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São Paulo: Urbanista diz que solução de Kassab para Minhocão é cara e não privilegia transporte coletivo

sexta-feira, 7 de maio de 2010


O arquiteto e urbanista Cândido Malta Filho criticou as soluções propostas pela gestão de Gilberto Kassab (DEM) para revitalizar regiões centrais da capital e derrubar o elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão. O prefeito e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, anunciaram nesta quinta-feira (6) que a prefeitura pretende demolir o Minhocão e “enterrar” a ferrovia de superfície que se estende da Lapa ao Brás.
Pelo projeto apresentado, no local onde hoje está a ferrovia seria construída uma avenida expressa de 12 km para atender à demanda de carros que utilizam diariamente o Minhocão. Para o urbanista, que já participou de vários projetos urbanísticos do poder público em São Paulo, além de cara, a obra privilegia o transporte individual em detrimento do coletivo.

“Enterrar o trem de superfície encarece cinco vezes a obra. Vários terminais teriam que ser rebaixados, assim como a estação da Luz. É possível valorizar a região, promover o adensamento em torno das ferrovias, mantendo o trem na superfície, como foi feito em Palo Alto (EUA)”, diz.
“A obra valoriza o transporte individual, não o coletivo. Seria muito mais efetivo aplicar esse dinheiro na ampliação do metrô. O transporte individual possui uma demanda reprimida: quanto mais obras forem feitas, mais aumentam os carros nas ruas”, afirma Malta Filho, que acompanhou o anúncio do projeto.
Hoje, a prefeitura divulgou apenas as diretrizes e propostas preliminares. Serão contratadas empresas para o desenvolvimento dos projetos sempre a partir das orientações propostas pelo Poder Público, com a participação da sociedade civil, segundo a prefeitura. Os termos de referência do projeto ficarão disponíveis durante um mês para consulta pública.
Os passos incluem a proposta do edital, que também será objeto de consulta pública, a licitação e o desenvolvimento dos projetos. A expectativa é de que os projetos estejam concluídos no segundo semestre de 2011. Os mesmos subsidiarão a elaboração das propostas de lei para essas operações urbanas a serem encaminhadas ao Legislativo, de acordo com a prefeitura.
Outro objetivo do projeto é povoar o entorno da linha férrea, aproximando a população dos postos de trabalho, e valorizar os bairros da região. Contudo, na avaliação de Malta Filho, o custo elevado da obra pode resultar em especulação imobiliária.
“A obra vai atrair novos apartamentos, escritórios, serviços, entre outros. Para arcar com os custos e obter fontes de renda, a prefeitura vai ter que promover a capitalização imobiliária. Isso significa a expulsão das camadas de baixa e média renda e a elitização da região”, afirma.

Fonte: Uol Notícias
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Rodoviários em greve por tempo indeterminado em São Luís


Após mais de duas horas de reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de São Luís e o Sindicato das Empresas de Transporte (SET), na manhã desta sexta-feira (7), foi decidido que na próxima sexta-feira (14), haverá greve de ônibus por tempo indeterminado em São Luís. A informação é da gerente administrativa do sindicato dos rodoviários Cíntia Serrão.
De acordo com a gerente, as reivindicações feitas pelo sindicato não foram aceitas pelo SET. Dentre as principais reivindicações, estão 23% de reajuste salarial, um ticket alimentação de R$ 350, plano de saúde aos dependentes dos trabalhadores rodoviários, plano odontológico e redução da jornada de trabalho para seis horas. A gerente ainda afirmou que apenas 40% da frota do transporte coletivo irá funcionar. “O Ministério Público pede que pelo menos 40% dos ônibus funcionem”, relatou.
O presidente do SET, Luís Cláudio, afirmou que a reivindicação onde os rodoviários pedem aumento de 23% no salário é inaceitável. “Está fora da nossa realidade”, afirmou. No entanto, ele disse que as demais reivindicações propostas pelos rodoviários podem ser aceitas.

Fonte: O Imparcial Online

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Rio de Janeiro: corredor de ônibus de 20 km começa a ganhar forma


Depois de anos de discussões, o Corredor Exclusivo para Ônibus da Avenida Brasil finalmente começa a ganhar forma. Com 20 quilômetros de extensão, ele se estenderá do Terminal Rodoviário Américo Fontenelle, no Centro do Rio, até o Trevo das Margaridas, na altura do cruzamento com a Rodovia Presidente Dutra.
O modelo escolhido pela Secretaria Estadual de Transportes foi apresentado nessa terça-feira, durante seminário realizado na sede do órgão. Operado por 240 ônibus articulados e equipados com ar-condicionado, o sistema irá contar com cinco terminais que serão construídos ao longo do percurso.
Quatro deles deverão ficar prontos até a Copa do Mundo de 2014: Américo Fontenelle - que passará por grande reforma -, Fiocruz, Trevo das Missões e Trevo das Magaridas. O quinto terminal que será construído no Aeroporto Internacional Tom Jobim só será inaugurado em 2016, próximo às Olimpíadas. Todos irão contar com centros de controle operacional, escadas rolantes e até elevadores.
Além dos terminais, os passageiros também desfrutarão de 14 estações de embarque e desembarque. De acordo com a Secretaria de Transportes, as obras de construção do Corredor Exclusivo da Brasil deverão começar em 2011. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 800 milhões no projeto.
Total de coletivos será 55% menorDe acordo com o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues, a construção do Corredor Exclusivo da Avenida Brasil vai reduzir em 55% o total de ônibus que circulam pela via. Hoje, cerca de 900 coletivos cortam a Brasil por hora, em apenas um sentido.
"Esta intervenção será ótima para a população, que passará a utilizar um transporte mais confortável, seguro e ágil", destacou Sebastião.
Outra medida anunciada para melhorar o trânsito na cidade foi a transferência das linhas intermunicipais que hoje operam com pontos na Av. Chile, no Castelo e na Praça Tiradentes. Todas serão remanejadas para o Terminal Américo Fontenelle, no Centro.

Fonte: O Dia online
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Salvador: Sistema de transporte recebe 31 ônibus adaptados


Usuários do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO), recebe mais 31 veículos adaptados nesta sexta-feira (7). A entrega, que será feita pelo prefeito João Henrique, está marcada para as 11h, na Praça Municipal, e contará com a presença do secretário de Transportes e Infraestrutura, Euvaldo Jorge, e do superintendente da Transalvador, Miguel Kertzman.
Pertencentes à empresa São Cristóvão, os novos carros fazem parte do programa de renovação da frota e atendem ao Decreto Federal de nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004, segundo o qual, até 2014, todos os ônibus em circulação deverão oferecer condições de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida.
Os veículos com elevadores representam 30% da frota em operação, que é de 2.400 carros. A previsão é de que, ainda nesta quinzena, mais 18 ônibus adaptados, pertencentes às empresas Praia Grande e Vitral, sejam incorporados ao sistema.

As informações são da Secom-Salvador.
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Alagoinhas terá estação de transbordo de ônibus arquitetônico


Foi apresentado à população na noite da última quarta-feira, 05, às 19h, na Câmara de Vereadores, o projeto arquitetônico da Estação de Transbordo que deverá ser entregue à população de Alagoinhas até o final deste ano. À frente da apresentação esteve o engenheiro André Fialho, da AGKF - Serviço de Engenharia S/S, empresa que realizou o estudo do transporte coletivo no centro de Alagoinhas.
Durante a Audiência foram colocadas à população e ao legislativo, questões referentes ao projeto da estação, como o valor do investimento, as diretrizes na execução das obras e o objetivo de sua implantação na cidade. Com moderna iluminação, sanitários adequados, espaços de alimentação e acessibilidade para cadeirantes e piso tático para deficientes visuais, a Estação de Transbordo está orçada em R$ 2 milhões e terá ainda 22 plataformas com capacidade para operação de 44 ônibus.
Junto à Estação, será implantado um avançado sistema de bilhetagem eletrônica, em parceria firmada entre a prefeitura e a empresa TACOM - Projetos de Bilhetagem Inteligente, que dinamizará o sistema de transporte público da cidade. Estarão presentes na audiência Secretários Municipais, vereadores e demais autoridades, além da sociedade civil organizada, maior interessada e benfeitora do processo.

Fonte: Bahia JÁ
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Falha em trem prejudica circulação no Metrô de SP

A falha em uma composição da na Linha 3-Vermelha da Companhia do Metropolitano (Metrô) de São Paulo prejudicou a circulação de trens na tarde desta quinta-feira, 6, na capital paulista. A falha ocorreu na Estação República, sentido Palmeiras-Barra Funda, no início da tarde. Segundo nota divulgada pelo Metrô, o trem com problemas foi retirado da via às 14h13, momento em que a circulação começou a ser normalizada.
Durante a ocorrência, a circulação de trens foi mantida por uma das vias. Os passageiros foram informados sobre o problema por meio dos alto-falantes das estações e dos trens. A composição foi levada para o estacionamento perto da Estação Barra Funda.
Já no sistema da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o descarrilamento de duas locomotivas na madrugada de hoje causou atrasos na Linha 8 - Diamante (Júlio Prestes - Itapevi). Ninguém ficou ferido. O incidente aconteceu entre as estações Carapicuíba e Santa Terezinha.
As locomotivas da América Latina Logística (ALL) não transportavam carga, segundo informou a empresa, mas devido ao problema a circulação das composições no trecho foi realizada por uma única via. Pela manhã, a linha operou com maiores intervalos, de 12 minutos aproximadamente. Houve acúmulo de passageiros nas plataformas. De acordo com a CPTM, o transporte foi normalizado às 15h20.

Fonte: Estadão

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Prefeitura de Florianópolis anuncia nesta sexta-feira reajuste no preço da tarifa de transporte urbano


A prefeitura de Florianópolis deve anunciar até sexta-feira o valor do reajuste das tarifas do transporte coletivo. Na quarta-feira, o prefeito da Capital, Dário Berger, confirmou que o preço da passagem deve ser alterado por conta do aumento salarial concedido aos trabalhadores do setor. A tarifa pode passar de R$ 2,20 para R$ 2,45, para quem usa cartão.

Quem paga com dinheiro pode ter de desembolsar até R$ 3,12, caso a prefeitura repasse o incremento nos custos do sistema somente para a tarifa. Os valores máximos foram definidos pelo Conselho Municipal de Transporte. Em entrevista ao programa Notícia na Manhã, da rádio CBN/Diário, o vice-prefeito da Capital, João Batista Nunes, disse que ainda não foi definido como o município absorverá o impacto do reajuste salarial.

— Há a possibilidade do aumento acontecer tanto no valor do subsídio (repassado pela prefeitura às empresas) e na tarifa, ou só no subsídio, ou só na tarifa — explica Nunes, que vai se reunir nesta tarde com Berger para discutir o impasse. Segundo Nunes, técnicos da prefeitura (secretaria de Finanças) e integrantes da Procuradoria do Município já elaboraram um relatório com as possibilidades que podem ser adotadas para evitar que a passagem sofra o reajuste de 11,5% — correspondente ao teto especificado pelo conselho municipal. Ele garante que o possível aumento no valor do subsídio ou das passagens não irá refletir na margem de lucro das empresas.

Com a definição do reajuste pela prefeitura, as novas tarifas podem começar a valer já no domingo. Trabalhadores aceitam reajuste Após três assembleias gerais realizadas na quarta, trabalhadores do transporte urbano da Grande Florianópolis aceitaram a proposta encaminhada pelo Sindicato das empresas (Setuf), de reajuste real de 2%, reposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período (em março, ele fechou em 5,3%) e aumento de 10% no vale alimentação, que passou de R$ 310 para R$ 340.

O anúncio da aprovação da proposta foi comunicada à prefeitura ainda na noite de quarta, após o término dos encontros de motoristas e cobradores, no Centro da cidade.

— Tivemos que esperar até o final da última assembleia. Se eles não aceitassem a proposta, teríamos que voltar à estaca zero (...) Há 14 anos a cidade enfrenta grandes paralisações no transporte urbano nessa época do ano. Do ponto de vista econômico e social é traumatizante.

Desta vez, adiantamos as conversas e já estudamos todas as possibilidades de forma pioneira. A boa notícia é a "má notícia". Nos outros anos houve paralisação e reajuste. Há quatro meses trabalhamos para que tenhamos um entendimento sem as paralisações — analisa o vice-prefeito. Sintraturb e Setuf O Sindicato dos Trabalhadores (Sintraturb) não programou reuniões para esta quinta-feira. Os sindicalistas aguardam a assinatura do acordo coletivo. Ate lá, não se descartam paralisações. Já os representantes das empresas estão na expectativa pela definição do reajuste no preço das passagens pela prefeitura.

O presidente do sindicato (Setuf), Waldir Gomes da Silva, espera que a alta chegue aos 11,5%. Custo do sistema O vice-prefeito reclamou das críticas que a prefeitura recebe na época das negociações envolvendo o transporte urbano. De acordo com ele, a atual administração trabalha para diminuir o déficit histórico do sistema que de 2009 para 2010 passou de R$ 0,65 para R$ 0,28.

Fonte: CBN/DIÁRIO
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Porto Alegre: R$ 120 milhões para a mobilidade urbana da Capital


A governadora Yeda Crusius assinou, nesta quarta-feira (5), termo aditivo à Matriz de Responsabilidades visando a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo FIFA 2014, complementando projetos de mobilidade urbana em Porto Alegre. Os projetos têm por objetivo equilibrar os valores a serem investidos nas cidades sedes, uma vez que a Capital gaúcha teve a exclusão do metrô. Os novos investimentos definidos estão orçados em mais de R$ 120 milhões.

No total, estão previstos R$ 525 milhões. "Estamos preparando o Rio Grande do Sul para o futuro, e a Copa do Mundo é um indutor de desenvolvimento", destacou a governadora. Yeda Crusius lembrou que a obra de mobilidade urbana da Capital vem ao encontro dos projetos projetados. "Buscamos a modernização do Estado e investimos em inovação tecnológica, sem nos descuidarmos do meio-ambiente, melhorando a qualidade de vida dos gaúchos", salientou.
Participaram da cerimônia de assinatura do Termo Aditivo, a assessora parlamentar do Ministério dos Esportes, Fabíola Mercadante, e o titular da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014, Ricardo Ricardo Seibel de Freitas Lima.

Estádio Beira-Rio
Quando foi negociado o anexo da mobilidade urbana na Capital, principalmente no entorno do Estádio Beira-Rio do Internacional que sediará os jogos, Porto Alegre foi uma das cidades sedes que recebeu o menor aporte de recursos, quadro agravado quando o metrô foi excluído. Para equilibrar os investimentos, foi solicitada a inclusão de outras obras ao governo federal para que a Capital gaúcha tenha um tratamento igual ao de outras sedes. A Matriz de Responsabilidades define obrigações e cronogramas de cada participante nas obras urbanas, de estádios e no entorno destes, dos aeroportos e dos terminais turístico-portuários das cidades-sede do Mundial de Futebol.
Os investimentos do governo federal em projetos de mobilidade urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a Copa do Mundo de 2014, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), chegarão a R$ 7,68 bilhões. Somados aos investimentos estaduais e municipais, esses recursos alcançarão R$ 11,48 bilhões, a serem aplicados em 47 projetos destinados a melhorar o trânsito nas 12 cidades-sedes do Mundial.
Em 13 de janeiro, os governos Federal e Estadual, além da Prefeitura de Porto Alegre firmaram a Matriz de Responsabilidades, definindo, em linhas gerais, a responsabilidade de cada ente federativo nas ações necessárias à realização da Copa 2014. A Matriz permite a incorporação de anexos e foi negociada a incorporação de outras obras de mobilidade urbana em Portro Alegre.

Duplicação de avenidas
O Termo Aditivo assinado nesta quarta-feira diz respeito a 10 grandes obras que contarão com financiamento da Caixa Econômica Federal. São elas: Extensão da Avenida Severo Dullius; Duplicação da Avenida Voluntários da Pátria; Obras de arte da Terceira Perimetral (um viaduto e quatro passagens de nível); Complexo da Rodoviária; Programa de monitoramento dos corredores de ônibus; Sistema BRT (Bus Rapid Transit - um conceito moderno de corredor exclusivo de ônibus, que conta com elementos de redução dos tempos de embarque e desembarque de passageiros, como plataformas niveladas ao piso do ônibus, pagamento externo e veículos de alta capacidade com maior número de portas) Protásio Alves; Sistema BRT Assis Brasil; Sistema BRT Bento Gonçalves; Duplicação e complementação da Avenida Tronco, Duplicação da Padre Cacique e extensão da Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
Das 26 obras anunciadas para a Copa do Mundo na Capital, seis foram incluídas no primeiro convenio, em janeiro de 2010. São elas: duplicação em 3,4 quilômetros da Avenida Moab Caldas (Tronco), com construção de corredor de ônibus e ciclovia, construção de dois viadutos e uma elevada na Terceira Perimetral (próximo ao viaduto Leonel Brizola), a implantação de corredores de ônibus nas Avenidas Padre Cacique e Beira-Rio, com a última etapa da duplicação desta via), a implantação de 11 estações do sistema de ônibus integrado na Avenida Protásio Alves, e de sete estações desse sistema na Avenida Assis Brasil.
O documento assinado em janeiro contemplava ainda a remodelação e modernização do estádio Beira-Rio, do Internacional - uma obra de valor estimado em R$ 130 milhões. Outro projeto já incluso no compromisso com o governo federal é a implantação de um sistema de câmeras e painéis de monitoramento em três corredores de ônibus, no valor de R$ 13,7 milhões.

Fonte: Jus Brasil


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