Trolebus em SP
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Velocidade média em corredor de ônibus de São Paulo chega a 15 km/h
quinta-feira, 28 de abril de 2011Postado por Meu Transporte às 21:04 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo, Videos
Sobe para 40 número de ônibus apreendidos pelo Detran em Manaus
Postado por Meu Transporte às 20:51 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Tarifas de ônibus intermunicipais do Paraná terão reajuste neste domingo
O último aumento havia sido concedido em 25 de outubro de 2009. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o reajuste que passará a vigorar a partir de 1º de maio é inferior ao percentual requisitado pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc). A entidade havia pedido um índice de 13,54% de aumento.
Os índices de reajuste são resultado de uma planilha tarifária elaborada pelo DER, que leva em consideração diferentes fatores e insumos. O órgão considerou o aumento dos insumos no período de setembro de 2009 a maio de 2011 para autorizar o novo percentual. O item de maior peso na planilha, segundo o DER, foram os salários, levando-se em conta a convenção coletiva de trabalho de 2010 e 2011, que reajustou a folha das empresas, respectivamente em 6,50% e 10% (acumulado de 17,15%). Outros componentes que se destacam na planilha de custos são óleo diesel, lubrificantes, impostos, taxas, peças e acessórios.
Postado por Meu Transporte às 20:46 0 comentários
Marcadores: Paraná
São Paulo: Linha 4-Amarela do Metrô amplia horário de funcionamento na próxima segunda-feira
Foto: Blog Diário da CPTM |
Com esta ampliação de horário (acréscimo de 3h20), a previsão é de que a Linha 4 aumente sua demanda atual, de 29 mil usuários/dia, para cerca de 50 mil passageiros/dia. Alckmin também confirmou a data de início da operação comercial da estação Pinheiros da Linha 4-Amarela: dia 16 de maio.
Operada por concessionária privada, a ViaQuatro, a Linha 4-Amarela terá sua primeira etapa de implantação concluída no segundo semestre deste ano, com a inauguração das estações República (local de integração com a Linha 3-Vermelha) e Luz (integração com a Linha 1-Azul), com a previsão de transportar diariamente cerca de 700 mil passageiros.
Até 2014, a Linha 4-Amarela (com 12,8 km de extensão entre Vila Sônia e a estação Luz, na área central da capital) deverá ampliar sua demanda diária para mais de 900 mil usuários, com a entrada em operação comercial das estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
Fonte: Governo de Sõa Paulo
Postado por Meu Transporte às 20:42 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Metrô de Teresina volta a funcionar após 3 dias parado para manutenção
Postado por Meu Transporte às 20:35 0 comentários
Marcadores: Piauí, trem/metrô
No Recife, Transporte Complementar deve ser ampliado para outros bairros
Foto: Maria Helena |
O STCP/Recife é formado por dois tipos de linhas: alimentadoras e interbairros. Com caráter social, as alimentadoras transportam gratuitamente as pessoas que moram em áreas de difícil acesso até os terminais de ônibus mais próximos. Ao todo, 16 linhas estão em operação, beneficiando cerca de 34 comunidades. Todos os veículos são rastreados via satélite, através do sistema GPS. Essa fiscalização garante o melhor cumprimento das viagens e a qualidade do serviço oferecido à população. Todas as linhas já dispõem dessa tecnologia.
As linhas interbairros, por sua vez, facilitam o deslocamento de pessoas entre os subúrbios da cidade, sem passar pelo centro do Recife e pelos corredores de ônibus. Neste caso, o transporte é remunerado e o usuário paga o valor equivalente à tarifa do anel A, ou seja, a passagem mais barata do sistema de ônibus. As sete linhas em circulação ainda garantem o benefício da meia passagem aos domingos e a estudantes, além da gratuidade para deficientes físicos e idosos. Com isso, o STCP/Recife supre a necessidade de deslocamento dos recifenses, completando o serviço de transporte dos ônibus.
INTERBAIRROS: | |
Nº | LINHA |
104 | Casserita / Casa Amarela / Jaqueira |
105 | Córrego do Boleiro / Casa Amarela / Jaqueira |
108 | Dois Unidos / Torres |
110 | Campo Grande / Afogados |
112 | Casa Amarela / Campo Grande (via Shopping Tacaruna) |
205 | Jardim Uchoa / Boa Viagem |
301 | San Martin / Lagoa do Araçá / Boa Viagem |
ALIMENTADORES: | |
Nº | LINHA |
106 | Alto Nossa Senhora de Fátima / Vasco da Gama |
109 | Alto da Favela / Alto da Esperança / Vasco da Gama |
113 | Alto do Rosário (via Córrego do Curió) |
114 | Alto do Capitão / Alto do Rosário / Dois Unidos |
115 | Sítio dos Macacos / Guabiraba |
116 | Alto de Santa Tereza / Nova Descoberta |
117 | Alto do Refúgio / Alto do Reservatório |
118 | Alto do Maracanã / Alto do Brasil |
119 | Córrego do Deodato / Água Fria |
120 | Alto da Telha (via Nova descoberta) |
201 | Curado / Parqtel / TIP |
202 | UR7 / Cosme e Damião |
203 | Totó / Alto da Bela Vista |
303 | Dancing Days / Pinheiros |
304 | Jardim Primavera / Jordão Baixo / Alto da Jaqueira |
305 | Jordão Alto / Jordão Baixo / Alto da Bela Vista |
Informações da CTTU
Fonte: Meu Transporte
Postado por Meu Transporte às 17:54 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Mobilidade Urbana: Enfim, as cidades da Copa começam a se mover
O próprio Ministério do Esporte reconhece os problemas. Relatório publicado em janeiro coloca apenas 21 projetos de mobilidade sob a rubrica “adequado”, certamente desconsiderando os atrasos iniciais. Fora a situação “preocupante” do monotrilho de Manaus, as demais obras tiveram cronograma “reprogramado”, o que indica uma extensão dos prazos. A publicação é um avanço em comparação à quantidade de informações oficias disponíveis no ano passado. Ainda assim, o documento peca ao não dizer o porquê dos adiamentos, maquiando os atrasos iniciais.
IndefiniçõesSegundo apuraram os correspondentes do Portal 2014 nas 12 cidades, os principais entraves ao início das obras são irregularidades nas licitações, ausência de projetos, problema com desapropriações e indefinição sobre o tipo de sistema a ser adotado. A ação dos Ministérios Públicos paralisou a construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Brasília e impediu a concorrência dos monotrilhos de Manaus e São Paulo.
Mesmo com problemas saltando às vistas, o governo federal é esquivo ao falar dos atrasos. Quando cobrado, o Ministério do Esporte joga a responsabilidade sobre estados e prefeituras. Por seu lado, os gestores locais ignoram a ausência de obras e afirmam que “tudo está em dia”.
O otimismo, porém, não esconde o óbvio: as cidades brasileiras estão cada dia mais engarrafadas. A situação é bastante parecida em todas as sedes do Mundial. Os projetos de transporte público não deslancham e, como consequência, a frota de veículos cresce em ritmo acelerado.
LentidãoSão Paulo, por exemplo, bateu o recorde dos sete milhões de veículos em 2010, enquanto a ampliação do metrô apenas engatinha. Cidades até então consideradas pequenas, Cuiabá e Manaus já enfrentam engarrafamentos semelhantes aos das metrópoles. A menos de três anos para a Copa, Salvador e Recife ainda discutem se bondes ou ônibus são mais adequados para aliviar o trânsito.
A lentidão para tirar as obras do papel não passou despercebida para a presidente Dilma Rousseff. No início do ano, ela exigiu relatórios trimestrais sobre as obras da Copa a Orlando Silva. O pulso firme da presidente tem razão de ser. Depois de publicação do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) concluir que nove aeroportos não estarão prontos até a Copa, a oposição entrou em campo para cobrar ações do governo.
A ofensiva teve direito a anúncios em rádios e TVs e a um pedido do senador Álvaro Dias (PSDB-SP), em plenário, para que o Brasil desista da Copa a fim de evitar uma vergonha mundial.
InvestimentosExageros à parte, os quase R$ 11,9 bilhões a serem investidos em mobilidade podem de fato representar um salto de qualidade nas 12 cidades-sede. Desse montante, R$ 7,8 bilhões serão financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF) com recursos do FGTS, e o restante pelos governos estaduais e municipais.
A prioridade é para o transporte coletivo em rotas que liguem aeroportos, estádios e setores hoteleiros. Com isso, serão construídos corredores rápidos de ônibus (BRTs), veículos leves sobre trilhos (VLTs, ou “bondes" modernos), dois monotrilhos (em Manaus e São Paulo), além de intervenções pontuais em vias e sistemas de monitoramento. O desafio é tirar as obras do papel. Confira um resumo do andamento das obras nas 12 cidades-sede da Copa.
BrasíliaA obra do VLT começou em 2009, mas sofreu diversas paralisações. A última suspensão ocorreu ano passado devido a irregularidades na licitação e ausência de projetos de impacto ambiental e vizinhança.
Governo do Paraná teve que revisar projetos, o que provocou atrasos nas licitações das principais obras da cidade.
FortalezaInício das obras do VLT, de quatro BRTs e de ampliação de cinco avenidas foi adiado em até nove meses. Prazos tiveram que ser revistos com a Fifa.
ManausMinistério Público encontrou falhas no projeto básico do monotrilho e paralisou a licitação da obra, que está um ano atrasada. Governo retomou a concorrência em fevereiro, mas empresa foi desclassificada. Viabilidade econômica do BRT também sofre contestação.
NatalAs reformas que visam estruturar as principais vias da capital potiguar enfrentam mais de um ano de atraso.
Porto AlegreGoverno do Rio Grande do Sul não conseguiu contratar 90% dos projetos de mobilidade para a Copa.
RecifeDos cinco projetos da Copa, apenas um está em obras. Atrasos já chegam a cinco meses. Além disso, governo não sabe se adotará BRTs ou VLTs.
Rio de Janeiro
Construção do BRT Transcarioca começou em fevereiro, com atraso de quase um ano.
SalvadorCom nove meses de atraso, governo da Bahia ainda não decidiu se adotará BRT ou VLT.
São PauloFaltando três anos para a Copa, governo estadual e prefeitura definiram na semana passada as obras viárias para a Copa. Recursos do PAC da Mobilidade Urbana serão usados na construção de um monotrilho que passará a 30 km de distância do estádio do Mundial.
Fonte: Portal 2014
Postado por Meu Transporte às 17:27 0 comentários
Marcadores: Amazonas, Bahia, Ceára, Copa 2014, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo
São Paulo ganha mais de 20 mil carros por mês e amplia frota
Postado por Meu Transporte às 17:27 0 comentários
Marcadores: São Paulo