A prefeitura definiu os prazos para a implantação das faixas preferenciais de ônibus que serão instaladas nas zonas Sul e Norte — após à implantação da faixa da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, marcada para 19 de fevereiro: em março será a vez da Rua Barata Ribeiro. Ainda no primeiro semestre, o sistema será implantado entre Jardim Botânico e Botafogo. E, na segunda metade do ano, a Zona Norte começará a ser beneficiada (Radial Oeste, Vinte e Quatro de Maio, Marechal Rondon, Vinte e Oito de Setembro e Teodoro da Silva).
Em toda a Nossa Senhora de Copacabana serão proibidas paradas para carga e descarga em qualquer horário, para garantir o fluxo do tráfego.
— As duas faixas da direita da Nossa Senhora de Copacabana serão preferenciais para ônibus. Radares e agentes de trânsito vão garantir que os carros usem as pistas apenas para entrar em garagens, centros comerciais, ou para dobrar nas ruas que dão mão à direita — disse o Secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.
A sinalização da avenida e da Rua Barata Ribeiro, além da operação do sistema por dois anos, custará R$ 2,4 milhões. Para garantir que o novo sistema funcione na prática, a prefeitura vai instalar diversos radares, que funcionarão em rede e conectados a programas que fazem a leitura das placas dos veículos. Os carros que insistirem em circular nas faixas preferenciais serão multados — somente os que entrarem na faixa para acessar uma garagem ou entrar numa rua à direita não serão punidos.
— Voltei um pouco ao passado para identificar o que não deu certo e para identificar erros. Temos tecnologia mais moderna e reorganizamos os ônibus, que deixarão de concorrer entre si. Antes, tínhamos 45 empresas concorrendo pelos passageiros. Agora, são quatro consórcios, a concorrência é inútil. Vamos acabar com ciclo vicioso no qual havia mais ônibus, que andavam vazios e causavam engarrafamentos — afirmou Sansão.
A Secretaria municipal de Transportes espera que a velocidade passe de 13 Km/h para 24 Km/h. Nos BRTs, nos quais os ônibus trafegam em corredores exclusivos, a velocidade média é de cerca de 30 Km/h. Além disso, o número de viagens por hora na Nossa Senhora de Copacabana passará de 419 para 320, redução de 24%. Por outro lado, o número de passageiros por viagem aumentará 30%, de 23 para 30. Os ônibus também pararão em menos pontos.
As 18 paradas da via serão divididas em três grupos alternados (linhas que vão para o Centro; que ficam na Zona Sul; e que vêm de outras regiões, mas não vão para o Centro). A distância máxima dos pontos de um mesmo grupo de linhas será de 500 metros. Ou seja, estando em qualquer lugar da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, a parada mais próxima ficará a, no máximo, 250 metros.
— Vamos treinar motoristas e sabemos que os usuários vão ter que andar um pouco mais, mas nada que não seja razoável — diz Sansão.
Há faixas preferenciais previstas para toda a cidade. Segundo o coordenador geral de concessão da SMTR, Antônio Andrade Jofre, a prefeitura vai priorizar o transporte coletivo, responsável por transportar 75% dos cariocas.