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Com aumento do diesel, empresas de ônibus preveem alta de 2,9% nas passagens

terça-feira, 10 de maio de 2022

Para compensar o aumento de 8,8% no preço do diesel nas refinarias concedido pela Petrobras a partir desta terça-feira (10) –  uma variação de R$ 0,36 por litro na bomba – as empresas de ônibus preveem de imediato alta nas passagens de 2,9%, em média.


Nos últimos cinco meses, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) calcula que o diesel subiu 47%, gerando um impacto acumulado tarifárias dos ônibus de 15,4%.

A representante das empresas de transporte público informa ainda que com as revisões, as companhias estão estudando restringir aos horários de pico – manhã e tarde – a circulação das frotas de coletivos em algumas cidades.

Segundo a associação, o combustível representa 26,6% do custo das empresas operadoras do transporte público, sendo o segundo item com maior peso no valor da tarifa, depois da mão de obra.

O cenário provocado pelo novo aumento do diesel preocupa também os prefeitos por todo o país. À CNN, o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira, avaliou que o novo aumento do combustível torna “inevitável a alta do valor das passagens”.

“As prefeituras que conseguiram segurar o reajuste até agora estão estranguladas. Não há como, sozinhos, os municípios conseguirem dar mais subsídios para gratuidades. Há risco para empresas e para as cidades”, declarou Nogueira.

De acordo com o economista e coordenador do Índice de Preços da Fundação Getúlio Vargas, André Braz, nos últimos 12 meses o diesel já acumula alta de 49% e ele estima, com o reajuste anunciado hoje pela Petrobras, um aumento de mais 5%.

“Ele vai chegar a quase 55% de aumento. Isso pressiona muito as prefeituras a liberar aumento nas passagens de ônibus. Então, o risco é esse: ter frete mais alto, encarecendo tudo o que é escoado para os grandes centros urbanos. Alimentos in natura, bens duráveis. O custo do transporte público pode subir, as prefeituras podem não conseguir segurar o reajuste”, explicou.


A Petrobras anunciou nesta segunda–feira (9) que o preço médio de venda de diesel para as distribuidoras passará de R$ 4,51 para R$ 4,91 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 4,06, em média, para R$ 4,42 a cada litro vendido na bomba.

A Câmara dos Deputados deve votar ainda neste mês um projeto de lei aprovado no Senado que prevê subsídio de R$ 5 bilhões pagos pela União aos municípios para custear a gratuidade das passagens de ônibus para os idosos. A Frente Nacional de Prefeitos articula a favor da ideia, vista como fundamental para equilibrar os cofres das cidades.

Informações: CNN
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Uso obrigatório de máscaras continua dentro do Metrô BH

A CBTU-BH informa que o uso de máscara permanece obrigatório dentro das estações e metrô. O decreto nº 17.943, assinado no dia 26/4 pelo prefeito Fuad Noman, libera o uso facultativo de máscaras em locais fechados, exceto no transporte coletivo e nas respectivas estações de embarque e desembarque, além de estabelecimentos e serviços de saúde e transporte escolar conforme informa o artigo 1º do documento oficial.


Desde o dia 28/4, o uso de máscaras faciais que cobrem nariz e boca passou a ser facultativo em Belo Horizonte, tanto em ambientes internos como em externos. Nos locais ao ar livre, a liberação já havia sido feita há 60 dias, conforme o decreto nº 17.894.


A queda do número de casos positivos para a doença na capital entre os meses de fevereiro e abril de 2022 foram favoráveis à medida. Entretanto, especialistas ainda recomendam o uso da máscara, já que elas funcionam como uma potente barreira protetora ao coronavírus e vírus da influenza, por evitar o contato de gotículas contaminadas de saliva, liberadas através do espirro, tosse e até mesmo conversas, entre em contato com pessoas não positivadas para a doença.

A CBTU-BH reforça a obrigatoriedade do uso da máscara como medida protetiva dentro dos trens e estações, a fim de assegurar a proteção e saúde dos seus usuários e colaboradores.
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Transporte coletivo de Blumenau recebe novos horários e alterações

A partir da próxima segunda-feira, dia 9, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) faz a inclusão de nove novos horários de ônibus e 19 alterações em 13 linhas do Transporte Coletivo. As mudanças, que contemplam o serviço de segunda a sexta e fins de semana, atendem as adequações identificadas pela secretaria, visando atender a comunidade conforme a demanda de passageiros aumenta.


Confira abaixo as inclusões e mudanças que serão feitas na operação:

De segunda a sexta-feira

Inclusões
- Troncal 15
Novos horários: 14h20 / 15h / 15h40 / 16h45 no seguinte itinerário: Terminal da Fonte / Ponte do Tamarindo / Terminal Fortaleza (itinerário principal)

Novos horários: 14h20 / 15h / 16h30 / 17h05 no seguinte itinerário: Terminal Fortaleza / Ponte do Tamarindo / Terminal da Fonte (itinerário principal)

- Linha 403 - Progresso
Novo horário: 22h13, sentido Terminal Garcia / Progresso / Rua Santa Maria / Terminal Garcia (itinerário principal)

Alterações

- Troncal 15
Troca de horários: das 16h40 para 16h35, no sentido Terminal da Fonte / Ponte do Tamarindo / Terminal Fortaleza (itinerário principal)

- Troncal 15
Troca de horários: das 15h45 para 15h40 / das 16h20 para 16h15 / das 16h40 para 16h45 / das 17h para 16h55, no sentido Terminal Fortaleza / Ponte do Tamarindo / Terminal da Fonte (itinerário principal)

- Linha 120 - Jardim Germânico
Troca de horários: das 9h para 9h02, no sentido Terminal Aterro / Rua Ari Barroso / Rua Botuverá / Jardim Germânico / Trevo da Mafisa / Terminal Aterro (legenda 6)

- Linha 122 - Via Moinho
Troca de horários: das 5h38 para 5h40, no sentido Terminal Aterro / Via Moinho / Rua Pedro Zimmermann / Rua Erich Mayer / Terminal Itoupava (legenda 8)

- Linha 123 - Itoupavazinha
Troca de horários: das 11h10 para 11h05, no sentido Terminal Aterro / Rua Quintino Bocaiúva (legenda 33)

- Linha 154 - Divisa de Indaial
Troca de horários: das 13h20 para 13h07, no sentido Terminal Aterro / Divisa de Indaial (legenda 4)

- Linha 154 - Divisa de Indaial
Troca de horários: das 13h42 para 13h45, no sentido Divisa de Indaial / Terminal Aterro (saída bairro)

- Linha 403 - Progresso
Troca de horários: das 22h38 para 22h46, no sentido Terminal Garcia / Progresso / Encano Alto / Parque das Nascentes (legenda 12)

- Linha 405 - Jordão
Troca de itinerário no horário das 22h12: Terminal Garcia / Rua Francisco Benigno / Campo do Olímpico / Terminal Garcia (legenda 2)

- Linha 603 - Tribess
Troca de horários: das 6h05 para 6h03, no sentido Terminal Fortaleza / Tribess / Morada do Sol / Rua Samuel Morse / Terminal Fortaleza (itinerário principal)

- Linha 804 - Vila Itoupava
Troca de itinerário no horário das 23h35: Terminal Itoupava / Margem Esquerda / Saxônia até Associação da Haco / Trevo de Luiz Alves / Vila Itoupava / Terminal Itoupava (legenda 28)

- Linha 808 - Arnoldo Beck
Troca de horários: das 17h20 para 17h25, no sentido Terminal Itoupava / Rua Reinhold Otto / Rua Arnold Beck / Caic / Terminal Aterro (itinerário principal)

- Linha 808 - Arnoldo Beck
Troca de horários: das 18h20 para 18h15, no sentido Terminal Aterro / Caic / Rua Arnold Beck / Rua Reinhold Otto / Terminal Aterro (itinerário principal)

- Linha 902 - Loteamento Primavera
Troca de horários: das 12h15 para 12h10, no sentido Terminal Proeb / Loteamento Imigrantes / Loteamento Primavera / Terminal Proeb (legenda 1)


Domingos

Alterações
- Linha 707 - Concórdia
Troca de horários: das 6h30 para 6h20, no sentido Terminal Proeb / Concórdia / Terminal Proeb (itinerário principal)

- Linha 902 - Loteamento Primavera
Troca de horários: das 17h30 para 17h35, no sentido Terminal Proeb / Loteamento Imigrantes / Loteamento Primavera / Terminal Proeb (legenda 1)
Os usuários das linhas citadas também podem conferir as mudanças no site da BluMob, no endereço www.blumob.com.br e/ou no aplicativo da BluMob. Bem como nas tabelas de horário disponíveis nos terminais de ônibus.

A população também pode dar sugestões ou fazer reclamações sobre problemas com linhas e horários diretamente na ouvidoria da Seterb, pelo telefone 156, opção 3. Para mais informações entre em contato pelos telefones (47) 3381-7000, ramal 2466 (em horário comercial) ou 0800 008 9090 (BluMob).
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Tarifa de ônibus em Cuiabá já com novo valor R$ 4,95

O aumento de 20,7% no preço da passagem do transporte coletivo começou a valer nesta segunda-feira (9), em todas as linhas de Cuiabá e nas intermunicipais que passam por Várzea Grande, região metropolitana. A passagem que antes custava R$ 4,10 agora é R$ 4,95.


De acordo com o Conselho Municipal de Trânsito e a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), o reajuste não era feito há cerca de três anos.

Essa nova alteração estava autorizada desde dezembro de 2021 e a justificativa está no aumento no preço do diesel.

A empresa União Transportes, que presta o serviço entre as duas cidades, vai receber no final por uma tarifa de R$ 7,30. Conforme a regulamentação, R$ 2,35 deverão ser subsidiados pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), e 4,95 pagos pelos usuários do transporte.

Em contrapartida ao reajuste, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager) determinou que a empresa aumente a frota no prazo de 30 dias.

Em caso de descumprimento, a autorização de aumento da passagem pode ser revogada.

Um decreto assinado pelo prefeito de Cuiabá que trata do reajuste da tarifa do transporte coletivo reforçou que foram entregues 150 novos ônibus, 70% da frota climatizada, câmeras de segurança e espaço para pessoa com deficiência como melhoria da qualidade do serviço.

Informações: G1 
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Usuários registram atrasos nos ônibus de Curitiba e RMC


Os usuários dos ônibus do transporte público de Curitiba e Região Metropolitana enfrentaram atrasos nas linhas, na manhã desta segunda-feira. 

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) informou que os trabalhadores de empresas estão em assembleia na manhã desta segunda.

De acordo com informações, não houve o repasse o pagamento desde a última sexta-feira, dia 6. Com isso, motoristas e cobradores se reuniram para discutir o que será feito. Pelo menos três empresas que atendem usuários na Grande Curitiba aprovaram indicativo de greve para esta quinta-feira, dia 12, caso o pagamento não seja efetuado.

Nota da Urbs
"A Urbanização de Curitiba (Urbs) aguarda a aprovação, pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), do projeto de suplementação orçamentária de R$ 174 milhões, que será usado, em sua maior parte, para fazer frente ao déficit do sistema em 2022. O município também aguarda o repasse de subsídio ao transporte coletivo por meio do convênio com o Governo do Estado, o que deve ocorrer até meados da semana.

Informações: Jornale
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Em Cuiabá, TCU suspende troca de VLT por BRT

domingo, 8 de maio de 2022

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu todos procedimentos administrativos para a troca do modal do Veículo Leve sob Trilho (VLT) para o BRT (ônibus de trânsito rápido). A cautelar foi assinada ontem (06), pelo ministro Aroldo Cedraz, e acatou pedido do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).


O Governo do Estado tem até quinze dias para se pronunciar sobre a medida acautelatória e dos pressupostos para sua concessão, além das irregularidades apontadas pelo município de Cuiabá.

“Concordando com a plausibilidade dos argumentos expostos pela municipalidade, verifico que a adoção da medida, na forma requerida, não configura risco à Administração Estadual”, diz  trecho da decisão do ministro Aroldo Cedraz.

Em dezembro de 2020, o governador Mauro Mendes (União) anunciou o abandono das obras do VLT para implementar o BRT, enterrando mais de R$ 1 bilhão já gasto, desde 2014, além dos vagões e mais de 50% da obra executada.

Para tanto, o gestor aceitou pagar mais de R$ 560 milhões de financiamento junto a Caixa Econômica e lançou novo edital, de R$ 480 milhões, para implantar BRT.

Segundo especialista –  que duvidam que o valor sugerido para implantar o BRT seja efetivamente o que será gasto, muito menos sua projeção de passagem mais barata –  o montante aplicado na quitação do financiamento e o acordado na nova licitação já daria pra finalizar e entregar, definitivamente, o VLT, transporte mais moderno à população.

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Desde o anúncio da troca de modal e os pouco conhecidos “estudos técnicos” que teriam lhe embasado, uma verdadeira batalha judicial foi travada entre Estado e municípios envolvidos, no caso, Cuiabá e Várzea Grande.


Conforme o relatório, o ministro levou em consideração os argumentos expostos pelo prefeito da capital para manter o VLT. Pinheiro disse na época que Mendes não ouviu Cuiabá e Várzea Grande – municípios em que passariam o VLT – para realizar a troca, muito menos consultou a população.

“Concordando com a plausibilidade dos argumentos expostos pela municipalidade, verifico que a adoção da medida, na forma requerida, não configura risco à Administração Estadual ou a direito subjetivo de terceiros, posto que seria apenas adiado o início da contratação integrada ou de sua execução, no caso concreto”, disse.

Outra observação seria o tempo para executar tanto os processos judiciais, como da obra em si e no detalhamento das contas. “Na hipótese de eventual prosseguimento da substituição do modal, de VLT para BRT, inexistiria tempo hábil para esta Corte de Contas examinar detalhadamente os possíveis vícios e em pormenor o desatendimento de toda a legislação de regência, de modo a formular um juízo de cognição pleno sobre a matéria, capaz de elidir todas as questões levantadas pelo município de Cuiabá”, argumentou.

O ministro também recordou que o próprio Grupo de Trabalho de Mobilidade Cuiabá, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), apontou risco na mudança dos modais.

“Esmo ciente de que o cenário de mudança para o modal BRT envolvia riscos maiores do que o cenário de continuidade da obra do VLT com escopo reduzido, o Governo do Estado de Mato Grosso, em dezembro de 2020, formalizou ao MDR pedido de alteração do modal de VLT para BRT, com base em estudos realizados por aquele ente estadual, sem participação do Ministério”, escreveu.

O Governo do Estado tem até quinze dias para se pronunciar judicialmente sobre a medida acautelatória e dos pressupostos para sua concessão, além das irregularidades apontadas pelo município de Cuiabá.

Nota do Governo

Na imprensa, todavia, o governador já se manifestou e indicou que entende que o prefeito induziu o TCU ao erro. “O Governo do Estado recebeu a notícia da concessão da medida liminar pelo Tribunal de Contas da União suspendendo a obra do BRT e lamenta que o ministro tenha sido induzido ao erro pelo Município de Cuiabá, tendo em vista que não há recursos federais envolvidos na referida obra. O pedido de reconsideração ao TCU será apresentado na próxima semana para restabelecer a verdade dos fatos e permitir o início imediato das obras tão aguardadas pela população de Cuiabá e Várzea Grande”, diz a nota.

Informações: Minuto MT
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Mais sete linhas passam a circular sem cobradores em Porto Alegre


A partir desta segunda-feira, 9, mais sete linhas passam a circular sem exigência de cobradores: M-10, M-68, M-79, M-21, M-31, M-52, M-98. Os passageiros podem emitir seu cartão TRI sem custo, o que proporciona agilidade no embarque. Essas sete linhas circulam na madrugada e foram reativadas em continuidade às ações do Programa de Reestruturação do Transporte, o Mais Transporte, da Prefeitura de Porto Alegre, executado por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Durante a semana, o sistema também recebe o reforço de mais de 100 viagens. 

A medida, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta sexta-feira, 6, segue o critério de escolher as linhas que transportam menos passageiros por viagem. Com isso, a redução chega a 10,11% do quadro de cobradores - a previsão é atingir 25% até o fim deste ano.

Em relação ao número de linhas, das 249 que circulam na Capital, 20% já não têm obrigatoriedade de cobradores na tripulação. “Nossa equipe trabalha para que esse processo ocorra de forma tranquila para o passageiro, garantindo a qualidade do atendimento”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Em Manaus, Nova linha de ônibus irá atender a Ponta Negra


A partir da próxima segunda-feira, 9/5, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), coloca em operação uma nova linha de ônibus, a 642 – T3/Avenida do Turismo/Ponta Negra, que irá reforçar o itinerário da linha 641 – T4 – T3 – aeroporto – Ponta Negra.

Nova linha de ônibus irá atender a Ponta Negra

A linha 642 partirá do Terminal de Integração 3 (T3), no Cidade Nova, zona Norte, e, praticamente, fará o mesmo itinerário da 641, a partir do T3. A diferença é que a nova linha (642) não atenderá o conjunto Alphaville, no bairro Ponta Negra, e irá operar apenas em horários de pico, pela manhã e no período da tarde.

“Com o início da operação da nova linha 642, a eficiência da linha 641, a partir do T3, irá atender muito bem quem se desloca até a avenida do Turismo e a Ponta Negra”, observa a chefe da Divisão de Transporte Coletivo do IMMU, Eliete Miranda.

Alterações

Também a partir da próxima segunda-feira, as linhas 003 e 006 terão seus itinerários alterados para atender comunidades que acessam estradas e ramais ao longo da avenida do Turismo, na zona Oeste. A linha 003 passará a atender o ramal do Cetur e praia Dourada e por sua vez, a linha 006 a marina Tauá e o conjunto Alphaville.

O IMMU mantém o atendimento pelo telefone 118 para receber reclamações e sugestões de usuários do transporte coletivo.

Informações: Prefeitura de Manaus
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