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Grande Recife prorroga a venda do Vale Transporte de papel

quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Grande Recife Consórcio de Transporte anuncia a prorrogação – pelo período de 30 dias – da venda do Vale Transporte de papel. A decisão foi tomada pela direção do consórcio para evitar que cerca de 20 mil usuários, vinculados a um universo de duas mil empresas retardatárias que ainda não fizeram a migração da antiga para a nova tecnologia da bilhetagem eletrônica, sejam prejudicados. Os vales terão validade até o dia 31 de agosto Na próxima sexta-feira (31/07), encerra-se o prazo para a utilização de créditos do Vale Transporte Eletrônico, para as mais de 18 mil empresas (públicas e privadas) cadastradas no órgão. A partir do dia 1º de Agosto, todos os equipamentos da antiga tecnologia serão desligados. Desta forma, o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) passará a operar exclusivamente com o novo modelo, do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).
A entrega do VEM Trabalhador será feita na Gerência Comercial do Grande Recife, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, em um prazo de até 5 dias úteis, a partir da solicitação e confirmação, feitas pelo site. Em caso de dúvida, as empresas deverão entrar em contato com o atendimento através da central telefônica do VEM, pelo número 2101.2177, no horário das 7h às 19h.
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São Paulo: Mais ônibus e mais viagens nas linhas metropolitanas nos finais de semana

A EMTU/SP mudou a programação das linhas com base em pesquisas e sugestões de usuários registradas na Ouvidoria da empresaOs passageiros das linhas intermunicipais da Região Metropolitana da Baixada Santista que usam os serviços de Santos a São Vicente nos finais de semana contarão com mais ônibus e mais viagens nesse trajeto, a partir do próximo sábado, dia 01/08. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos reprogramou as linhas 942TRO, 943TRO e 943BI1, principalmente nos horários da tarde, a fim de atender aos usuários que permanecem na região de Santos para lazer e compras nos centros comerciais. As alterações propostas se fundamentaram nas pesquisas feitas em campo pelos técnicos da EMTU/SP e nas sugestões e reclamações registradas na Ouvidoria da empresa – 0800 7240555. As ações também fazem parte do Projeto Linhaça, um trabalho mais intensivo e específico de melhoria na operação das linhas que mais receberam reclamações nas entrevistas com os usuários para o Programa Índice de Qualidade do Transporte – IQT.

Alterações
Linha 942TRO São Vicente (Humaitá) – Santos (Ponta da Praia), via Ponte dos Barreiros/PraiaCom a nova programação, aos sábados a linha 942TRO fará 18 viagens a mais, pois a frota será redistribuída ao longo da operação.Aos domingos, a frota operacional passará de seis para sete veículos, o que possibilitará o acréscimo de seis viagens na operação.
Linha 943TRO São Vicente (Pq. das Bandeiras Gleba II) – Santos (Ponta da Praia), via Ponte dos Barreiros/PraiaA reprogramação dos horários da linha 943TRO aos sábados também propiciará acréscimo de cinco viagens na operação. Aos domingos serão 10 viagens a mais, por conta do aumento da frota de cinco para seis veículos. Além disso, no sentido Santos – São Vicente o início da operação será antecipado das 06h52 para as 06h25.
Linha 943BI1 São Vicente (Vila Ema) – Santos (Ponta da Praia), via Ponte dos Barreiros/PraiaOs usuários que utilizam a linha 943BI1 também serão beneficiados aos sábados, com o prolongamento do horário de operação. No sentido São Vicente Santos, o início do funcionamento dessa linha passará das 06h30 para as 05h30, com a inclusão de uma viagem às 06h50. O término da operação, nesse mesmo sentido, será prorrogado para as 23 horas.No sentido Santos – São Vicente o início será antecipado das 07h50 para as 06h47, com a inclusão de uma viagem às 08h10. O horário de funcionamento será prorrogado para as 24h15

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Porto Alegre: Passagem do transporte coletivo terá novo aumento em agosto

As empresas que operam o transporte coletivo na região metropolitana de Porto Alegre estão pedindo aumento de 5,17% nas passagens das linhas urbanas. O pedido está em análise pela Agergs, a agência que regula os serviços públicos concedidos no Estado, e deve vigora a partir de 30 de agosto.Para o usuário de Porto Alegre o aumento vai resultar num acréscimo de 10 centavos na passagem ( vai para R$ 2,40). Mas para outras cidades da região metropolitana, onde as passagens são muitas vezes mais que o dobro da capital, o reajuste vai pesar no bolso do trabalhador. É o caso de Gravataí, que abordamos hoje. (Bruna Cardoso)
Gravataí é uma das cidades que mais cresce na região metropolitana. Tem 265 mil habitantes e, no contexto da região metropolitana de Porto Alegre, é conhecida por sua qualidade de vida e baixos índices de violência.A cidade certa para quem quer fugir dos problemas das grandes metrópoles. Localizada a 22km da capital, boa parte da população gravataiense trabalha em Porto Alegre. Porém o problema que essas pessoas enfrentam todos os dias é outro.
As 46.000 pessoas que usam o transporte público intermunicipal diariamente na cidade reclamam do tratamento que a empresa Sogil dispensa aos seus passageiros. A empresa é a única responsável pelo transporte municipal e intermunicipal de Gravataí e detém desde 1986 o contrato de concessão com a prefeitura da cidade.
As queixas contra a empresa Sogil são muitas, a principal delas é o preço da passagem intermunicipal que varia de R$4,05 chegando até R$5,75, um dos mais caros entre as tarifas urbanas.
Um ônibus de Gravataí faz 36km até o terminal em Porto Alegre. Comparando esses dados com os ônibus da empresa Transversal Metropolitana (TM), percebe-se as distorções. Um ônibus da TM faz em média 70km até chegar ao seu destino, transporta todos os dias 19.000 passageiros e a passagem custa apenas R$2,65.
Outra reclamação constante dos usuários da Sogil são os ônibus são velhos, com poucos horários e a lotação é absurda. Nos horários de pico no centro de Porto Alegre, os passageiros esperam até 30min por um ônibus, que quando chega, lota em pouco tempo.
A lotação é tanta, que além da fila tripla de pessoas no corredor do ônibus e idosos em pé, alguns passageiros viajam sentados nos degraus da porta. “A viagem demora, o trânsito é lento nesse horário. Em pé não tem condições de ir. A saída é sentar aqui no degrau mesmo”, afirma a passageira Maria Adelaide de Souza. Um dos passageiros que conseguiu sentar, conta como é a situação no dia a dia. “Nesse horário um banco é tão disputado quanto um concurso público”, compara João Paulino.

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Aracaju: Terminais e abrigos mal conservados

O superintendente da SMTT admite a necessidade de reformas e melhorias nos terminais de integração da capital. “Temos o projeto e o aval do prefeito para construirmos um novo terminal nas proximidades do Orlando Dantas. Também identificamos os problemas do terminal DIA e o do Centro. Em duas semanas vamos inaugurar o do Marcos Freire II, que vai racionalizar o transporte naquela região. Há também expectativas quanto à ampliação do terminal do Mercado”, projeta Samarone.
Já os abrigos, que deveriam dar guarida a quem espera pelo coletivo, não estão presentes em muitas paradas de ônibus da capital. Segundo o superintendente, “o orçamento é ridículo, e a nova idéia para construir abrigos é fechar parceria com empresas que queiram explorar sua marca”.
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BHTrans espera dobrar velocidade dos ônibus com faixa exclusiva na avenida Nossa Senhora do Carmo

Quem circula de ônibus pela avenida Nossa Senhora do Carmo, região Centro-Sul de Belo Horizonte, deverá fazer viagens mais rápidas desta terça-feira em diante. Durante a manhã, foi inaugurada a faixa de circulação exclusiva para ônibus, com o objetivo de proporcionar mais fluidez no trecho entre as avenidas Uruguai e Contorno. "Nossa expectativa é de dobrar a velocidade dos ônibus entre a avenida Uruguai e Contorno. O projeto ainda precisa de pequenos ajustes, mas está funcionando muito bem", afirmou a diretora de projeto da Empresa de Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Jussara Bellavinha.
De acordo com ela, entre os ajustes que ainda precisam ser feitos, está a sinalização para pedestres, que ainda não se situaram muito bem com as mudanças e a implantação de alguns gradis para orientar a passagem deles. "É natural que a gente não tenha um domínio absoluto sobre o comportamento dos pedestres e motoristas inicialmente", comentou a diretora.
Na nova faixa circulam 38 linhas de ônibus, sendo 29 de responsabilidade da BHTrans e as restantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Agentes da BHTrans estão na avenida desde às 4h para monitorar o trânsito neste primeiro dia e evitar tumulto.
Para os motoristas de automóveis que seguirem na avenida Nossa Senhora do Carmo em direção ao Belvedere, foram disponibilizadas três faixas de trânsito na pista lateral. Quem segue para os bairros Sion e Anchieta pode utilizar as duas faixas da esquerda da pista central e virar na rua Rio Verde.
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São Paulo: A guerra contra os Fretados clandestinos continua

quarta-feira, 29 de julho de 2009

A briga entre o prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM) e milhares de pessoas, residentes em outros municípios ou lá mesmo na capital, que se utilizam de ônibus fretados para chegar a seus locais de trabalho, merece ser acompanhada mesmo por quem não mora ou trabalha em São Paulo, nem se utiliza de ônibus fretados - e, por isso mesmo, imagina que não tem nada a ver com isso.
O que está em andamento na capital, neste exato instante, não é o problema isolado de um segmento da população, mas sim um capítulo (pelo que se vê, bastante exaltado) de uma antiga guerra que se desenrola diuturnamente na maior parte das cidades médias e grandes do Brasil e do mundo: a guerra pelo centro da cidade.
É uma guerra acirrada, pois em jogo estão interesses os mais díspares possíveis, além de um fato que sempre pesa muito nas reivindicações: em todo lugar, a característica mais forte do Centro é ser um território de todos e de ninguém, uma região para onde tudo converge e onde a população se encontra para trabalhar, fazer compras, ir ao banco ou passear.
Todos se sentem meio donos do Centro, e, quando alguém impõe limites à utilização que determinado grupo dá a esse território - a exemplo daquela baixada por Kassab, que não quer os ônibus fretados circulando numa área de setenta quilômetros quadrados dentro do chamado centro expandido -, produz-se compreensível revolta. Não importa o que se diga, a sensação daquele que enfrenta a restrição é de quem tem um direito revogado.
No caso paulistano, a polêmica é alimentada por argumentos sensatos, apresentados pelos que não poderão mais ir até o local de trabalho nos ônibus fretados, e terão de, como se diz no interior, fazer baldeação de ônibus ou metrô para chegar a logradouros centrais como a avenida Paulista.
Às alegações da Prefeitura, de que o trânsito ficará mais rápido, observam que cada ônibus transporta mais de quarenta pessoas, as quais causariam problemas muito maiores se resolvessem ir trabalhar em seus carros particulares. E lamentam que se tenha preferido incomodar justamente quem precisa ir ao Centro a trabalho, liberando todos os outros de qualquer proibição.
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Recife: Dia 31 de julho o sistema que utiliza o Vale Transporte Eletrônico e o Vale Transporte de Papel será desativado

terça-feira, 28 de julho de 2009

Dando continuidade ao processo de implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, o Grande Recife Consórcio de Transporte está realizando, junto às mais de 18 mil empresas (públicas e privadas) cadastradas no órgão, a divulgação do calendário de transição, que marcará o fim da antiga tecnologia e o início a operação plena do novo modelo de bilhetagem. Para que todas as empresas e funcionários tenham acesso às informações, o consórcio montou um cronograma que prevê o prazo final das vendas de créditos, seja de Vale Eletrônico ou de Papel, e utilização dos mesmos. Atualmente, mais de 450 mil trabalhadores utilizam o vale transporte diariamente para seu deslocamento residência/trabalho/residência. A compra de créditos para o Vale Transporte Eletrônico poderá ser realizada, pelas empresas cadastradas, até o dia 30 de junho. Os créditos adquiridos até a data final da comercialização terão validade até o dia 31 de julho.
Desde o início do ano, o Grande Recife vem trabalhando na transição de procedimentos e serviços da antiga tecnologia (que utiliza o Vale Transporte Eletrônico e o Vale Transporte de Papel), para o novo Vale Eletrônico Metropolitano – VEM. Os novos equipamentos – para a leitura, carregamento e gerenciamento – da nova tecnologia já estão 100% instalados e em funcionamento pleno. Desta forma, no dia 31 de julho o sistema que utiliza o Vale Transporte Eletrônico e o Vale Transporte de Papel SERÁ DESATIVADO. A partir de 01 de agosto apenas a nova tecnologia, que utiliza o cartão VEM, poderá ser usada dentro do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.
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Curitiba: Ônibus terão cartazes de prevenção à nova gripe

Cartazes com orientações de prevenção à nova gripe H1N1 começaram a ser colados nesta segunda-feira (27) em ônibus do transporte urbano. A primeira etapa é dos ônibus alimentadores, que são os que transportam passageiros dos bairros até os terminais, onde é feita a integração. Na sequência serão colados cartazes nos ônibus das linhas Expresso e das linhas que ligam bairros, como Cabral-Portão. O objetivo é que toda a frota circule com os cartazes, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde.As orientações são de medidas simples mas essenciais para evitar a doença. Manter os ambientes ventilados, evitar locais fechados, não tocar olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos, são algumas das orientações. Se alguém tiver febre acima de 38ºC com tosse ou dor de garganta deve usar máscara e procurar atendimento médico. É importante não tomar medicamento sem prescrição médica.Os cartazes serão afixados em vários pontos da cidade. A Rede Integrada de Transporte (RIT) tem uma frota operante de 1.906 ônibus e transporta, por dia útil, 2,4 milhões de passageiros.
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