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Prefeitura do Rio estabelece critérios de instalação e fiscalização de sensores de ar-condicionado

terça-feira, 25 de julho de 2023

A Prefeitura do Rio estabeleceu critérios para instalação e aferição dos sensores de ar-condicionado nos ônibus municipais. A resolução foi publicada, nesta quarta-feira (12), no Diário Oficial do Município.

Para ser considerado em bom funcionamento, a Secretaria Municipal de Transporte definiu que quando ligado, o ar-condicionado precisará reduzir a temperatura no interior do veículo em pelo menos 8 graus celsius, em comparação com a do exterior, em cada viagem.

A temperatura externa a ser usada como base para a aferição será a máxima medida na cidade no dia em que se realizar a viagem, de acordo com registro do Instituto Nacional de Meteorologia.
Sempre que a temperatura interior do veículo for aferida em 24 graus celsius, ou menos, o ar-condicionado será avaliado como ligado e em bom funcionamento, independente da marcação da temperatura exterior. Os critérios levam em consideração as normas da ABNT.

A resolução prevê que os veículos deverão compartilhar os dados de climatização dos sensores de temperatura embarcados em tempo real com a SMTR.
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Conforme já anunciado em decreto publicado em 4 de julho, às concessionárias deverão instalar nos ônibus, até o dia 31 de outubro deste ano, sensores de temperatura em todos os veículos licenciados com ar-condicionado empregados no serviço.

Informações: Prefeitura do Rio

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Recife terá greve de ônibus e metrô nessa quarta-feira

Greve no Metrô do Recife é confirmada. Os Metroviários decidiram na noite desta terça-feira, 25 de julho, durante a assembleia da categoria, pela adesão à paralisação de 48 horas em conjunto com os rodoviários, como forma de protesto pela melhoria do transporte na Região Metropolitana do Recife e pela valorização profissional.

Com isso, nas próximas 48 horas, não haverá atendimento no Metrô do Recife. As reivindicações da categoria incluem o reajuste do piso salarial, cláusulas garantindo a estabilidade dos empregos e a realocação dos funcionários para outro órgão, caso o metrô do Recife seja privatizado. Todos esses pontos estão previstos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2025.

A proposta é que a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) cumpra o compromisso da minuta do acordo assinado em ata no dia 19 de junho deste ano. Caso queiram retomar as negociações, devem encaminhar um ofício solicitando a reabertura das negociações e a apresentação de uma nova proposta do ACT.

Outra solicitação é que o Governo Federal retire a CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND), cumprindo a promessa feita pelo presidente Lula durante a campanha eleitoral, de não desestatizar nenhuma empresa pública.
Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE, cobrou a retirada da CBTU do PND. “O Governo Lula defende a soberania nacional e a importância das empresas públicas, incluindo a CBTU, que sempre prestou um serviço de excelência à população.

O governo Lula não pode se igualar ao governo Bolsonaro, que sucateou a empresa com o intuito de vendê-la. Nós elegemos o presidente Lula e se opõem à privatização do metrô. Quanto ao acordo, a empresa deve cumprir o que foi acordado e dialogar com a categoria. A luta é pelo direito de todos os trabalhadores”, afirmou.

O presidente dos Rodoviários de Pernambuco, Aldo Lima, falou sobre a necessidade de união em defesa do transporte público. “Infelizmente, nós rodoviários não avançamos em nosso acordo com a empresa.

E sabemos, sentindo na pele, o que é ser privatizado, pois os ônibus da Grande Recife são privatizados e a gente vê que isso não resolve. Quero afirmar que estaremos juntos, rodoviários e metroviários, iremos lutar contra os poderosos e a união vencerá”, afirmou.

Informações: Portal da Prefeitura
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Sistema de transporte público de Natal contará com 50 ônibus novos

O sistema de transporte público de Natal passa a contar, a partir desta quarta-feira 26, com 50 novos ônibus para utilização imediata. Após um investimento estimado em R$ 37,5 milhões das empresas Reunidas, Santa Maria e Guanabara, os transportes serão entregues pela Prefeitura do Natal e pela direção do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) na garagem da empresa Reunidas, na Avenida João Medeiros Filhos, 4701, Zona Norte.

“A entrega destes 50 ônibus, zero quilômetro, contribuirá muito para a renovação da frota do sistema de transporte público. Além destes, mais 50 ônibus seminovos serão incorporados à frota nos próximos 90 dias”, disse Augusto Maranhão Valle, consultor jurídico do Seturn. De acordo com Augusto Maranhão, neste período os ônibus mais antigos serão retirados de linha.

Augusto ressalta que estas entregas fazem parte das ações iniciais do Projeto de Requalificação do Transporte Público de Natal, que vem sendo conduzido por um grupo de trabalho com objetivo de ajustar o sistema visando a licitação em definitivo do transporte por ônibus da cidade.

Os veículos novos têm o diferencial da marca Mercedes-benz, carroceria Marcopolo e Volare. Sendo uma solução robusta, e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação, associado à garantida da marca líder em transporte de passageiros.

Informações: Agora RN
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Entram em operação 12 ônibus 0 km em linha da EMTU que liga Embu das Artes à capital

segunda-feira, 24 de julho de 2023


A partir desta terça-feira, 25 de julho, 12 novos ônibus zero quilômetro vão entrar em operação na linha 459TRO, gerenciada pela EMTU - Empresas Metropolitana de Transportes Urbanos. O atendimento é feito para cerca de 11,7 mil passageiros que se beneficiarão diariamente nos deslocamentos entre Embu das Artes e São Paulo.

A renovação da frota da Viação Pirajuçara (Consórcio Intervias) contempla veículos com motor Euro 6, tecnologia mais limpa que proporciona menor emissão de poluentes. Os ônibus são equipados com ar-condicionado, cinco portas para operar em corredor com embarque e desembarque à esquerda, suspensão pneumática que garantem mais conforto e estabilidade contra trepidações das ruas, tomadas USB para recarregar dispositivos móveis e plataformas elevatória de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A frota possui chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio Apache Vip e recebeu prefixos iniciados com 1149 e 1150. Com essas novas inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU já somam 148 novos veículos 0km recebidos desde janeiro deste ano.

Informações: EMTU
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Salvador lançará primeiro plano de desenvolvimento do sistema cicloviário

O primeiro plano de desenvolvimento do sistema cicloviário de Salvador será lançado em agosto. O documento, elaborado após um amplo debate com a população, apresenta a linha-mestre para que a capital baiana se aproxime das cidades com melhor mobilidade por meio desse modal no mundo.

“O que a gente quer é ter índices de ciclovias que outras cidades do Brasil e da Europa já têm. Entendemos que é possível, que é viável, e é por isso que esse plano foi desenvolvido. Para que ele sirva, não só para essa gestão, mas também para as próximas. Que seja como um guia, como uma bússola, de onde queremos chegar”, explicou Fabrizzio Muller.

O secretário destacou que, desde 2013, Salvador saltou de 30 km de ciclovias para quase 300 km atualmente. O Plano Cicloviário traz estratégias para que a capital baiana chegue a 780 km de ciclovias. O documento traz sugestões de intervenções em diversos pontos da cidade, como as regiões do Salvador Shopping, do Detran, do Dique do Tororó e do Vale do Ogunjá, por exemplo.
Para a elaboração do plano, a Semob realizou oficinas no Subúrbio 360, no espaço Boca de Brasa em Cajazeiras, no bairro de Patamares e em outras regiões. Além disso, abriu para a consulta pública no site da secretaria durante um mês. “Um trabalho feito com muito gosto, porque a gente entende que a mentalidade da cidade sobre as ciclovias evoluiu muito nos últimos anos e pode evoluir ainda muito mais. Então fizemos questão de elaborar um plano bem participativo, trazendo a sociedade para dentro e ouvindo demandas”, disse Muller.

Informações: Bahia.ba

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Mauá aprova dois ônibus 100% elétricos da BYD em operação

A população da cidade de Mauá aprovou o conforto e a segurança dos dois ônibus elétricos da BYD que estão em circulação na cidade desde março de 2023, operando nas linhas 084 Zaira–Centro e 131 Itapeva–Centro. Pesquisa realizada pela operadora Suzantur revela que os veículos têm apresentado bom desempenho.

“A eletrificação dos ônibus na região do ABC paulista tem sido muito bem sucedida para a construção de um ambiente urbano mais equilibrado, com benefícios ambientais, em função da redução de gases de efeito estufa, e sociais, com impacto direto na saúde pública, além das vantagens econômicas de médio e longo prazo, em função do baixo custo de manutenção dos motores elétricos”, afirma Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus da BYD. A BYD, gigante multinacional de veículos elétricos,  que já tem ônibus em operação em Diadema e em breve chega também a Santo André.

“Os ônibus elétricos apresentaram aceitação positiva por parte da população e do Poder Concedente Municipal. Até o presente momento não houve qualquer ocorrência na operação e a população já sente o conforto com os ônibus não poluentes e silenciosos”, afirma Robson Francisco, da Suzantur.

Os ônibus à bateria da BYD são do modelo D9A, padron, com 13 metros de comprimento. Os dois ônibus em circulação já transportaram cerca de 37 mil passageiros e rodaram mais de 10 mil quilômetros, desde o início de março de 2023.

Entre as vantagens do modelo D9A da BYD estão a suspensão pneumática dianteira e traseira que proporciona maior conforto para os passageiros e o sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo, que confere maior segurança e autonomia ao veículo. A coluna de direção regulável do D9A permite o ajuste de acordo com as características de cada motorista, o que atende a ergonomia. O modelo é 100% elétrico, com emissão zero de CO2 e totalmente silencioso. A bateria tem até 250 km de autonomia, com baixo custo de manutenção.

Informações: BYD
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Nova York usa IA para impedir que pessoas pulem catracas do metrô

A fim de acabar com a "mania" de alguns nova-iorquinos de pular as catracas do metrô - e viajar sem pagar a tarifa -, a Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA, na sigla em inglês) está usando um sistema de inteligência artificial para identificar os 'espertinhos' e barrá-los.

Desenvolvido pela empresa espanhola AWAAIT, o sistema chamado DETECTOR faz uma análise em tempo real para monitorar e identificar quem pula uma catraca. Ele usa uma câmera para rastrear vários portões de entrada ao mesmo tempo, permitindo a detecção até mesmo dos infratores mais criativos.

Quando uma infração é identificada, os seguranças da MTA são imediatamente alertados por meio de um aplicativo. O sistema consegue rastrear vários métodos de esquiva, incluindo indivíduos que tentam deslizar sob catracas, pular sobre elas ou simplesmente passar pelos portões de saída de emergência abertos.

A IA não alerta a polícia sobre os incidentes, apenas o pessoal da MTA. Segundo o DesignTaxi, o sucesso do sistema tem feito a MTA considerar a expansão do software. Atualmente, a autoridade aplica o sistema em sete estações de Nova York, mas a nova projeção é que o monitoramento seja instalado em mais 20 estações.

Com a adoção da IA, a MTA espera diminuir o impacto financeiro que a prática tem causado. Segundo a autoridade, só em 2022 mais de US$ 690 milhões em receita foram perdidos graças a essa evasão.

Informações: Época Negócios

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Em SP, Linhas 1771/10 e 2029/10 retornam aos seus itinerários na Zona Norte

A SPTrans informa que a partir desta segunda-feira, 24 de julho, as linhas 1771/10 Jd. Fontalis – Metrô Santana e 2029/10 J. Fontalis – Metrô Tucuruvi retornaram aos seus itinerários originais, trafegando pela Rua Kotinda, na região do Jardim Corisco, Zona Norte da capital, uma vez que foi constatado pelas equipes de operação da SPTrans que os veículos podem voltar a passar pelo local.

As equipes de fiscalização da SPTrans seguem na região para garantir a fluidez do transporte público.

Acompanhe as linhas que retornam ao itinerário:

1771/10 Jd. Fontalis – Metrô Santana

Ida: normal até a Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becke, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, prosseguindo normal.

2029/10 Jd. Fontalis – Metrô Tucuruvi

Ida: normal até a Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becke, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, prosseguindo normal.

Blog Meu Transporte
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