Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

BRT é prioridade no PAC da Copa, explica Marcio Fortes

quinta-feira, 20 de maio de 2010


O ministro Marcio Fortes participou na manhã desta quarta-feira (19) do seminário “BRT’s na Copa do Mundo: do projeto ao concreto”, realizado em Campinas (SP), abordando as iniciativas do governo Federal na área de mobilidade urbana.

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, também participou do evento, promovido pela Mercedes Benz.

O ministro apresentou projetos do PAC da Mobilidade Urbana da Copa, destinados a melhorar a mobilidade urbana das cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014 durante o evento e que deixarão um legado para a população após o evento. O tipo de projeto que receberá maior volume de investimentos federais será o BRT (Bus Rapid Transit).

Há 20 projetos de BRT que o governo Federal apoia com financiamento do FGTS e do BNDES nas cidades de Belo Horizonte (6), Cuiabá (2), Curitiba (1), Fortaleza (4), Manaus (1), Porto Alegre (2), Recife (2), Rio de Janeiro (1) e Salvador (1).

“Escolhemos muitos projetos de BRT por causa das vantagens que eles apresentam em comparação com os outros modais, como o metrô e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT): a menor relação entre custo e número de passageiros transportados ”, explicou o ministro.

Segundo Marcio Fortes, o alto custo de uma obra de metrô ou de VLT (Veículo leve sobre Trilhos) fez com que São Paulo optasse por pedir financiamento para uma obra de monotrilho. “O custo da terra nas grandes cidades é muito alto.

Para construir o seu BRT, o Rio de Janeiro estima investir cerca de R$ 300 milhões apenas em desapropriações de terrenos por onde ele passará”, afirmou.

PAC 2 – Além dos investimentos que visam a realização do Mundial de 2014, o ministro abordou os investimentos em mobilidade urbana previstos na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, conhecida como PAC 2.

“Enquanto investimos R$ cerca de 3 bilhões em obras do metrô no PAC 1, reservamos R$ 18 bilhões para projetos de mobilidade no PAC 2”, afirmou o ministro, acrescentando que parte dos recursos poderá ser usada para custear a elaboração dos projetos.

A exemplo do PAC 1, o governo Federal vai convocar prefeitos, governadores e seus secretariados para discutir a priorização dos projetos que serão apoiados pelo PAC 2. “Nós não vamos impor nada, queremos ouvir quais são as obras mais importantes para melhorar a mobilidade em cada município ou região metropolitana”, concluiu Fortes.

Fonte: Ministério das Cidades
READ MORE - BRT é prioridade no PAC da Copa, explica Marcio Fortes

Estações do metrô de São Paulo ganharão barreira acústica


A reclamação de muitos paulistanos sobre o excesso de ruído gerado pelo metrô em trechos elevados, como é o caso das estações Pedro 2º, Brás e Bresser-Mooca ganhará um atenuante. A empresa vai instalar, até o final do ano, barreiras acústicas entre essas estações.

Ainda de acordo com o texto, a fase atual é de licitação para escolha da empresa que instalará a barreira --espécie de parede com alturas variadas que acompanhará os trilhos e será revestida de materiais isolantes, como cortiça.
Problema crônico em linhas ferroviárias, a emissão de ruídos é mais grave na linha 1-azul e em trechos da linha 3-vermelha, que, por serem mais antigas, não passaram pelos licenciamentos ambientais quando foram construídas. E também pelo envelhecimento da estrutura como ocorre com amortecedores de carros. O desgaste gera ainda a formação de ondas nos trilhos.

Fonte: Folha online
READ MORE - Estações do metrô de São Paulo ganharão barreira acústica

Salvador: Metrô começa a entrar nos trilhos



O secretário de Transportes e Infraestrutura, Euvaldo Jorge, técnicos da prefeitura e do Consórcio Metrosal visitaram, na manhã de ontem, as obras do metrô de Salvador, previstas para serem concluídas em setembro.
“Vamos colocar os trens nos trilhos dentro de oito meses”, garantiu o secretário, ressaltando que, após a finalização da parte física das estações, serão iniciados os ajustes dos trens – por mais quatro meses – mas ainda não há previsão de quando o sistema começa a funcionar. A estimativa é que o transporte beneficie cerca de 30 mil pessoas. Na última sexta-feira, o prefeito João Henrique entregou ao presidente da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), Hebert Motta, e à diretoria do Consórcio Metrosal uma notificação do Tribunal de Contas da União autorizando a contratação das obras do Pátio Auxiliar de Manobra (PAM) e as chamadas obras de Solo Mole (solos que necessitam de reforço para suportar cargas especiais), orçadas em R$ 13 milhões.
No projeto inicial do metrô, o PAM estava previsto para ser construído após o percurso do sistema (12 quilômetros), na Estação Pirajá. Como o governo federal dividiu a obra em duas etapas, foi necessário fazer novo pedido para a construção da área após os primeiros seis quilômetros, ao final da Estação Norte, na Rótula do Abacaxi. Com a construção destas duas últimas obras desta primeira etapa, a prefeitura garante concluir os 2% restantes das obras civis do metrô, mas o secretário ainda não arrisca uma data para o início do funcionamento do metrô, já que resta uma série de etapas a serem cumpridas.
“Finalizados as obras até o final de setembro, começam as fases de revisão dos trens, montagem, testes operacionais e capacitação dos profissionais, há ainda estudos referentes à avaliação comercial e redimensionamento da frota de ônibus”, destaca Euvaldo Jorge.
Acompanhados pela imprensa, o secretário e os técnicos percorreram os 6 km do metrô, passando por todas as quatro estações – Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte (Rótula do Abacaxi).
“Está praticamente tudo pronto”, diz o diretor de planejamento da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), José Hamilton Bastos, destacando a necessidade de instalação de duas escadas rolantes e dois elevadores – para deficientes físicos – a cada estação. Para servir a população, foram instalados quatro banheiros em cada estação.
“Quem chegar a Estação de Brotas poderá, através das escadas rolantes, ter acesso à Avenida Bonocô e ao Viaduto das Pitangueiras, nos Gales, outra vantagem é que a Estação da Rótula está acoplada à estação de ônibus”, informou Bastos, demonstrando as facilidades do sistema.
Na chegada da Estação de Brotas, os visitantes foram surpreendidos por uma grande quantidade de lixo, descartado do alto de uma encosta e espalhado por entre os trilhos do metrô. “Estou entrando em contato com a Limpurb agora mesmo para resolver esta questão”, garantiu o secretário.

Fonte: Tribuna da Bahia
READ MORE - Salvador: Metrô começa a entrar nos trilhos

São Paulo: Obra viária em meio a 6 milhões de veículos é paliativo


A cidade de São Paulo está em colapso, e sua capacidade de absorver a frota de automóveis já se esgotou há anos. Ainda assim, cerca de mil novos carros entram em circulação por dia na cidade, o que faz a frota crescer cerca de 15 vezes mais do que a população da cidade! Tal situação é resultado de uma urbanização historicamente voltada para a satisfação dos interesses econômicos da indústria automobilística, dos segmentos de maior renda que preferem o carro ao transporte público - e alimentada por uma cultura política que sempre valorizou as obras viárias como grande trunfo eleitoral. Some-se a isso o total descaso da nossa sociedade com as camadas mais pobres, e o resultado é que ainda hoje os maiores investimentos em transporte - como as novas vias da Marginal do Tietê ou o Rodoanel - são voltados para o carro, e não para o transporte público, embora o uso do automóvel represente apenas 30% das viagens diárias feitas na cidade! Paris, por exemplo, iniciou a construção do seu metrô no final do século 19 e, por isso, constituiu uma cultura urbana voltada para a mobilidade por transporte público, uma solução hoje muito mais adequada aos novos desafios de sustentabilidade ambiental. Aqui, embora tenhamos começado nosso metrô junto com a Cidade do México, no início dos anos 70, hoje temos quatro vezes menos linhas do que eles.

A região do Morumbi não tem do que reclamar, já que para conectá-la melhor ao centro foram construídos um túnel sob o Rio Pinheiros e uma moderníssima ponte estaiada, pelos quais, pasmem, não podem passar ônibus! Mesmo assim, não há milagre que minimize o impacto de 6 milhões de veículos na cidade. Por isso, qualquer lançamento imobiliário vai carregar significativamente o trânsito, e soluções de melhoria viária serão apenas paliativas. A questão não é somente repensar e regular o ritmo de lançamentos imobiliários, em uma cidade em que o mercado atua com grande liberalidade, mas realizar um replanejamento da opção de transporte que São Paulo fez, pensando, a longo prazo, em uma cidade realmente mais justa, e não só voltada para os usuários de automóveis.

Fonte: O Estado de S.Paulo
READ MORE - São Paulo: Obra viária em meio a 6 milhões de veículos é paliativo

São Paulo: Nova passarela traz conforto aos usuários da estação Calmon Viana


A Estação Calmon Viana, por onde circulam os trens das linhas 12-Safira [Brás - Calmon Viana] e 11-Coral [Luz - Estudantes] da CPTM, ganhou uma nova passarela metálica, em substituição à velha estrutura de degraus de madeira, que era o único acesso às plataformas de embarque e desembarque. A nova estrutura já está liberada para utilização, enquanto são realizados os trabalhos de instalação da cobertura e piso emborrachado. Ela conta com três torres que vão acomodar os elevadores e rampas de acesso para deslocamento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A substituição da antiga passarela faz parte das obras de reforma e modernização da Estação Calmon Viana, prevista para o segundo semestre desse ano. Além da nova passarela, a estação ganhará uma nova plataforma, a de número 4, além das 3 em operação, o que permitirá acomodar dois trens da Linha 12-Safira ao mesmo tempo, trazendo maior conforto aos usuários.

A novidade ajudará a diminuir o intervalo entre trens, melhorando o fluxo de embarque e desembarque.O projeto também inclui a construção de banheiros públicos [inclusive para pessoas com deficiência], rampas de acesso, novas salas operacionais, além da instalação de um gerador de energia.

As obras de modernização da Estação Calmon Viana fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, no valor de R$ 23 bilhões até 2011, que irá quadruplicar a extensão da rede com qualidade de metrô, dos 60 km, no início de 2007, para 240 km [sendo 162 km de linhas da CPTM].

Acessibilidade

No final de março, a CPTM entregou as obras de modernização das estações Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária. Outras estações do sistema passarão por obras de pequeno, médio e grande porte, adaptação em acessibilidade, readequação e reconstrução. Até 2014, todas as estações da CPTM deverão estar totalmente acessíveis.

Fonte: CPTM
READ MORE - São Paulo: Nova passarela traz conforto aos usuários da estação Calmon Viana

Sindicato mobiliza paralisação dos coletivos em Taubaté


O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba pode ter paralisações nas empresas de transporte coletivo de Taubaté e em outras cidades do Vale. Os funcionários reivindicam melhorias de salários e benefícios.

Segundo o presidente do Sindicato dos Condutores, José Carlos de Souza, no ano passado as empresas tiveram grandes lucros e têm condições de oferecer um salário mais digno para a categoria.

No primeiro encontro entre o sindicato da categoria e a Avetp (Associação das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do Paraíba, foi oferecido 7% de reajuste salarial, 5,49% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais 2% de aumento real.

Na próxima segunda-feira, dia 24 de maio, haverá uma nova reunião das entidades para debater o assunto.

Fonte: Guia Taubaté
READ MORE - Sindicato mobiliza paralisação dos coletivos em Taubaté

Em teste, BRT circula pela cidade de Cuiabá

Modelo Bi-Articulado de São Paulo

Cuiabá e Várzea Grande começaram ontem a testar o provável modelo de transporte coletivo que deverá agilizar o trânsito das cidades até a Copa de 2014, o Bus Rapid Transit (BRT).

Um ônibus articulado de 20 metros, com capacidade para 139 passageiros, circulou pelas ruas das cidades com técnicos das prefeituras, representantes da Agecopa e consultores que estão elaborando o novo projeto de mobilidade urbana para Cuiabá.

O modelo utilizado no teste, um veículo Volvo já com motivos pantaneiros, é um dos que provavelmente serão utilizados no sistema BRT caso seja implantando na Grande Cuiabá, como apontou o coordenador de Mobilidade Urbana da Agecopa, Rafael Detoni.

A viagem de teste servirá para que os elaboradores do plano de mobilidade avaliem a viabilidade do sistema. “É um veículo confortável e seguro, de piso de baixo, que vai atender os deficientes e se adapta à necessidade de toda a comunidade”, observou o coordenador de transportes da SMTU, Leopoldino Pereira.

O veículo seguiu pela rota dos principais corredores planejados para a Grande Cuiabá – o primeiro passando pela avenida do CPA e da FEB até o aeroporto de Várzea Grande e o segundo saindo do Centro de Cuiabá até a região do Coxipó, passando pela avenida Fernando Corrêa.

Entretanto, outras vias estiveram no roteiro, que incluiu o bairro Verdão, a avenida Agrícola Paes de Barros, a avenida Miguel Sutil, travessa Tufik Aff, avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Coronel Escolástico.

O BRT é um sistema de transporte coletivo baseado em grandes corredores urbanos. Seguindo o modelo aplicado pioneiramente em Curitiba (PR), tais corredores são construídos em pistas das principais avenidas das cidades e permitem somente a passagem dos ônibus – de grande capacidade e grande velocidade.

A pavimentação conta com reforço de cimento e as plataformas de embarque, onde os passageiros pagam pelos bilhetes, geralmente são construídas nos canteiros centrais. (Com assessoria)

Fonte: Diário de Cuiabá
READ MORE - Em teste, BRT circula pela cidade de Cuiabá

Grande Vitória: "Soluções para o transporte público coletivo têm que ser metropolitanas"


Nos últimos dez anos, o transporte individual cresceu 400% no Espírito Santo e essa evolução só demonstra o quanto é fundamental investir para tornar, mais eficiente, o sistema público de transporte coletivo. No caso específico de Vitória é fundamental, ainda, que esta melhoria seja planejada a partir de uma abordagem metropolitana.
A avaliação é do novo secretário municipal de Transporte e Infraestrutura Urbana de Vitória, o engenheiro civil, Fábio Ney Damasceno, que tomou posse no cargo em solenidade realizada na última semana, no salão anexo ao gabinete do prefeito João Coser.
Damasceno ressaltou, também, que seu objetivo é dar continuidade à implementação de políticas voltadas para a melhoria da iluminação pública. "Devemos buscar novas tecnologias que garantam eficiência energética", afirmou o novo secretário.

Modernização
Engenheiro civil, com especialização nas áreas de Trânsito e Transporte, Fábio Damasceno lembrou que é preciso garantir da qualidade da operacionalização do sistema viário do município. "Não é admissível que uma via com três pistas tenha uma obstruída por estacionamento irregular. Temos que realizar uma gestão de qualidade ", disse.
Ele acrescentou que um exemplo de modernização na gestão do trânsito da cidade é a implantação dos "semáforos inteligentes", com o início do funcionamento do programação Operação Assistida em Tempo Real, que vai monitorar, a cada segundo, o tráfego e determinar o tempo de permanência dos sinais verdes.

Ao dar posse ao novo secretário, o prefeito João Coser afirmou que a escolha de Damasceno levou em conta a experiência profissional do engenheiro nas áreas de Trânsito e Transporte. Coser chamou a atenção para a importância da gestão democrática, envolvendo vereadores, representantes do movimento social e o do setor privado.
"Nós temos um dos melhores sistema de transporte coletivo do país e esse é um grande desafio, pois precisamos melhorar ainda mais", disse o prefeito.

Fonte: Diário de Vitória
READ MORE - Grande Vitória: "Soluções para o transporte público coletivo têm que ser metropolitanas"

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960