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Em Curitiba, Câmeras em terminais e estações ajudam na operação do transporte

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Quatro terminais de transporte – Cabral, Campina do Siqueira, Capão da Imbuia e Hauer – e 168 estações tubo estão interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs. São 208 câmeras em funcionamento, permitindo que agentes de fiscalização do transporte saibam o que acontece dentro de estações e terminais. A previsão da Urbs é que até julho os 22 terminais e as 364 estações tubo da cidade já tenham câmeras ligadas ao CCO.

As câmeras fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que começou a ser implantado no ano passado, com a criação do CCO. Este centro reúne, no mesmo espaço, agentes do transporte coletivo e de trânsito, além de engenheiros de trânsito e controladores de tráfego, estes últimos sob coordenação da Secretaria Municipal de Trânsito. O diferencial do CCO de Curitiba em relação aos de outras cidades é permitir que operadores das duas áreas – transporte e trânsito – saibam ao mesmo tempo o que ocorre nas ruas e com os ônibus da cidade.

Além das estações de trabalho, eles contam com um painel formado por 21 telas de LCD de 46 polegadas que recebem tanto imagens das câmeras instaladas nas ruas para acompanhamento do trânsito (do qual o ônibus faz parte) quanto das câmeras nos terminais e estações, para acompanhamento do transporte (que interfere no trânsito).

Com o auxílio das novas câmeras é possível detectar e corrigir mais rapidamente eventuais problemas na operação do transporte. Os agentes têm condições, por exemplo, de checar o cumprimento das normas de operação pelos cobradores e até eventualmente verificar situações de acidentes. Podem verificar, também, a condição de demanda de passageiros nas plataformas de terminais e estações tubo, auxiliando na tomada de decisões em casos, por exemplo, de acidentes ou quebra de ônibus.

As câmeras têm como principal função auxiliar na operação, melhorando a qualidade do atendimento ao passageiro. Elas complementam o monitoramento dos ônibus da Rede Integrada de Transporte já feito no CCO. Computadores de bordo e GPS permitem que os agentes do transporte acompanhem a operação dos ônibus, verificando em tempo real se o número de ônibus em operação é o que foi determinado, se os horários estão dentro do que foi programado e se os itinerários das linhas, definidos pela Urbs, estão sendo cumpridos.

Esse sistema também permite a comunicação on line entre o motorista e o Centro de Controle Operacional da Urbs e das empresas operadoras. Utilizando um equipamento com tela em LCD de sete polegadas sensível ao toque e com mensagens pré-definidas, o motorista envia mensagem comunicando problemas com o ônibus ou envolvimento em acidente, o que permite que o controle operacional e a empresa operadora agilizem o atendimento. Além disso, basta o motorista acionar um botão para alertar de ocorrência criminal, permitindo que a empresa operadora providencie apoio a seu funcionário e usuários o mais rapidamente possível.

Segurança

Além das câmeras destinadas à operação e planejamento do transporte coletivo, os terminais também com vão contar com câmeras de monitoramento de segurança. A previsão é que todos os terminais tenham câmera de segurança até abril deste ano. Atualmente já contam com câmeras os terminais Boqueirão, Cabral, Campina do Siqueira, Capão da Imbuia, Centenário, Guadalupe, Hauer, Oficinas e Pinheirinho.

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Mobilidade urbana no Recife é tema de evento

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Faculdade de Direito do Recife, realizará, do dia 18 a 21 deste mês, o evento “O Novo Recife que precisamos”. Organizado pelo grupo estudantil Ateneu Pernambucano e pelo Observatório do Recife, o intuito da atividade é incentivar as discussões sobre o futuro da mobilidade urbana na capital pernambucana. 

De acordo com a UFPE, a ação contará com a participação de professores, especialistas na área de mobilidade urbana, entre outros. Os interessados em participar da ação devem se inscrever gratuitamente através do e-mail ateneu.ufpe@gmail.com.

Vários temas serão discutidos na ocasião, tais como “Desafios e soluções para a retomada do controle urbano”, “O centro do Recife como patrimônio da humanidade” e “O planejamento urbano para o Recife do futuro”. A Faculdade de Direito do Recife, local onde será realizado o evento, fica no bairro da Boa Vista, área central da Cidade, próximo ao Parque Treze de Maio.  

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Transporte coletivo da Grande Florianópolis vão circular apenas das 7h às 19h

Após assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, no aterro da Baía Sul, em Florianópolis, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano da Grande Florianópolis (Sintraturb) definiu que a partir desta sexta-feira, dia 15, os ônibus do transporte coletivo da Grande Florianópolis vão circular apenas das 7h às 19h. A mudança dos horários é reflexo da insegurança entre os trabalhadores com a nova onda de atentados, registrados desde o dia 30 de janeiro em Santa Catarina.

Até a noite desta quinta, os ônibus seguem com horário normal até as 20h. Entre 20h e 23h as linhas e horários são reduzidos e os ônibus circulam com escolta, parando de operar após este horário. 

Pela manhã os trabalhadores do transporte público paralisaram as atividades das 11h30min às 12h30min e causou transtornos para os passageiros que seguiam para casa ou para o trabalho.

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Prefeitura de São Paulo anuncia retomada da construção dos corredores de ônibus

A Secretaria Municipal de Transportes anunciou a retomada da construção dos corredores de ônibus na capital. Antigos projetos engavetados por problemas de planejamento ou irregularidades nos processos licitatórios vão ser tocados pelo atual governo. Entre eles o da construção de 63,8 quilômetros de faixas exclusivas em regiões como Jardim Ângela, Campo Limpo, Vila Sônia e os bairros cortados pelas Avenidas Radial Leste e Inajar de Souza e o da instalação do Bus Rapid Transit (BRT). Este é um sistema de alta capacidade, que em dezenas de cidades do mundo proporciona serviços de qualidade, com rapidez, eficiência, redução dos acidentes de trânsito e de emissão de carbono. O modelo deverá ser implantado nas Avenidas 23 de Maio e Bandeirantes. 

O BRT funciona com ônibus capazes de transportar aproximadamente 300 passageiros a uma velocidade média de 45 quilômetros por hora, num trajeto expresso (com distância maior entre os pontos de parada), em corredor exclusivo projetado com pontos de ultrapassagem. Tudo é pensado para assegurar agilidade, começando pelo pagamento da tarifa, que será feito nas plataformas de embarque e não no interior dos veículos. O traçado do sistema da Avenida 23 de Maio tem 20 quilômetros e inclui as Avenidas Rubem Berta, Moreira Guimarães, Washington Luís, Interlagos e Teotônio Vilela até o Largo do Rio Bonito, na zona sul. Na Bandeirantes, o corredor de 16 quilômetros ligará a região da Marginal do Pinheiros, na zona sul, ao Terminal Vila Prudente, na zona leste, sem passar pelo centro. 

O sistema escolhido é uma forma aperfeiçoada do modelo instalado há quase 50 anos em Curitiba, que se baseia na prioridade do transporte coletivo e na integração de todos os modais. Várias cidades do mundo copiaram o modelo e em Bogotá, na Colômbia, técnicos brasileiros conseguiram aprimorá-lo e fazer do Transmilênio um novo ícone de eficiência no transporte público que, agora, se pretende copiar em São Paulo. Espera-se que ele seja reproduzido aqui em todos os seus detalhes. Em Bogotá, áreas degradadas ao longo do corredor foram recuperadas e ganharam centros de lazer com fácil acessibilidade. 

São Paulo precisa há muito de um sistema como o BRT, no qual ônibus de alta capacidade operem em faixas segregadas, tenham prioridade nos cruzamentos e sejam monitorados em tempo real por sistemas de rastreamento. Se forem observadas todas essas condições, será possível alcançar aqui benefícios de que cidades dos Estados Unidos e da China, por exemplo, já desfrutam, como a redução do tempo tanto das viagens como de espera nos pontos de embarque, que são fortes incentivos para a substituição do transporte individual pelo coletivo. O sistema também ajuda a preservar o meio ambiente, porque opera com velocidade média constante, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes. Em Bogotá, logo após a construção do BRT, a redução do número de acidentes com mortes no trânsito foi de quase 90% e o nível de emissão de poluentes baixou 40%. 

O BRT apresenta boas características para operar numa cidade que precisa de sistemas que possam ser implementados com maior rapidez e menor custo do que o metrô. O custo de construção de um quilômetro de BRT é pelo menos dez vezes menor do que um quilômetro de linha de metrô. Mesmo se comparado aos veículos leves sobre trilhos (VLTs), considerados tecnologicamente mais sofisticados em operações urbanas, o BRT ainda leva vantagem, porque exige metade dos investimentos com pequena diferença de capacidade de transporte de passageiros por hora. 

Quanto ao tempo de construção, o de um corredor operado pelo sistema BRT é dois terços menor do que o do metrô e metade do exigido pelo VLT. Essa relação de custo e tempo de instalação é atraente, inclusive para consórcios interessados em parcerias público-privadas. 

A escolha do sistema, portanto, parece adequada. Resta agora o atual governo se empenhar, como promete, para que esses projetos finalmente se tornem realidade. 

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Em Florianópolis, Reunião decide horários de ônibus e se haverá paralisação

Uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano, Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb) será realizada às 9h30 desta quinta-feira (14). De acordo com a Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais de Florianópolis, nesse encontro serão decididos os horários dos ônibus para o resto da semana. Conforme o Sintraturb, também será discutida a possibilidade de uma paralisação no transporte coletivo da capital. As decisões estarão relacionadas com a segunda onda de violência que atinge Santa Catarina desde o dia 30 de janeiro.
Foto: Joana Caldas/G1
Uma reunião no final da tarde desta quarta-feira (13) confirmou os horários do transporte coletivo para esta quarta (13) e início da manhã de quinta (14). De acordo com a Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais de Florianópolis, a partir das 20h, haverá menos veículos, que sairão dos terminais escoltados pela Polícia Militar (PM), e serão recolhidos às 23h. Na quinta (14), os ônibus saem das garagens às 6h30.

Confira abaixo os horários de saída dos últimos ônibus em cada terminal:
Ticen – bairros - 23h
Tican – Ticen - 22h
Tisan – Ticen - 22h
Titri – Ticen - 20h
Tilag – Ticen - 20h
Tirio – Ticen - 20h

Em nota oficial, o prefeito da capital, Cesar Souza Júnior, afirmou sua posição pela manutenção do transporte coletivo em Florianópolis. “Faço um apelo a todos os envolvidos para que nos esforcemos ao limite a fim de não penalizar ainda mais a população, que depende do transporte coletivo para trabalhar e sustentar suas famílias”, defendeu o prefeito.

Cesar Souza Júnior destacou que a prefeitura de Florianópolis vem tomando todas as medidas ao seu alcance para garantir a segurança e a integridade física dos motoristas, cobradores e passageiros do transporte coletivo.

Escolta
Nesta quarta-feira (13) o prefeito Cesar Souza Júnior autorizou a locação de mais 20 veículos para reforçar a escolta dos ônibus de transporte coletivo da cidade. Segundo informações da Prefeitura, os novos carros devem ser entregues nesta quinta-feira (13). Na manhã desta quarta, algumas linhas de ônibus que operam nos morros, em Florianópolis, deixaram de fazer todo o itinerário por falta de escolta. Já no período da tarde, os ônibus voltaram a circular, porém, segundo os usuários, com os horários desregulados.

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Terminal Integrado de Passageiros (TIP) de Pernambuco precisa ser modernizado para a Copa do Mundo

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Faltando menos de 500 dias para a Copa do Mundo, há obras a todo vapor preparando a Região Metropolitana do Recife para receber o maior evento esportivo do mundo. Antes mesmo da Copa, em junho deste ano, será realizada a Copa das Confederações na Arena Pernambuco, estádio construído para sediar os dois eventos, localizado em São Lourenço da Mata. No entanto, a falta de investimento no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), localizado no bairro do Curado, preocupa os recifenses. Com a iluminação externa, estrutura dos banheiros, limpeza e pintura precárias, nenhuma reforma foi inciada ainda na rodoviária. 

Localizado a cerca de 13 Km da Arena Pernambuco, o terminal integra os serviços de ônibus e metrô, realizando 104 viagens interestaduais e 175 intermunicipais por mês nas 122 linhas de ônibus. Em períodos de maior movimentação, chega a realizar 9.000 embarques, número que deve crescer nos eventos esportivos deste e do próximo ano. Mas a opinião de quem frequenta a rodoviária é de que ela ainda não está em condições de receber a maior demanda de usuários das Copas do Mundo e das Confederações.

O funcionário público Alexandre Gomes, 53 anos, utilizou o fórum do portal para denunciar. Ele conta que ficou espantado ao chegar no terminal no fim do ano passado. "Estava chovendo e quando entrei tinham goteiras na parte interna. Vazamento em todo canto. O estacionamento estava muito mal cuidado também. Tenho vergonha de dizer que essa é a nossa rodoviária". Outra preocupação de Alexandre é a sinalização interna. Segundo ele, deve haver mais investimento no local. "O terminal é bem próximo da Arena que será usada agora, na Copa das Confederações e está em péssimas condições, praticamente abandoando. Deve haver mais investimento na estrutura e nas placas de identificação".

A estudante de psicologia Manoela Nascimento, 26 anos, viaja frequentemente e diz que há muito o que melhorar no terminal. "O TIP tem tudo para ser bom, mas está com a estrutura muito deficiente. A iluminação é precária no caminho da BR até o terminal e no estacionamento também". A estudante reclama ainda da falta de conforto do terminal. "Os bancos não são confortáveis e o pagamento do estacionamento é no mesmo lugar do guarda-volumes e só tem uma pessoa para atender, isso gera fila e demora no atendimento".

Outro motivo de insatisfação da estudante é a manutenção dos banheiros. "Nos sanitários nem sempre tem papel e sabão e algumas portas estão quebradas", conta. Em todo terminal há quatro banheiros, apenas um para uso de deficiente físico. Em um dos banheiros, há quatro cabines sanitárias com chuveiros, dessas, somente duas estão funcionando.

O terceiro andar do terminal está abandonado. Segundo o diretor de planejamento da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Reinaldo Melo, no local funcionavam lojas, mas foram desativadas há alguns anos. De acordo com ele, o local será a sede da EPTI "futuramente". As escadas rolantes do prédio também estão desativadas e, segundo o diretor, não há previsão para o funcionamento. O estacionamento, com capacidade para 200 veículos, está com buracos no asfalto e parte da calçada quebrada, dificultado a passagem de pedestres e, principalmente cadeirantes. No local também há lixo acumulado.
Obras do Terminal Integrado de ônibus do TIP
Sem fixar prazos, o presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Amaro João, afirmou que todas as providências serão tomadas até 2014. "Até a copa do mundo haverá melhoria na manutenção do TIP visando o de aumento de viagens e passageiros. Todas as providências necessárias, no tocante às melhorias de instalações, organização, sinalização, melhoria dos sanitários, como também nas áreas externas, iluminação, recuperação de acessos, segurança complementar etc, serão tomadas visando propiciar as melhores condições para que as pessoas possam ter o melhor atendimento possível".

Sobre as escadas rolantes, Amaro não justificou o motivo do não funcionamento, mas informou que até o fim do ano voltarão a funcionar. "Existe necessidade de ajuste no contrato de manutenção e está sendo alocado orçamento necessário à recuperação das mesmas. Já foi realizado estimativa de custo para recuperação e ainda este ano estarão recuperadas". O presidente ainda afirma que "está sendo previsto" o aumento no estacionamento, que irá facilitar o acesso do TIP à Arena Pernambuco.

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Em Curitiba, 120 ônibus biarticulados e dois terminais de transporte receberão TV's

Até o fim de março, 120 ônibus biarticulados e dois terminais de transporte, ainda a serem escolhidos, receberão aparelhos de tevê para veiculação de notícias e informações de utilidade pública. Disponível atualmente em 46 ônibus, o serviço de mídia embarcada é, além de um espaço de informação, uma fonte de receita para o município. Sem qualquer custo para a Prefeitura, vai gerar recursos de publicidade que serão destinados obrigatoriamente à melhoria do sistema de transporte coletivo.

Até o início do ano, a novidade estava implantada em apenas cinco ônibus. Hoje, telas de LCD de 19 polegadas estão em toda a frota do Ligeirão Azul (26 ônibus) e em 20 biarticulados vermelhos das linhas Santa Cândida-Capão Raso e Centenário-Campo Comprido.

Para maior conforto dos passageiros, todas as mensagens são veiculadas sem áudio. A programação é dividida da seguinte forma: 40% do tempo para notícias, 15% para informações prestadas pela Prefeitura e 15% para informações prestadas pela Urbs. Com a mídia embarcada, se um determinado ônibus precisar mudar de rota ou não puder parar em uma estação,  em função de acidente ou obra, por exemplo, o usuário será informado durante a viagem.

A mídia embarcada abre espaço também para veiculação de utilidade pública, informando por exemplo, sobre campanhas de vacinação, previsão de tempo, ruas em obras etc.

O restante do tempo (30%) será destinado a publicidade, explorada pela empresa Midiaplan, vencedora de licitação feita no ano passado e responsável pelo investimento e manutenção – o que significa que não há custos para o município. O investimento inicial previsto é de R$ 54,9 milhões.

Terminais

O contrato prevê implantação de mídia embarcada com monitores de alta tecnologia dentro de no máximo três anos em cerca de 1.500 dos 1.920 ônibus da frota operante da Rede Integrada de Transporte. Dentro de um ano, o mesmo sistema, agora com telas de 32 e 42 polegadas, será instalado nos 21 terminais urbanos e no Terminal Guadalupe.

A estimativa de receita feita pela Midiaplan prevê que já no primeiro ano de operação, R$ 2,7 milhões serão destinados  ao transporte coletivo. Para o final do ano que vem, a previsão é chegar a R$ 14,2 milhões.

Ainda em processo de implantação, o sistema por enquanto oferece notícias e informações, ficando a venda do espaço publicitário para etapas seguintes, quando for maior o número de TVs ligadas nos ônibus e também nos terminais.
  
A Rede Integrada de Transporte (RIT) conta com uma frota operante de 1.920 ônibus e atende Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana. Por dia, são 2,3 milhões de passageiros transportados, 21 mil viagens e 490 mil quilômetros percorridos. A Rede conta com 82 quilômetros de vias exclusivas para os ônibus (canaletas), 30 terminais de transporte, 364 estações tubo e cerca de 9,5 mil pontos de paradas.

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Cai número de passageiros de ônibus em São Paulo

O número de viagens feitas nos ônibus de São Paulo caiu pela primeira vez desde que o bilhete único foi criado, em 2004. Em vez de achar isso um problema, a São Paulo Transportes (SPTrans), empresa que gerencia a frota municipal, diz que o movimento é uma tendência: vão ocorrer quedas ainda maiores e, antes do fim da década, haverá mais gente no trem e no metrô do que nos ônibus.

A mudança é uma troca histórica na matriz do transporte público da cidade. Há décadas o ônibus é o principal meio de transporte de São Paulo. Agora, um estudo inédito da SPTrans obtido pelo Estado mostra que, quando as obras em execução e em planejamento do Metrô estiverem prontas, haverá uma migração de passageiros: as viagens são mais rápidas e previsíveis no metrô e, por isso, o passageiro vai trocar de transporte. O número de viagens nos coletivos vai cair até 27%.

Embora pequena, a queda de cerca de 0,6% nas viagens de ônibus na comparação dos sete primeiros meses deste ano com o ano passado mostra o rompimento de um crescimento médio de 2% que vinha ocorrendo desde 2005. Segundo o assessor técnico Silvio Rogério Torres, da Superintendência de Planejamento de Transporte da SPTrans, a redução já é reflexo da entrega da Linha 4-Amarela, que foi ocorrendo em parcelas entre 2010 e o ano passado.

O levantamento da SPTrans usa o cenário atual para fazer duas projeções: para 2020 e 2030. Atualmente, cerca de 9,8 milhões de viagens são feitas em São Paulo de ônibus e cerca de 7 milhões de trens e metrô. Em 2020, serão 16,5 milhões nos trilhos e 7,8 milhões nos ônibus. A virada deve ocorrer, seguindo esse planejamento, já a partir de 2015, quando as obras em execução terminarem. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo 


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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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