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Na China, Usuários preferem mais trem bala que aviões

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Usain Bolt deixando sete adversários pra trás, desacelerando nos últimos 15 metros e, ainda assim, correndo mais rápido do que qualquer humano já correu. Existe metáfora melhor pra explicar o lançamento dos trens de alta velocidade chineses?

Naquele ano, enquanto Usain Bolt voava dentro do Ninho de Pássaro, o estádio dos Jogos Olímpicos de Pequim, a China aproveitava o momento pra mostrar ao mundo que já era um país moderno. E parte dessa modernidade, claro, passava por suas linhas de trem de alta velocidade, que entraram em operação justamente naquele ano.

Dezessete anos depois, a China é o país com a maior malha ferroviária de alta velocidade do mundo. Assim como Bolt em 2008, o crescimento foi tão insano que deixou pra trás potências como França e Japão.

Em menos de duas décadas, o impacto da alta velocidade na China foi enorme. Ter uma malha ferroviária bem estruturada num país do tamanho da China é essencial pra facilitar os deslocamentos de longa distância. E, por enquanto, eles estão conseguindo convencer a população. Tanto que as companhias aéreas já soaram o alarme: os trens estão roubando seus passageiros.

Melhor de trem
A chegada dos trens-bala na China mudou completamente a forma como os chineses encaram as viagens. No fim de 2024, o país apresentou seu trem mais avançado, capaz de atingir impressionantes 450 km/h. O CR450AF é só o exemplo mais recente do ritmo acelerado do desenvolvimento chinês. Ele deve começar a operar ainda este ano nas linhas de alta velocidade já existentes, o que significa que, por enquanto, vai circular a até 350 km/h. A meta, porém, é ter até 2027 as ferrovias prontas pra sustentar velocidades acima dos 400 km/h.

Com isso, os viajantes vão ter mais um bom motivo pra escolher o trem na rota entre Pequim e Xangai. Segundo o South China Morning Post, no ano passado esse trajeto foi feito por 52 milhões de passageiros de trem, contra apenas 8,6 milhões que optaram pelas companhias aéreas.

Esse volume de passageiros fez o serviço crescer 3,62% em receita, somando mais de 42 bilhões de yuans cerca de 5,8 bilhões de dólares. Já o lucro líquido disparou 10%, alcançando 12,8 bilhões de yuans, ou quase 1,8 bilhão de dólares. O tráfego é tão intenso que 100 trens circulam diariamente entre as duas cidades.

Pra entender por que o trem venceu o avião nessa rota, basta olhar os números. Pequim e Xangai estão separadas por pouco mais de 1.300 quilômetros, mas o trem-bala chinês atual consegue fazer esse trajeto em apenas quatro horas e dezoito minutos. No pior dos cenários, mesmo com todas as paradas, a viagem não passa de oito horas.

Além da alta frequência e do tempo reduzido de trajeto, tem outro fator que pesa bastante nessa equação. Segundo o South China Morning Post, pra muita gente é simplesmente indispensável continuar conectada enquanto viaja. E, enquanto no avião isso ainda é praticamente inviável, no trem essa conexão digital está praticamente garantida. Aliás, se os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim deixaram algo claro, foi justamente isso: garantir conectividade virou prioridade absoluta.

Informações: Xataka

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Diminuir controle de concessionárias é chave para melhora dos ônibus de BH


Acordar 4h15 da manhã todos os dias para conseguir chegar a tempo na aula que começa às 7h30. Essa é a rotina relatada por Vinicius Venades durante audiência pública da Comissão Especial de Estudos sobre Contratos de Ônibus, nesta terça-feira (27/5). O relato representa a realidade de muitos trabalhadores e estudantes que utilizam transporte público em Belo Horizonte e precisam sair horas mais cedo do que seria necessário, não fosse o trânsito caótico e a precariedade do transporte coletivo. Na reunião, os convidados debateram sobre a atual ineficiência do sistema de mobilidade urbana em BH e como o novo contrato de concessão do transporte coletivo, que deve ser celebrado em 2028, pode mudar isso. Uma das soluções sugeridas foi a divisão da licitação em várias partes, em que entes diferentes seriam responsáveis por uma etapa menor da operação de trânsito, facilitando o controle e fiscalização. A tarifa zero, que faz parte do texto do Projeto de Lei 60/2025, também foi citada como positiva. Para o urbanista e professor da UFMG Roberto Andrés, a reformulação do contrato de ônibus e o PL 60/2025 “podem fazer de BH um exemplo de gestão de transporte público e de forma de oferecimento desse sistema para a sociedade”.

Poder na mão de poucos

André Veloso, do Movimento Tarifa Zero e pesquisador do transporte coletivo em Belo Horizonte, apresentou um breve histórico sobre o uso de ônibus na cidade e falou também sobre as empresas concessionárias, que, segundo o convidado, têm de 60 a 70 anos e historicamente são passadas por gerações de pais para filhos. Atualmente, essas organizações são responsáveis por toda a operação de trânsito, controlando garagens, sistema de bilhetagem, frota, funcionários e funcionamento. Para André, isso impede qualquer controle social por parte da população, já que a empresa tem o poder de parar com todo o serviço oferecido.

“A premissa é combater o poder econômico das empresas de ônibus, diminuindo o objeto pelo qual ela é responsável” , reforçou o convidado.

Para André, a prefeitura deveria assumir o controle sobre as garagens e a bilhetagem eletrônica, terceirizando somente a frota e a operação nas ruas, mas com licitações diferentes. O professor da UFMG Roberto Andrés corroborou a fala, afirmando que a maneira como foi organizada a gestão e a licitação de ônibus no Brasil foi extremamente danosa para o bem público, possibilitou a formação de cartéis e deu muito poder às empresas. Para o urbanista, a melhor prática também seria “quebrar as licitações”.

Mais inclusão e eficiência

Vinicius Venades, que faz parte do Conselho Municipal de Juventude de Belo Horizonte, trouxe dados de pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que mostra que um terço da população belo-horizontina gasta em média duas horas de casa ao trabalho e 8% gasta mais de três horas. Além disso, segundo Vinícius, a passagem de ônibus de Belo Horizonte é a mais cara da região sudeste. Ele denuncia que, mesmo com o valor alto, a população encontra um serviço de baixa qualidade, com veículos quebrados, atrasos, superlotação e motoristas que não têm boas condições de trabalho, quase sempre mal-humorados. Vinícius completou ainda que, apesar de garantidas por lei, as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência não são cumpridas, com falta de elevadores e cintos de segurança para cadeirantes, por exemplo.

Roberto Andrés também falou sobre a necessidade de melhorar a inclusão em relação ao preço das passagens. Segundo o professor, a tarifa zero é uma tendência que acontece no Brasil, já adotada em 135 cidades, e que quem não perceber “vai ficar para trás”. Para ele, não adianta ter um bom transporte com a tarifa atual, que exclui grande parte da população. O professor elogiou o PL 60/2025, que traz a proposta da criação do Fundo Municipal de Melhoria da Qualidade e Subsídio ao Transporte Coletivo (FSTC) e da instauração da gratuidade nas tarifas. Ele destacou que BH pode ser a primeira capital a implementar a tarifa zero em todo o seu sistema de ônibus e que “isso pode ficar para a história”.

Rudson Paixão (Solidariedade) disse que espera que o novo contrato possa ser mais acessível, olhar para todas as pessoas, com  interesse público e não só privado e que possa ser “um contrato construído por várias mãos”. Helton Junior (PSD) esclareceu que os vereadores não têm o poder de fazer um novo contrato, mas podem dar contribuições valiosas ao Executivo. E acrescentou que seguirão trabalhando para fazer com que a voz da população seja ouvida.

“Precisamos que a sociedade reclame do transporte, faça sugestões, faça críticas e isso seja absorvido pelo poder público da maneira como deve”, manifestou-se Helton Junior. 

Apesar de convidados, representantes do Poder Executivo não compareceram à audiência.

Superintendência de Comunicação Institucional

Informações: Câmara de Vereadores de BH

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Operação inteligente eleva o nível do transporte coletivo de Sorocaba

O que antes era apenas embarcar e desembarcar, agora, é informação em detalhes a cada quilômetro. O Sistema de Transporte Inteligente (ITS) é a central de atividades do BRT Sorocaba e lá estão as mais de 20 soluções tecnológicas que otimizam processos e oferecem assistência em tempo real, indicando o estado e desempenho de diferentes áreas, tornando a operação de alta qualidade e integrada a um ecossistema de dados.

Para atender a demanda dos centros urbanos, é preciso a adoção de medidas inteligentes e, é justamente neste recorte, que o BRT Sorocaba se destaca por sua eficiência e agilidade facilitando o dia-a-dia. Com o aumento populacional e para o equilíbrio das cidades, a recomendação de especialistas em mobilidade urbana é reduzir o uso do transporte individual e priorizar cada vez mais o transporte coletivo. Para isso, é necessário tornar o transporte mais atrativo, confortável e vantajoso para quem utiliza.

No BRT Sorocaba, milhares de dados são gerados para o passageiro que agora sabe o lugar exato onde o ônibus está e em quanto tempo ele chegará. O sistema de controle centralizado e de previsões do Cittamobi traz essa facilidade, permitindo que o passageiro se organize conforme o horário que o ônibus irá passar. A precisão trouxe a possibilidade das pessoas que usam o ônibus fazerem uma melhor gestão do seu tempo.

Outra comodidade oferecida para o passageiro é a utilização da internet gratuita. No BRT, o acesso é estabelecido a partir do sistema de comunicação fixa e wi-fi que distribui o sinal em toda malha, abrangendo terminais, estações e os 118 ônibus. Os dados são apoiados por outro sistema chamado de redes de transmissão de dados, composto por fibra óptica, equipamentos e cabeamento. 

“Estes são alguns exemplos de investimento em tecnologia e inovação para um transporte coletivo atrativo e moderno. A empresa realizou um aporte de mais de R$ 50 milhões neste setor. Apresentamos um novo formato de operação na qual a tecnologia é uma ferramenta de otimização e planejamento. Conseguimos gerar facilidades para os trabalhadores que acompanham e estão de prontidão na prestação de serviços, e também, para o nosso cliente de todos os dias. O projeto BRT Sorocaba se tornou uma referência, e hoje, o nosso modelo tem sido replicado em outros municípios país afora”, explica Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.

Já o sistema de monitoramento embarcado possibilita que a equipe técnica verifique a localização do ônibus e saiba detalhes da sua performance. O desempenho da unidade interfere na pontualidade e no fluxo dos demais veículos que seguem horários específicos e bem delimitados. Com isso, ter uma visão macro da operação faz toda a diferença para manter os níveis de qualidade e satisfação do serviço.

Ainda se destacam os sistemas de monitoramento por inteligência artificial (Parada Amiga e ChatBot); de alarmes de segurança e contra vandalismo; de bilhetagem e reconhecimento biométrico; de sonorização digital; de energia inteligente e fotovoltaica, de telemetria em tempo real dos ônibus e dirigibilidade; de venda de passagens integrado, aplicativo, bilheteria e autoatendimento, e muitos outros. 

BRT Sorocaba trouxe inovação para os deslocamentos de ônibus na cidade e transformou a realidade local. Nos quatro primeiros meses da operação em 2020 eram transportados quase 17 mil passageiros/dia útil; em 2021, esse número subiu para 32 mil passageiros/dia útil e progressivamente vem aumentando ano a ano, chegando a quase 76 mil passageiros/ dia útil em 2025.

Informações a imprensa
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Licitação do transporte de Natal vai prever 31 novas linhas, diz secretária

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Jódia Melo, afirmou que a nova licitação do transporte público da capital prevê a ampliação de 31 linhas de ônibus, passando das atuais 54 para 85, e de 350 para 424 ônibus em circulação. O edital, segundo ela, tem a previsão de ser publicado até o segundo semestre de 2025. A titular da STTU, no entanto, não disse uma data específica.

As informações foram repassadas pela secretária em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Natal nesta segunda-feira (26). Além do aumento no número de linhas e de ônibus, os veículos deverão ter, no máximo, 12 anos de uso e contar com benefícios como ar-condicionado, câmeras de segurança e limite de até 30 minutos de espera nos pontos de ônibus, segundo Melo.

A secretária de Mobilidade Urbana apresentou o diagrama dos trabalhos da Prefeitura para o lançamento do edital, que está em fase de ajustes com base nas recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Durante sua apresentação, revelou que atualmente a demanda de passageiros corresponde a apenas 60% do registrado antes da pandemia — uma média inferior à nacional, que é de 80%. Segundo Jódia, a queda de 40% na demanda pode ser atribuída ao crescimento dos transportes por aplicativo e à insegurança pública.

Menor tempo de concessão

O relatório do TCE havia questionado o prazo de 20 anos da concessão, apresentada como única alternativa pelos estudos contratados. Os auditores observaram que é preciso levar em consideração “as incertezas acerca do futuro relativo ao sistema de transporte público, haja vista ser um setor em contínua transformação”, citando o surgimento de novas formas alternativas de transporte, como os transportes via aplicativos, “que produzem significativos impactos sobre a demanda do transporte coletivo”. Agora, ao invés dos 20 anos, a expectativa é de que o edital contemple 15 anos. 

Subsídio

Por parte do Seturn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos), o coordenador jurídico da entidade, Augusto Maranhão, destacou a ausência de regras claras desde 2010 por falta de licitação. Ele defendeu o aumento dos subsídios públicos como forma de garantir a qualidade do serviço e sugeriu que o edital seja o mais simples possível, com regras acessíveis, para evitar um novo fracasso no certame. 

“Acredito que agora será diferente, com o acompanhamento do TCE e a atuação da Câmara. Estamos otimistas”, declarou.

Em 11 de janeiro de 2024, o ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) enviou projeto de lei à Câmara Municipal propondo o subsídio de R$ 60 milhões às empresas de ônibus, que até o momento não foi aprovado pela Câmara Municipal de Natal.

A Zona Norte, aponta o relatório do TCE, é a grande responsável pelo “pesado subsídio a cargo da Prefeitura de Natal, haja vista representar o percentual de 78,2% dos valores projetados de subsídio anual, importando em torno de 47 milhões de reais de valor de subsídio”, enquanto o “Lote Sul importará em apenas 13 milhões de reais”.

Os auditores do TCE-RN criticaram a falta de “alternativas à modelagem proposta nos estudos contratados”, o que segundo a análise deles é uma situação “inadequada”.

Demora de anos

O processo licitatório, anunciado pela primeira vez em 2016, ainda não saiu do papel. Em duas tentativas realizadas em 2017, nenhuma empresa apresentou proposta. Desde então, a Prefeitura tem adiado o lançamento definitivo do edital, alegando necessidade de ajustes técnicos e impacto nos custos operacionais. A justificativa recorrente é que a tarifa paga pelo usuário, na época de R$ 3,90 não seria suficiente para sustentar o novo modelo proposto.

Em 2022, a gestão municipal voltou a adiar a publicação do edital e contratou, sem licitação, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) para elaborar os estudos técnicos e acompanhar o processo. Foram dois contratos, somando quase R$ 2 milhões em recursos públicos. O primeiro, assinado em agosto de 2022, previa melhorias emergenciais e modicidade tarifária. O segundo, firmado em novembro de 2023, estendeu a consultoria por mais 12 meses, incluindo a elaboração do edital definitivo.

Em julho de 2024, uma nova tentativa de viabilizar o processo foi colocada em marcha. A STTU abriu consulta pública e recebeu quase 700 sugestões da população, além de críticas de permissionárias como a Transcoop Natal, que apontou a exclusão dos alternativos da proposta.

Apesar da mobilização, o edital elaborado pela ANTP foi criticado duramente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) em relatório divulgado em março deste ano. A corte apontou falhas na modelagem do contrato, ausência de estimativas de receitas financeiras e inconsistências na previsão de demanda. O relatório também questiona a legalidade do subsídio tarifário de R$ 60 milhões proposto pela Prefeitura — projeto que foi enviado à Câmara em janeiro, mas ainda não foi votado.

Informações: Saiba Mais

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Rodoviários anunciam greve por tempo indeterminado em Salvador

O Sindicato dos Rodoviários de Salvador anunciou que a categoria entrará em greve a partir da próxima quinta-feira (29) por tempo indeterminado. A medida foi anunciada em edital publicado nesta segunda-feira (26). Pela lei, os trabalhadores só podem paralisar as atividades 72 horas após o anúncio oficial. Uma assembleia será realizada na quarta-feira (28), na sede do sindicato. 
Marina Silva/Arquivo CORREIO
A decisão foi tomada após três rodadas de negociações mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho. A última delas ocorreu na quinta-feira (22) e foi encerrada sem acordo. Os trabalhadores exigem reajuste salarial de acordo com a inflação e ganho real de 5%, licenças com remuneração, tickets de benefícios e banheiros femininos nos terminais.

"A comissão de negociação dos rodoviários manteve postura aberta ao diálogo e à construção de um acordo que contemplasse os interesses da categoria e assegurasse a continuidade dos serviços à população. No entanto, não houve por parte dos patrões nenhuma proposta que atendesse minimamente às reivindicações da categoria", diz o Sindicato dos Rodoviários, em nota. 

Questionado sobre se a paralisação manterá uma parte da frota em circulação, o diretor de Comunicação Daniel Mota disse que, caso seja exigido pela Justiça, a categoria respeitará a decisão. Uma assembleia será realizada às 15 horas de quarta-feira (28).

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Seteps) informou que foi solicitada a instauração do dissídio coletivo de greve ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e que aguarda audiência de conciliação. O processo jurídico é instaurado para resolver conflitos coletivos no ambiente de trabalho.

Informações: Correio 24 Horas

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Linhas de ônibus terão horários ampliados em Caxias do Sul

A partir deste sábado (31), algumas linhas do transporte coletivo terão seus horários ampliados em Caxias do Sul, de acordo com a secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).
Antonio Valiente / Agencia RBS

A partir deste sábado (31), a linha L33 – Castelo aumenta a frequência de 1h15min para 40 minutos, somente aos sábados até as 12h15min. Após esse horário, permanece a tabela horária vigente. Serão acrescidos três horários saindo do bairro e dois horários saindo do centro.

A partir da próxima segunda-feira (2), a linha L38 – Diamantino passará a atender diariamente, em dias úteis, a Rua Olinda Pontalti Peteffi. O itinerário passará pelas ruas Libera Boff, Olinda Pontalti Peteffi, Amabile Telli e Giácomo Rech. Serão dois horários: o primeiro saindo às 6h50min da EPI Imigrante e o segundo saindo às 17h55min do bairro. Este itinerário será mantido em período de teste por 30 dias, sendo reavaliado posteriormente pela equipe da SMTTM.

Informações: Zero Hora

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Sete estações-tubo de Curitiba entram em reforma


Mais sete estações-tubo começaram a ser reformadas em Curitiba. Elas integram o programa da Urbanização de Curitiba (Urbs) de revitalização de 69 estações-tubo da cidade, que vai até outubro de 2025.

São elas:

Estação-tubo Passeio Público - sentido Capão Raso - desativação parcialmente no período de 26/5/2025 a 14/6/2025. A estação poderá ser acessada normalmente, mas é preciso atenção nos locais de embarque e desembarque.
Estação-tubo Antônio Lago - sentido Capão Raso - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros podem utilizar as estações Fernando Noronha ou Terminal Boa Vista.
Estação-tubo Moysés Marcondes - sentido Capão Raso - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros podem utilizar as estações-tubo Bom Jesus ou Constantino Marochi.
Estação-tubo Eucaliptos - sentido Sítio Cercado - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Nova Europa ou Euclides da Cunha.
Estação-tubo João Viana Seiler - sentido Centro - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo TRE ou Conselheiro Dantas.
Estação-tubo Euclides da Cunha - sentido Boqueirão - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Erico Veríssimo ou Eucaliptos.
Estação-tubo Hipólito da Costa - sentido Hauer - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Cel. Luiz José dos Santos ou Passarela.

As linhas que param nas estações em reforma são:

203 - Sta Cândida/C. Raso
250 - Ligeirão Norte/Sul
502 - Circular Sul (Horário)
503 - Boqueirão
602 - Circular Sul (anti-horário) 
X12 - Especial Boqueirão

Mais conforto
O projeto de revitalização das estações-tubo é dividido em lotes e prevê a substituição de elementos estruturais metálicos do piso com excesso de corrosão e troca do piso naval, borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade. A ideia é oferecer estações-tubo modernizadas e com mais conforto para os passageiros.

Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários são avisados por meio de cartazes nos ônibus.

Informações: URBS

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Salvador ganha ônibus elétricos com capacidade para 130 passageiros

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Novos ônibus elétricos começam a circular em Salvador a partir desta segunda-feira (26), ampliando a frota de veículos não poluentes que atendem a população que mais depende do transporte público: quem mora e trabalha nas periferias e bairros populares da capital baiana.

Os coletivos vão operar de forma experimental nas linhas 0137 – Lapa x Barra Avenida e 1347 – Estação Pirajá x Pituba, além da linha B1 – Rodoviária x Pituba, do BRT Salvador. A ideia é avaliar como os veículos se comportam no dia a dia, enfrentando os desafios típicos do trânsito da cidade e do transporte público, que é a principal forma de locomoção para milhares de trabalhadores, estudantes e moradores das quebradas.

Atualmente, Salvador conta com oito ônibus elétricos em operação. Com os dois novos modelos cedidos pelas montadoras Ankai e Tevx Higer, a frota experimental aumenta, e os testes devem durar 30 dias.

Além de reduzir a emissão de poluentes, esses ônibus oferecem mais conforto: o modelo maior, da Tevx Higer, tem capacidade para até 130 passageiros, ar-condicionado, portas USB para carregar o celular e piso baixo para facilitar o acesso. O outro, da Ankai, comporta até 83 passageiros e também conta com acessibilidade e conforto.

A iniciativa faz parte de um plano maior: a Prefeitura de Salvador estuda, com apoio do Banco Mundial, a compra de cerca de 100 ônibus elétricos para modernizar o sistema e reduzir a poluição na cidade.

Durante o período de testes, os novos coletivos estarão identificados com uma plotagem especial, mas vão circular normalmente, permitindo que a população vivencie essa novidade no transporte público.

Com a chegada desses ônibus, Salvador dá mais um passo na direção de um transporte coletivo mais limpo, moderno e confortável — um benefício especialmente importante para quem todos os dias encara longas viagens de ônibus pela cidade.

Informações a imprensa

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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