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segunda-feira, 8 de setembro de 2008Postado por Meu Transporte às 21:22 0 comentários
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Marcadores: Pernambuco
Seul é exemplo em soluções para o fluxo de trânsito urbano
Em um momento no qual São Paulo, a principal metrópole brasileira, se depara com a polêmica decisão da administração municipal de manter um rodízio de caminhões em algumas das suas principais vias, o exemplo do país asiático foi debatido em pleno território paulistano. Para apresentar em detalhes o sucesso da experiência de Seul, o diretor do Departamento de Trânsito Urbano do Instituto de Desenvolvimento de Seul, Gyengchul Kim, esteve no Brasil no começo deste mês de setembro. Ele foi um dos protagonistas da 14ª Semana de Teconologia Metroferroviária, atraindo atenção para as iniciativas tomadas pelo governo sul-coreano.
Em coletiva à imprensa, o executivo avaliou que a melhoria do fluxo do transporte de cargas passa pela proibição da circulação destes equipamentos na região central das metrópoles, pela construção de vias específicas para o tráfego pesado e pelo incentivo ao transporte público de massa, visando reduzir a quantidade de automóveis nas vias públicas.
A opção por proibir o transporte de carga nos grandes centros urbanos, de acordo com Kim, é essencial, pois a frota brasileira de caminhões, hoje bastante desgastada, traz “caos e poluição por onde passa”. “Assim, se investirmos em transporte público, os carros que não circularem irão liberar as grandes avenidas para os caminhões passarem”.
A construção de alternativas como o Rodoanel, que irá ligar as principais rodovias do núcleo central da Região Metropolitana de São Paulo, é vista com bons olhos pelo sul-coreano. Ele disse à reportagem de PortoGente que agilizar esse tipo de via específica irá garantir um escoamento mais eficaz das cargas até os portos e aeroportos mais movimentados do principal pólo econômico do País.
De acordo com o sul-coreano, o incentivo ao transporte público se deu por meio da utilização de cartões pré-pago e de crédito para pagamento das tarifas, da diminuição de locais para estacionamento de carros, do aumento de faixas para pedestres e da fiscalização mais intensa para carros que estacionam em locais proibidos, com o valor das multas revertido para melhorias no transporte público.
O grande desafio, segundo ele, foi conscientizar a classe média e alta a utilizar o transporte público. “Muita gente nunca tinha entrado em ônibus”. Outro grande obstáculo foi mudar a cultura dos sul-coreanos quanto a onde parar os seus veículos. “Começamos a fazer uma fiscalização rigorosa do estacionamento de carros em locais proibidos. As pessoas estacionavam em qualquer local porque já não havia lugar para parar os automóveis”.
O caso mais emblemático da requalificação urbana de Seul foi a destruição do viaduto de Cheonggyecheon. Em lugar da obra sobre o canal, que cortava a cidade por 15 quilômetros, iniciou-se a revitalização de um antigo rio e de um parque para recreação.
A destruição do viaduto de Cheonggyecheon e a revitalização
da área mudaram a cara da capital sul-coreana
Metrôs e ônibus correspondem hoje por 60% do transporte de Seul. A meta da administração local é de que, até 2021, esse valor chegue a 70%. Atualmente, a região metropolitana da capital da Coréia do Sul, que possui 24,1 milhões de pessoas, conta com 287 quilômetros de metrô, enquanto São Paulo convive apenas com 60 quilômetros.
“Nas minhas visitas [a outros países], carrego o vírus da conscientização para que as pessoas passem adiante pensando no desenvolvimento coletivo”, finalizou Kim, que disse esperar que na próxima visita a São Paulo encontrar um município mais bem resolvido com suas políticas de transporte e com as restrições feitas ao tráfego pesado.
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Marcadores: M u n d o
Integração em microônibus já funciona em Salvador
Já estão circulando nas ruas de Salvador, desde esta segunda-feira, 15, 28 microônibus de integração local em 14 diferentes pontos periféricos da cidade. O primeiro dia foi marcado por baixo movimento e usuários de transporte urbano pouco informados sobre a novidade. “A maioria das pessoas ainda nem sabe que o serviço está funcionando”, observou a agente da Superintendência de Transporte Público (STP), Ana Paula da Silva.
Na tarde desta segunda-feira, ela orientava os usuários no final de linha do Vale dos Lagos, onde circulam dois desses veículos (brancos pintados com faixa amarela), em intervalos de 15 a 20 minutos. O sistema funciona como uma espécie de baldeação com o coletivo convencional. No período de uma hora, o usuário paga apenas R$ 1 o trecho, com o Salvador Card – modalidades de meia-passagem escolar, vale-transporte eletrônico e bilhete avulso.
Nos próximos 15 dias, a previsão é de que circulem 100 “amarelinhos” por 43 linhas. De acordo com a STP, há 150 prepostos nas ruas e, até esta terça-feira, 16, um agente por turno vai estar em cada um dos 14 terminais de circulação dos microônibus, dando esclarecimentos à população. Para a administradora Idaildes Gonzaga, 42, a idéia da integração é válida, mas “a informação não foi bem divulgada”.
Ela e o lojista Valter do Rosário, 42, pegaram o veículo que faz o trajeto do fim de linha do Vale dos Lagos à Av. São Rafael pelo valor em espécie de R$ 2, cada, por não saberem que precisavam do bilhete eletrônico para pagar a meia-passagem. “A gente vai adquirir, porque compensa. Minha filha faz natação no Shopping Ponto Alto e vou poder trazê-la, pagando apenas R$ 1 pelo trajeto”, disse Idaildes.
Para Valter, a novidade também é bem-vinda, uma vez que a dificuldade de ônibus é grande para a Barra e outros trechos da orla. “Só temos as linhas Comércio R1 e R2, que demoram muito”, argumentou. Para o despachante da empresa Expresso Vitória, que faz o trajeto, Joselito Oliveira, a vantagem é grande: “Agora, em vez de aguardar duas horas, o usuário pega o microônibus até a Av. São Rafael, onde já têm mais opções”, disse.
No bairro de Pernambués, dois microônibus fazem o trajeto de ida e volta entre o fim de linha do bairro e a Rótula do Abacaxi, passando pela Rodoviária e o Detran. Os microônibus saem a cada 20 minutos e oferecem novas opções de linhas aos usuários nos grandes corredores de tráfego, como os destinos do subúrbio, orla e Terminal da França.
DESCONTO – A opção de desconto na segunda viagem agradou ao comerciante Adelson Santiago, 31, que foi da Rodoviária para a Federação. “Não ia pegar esse carro porque não sabia do desconto. Orientado, achei muito bom porque economizei R$ 2 (entre a ida e o retorno). É um sistema justo”, avaliou.
A dona-de-casa Rosemeire Ramos, 29, também experimentou o novo sistema. Ela pagou R$ 2 no ônibus convencional para levar o filho ao médico, na Av. Tomaz Gonzaga, e ainda sobrou tempo para garantir a gratuidade na volta para o fim de linha. “Não ouvi falar sobre isso, mas gostei. Sempre utilizo ônibus dentro do bairro porque fica longe para ir andando. Se não tivesse esse desconto, pagaria R$ 4”, avaliou.
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Marcadores: Bahia
Secretaria promove semana da mobilidade
A “Semana Europeia da Mobilidade” abre espaço para que várias cidades promovam uma maior sensibilização e consciencialização dos seus cidadãos para a adopção das melhores escolhas, quando colocados perante a necessidade de, no decurso das suas rotinas diárias, efectuarem deslocações na cidade.
A Secretaria Regional do Turismo e Transportes, através da Direcção Regional de Transportes Terrestres e da Empresa Horários do Funchal - Transportes Públicos S.A., dará suporte a uma acção subordinada ao tema “Utilize o transporte público-Proteja o ambiente”, integrada no âmbito da “Semana Europeia da Mobilidade”, que se realiza desde ontem até ao dia 22 de Setembro.Assim, durante este período, a Linha Eco funcionará de forma gratuita a todos quantos utilizarem este serviço. Será ainda exibido durante este tempo, pela RTP-M, um anúncio de incentivo à utilização do transporte público, alertando para a necessidade de redução das emissões poluentes.Entretanto, nos dias 18 e 19 de Setembro estarão expostos nas placas centrais da Avenida Arriaga, em frente à Secretaria, alguns meios de transporte da Horários do Funchal, bem como os produtos disponibilizados ao público como opção para as suas deslocações. A empresa providenciará o atendimento de todos quantos queiram visitar a exposição, prestando as informações necessárias sobre os serviços disponibilizados entre as 9 e as 20 horas.Ainda no dia 18, será aberta, no espaço Infoart da Secretaria Regional do Turismo e Transportes uma exposição de fotografias que revelam aspectos da histótia dos transportes na Madeira, muitas das quais pertencem ao acervo das colecções Vicentes e Perestrelo. Neste contexto, poderão ser observados alguns dados e várias referências sobre a evolução e o momento actual dos transportes públicos na Região.A “Semana Europeia da Mobilidade” abre espaço para que várias cidades promovam uma maior sensibilização e consciencialização dos seus cidadãos para a adopção das melhores escolhas, quando colocados perante a necessidade de, no decurso das suas rotinas diárias, efectuarem deslocações na cidade.
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