Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Goiânia lança edital para locação de 114 ônibus elétricos articulados

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Prefeitura de Goiânia apresentou detalhes do edital para locação de 114 ônibus elétricos articulados que vão renovar a frota do Eixo-Anhanguera a partir do segundo semestre. Segundo Adriano da Rocha Lima, os veículos vão substituir os 86 que já circulam. O restante será para aumentar a oferta de ônibus na linha, o que atende uma demanda dos usuários. “Estamos atentos, ouvindo a população”, pontuou. “É uma tecnologia não poluente, faz menos ruído sonoro e proporciona mais conforto: ar condicionado, wi-fi, lugar para carregamento de celular”, complementou.


O contrato terá duração de 16 anos. Nesse período, o Estado vai custear a taxa de manutenção e a energia elétrica para abastecer a frota. Neste caso, explicou o presidente da CDTC, cada ônibus elétrico custa um quarto do valor geralmente pago no diesel. “Além disso, todo serviço de manutenção, como troca de peças, ficará a cargo do fabricante”, relatou.

Paralelo a isso, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, anunciou que a gestão municipal planeja revitalizar a Avenida Anhanguera, por onde passa a linha. Essa parceria entre Estado e o município, disse, “traz benefícios de qualidade à população e àqueles que usam o transporte público. Isso é muito importante”. “Estou feliz em fazer parte desse momento que é uma transformação do transporte público”, afirmou o prefeito.

Informações: Prefeitura de Goiânia
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Sem subsídio, metrô do Rio é o mais caro do país

O Estado do Rio é o único que não subsidia a passagem de metrô, o que a torna a mais cara do país para a população. Essa situação, que já era ruim, piorou neste mês de abril, quando a passagem passou de R$ 5,80 para R$ 6,50. O metrô carioca é uma concessão do Governo do Estado, operado por uma empresa privada.


Na cidade do Rio, a tarifa cobrada dos passageiros cobre 100% do custo da operação, incluindo segurança e operação, situação que não tem paralelo nas outras capitais. Nos demais Estados que possuem metrô, a tarifa paga pelos passageiros cobre no máximo 70% desses custos, o que a torna menos onerosa para a população.

Outro fator que contribui para o Rio ter a passagem de metrô mais cara do país é que o reajuste anual sofre a correção do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), e não do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que tem variações menores e prejudica menos os passageiros.

As passagens são subsidiadas em capitais como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Natal, João Pessoa e Maceió.

Em São Paulo, há seis linhas de metrô e cada uma tem diferentes taxas de subsídios. Um exemplo é a Linha Amarela, que é privatizada, na qual o passageiro paga R$ 4,40 e o Governo coloca mais R$ 1,90 para cobrir os custos. Em apenas um mês do ano passado, entre outubro e novembro, a linha recebeu R$ 276 milhões em subsídios do Governo estadual.

Em Porto Alegre, os passageiros pagam R$ 4,50, mas o custo final é estimado em R$ 6,40. A diferença é coberta por subsídio. O mesmo valor e situação ocorre em Belo Horizonte. Já em Recife, a tarifa subsidiada é de R$ 4,25.

Informações: Diário do Porto
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Porto Alegre amplia oferta de transporte público a partir de segunda-feira


A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), amplia, ajusta e reativa linhas a partir da próxima segunda-feira, 25. As alterações fazem parte da análise diária da demanda de passageiros e oferta de viagens. Até o fim de maio, serão reativadas 19 linhas para qualificar o serviço, conforme apresentado no Programa Mais Transporte.

Confira as mudanças:

Linha 520.3 Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora – Ampliação de 14 viagens por dia, passando de 180 para 194 viagens. Serão 100 no sentido bairro/centro e 94 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 6 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 10 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 7 minutos.

Linha 610.2 Minuano/Lindóia/Sarandi – Ampliação de quatro viagens por dia, passando de 74 para 78 viagens. Serão 39 no sentido bairro/centro e 39 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 18 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 23 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 16 minutos.

Linha 613.5 Elisabeth/Sarandi - Ampliação de 12 viagens por dia, passando de 80 para 92 viagens. Serão 46 no sentido bairro/centro e 46 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 10 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 15 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 9 minutos.

Linha 632 Nossa Senhora de Fátima – Ampliação de 14 viagens por dia, passando de 74 para 88 viagens. Serão 44 no sentido bairro/centro e 44 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 15 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 24 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 14 minutos.

Linha Alimentadora A13.5 – Ajuste de tabela horária. Novos horários: 5h57 - 6h34 - 6h55 - 7h35.

Linha 165 Cohab - Ampliação de 13 viagens por dia, passando de 144 para 157 viagens. Serão 78 no sentido bairro/centro e 79 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 9 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 10 minutos.

Linha 179 Serraria – Ampliação de quatro viagens por dia, passando de 82 para 86 viagens, serão 43 no sentido bairro/centro e 43 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 15 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 15 minutos.

Linha 195 TV - Ampliação de quatro viagens por dia, passando de 92 para 96 viagens, serão 48 no sentido bairro/centro e 48 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 10 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 15 minutos.

Linha 211 Restinga Velha – Ampliação de quatro viagens por dia, passando de 83 para 87 viagens, serão 45 no sentido bairro/centro e 42 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 17 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 16 minutos.

Linha 262 Jardim Vila Nova – Ampliação de 11 viagens por dia, passando de 80 para 91 viagens, serão 46 no sentido bairro/centro e 45 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 15 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 17 minutos.

Linha 268 Belém Novo (via Cavalhada) – Ampliação de duas viagens por dia, passando de 95 para 97 viagens, serão 48 no sentido bairro/centro e 49 no sentido centro/bairro. Com a reativação da R68, intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 8h) de 12 minutos. Com a reativação da R68, intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 17h às 19h) de 13 minutos.

Linha A19 Hospital Restinga – Ampliação de uma viagem por dia, passando de 20 para 21 viagens. Ajuste em viagens de entrada e saída da Escola Federal da Restinga. Acréscimo de uma viagem bairro ao Terminal às 22h30.

Linha R4 Rápida Restinga Velha – Reativação de linha. Horários bairro ao Centro: 5h55 e 6h20. Centro ao bairro: 17h30.

Linha R68 Rápida/Belém Novo (via Cavalhada) – Reativação da linha. Horários bairro ao Centro: 6h15 e 6h35. Horários Centro ao bairro: 17h45 e 18h05.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Prefeitura de Florianópolis disponibiliza recadastramento de cartão estudante do transporte coletivo através de app

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade de Planejamento Urbano, disponibilizará na próxima segunda-feira (25) o recadastro online do cartão municipal do transporte coletivo através do aplicativo para celulares SI.GO. O recadastro via app é apenas para cartões da modalidade Cartão Estudante e poderá ser realizado até o dia 29 de julho. Somente os estudantes que ainda não fizeram a atualização cadastral obrigatória no ano de 2022 precisam realizar o processo. 


O recadastro hoje é feito somente no atendimento do Passe Rápido, no Ticen, ou terminais de integração dos bairros. Com o recadastro disponível através do aplicativo, o usuário poderá realizar todo o processo de atualização do Cartão Estudante, que é necessário ser feito anualmente, de maneira totalmente online com envio de foto dos documentos comprobatórios. Além disso, o valor do selo, que é cobrado para recadastros presenciais, não será cobrado quando o mesmo for realizado pelo aplicativo. 
 
Aqueles que não conseguirem efetivar o recadastro através do aplicativo ou não tiverem acesso ao mesmo, deverão procurar atendimento para efetivar o recadastramento junto ao Passe Rápido, no Ticen. A partir do dia 25 de abril não serão realizados os recadastros nos demais terminais. É importante ressaltar que é preciso realizar a atualização cadastral para fazer a recarga do cartão, tanto via aplicativo quanto a recarga feita presencialmente. Após o período de recadastro, que vai até o dia até o dia 29 de julho, a compra será bloqueada para cartões não recadastrados.
 
Para realizar a atualização do Cartão Estudante pelo aplicativo é necessário baixar o app SI.GO, disponível para Android e IOS, e procurar pela opção disponível na tela inicial “Recadastro de Benefício” e seguir os passos indicados, incluindo o envio de foto dos documentos comprobatórios.
 
“Com essa opção que adicionamos ao aplicativo, realizar o recadastro vai ficar bem mais fácil e prático. O app também possui as opções de recarga de cartão e compra de ticket, desde março. Estamos utilizando a tecnologia para facilitar e incentivar a utilização do transporte coletivo de Florianópolis”, afirma o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann
 
Para mais informações acesse https://www.consorciofenix.com.br/passe-rapido ou ligue para (48)3251-4120

Informações: Floripa News
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Prefeitura de Campina Grande garante ônibus para estudantes da UEPB e UFCG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), determinou aos Consórcios Santa Maria e Santa Verônica, nesta quarta-feira, 20, o retorno das linhas noturnas que deverão fazer a rota universitária, passando pelas Universidades Estadual da Paraíba (UEPB) e Federal de Campina Grande (UFCG), no bairro de Bodocongó, garantindo ida e volta para os estudantes e funcionários das instituições.


De acordo com a Ordem de Serviço 0006/2022, a partir de segunda-feira, 25, as linhas 303 e 333 farão as citadas rotas, no turno da noite. Além disso, quem estiver transitando na linha 245 e precisar ir à UEPB, deverá descer no Terminal de Integração do Chico Mendes e fazer a integração com um ônibus alimentador, que levará os passageiros para a universidade.

A linha 245 terá o espaço de tempo entre os ônibus reduzido a 25 minutos, o que deixará o percurso mais rápido para os usuários. Além disso, as linhas 020, 022, 044, 066, 090A, 110, 111, 245, 092, 263, 303, 333, 404, 055, 555, 903A, 903B, 909, 910, 955 terão seus horários estendidos, nos dias úteis, até 22h30.

As linhas que farão as rotas universitárias deverão dar continuidade com o circular após 19h30, chegando às universidades às 20h, 21h e 22h, seguindo para o Terminal de Integração do Centro; e às 20h30, 21h30 e 22h30 sairão do Terminal para os bairros.

Quanto ao atendimento da região universitária durante o dia, além das linhas 303, 333 e da alimentadora oriunda do Terminal do Chico Mendes, haverá a reativação da linha 300B. Esta linha fará o percurso Centro-UFCG-UEPB, transitando pela Avenida Pedro II (lateral da Feira da Prata, no sentido Centro-bairro).

O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, explica que a operação dos ônibus foi pensada com o máximo de cuidado, para atender a alta demanda de estudantes das duas universidades públicas.

“Nunca deixamos de escutar os usuários do sistema e buscamos planejar a rota dos ônibus, no retorno presencial das atividades nas universidades, de forma a garantir que todos possam transitar com tranquilidade ao ir e voltar do ambiente de estudo. O objetivo é cumprir nosso dever, enquanto gestão pública, de ouvir, dialogar e atender as demandas para que todos possam exercer seus direitos de ir e vir”, ponderou Dunga.

Informações: G1
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Estudos vão nortear criação de linhas de ônibus na madrugada em Goiânia

O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, explicou que não vê dificuldades na criação de linhas de ônibus que funcionem durante a madrugada. A demanda surge a partir de um projeto de lei em tramitação que obriga as empresas a rodarem por 24 horas. 


“Não vejo dificuldade em fazer, mas só que, para a gente fazer isso, para implementar isso, a gente precisa de estudo, precisa de avaliação. Ver o volume de passageiros. Quantos passageiros são? Vou implementar um corujão em qual sentido? Para qual rota?”, destacou Abreu ao DG. 

Nesse sentido, é importante buscar o equilíbrio para que o serviço não entre em bancarrota. “Eu acho que toda linha nova, todo serviço novo a gente precisa avaliar os dois lados. Eu preciso avaliar o lado do usuário, porque ele tem um interesse, ele tem necessidades de se locomover dentro da cidade, e tenho que avaliar a sustentabilidade desse sistema. O sistema, ele é feito assim: algumas linhas mais produtivas pagam linhas não produtivas. Então, a gente precisa buscar esse equilíbrio, o sistema tem que ser sustentável”, pontuou.

Atualmente, apenas a Metrobus mantém uma linha durante toda a madrugada. Chamado Corujão, o serviço já existe por décadas. O projeto de lei do deputado estadual Henrique Arantes (MDB) exige que as outras concessionárias do transporte coletivo coloquem ônibus para rodar entre a meia noite e às seis horas da manhã.

De acordo com o projeto ficará a cargo da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) a elaboração de um projeto que atenda ao texto dentro dos próximos sessenta dias após o texto aprovado. O deputado ainda pontua que o projeto fomenta a criação de empregos já que novos postos deverão ser criados com sua aprovação.

Informações: Diário de Goiás
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Urbes anuncia instalação de bilheterias de autoatendimento nos terminais Santo Antônio e São Paulo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, finaliza os procedimentos para instalação de, ao todo, 17 bilheterias de autoatendimento nos Terminais Santo Antônio (TSA) e São Paulo (TSP). Os dez primeiros dispositivos, em fase de teste, começarão a operar na quarta-feira (27), sendo cinco em cada um dos dois terminais.


“A Urbes vem tomando providências no sentido de diminuir o tempo de atendimento nas bilheterias dos terminais, reforçando o número de atendentes nos horários de maior demanda e, mais do que isso, já está configurando as máquinas para início do autoatendimento na compra de passes. O objetivo é a qualidade do atendimento, sempre ligado ao que há de mais moderno no mercado”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto.

A Urbes prevê que as máquinas comecem a ser instaladas no início da próxima semana, como mais uma alternativa aos usuários do transporte público. “A medida contribuirá para dar mais agilidade na aquisição do bilhete. Quem preferir também terá a opção de comprar nos guiches da Urbes”, complementa.

Vans e novo site

Outras duas medidas ainda estão sendo providenciadas pela Urbes, para agilizar a compra de bilhetes pelo usuário do transporte público na cidade e igualmente entrarão em funcionamento, em breve.

Uma delas será disponibilizar duas vans, com equipe de venda de bilhetes. Esses veículos funcionarão como unidades volantes e serão direcionadas a pontos ou terminais em que for constatado aumento da demanda na aquisição de passagens. A previsão é que esse serviço esteja disponível dentro de uma semana.

Mais uma ação da Urbes será a modernização do seu site, a fim de providenciar também a compra de bilhetes, via cartão de crédito ou débito. “O site será todo redesenhado, focado em serviços à população, e deve ficar pronto em até dois meses. Porém, antes mesmo disso, em menos de 30 dias, já devemos possibilitar esse tipo de compra no site atual”. Assim, o usuário poderá comprar o bilhete de qualquer lugar onde esteja, seja em casa, no trabalho ou, mesmo, na rua, tudo pelo celular, inclusive”, adianta o diretor-presidente da Urbes.

A empresa lembra, ainda, que mantém 160 postos credenciaos de venda de bilhetes, espalhados por todas as regiões da cidade, e que planeja ampliar essa rede.

Ainda, outra alternativa é que os usuários das linhas operadas pelas concessionárias BRT e Consor comprem os passes via aplicativo Cittamobi, baixado diretamente no celular. A Urbes já realiza estudos para estender a utilização desse aplicativo também aos usuários das linhas operadas pela empresa City, integrando todo o sistema.

Melhorias nas linhas de ônibus

Desde o início deste ano, todas as linhas do transporte coletivo são monitoradas diariamente e em período integral, pelas equipes das três operadoras responsáveis, ConSor, City e BRT Sorocaba, além da Urbes – Trânsito e Transportes. Inicialmente, a intervenção operacional, se necessário, ocorre por meio da inserção de viagens adicionais (extras) e, mantendo-se a procura por parte dos passageiros, essas viagens adicionais permanecem definitivamente na programação daquela determinada linha.

Os ajustes dinâmicos na programação horária de várias linhas do sistema ocorrem como forma de manter a regularidade entre as viagens e otimizar a distribuição do fluxo, evitando viagens lotadas. No entanto, quando alguma situação de lotação é registrada, imediatamente são inseridas viagens extras, até que uma nova programação readequada seja viabilizada para aquela linha.

Com isso, já foram realizadas alterações e melhorias em diversas linhas, como: (03) Nova Esperança; (05) Vila Carvalho / Vila Fiori; (06) Barcelona; (10) Senac; (14) Santa Rosália; (25) Itavuvu; (T30) Brigadeiro Tobias; (T31) Cajuru; (45) Retiro São João; (47) Barcelona; (52) Cidade Universitária; (55) Rodrigo; (65) Campolim; (66) Ipatinga; (68) Sol Nascente; (110) Vitória Régia; (T140) Terminal Santo Antônio / Terminal Vitória Régia; (D200) Norte x Sul; (303) Interbairros 3 e (307) Interbairros 7.

Em geral, informa a Urbes, os grandes fluxos são registrados nas linhas que atendem aos principais corredores do transporte público, isto é, as principais avenidas da cidade. Quanto ao movimento de passageiros, há registro de maior utilização nos períodos de pagamento/vale ou datas que antecedem e sucedem feriados.

Quanto a atrasos ou lotações, quando ocorrem, podem ser provocados, ainda, por ocorrências adversas à operação, como, por exemplo, acidentes de trânsito e veículos de passeio parados na rua por alguma falha técnica.

Frota de ônibus continua crescendo

As operadoras do transporte público em Sorocaba continuam adquirindo novos ônibus zero quilômetro para compor as frotas e, com isso, atender às necessidades de viagens, sempre com mais comodidade e conforto. Os veículos estão sendo substituídos por outros mais modernos e tecnológicos, equipados com ar-condicionado, rede de internet sem fio e entrada USB para carregamento de celular e eletrônicos, além de serem mais espaçosos e oferecerem maior capacidade de passageiros. Até início de maio, ainda mais novos e maiores ônibus serão incorporados ao sistema, para melhorias das linhas, tais como as que atendem à Zona Industrial do Éden e Cajuru.

O município de Sorocaba opera, hoje, com 100% da frota do transporte coletivo. Atualmente, são 371 ônibus em operação, sendo 31 articulados e 29 superarticulados, com capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda (mais de quatro vezes maior), que é de 155 mil passageiros/dia útil, em média. São 118 linhas operantes e 2.425.230 viagens/ano.

Em 2020, ano de início da pandemia, eram 300 veículos em operação, em 109 linhas e 1.794.961 viagens/ano. Ou seja, atualmente, a demanda é menor para uma capacidade de atendimento da frota bem maior, sempre como forma de evitar aglomerações.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Grande Recife, VLT pega fogo durante a operação


Um trem do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da linha diesel do Metrô do Recife pegou fogo na manhã deste sábado (23), na cidade de Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana. Por causa do incidentem, os passageiros tiveram que descer e caminhar entre os trilhos.

O princípio de incêndio foi registrado por volta das 11h, no ramal Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), operadora do sistema, não houve feridos e o trem foi levado para a manutenção.

A CBTU informou ainda que as causas do incidente serão investigadas. Testemunhas disseram que ambos os ramais, que vão para Cajueiro Seco e para o Curado, ficaram paralisados. Segundo um passageiro, o ar-condicionado da composição pegou fogo e os vagões ficaram tomados pela fumaça.

Informações: BNews
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