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Em São Paulo, Corredores exclusivos fizeram do ônibus a forma mais rápida e segura de vencer grandes distâncias.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009


Excesso de veículos é, além de indústria automotiva aquecida, sinônimo de congestionamento. Hoje, grandes, médias e até pequenas cidades sofrem do mesmo mal: infraestrutura viária insuficiente para suportar o crescimento desenfreado da frota de veículos e a precariedade dos meios de transporte.

É cada vez mais urgente a modernização dos sistemas de transporte coletivo. Em São Paulo, o ônibus deixou de ser um meio utilizado somente pela população de baixa renda. Na última década, os corredores exclusivos fizeram do ônibus a forma mais rápida e segura de vencer grandes distâncias. Em 9,3 milhões de embarques diários, segundo pesquisa da São Paulo Transportes S.A. (SPTrans) realizada em abril, executivos, office-boys e estudantes usufruem dessa comodidade nos mais de 165 quilômetros de corredores urbanos.

As cidades com menos de 1 milhão de habitantes têm nas faixas e vias exclusivas uma solução viável e que exige investimentos compatíveis com seus orçamentos. Campinas é um ótimo exemplo. O objetivo da cidade é ter 105 quilômetros de corredores exclusivos ou preferenciais. Para isso, pretende investir cerca de R$ 150 milhões, parte desse valor financiado pela Prefeitura junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mas, não basta eleger faixas de rolamento de ruas e avenidas para a circulação de ônibus.

É preciso também implantar um projeto de infraestrutura que contemple um pavimento de qualidade, durável, capaz de suportar trânsito pesado, sem exigir manutenção constante. Neste sentido, o pavimento de concreto é a opção mais adequada: tem vida útil maior do que as demais alternativas de pavimentação, não sofre deformações plásticas - como as famosas "trilha de rodas" ou buracos - e não é alterado pela ação de combustíveis.

Com a adoção dos corredores, as autoridades podem contribuir com a sustentabilidade, pois ao reduzir os índices de congestionamento são emitidos menos gases poluentes na atmosfera. Também há o fato de a atual produção de cimento utilizar pneus usados em seu processo, na alimentação dos fornos. Cálculos do setor indicam que cada quilômetro de pavimento de concreto retira do meio ambiente cerca de 7,5 mil pneus inservíveis.

Com os exemplos de São Paulo e Campinas, é possível concluir que investir no transporte coletivo é uma das saídas para melhorar ou garantir a qualidade de vida nos centros urbanos.
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Ônibus de Curitiba há um ano no vermelho

O déficit no transporte coletivo de Curitiba recuou 33% em dois me­­ses, e a Urbs (sociedade de economia mista que gerencia o sistema) espera equilibrar o caixa no fim do ano ou no início do ano que vem. Des­­de o início de 2009, o número de deslocamentos de passageiros tem ficado abaixo do previsto. Segundo informações fornecidas pela empresa, o rombo, que havia chegado a R$ 9,2 milhões em se­­tembro, caiu para R$ 6 milhões no mês passado.
No início do ano, o afastamento de usuários foi atribuído ao reajuste da passagem de R$ 1,90 para R$ 2,20, ocorrido em janeiro, e à crise econômica internacional. Para a Urbs, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros novos, medida adotada para combater a crise, contribuiu para estimular o transporte individual, em detrimento do transporte coletivo.
O pior resultado foi registrado em agosto, no auge da epidemia da gripe A (H1N1) – a chamada gripe suína –, quando a população era orientada a evitar aglomerações. Naquele mês, o valor correspondente a cerca de 3,5 milhões de pa­­ssagens deixou de ingressar no cai­­xa. Para equilibrar as contas, conforme reportagem publicada pela Gazeta do Povo no dia 21 de outubro, a tarifa teria de ser reajustada para R$ 2,32, o que poderia afastar ainda mais passageiros. De janeiro a novembro deste ano, foram aproximadamente 14,2 milhões de des­­locamentos a menos que a previsão da Urbs.
Em razão do déficit, a Urbs chegou a atrasar o pagamento às concessionárias. O prejuízo poderia ser pior se o fundo que custeia o transporte coletivo não recebesse do município a transferência do Imposto sobre Serviços (ISS) recolhido das empresas de ônibus – cerca de R$ 800 mil por mês.
Para cobrir o custo do transporte coletivo de Curitiba – cerca de R$ 55 milhões por mês – sem ter de aumentar o preço da passagem, a Urbs aguarda a discussão do Projeto de Lei 1.927, de autoria do de­­putado federal Fernando de Fa­­binho (DEM-BA), que tramita no Congresso Nacional desde 2003. A proposta, que prevê a criação do bilhete único e isenções tributárias para desonerar o transporte coletivo, foi aprovada pela Câmara dos Deputados e está na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. O prazo para o recebimento de emendas à matéria se encerra hoje.
A Urbs já anunciou que quitará todos os débitos com as empresas até o lançamento do edital de licitação do transporte coletivo, o que deve ocorrer provavelmente até o fim da semana que vem. Será a primeira concorrência pública da história do sistema. As concessões, outorgadas em 1955, vêm sendo renovadas sem licitação até hoje.
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Transporte Coletivo de Palmas ganha 12 novos ônibus


A partir desta terça-feira, 08, mais 12 novos ônibus comporá a frota do transporte coletivo de Palmas, totalizando 36 novos veículos adquiridos neste ano. Uma das novidades desta nova frota é o quesito acessibilidade, pois todos serão adaptados para portadores de necessidades especiais.
A entrega simbólica dos veículos será às 10h30, no estacionamento em frente a Câmara Municipal de Palmas, e contará com a presença do prefeito Raul Filho, do presidente da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), Silvio Portilho, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb), José Antonio dos Santos Júnior, além de demais autoridades. Na oportunidade o prefeito também anunciará outras ações.
No inicio do ano, a Prefeitura solicitou as empresas melhorias na qualidade dos serviços prestados à população, dentre elas a aquisição de novos veículos para reduzir a lotação dos ônibus, diminuição no tempo de espera nos pontos de ônibus, extensão de linhas e aumento de novos horários.
Até o final de 2008 o transporte coletivo de Palmas contava com 152 veículos, já no início de 2009 foram adquiridos mais 26 novos veículos e agora mais 12, totalizando 190 carros.
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Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (ES) abre 50 vagas


A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb/GV), responsável por gerenciar o transporte público de passageiros da região metropolitana de Vitória (ES), lançou edital para preenchimento de 50 vagas. Há chances para nível médio e superior. As remunerações variam de R$ 890 a R$ 3.090.

Para nível superior, são 12 vagas para o cargo de analista em transporte para as ocupações de advogado, analista administrativo, analista contábil, analista de Planejamento, analista de recursos humanos, analista de serviço social, analista de sistema júnior, analista em engenharia de construção e manutenção, analista de engenharia mecânica e analista em estatística. Para nível médio são 36 vagas para técnico em transporte (agente de transporte, auxiliar, programador de computador, programador de linhas, técnico de segurança do trabalho, técnico em manutenção civil e vistoriador) e 2 para motorista. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cespe.unb.br/concursos/ceturbes2009, de 14 de dezembro a 10 de janeiro de 2010. As taxas são de R$ 84 para nível superior e de R$ 25 a R$ 44 para nível médio. As provas objetivas estão previstas para ocorrer no dia 21 de março de 2010.
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SP conclui estudo sobre reajuste na tarifa de ônibus em dez dias

terça-feira, 8 de dezembro de 2009


O secretário municipal de Transportes de São Paulo, Alexandre de Moraes, disse nesta segunda-feira (7) que dentro de dez dias deverá entregar ao prefeito Gilberto Kassab (DEM) o estudo sobre a nova tarifa de ônibus na cidade. Atualmente, os paulistanos pagam tarifa de R$ 2,30, considerada pelo secretário uma das mais baratas do país, uma vez que dá direito, via Bilhete Único, a quatro viagens. Moraes disse que o novo valor ainda não foi definido e resistiu a antecipar qualquer número.
Moraes afirmou que o governo Kassab cumpriu a promessa de permanecer três anos sem reajustar a tarifa. De acordo com ele, esse prazo expirou em 30 de novembro.
Moraes afirmou que, durante a campanha eleitoral de 2008, Kassab sempre afirmou que não aumentaria o preço da passagem neste ano.
Segundo Moraes, a Prefeitura tem se empenhado em reduzir o subsídio pago às empresas de ônibus para bancar parte do custo da passagem. De acordo com ele, até agora foram gastos R$ 600 milhões em subsídios e R$ 170 milhões em renovação da frota, o que representa uma economia de R$ 300 milhões ante o previsto incialmente.
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Zona Oeste do Rio ganhará mais 300 ônibus novos


Vinte quatro linhas que estavam inoperantes no bairro começam a voltar a circular a partir do dia 27, em 107 novos carros. O reforço está no projeto da prefeitura para revitalizar a região que nos últimos anos assistiu a uma fuga de 10 mil passageiros dos coletivos para as vans piratas.
Outros 200 ônibus estão previstos para entrar em operação nas duas primeiras semanas de janeiro. Com foco na integração com trem e bicicletas, a Secretaria Municipal de Transportes anunciou que serão construídos dois terminais rodoviários, na Rua Lopes de Moura e o outro na Rua Álvaro Alberto.
O acréscimo de 60% nos ônibus em Santa Cruz é para que toda a frota que já operou na região volte à atividade. Atualmente, há 500 ônibus de 42 linhas no bairro onde moram 191.836 pessoas. A proposta é que, no ano que vem, 300 deles sejam substituídos por carros novos. Os itinerários retomados serão feitos por quatro empresas que já atuam no local: Expresso Pégaso, Zona Oeste, Jabour e Algarve (também conhecida como EVA).
Teremos novamente 66 linhas, que era exatamente o que já havia, mas que foi reduzindo por uma série de motivos, entre eles a perda de passageiros para o transporte pirata. As linhas já não estavam sendo rentáveis¿, explicou o secretário de Transporte, Alexandre Sansão.
Haverá uma mudança nos itinerários, que serão desviados do Centro do bairro, saturado com o trânsito intenso. Os ônibus vão circular em um trecho apenas da Rua Felipe Cardoso. Em compensação, as linhas vão circular pelas ruas Lemos e General Olímpico. Hoje à tarde, empresários das quatro viações que vão herdar as 24 linhas se reúnem para definir novas estratégias.
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Metroviários do DF vão paralisar atividades a partir do dia 14 de dezembro


Em Assembléia Geral Extraordinária realizada nesse sábado (05/12) às 20hs na estação Praça do Relógio em Taguatinga a categoria metroviária decidiu por unanimidade paralisar as atividades a partir do dia 14 de dezembro (segunda-feira).O motivo da paralisação é a intenção do GDF em terceirizar as bilheterias, sendo que 156 aprovados do último concurso público aguardam convocação. Além de a categoria considerar a entrega do patrimônio público um golpe contra a população, contra os concursados e contra os funcionários, o Metrô-DF e o GDF descumprem acordo judicial que proíbe terceirização de áreas fim do Metrô. Segundo o Sindicato dos Metroviários do DF (SindMetro-DF) o acordo firmado em 18 de abril de 2005, prevê a contratação de funcionários concursados para atividades ligadas à operação e manutenção metroviárias. O descumprimento de qualquer das obrigações do contrato sujeitará o Metrô-DF ao pagamento da multa de R$1.000,00 por trabalhador contratado em desacordo com as obrigações assumidas.
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Curitiba contabiliza prejuízos por violência de torcida


A baderna que se seguiu pela capital paranaense após a confirmação da queda do Coritiba para a Série B do Campeonato Brasileiro, com o empate por 1 a 1 do time com o Fluminense, em pleno Estádio Couto Pereira, ainda faz com que a cidade contabilize os prejuízos para o patrimônio público. Assim como o local do jogo e seu entorno, diversos pontos de Curitiba também foram alvo de vandalismo. Num balanço parcial apresentado pela Urbanização de Curitiba (Urbs), nesta segunda-feira, foi constatada a danificação de 34 ônibus do transporte coletivo. Destes, três foram mais prejudicados porque os torcedores estavam no interior quando promoveram a destruição.

Os outros foram atingidos por objetos quando transitavam pela cidade.Contra um dos ônibus que fazia a linha Vila Macedo foi arremessada uma bomba caseira, que acabou explodindo no interior do veículo, quando passava nas proximidades de um supermercado em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Uma mulher foi atingida nas mãos e permanecia internada no Hospital Evangélico na tarde desta segunda. O quebra-quebra também atingiu alguns terminais. Os mais prejudicados foram os do Cabral, Boqueirão, Pinheirinho, Santa Cândida e Fazendinha.
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