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São Paulo, Faixa reversível da Estrada do M’Boi Mirim tem horário ampliado, porém são muitos passageiros para poucos ônibus

sexta-feira, 11 de março de 2011

A Prefeitura de São Paulo ampliou em um hora o funcionamento da faixa reversível da Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul da capital paulista, a partir desta quinta-feira (10). A faixa, que funcionava das 6h às 8h, passou a funcionar entre as 5h30 e as 8h30.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a velocidade no trecho da estrada, que vai do nº 860, em Piraporinha, ao nº 2.600, perto do cruzamento com a Avenida Guido Caloi, aumentou 25% desde a implantação da faixa reversível em 31 de março de 2010.

Falta de ônibus
Nesta quinta, o trânsito estava fluindo melhor com a ampliação do horário, mas alguns passageiros duvidavam que a estratégia iria melhorar a situação do transporte público. “Tem dia que a gente não entra, as pessoas jogam você lá dentro. É muita gente e pouco ônibus”, diz Belísia Coelho, moradora da região.

Algumas pessoas, como a diarista Rosineide dos Santos, diz que chega a ficar três horas por dia dentro do ônibus. Muitos também não conseguem embarcar. “É decepção todo dia, eu já chorei neste ponto. Nós somos humilhados aqui para pegar um ônibus. É uma vergonha”, diz Maria da Conceição, moradora.

Para muitos passageiros, o problema é a falta de ônibus, pois os veículos vão ficando cada vez mais lotados durante os percursos. “Se continuar assim, a população vai ficar toda sem emprego. A gente levanta 5h, chega no terminal, fica 40 minutos pra sair um ônibus. Aí chega no trabalho o patrão fala: 'não acredito, aqui o ônibus está normal”, diz Margarida da Cunha, doméstica.

Alteração nas linhas
A Prefeitura ampliou o número de linhas de ônibus e reorganizou o sistema no final de 2010. “Nós seccionamos linhas locais que atendem os bairros no terminal Jardim Ângela e no Largo do Ângela, linha que antes iam até Santo Amaro, compartilhando as faixas da direita com os automóveis. A retirada desses ônibus permitiu uma redução de 22% no volume dessas linhas na região”, diz Celso Lopes, superintendente de operações da SPTrans.

Como o problema persiste, porém, a Prefeitura declarou que há planos para acabar ou alterar a localização de alguns pontos de ônibus da estrada, bem como um projeto de alteração dos semáforos para a implantação de ondas verdes e a eliminação de gargalos no corredor. A Prefeitura também declarou que está em fase de conversas com o governo do estado de São Paulo para a implementação de uma linha de metrô no local.


Fonte: G1.com.br



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No Rio, Corredor de ônibus de Copacabana vai ter fiscalização eletrônica

A Secretaria Municipal de Transportes e a CET-Rio iniciarão nesta segunda-feira (14) a fiscalização eletrônica para coibir a invasão do corredor de ônibus da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, de onde foi retirada 24% da frota de coletivos que circulava por ali para que houvesse o aumento da velocidade média desses veículos.
Pelas regras, apenas ônibus municipais e táxis convencionais com passageiros e especiais, para portadores de deficiências, podem circular pelo corredor, além de veículos escolares. Os demais têm que circular nas duas faixas à esquerda.
O estacionamento à esquerda da via nos dias úteis só é permitido depois das 21h; após as 14h nos sábados; e o dia inteiro nos domingos e feriados.
Nos horários em que o estacionamento estiver liberado na faixa esquerda, qualquer veículo poderá trafegar pelo corredor livremente.



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Em BH, Intervenções para obras do viaduto da Abrahão Caran

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, informa que, em virtude das obras de implantação do Viaduto da Avenida Abrahão Caran, trecho da pista exclusiva de ônibus da avenida Antônio Carlos terá intervenções no trânsito a partir de 4/3. As alterações permanecerão ativas durante a exceção das obras.

Para a segurança de todos, a BHTRANS orienta os motoristas a redobrar a atenção, respeitar a sinalização implantada e os agentes de trânsito e a evitar, se possível, transitar pelo local.

INTERVENÇÕES

Interdição da pista exclusiva de ônibus na Avenida Antônio Carlos, próximo ao cruzamento da Avenida Abrahão Caran.

Sentido Centro/Bairro: Com a interdição, das quatro faixas da pista mista da Avenida Antônio Carlos, três funcionarão para o tráfego de veículos e uma como faixa exclusiva para ônibus e táxi.

Sentido Bairro/Centro: Com a interdição, das três faixas da pista mista da Avenida Antônio Carlos, duas funcionarão para o tráfego de veículos e uma como faixa exclusiva para ônibus e táxi.

DESVIO

Será efetivado um desvio, opcional, para veículos leves com o seguinte itinerário: ... Avenida Antônio Carlos, Avenida Cel. José Dias Bicalho, Alameda das Acácias (à esquerda), Avenida Antônio Abraão Caran (à esquerda), Avenida Antônio Carlos ...

Para minimizar os impacto do trânsito será implantado semáforo no cruzamento da Alameda das Acácias com Avenida Antônio Abrahão Caran e um redutor de velocidade na Avenida Cel. José Dias Bicalho, antes do cruzamento com a Alameda das Acácias, no sentido Mineirão.

TRANSPORTE COLETIVO

Os pontos de ônibus nos dois sentidos da Avenida Antônio Carlos, nas proximidades da Av. Antônio Abraão Caran, serão interditados e remanejados, sendo indicados com placas e cavaletes.

O local será sinalizado com faixas de tecido para orientação aos condutores. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTRANS e PMMG) e da Guarda Municipal irão monitorar o tráfego na região.


Fonte: BHTrans

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Pré-projeto de modernização e ampliação do pré-metrô de Teresina que será apresentado na próxima segunda-feira

O governador Wilson Martins definiu, na manhã desta quinta-feira (10), o pré-projeto de modernização e ampliação do pré-metrô de Teresina que será apresentado na próxima segunda-feira (14) à Prefeitura da capital. A ideia é encaixar o projeto na proposta a ser encaminhada pela Prefeitura ao comitê gestor do PAC Mobilidade Grandes Cidades. A previsão é de que sejam investidos R$ 280,00 dessa linha do Plano de Aceleração do Crescimento em Teresina.

O pré-projeto prevê a revitalização de estações, aquisição de novos Veículos Leves sobre Trilhos, duplicação de alguns trechos dos trilhos já existentes, além de ampliação do percurso do pré-metrô da capital. “A ideia é dar mais agilidade, conforto e segurança aos usuários, além de beneficiar um número maior de pessoas com a expansão. Pretendermos oferecer mais trens e um espaço de tempo menor entre eles”, disse o coordenador estadual do PAC, Mirócles Veras.

“Houve uma reunião prévia com os técnicos da Prefeitura e uma sinalização positiva para nossa proposta. A ideia é fazermos essa parceria, beneficiando o transporte de massa, o que irá gerar um impacto grande em relação ao tráfego e à qualidade de vida das pessoas”, relatou Mirócles Veras.

PAC Mobilidade

O PAC Mobilidade Grandes Cidades tem como foco a melhoria da infraestrutura de transporte público coletivo das grandes cidades e regiões metropolitanas. Os projetos selecionados pelo Governo Federal serão conhecidos até 12 de junho e devem, prioritariamente, beneficiar a população de baixa renda que mora em periferias com situação fundiária regularizada. Outras diretrizes da linha PAC Mobilidade são: sustentabilidade operacional dos sistemas viários, compatibilidade entre a demanda e os modais propostos, e adequação às normas de acessibilidade.

Fonte: 45graus.com

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Prefeito de Aracaju é contra projeto que reduz a tarifa de ônibus de R$ 2,25 para R$ 1,20 nos finais de semana

O projeto de lei do deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC), para reduzir a tarifa de ônibus de R$ 2,25 para R$ 1,20 nos finais de semana, nem foi apresentado para a votação e já foi rejeitado pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB). Para o prefeito não há menor possibilidade de o Estado e o Município se unirem para conceder descontos na cobrança dos impostos às empresas de ônibus, como defende o projeto, para baratear o custo da passagem. "Não realizarei a tarifa social. Não é obrigação da prefeitura pagar por um serviço privado", taxou o prefeito.

De acordo com o deputado Gilmar, o projeto se assemelha a medida adotada em Fortaleza, onde a prefeitura, em parceria com o Governo do Ceará, reduziu o ISS de 4% para 2% e abriu mão da taxa de gerenciamento, que em Aracaju está entre 8% e 9%. Quando provocado sobre o tema, durante a entrega de mais 20 ônibus para a frota do transporte público, Edvaldo Nogueira argumentou que a prefeitura não tem condições financeiras para praticar essa redução de impostos. "A prefeitura já tem enfrentado dificuldades, então não temos condições de financiar a tarifa social. Nós temos que encontrar outra solução para oferecer o benefício à população, mas sem prejudicar o andamento das contas do Município. Certamente a Prefeitura de Fortaleza tem passado por grandes dificuldades por conta da tarifa social", acredita o prefeito.

Empresários querem a desoneração do custo

Em Fortaleza, a tarifa social foi estimulada também com a redução de 17% para 8,5% do ICMS para o óleo diesel. Algo que é duramente defendido pelos empresários do transporte que buscam a desoneração do custo do serviço. "Não é aceitável que o preço do óleo diesel que é utilizado pelo transporte público seja o mesmo do utilizado pelo cidadão que usa em seu carro de luxo", reclamou Adierson Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes e Passageiros de Aracaju (Setransp).

Segundo Adierson, 25% do preço do óleo diesel são de ICMS, e essa alíquota que incide sobre o preço para o transporte público é a mesma que incide para o cidadão. "Ou seja, não está se dando prioridade ao transporte público que é tão essencial", contestou ele. O empresário Adierson Monteiro não vê problemas na adoção da tarifa social, desde que o custeio da mesma seja assegura pelo Poder Público.

"As empresas precisam receber para operar, por isso se cobra a tarifa de ônibus. Então se o nosso custo estiver sendo pago, mesmo que seja por outra fonte, não haverá problema nenhum. O problema é saber se o Estado e o Município podem mesmo fazer isso. Sou empresário e sei que não adianta trabalhar com demagogia. Tem que se ter condições concretas", frisou ele.

O deputado Gilmar Carvalho, que pretende apresentar nos próximos dias o projeto de lei na Assembleia Legislativa, já solicita o apoio dos parlamentares para aprovação da propositura. "O valor do preço da passagem em Aracaju, que é uma das mais caras do país, tornou-se um problema. A tarifa social de Fortaleza poderia ser adotada na capital sergipana para garantir não só o barateamento da passagem, como proporcionar mais mobilidade no trânsito, garantindo um maior acesso ao sistema de transporte", defendeu Gilmar na Assembleia.

Fonte: ClickSergipe

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Em São Paulo, SPTrans Informa criação de linha na zona norte e alteração de linhas em São Mateus

quinta-feira, 10 de março de 2011

A SPTrans informa a criação da linha 848L/21 Vila Inácio - Terminal Pirituba a partir do dia 12 de março. A nova linha realizará duas partidas, entre as 06h00 e as 06h30, no sentido bairro/centro.
Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.
Linha e itinerário:
848L/21 Vila Inácio - Terminal Pirituba
Ponto inicial: Rua Mogeiro, 1.505
Ponto final: Terminal Pirituba
Ida: Rua Mogeiro, Rua Águas Claras do Sul, Av. Dr. Sylvio de Campos, Viaduto Dona Mora Guimarães, Rua Joaquim de Souza, Rua João Batista Fanton, Av. Domingos Antonio Di Sandro, Rua Ernesto Diogo de Faria, Rua Ernesto Bottoni, Av. Raimundo P. de Magalhães, Rua Joana Pedroso dos Santos, Estrada de Taipas, Av. Raimundo P. de Magalhães, Av. Nelson Palma Travassos, Av. Amador Aguiar, Rua Jairo de Almeida Machado, Av. Prof. Miguel Franchini Neto, Av. Nelson Palma Travassos, Pça Marcus França Torres, Rua Professor Nobil Marcacini, Av. Nossa Senhora da Paz, Av. Raimundo Pereira de Magalhães, Rua Agarum, Rua Arcangelica, Av. Dr. Felipe Pinel e Terminal Pirituba.

Alteração de itinerários em São Mateus

Informamos que a partir do dia 26 de março, as linhas 3099/10 Hosp. São Mateus – Pq. das Flores, 4027/10 Hosp. São Mateus – Jd. da Conquista e 4028/10 Hosp. São Mateus – Jd. Santo André deixarão de trafegar pela Rua Ângelo Cândia, passando a circular pela Av. André de Almeida. Ressaltamos que nenhum usuário será prejudicado com a mudança, pois a via não era atendida por pontos de parada.
Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.
Linhas e itinerários:
3099/10 Hosp. São Mateus – Pq. das Flores
4027/10 Hosp. São Mateus – Jd. da Conquista
4028/10 Hosp. São Mateus – Jd. Santo André
Ida: sem alteração
Volta: normal até a Rua Adriano Couto de Barros, Av. André de Almeida, Rua Luiz Botta, Rua Cel. Ernesto Duprat, seguindo normal.


Fonte: SPTrans

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No Recife, Balanço do Carnaval deixou 532 ônibus depredados por vandalismo

Com o final do Carnaval 2011, o Grande Recife Consórcio de Transporte divulga o balanço de depredações ocorridas durante a folia de Momo. Este ano, 532 coletivos foram alvo da ação dos vândalos. Este número equivale a 17,9% da frota cadastrada atualmente no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – que é de 2.970 veículos. Em 2010, o número de coletivos depredados foi de 491 – o que representou igualmente 18,1% do total da frota cadastrada na ocasião, que era de 2,7 mil veículos.

Este ano, 1.096 itens (peças) foram avariados, totalizando R$ 95,2 mil (equivalente a 47,6 mil tarifas do anel A) em prejuízos. Em 2010, o total de itens avariados foi de 960, o que representou um total de R$ R$ 87,1 mil (equivalente a 47,1 mil tarifas do anel A). Os principais alvos dos vândalos foram: vidros de janelas corrediças, alçapão de teto e pára-brisa dianteiro.

Serviço – Durante o Carnaval 2011 a frota em operação ganhou um reforço importante em relação a 2010. Este ano, durante os quatro dias de festa, circularam 1.789 coletivos nas áreas circunvizinhas aos pólos da RMR, o que significou um acréscimo de 31% em relação a frota disponibilizada em 2010.

Ao todo, foram registradas 3.655 viagens extras, totalizando 15.477 viagens realizadas durante os quatro dias de folia, com destino aos pólos ou regiões vizinhas. Em relação a 2010, quando foram realizadas 13,1 mil viagens, o crescimento da oferta de serviço foi de mais de 26%.

Além do reforço da frota, o Grande Recife colocou nas ruas mais de 300 profissionais entre divulgadores, técnicos e fiscais, trabalhando nas ruas, durante os quatro dias de folia, para garantir o funcionamento da operação especial montada para o período momesco.

Ainda em 2011, o consórcio reforçou o serviço de 158 linhas, que tiveram acrescidos o total de viagens e coletivos em operação. Além disso, cinco linhas especiais foram criadas, incluindo uma exclusivamente para atender ao Galo da Madrugada.

Resumo:

2011
Total de Coletivos depredados: 532
Total de itens depredados: 1.096
Prejuízo em R$: R$ 95.200,00 (47,6 mil tarifas do anel A)

2010
Total de Coletivos depredados: 491
Total de itens depredados: 960
Prejuízo em R$: R$ 87.135,00 (47,1 mil tarifas do anel A)
Fonte: CGRT


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Em Goiânia, VLT será implantado no Eixo Anhanguera

O governador Marconi Perillo conclamou os membros da Câmara Deliberativa de Transportes da Região Metropolitana de Goiânia – CDTC a concentrar esforços na aprovação de apenas dois projetos para obtenção de recursos do PAC da Mobilidade. Um seria o do VLP – Veículo Leve sobre Pneus (corredor Norte-Sul), sob responsabilidade da prefeitura; e o outro o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, a ser implantado pelo Estado, que pode custar até R$ 800 milhões. O projeto para o VLT prevê seu funcionamento para o trecho de Trindade a Senador Canedo.

O governador falou sobre o VLT durante a posse do secretário da Região Metropolitana Jânio Darrot, na presidência da CDTC (leia mais). Inicialmente, segundo o presidente da Metrobus, Carlos Maranhão, o projeto vai atingir a extensão do Eixo Anhanguera entre o Padre Pelágio e o terminal do Novo Mundo, numa extensão de aproximadamente 14 quilômetros. O VLT terá capacidade para transporte cerca de 250 passageiros por conjunto, podendo chegar até 300 pessoas. Maranhão explica que este tipo de transporte é uma adaptação dos antigos bondes, com uma tecnologia mais moderna.

Para implantar o sistema em Goiânia será preciso fazer adaptações em toda a extensão do Eixo. “As estações e os terminais serão modificados para ter a tecnologia de acolhimento do metrô,” explicou Carlos Maranhão. O presidente da Metrobus disse que a previsão é de que o VLT fique pronto em até três anos, entre concepção do projeto, engenharia, licitações e execução das obras.

Os recursos do PAC da Mobilidade, que somam R$ 400 milhões, não serão suficientes para as obras deste modal. “Mas será um grande passo. A proposta do Governo não é fazer sozinho nem exclusivamente com recursos federais. A intenção é ir somando estes recursos mais, especialmente, recursos da iniciativa privada numa parceria público privada – PPP. Com estes três parceiros vai ser possível completar esta equação financeira”, adianta Maranhão



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