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Metronização agiliza viagens de ônibus do transporte coletivo de Goiânia

domingo, 29 de junho de 2025

A metronização implantada pela gestão do prefeito Sandro Mabel já reduz o tempo de deslocamento no transporte coletivo de Goiânia. O sistema, que sincroniza semáforos à aproximação dos ônibus, está em operação entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia, e será expandido na próxima semana para o BRT Norte-Sul, entre a Praça Cívica e o Terminal Isidória.

Segundo o prefeito Sandro Mabel, a proposta é tornar os corredores de ônibus mais eficientes e atrativos para a população. “Sensores instalados nas vias identificam a aproximação dos ônibus e enviam informações a uma central que calcula o tempo adequado para manter os semáforos abertos, melhorando a fluidez e a eficiência do sistema”, explica. 
 
De acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), no trecho onde a tecnologia já está implantada, os ônibus faziam até quatro paradas. Com a metronização, esse número caiu para uma. “Os passageiros vão fazer viagens mais rápidas, que é o grande objetivo. Com isso, o usuário fica menos tempo possível dentro do ônibus e pode estar mais tempo na sua casa, com a sua família”, afirma. 
 
Segundo o titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, com a metronização, a expectativa é de elevação de 30% na velocidade operacional. “É um impacto real no tempo de viagem dos usuários dos BRTs. Fizemos o teste, funcionou muito bem, a performance do sistema continua para que o resultado seja beneficiar o usuário do transporte público”, afirma. 
 
A metronização é resultado de um Termo de Cooperação entre a SET, Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), CMTC e o RedeMob Consórcio, anunciado pelo prefeito Sandro Mabel em janeiro deste ano. Mesmo com corredores exclusivos, os BRTs Leste-Oeste e Norte-Sul ainda não atingiam a velocidade operacional ideal para esse tipo de transporte. A metronização busca corrigir esse desempenho, promovendo um fluxo contínuo dos veículos. 

Informações: A Redação

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Em BH, Pesquisa mapeia transporte coletivo noturno para melhorar a prestação do serviço

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou nesta semana pesquisa para mapear a demanda de transporte coletivo noturno, para melhorar a prestação deste serviço e apoiar quem trabalha e empreende neste período. A iniciativa das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (SMMUR) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE) tem o objetivo de viabilizar quadro de horário e qualidade do transporte que permitam o funcionamento dos estabelecimentos até mais tarde, beneficiando comerciantes, funcionários e frequentadores.

A pesquisa origem-destino busca entender melhor como se dá a mobilidade da população que depende do transporte público à noite, identificando os horários de maior demanda, os principais pontos de partida e chegada e os padrões de deslocamento desses usuários. Comerciantes que desejarem participar, junto com seus funcionários, podem solicitar o link pelo e-mail supmob@pbh.gov.br.

Com base nos dados, será possível propor melhorias nos itinerários e horários das linhas noturnas, reduzindo o tempo de espera e o custo das viagens. A medida também pretende ampliar a cobertura do serviço, garantir mais segurança e tornar o transporte público mais confiável e acessível para quem estuda ou trabalha à noite.

Atualmente, aproximadamente 0,3% dos passageiros registrados durante todo o dia utiliza o transporte coletivo municipal na madrugada. Apesar da baixa demanda de passageiros no período noturno, são ofertadas 517 viagens por dias úteis, 554 aos sábados e 554 aos domingos, com atendimento em todas as regiões de Belo Horizonte.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, destaca que além dos proprietários dos estabelecimentos, podem responder a pesquisa funcionários de shopping, bares, restaurantes, hospitais e universidades. “Nosso intuito é que a maior quantidade possível de empreendedores e trabalhadores responda a pesquisa, para que a Prefeitura de Belo Horizonte possa aperfeiçoar o transporte público no período noturno”, afirma.

De acordo com o subsecretário de Planejamento da Mobilidade da SMMUR, Lucas Colen, a pesquisa é uma ferramenta estratégica fundamental para o aprimoramento do sistema. “Esse estudo tem por objetivo mapear as necessidades de deslocamentos dos usuários que dependem do transporte público fora dos horários convencionais, com ênfase nos trabalhadores do comércio, shoppings, bares, restaurantes, supermercados, hospitais e nos estudantes da rede de ensino noturno”, afirmou.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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SPTrans amplia atendimento de transporte no Jardim Bandeirantes, na Zona Sul

A SPTrans irá ampliar o atendimento de transporte por ônibus no Jardim Bandeirantes, na região de Pedreira, Zona Sul da cidade, a partir da segunda-feira (30/6). O bairro passará a ser atendido pela linha 607A/21 Jd. Apurá – Estação Jurubatuba.

Os moradores do bairro agora contarão com uma ligação direta entre o bairro e a Estação Jurubatuba da linha 9-Esmeralda do sistema sobre trilhos. A linha opera diariamente entre 5h05 e 20h55.

Atualmente, o bairro é atendido com uma linha com destino a Santo Amaro e passará a ter duas linhas percorrendo as ruas Barão Antônio de Angra e Davide Perez para atender aos passageiros.

Confira o novo itinerário da linha para atender ao Jardim Bandeirantes:

607A/21 Jd. Apurá – Est. Jurubatuba
Ida: Rua Salvador Dali, Rua Manuel Gutiérrez Nájera, Rua Br. Antônio de Angra, Rua Eurico Franco de Siqueira, Rua Davide Perez, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Davide Perez, Rua Manuel Gutiérrez Nájera, Rua Br. Antônio de Angra, Rua Eurico Franco de Siqueira, Rua Davide Perez, Rua Salvador Dali, prosseguindo normal

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Governo do DF visita fábrica e conhece os 444 novos ônibus que vão integrar frota do transporte público

O governador Ibaneis Rocha visitou, na manhã desta quinta-feira (26), as instalações da fábrica da Marcopolo em São Mateus (ES), de onde vão sair os 444 novos ônibus Torino Euro 6, que vão integrar a frota do transporte público do Distrito Federal. Ao todo, 207 unidades serão entregues ainda em 2025, e outras 237 estão previstas para o próximo ano, todas pertencentes à Viação Pioneira. 

O tour pela fábrica foi acompanhado pelos secretários de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, e de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro. A comitiva conheceu a estrutura industrial da unidade da Marcopolo. Maior fabricante de carrocerias de ônibus do Brasil e uma das líderes mundiais no setor, a empresa tem sede em Caxias do Sul (RS) e mantém em São Mateus uma planta estratégica, que abastece mais de 140 países.

“Fico feliz com a oportunidade de acompanhar a produção desses 444 novos ônibus que integrarão a frota do Distrito Federal. Não só substituindo os ônibus mais usados, mas também ampliando o transporte para população do DF, que vem crescendo cada vez mais e a gente tem que ampliar a quantidade de linhas em desenvolvimento”, destacou Ibaneis Rocha. “Foi bastante produtivo saber como é feita essa montagem, com tantas pessoas na linha de produção”, acrescentou.

A Viação Pioneira é a operadora responsável pelo transporte coletivo na Bacia 2 do DF, abrange as regiões do Gama, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá, totalizando cerca de 350 mil passageiros. Com a renovação, a empresa chegará a 729 novos ônibus.

“A primeira remessa chega em julho para reforçar a operação no Itapoã, no Paranoá e em São Sebastião. A empresa está renovando com dois anos de antecedência. É bom para o Distrito Federal e não significa aumento na tarifa. Quem ganha é o usuário, que vai ter a oferta de ônibus com mais horários e mais linhas, conseguindo resolver esses problemas que temos em função da demanda”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves.

Os coletivos estão equipados com chassi Mercedes‑Benz Euro 6 e integrados com recursos tecnológicos como faróis Full LED, portas com acionamento elétrico (sistema doorbrake), conexão bluetooth, elevador para acessibilidade, entre outros itens, garantindo mais conforto e segurança. Além disso, conforme destacou o governador, os veículos garantem a eliminação de até 80% de gases poluentes, contribuindo, assim, para a sustentabilidade ambiental. 

Frota mais nova do país 

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a meta do governo é renovar 3 mil ônibus até o fim de 2025, dos quais 2.831 veículos já foram substituídos. Esse esforço garante que o DF tenha a frota mais nova em todo o país.

Esse trabalho vem sendo feito desde 2019. A renovação contínua é para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos de circulação (ou 10 anos para articulados e padrons). 

“Nós tínhamos uma situação muito difícil no transporte do Distrito Federal. Quando assumimos, o transporte era o terceiro maior problema da cidade. Hoje nós já temos mais de 90% da frota com menos de dois anos de uso no DF e fizemos uma concessão para a operação da Rodoviária do Plano Piloto com uma empresa privada que vai investir R$ 120 milhões”, reforçou o governador.

Segundo o Instituto MDT, do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte, a idade média da frota do DF tem apenas 2,16 anos, a mais nova do país. A efeito comparativo, os ônibus de São Paulo são de 4,6 a 5,7 anos e os de Fortaleza têm 7,49 anos. 

Usuário bem-cuidado

Além da renovação da frota, este GDF trabalha para levar conforto aos usuários do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF). Desde 2019, o Governo do Distrito Federal investiu na melhoria viária e construiu ou reformou sete rodoviárias em diferentes regiões administrativas, com investimentos que somam mais de R$ 45 milhões. 

Foram entregues as estações de Sobradinho (2020), Santa Maria (2021), Sol Nascente/Pôr do Sol (2023), Varjão (2024), Itapoã (2024), Gama (2025) e a reforma histórica da rodoviária de Brazlândia (2022), a primeira desde sua inauguração, há mais de cinco décadas. Juntas, essas obras beneficiam mais de 570 mil pessoas. 

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) prepara a licitação para construir a estação da Estrutural e já lançou o edital para a ampliação do BRT Sul em Santa Maria, reforçando o compromisso do GDF com a mobilidade urbana.

O GDF também vai instalar três mil novos abrigos de ônibus em todas as regiões administrativas até 2026, com investimento previsto de R$ 108 milhões. Atualmente, o DF tem 6.515 pontos de parada, dos quais 5.193 já contam com abrigos. Nos últimos seis anos e meio, foram construídas 1.613 novas estruturas, sendo 1.234 de concreto e 379 de metal e vidro, além da substituição de 110 paradas apenas em 2024 e manutenção em outras 139.

Além disso, desde 2020, o governo mantém o preço das passagens de ônibus sem reajuste para o usuário e, este ano, foi lançado o programa Vai de Graça, que permite que a população utilize o transporte público de forma gratuita aos domingos e feriados.

Informações: Agência Brasilia

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Transporte coletivo perdeu 63% dos passageiros e continua encolhendo

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Depois de quase um ano sem publicar os demonstrativos do cálculo da tarifa do transporte coletivo, a URBS tornou públicos na última terça, dia 24, as tabelas de cálculos dos meses de dezembro de 2024, e janeiro e fevereiro de 2025. Os dados usados no cálculo do valor pago às empresas concessionárias por passageiro mostram que nos dois primeiros meses do ano o sistema continua a manter a tendência de perda de público.

Em janeiro e fevereiro a Rede Integrada de Transporte (RIT) perdeu cerca de 528 mil passageiros ou 264 mil em média, por mês. Desde 2010, quando o contrato atual com as empresas concessionárias entrou em vigor, o sistema já perdeu 63% dos passageiros segundo dados da própria URBS. A RIT transportava, por mês, 26 milhões de passageiros por mês, em média, em 2010 e hoje transporta 9 milhões.

A perda de passageiros acontece apesar a medida da prefeitura de ofertar desconto aos domingos, o que aumentou em 14% o número de passageiros no dia do desconto. Foi a primeira medida anunciada pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD) ao tomar posse.

Se mantida a tendência de perda de passageiros, a cidade pode terminar o ano com menos 3 milhões de passageiros. A redução no número de passageiros também aumenta o déficit do sistema, porque o cálculo da tarifa é feito com base no custo por quilômetro rodado, que se mantém o mesmo desde o ano passado.
Apesar da perda de passageiros, a Prefeitura pressionou pela aprovação de dois empréstimos no total de R$ 1 bilhão para comprar ônibus elétricos para a RIT. A cidade já acumula, em 2025, um déficit de R$ 130 milhões no sistema porque a arrecadação não paga o custo do serviço. Com os empréstimos, o custo deve aumentar ainda mais. O próprio parecer técnico das operações recomenda que a Prefeitura arranje outras fontes de receita para subsidiar o serviço.

Ônibus elétricos: Parecer técnico recomenda outras fontes de recursos

Como a compra dos ônibus elétricos não irá alterar uma parte significativa da frota, nem contribuir para aumentar a velocidade do transporte (dois fatores importantes na decisão do passageiro de usar ou não o sistema), é improvável que ela tenha qualquer impacto na redução do custo.

Apesar do comprometimento financeiro que os empréstimos representam, a Câmara aprovou as operações sem grandes discussões. O impacto financeiro, porém, ficará para os próximos prefeitos.

Informações: Plural.jor.br

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João Pessoa já recebeu 55 ônibus 0 km em 2025

As empresas concessionárias do transporte coletivo de João Pessoa seguem cumprindo o compromisso de renovação da frota na capital paraibana. Até junho deste ano, 55 ônibus zero quilômetro já foram incorporados ao sistema, sendo 45 veículos convencionais e 10 do serviço opcional “Geladinho” — ônibus executivos equipados com ar-condicionado e Wi- gratuito. Os novos ônibus substituíram os mais antigos da frota.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP), a previsão é que, até o m do ano, mais 15 ônibus convencionais sejam entregues, totalizando 70 veículos entregues só em 2025. Desde 2023, já foram entregues 180. Isso representa uma renovação de 45% da frota em operação na cidade.

O processo de modernização intensificou-se em 2023 e tem colocado João Pessoa entre os destaques regionais: atualmente, a capital possui a terceira frota de ônibus mais nova do Nordeste.

Todos os veículos adquiridos seguem o padrão Euro 6, tecnologia que reduz significativamente a emissão de poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e da saúde da população.

“A melhoria na qualidade de quaisquer serviços é um desafio e, para os operadores do transporte coletivo por ônibus é um deles. Os investimentos realizados nos últimos meses estão atestando a nossa disposição na melhoria do transporte público em João Pessoa. Renovar a frota é sinônimo de comodidade para o cliente que o utiliza diariamente, fluidez nas vias e menos poluição no meio ambiente”, destacou Isaac Júnior, diretor institucional do Sintur-JP.

Frota “Geladinho” cresce e ganha novas linhas
A frota dos ônibus “Geladinho”, com ar-condicionado e Wi- gratuito, foi ampliada em 50%, passando de 20 para 30 veículos. Além disso, quatro novas linhas passaram a operar com esse modelo:

E202 (Geisel)
E229 (Mangabeira/Rangel)
E301 (Mangabeira/Pedro II)
E9901 (Mangabeira/Valentina)

Essas linhas se somam às que já contavam com veículos “Geladinho”: E550 (Manaíra/Tambaú/Epitácio), E155 (Geisel/Manaíra), E551 (Manaíra/Geisel) e E600 (Parque Parahyba IV/Tancredo Neves).

Informações: g1 Paraíba

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Manaus ganha nova linha de ônibus para ligar Zona Leste ao Centro

Os usuários do transporte público da Zona Leste de Manaus têm uma nova opção para chegar ao Centro da cidade. A linha 690 (T5/Manaus Moderna/via Lourenço Braga) começou a operar na segunda-feira (23), com trajeto que liga o Terminal de Integração 5 (T5), no bairro São José, à região central, passando por bairros como Armando Mendes, Distrito Industrial, Japiim, Raiz e Cachoeirinha.

De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o diferencial da nova linha é o trajeto mais prático e rápido, sem passar por avenidas conhecidas pelo alto fluxo de veículos, como Max Teixeira e Torquato Tapajós.

Confira o percurso da linha 690:

Ida: Terminal 5 (São José) → Av. Autaz Mirim → Rotatória do Armando Mendes → Av. Oitis → Av. Buriti → Rua Waldomiro Lustoza → Av. Manaus 2000 → Av. Lourenço Braga → Rua Marquês de Santa Cruz → Av. Floriano Peixoto;
Volta: Av. Floriano Peixoto → Rua dos Andradas → Av. Lourenço Braga → Manaus 2000 → Av. Epitácio Pessoa → Av. Buriti → Av. Oitis → Av. Autaz Mirim → Terminal 5.
A linha 690 vai operar apenas nos horários de pico do transporte coletivo. Pela manhã, das 5h30 às 9h, e pela tarde, entre 15h e 18h.

Informações: g1 Amazonas

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Urbs já revitalizou 45 estações-tubo desde março; 6 serão entregues nesta quinta-feira


Seis estações-tubo que estavam desativadas totalmente por conta de obras de revitalização voltam a operar nesta quinta-feira (26/6). Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), com esse novo lote entregue, sobe para 45 o número de estações requalificadas desde o início do projeto, em março de 2025. O programa prevê melhorias em 69 estações-tubo até outubro.

Nesta quinta-feira voltam a operar as seguintes estações-tubo:

  • Antônio Lago sentido Santa Cândida;
  • Eucaliptos sentido Boqueirão;
  • Euclides da Cunha sentido Sítio Cercado;  
  • Hipólito da Costa sentido Boqueirão;
  • João Viana Seiler sentido Boqueirão;
  • Moysés Marcondes sentido Santa Cândida.

As estações-tubo estavam desativadas desde 10/6. Inicialmente previstas para terminarem em 23/6, as obras tiveram que ser prorrogadas por mais dois dias devido a problemas no abastecimento da fábrica que produz o piso de borracha ripadão, usado nas estações-tubo. O fornecimento já foi normalizado, segundo Alceu Portela, gestor da área de manutenção da Urbs. As linhas que param nas estações que voltam a operar são:

  • 203 - Sta Cândida/C. Raso
  • 502 - Circular Sul (Horário)
  • 503 - Boqueirão
  • 602 - Circular Sul (anti-horário) 
  • X12 - Especial Boqueirão

Mais conforto
O projeto de revitalização das estações-tubo é dividido em lotes e prevê a substituição de elementos estruturais metálicos do piso com excesso de corrosão e troca do piso naval, borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade. A ideia é oferecer estações-tubo modernizadas e com mais conforto para os passageiros.

Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficam desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários são avisados por meio de cartazes nos ônibus.

Informações: URBS

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