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No Recife, Passageiros reclamam de maus tratos de motoristas e cobradores de ônibus

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009


Quem depende de transporte público reclama que além de muitas vezes ser obrigado a enfrentar ônibus lotado, ainda tem que aguentar grosserias de cobradores e de motoristas. A insatisfação é tanta, que só nos últimos dois anos o Disque-Denúncia registrou 54 ligações de passageiros denunciando a ação de motoristas e cobradores.Entre as queixas que chegaram à Secretaria de Defesa Social, 44% reclamaram de motoristas que não param nos pontos determinados e 56% foram referentes as agressões e maus-tratos cometidas por motoristas e cobradores. As principais vítimas são crianças, idosos e deficientes físicos.

Até os próprios motoristas admitem que há colegas que se excedem e partem para a grosseria. “Tem muitos que ainda agem desta maneira, mas para o que era antes, hoje já está muito melhor”, disse um motorista de transporte público.

O preocupante é que as grosserias as vezes são tão graves que acabam colocando em risco a vida dos passageiros. Esse foi o caso da dona de casa Maria Josefa Lima, que foi atropelada junto com a neta Gabriela Ramos, 14 anos, quando voltavam para casa, no final de novembro. De acordo com a dona de casa, o acidente aconteceu quando elas tentavam subir em um ônibus da linha Candeias/Dois Irmãos, da empresa Borborema.

O motorista teria dado partida e elas foram arrastadas por cerca de dez metros, no bairro da Imbiribeira, Recife. Josefa Lima foi socorrida no Hospital da Restauração.Ela fraturou a perna esquerda, precisou ser operada e agora necessita de uma cirurgia plástica. A neta dela foi atendida no Hospital Otávio de Freitas, onde permanece internada. A roda do veículo passou por cima do pé da adolescente. A dona de casa espera que a empresa de ônibus preste alguma assistência. “A empresa não nos procurou em momento nenhum”, reclamou. A empresa Borborema disse que se for confirmada a responsabilidade do motorista, as vítimas vão receber assistência.
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Fortaleza: Usuários sentem falta de paradas de ônibus


Apesar de a Etufor afirmar que existem duas paradas de ônibus na avenida, cidadãos dizem que estão desativadasNo corredor de lojas da Avenida Monsenhor Tabosa, entre a Avenida Dom Manuel e a Rua João Cordeiro, quem frequenta o local e funcionários que trabalham no comércio sentem falta de paradas de ônibus. A denúncia foi feita pelo comerciante e morador do local, Carlos Cysne, 28 anos, ao Alô Redação.Segundo o comerciante, existiam duas, uma em frente ao Shopping Monsenhor Tabosa, e outra em frente ao Banco do Brasil, que estão desativadas. "Ainda restam estruturas metálicas, mas o abandono é evidente". O ponto em frente ao shopping serve de acúmulo de lixo.Carlos Cysne lembrou que nesta época de grande movimento no comércio a necessidade de paradas aumenta. "Funcionários e turistas que utilizam transporte coletivo são obrigados a andar cerca de oito quadras para a mais próxima".
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Tarifa de ônibus vai aumentar em Jacareí


A tarifa do transporte coletivo será reajustada para R$ 2,50 a partir do dia 13. Este ano o transporte coletivo de Jacareí recebeu investimentos como a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e renovação da frota com mais 13 novos ônibus adaptados. Devido a esses investimentos feitos pela concessionária do serviço público de transporte coletivo e ao aumento dos preços dos insumos, especialmente os derivados de petróleo e da remuneração da mão-de-obra na prestação do serviço, foi definido o novo valor da tarifa.

A empresa deve afixar no para-brisa frontal e no local onde se encontra o cobrador um aviso legível informando aos usuários sobre o novo valor da tarifa e a data do início do reajuste. Quanto à recarga dos Superpasses vale-transporte e escolar, bem como do bilhete eletrônico, até o dia 12 continua com o valor atual, de R$ 2,30. O último reajuste de tarifa de ônibus ocorreu em 29 de novembro de 2008.
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Rio Grande contará com quatro estações de transbordo


O sistema de transporte coletivo deverá sofrer alterações significativas durante os próximos dois anos. O plano que prevê a integração das linhas de ônibus no Município foi apresentado à comunidade no final da tarde da última segunda-feira.Segundo o secretário municipal da Segurança, dos Transportes e do Trânsito, Enoc Guimarães, atualmente cerca de um milhão e meio de pessoas utiliza mensalmente o serviço em Rio Grande , com uma média de 50 mil passagens por dia. Com isso, a necessidade de mudar alguns trajetos se faz cada vez mais necessária. “Existem linhas que possuem uma demanda quase irrisória, enquanto outras regiões da cidade encontram-se em ascensão. Por isso, é preciso reformular o sistema de transporte público”, afirma.
Conforme o secretário, uma pesquisa aplicada junto aos usuários do sistema no ano passado resultou no levantamento de dados sobre embarque/desembarque e origem/destino utilizado pelos mesmos, quando foi notado que cerca de 70% das viagens têm início ou fim na Praça Tamandaré. “O estudo também mapeou os principais desejos de deslocamento dos passageiros, o que permitirá a criação de novas linhas, garantindo a mobilidade pelo transporte coletivo a qualquer parte da cidade”, fala.
Para que o usuário possa se deslocar por mais de um trajeto pagando apenas uma passagem, a Prefeitura Municipal pretende instalar quatro Estações de Transbordo: na Barra (junto ao trevo das BRs 392 e 604), no balneário Cassino, no bairro Trevo e na Vila da Quinta. “Ao chegar a uma destas estações, o usuário poderá se deslocar a qualquer outra sem pagar por mais uma passagem. O tempo que o passageiro terá para garantir tal benefício ainda está em estudo, mas a princípio será de uma hora entre um trajeto e outro”, explica Enoc Guimarães.
Segundo ele, o projeto será iniciado imediatamente através da instalação da primeira estação de integração das linhas, na Vila da Quinta. “A cada nova temporada de verão, o Executivo cria uma linha especial a fim de atender os usuários da Quinta que se direcionam ao Cassino, mas o número de horários é sempre restrito. Por isso, a ideia é dar início ao plano a partir desta localidade: os passageiros descerão no trevo e, sem pagar outra tarifa, poderão seguir para o balneário”, fala. O objetivo é liberar a Estação da Vila da Quinta até o final do ano.
Para implantar o projeto, de acordo com o secretário, a Prefeitura está buscando financiamento através do programa federal denominado Pró-transporte, o qual prevê recursos do FGTS. Enquanto isso, as áreas onde serão construídas as estações estão sendo negociadas - uma vez que algumas pertencem ao Estado -, mas o projeto arquitetônico encontra-se em andamento.
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Envelopes de licitação serão abertos hoje em Mogi das Cruzes

Após inúmeras contestações judiciais, a Prefeitura de Mogi realiza hoje a abertura dos envelopes do processo licitatório para a concessão de metade das linhas do transporte coletivo da cidade. O clima, porém, é de incerteza, já que, no último dia 3, a empresa Transportes Coletivos Novo Horizonte S/A protocolou uma nova representação no Tribunal de Contas do Estado (TCE) contra o edital e ameaça recorrer ao Tribunal de Justiça (TJ) caso seja dado andamento à contratação da empresa vencedora.O diretor-operacional da Novo Horizonte, Marcos Agoston, informou ontem que a empresa contratou uma firma especializada na análise de editais para a elaboração da representação. De acordo com ele, o documento aponta mais de 30 itens supostamente irregulares. "Existem vários erros no edital. A Novo Horizonte não teria como participar de uma licitação de igual para igual com os critérios estipulados pela Prefeitura".
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Campo Grande: Para atender demanda do fim de ano, Agetran reforça linhas de ônibus


O horário do comércio para as compras do final de ano foi estendido até 22 horas, até o próximo dia 23, e para atender aos consumidores que dependem do transporte coletivo para fazer as compras, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) solicitou às concessionárias do serviço, reforço de ônibus nas linhas principais.
A partir desta quinta-feira (10), até sábado (12), as linhas que possuem veículos articulados irão circular até a 20 horas, horário em que a demanda de passageiros é maior. Nos sábados que antecedem o Natal (12 e 19), os veículos articulados ou complemento (rabicho) vão circular até às 19 horas.
Já nos dias 21, 22 e 23, os ônibus vão circular até a meia-noite para atender comerciantes e vendedores do comércio da região central e do Shopping Campo Grande, que ficarão abertos até este horário.

Abaixo a lista dos que terão horário estendido:
205 – Nova Bahia
209 – Jardim Anache
214 – Campo Novo
219 – Otávio Pécora
228 – Marabá
231 – Otávio Pécora
237 – Oscar Salazar
240 – Santa Luzia
072 – Morenão
080 – Aero Rancho
081 – Nova Bahia
103 – Itamaracá
105 – Paulo Coelho
108 – Los Angeles
110 – Parque do Sol
112 – Aero Rancho
120 – Aero Rancho
121 – Marcos Roberto
126 – Moreninhas III
061 – Moreninhas
182 – Aero Rancho
187 – Guaicurus
507 – Pioneiros
406 – Aeroporto
415 – Jardim Imá
416 – Santa Luzia
420 – Jardim Petrópol
421 – Carioca
070 – General Ozório
086 – Júlio de Castilho/Shopping
502 – Jardim das Hortências
511 – Albuquerque
515 – Arnaldo Estevão de Figueiredo
518 – Vivenda do Parque Shopping
301 – Caiobá303 – Bonança
304 – Oliveira308 – Santa Emília
311 – Coophavila
313 – Tarumã
323 – Guanandi
051 – Bandeirantes
081 – Nova Bahia/Bandeirantes
082 – Aero Rancho/Shopping.
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Em São Paulo, Corredores exclusivos fizeram do ônibus a forma mais rápida e segura de vencer grandes distâncias.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009


Excesso de veículos é, além de indústria automotiva aquecida, sinônimo de congestionamento. Hoje, grandes, médias e até pequenas cidades sofrem do mesmo mal: infraestrutura viária insuficiente para suportar o crescimento desenfreado da frota de veículos e a precariedade dos meios de transporte.

É cada vez mais urgente a modernização dos sistemas de transporte coletivo. Em São Paulo, o ônibus deixou de ser um meio utilizado somente pela população de baixa renda. Na última década, os corredores exclusivos fizeram do ônibus a forma mais rápida e segura de vencer grandes distâncias. Em 9,3 milhões de embarques diários, segundo pesquisa da São Paulo Transportes S.A. (SPTrans) realizada em abril, executivos, office-boys e estudantes usufruem dessa comodidade nos mais de 165 quilômetros de corredores urbanos.

As cidades com menos de 1 milhão de habitantes têm nas faixas e vias exclusivas uma solução viável e que exige investimentos compatíveis com seus orçamentos. Campinas é um ótimo exemplo. O objetivo da cidade é ter 105 quilômetros de corredores exclusivos ou preferenciais. Para isso, pretende investir cerca de R$ 150 milhões, parte desse valor financiado pela Prefeitura junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mas, não basta eleger faixas de rolamento de ruas e avenidas para a circulação de ônibus.

É preciso também implantar um projeto de infraestrutura que contemple um pavimento de qualidade, durável, capaz de suportar trânsito pesado, sem exigir manutenção constante. Neste sentido, o pavimento de concreto é a opção mais adequada: tem vida útil maior do que as demais alternativas de pavimentação, não sofre deformações plásticas - como as famosas "trilha de rodas" ou buracos - e não é alterado pela ação de combustíveis.

Com a adoção dos corredores, as autoridades podem contribuir com a sustentabilidade, pois ao reduzir os índices de congestionamento são emitidos menos gases poluentes na atmosfera. Também há o fato de a atual produção de cimento utilizar pneus usados em seu processo, na alimentação dos fornos. Cálculos do setor indicam que cada quilômetro de pavimento de concreto retira do meio ambiente cerca de 7,5 mil pneus inservíveis.

Com os exemplos de São Paulo e Campinas, é possível concluir que investir no transporte coletivo é uma das saídas para melhorar ou garantir a qualidade de vida nos centros urbanos.
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Ônibus de Curitiba há um ano no vermelho

O déficit no transporte coletivo de Curitiba recuou 33% em dois me­­ses, e a Urbs (sociedade de economia mista que gerencia o sistema) espera equilibrar o caixa no fim do ano ou no início do ano que vem. Des­­de o início de 2009, o número de deslocamentos de passageiros tem ficado abaixo do previsto. Segundo informações fornecidas pela empresa, o rombo, que havia chegado a R$ 9,2 milhões em se­­tembro, caiu para R$ 6 milhões no mês passado.
No início do ano, o afastamento de usuários foi atribuído ao reajuste da passagem de R$ 1,90 para R$ 2,20, ocorrido em janeiro, e à crise econômica internacional. Para a Urbs, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros novos, medida adotada para combater a crise, contribuiu para estimular o transporte individual, em detrimento do transporte coletivo.
O pior resultado foi registrado em agosto, no auge da epidemia da gripe A (H1N1) – a chamada gripe suína –, quando a população era orientada a evitar aglomerações. Naquele mês, o valor correspondente a cerca de 3,5 milhões de pa­­ssagens deixou de ingressar no cai­­xa. Para equilibrar as contas, conforme reportagem publicada pela Gazeta do Povo no dia 21 de outubro, a tarifa teria de ser reajustada para R$ 2,32, o que poderia afastar ainda mais passageiros. De janeiro a novembro deste ano, foram aproximadamente 14,2 milhões de des­­locamentos a menos que a previsão da Urbs.
Em razão do déficit, a Urbs chegou a atrasar o pagamento às concessionárias. O prejuízo poderia ser pior se o fundo que custeia o transporte coletivo não recebesse do município a transferência do Imposto sobre Serviços (ISS) recolhido das empresas de ônibus – cerca de R$ 800 mil por mês.
Para cobrir o custo do transporte coletivo de Curitiba – cerca de R$ 55 milhões por mês – sem ter de aumentar o preço da passagem, a Urbs aguarda a discussão do Projeto de Lei 1.927, de autoria do de­­putado federal Fernando de Fa­­binho (DEM-BA), que tramita no Congresso Nacional desde 2003. A proposta, que prevê a criação do bilhete único e isenções tributárias para desonerar o transporte coletivo, foi aprovada pela Câmara dos Deputados e está na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. O prazo para o recebimento de emendas à matéria se encerra hoje.
A Urbs já anunciou que quitará todos os débitos com as empresas até o lançamento do edital de licitação do transporte coletivo, o que deve ocorrer provavelmente até o fim da semana que vem. Será a primeira concorrência pública da história do sistema. As concessões, outorgadas em 1955, vêm sendo renovadas sem licitação até hoje.
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