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São Paulo terá 60 ônibus com ar condicionado

domingo, 4 de maio de 2014

A cidade de São Paulo voltará a ter ônibus com ar condicionado, pelo menos em caráter de teste. Ainda neste semestre as primeiras unidades devem ser testados nos corredores exclusivos para ônibus. A SPtrans, empresa que gerencia as linhas da capital paulista vai testar a satisfação do passageiro e o desempenho dos ônibus nas ruas e avenidas. Inicialmente serão 50 veículos com ar-condicionado, que serão adquiridos pela Viação Campo Belo e mais 10 veículos da Via Sul.

Todos eles serão do tipo Caio Millennium BRT, Mercedes Benz O 500 UDA, conhecido também como superaticulado com 23 metros de comprimento.

O uso do equipamento de ar refrigerado foi proibido na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, sobre uma alegação que a maioria do passageiro não gostava da climatização nos ônibus, segundo pesquisa encomendada pela prefeitura da cidade. Na ocasião 86% dos entrevistados preferiam as “janelas abertas”.

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Novo sistema de integração de ônibus de Florianópolis apresenta falhas

A primeira de uma série de mudanças e melhorias do transporte coletivo de Florianópolis ainda precisa ser melhor entendida e mais conhecida por usuários, motoristas e cobradores. Ontem, no primeiro dia do Consórcio Fênix à frente do novo sistema, poucas pessoas sabiam que o tempo para integração dos ônibus passou de 30 minutos para duas horas. E o mais grave: a integração não funcionou em três das quatro tentativas feitas pelo Notícias do Dia.

Até quarta-feira, quando o sistema era fatiado entre as cinco empresas que hoje formam o Consórcio (Transol, Canasvieiras, Estrela, Insular e Emflotur), o usuário era obrigado a ir até um terminal para fazer a integração. Desde ontem, o passageiro pode integrar sua passagem em qualquer ponto de ônibus e continuar a viagem sem pagar nova tarifa. Pelo menos é o que prevê a primeira medida colocada em ação pelo Consórcio Fênix, que administrará o transporte coletivo da Capital pelos próximos 20 anos.

“Já tive problemas com integração nos terminais e não sei se funcionará corretamente nos pontos”, disse a pedagoga Samira Viga, 38 anos. Ela lembra que é importante ficar atento ao cartão, para ver se a passagem foi descontada.

Para Samira, as duas horas de integração serão insuficientes nos fins de semana e feriados, quando os horários e as linhas são reduzidos. “Evito sair de casa aos domingos para não ficar horas esperando ônibus nos terminais ou nos pontos”, disse a moradora do bairro Ingleses.

Não são só os usuários que reclamam dos horários. Quem trabalha diretamente com o transporte coletivo também percebe a dificuldade imposta pela tabela de horários das empresas. “Se o passageiro não tiver linhas e horários em mãos, perderá o tempo da integração. Por exemplo, tem linhas que as partidas são as 13h35, nos terminais, mas outra linha só chega dois minutos depois e o usuário perde a conexão. Está errado. Os horários devem ser ajustados para evitar tanta espera. Passo por isso como os demais usuários”, disse um cobrador, que pediu para não ser identificado.

Falhas na integração

Às 13h16, eu e o fotógrafo Flavio Tin entramos no Tilag (Terminal da Lagoa da Conceição). Partimos para o Centro às 13h20, no ônibus 0280 da linha 338, da Transol. Na Agronômica, resolvi testar o cartão para saber se a integração funcionaria. Resultado: mais uma tarifa cobrada no cartão. O teste foi feito com dois cartões diferentes. 

Continuamos a viagem rumo ao Ticen (Terminal do Centro), para testar a mudança que é válida apenas para um sentido. Às 13h55, descemos na avenida Mauro Ramos, perto do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina). Às 13h59, pegamos o ônibus 1385, da linha 221, Canasvieiras-Centro. Pela terceira vez a catraca foi liberada após o débito no cartão de transporte. Ou seja, três tentativas de integração frustradas.

Na última tentativa antes de voltar ao Ticen, pegamos o ônibus 0311 da linha 135, Volta ao Morro, da Transol. Desta vez o leitor da catraca acusou integração e exibiu tarifa zerada.

Ao ver frustrada uma das tentativas, o comerciante Sandro Candate, 44 anos, se indignou e lamentou o descumprimento da mudança anunciada pela Prefeitura da Capital. “Às vezes, a integração dá certo com empresas diferentes e dá errado com as mesmas”, criticou o morador da Agronômica.

Tarifa nova só em agosto

A mudança mais aguardada pelos usuários do transporte coletivo só acontecerá no dia 1 de agosto, quando o valor da passagem será reduzido. A tarifa passará de R$ 2,70 para R$ 2,58, com pagamento no cartão; e de R$ 2,90 para R$ 2,75, em dinheiro.

A tarifa social será estendida para toda a cidade, e não apenas às comunidades do maciço do Morro da Cruz, como é hoje. Além disso, será criado o passe livre para estudantes carentes, que beneficiará 10 mil pessoas, de acordo com a prefeitura. O cadastro para esses dois benefícios poderão ser feitos a partir de 1 de junho.

Estão previstas, ainda para este ano, a implantação de faixas exclusivas e preferenciais de ônibus na avenida Beira-Mar Norte e na rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal. Até outubro de 2015 toda a frota deverá ser renovada, com coletivos com até seis anos de uso. Todos os ônibus serão pintados de azul e branco. Outubro de 2015 também é o prazo final para implantação do SAO (sistema de apoio à operação), que disponibilizará aos usuários informações por web, dispositivos móveis e painéis nos terminais de integração e estações. 

Por Felipe Alves
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Tarifa de ônibus em Goiânia sobe para R$ 2,80

O reajuste na passagem do transporte coletivo de Goiânia começou a valer a partir deste sábado (3). O valor da tarifa aumentou dez centavos e passa a ser de R$ 2,80.

O novo preço foi decidido pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), composta por representantes políticos e das empresas de ônibus, em uma reunião no dia 16 de abril. O valor, segundo a entidade, foi baseado nos reajustes do óleo diesel, da inflação e do salário dos motoristas. A tarifa não era corrigida desde abril de 2012.

Porém, os usuários do transporte não ficaram satisfeitos com essa medida, principalmente por considerarem a qualidade do serviço ruim. Além desse aspecto, os passageiros afirmam que, embora seja pouco, o reajuste pesa no bolso, pois o salário não é suficiente para pagar pelos constantes reajustes em várias contas.

O aumento só foi concedido após as empresas se comprometerem a adotar medidas para melhorar a qualidade do transporte público a médio e curto prazo. Entre essas medidas estão o aumento no número de veículos, implantação de novas linhas e a renovação da frota. De acordo com o o presidente da CDTC, João Balestra, o aumento de dez centavos em cada passagem é para garantir que essas medidas sejam implementadas.

Para evitar que o reajuste fosse ainda maior, o governo do estado anunciou um repasse mensal de R$ 4 milhões para cobrir 50% do custo das gratuidades, que são usuários que têm direito a utilizar o transporte público sem custos, como idosos e portadores de necessidades especiais.

Informações: G1 GO, com informações da TV Anhanguera

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Vale transporte de papel deixará de ser aceito na Região Metropolitana do Recife

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) devem ficar atentos as mudanças quanto ao vale transporte de papel. O Grande Recife, considerando toda a modernização que o Sistema de Transporte está passando, deixará de receber o VT PAPEL. No município de Camaragibe, o passe estudantil de papel também deixará de ser aceito nos ônibus.

Os passageiros utilizarão o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), aceito em toda a frota de ônibus que circula pela RMR. A mudança é necessária, também, por causa da chegada dos BRTs, onde os passageiros realizarão embarque nas estações, que aceitam apenas os vales eletrônicos. 

Os bilhetes em papel deixarão de ser aceitos a parir do dia 1º de julho de 2014. É importante que os usuários que ainda não possuem o VEM, que compareçam ao Posto de Atendimento do VEM, localizado na Rua da Soledade, Nº259, Boa Vista, e solicitem uma das modalidades do vale eletrônico (VEM Trabalhador, VEM Estudante, VEM Comum, VEM Infantil ou VEM Livre Acesso). 

Os usuários podem tirar as dúvidas sobre o VEM no site www.vemgranderecife.com.br ou na Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

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Porto Alegre, Aeromóvel começa a operar em horário integral

O Aeromóvel começou nesta quinta a operar em horário integral na conexão Metrô-Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Agora, a linha funciona durante o mesmo horário das estações do metrô, das 5h às 23h20min, todos os dias, o que acresce em nove horas o atendimento que, até então, era das 6h30min às 16h. 
Foto: Marco Prass
Nos dias úteis, o intervalo entre partidas em cada um dos terminais é de 10 minutos. Nos sábados, os intervalos variam entre 10 (das 7h às 20h30) e 15 minutos (das 5h às 7h e a partir das 20h30). Nos domingos e feriados, as partidas acontecem a cada 15 minutos. 

Outra novidade é que a partir da próxima quarta-feira, dia 7, começa a cobrança de passagens no terminal localizado junto ao aeroporto, a R$ 1,70. A Trensurb também lembra aos usuários que, quem já está dentro dos sistema metroviário e embarca no aeromóvel na Estação Aeroporto da Trensurb não precisará pagar passagem adicional.

Por Cíntia Marchi 
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Prefeito de Fortaleza garante entrega em maio de três obras de mobilidade

Maio marcará a entrega de importantes obras de mobilidade e o início de outras em Fortaleza, garantiu o prefeito Roberto Cláudio (Pros), durante reunião com os secretários da gestão. Entre as obras a serem iniciadas no próximo mês estão as alças do túnel da avenida Padre Antônio Tomás e do elevado do cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges.

No primeiro momento, as obras serão nas áreas já desapropriadas, forma de não atrapalhar o trânsito. Após a Copa do Mundo, as intervenções deverão ser intensificadas. O túnel da Via Expressa com a avenida Alberto Sá também deve ser iniciado até o começo de agosto. A expectativa do prefeito é de que todas essas obras de mobilidade sejam entregues à população até agosto de 2015.

Maio animado

Mesmo com a greve dos operários, que durou mais de 20 dias, o prefeito garantiu a entrega de três obras para o fim de maio: finalização da calçada da Alberto Craveiro, túnel da Santos Dumont e túnel da rotatória do Castelão. Segundo Roberto Cláudio, as pendências no túnel da rotatória do Castelão são o aterramento da drenagem, a pavimentação e a urbanização, o que inclui paisagismo com grama e flores. 

Como o fim de maio é o prazo para a implantação do binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, o prefeito ressaltou a importância da entrega do túnel da Santos Dumont para que o trânsito ganhe ainda mais fluidez.

A decisão sobre o futuro da Praça Portugal será apresentada pela Prefeitura no meio do mês de maio, no entanto, qualquer intervenção no local só acontecerá em agosto. Segundo o prefeito, algumas sugestões ao projeto estão sendo incorporadas e, mesmo sem a intervenção na praça, a implantação adaptada do binário permitirá testes sobre as melhorias, subsidiando projetos para outros binários na cidade.

Mesmo com a Aldeota monopolizando as discussões da cidade, outras ações do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) começarão a acontecer em junho em Fortaleza. Uma delas é o aumento do contingente operacional da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), por meio de funcionários terceirizados.

A integração de linhas para o redesenho das rotas de transporte público, operações para reduzir os gargalos no trânsito da avenida Osório de Paiva e da Messejana e a fiscalização no Centro também serão iniciadas em junho.

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Edital para construção de novas ciclovias em Santos é publicado

O processo licitatório para a construção de novas ciclovias em Santos, no litoral de São Paulo, foi publicado nesta quarta-feira (30). Novas ciclovias serão instaladas nos canais 4 e 5.

O projeto prevê a construção de ciclovia no canal 4 com 2.700m de extensão e outra no canal 5 com 1.950 de extensão. As duas farão a ligação das avenidas Bartolomeu de Gusmão e Perimetral. De acordo com a Prefeitura de Santos, as obras serão iniciadas no segundo semestre deste ano no canal 4 e no primeiro semestre de 2015 no canal 5. O custo total da obra está orçado em 11,66 milhões e a construção será realizada com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

Os envelopes do processo licitatório serão abertos no dia 2 de junho. A Prefeitura de Santos estima que as novas ciclovias fiquem prontas em, no máximo, 18 meses. Atualmente, a malha cicloviária do município é formada por mais de 33 km.

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A volta dos ônibus superlotados no Recife

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Cerca de 2,1 milhões de habitantes, esse é o número de usuários transportados todos os dias na Região Metropolitana do Recife segundo o GRCT, mas algo está acontecendo nos últimos meses, pois a sensação é que os ônibus estão sumindo.

Só quem usa o transporte coletivo que pode perceber na realidade que andar de ônibus ultimamente na Região Metropolitana do Recife está ficando pior a cada dia que passa, pois além do desconforto, falta de pontualidade e segurança, é notável vermos novamente ônibus e terminais superlotados deixando a sensação de piora para os usuários.
É como se pudéssemos voltar ao passado, pois é fácil vermos ônibus circulando com passageiros em cima do motor na qual não cabe mais ninguém, expremidos nas portas ou com as portas abertas, deixando outros usuários prejudicados nas paradas.

Muitos usuários também reclamam dos terminais integrados, pois toda semana a relatos de mini protestos dos passageiros que reclamam da demora e superlotação.

Agente trabalha o dia inteiro e fica numa parada escura e cheia dessas, porque não passa ônibus, e quando vem, passa cheio demais relata Josenilda Silva, moradora de Camaragibe.

O sistema não paga
Um dos fatores que pesam na falta de ônibus é o déficit que as empresas estão tendo com a política tarifária do governo, pois informações extra-oficiais relatam que as mesmas estão tendo sérios prejuízos financeiros, ou seja, estão operando no vermelho.

Isto também tem a ver com muitas pesquisas já realizadas na qual não somente o preço é atrativo para um transporte coletivo, pois o principal fator que os usuários relatam é a eficiência e a qualidade, pois melhor seria pagar um valor a mais e ter qualidade e quantidade, sinal que ter uma tarifa barata não atende aos anseios da maioria dos usuários que pagando R$ 2,15, sofrem com a superlotação dentro dos ônibus e terminais, ou seja, esses mesmos R$ 2,15 acabam se tornando caro demais para o sistema hiperlotado que se encontra hoje.

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