A primeira de uma série de mudanças e melhorias do transporte coletivo de Florianópolis ainda precisa ser melhor entendida e mais conhecida por usuários, motoristas e cobradores. Ontem, no primeiro dia do Consórcio Fênix à frente do novo sistema, poucas pessoas sabiam que o tempo para integração dos ônibus passou de 30 minutos para duas horas. E o mais grave: a integração não funcionou em três das quatro tentativas feitas pelo Notícias do Dia.
Até quarta-feira, quando o sistema era fatiado entre as cinco empresas que hoje formam o Consórcio (Transol, Canasvieiras, Estrela, Insular e Emflotur), o usuário era obrigado a ir até um terminal para fazer a integração. Desde ontem, o passageiro pode integrar sua passagem em qualquer ponto de ônibus e continuar a viagem sem pagar nova tarifa. Pelo menos é o que prevê a primeira medida colocada em ação pelo Consórcio Fênix, que administrará o transporte coletivo da Capital pelos próximos 20 anos.
“Já tive problemas com integração nos terminais e não sei se funcionará corretamente nos pontos”, disse a pedagoga Samira Viga, 38 anos. Ela lembra que é importante ficar atento ao cartão, para ver se a passagem foi descontada.
Para Samira, as duas horas de integração serão insuficientes nos fins de semana e feriados, quando os horários e as linhas são reduzidos. “Evito sair de casa aos domingos para não ficar horas esperando ônibus nos terminais ou nos pontos”, disse a moradora do bairro Ingleses.
Não são só os usuários que reclamam dos horários. Quem trabalha diretamente com o transporte coletivo também percebe a dificuldade imposta pela tabela de horários das empresas. “Se o passageiro não tiver linhas e horários em mãos, perderá o tempo da integração. Por exemplo, tem linhas que as partidas são as 13h35, nos terminais, mas outra linha só chega dois minutos depois e o usuário perde a conexão. Está errado. Os horários devem ser ajustados para evitar tanta espera. Passo por isso como os demais usuários”, disse um cobrador, que pediu para não ser identificado.
Falhas na integração
Às 13h16, eu e o fotógrafo Flavio Tin entramos no Tilag (Terminal da Lagoa da Conceição). Partimos para o Centro às 13h20, no ônibus 0280 da linha 338, da Transol. Na Agronômica, resolvi testar o cartão para saber se a integração funcionaria. Resultado: mais uma tarifa cobrada no cartão. O teste foi feito com dois cartões diferentes.
Continuamos a viagem rumo ao Ticen (Terminal do Centro), para testar a mudança que é válida apenas para um sentido. Às 13h55, descemos na avenida Mauro Ramos, perto do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina). Às 13h59, pegamos o ônibus 1385, da linha 221, Canasvieiras-Centro. Pela terceira vez a catraca foi liberada após o débito no cartão de transporte. Ou seja, três tentativas de integração frustradas.
Na última tentativa antes de voltar ao Ticen, pegamos o ônibus 0311 da linha 135, Volta ao Morro, da Transol. Desta vez o leitor da catraca acusou integração e exibiu tarifa zerada.
Ao ver frustrada uma das tentativas, o comerciante Sandro Candate, 44 anos, se indignou e lamentou o descumprimento da mudança anunciada pela Prefeitura da Capital. “Às vezes, a integração dá certo com empresas diferentes e dá errado com as mesmas”, criticou o morador da Agronômica.
Tarifa nova só em agosto
A mudança mais aguardada pelos usuários do transporte coletivo só acontecerá no dia 1 de agosto, quando o valor da passagem será reduzido. A tarifa passará de R$ 2,70 para R$ 2,58, com pagamento no cartão; e de R$ 2,90 para R$ 2,75, em dinheiro.
A tarifa social será estendida para toda a cidade, e não apenas às comunidades do maciço do Morro da Cruz, como é hoje. Além disso, será criado o passe livre para estudantes carentes, que beneficiará 10 mil pessoas, de acordo com a prefeitura. O cadastro para esses dois benefícios poderão ser feitos a partir de 1 de junho.
Estão previstas, ainda para este ano, a implantação de faixas exclusivas e preferenciais de ônibus na avenida Beira-Mar Norte e na rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal. Até outubro de 2015 toda a frota deverá ser renovada, com coletivos com até seis anos de uso. Todos os ônibus serão pintados de azul e branco. Outubro de 2015 também é o prazo final para implantação do SAO (sistema de apoio à operação), que disponibilizará aos usuários informações por web, dispositivos móveis e painéis nos terminais de integração e estações.
Por Felipe Alves