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Prefeitura do Rio promete construir mais 150 km de ciclovias

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A prefeitura do Rio de Janeiro prometeu na quinta-feira que irá construir mais 150 quilômetros de ciclovias na cidade até 2016. A cidade, que já tem a maior malha cicloviária do País - cerca de 300 quilômetros -, deve ganhar faixas exclusivas para ciclistas em bairros cujo acesso de bicicleta ainda é perigoso, como Centro, Laranjeiras e a maior parte da Grande Tijuca. 

Ainda neste ano, devem ser concluídos 30 quilômetros, 40 em 2014, 50 em 2015 e 30 em 2016. As obras devem custar, ao todo, R$ 98,65 milhões, segundo o jornal O Globo.

"Fizemos 150 quilômetros de ciclovias. Vamos criar mais 150. Onde fazemos obras, sempre que possível, construímos ciclovias", disse o prefeito Eduardo Paes, citando a avenida Rio Branco, no centro. O objetivo do projeto é que as ciclovias se transformem em alimentadoras do transporte coletivo, levando aos BRTs Transcarioca, Transoeste e Transolímpica, além das linhas do metrô e dos ramais de trem. 

A prefeitura também deve aumentar o número de bicicletários para mais de 960 em toda a capital fluminense. Também devem ser instaladas novas estações do BikeRio, serviço de aluguel de bicicletas semelhante aos existentes em outras cidades do País. Atualmente, há 60 estações com 600 bicicletas, que devem ser ampliadas para 350 estações com 3.500 bicicletas.

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Em Goiânia, Motoristas aceitam proposta do Setransp e greve chega ao fim

Depois de muito tumulto, chegou ao fim, na tarde desta sexta-feira (3/5), a greve dos trabalhadores do trasporte coletivo. A decisão foi tomada durante assembleia realizada por representantes da categoria, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Goiás (Sindittransporte). 

Conforme foi divulgado pelo sindicato, os trabalhadores aceitaram a proposta do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp), que ofereceu 9% de reajuste no salário e gratificação suplementar, além de 25% no vale alimentação. Diante da decisão, a determinação é que todos os ônibus voltem a circular imediatamente.

Ainda de acordo com o sindicato, o reajuste vale para todos os funcionários do transporte coletivo, não só para os motoristas. Mecânicos e funcionários da parte administrativa, além de outros colaboradores, também receberão aumento.

Transtornos
O trânsito da capital amanheceu congestionado nesta sexta-feira (3/5) devido a continuação da greve, iniciada na manhã de quinta-feira (2/5). O caso quase foi resolvido na noite de quinta durante uma reunião em que o Setransp fez a proposta do reajuste de 9%, porém a maioria dos trabalhadores optaram por continuar com as atividades suspensas. Durante a greve, o goianiense, que precisou encontrar outros meios de transporte, foi o principal prejudicado. Atrasos e muita espera marcaram a quinta-feira em Goiânia. 

Informações: A Redação

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Prefeitura de São Paulo confirma mais R$ 2,2 bilhões para corredores de ônibus

A Prefeitura de São Paulo homologou nesta terça-feira (30) o resultado de mais cinco licitações do Programa de Mobilidade Urbana, que prevê a construção de terminais e corredores de ônibus na cidade.

A homologação é a confirmação de que a proposta vencedora da licitação cumpriu todas as exigências. O próximo passo será a assinatura dos contratos e, depois, a autorização para o início das obras.

As licitações homologadas hoje foram feitas ainda na gestão Gilberto Kassab (PSD). No sábado (27), outros seis certames foram homologados.


O plano de Kassab prevê a construção de mais de 60 km de corredores de ônibus em avenidas como Luís Carlos Berrini, M'Boi Mirim (zona sul), Radial Leste (zona leste) e Inajar de Souza (zona norte).

Também estão previstos terminais em bairros como Itaquera (zona leste) e Jardim Ângela (zona sul).

O plano inicial de Kassab era construir mais duas rodoviárias em Itaquera e na Vila Sônia, mas a nova gestão decidiu não levar o plano adiante e construir apenas terminais urbanos ou metropolitanos.

A licitação do terminal Itaquera até já teve o nome modificado. No dia 26 de março, a mudança de "Terminal Rodoviário e Urbano - Itaquera" para "Terminal Viário Urbano, Terminal Intermunicipal e/ou Rodoviário - Itaquera" foi publicada no "Diário Oficial".

No total, os 11 lotes já homologadas pela prefeitura custarão R$ 2,2 bilhões. O prazo para a conclusão das maiores obras é de três anos.

Também hoje, foram retomadas as licitações dos lotes restantes, que tratam de um corredor de ônibus na av. Aricanduva (zona leste) e terminais em Perus (zona norte) e Parelheiros (zona sul).

O plano apresentado no início do mês pela gestão Fernando Haddad (PT) é construir 147 km de corredores e 12 terminais por R$ 6,1 bilhões, até o primeiro semestre de 2016.

Informações: Folha de SP

Lote
Empreendimento
Consórcio vencedor
Valor
Prazo
1
Corredor Leste - Radial 1
OAS/EIT
R$ 439.751.838,21
36 meses
2
Corredor Leste - Radial 2
CR Almeida/Consbem
R$ 148.757.190,16
30 meses
4
Corredor Leste - Itaquera
Carioca/Heleno & Fonseca
R$ 150.782.571,58
36 meses
5
Corredor Capão Redondo/Campo Limpo/Vila Sônia
Paulista/Construbase
R$ 213.598.686,17
36 meses
6
Corredor M'Boi Mirim
Arvek/Simioni Viesti
R$ 98.494.741,69
18 meses
7
Binário Santo Amaro
Enpavi/Cetenco
R$ 39.998.460,66
18 meses
8
Corredor Berrini
Camargo Campos/JZ
R$ 45.288.227,09
18 meses
9
Corredor Inajar de Souza
Serveng/Galvão
R$ 169.751.131,88
24 meses
10
Terminal Itaquera
Camargo Corrêa/Constran
R$ 417.908.715,39
36 meses
13
Terminal Jardim Ângela
Andrade Gutierrez/Engeform
R$ 307.663.532,71
36 meses
14
Complexo viário - Terminal Jardim Ângela
Gomes Lourenço/Santa Bárbara
R$ 154.752.339,97
36 meses
TOTAL
R$ 2.186.747.435,51

Infográfico

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Urbes cria aplicativo com horários e itinerários de ônibus em Sorocaba

Os usuários de ônibus de Sorocaba (SP) podem contar agora com um aplicativo disponível para celulares e internet, que informa os horários e itinerários dos ônibus. O aplicativo foi desenvolvido pela Urbes, empresa que administra o trânsito e o transporte da cidade.

Basta ter acesso à internet para obter as informações atualizadas de horários, itinerários e linhas. A fiscal de prevenção Camila Tatiane de Melo baixou o aplicativo há uma semana. Ela conta que, desde então, o tempo de espera diminuiu. “Quando eu saio do trabalho, já sei a hora que ele vai passar. Ficou bem mais prático”, explica Camila.

Por mês, aproximadamente 4,5 milhões de passageiros utilizam o sistema de transporte público de Sorocaba (SP). Se parte desses usuários conseguir planejar os horários, o tempo de espera no ponto e a insatisfação vão diminuir significativamente.

As informações ainda não estão sincronizadas em tempo real com os coletivos. É preciso atualizar sempre o aplicativo. Apenas os painéis eletrônicos dos terminais tem esse tipo de comunicação. Neles, o usuário consegue ver quantos minutos faltam para o ônibus chegar ao local.

Informações: G1 Sorocaba e Jundiaí

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Poucos ônibus no segundo dia de greve em Goiânia

Um nova assembleia dos motoristas de ônibus do transporte coletivo em Goiânia está agendada para as 16 horas desta sexta-feira (3/5). O encontro pode definir o fim da paralisação. O trânsito da capital amanheceu congestionado nesta sexta-feira (3/5) devido a continuação da greve dos motoristas de ônibus do transporte coletivo. Mesmo com a determinação judicial de que 70% da frota deve estar nas ruas nos horários de pico, parece que o problema está longe de ser resolvido. O que o goianiense pôde ver na rua foi muita gente e poucos ônibus, um trânsito tumultuado e terminais lotados.
Foto: Edilson Pelikano
Muita gente encontrou dificuldade para embarcar. Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp), um monitoramento periódico está sendo feito para observar a quantidade de veículos que operam nas ruas da capital. 

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Depois de uma assembleia na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Goiás (Sindittransporte), no final da tarde de quinta-feira (2/5), os motoristas do transporte coletivo de Goiânia optaram por não fechar acordo e continuar com a greve. O Setranps ofereceu reajuste de 9% sobre os salários e gratificaçãoes, além de 25% de aumento no valor do vale alimentação. 

Funcionamento
Além dos 70% da frota em horário de pico, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que 40% dos veículos estejam nas ruas nos horários entre picos. A decisão foi tomada pelo vice-presidente em exercício do TRT de Goiás, desembargador Platon Teixeira Filho.

Ele determinou ainda que seja assegurada a garantia de livre acesso de todos os empregados aos seus postos de trabalho, mesmo além dos limites mínimos fixados para o funcionamento do transporte coletivo, além de outras determinações, sob pena de multa de R$ 50 mil diária em caso de descumprimento da decisão.

Informações: A Redação
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SPTrans multará invasão de carros em corredor de ônibus

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Os radares, os marronzinhos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e os agentes do CPTran (Comando de Policiamento do Trânsito) já não são os únicos habilitados a multar infrações viárias na capital. A partir de agora, funcionários da SPTrans (São Paulo Transporte) também podem anotar irregularidades praticadas pelos motoristas. O foco serão faixas e corredores exclusivos de ônibus, para inibir a invasão de outros veículos.

A Secretaria Municipal dos Transportes publicou nesta quarta-feira (1º), no Diário Oficial da Cidade, a relação dos 26 primeiros fiscais da SPTrans credenciados para fiscalizar automóveis e motos que transitam irregularmente nas vias que são destinadas só para ônibus.


Os agentes poderão autuar motoristas em função do desrespeito ao artigo 184 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que considera infração leve (R$ 53,20), com perda de três pontos na carteira, guiar pela faixa dos coletivos quando ela está à direita na pista. Já nos corredores que ficam à esquerda das vias, a irregularidade é grave e a multa sobe para R$ 127,69, além de cinco pontos na habilitação.

Por enquanto, a prefeitura informou que os funcionários da SPTrans vão "apenas orientar os motoristas" se eles cometerem tais infrações. Não foi divulgada a data em que os agentes da SPTrans passarão a multar.

Até então, esses servidores só fiscalizavam e autuavam os táxis sem passageiros e os ônibus sem permissão que circulavam nos corredores e faixas exclusivos. De acordo com a SPTrans, existem atualmente 680 fiscais autorizados para executar essa função.

A prefeitura informou que, entre janeiro e março deste ano, foram aplicadas 107.654 autuações para veículos transitando nas faixas exclusivas à direita e à esquerda na capital, uma média de 1.196 por dia.

Lentidão

A autorização dada a funcionários da SPTrans para multar motoristas que invadem a área destinada aos ônibus se trata de mais uma medida da gestão Fernando Haddad (PT) para tentar coibir o uso das faixas exclusivas por outros veículos e assim ampliar a velocidade média dos ônibus, que hoje é de 13 km/h. A prefeitura pretende instalar mais radares nos corredores e até mesmo cogita pôr câmeras nos ônibus, para flagrar infratores.

Na segunda-feira (29), a Secretaria Municipal dos Transportes lançou um pacote de 23 km de vias exclusivas à direita em avenidas de grande movimento. Na zona sul, as avenidas incluídas são a Nossa Senhora do Sabará e o Corredor Domingos de Morais-Jabaquara. Na zona leste, as faixa exclusivas estão no corredor das Estradas do Imperador e de Mogi das Cruzes, além da rua Embira.

Segundo a SPTrans, mais de 200 linhas de ônibus percorrem essas vias nos horários de pico, transportando mais de um milhão de pessoas. As faixas exclusivas vão funcionar nos horários de pico (das 6h às 9h e das 17h às 20h).

Horário

Veículos de passeio podem utilizar as vias exclusivas nos dias úteis das 23h às 4h. Nos fins de semana, circulação de carros é permitida das 15h do sábado às 4h da segunda-feira. Já nos feriados, vale da 0h às 4h.

Informações: R7.com
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Ônibus superarticulado realiza testes em Florianópolis

A empresa de transportes Canasvieiras e a DVA Veículos, representante da Mercedes Benz em Florianópolis, iniciam na próxima semana na Capital o teste do ônibus superarticulado, veículo especial produzido pela marca alemã para operação em corredores exclusivos.

Serão 30 dias, a partir de 6 de maio, operando no trajeto Canasvieiras-Centro. Após este período, ele será entregue à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para operar no aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro, onde será utilizado no translado dos visitantes que estarão na cidade para os jogos da Copa das Confederações.

Autoridades e a imprensa catarinense poderão conhecer o superarticulado O-500 UDA da Mercedes-Benz/DVA no dia 8 de maio (quarta-feira) a partir das 15h, no Terminal Integrado do Centro (TICEN). Na opinião do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo da Grande Florianópolis (Setuf), Waldir Gomes, o período de testes do novo carro é uma boa oportunidade para rediscussão de projetos viários que priorizem os ônibus.

“A partir desta experiência veremos a necessidade de implantação de um sistema de preferência, com corredores de ônibus, como existem no Rio de Janeiro. Esta fase experimental do superarticulado em Florianópolis pode retomar e acelerar o debate sobre a necessidade da prefeitura investir em vias exclusivas no município” observa.

Segundo Dirceu Luca Rigotti, gerente Departamento de Veículos Novos da DVA Ltda, o veículo que será apresentado na capital do estado é uma nova solução em transporte coletivo urbano, que depende de obras viárias importantes para operar com rapidez. “Somente novas tecnologias de transporte, como o ônibus superarticulado, não serão suficientes para atender aos anseios dos usuários do transporte público. Os gestores precisam efetuar melhorias nas vias municipais para viabilizar o aumento das velocidades médias dos veículos coletivos”, destaca. O veículo tem capacidade para 170 passageiros (58 sentados e 112 em pé).

Informações: Portal Ilha

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Usuários de ônibus de Aracaju reclamam da superlotação

O problema da superlotação nos transportes coletivos é uma reclamação diária dos usuários. Muitos alegam que os veículos atrasam e sem alternativas acabando entrando em veículos lotados. Usuários ainda reclamam da falta de fiscalização nos terminais de integração da capital e Grande Aracaju.

Ônibus atrasados e lotados são as principais reclamações dos usuários no Terminal  do Mercado, no bairro Industrial. A equipe do Portal Infonet flagrou na manhã desta quinta-feira, 2, usuários na porta de um transporte coletivo já lotado de passageiros, e mesmo assim, o ônibus seguiu viagem.

A cuidadora de idoso, Maria Nete Santos, conta que espera até uma hora no terminal e para não se atrasar no trabalho acaba entrando no ônibus, mesmo superlotado. “Todos os dias os ônibus estão lotados. Chego aqui bem mais cedo, mas não adianta. Os ônibus já saem dos terminais lotados e os pontos cheios de passageiros”, afirma.

A usuária ainda reclama da falta de fiscalização nos terminais quanto a superlotação dos veículos. “Acho que estes ônibus deveriam ser mais fiscalizados para evitar acidentes” ,diz Maria Nete.

A estudante Shalymar Oliveira também reclama da superlotação, principalmente, na linha Marcos Freire/ Centro. Segundo a estudante, o número de veículos não atende  a demanda. “Os ônibus estão sempre cheios e por volta das 6h a situação é pior ainda. Acho que deveria ser colocados mais veículos para atender a demanda e uma fiscalização mais intensa nos terminais”.

Segundo os usuários, as linhas mais problemáticas quanto à superlotação são Marcos Freire/Dia. Augusto Franco/ Bugio, Fernando Collor/Dia, Circular Cidade I e II. Linhas que segundo os usuários deveriam ter uma frota maior.

SMTT

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informou que a fiscalização nos terminais é diária e que a SMTT orienta as empresas a fazer a condução dos passageiros de forma segura. A SMTT ainda informou que há muita ocorrência de passageiros que insistem em ficar no veículo mesmo com a porta aberta.

Por Adriana Freitas e Kátia Susanna
Informações: Portal Infonet

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