Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Metrô de SP bate recorde e transporta 3,2 milhões de passageiros em único dia

domingo, 17 de novembro de 2024

Cerca de 3.217.983 passageiros utilizaram o Metrô de São Paulo na última terça-feira (12). A marca superior a 3,2 milhões de pessoas transportadas em um único dia foi registrada pela primeira vez desde o começo da pandemia de Coronavírus, em março de 2020.

O número de 3.217.983 pessoas nas quatro linhas operadas pela companhia superou a marca anterior, de 3.187.048 passageiros, registrado em 8 de outubro.

O mês de novembro costuma registrar as maiores demandas do sistema, de acordo com a companhia. Com relação ao fluxo de passageiros, o número é maior às terças-feiras.

Segundo o Metrô, a retomada da demanda da companhia no cenário pós-pandemia acontece de “forma gradual, impulsionada por uma gestão focada na inovação, otimização de custos e resiliência.”

Recorde histórico
O recorde histórico de demanda nas linhas operadas pelo Metrô foi com o transporte de 4.170.305 passageiros, em 14 de novembro de 2013. Na época, a companhia operava uma rede com 74,3 km de extensão e transportava, diariamente, uma média de 3,8 milhões de pessoas.

Informações: CNN Brasil

READ MORE - Metrô de SP bate recorde e transporta 3,2 milhões de passageiros em único dia

Em Campinas, Terminal Mercado receberá segunda etapa de melhorias

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam o Terminal Mercado terão ainda mais conforto na utilização do espaço. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizará a segunda etapa de obras no terminal, com ampliação das áreas cobertas das plataformas e travessias, reforma e ampliação da cabine de controle operacional e vestiários.

A fase atual é de emissão da ordem de serviço e a previsão é que a obra seja iniciada no dia 25 de novembro. O prazo previsto de execução das obras é de 110 dias. Inicialmente, não haverá mudanças na operação do terminal durante os trabalhos.

As coberturas de policarbonato instaladas nas quatro plataformas terão as laterais ampliadas em cerca de um metro. Também serão instaladas coberturas nas travessias de pedestres. As melhorias ampliam as áreas protegidas do sol e das chuvas.

“Realizamos a reforma do Terminal Mercado após mais de 50 anos de sua fundação, ampliando significativamente o conforto e a segurança oferecidos aos usuários. Agora, com um recurso complementar, ampliaremos as áreas cobertas e daremos melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no espaço”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

A cabine de controle operacional, que atualmente tem área de 31 metros quadrados, passará por reforma e ampliação de 29 metros quadrados – totalizando 60 metros quadrados de área construída. O espaço receberá novas instalações elétricas, hidráulica e novos sanitários.
 
Com a adequação, serão ofertados vestiários femininos e masculino aos agentes da mobilidade urbana que atuam na fiscalização do transporte público, com sanitários e armários. Também serão construídas uma sala de apoio para as equipes de segurança patrimonial, com lavabo; e uma sala para apoio e vestiário, com lavabos masculino e feminino, que será dedicada às equipes de limpeza.  

A etapa complementar de obras será viabilizada por um segundo lote de contrapartida financeira pela instalação de empreendimento no município, no valor de cerca de R$ 1,2 milhão, oriunda da construtora Plaenge. As obras serão executadas pela empresa MBM Construtora.
 
Novo Terminal Mercado foi entregue em junho
A primeira etapa da reforma do Terminal Mercado foi entregue à população em junho e contemplou ampliação e cobertura de quatro plataformas, acessibilidade, infraestrutura renovada, nova sinalização e comunicação visual.
 
Em benefício da acessibilidade, o Terminal Mercado recebeu rampas e piso podotátil alerta e direcional nas plataformas e travessias. Foram construídos banheiros para pessoa com deficiência (feminino e masculino) e Espaço Família (fraldário). Os sanitários existentes também receberam melhorias, incluindo pintura. A circulação pelo terminal ganhou mais segurança, com nova sinalização na área interna (faixas de pedestres, pintura de guias e sarjetas). A sinalização horizontal também foi reforçada no entorno do terminal e houve a implantação de rampas de acessibilidade.
 
A reforma contemplou ainda nova iluminação, com lâmpadas em LED. O espaço também recebeu melhorias nas instalações elétrica e hidráulica, além de paisagismo, bancos de madeira e bebedouros. Houve revitalização e pintura de alambrados. Na área de comunicação visual, houve a instalação de placas indicativas sobre o atendimento das linhas, identificação dos espaços e plataformas. A Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas) investiu cerca de R$ 290 mil na construção de um novo posto de atendimento e de um espaço operacional dedicado aos motoristas.
 
A primeira fase de obras começou no dia 13 de novembro de 2023. O investimento foi de R$ 1,4 milhão, por meio de contrapartida da empresa Construtora Patriani. A Emdec investiu R$ 164,6 mil na sinalização viária do espaço, execução de rampas e recomposição de calçadas. A execução envolveu ainda a Secretaria de Serviços Públicos, a Azul Engenharia, a Conecta, Sanasa e os reeducandos que atuam na área de manutenção da Emdec. 
 
E em julho, o Terminal Mercado passou a ser fechado, com acesso exclusivo para os usuários do transporte público coletivo municipal. A medida proporciona mais segurança e conforto para os usuários; além de favorecer a conservação e a manutenção do espaço. A cobrança da tarifa é efetuada em duas etapas: 80% do valor da passagem é debitado do Bilhete Único ou QR Code, no momento da passagem pelas catracas do terminal; e os 20% restantes são debitados no interior do ônibus, na passagem pela catraca, com a entrada pela porta dianteira.
 
O Terminal Mercado é operado por 25 linhas convencionais municipais, que transportaram, no mês de setembro, mais de 52 mil passageiros em dias úteis. A estimativa de circulação dentro do Terminal Mercado é de 18 mil pessoas por dia.

Informações: EMDEC

READ MORE - Em Campinas, Terminal Mercado receberá segunda etapa de melhorias

Projeto para Guarulhos ter ônibus de graça aos domingos é apresentado na Câmara

O Projeto de Lei (PL) que autoriza a implementação do programa “Domingão Tarifa Zero” em Guarulhos foi apresentado pelo vereador Ticiano (PSD), presidente da Câmara Municipal, nesta semana. Esse é apenas o primeiro passo para a ideia sair do papel, pois o PL ainda vai passar por comissões do Legislativo até ser colocado em votação para os parlamentares decidirem se aprovam ou não o programa, algo que só deve acontecer no ano que vem.

Oferecer ônibus de graça aos domingos foi uma promessa de campanha de Lucas Sanches (PL). O prefeito eleito recebeu apoio do vereador Ticiano e de toda a bancada do PSD no segundo turno das eleições municipais de 2024. Sendo assim, se o PL for aprovado pela Câmara, certamente terá o aval do próximo prefeito, que assume a chefia do Executivo em 1º de janeiro de 2025.

O Programa Domingão Tarifa Zero já está em vigor na cidade de São Paulo desde dezembro de 2023, tornando gratuitos os ônibus municipais neste dia da semana. Até junho de 2024, quando completou seis meses em vigor, o programa havia transportado de graça 81,3 milhões de passageiros na capital paulista, aumento de 32% em relação a dezembro de 2022 e junho de 2023.

Além disso, a Prefeitura de São Paulo também constatou aumento na visita aos parques municipais. Dados da Secretaria do Verde e Meio Ambiente indicam crescimento de 177% em relação às visitas feitas de dezembro de 2022 a maio de 2023. Quatro dos cinco parques que receberam mais visitantes estão na periferia: Parque do Carmo, Tiquatira, Fazenda do Carmo, na zona leste, e o Bororé, na zona Sul.

Domingão Tarifa Zero em Guarulhos
O texto do Projeto de Lei Nº 199/2024, de autoria do vereador Ticiano na Câmara Municipal guarulhense, indica como o Domingão Tarifa Zero deve funcionar por aqui –conforme for passando pela comissões, no entanto, esse texto pode sofrer alterações. Destacamos alguns pontos abaixo:

O objetivo é isentar do pagamento de tarifa pública o usuário das linhas mantidas e gerenciadas pelo Município de Guarulhos no transporte coletivo público de passageiros –ou seja, a medida vale apenas para os ônibus municipais. Coletivos da EMTU (que fazem o trajeto Guarulhos-São Paulo) são estaduais e não estão incluídos no PL.

O acesso do usuário ao transporte coletivo público de passageiros municipal, nas condições do Programa “Domingão Tarifa Zero”, será feito mediante o uso de bilhete eletrônico (no domingo, o bilhete será usado apenas para o controle do número de passageiros, sem cobrança). Crianças menores de 5 anos de idade não precisarão de bilhete eletrônico.

O passageiro que não possuir o bilhete eletrônico terá o acesso liberado manualmente pela equipe de bordo do veículo ou pela equipe da estação, quando houver pré-embarque, nos termos e procedimentos previamente aprovados pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana.

Ainda de acordo com o projeto, “as despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta de verbas próprias [da Prefeitura de Guarulhos], consignadas em Orçamento e suplementadas se necessário”.

Entre as justificativas para o projeto Domingão Tarifa Zero ser aprovado em Guarulhos, o vereador Ticiano defende que oferecer ônibus gratuito aos domingos é uma forma de permitir que os “cidadãos menos favorecidos” possam aproveitar melhor a cidade em um dia de lazer.

“Acreditamos que essa propositura irá promover a fomentação do comércio na cidade, uma vez que os cidadãos poderão estar economizando com o gasto de suas passagens e podendo investir em outras possibilidades de aquisição, além de estarem se deslocando para diversas áreas para praticar o onsumo.

Não é também apenas uma passagem grátis, mas uma forma de dar às pessoas a oportunidade de se sentirem olhadas pelo poder público. Isso devemos buscar todos os dias, com essa e outras medidas.”

Atualmente, a passagem de ônibus em Guarulhos custa R$ 5,10.

Informações: Guarulhos Todo Dia

READ MORE - Projeto para Guarulhos ter ônibus de graça aos domingos é apresentado na Câmara

Em Curitiba, Novas estações-tubo na Linha Verde serão entregues nesta segunda-feira

As novas estações-tubo Solar e Linha Verde serão entregues nesta segunda-feira (18). A Prefeitura de Curitiba confirmou a novidade neste domingo. Com isso, usuários do transporte público que passam pela Linha Verde serão beneficiados, mas também àqueles que vivem em Colombo (RMC) e passam pelo Terminal Roça Grande.

A Estação Solar, no sentido Norte, fica no Bairro Alto, entre a Rua Moreno Roseira Penteado de Almeida e a Avenida Francisco M. Albizu, no trecho que vai do Viaduto Alberico Flores Bueno ao Conjunto Solar, entre a loja Daju e o Atacadão.

A Estação Jardim Botânico, no sentido Sul, fica no bairro de mesmo nome na altura do número 8.300 da Linha Verde, no viaduto sobre as avenidas Prefeito Maurício Fruet e Presidente Affonso Camargo.

A cerimônia será conduzida pelo prefeito e vice-prefeito, Rafael Greca e Eduardo Pimentel, ambos do PSD. A previsão de início está para a partir das 16h.

Novas linhas
Com a entrega da Estação Solar, a Linha Verde ganhará novas linhas de ônibus.

A linha expressa 350-Fagundes Varela/Pinheirinho terá trajeto ampliado e passa a se chamar 350-Solar/Pinheirinho.

Além disso, entra em operação a nova linha metropolitana Roça Grande/Solar, que liga o bairro de Colombo à nova estação-tubo da Linha Verde. As novas linhas entram operação na terça-feira (19).

Informações: BandaB

READ MORE - Em Curitiba, Novas estações-tubo na Linha Verde serão entregues nesta segunda-feira

Em Goiânia, Estação Palmito do BRT Leste-Oeste é inaugurada

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Dando sequência ao projeto de reestruturação dos seis terminais e 19 estações da Nova Anhanguera, o Governo de Goiás realizou nesta segunda-feira (11/11), a entrega da Estação Palmito do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).

Com arquitetura moderna e funcionalidades tecnológicas, a entrega da nova plataforma reforça o compromisso do Estado de oferecer um transporte coletivo eficiente e de qualidade aos usuários de Goiânia e Região Metropolitana.

O secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, destaca a importância do cumprimento do cronograma de obras, mesmo durante o período chuvoso intenso.

“Melhorar a qualidade do transporte público é um compromisso do Governo de Goiás e, por isso, queremos cumprir à risca o cronograma de entregas para que a população possa sentir efetivamente as melhorias implementadas no serviço”, destaca.

Ao todo, oito estações já foram entregues, facilitando a rotina dos passageiros, que agora podem contar com melhorias significativas na infraestrutura e acessibilidade. Foram investidos cerca de R$ 2,75 milhões em toda a obra.

A próxima reforma começa na próxima terça (12/11), na Estação Vila Morais. Outras três estações já tiveram suas reformas iniciadas: Iquego, Anicuns e Botafogo.

As novas estações estão sendo entregues com painéis informativos que oferecem aos usuários a previsão do tempo de chegada dos ônibus e os itinerários. Por meio de um mapa, também é possível visualizar a integração da rede de transporte coletivo. Um relógio artístico, que interage com os usuários, também compõe os equipamentos das novas estações.

Tecnologia na Estação Palmito
Altamente tecnológica, a Estação Palmito conta com: 

  • sistema de som com caixas de 400 watts de potência distribuídos por toda a plataforma;
  • duas portarias eletrônicas nas entradas das estações com acessos internos e externos – nelas o usuário pode acionar ajuda dos profissionais do RedeMob Consórcio para apoio em caso de qualquer dificuldade;
  • monitores de led semelhantes aos dos aeroportos com 2 metros por 50 cm, que vão trazer entretenimento, bem como informações de utilidade pública;
  • Wi-Fi e outros  monitores que vão anunciar o tempo de chegada dos ônibus e linhas.

A acessibilidade também foi uma grande preocupação durante a revitalização da Estação Palmito. Na plataforma, foram inseridas rampas de acesso com inclinação suave e corrimão com sinalização em braile para garantir a inclusão de todos os passageiros.

Na entrada, uma placa em braile também auxilia na identificação do local. Todo o piso tátil foi devidamente implantado, de forma inteligente e segura.

Os usuários vão contar ainda com um totem interativo, que permitirá o autoatendimento e consultas a serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). O sistema trará opções de consultas do último saldo do cartão, conforme os últimos registros gravados no sistema de bilhetagem, verificar a situação do seu cadastro ou ainda bloquear um determinado cartão que tenha sido perdido ou roubado.

Outro serviço que também estará disponível é o QR Code Minha estação! Por ele, ao apontar o celular para um dos QR Code da estação (cada QR Code é associado a uma parada ou sentido do BRT), o cliente poderá visualizar as informações das linhas daquela parada e seus próximos horários de embarque. Também será possível colaborar com a RMTC na preservação do patrimônio, utilizado pelo próprio usuário, informando situações de risco, não conformidades ou ainda ações de vandalismo.

Estrutura e segurança
Paredes de brises de alumínio compõem a estrutura de proteção das estações e auxiliam na circulação de ar e proteção dos passageiros e equipamentos.  Cada lado da plataforma contará, em 2025 (ao finalizar a troca da frota) com portas de vidro automáticas, que permitirão acesso ainda mais seguro aos ônibus. Um sistema automático vai comandar a abertura e fechamento da própria estação.

A segurança também foi uma prioridade. A estação conta com câmeras que permitirão o reconhecimento facial e controle de acesso inteligente. Um posto de segurança realizará o monitoramento em tempo integral do local, tudo integrado com a Secretária de Segurança Pública do Governo de Goiás.

As catracas possuem um padrão antivandalismo, com gabinetes em inox e acesso exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs), semelhantes às que são usadas em estações de metrô. Na entrada, máquinas de autoatendimento facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos. A nova estação Palmito oferece ainda um bicicletário.

Nova RMTC
O projeto de reestruturação dos terminais e estações da Nova Anhanguera é um projeto para atender as cerca de 150 mil pessoas que transitam pelo Eixo todos os dias.

O projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a Nova Anhanguera, conta com investimentos de R$ 1,6 bilhão, aplicados pelo Estado, prefeituras e concessionárias que operam o serviço.

A iniciativa consiste na realização de obras de infraestrutura e renovação da frota com aquisição de ônibus elétricos e a diesel, até o final de 2025.

Informações a imprensa

READ MORE - Em Goiânia, Estação Palmito do BRT Leste-Oeste é inaugurada

Em BH, Estação Pampulha passa por mudança nas plataformas

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

A Prefeitura de Belo Horizonte estar realizando obras de manutenção no pilar do Viaduto Oscar Niemeyer, que serão realizadas dentro da Estação Pampulha. Para garantir a segurança dos passageiros, dos trabalhadores da obra e da operação do transporte coletivo, algumas linhas do MOVE terão o atendimento remanejado nas plataformas e as linhas 63, 64 e 67 não irão realizar o embarque e desembarque na estação durante o período das obras.

Agentes da BHTrans e da Sumob irão monitorar os locais durante o período das interdições para garantir a segurança e a orientação aos usuários. Cartazes estão fixados nas estações Pampulha, Vilarinho, Venda Nova, nas estações de transferência da Área Central, das avenidas Pedro I e Antônio Carlos e nas linhas 63, 64 e 67 do MOVE.

As linhas que vão passar por mudanças na estação Pampulha durante o período de obras:

- 50 - Estação Pampulha / Centro - Direta;

- 63 - Estação Venda Nova / Avenida Antônio Carlos;

- 64 - Estação Venda Nova /Assembleia Via Carlos Luz;

- 67 - Estação Vilarinho / Santo Agostinho via Carlos Luz;

- 68 - Estação Vilarinho / Avenida Antônio Carlos;

- 6031 - Cidade Administrativa / Centro;

- 6350 - Estação Vilarinho / Estação Barreiro via Anel Rodoviário;

- 8550 - Estação São Gabriel / Zoológico via Estação Pampulha.

Plataformas remanejadas

- A linha 68 será remanejada da plataforma F3 para a F5;

- As linhas 6031, 6350 e 8550 serão remanejadas da plataforma F4 para a F5;

- A Linha 50 será remanejada da plataforma F5 para a G5.

Linhas que deixam de atender a Estação Pampulha

Com a limitação do espaço nas plataformas e para garantir a operação segura das linhas nas plataformas do MOVE as linhas 63, 64 e 67 não irão realizar o embarque e desembarque na estação durante o período das obras.  Confira as orientações aos passageiros para cada estação:

- Estação Venda Nova: para seguir até a Estação Pampulha, o passageiro deve pegar as linhas 63 ou 64, descer em uma das estações da Avenida Pedro I e embarcar nas linhas 68 ou 6350.

- Estação Vilarinho: para seguir até a Estação Pampulha, o passageiro deve pegar as linhas 68 ou 6350, que já param na estação.

- Estação Pampulha: sentido Venda Nova, pegar as linhas 68 ou 6350 (plataforma F5), descer em uma das estações da Avenida Pedro I e embarcar nas linhas 63, 64 ou 67.

Sentido Centro, pegar as linhas 68 ou 6350 (plataforma G3), descer na estação Santa Rosa, na Avenida Antônio Carlos, e embarcar nas linhas 63, 64 ou 67.

- Estações de transferência nas avenidas Pedro I e Antônio Carlos: para seguir até a estação Pampulha, o passageiro deve embarcar nas linhas 51, 52, 68 ou 6350.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

READ MORE - Em BH, Estação Pampulha passa por mudança nas plataformas

Viação Piracicabana adquiriu 150 novos ônibus para o Plano Piloto de Brasília, em Sobradinho e Planaltina

A Viação Piracicabana, do Grupo Comporte, adquiriu 150 unidades do Apache Vip V, o ônibus urbano mais vendido do Brasil. Até o momento, 90 veículos já foram entregues e estão em operação no Plano Piloto de Brasília, em Sobradinho e Planaltina, enquanto as outras 60 unidades estão em processo na fábrica.

Dos 150 ônibus adquiridos, 139 fazem parte da renovação da frota e 11 foram adquiridos para expandir as operações da empresa.

Marco Oliveira, gerente de Manutenção da Viação Piracicabana, expressou sua satisfação com a qualidade dos produtos entregues pela Caio: “Estamos muito satisfeitos com a parceria e com a qualidade dos ônibus que recebemos. Eles atenderam às nossas expectativas em diversos aspectos”.

Marco ainda acrescenta, elogiando o conforto proporcionado pela carroceria: ``O espaço interno é adequado para os operadores e o banco do motorista é confortável, com regulagens que atendem às necessidades individuais. Além disso, o painel de instrumentos oferece ótima visibilidade e a ventilação interna é eficiente”.

Sobre os Apache Vip V entregues

Os ônibus foram encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721/59, com 12.700 mm de comprimento, com capacidade total para 83 pessoas, sendo 39 passageiros sentados, 42 em pé, um motorista e um cobrador.

No lado direito das carrocerias foram instaladas três portas tipo fole, com funcionamento pneumático e acionamento de emergência na porta dianteira.
Para o conforto dos passageiros, são equipadas com poltronas injetadas estofadas, com encosto de cabeça.

As unidades também contam com elevador semiautomático na porta central; seis assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos; e uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia, proporcionando grande acessibilidade no transporte.

Os veículos apresentam tecnologias embarcadas, como quatro itinerários eletrônicos localizados em diferentes locais: frontal, traseiro, lateral direita e base do painel; iluminação em led no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus, facilitando o acesso ao ônibus e preparação para microcâmeras e sistema wi-fi. Possuem também, seis alto-falantes, catraca eletromecânica e pontos para instalação de validadores, microcâmeras e monitores de TV.

Informações: Caio

READ MORE - Viação Piracicabana adquiriu 150 novos ônibus para o Plano Piloto de Brasília, em Sobradinho e Planaltina

Cidade de Itapetininga vai receber 10 novos ônibus


A Caio, fabricante de ônibus urbanos, produziu 10 unidades do modelo Apache Vip V - campeão de vendas, para a Movili Transportes do grupo Viação Rosa. Os veículos estão em operação na cidade de Itapetininga, município paulista de aproximadamente 164 mil habitantes.

Sobre os Apache Vip
Os ônibus foram encarroçados sobre chassi Volkswagen 17-230, apresentando suspensão fixa, 12.745 mm de comprimento e capacidade total para 81 passageiros, sendo 41 sentados, 39 em pé e um motorista.

As carrocerias contam com três portas fole no lado direito, que possuem funcionamento pneumático e acionamento de emergência na porta dianteira.

Para garantir o conforto dos usuários, as poltronas dos passageiros são injetadas, totalmente estofadas e equipadas com encosto de cabeça. As poltronas dos motoristas também são estofadas, hidráulicas e possuem deslocamento lateral.

Essas unidades estão equipadas com um elevador semiautomático na porta central, quatro assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de uma área exclusiva para cadeirantes e pessoas com deficiência visual acompanhadas por cão-guia, promovendo acessibilidade no transporte.

Os veículos apresentam tecnologias embarcadas, como três itinerários eletrônicos localizados na parte frontal, lateral direita e na base do painel, com controladores integrados ao sistema multiplex, iluminação em led no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus, facilitando o acesso ao ônibus. Além disso, saíram da fábrica preparados para a instalação de validadores, microcâmeras e monitores. Outros componentes incluem alarme de ré com atenuador noturno, catraca eletromecânica, teclado multiplex, tomadas USB e PNDV – dispositivo que indica a velocidade atual do ônibus.

Informações: Caio

READ MORE - Cidade de Itapetininga vai receber 10 novos ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960