao encontro do nosso objetivo de aprimorar continuamente nossos serviços aos clientes, com uma mobilidade integrada e inteligente”, afirma Andre Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9. 
 
Na Linha 8-Diamante, os bicicletários estão localizados nas estações Jandira, Jardim Silveira, Jardim Belval, Itapevi e Engenheiro Cardoso. Já na Linha 9-Esmeralda, há local para deixar a bike nas estações Osasco, Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré, Cidade Universitária, Vila Olímpia (onde há também quatro vagas com carregamento para bicicleta elétrica), Autódromo, Jurubatuba, Primavera-Interlagos, Grajaú, Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e João Dias. Todos os bicicletários das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda podem ser utilizados diariamente, das 4h à 0h. 
 
Durante 30 dias, a partir de segunda-feira, a operação do Bicicletário Digital será assistida por profissionais contratados para esclarecimento de possíveis dúvidas e orientações gerais aos clientes. 
 
Linhas 4-Amarela e 5-Lilás têm mais de 2.800 clientes cadastrados 
 
Desde julho de 2024, quando ocorreu a implantação do Bicicletário Digital nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, 2.882 clientes já se cadastraram. Entre as estações com maior número de ciclistas que utilizam o serviço estão Butantã, Fradique Coutinho, Eucaliptos e Moema, que têm, juntas, cerca de 12 mil acessos mensais. Quando se fala em dias da semana, de acordo com um balanço realizado no fim de 2024, quintas e sextas-feiras são os dias em que os clientes mais usam o sistema. 
 
No total, as linhas 4, 5, 8 e 9 possuem mais de 4.000 vagas distribuídas nos 30 bicicletários das estações. O Bicicletário Digital funciona todos os dias das 4h à meia-noite. As concessionárias orientam que os ciclistas ocupem os últimos vagões dos trens, que têm mais espaço. É recomendável também que fiquem afastados das portas, a fim de evitar a obstrução de passagem na entrada ou saída dos demais passageiros.  
 
Confira o número de vagas disponíveis por linha e estação:  
 
Linha 4-Amarela 
Pinheiros, 117 vagas; Fradique Coutinho, 86 vagas; Butantã, 149 vagas; São Paulo-Morumbi, 80 vagas; e Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro, 92 vagas. 
 
Linha 5-Lilás 
Alto da Boa Vista, 100 vagas; Borba Gato, 84 vagas; Brooklin, 30 vagas; Campo Belo, 144 vagas; Eucaliptos, 92 vagas; Moema, 68 vagas; AACD-Servidor, 36 vagas; Hospital São Paulo,30 vagas; e Santa Cruz, 80 vagas. 
 
Linha 8-Diamante 
Jandira, 48 vagas; Jardim Silveira, 279 vagas; Jardim Belval, 120 vagas; Itapevi,480 vagas; e Engenheiro Cardoso, 160 vagas. 
 
Linha 9-Esmeralda 
Osasco, 166 vagas; Ceasa, 144 vagas; Villa Lobos-Jaguaré, 233 vagas; Cidade Universitária, 60 vagas; Vila Olímpia, 94 vagas; Autódromo, 261 vagas; Jurubatuba, 262 vagas; Primavera-Interlagos, 226 vagas; Grajaú, 178 vagas; Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, 100 vagas; e João Dias, 48 vagas. 

Informações: ViaQuatro 

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Em Vitória da Conquista, Duas linhas de ônibus voltam a operar


A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, informa que a partir desta segunda-feira (10), as linhas D39 Miro Cairo x Uesb e D35 Rodoviária x Uesb voltam a operar. Agora, a linha D39 conta com novos horários elaborados para serem reforços às linhas R25 e R08, que ligam o Miro Cairo e o Henriqueta ao Centro, respectivamente. A  mudança se deu a partir de estudos de “origem e destino” realizados em horários de pico. Com o retorno da linha D39, as radiais deixam de integrar com a R09. 

Outra reformulação aconteceu na linha D32. A partir de agora, a mesma passa a atender os Mirantes, localizados na Rua Cláudia Botelho, bairro Primavera, sentido Uesb, não entrando mais na Urbis I. O atendimento será feito pela Avenida Rosa Cruz. O itinerário no sentido Nossa Senhora Aparecida não foi modificado.

Informações: Prefeitura de Vitória da Conquista

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Em Curitiba, Urbs inicia projeto de revitalização de estações-tubo

A Urbanização de Curitiba (Urbs) está iniciando mais um projeto de revitalização das estações-tubo da capital, que contemplará melhorias em 69 estações-tubo até outubro de 2025. O projeto é dividido em lotes, com o primeiro abrangendo dez unidades, com recurso de R$ 891,6 mil.

As estações-tubo Osternack e Centro Médico, ambas no sentido Sítio Cercado, no Bairro Novo, dão início à programação, nesta segunda-feira (10/3), com o começo da troca de estrutura metálica e troca do piso naval, borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade.

A estação Osternack sentido Terminal Sítio Cercado será bloqueada parcialmente e os usuários poderão fazer o embarque e desembarque na estação na parte que ficará operacional. O bloqueio vai de 10/3 até 9/4.

A estação Centro Médico será desativada totalmente de 10/3 a 22/3. Os usuários que usam essa estação devem utilizar a estação-tubo Bairro Novo ou os alimentadores da região que são : 548 Osternack / S Cercado, 542  Bairro Novo B, 553 Moradias Parque Iguaçu, 552 Sambaqui, 528 Boqueirão / Pinheirinho.

Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. “Estamos retomando os investimentos em melhorias nos equipamentos do transporte coletivo, ampliando a segurança, a eficiência e a acessibilidade para o passageiro”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Aviso 
No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou  integralmente. Os usuários serão avisados por meio de cartazes e de Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas próprias estações-tubo.

As dez primeiras estações-tubo serão reformadas até o fim de julho de 2025. A programação prevê também, com início em março e abril, as reformas das estações-tubo Vila São Pedro, sentido Bairro Novo (de 24/3 a 5/4) e Bento Viana sentido Terminal Santa Cândida (de 7/4 a 3/5)

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Prefeitura de Uberlândia lança sistema de videomonitoramento da frota de ônibus

Com o objetivo de reforçar a segurança no transporte público municipal e melhorar ainda mais a qualidade do serviço oferecido na cidade, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), lançou, nesta quarta (12), o videomonitoramento online dos 407 veículos, que correspondem à frota total das três empresas concessionárias que operam na cidade. O sistema foi implantado pela Ubertrans e abrangerá também as 24 estações de ônibus dos corredores das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira, somando 24 espaços de embarque e desembarque, que compõem o Sistema Integrado de Transporte (SIT). As medidas são mais um reforço na segurança pública e no transporte público anunciado pelo prefeito Paulo Sérgio durante os 100 primeiros dias de seu mandato.

A apresentação da nova tecnologia de videomonitoramento dos ônibus em Uberlândia e das estações dos dois corredores foi feita pelo prefeito Paulo Sérgio, secretários municipais e outras autoridades na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal na manhã desta quarta-feira.

“A segurança em Uberlândia é uma das prioridades da nossa gestão. No transporte público, também estamos empenhados em reforçar esse trabalho para que todos usuários e os profissionais envolvidos com esse serviço transitem com tranquilidade, comodidade e proteção. Com esse novo sistema, que também contará com um botão do pânico nos ônibus, para ser acionado em caso de situações emergenciais, e o apoio das forças de segurança pública nessas ações de vigilância, passamos a oferecer à nossa população um transporte coletivo ainda mais seguro e com mais qualidade”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.

Cada veículo e cada estação das avenidas contempladas terão quatro câmeras com monitoramento feito em tempo real pelas empresas e pela central de monitoramento presente na Ubertrans. As imagens, se necessário, podem ser compartilhadas com as forças de segurança pública. O sistema de videomonitoramento será operado por dez pessoas treinadas para fazer os acompanhamentos das imagens. Ao todo, vão operar 1.724 equipamentos de imagens, que funcionarão diariamente nos ônibus do transporte público e nas 24 estações dos corredores das avenidas João Naves e Segismundo Pereira, que serão monitoradas 24 horas por dia. O investimento total no sistema, feito pelas concessionárias, foi de R$ 2,1 milhões.

SIT

O Sistema Integrado de Transporte (SIT) foi implantado pela Prefeitura de Uberlândia em julho de 1997 para agilizar o trânsito e gerar economia para a população na tarifa de transporte coletivo. É composto por oito terminais: Central, Umuarama, Planalto, Santa Luzia, Industrial, Novo Mundo, Dona Zulmira e Canaã, que são interligados por linhas troncais, interbairros, alimentadoras e distritais. Conta também com dois corredores de ônibus: da avenida João Naves de Ávila, que está em operação desde 2006 e conta com 13 estações com distância média de 500 metros entre elas e dois terminais de integração (Terminal Central e Terminal Santa Luzia), e da Segismundo Pereira, que opera desde 2018 e conta com 11 estações e acesso aos terminais Novo Mundo, Umuarama e Central.

Por meio do SIT em Uberlândia, o usuário pode se deslocar para qualquer ponto da cidade, pagando somente uma tarifa, trocando de ônibus nos terminais. O transporte público municipal funciona entre 4h30 e 0h. Os terminais abrem às 4h30 e as estações às 4h50. O fechamento ocorre às 0h e às 23h40, respectivamente.

Informações: Prefeitura de Uberlândia

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Em Salvador, Obras para expansão do metrô até o Campo Grande são autorizadas

A contratação das obras para a expansão da Linha 1 do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas (SMSL), com o objetivo de conectar a estação da Lapa ao Campo Grande foi autorizada nesta terça-feira (11). Esta etapa marca um avanço significativo para os moradores e usuários do transporte público na capital baiana.

A medida foi formalizada pela secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, permitindo que a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) inicie os preparativos para a contratação dos projetos e a execução das obras do Tramo 4 da linha. O novo trecho terá 1,2 km de extensão, com um percurso subterrâneo.

Atualmente, a Linha 1 vai da Lapa até Águas Claras, operada pela concessionária CCR Metrô Bahia. Com a inclusão do novo trecho, será estabelecida uma ligação direta entre a Lapa e o Campo Grande, onde será construída a nova Estação Campo Grande.

A expansão promete aumentar significativamente o número de passageiros e contribuir para a revitalização do Centro Histórico de Salvador. Além disso, proporcionará maior agilidade e conforto aos usuários, facilitando o deslocamento diário pela cidade. A CTB e a Sedur realizaram levantamentos e estudos iniciais para viabilizar a obra.

Informações: Metro 1

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Aracaju moderniza frota com 24 ônibus Volksbus


A Volkswagen Caminhões e Ônibus irá entregar 24 novos chassis VW 17.230 A para uma das empresas operadoras do transporte público de Aracaju (SE), a Viação Atalaia. A aquisição irá renovar a frota da capital sergipana com Volksbus zero km, equipados com carroceria Caio Apache VIP V e ar-condicionado.

Os novos veículos contam com câmbio automático. A empresa também fez aquisição de sistema wi-fi para os novos veículos. A atualização da frota faz parte da estratégia da Viação Atalaia de oferecer um serviço cada vez mais eficiente e alinhado às necessidades da população.

Para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a parceria com a Viação Atalaia reforça a confiança da operadora na robustez e na eficiência dos veículos da marca. “Ficamos muito orgulhosos em fazer parte desse movimento de renovação do transporte público em Aracaju. O VW 17.230 se destaca pela sua confiabilidade, conforto e eficiência operacional, atributos que fazem a diferença no dia a dia da operação”, afirma Jorge Carrer, diretor de vendas ônibus da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Informações: Technibus

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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