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Metrô Bahia transporta mais de 1,3 milhão de passageiros durante o São João

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Durante os festejos juninos, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas transportou mais de 1,3 milhão de passageiros, reforçando seu papel essencial na mobilidade urbana da capital baiana. A operação especial foi realizada de forma ininterrupta (24h), das 5h de quarta-feira (18) até 23h59 de terça-feira (24), contando com mais de 4 mil viagens para oferecer mais agilidade e segurança aos clientes que foram curtir o São João no Parque de Exposições, localizado nas proximidades da Estação Mussurunga.

Somente durante a madrugada, entre 0h e 5h, quando as estações Acesso Norte e Mussurunga operaram para embarque, foram registrados o transporte de mais de 36 mil pessoas. As demais estações permaneceram abertas exclusivamente para desembarque, com exceção da Estação CAB.

“O metrô demonstrou sua eficiência e capacidade de atender à demanda do público durante o São João. Com o sistema funcionando ininterruptamente por mais de 120 horas, garantimos mobilidade e segurança aos nossos clientes”, afirma Pedro Mello, Gerente Executivo de Atendimento da CCR Metrô Bahia.

Desde sua inauguração, em 2014, o metrô já transportou mais de 730 milhões de passageiros, totalizando mais de 2,3 milhões de viagens realizadas. Somente em 2024, o sistema operou de forma ininterrupta em 18 dias, número seis vezes maior do que o registrado em 2023, atendendo grandes eventos, shows e festivais. 

“O metrô é parte essencial da mobilidade de Salvador e da Região Metropolitana. O balanço positivo da operação especial no São João de 2025 reforça o compromisso do Governo do Estado com um transporte público eficiente, seguro e acessível. Em parceria com a CCR Metrô Bahia, garantimos mais uma vez o funcionamento pleno do sistema em um dos períodos mais importantes para a cultura e a economia da Bahia”, destaca Jusmari Oliveira, secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur).

Informações: CCR Metrô Bahia

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Na Grande BH, Estado lança novos ônibus para trabalhadores da Cidade Administrativa

Uma nova linha de ônibus gratuita para acesso dos servidores estaduais à Cidade Administrativa e uma frota renovada, com veículos mais modernos e confortáveis. É o que promete o Governo de Minas para trabalhadores da sede estadual. As mudanças começaram na segunda-feira (23/6).

A Linha 03 fará o deslocamento entre a Pampulha e a Cidade Administrativa para todos os servidores que estiverem portando crachá. 

Serão três horários na parte da manhã, saindo da Pampulha sentido Cidade Administrativa, às 6h25, 7h35 e 8h40; e três à tarde, saindo da CA sentido Pampulha às 16h10, 17h15 e 18h20. O ponto de ônibus fica em frente à entrada da Estação Pampulha.

A frota de ônibus com 16 veículos também foi toda renovada, com a substituição dos antigos ônibus por veículos mais modernos e confortáveis. Os veículos contam com ar-condicionado, televisores e assentos novos, e com a mesma acessibilidade que os anteriores.

Além da Linha 03, há também as linhas 01 e 02, que fazem o transporte de servidores da Estação Vilarinho até a Cidade Administrativa, e o deslocamento interno de visitantes e servidores. O público dos ônibus inclui todas as 10 mil pessoas que circulam diariamente pela Cidade Administrativa.

“A Intendência da Cidade Administrativa busca diariamente proporcionar ao servidor do Estado um ambiente de trabalho acolhedor e agradável. A nova linha atende uma demanda antiga dos usuários, de facilitar o acesso ao complexo. A troca de ônibus cumpre a legislação estadual e traz mais conforto para os servidores em seu deslocamento”, afirma a intendente Marilene Bretas.

Informações: Estado de Minas

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Em Campinas, Quais são as linhas com mais reclamações e por que elas lideram?

O número de reclamações relacionadas a atrasos nos horários dos ônibus do transporte público de Campinas (SP) aumentou 70,9% no intervalo de um ano. O balanço foi obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, com a Empresa Municipal de Desenvolvimento da metrópole (Emdec).

Segundo o levantamento, de janeiro a maio de 2024 foram 1.675 solicitações de fiscalização sobre atrasos nos coletivos, enquanto que, no mesmo período deste ano, o índice saltou para 2.864.

Veja abaixo as linhas que lideram a lista, os possíveis motivos e as reclamações dos usuários que são afetados diariamente pelo problema.

Linhas com mais reclamações
  • 260 (Nova Aparecida/Shopping Iguatemi) – 87 solicitações.
  • 134 (Terminal Ouro Verde/Terminal Barão Geraldo) – 80
  • 115 (Jd Adhemar de Barros)/Terminal Central)– 68
  • 416 (Rodoviária/Jardim do Lago)– 64
  • 117 (Corredor Central/DIC VI – 63
Quais são as razões?
De acordo com a Emdec, os problemas em ônibus, provocados pela frota envelhecida, além de condições externas, como congestionamento, podem provocar descumprimento de horário.

Além da necessidade da realização da nova licitação, a autarquia afirmou que tentar resolver o problema por meio das fiscalizações, que tentam definir um diagnóstico e propor soluções.

"A gente recebe o documento de solicitação de fiscalização, fazemos uma triagem e depois a fiscalização ocorre. Ali as nossas equipes tentam ver o que está acontecendo. Às vezes é um problema com o ônibus, mas às vezes tem problema com o trânsito, por exemplo. Mas a fiscalização acontece para entender qual é a interferência que está provocando o atraso. Qualquer atraso hoje em dia atrapalha e muito", disse o coordenador de fiscalização e operação de transporte da Emdec, Cláudio Fernandes.

Transtornos
A passageira Jacqueline Pereira depende todos os dias da linha 260, que lidera as reclamações, e afirmou que é rotina os veículos quebrarem ou ficarem superlotados por conta dos atrasos.

"É complicado, porque não passa no horário e não cabe mais passageiro. Alguém precisa fazer alguma coisa porque esse ônibus está muito difícil", afirmou.

Segundo a faxineira Juliana Côrrea, em algumas situações, os horários previstos nos dois aplicativos que informam sobre o transporte público em Campinas não batem com a passagem dos ônibus.

"O minímo que a gente merece é respeito, mas não há isso, é ônibus atrasado, ônibus que quebra, ônibus que para", disse.

Respostas da Emdec
Em relação à linha 260, a Emdec afirmou que até o final de julho vai ter uma solução porque "já estão em tratativas". Segundo o órgão, há um problema nos horários de pico por conta do trânsito da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101).

Informações: g1 Campinas

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Estação Pampulha incrementa bicicletário com implantação de 30 novos paraciclos

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou um novo bicicletário na Estação Pampulha, com 30 novos paraciclos, o que permite até 60 bicicletas estacionadas ao mesmo tempo. O objetivo é oferecer mais infraestrutura aos ciclistas e promover a conexão entre a utilização da bicicleta e os meios de transporte de massa, como ônibus e metrô.

O paraciclo é o equipamento individual usado para estacionar bicicletas, e o conjunto deles forma um bicicletário. Atualmente, a cidade conta com 1.020 dispositivos espalhados por pontos estratégicos de grande circulação, como parques, centros culturais, prédios públicos e estações de transporte coletivo.

Recentemente, a BHTrans implantou bicicletário na Estação São Gabriel, com a instalação de 30 novos paraciclos. Ainda neste ano há previsão de um novo bicicletário na Estação Diamante (Barreiro), além de dois na Estação Vilarinho (Venda Nova), viabilizados por medidas compensatórias junto ao Shopping Estação.

Pedala BH

Há mais de 30 anos, a PBH investe em condições para que a bicicleta seja utilizada de forma mais segura e eficiente, especialmente nos deslocamentos de curta distância. Desde o início da implantação do Programa Pedala BH, em 2011, foram instalados paraciclos por toda a cidade.

A expansão da rede de paraciclos atende demandas por toda a cidade, como em pontos de comércios, universidades, teatros, praças e estações do Move, onde o usuário da bicicleta tem a oportunidade de fazer a conexão modal com os ônibus.

Bicicletas elétricas

A implantação de sistemas de compartilhamento de bicicletas é uma iniciativa para aumentar os deslocamentos e incentivar sua utilização pela cidade. Os equipamentos compartilhados estão em consonância com as diretrizes do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob-BH), construído em conjunto com a sociedade civil.

Belo Horizonte conta com 51 estações de bicicletas elétricas compartilhadas, com 500 bikes disponíveis, sendo 34 estações na área central e 17 na região da Pampulha. O projeto é uma parceria da Prefeitura com a empresa Tembici e patrocínio da Estácio, que considerou a topografia da capital para implantar o primeiro sistema com estações fixas e 100% de bicicletas elétricas da América Latina.

Todos os pontos de instalação foram estabelecidos por meio de pesquisas e avaliações conduzidas por técnicos da Tembici e da Prefeitura, que consideraram fatores como a proximidade de ciclovias e a demanda da população. As estações estão sendo implantadas para conectar diferentes modais, próximas a importantes conexões com o transporte público, estações do Move e do metrô.

Ciclovias e ciclofaixas

Belo Horizonte conta atualmente com 108 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Somente em 2024, foram implantados 8,8 quilômetros de novas vias cicláveis e requalificados 24 quilômetros de trechos já existentes.

A BHTrans também apresentou ao PAC 2023 projetos para a implantação de mais 66,84 quilômetros de ciclovias, que aguardam liberação de recursos.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Fábrica de ônibus atinge marca de 20 mil unidades produzidas no ES

A empresa de fabricação de carrocerias de ônibus, Marcopolo, atingiu a produção de 20 mil unidades na fábrica de São Mateus, no norte do Espírito Santo. Como comemoração, o sistema Transcol, da Grande Vitória, irá receber 40 novos ônibus urbanos, de um total de 137 unidades.

Além disso, neste ano, a Marcopolo alcançou 70% de participação na renovação do sistema urbano da Grande Vitória.

Os novos ônibus são do modelo Torino e serão fornecidos à operadora Unimar. Todos os 40 ônibus contam com ar-condicionado, Wi-Fi, acessibilidade e motorização Euro 6, que reduz significativamente a emissão de poluentes.

“Investimos em tecnologia, capacitação e parcerias locais porque acreditamos no potencial da região e no papel transformador da indústria para a sociedade”, afirmou o diretor de operações comerciais de mercado interno e marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan.

“Essa entrega representa muito mais do que números. É a materialização do nosso compromisso com a inovação, a qualidade e a mobilidade urbana eficiente. A fábrica de São Mateus tem papel estratégico na nossa operação e no desenvolvimento da indústria automotiva nacional”, completou o executivo.

Desde 2019, a Marcopolo passou a fabricar carrocerias para ônibus urbanos. Além disso, em 2023, a empresa anunciou um investimento de R$ 50 milhões em modernização, especialmente voltada para veículos elétricos.

Informações: FolhaVitória

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Transporte público em Sorocaba tem passagem gratuita aos domingos e feriados

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, informa que, a partir do próximo domingo, dia 22 de junho, todos os usuários do transporte público da cidade, desde que tenham o Cartão Social, poderão utilizar gratuitamente os ônibus aos domingos e feriados.

A iniciativa parte do programa “Vou de Busão” e tem seu caráter social ampliado com essa nova medida. Ou seja, nessas datas não será mais necessário pagar a tarifa de R$ 1, vigente desde janeiro de 2023. Da mesma forma, o usuário poderá passar mais de uma vez na catraca, pois não há limite de utilização.

“Nessas datas, o usuário passa o cartão no leitor e a catraca será liberada automaticamente, cem cobrança. O objetivo é estimular a utilização do transporte público nesses dias, sobretudo para os compromissos religiosos aos domingos, ao lazer e convívio em família, para que o usuário economize na passagem de ônibus”, explica o diretor-presidente da Urbes, Adriano Brasil.

Os usuários que ainda não têm o Cartão Social podem adquiri-lo nos terminais de ônibus ou nas Casas do Cidadão Zeladoria. Basta apresentar um documento pessoal com foto e comprar, pelo menos, dois créditos de tarifa convencional, para validação do cartão. Nos demais dias da semana, o valor da passagem continua sendo R$ 4,40.

Em caso de perda do Cartão Social, é possível tirar a segunda via, diretamente no Terminal São Paulo ou nas Casas do Cidadão Zeladoria, de segunda a sexta-feira, mediante o pagamento da tarifa de emissão (R$ 4). Em contrapartida, quem tem o Cartão Estudante e que beneficiar-se do “Vou de Busão”, não precisa pedir o Cartão Social, pois basta adquirir o crédito social, utilizando o cartão que já possui.

“Com a ampliação do benefício desse programa, a Administração Municipal pretende aumentar o poder de compra do usuário, que pode utilizar essa economia em outras áreas de consumo, aquecendo setores da nossa cidade, como os de comércio e serviços em geral. Vale ressaltar ainda que a tarifa do transporte público em Sorocaba está com valor congelado desde 2019”, finaliza o diretor-presidente da Urbes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3519-3100,  pelo WhatsApp: (15) 99760-9621 ou diretamente na sua sede, que fica na Rua Chile, 401, Jardim Barcelona. Outro canal de comunicação é com a Ouvidoria, pelo site: www.urbes.com.br. Basta clicar no botão “Ouvidoria”, que está localizado na barra do menu principal, no topo do site. Lá, os munícipes têm informações intuitivas e de fácil manuseio, sobre como enviar suas demandas à Urbes.

Informações: Prefeitura de Sorocaba

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Em BH, Linhas 52 e 64 terão ônibus novos e mais viagens a partir desta quarta-feira (11)

quarta-feira, 11 de junho de 2025

A partir desta quarta-feira (11), as linhas 52 (Estação Pampulha / Avenida Antônio Carlos) e 64 (Estação Venda Nova / Assembleia via Carlos Luz) passam a operar com veículos do tipo BRT Misto de 5 portas, e terão a ampliação de 30 novas viagens. Esses veículos fazem parte da nova frota do MOVE e vão substituir os veículos articulados, que serão remanejados para outras linhas do sistema. A medida faz parte das ações que a Prefeitura de Belo Horizonte vem promovendo para melhorar o transporte coletivo na cidade.

A linha 52 receberá 23 novas viagens diariamente, passando de 75 para 98 nos dias úteis, o que representa um aumento de 30%. Nos horários de pico da manhã (5h às 8h), serão acrescidas oito viagens, reduzindo o intervalo entre os ônibus de 8 a 15 minutos para 5 a 10 minutos. No pico da tarde (16h às 19h), serão 11 viagens a mais, com diminuição de intervalo entre elas de 10 a 12 minutos para 5 a 6 minutos. Também foram adicionadas quatro viagens (às 11h, 12h, 15h e 22h), reforçando os horários de pico de entrada e saída dos alunos da UFMG.

A linha 64 receberá sete novas viagens, passando de 136 para 143 viagens diárias nos dias úteis. Nos horários de pico da manhã (5h às 8h), serão três viagens adicionais, com intervalo reduzido de 6 a 9 minutos para 4 a 5 minutos. No período da tarde (14h às 18h), serão quatro viagens a mais, diminuindo o intervalo de 9 a 10 minutos para 5 a 8 minutos.

Monitoramento

De acordo com a diretora de Planejamento e Controle de Mobilidade, Gabriela Pereira, será realizado um acompanhamento diário para avaliar a disposição das novas viagens e o nível de conforto dos usuários. “Esse monitoramento é fundamental para que sejam feitos os ajustes necessários, como o acréscimo ou alteração de viagens em horári que apresente uma demanda maior de passageiros”, disse.

Agentes da Sumob e da BHTRANS vão atuar nas plataformas das estações Pampulha e Venda Nova orientando os passageiros e organizando as filas para garantir o embarque e desembarque. Além das linhas 52 e 64, o acompanhamento também irá avaliar as demais linhas do MOVE que passam a receber os veículos articulados.

Informações: Prefeitura de BH

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São Paulo terá sistema que carrega 29 ônibus elétricos ao mesmo tempo

A Prefeitura de São Paulo assinou, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), um Protocolo de Intenções com as empresas Matrix Energia e Huawei para implementar um sistema de armazenamento de energia nas garagens de ônibus el. A solução adotada é o BESS (Battery Energy Storage System), que visa ampliar a capacidade de recarga da frota elétrica da cidade.

O BESS é composto por baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos. Um único módulo com capacidade de 4,5 MWh é suficiente para recarregar até 29 ônibus elétricos, o que representa um aumento de até seis vezes na capacidade atual das garagens. A implementação não trará custos para a Prefeitura. A tecnologia funciona de forma semelhante a um “power bank”, armazenando energia durante o dia e liberando-a nos horários de recarga dos veículos.

Essa energia pode ser usada de forma contínua mesmo em casos de interrupção no fornecimento convencional, com autonomia adicional de até três horas. Além disso, o sistema é controlado digitalmente, permitindo às concessionárias de transporte coletivo monitorar em tempo real o uso e o desempenho energético.

A energia armazenada e não utilizada pode ser redirecionada para recarga da frota, reduzindo custos operacionais e a dependência da rede elétrica da Enel. Com 728 ônibus elétricos, sendo 527 a bateria e 201 trólebus, São Paulo detém a maior frota desse tipo no Brasil. Segundo dados da SPTrans, cada ônibus elétrico substitui o consumo anual de 35 mil litros de diesel e equivale ao plantio de cerca de 6.400 árvores.

Do InsideEVs

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