Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Recife, Ônibus param por 3 horas por aumento de salário

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Uma paralisação parcial de ônibus está sendo realizada na manhã desta sexta-feira (14) em toda a Região Metropolitana. No Recife, ônibus estão parados na Avenida Conde da Boa Vista, Rua do Sol e Avenida Guararapes como forma de protesto por aumento de salário para motoristas e cobradores.
Foto: Kety Marinho/TV Globo
De acordo com o coordenador da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), Hélio Cabral, a movimentação é pacífica e segue até as 9h. "Não é um dia de greve, é um dia de protesto. Queremos que o sindicato tenha firmeza na hora de negociar com os donos das empresas de ônibus o que os trabalhadores precisam", disse.  Ainda segundo a Conlutas, os terminais rodoviários e os ônibus de Jaboatão dos Guararapes também aderiram à manifestação e estão parados até as 9h.

Informações: G1 PE

READ MORE - No Recife, Ônibus param por 3 horas por aumento de salário

Feira de Santana terá sistema BRT de transporte

A prefeitura de Feira de Santana anunciou nesta quarta-feira (12) que o financiamento para execução do projeto de implantação do sistema BRT (Transporte Rápido de Ônibus, em inglês) foi aprovado pela Caixa Econômica Federal. O recurso aprovado é de R$ 90 milhões

A primeira etapa agora é a contratação de empresa para elaboração do projeto executivo, através de licitação pública que será realizada pela prefeitura. José Ronaldo acredita que o investimento deverá beneficiar diretamente cerca de 480 mil pessoas. O projeto ainda será acompanhado de várias intervenções urbanas que devem ajudar a instalação do sistema BRT.

"Nossa perspectiva é que essa seja uma solução para o transporte público e tráfego de veículos e pessoas para os próximos 40 ou 50 anos. Em cerca de 30 meses, essa cidade será totalmente diferente no que diz respeito a mobilidade urbana", disse o prefeito, que em maio esteve em Curitiba para conhecer melhor o sistema.

Dentre as intervenções previstas para a implantação do BRT estão a construção de viadutos e passagens subterrâneas em trechos como o do cruzamento entre as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas e o da João Durval Carneiro e Presidente Dutra. Também será feita a pavimentação de todos os corredores de tráfego em concreto armado ou concreto betuminoso.

A prefeitura também irá viabilizar a construção de corredores exclusivos nas avenidas João Durval e Getúlio Vargas; construção de estações tubo – com climatização, reforma das estações de transbordo e construção de outras; qualificação das calçadas; infraestrutura cicloviária e paisagismo imobiliário urbano ao longo dos corredores exclusivos de tráfego.

Também foi destacada a implantação de equipamentos que devem deixar a integração moderna, como o sistema de controle operacional, central de controle de semáforos, controle de tráfego em tempo real e outros.

O anúncio foi feito pelo prefeito José Ronaldo em coletiva no Paço Municipal Maria Quitéria nesta manhã. O empréstimo deve ser pago em 20 anos após o prazo de carência, que é de 35 meses.

READ MORE - Feira de Santana terá sistema BRT de transporte

Mais R$ 14,4 bilhões para projetos de mobilidade urbana

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu, em reunião extraordinária, ampliar em R$ 14,4 bilhões o montante de recursos destinados a projetos de mobilidade urbana previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

Segundo nota divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Fazenda, foi autorizada a contratação de novas operações de crédito no valor de R$ 7,2 bilhões pelo programa “Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas”, voltado para melhorar a acessibilidade nas cidades. O limite autorizado para esses projetos subiu de R$ 2,4 bilhões para R$ 9,6 bilhões.

Outro programa beneficiado foi o destinado a obras de expansão de infraestrutura e mobilidade, que antes era exclusivo de grandes cidades. Ele foi estendido a municípios de médio porte (que possuem entre 250 mil e 700 mil habitantes), recebendo mais R$ 7,2 bilhões, além dos R$ 12,2 bilhões que já estavam autorizados pelo governo.

De acordo com a nota da Fazenda, os recursos para os novos empréstimos sairão do FGTS (na linha Pró-Transporte) e do BNDES.

Informações: O Globo

READ MORE - Mais R$ 14,4 bilhões para projetos de mobilidade urbana

Em Natal, Obras de mobilidade urbana começam na segunda e tráfego terá alterações

A partir da próxima segunda-feira, 17, com o início das obras no canal e nos viadutos que compõem o complexo viário do Baldo, entre o Alecrim e a Cidade Alta, o trânsito na região passará por alterações. Nesta quarta-feira, 12, técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), da Secretaria Municipal da Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) e representantes da BMB Construções Ltda., empresa responsável pela obra, visitaram trechos do complexo que será recuperado e discutiram as modalidades de escoamento do tráfego durante o período do serviço e também por qual ponto as intervenções, que deverão perdurar por seis meses, começarão. 
Foto: Adriano Abreu
De acordo com Carlos Eugênio, inspetor de Trânsito da Semob, o tráfego sofrerá modificações, principalmente, na Avenida Deodoro da Fonseca, duramente a primeira fase da obra. A via se tornará de mão única no trecho a partir do Colégio Marista até a subida para a Avenida Olinto Meira (sentido Centro - Alecrim). Os ônibus e veículos que seguiam subindo pela Avenida Deodoro da Fonseca para o Centro da Cidade e Petrópolis, a partir do Alecrim, seguirão por outro caminho. A possibilidade é que o tráfego seja desviado pela Rua Ernani da Silveira, lateral ao Viaduto do Baldo. Os ônibus deverão seguir até a Avenida Prudente de Morais e, virando à esquerda, seguir em direção ao bairro de Tirol, Petrópolis, Ribeira e Rocas. Quem sobe pela Avenida Rio Branco, passará a usar uma faixa da via. 


Entretanto, o novo traçado para entrada e saída na Cidade Alta pela via citada está em fase de avaliação e somente ao final desta semana é que um mapa com as rotas de fluxo deverá ser apresentado pela Semob. “Estamos analisando como será o desvio dos ônibus, principalmente, que seguem para Petrópolis. Estamos levantando várias hipóteses de rota”, comentou Carlos Eugênio. 

Além disso, antes de definir o mapa de desvios,  representantes da Semob e Semopi deverão se reunir com a presidência do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn). O encontro deverá ocorrer entre hoje e amanhã. Juntos, eles discutirão a melhor rota a ser seguida pelos ônibus. A prioridade da Semob é diminuir o impacto das intervenções no cotidiano, prioritariamente, dos usuários do sistema público de transportes. Questionado sobre o fluxo diário de veículos e ônibus que trafegam pelo eixo das Avenidas Rio Branco e Deodoro da Fonseca, o inspetor de Trânsito da Semob, Carlos Eugênio, afirmou desconhecer a existência de tais dados. 

Informações: Tribana do Norte

READ MORE - Em Natal, Obras de mobilidade urbana começam na segunda e tráfego terá alterações

Após acordo, Metrô do Recife não vai entrar em greve

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Os metroviários do estado fizeram assembleia na noite desta quinta-feira (13) e encerraram a paralisação da categoria. O grupo, que havia aprovado a greve, mas ainda não a tinham deflagrado, resolveu acatar a proposta de reajuste oferecida pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). 

A proposta de aumento oferecida pelos patrões é de 7,4%, no entanto, 6,49% viriam escalonados e o restante de forma linear. De acordo com a categoria, na prática, isso quer dizer que o reajuste salarial, em alguns casos, passaria de 10%. De início, a empresa só oferecia 2,2%, valor inferior até mesmo a inflação.

Com a manobra do escalonamento, quem ganha mais ficaria com reajuste na faixa dos 6% e quem ganha menos ficaria com reajuste real de até 30%. Além disso, a empresa propõe aumento do valor do ticket de alimentação em 7,4%, mesmo percentual oferecido pelo reajuste do plano de saúde. 

Impasse
A única divergência da categoria era por conta da hora extra. Atualmente, a hora extra está em 100% e acabou sendo reduzida, com o acordo atual, para 50%, o determinado pela lei. 

Informações: Diário de Pernambuco

READ MORE - Após acordo, Metrô do Recife não vai entrar em greve

Com fim da greve, trens da CPTM voltam a circular nesta quinta

Os ferroviários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) encerraram a greve da categoria na noite desta quinta-feira (13) após assembleia dos funcionários, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana.
Foto: Diário da CPTM
A categoria deve voltar a trabalhar ainda nesta noite, mas não há previsão para o horário de retorno ao funcionamento. As Linhas 11- Coral e 12-Safira continuavam paralisadas no início da noite. A Linha 9-Esmeralda, que também estava parada, voltou a funcionar no trecho entre as estações Grajaú e Pinheiros por volta das 17h40 desta quinta-feira (13).


De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, a greve foi julgada não abusiva, com determinação de retorno imediato de 100% da categoria, sob pena de multa diária de R$ 200 mil. Houve um aumento da multa, que antes era de R$ 100 mil reais. Na próxima quarta-feira (19) haverá uma segunda reunião do julgamento do dissídio coletivo, também no TRT.

Nas linhas paralisadas, funcionava o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), com ônibus percorrendo os trechos entre as estações paralisadas. A estação Júlio Prestes da Linha 8-Diamante também estava fora de funcionamento no horário.

Encerramento
A greve que afeta quatro linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será encerrada nesta quinta-feira (13), segundo Everson Craveiro, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Transporte de Passageiros da Zona Sorocabana.

Funcionários e representantes do sindicato dos ferroviários se reuniram em frente à Estação da Luz, na região central de São Paulo, nesta tarde para avaliar o movimento. O grupo anunciou que a greve será encerrada após julgamento do movimento no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

"Vamos terminar a greve comemorando ou decidindo nosso próximo passo", disse. Segundo ele, a paralisação será encerrada independentemente da decisão da Justiça. A sessão do tribunal ocorre às 17h no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na Rua da Consolação.

"Os trens voltam a funcionar tão logo a gente saia do tribunal e chegue aos locais de trabalho", disse. "Vamos voltar a trabalhar porque não tem mais o que fazer na greve. (...) O ferroviário é pacífico e tem comando", afirmou.

O grupo, até o fim da assembleia, por volta das 15h30, não havia chegado a um acordo com a CPTM em relação a três principais pontos: vale-alimentação, planos de cargo, carreira e salário e adicional de risco de vida.

Durante assembleia, representantes de outras entidades e sindicatos deram apoio à causa dos ferroviários. Altino de Melo Prazeres Júnior, presidente do sindicato dos metroviários, foi um deles. "A causa é uma só!", afirmou.
Ao fim da assembleia, os manifestantes se dirigiram em passeata até o TRT, com o pedido de Craveiro de que a marcha seja feita de "forma organizada" e "sem baderna".
Segundo a assessoria do TRT, no fim da tarde os magistrados irão julgar se a greve é ou não abusiva. Na quarta, durante audiência no TRT, representantes da CPTM e do sindicato dos ferroviários não chegaram a acordo.

Paralisação
A paralisação dos ferroviários interrompe completamente as linhas 9-Esmeralda, 11- Coral e 12-Safira. A linha 8-Diamante, que funcionava normalmente, agora circulará apenas entre as estações Itapevi e Barra Funda.

A greve dos funcionários da CPTM começou à 0h desta quinta-feira, após assembleia realizada na noite desta quarta-feira (12). Em nota, a CPTM afirmou que considera irresponsável a decisão dos sindicatos que representam os empregados das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda 11-Coral e 12-Safira de paralisar a prestação dos serviços.

A companhia divulgou nota dizendo que considera irresponsável a decisão do Sindicato dos Trabalhadores da Zona Sorocabana, representante dos empregados das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central, que representa os empregados das linhas 11-Coral e 12-Safira de paralisar a prestação dos serviços.

Diretor do Sindicato Central do Brasil, Lourival Júnior afirma que a categoria está em campanha salarial desde março e esgotaram-se as tentativas de conciliação na Justiça do Trabalho. "A gente ainda aguarda uma proposta digna", afirmou. O sindicato exige reajuste de 6,77% para reposição da inflação medida pelo INPC, do IBGE, e mais 5% a título de produtividade.

Segundo a CPTM, na reunião de conciliação realizada nesta terça-feira (12), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) a CPTM apresentou nova proposta garantindo 8,56% de  reajuste salarial, que repõe a inflação do período, considerando o IPC-FIPE de 5,91%, e garante aumento real de 2,5%. 

Além disso, também foi oferecido aumento de 20% no vale-refeição, que passaria de 22 para 24 cotas de R$ 23 por dia, totalizando R$ 552 ao mês. A empresa diz também que ofereceu a substituição da cesta básica por vale-alimentação, valor de referência ampliado de R$ 76,86 para R$ 100 e benefício optativo de adiantar 50% do 13º salário em janeiro.

O Sindicato dos Engenheiros Ferroviários em São Paulo e o Sindicato dos Ferroviárias de São Paulo chegaram a um acordo com a CPTM em relação à campanha salarial e aceitaram o reajuste salarial de 6,97% e a implantação de plano de cargos, carreiras e salários com adequações salariais.

Informações: G1 São Paulo

READ MORE - Com fim da greve, trens da CPTM voltam a circular nesta quinta

Motoristas de ônibus do Recife fazem protesto nesta sexta

Nesta sexta-feira (14/06)! Protesto dos motoristas!

Os rodoviários do estado vão parar por uma hora na manhã desta sexta-feira (14). O alerta foi dado pelo presidente da Oposição dos Rodoviários de Pernambuco, Juscelino Pereira Macedo, na tarde desta quinta-feira (13), após o adiamento da primeira reunião de negociação entre patrões, sindicato e oposição para definir o reajuste salarial da categoria. De acordo com o articulador, não é greve, apenas um "choque de advertência". 


Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

A partir das 6h desta sexta, os motoristas que estiverem nos terminais de integração vão parar, os que estiverem circulando também deverão procurar os terminais para cruzarem os braços. A advertência se estenderá até as 7h, segundo Juscelino Macedo, para não atrapalhar os usuários.

"Estamos fazendo isso para o sindicato perceber que não estamos brincando. Até o momento, nenhuma proposta de aumento foi apresentada. Infelizmente, nosso sindicato tem sido omisso. Estamos tendo perdas e não vamos aturar isso, mas a população não sofrerá no horário de pico", tranquilizou o organizador.

- Metroviários do Recife também podem entrar em greve nesta sexta

A primeira reunião de negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Pernambuco, o Urbana/PE e a Oposição Rodoviária foi adiada porque o mediador teria adoecido. Com isto, o estudo de propostas e contrapropostas só começará no dia 18. "Fomos autorizados pelo Ministério Público a participar da mesa de negociações. Ela deveria acontecer hoje (13), dia 18 e 25, mas agora só vai começar na próxima semana. Houve um consenso na pauta do sindicato e da oposição, mas nosso salário está defasado em 87% e temos outras exigências além do pedido pelo sindicato".

De acordo com o movimento Oposição dos Rodoviários, que na contagem da Central Única dos Trabalhadores (CUT) tem 102 membros, os servidores perderam benefícios com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco à frente das negociações. "Deixamos de receber a salubridade, por exemplo, desde 1995. O próprio Ministério Público informou que é nosso benefício por direito. Não vamos mais esperar. Se a situação não for resolvida, depois da reunião do dia 18, vamos avaliar a possibilidade de parar de vez", concluiu Juscelino Pereira.

Categoria
Os rodoviários são motoristas, cobradores, despachantes e fiscais de ônibus, que atendem diariamente a 2,2 milhões de passageiros na Região Metropolitana do Recife. Procurado pela equipe de reportagem do Diario de Pernambuco, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Pernambuco, Patrício Magalhães, não foi localizado.

Informações: Diário de Pernambuco 

READ MORE - Motoristas de ônibus do Recife fazem protesto nesta sexta

Autorizado financiamento de R$ 444 milhões para BRT em Campinas

A Câmara de Vereadores aprovou a dois dias do fim do prazo, em sessão extraordinária nesta quarta-feira (12), projeto que autoriza a Prefeitura de Campinas (SP) a operar o crédito de R$ 444 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana (PAC 2) destinada às obras do Bus Rapid Transit (BRT) e para pavimentação de bairros.

Durante a sessão o projeto passou por duas votações, de legalidade e mérito. A proposta, agora, segue para promulgação do prefeito Jonas Donizette (PSB) e precisa constar no Diário Oficial do Município (DOM) até sexta-feira (14) para a cidade não perder o dinheiro, que virá da Caixa Econômica Federal (CEF). As obras de melhoria ainda não têm prazo para ocorrer.


O vereador Paulo Bufalo (PSOL) apresentou uma emenda que não chegou a ser colocada em votação, pois não passou pelas comissões. O parlamentar pedia que a Prefeitura apresentasse, trimestralmente, um relatório da execução financeira da verba, tanto para o conselho de transportes quanto para a Câmara.

Do montante, R$ 247 milhões são destinados à pavimentação de regiões que não possuem asfalto. O projeto prevê a melhoria em 21 bairros. A negociação com o governo federal teve início no fim do ano passado, durante o período de transição entre a administração municipal. O repasse foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT) no dia 06 de março, mas apenas na semana passada é que os vereadores receberam o projeto que autoriza o Executivo a contrair o financiamento.

BRT atrasado
Os corredores exclusivos de ônibus do BRT irão ligar as regiões do Campo Grande e Ouro Verde ao Centro. A licitação para a escolha da empresa está aberto e será encerrado no próximo dia 19. O anúncio do repasse da União ao município ocorreu em abril de 2012.

O início das obras estava previsto para o segundo semestre deste ano, mas a Prefeitura já admite iniciá-la somente no ano que vem. A atual administração diz que, neste caso, a demora para a aprovação para a captação de recursos ocorreu por falhas no governo passado, já que havia apenas um esboço do projeto, o que atrasou a licitação.

Serão três anos de intervenções em vias públicas para a conclusão das obras. Desde o ano passado, 15 veículos do BRT já fazem o percurso entre as regiões e o Centro. Mas, sem os corredores exclusivos, são poucas as melhorias sentidas pela população. A previsão é que o tempo de viagem no trecho de 17,8km, do Campo Grande ao Centro, tenha redução de 31%; do Ouro Verde ao Centro, a redução prevista é de 26%, em um trecho de 14,4km.

Além da pista exclusiva para os ônibus, estão previstas estações de transferência fechadas e plataformas em nível, com embarque e desembarque pela porta esquerda do veículo.

Informações: G1 GO
READ MORE - Autorizado financiamento de R$ 444 milhões para BRT em Campinas

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960