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Ônibus para o Aeroporto de Guarulhos tem tarifa mais baixa em setembro

domingo, 15 de setembro de 2024

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo autorizou a redução nas tarifas de quatro linhas que atendem ao Aeroporto de Guarulhos, no Sistema Airport Bus Service. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira, 9, tendo validade até o dia 30 de setembro.

A Resolução STM nº 021 autoriza o Consórcio Internorte de Transportes, concessionário da Área 3, da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, a reduzir as tarifas nas Linhas Seletivas Especiais Expressas Guarulhos.

A diminuição dos valores levou em consideração o Estudo Técnico elaborado pela EMTU/SP, além da Informação Técnica da Coordenadoria de Transporte Coletivo – CTC. A informação foi divulgada pela página passageirodeprimeira.com

As alterações nos preços das tarifas são as seguintes:

  • Linha E-258TRO-000-R: de Guarulhos (Aeroporto Internacional de Guarulhos) para São Paulo (Aeroporto de Congonhas) de R$ 62,55 para R$ 46,50.
  • Linha E-316TRO-000-R: de Guarulhos (Aeroporto Internacional de Guarulhos) para São Paulo (Avenida Paulista – Circuito dos Hotéis) de R$ 62,55 para R$ 46,50.
  • Linha E-472TRO-000-R: de Guarulhos (Aeroporto Internacional de Guarulhos) para São Paulo (Terminal Rodoviário Barra Funda) de R$ 62,55 para R$ 42,50.
  • Linha E-472EX1-000-R: de Guarulhos (Aeroporto Internacional de Guarulhos) para São Paulo (Terminal Rodoviário Tietê) de R$ 62,55 para R$ 42,50.

Expresso Aeroporto
Além disso, a Linha 13-Jade da CPTM continua sendo uma alternativa expressa eficiente para chegar ao aeroporto, ligando as estações centrais de São Paulo a Guarulhos em cerca de 30 minutos por R$ 5. Contudo, a experiência pode ser um pouco conturbada caso o trajeto seja feito durante o horário de pico, principalmente se houver bagagem.

Todos os horários de partidas e o itinerário podem ser consultados diretamente no site ou app EMTU oficial, que também possibilita que você acompanhe as viagens em tempo real.

Informações: Click Guarulhos

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Grande Recife: Obras do novo TI Igarassu implica na sua interdição provisória

sábado, 14 de setembro de 2024

Dando continuidade às obras de expansão e melhorias do novo Terminal Integrado de Igarassu, o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, informa que a partir de sábado (14), o TI passará por uma nova etapa de serviço, com a instalação das telhas metálicas do terminal definitivo. Por questões de segurança, será realizada a interdição provisória daquele equipamento até a conclusão da afixação das telhas. Portanto, todas as linhas voltarão a operar às margens da Rodovia PE-035, como já aconteceu, de forma provisória.

As linhas afetadas serão 1903 – Araçoiaba/TI Igarassu; 1905 – TI Abreu e Lima/TI Igarassu; 1908 – TI Igarassu (Botafogo); 1918 – TI Igarassu (Circular); 1946 – TI Igarassu (BR-101); 1963 – TI PE-15/TI Igarassu (Sítio Histórico); 1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira; 1967 – TI Igarassu (Sítio Histórico); 1968 – TI Igarassu/Ilha de Itamaracá e 1969 – TI Igarassu/Itapissuma.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

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Sintur entrega novos ônibus com Wi-Fi para João Pessoa


O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) anunciou nesta quinta-feira (12) a inclusão de mais sete ônibus zero quilômetro na frota de transporte público da capital. Os veículos são equipados com o moderno motor Mercedes Euro 6, que reduz a emissão de gases poluentes, e contam com Wi-Fi. Os novos ônibus também dispõem de plataformas de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Eles irão operar nas seguintes linhas:

1001 Bairro das Indústrias
523 Colinas do Sul/Epitácio
502 Geisel
110 Jardim Planalto
507 Cabo Branco
401 Altiplano
520 Altiplano/Epitácio

A operação deve começar na próxima semana, após vistoria da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e o emplacamento dos veículos.

Os novos ônibus irão substituir os mais antigos. Com essa renovação, João Pessoa mantém a posição de terceira frota de ônibus mais nova do Nordeste. Desde 2023, já foram entregues 120 novos ônibus à população da capital.
“Com esta entrega, chegamos a 120 ônibus zero quilômetro, incluindo os Geladinhos, configurando-se na maior renovação da frota de nossa cidade. Estes ônibus são equipados com motores Euro 6, que poluem bem menos, acessibilidade e wi-fi. Estamos dando seguimento ao nosso compromisso de melhoria no transporte coletivo”, declarou Isaac Moreira, diretor institucional do Sintur-JP.

Informações: MaisPB

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Em Sorocaba, Urbes põe climatizadores em terminais de ônibus


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes Trânsito e Transportes, instalou aparelhos climatizadores em cinco terminais de ônibus da cidade. A iniciativa busca minimizar os impactos à saúde dos usuários e trabalhadores do sistema de transporte público, causados pelo clima seco dos últimos dias.

Os equipamentos liberam vapor de água, que aumentam a umidade do ambiente e foram distribuídos da seguinte forma: cinco no Terminal Santo Antônio, três no Terminal São Paulo, dois no Terminal Vitória Régia, dois no Terminal São Bento e dois no Terminal Ipiranga.

Os climatizadores estão sendo utilizados a partir de doação, sem ônus ou encargos, pelo prazo de 30 dias, a partir de iniciativa viabilizada pela concessionária City Transportes Urbanos Global, informa a prefeitura.

Informações: Jornal Cruzeiro do Sul 

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BRT Transbrasil reduz para menos de 1/3 o tempo de viagem no Rio

quarta-feira, 11 de setembro de 2024


O BRT Transbrasil acelerou a mobilidade de milhares de passageiros diariamente no Rio de Janeiro. A redução do tempo de viagem entre Deodoro e o Centro da cidade foi de até 3 horas para apenas 50 minutos. A comparação, realizada pelo site G1, foi feita medindo o mesmo trajeto realizado de carro e de BRT. Inaugurado em abril, o corredor exclusivo de ônibus já bateu recordes e se tornou uma alternativa atraente em relação a veículos particulares. 

O Transbrasil se junta aos corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica, formando uma rede integrada de transporte que oferece aos cariocas uma alternativa rápida, segura e confortável para se locomover pela cidade. A prefeitura do Rio já anunciou planos de expansão da rede, com a construção de novos corredores e a integração com outros modais de transporte, visando ampliar ainda mais o acesso da população a um transporte público de qualidade.

Informações: NTU 

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Ônibus elétricos circulam pela via expressa do BRT para testes em Belém

Os ônibus elétricos estão circulando em forma de teste, desde sábado (7), em Belém, na via expressa do BRT com itinerário conectando terminais Mangueirão e São Brás. Ainda não há previsão para que funcionem regularmente na capital.

Os testes ocorrem após uma suspensão da medida cautelar, quase dois meses depois da apresentação dos cinco veículos. Com isso, foi iniciada a instalação de carregadores, treinamento de motoristas e testes fora do terminal Mangueirão.

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), os testes vão continuar sendo feitos no decorrer da semana, acompanhados por técnicos da empresa fabricante e da autarquia municipal.

O intuito da superintendência é avaliar o equipamento nos períodos de picos e entrepicos de trânsito, e também o desempenho e segurança na circulação do veículo.

A partir dos testes, a expectativa é implementar a linha experimental que vai conectar o terminal Mangueirão ao de São Brás, de forma expressa.

Ainda segundo a Semob, os testes também servem para avaliar e estudar a implantação de outros serviços e linhas.

Informações: g1 Pará

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Número de usuários do BRT Salvador cresce 107% e alcança 1,5 milhão de passageiros em agosto

O número de usuários do BRT de Salvador cresceu 107% em agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com a prefeitura, ao todo,  1.518.177 pessoas utilizaram o sistema, sendo o mês em que o sistema alcançou o maior número de passageiros transportados desde o início da operação, em setembro de 2022. Nos últimos 12 meses, 14.443.628 de passageiros utilizaram o BRT Salvador.

O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, afirmou que os resultados representam um avanço positivo e colocam Salvador cada vez mais em destaque. "Implementamos aqui um sistema que vem sendo estudado por outras cidades do Brasil e do mundo. Esses números são crescentes e refletem a consolidação de um modal que leva os passageiros de forma prioritária, desde o embarque, até seus destinos", afirmou.

Segundo a prefeitura, até dezembro deste ano, mais duas linhas irão iniciar a operação: a B5, entre a Rodoviária e a Lapa, e a B6, ligando a Lapa ao aeroporto pela orla, por meio do BRS que está sendo implementado. Mais 51 ônibus, sendo dois articulados, chegarão à capital baiana neste mesmo período para reforçar o sistema.

"A Prefeitura não vem medindo esforços para aperfeiçoar cada vez a qualidade do sistema. Outros veículos serão adquiridos, incluindo elétricos, através de financiamentos nacionais e internacionais e devem chegar a Salvador em 2025", concluiu Muller.

Além de um projeto de transporte, o BRT Salvador contempla intervenções de macrodrenagem, requalificação de vias, construção de novos elevados em trechos que apresentavam gargalos no tráfego, paisagismo, iluminação e abertura de áreas de lazer com quadras, parques infantis e a maior pista de skate da capital baiana.

O modal possui ao todo 13 km de vias exclusivas e 14 estações, além do trecho compartilhado na região do Caminho das Árvores e Pituba.

Informações: Bahia Notícias

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Tarifa Zero em São Caetano mais que triplica passageiros de ônibus em menos de um ano

O programa Tarifa Zero dos ônibus de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, divide opiniões. Uns celebram a economia gerada, outros reclamam de superlotação. Fato é que, após nove meses, a demanda triplicou e mais de 15 milhões de passageiros foram transportados sem pegar tarifa.

Em novembro, o município se tornou o maior do estado a adotar o passe livre. Antes, o sistema municipal contava com 47 ônibus, em oito linhas, que levavam cerca de 22 mil passageiros por mês, segundo a prefeitura.

Agora são 57 veículos (15 entregues em junho) em 10 linhas com picos de 75 mil pessoas por dia —ou seja, os aumentos foram de 36%, 25% e 240%, respectivamente. Inicialmente, a prefeitura previa 50% de crescimento da demanda. O município tem 165 mil moradores, segundo o Censo.

O morador Marco Antonio, 65, conta que das 7h às 8h é impossível pegar ônibus, pois todos estão lotados. Ele mora na rota da Linha 2, que passa pelos bairros mais populosos de São Caetano. “O prefeito acha isso uma maravilha. Fala para ele vir pegar ônibus todo dia, senta no meu colo.”

Com ele concorda João Vitor, 42, que afirma nunca ter sentado em um ônibus após as 17h no passe livre. “Pessoal esqueceu como anda. Pegam num ponto para descer no próximo. De graça, pessoal até toma injeção na testa”, brinca. E não adiantara ampliar a frota. “Só restringindo para quem mora aqui, e olhe lá.”

Usuários reclamam que moradores da região sudeste de São Paulo acabam usando o sistema da cidade devido a gratuidade, o que aumenta a superlotação.

“A Linha 1, que é usada principalmente pelo pessoal de São Paulo para embarcar na Linha 10–Turquesa da CPTM, é de fato uma das mais lotadas. A razão por trás é simples: tem pouco ônibus e quase todos são velhos. Quando eles chegam no terminal, os motoristas esperam encher para sair”, disse Vicente Delgado, 45, que mora no lado paulistano.

A reportagem visitou o Terminal Rodoviário Nicolau Delic, que faz junção com a estação São Caetano da CPTM, e conferiu que de fato a Linha 1 tinha intervalos maiores que as demais e nenhum ônibus novo apareceu num período de duas horas. Às 18h, quase todas as linhas tinham filas que faziam zig-zag na plataforma.

Na Linha 1, passageiros sentavam até na escada de entrada. Quem estava no ponto, não conseguia entrar. A situação seguiu até o ponto mais próximo a São Paulo, quando mais da metade desceu.

“É utópico achar que teremos um ônibus de Tarifa Zero com três passageiros que nem tinha antes”, diz José Auricchio Júnior (PSD), que irá encerrar seu quarto mandato de prefeito de São Caetano. “Normalmente quem fala isso é um pessoal com mais idade, que tinha o ônibus para si.”

Cerca de metade dos passageiros já não pagavam passagem antes do programa, por serem idosos ou estudantes. “O problema é cultural. Antes você andava no ônibus batendo papo com o motorista. Esse conforto de antes não se paga.”

O Tarifa Zero custa para os cofres municipais R$ 3,5 milhões por mês, ou cerca de 1,5% do orçamento municipal.

Auricchio descarta que a presença de usuários de cidades vizinhas seja um problema e afirma ter encomendado um estudo para organizar melhor as linhas. Ele prevê que será necessário expandir a frota, “mas nada que impacte o orçamento, cerca de 5 a 10% de aumento”. A compra é uma decisão da Viação Padre Eustáquio, única concessionária da cidade.

A pesquisa sobre o sistema municipal apontou que 58% das viagens tem origem e destino dentro da cidade; 27% são de fora; 10% tem origem em São Caetano e vão para outra cidade; e 5% são de fora e utilizam o Tarifa Zero como parte de um trajeto maior.

“Um projeto dessa magnitude precisa de ajustes, claro, mas o projeto passa por três pilares: aumentar o número de passageiros transportados, previsibilidade de custo e atingir a satisfação de maior parte dos usuários”, diz o prefeito.

Parte dos usuários comemora a economia que consegue fazer com o programa. Jessica Thayna, 21, trabalha no Brooklin, na zona sul da capital paulista, e diz poupar R$ 250 por mês com a gratuidade. “Está cheio, mas nada se compara a São Paulo.”

Já Glaucia Nogueira, 42, antes ia a a pé até a estação, uma caminhada de 30 minutos. “Agora, faço o trajeto em 10 minutos [de ônibus]. Acho muito benéfico. Dá condição a muitas pessoas que não tinham”, conta.

Para o idealizador do passe livre e ex-secretário de Transportes da cidade de São Paulo durante a gestão da ex-prefeita Luiza Erundina (1989-1993), Lúcio Gregori, “o passageiro tem todo direito de reclamar. Passe livre não significa ônibus lotado”. A frota, segundo ele, deveria ter sido expandida antes e com mais planejamento.

Por Diego Alejandro
Informações: Folha Press

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