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Um tiro no pé da mobilidade, Prefeitura de Teresina libera faixas de ônibus para aplicativos

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Teresina iniciou, nesta segunda-feira (13), o cadastro de motoristas por aplicativo para liberação das faixas de ônibus. Dentre os critérios estabelecidos pela prefeitura, o veículo deve ter no mínimo 10 anos de fabricação e ter, no mínimo, 1.800 corridas concluídas.

Em janeiro deste ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que as faixas exclusivas de ônibus foram liberadas para motos e táxis — independentemente de estarem ocupados — e que os carros comuns poderiam acessá-las apenas para realizar conversões.

Atualmente essa faixas são liberadas para motociclistas, táxis regulamentados e veículos oficiais, como ambulâncias, viaturas e caminhão do corpo de bombeiro.

Na última sexta-feira (9), foi publicado no Diário Oficial do Município a regulamentação exigida para os motoristas por aplicativo. Mas a Strans informou que o site para cadastro ainda estava fora do ar, sendo liberado só na manhã desta segunda (13). Veja os requisitos para liberação das faixas:

Acessar e cadastrar o veículo através do link: faixalivre.teresina.pi.gov.br;
Comprovar o cadastro de, no mínimo, 06 meses, no aplicativo vinculado;
Comprovar ter, no mínimo, 1800 corridas concluídas;
Possuir Carteira Nacional de Habilitação com autorização para exercer atividade remunerado com o veículo (EAR);
Veículo com no mínimo 10 anos de fabricação;
Realizar vistoria e recadastramento anual na STRANS;
Uso obrigatório de adesivo autocolante obtido através do link faixalivre.teresina.pi.gov.br a ser fixado no vidro traseiro do veículo.

Regulamentação de taxistas
Desde janeiro de 2025 as faixas exclusivas para ônibus estão liberadas para taxistas, com ou sem passageiros. Porém, esses motoristas e veículos precisam estar regulamentados junto à Strans.

Conforme o órgão, esse licenciamento para o ano de 2025 iniciou no dia 3 de fevereiro, mas ainda faltam 487 veículos renovarem a permissão. Assim, a Strans estendeu o prazo para a regulamentação até o dia 30 de maio.

Basta o taxista ir à sede da superintendência na área da Gerência de Licenciamento e Concessão (GLC) que fica em frente ao prédio da Strans na avenida Pedro Freitas, bairro vermelha..

Informações: g1 PI

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Linha leste do metrô de Fortaleza tem primeiro túnel concluído

O primeiro túnel da linha leste do metrô de Fortaleza foi concluído nesta segunda-feira (12). O Governo do Estado informou que a tuneladora TBM 02, popularmente conhecida como “tatuzão”, rompeu a parede diafragma da futura estação Colégio Militar. O trecho, de 1.734 metros, vai até a Estação Chico da Silva, no bairro Centro.

“A chegada da tuneladora à futura estação Colégio Militar representa um marco para essa obra tão importante para a mobilidade urbana de Fortaleza. A Linha Leste será a primeira linha de metrô totalmente subterrânea do Nordeste e a primeira escavada com tuneladoras, o que reforça o pioneirismo do Ceará na infraestrutura de transporte da região”, destacou o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.

Com 120 metros de comprimento e pesando mais de 1.000 toneladas, a TBM 02, que está localizada a aproximadamente 30 metros de profundidade, foi responsável por implantar 1.156 anéis de concreto (as chamadas “aduelas”) nas paredes do túnel, que possui seis metros de diâmetro. As obras são executadas pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra).

Após a conclusão, a linha leste terá capacidade para movimentar aproximadamente 150 mil pessoas por dia, conforme o governo. O trajeto total terá 7,3 km de extensão e contará com cinco estações: Tirol – Moura Brasil, Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu.

Após chegar ao Colégio Militar, a TBM 02 passará por um processo de manutenção, que vai durar aproximadamente três meses. Na sequência, o equipamento volta a escavar em direção à futura estação Nunes Valente. A previsão, de acordo com o titular da Seinfra, é que a tuneladora chegue ao local até o final de 2025.

Com o avanço das obras da linha leste, a liberação do tráfego de veículos em alguns trechos da Avenida Santos Dumont acontecerá de forma gradual. O trecho bloqueado, entre as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante, no bairro Aldeota, conta com previsão de liberação em julho deste ano.

No que diz respeito à Estação Colégio Militar, a estimativa é de que seja feita uma liberação parcial do tráfego de veículos em julho de 2026, no trecho que se encontra interditado entre as ruas Dona Leopoldina e Nogueira Acioli.

Informações: g1 CE

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Justiça determina melhorias urgentes nos ônibus de Belém

A Justiça do Pará determinou que a Prefeitura de Belém e a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) adotem medidas para melhorar a qualidade, segurança e acessibilidade do transporte público.

A decisão liminar foi concedida pela 5ª Vara da Fazenda de Tutelas Coletivas e divulgada na última sexta-feira (9), após ação do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).

A Prefeitura de Belém e a Segbel informam que "não foram oficialmente notificadas sobre a decisão judicial e assim que houver notificação formal e pleno conhecimento do teor da decisão, serão adotadas as medidas cabíveis e apresentada manifestação à Justiça".

Qual foi a decisão da Justiça?
De acordo com a decisão, o município tem 90 dias para realizar vistoria técnica em 100% da frota de ônibus urbanos e apresentar um laudo detalhado sobre as condições dos veículos.

A decisão determina ainda que a circulação de ônibus com mais de 10 anos de uso ou que apresentem riscos à segurança dos passageiros deve ser suspensa em até 60 dias.

A Justiça também determinou que só poderão circular ônibus que exibam, em local visível, o Certificado de Autorização de Tráfego, conforme a legislação municipal.

Empresas que descumprirem as normas de forma recorrente deverão passar por auditorias técnicas e financeiras. O descumprimento das ordens pode gerar multa diária de R$ 2 mil, limitada a R$ 60 mil.

Quem entrou com a ação?
A ação foi proposta pelas promotoras de Justiça Regiane Ozanan e Mariela Hage. Segundo o MPPA, o transporte coletivo em Belém vem sendo prestado de forma inadequada, com frota sucateada, graves falhas de segurança e acessibilidade, além de falta de fiscalização efetiva.

Para o órgão, essas irregularidades violam direitos básicos dos consumidores e colocam em risco a integridade física dos usuários.

O que diz a Segbel?
Em comunicado à Justiça, a Segbel afirmou que vem cumprindo as normas do regulamento vigente, aplicando penalidades e tomando providências administrativas.

A Segbel disse ainda que a solução definitiva depende da renovação da frota, compromisso assumido pelas empresas. A Segbel pediu o indeferimento da liminar, alegando perda de objeto e ausência de requisitos legais.

Informações: g1 PA

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SPTrans altera temporariamente itinerário da linha 5701/10 no Brás a partir de sexta-feira (16)


A SPTrans informa que, das 22h de sexta-feira (16) às 4h de segunda-feira (19), a linha 5701/10 Metrô Conceição – Term. Água Espraiada terá desvio em seu itinerário devido à interferência viária na Rua Joaquim Nabuco e imediações, no Brás, região central.

Confira alteração: 

5701/10 Metrô Conceição – Term. Água Espraiada
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Av. Morumbi, Av. Santo Amaro, Av. Jornalista Roberto Marinho, Rua Antônio de Macedo Soares, Rua Joaquim Nabuco, prosseguindo normal.

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BRT de Campinas beneficia mais de 400 mil pessoas

O primeiro BRT da história de Campinas foi concluído nesta terça-feira (13). É mais agilidade, conforto e eficiência para quem utiliza o transporte público. O total investido na obra é de R$ 975 milhões, dos quais R$ 570,2 milhões foram aportados pelo Ministério das Cidades.

O secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, acompanhou o prefeito Dário Saadi na cerimônia de entrega do Sistema BRT de Campinas e do Terminal Ouro Verde, o último a ser colocado em funcionamento. O avanço da mobilidade brasileira em prol da população foi comemorado.

“Uma obra como essa leva tempo para ser realizada, não é fácil. Toda vez que se tem uma como essa, a gente está falando sobre muito mais do que concreto, muito mais do que os eixos do BRT, muito mais do que números. O foco são as pessoas”, disse o secretário Denis Andia.

O sistema é composto por três corredores principais: Ouro Verde, Campo Grande e Interligação Perimetral. Juntos, totalizam mais de 36 quilômetros de extensão e devem beneficiar cerca de 425 mil pessoas, o equivalente a 40% da população de Campinas. A expectativa é de que cerca de 250 mil passageiros utilizem o transporte diariamente. 

O João Vyctor já sentiu o tempo de seu deslocamento diminuir. “O BRT é bem mais rápido do que os ônibus tradicionais, então acaba sendo bem mais útil, também. O novo terminal é bonito e parece que vai funcionar”, afirmou o rapaz, que estava a caminho de assinar a papelada do novo emprego.

No corredor Campo Grande, os passageiros conseguem economizar até 25 minutos por viagem. Já nos corredores Ouro Verde e Interligação Perimetral, a redução média do tempo de deslocamento é de 10 minutos, trazendo mais praticidade e qualidade de vida para milhares de usuários.

Além do novo BRT de Campinas, outros investimentos do Ministério das Cidades prometem dar frutos em breve, como o BRT do Corredor Central de Campinas, que já está contratado e em fase de aprovação de projetos. Avançam também a elaboração dos projetos do Terminal Campo Belo e a remodelação do Terminal Amarais. No campo da mobilidade sustentável, estão previstas as aquisições de 256 ônibus elétricos e 256 ônibus a diesel de motor Euro 6.

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades

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Operação reforça regras de uso das ciclovias em Santos

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) inicia nesta quinta-feira (15), das 14h às 17h, a Operação Ciclovia Segura, blitz educativa para conscientizar usuários sobre o uso correto e seguro desses espaços, com foco especial na circulação indevida de veículos motorizados incompatíveis, como ciclomotores.

A primeira ação ocorrerá em três pontos estratégicos da ciclovia da orla: na Fonte do Sapo, Praça das Bandeiras e Posto 2 (Praça do Surfista). Durante a operação, agentes de trânsito farão abordagens educativas a condutores de veículos fora das normas permitidas, além de orientar também pessoas ocupando o espaço exclusivo para veículos sobre rodas.

As ações terão caráter educativo. Os agentes vão solicitar a retirada dos veículos incompatíveis e explicar as regras de trânsito vigentes, evitando sanções imediatas. Também serão distribuídos folhetos informativos com orientações claras sobre o regramento, baseado na Resolução nº 996/2023 do Contran, regulamentada pela Lei Municipal 4.221/2023.

A Operação Ciclovia Segura passará a ocorrer rotineiramente, com cerca de três edições por semana, reforçando a educação e a fiscalização no trânsito.

NORMAS
De acordo com a legislação, apenas certos tipos de equipamentos podem circular nas ciclovias. São permitidos equipamentos de mobilidade individual, como patinetes elétricos, com velocidade de até 6 km/h em áreas de pedestres e até 20 km/h nas ciclovias. Devem estar equipados com indicador de velocidade, campainha, luzes para uso noturno e dimensões semelhantes às de uma cadeira de rodas. O transporte é individual e sem carga.

Também são permitidas bicicletas motorizadas com potência de até 1.000 watts e velocidade máxima de 25 km/h, sem acelerador (o motor só funciona ao pedalar). Devem possuir velocímetro, campainha, luzes noturnas, espelhos retrovisores, pneus em boas condições e uso obrigatório de capacete.

É proibida a circulação de ciclomotores, bicicletas com acelerador, veículos com potência ou velocidade superior ao permitido e qualquer tipo de veículo que não se enquadre nas especificações técnicas da legislação. Também não é permitido estacionar em locais proibidos, como calçadas e canteiros, nem realizar manobras perigosas que possam colocar pedestres em risco

A fiscalização é realizada pela CET-Santos e pela Guarda Civil Municipal. As penalidades previstas incluem multa de R$ 88,38 e remoção do veículo para o pátio da CET-Santos. Contudo, nesta fase inicial da operação, o foco é apenas educativo.

O diretor operacional da CET-Santos, Flávio Brito Júnior, destaca a importância da abordagem presencial. “O Contran determina critérios como potência do motor, velocidade máxima e presença de acelerador para definir se um veículo pode ou não usar a ciclovia. Essas características só podem ser verificadas com inspeção visual ou questionamento ao condutor. Para não autuar indevidamente um condutor regular, o agente precisa fazer a abordagem individual e confirmar os dados técnicos”.

A ciclovia é um espaço exclusivo para veículos sobre rodas – bicicletas, patinetes e similares – e sua ocupação por pedestres compromete a segurança de todos. A presença de pessoas caminhando ou correndo nesse espaço aumenta o risco de colisões, confunde a organização do fluxo e pode causar acidentes tanto com ciclistas quanto com os próprios pedestres. O calçadão e áreas próprias para caminhada devem ser priorizados por quem está a pé.

Informações: Prefeitura de Santos

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Prefeitura de São Paulo inicia requalificação do corredor de ônibus da Avenida Interlagos

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade do transporte público na Zona Sul da capital, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, inicia neste mês de maio as obras de requalificação do corredor de ônibus da Avenida Interlagos. Com aproximadamente 9 quilômetros de extensão, o projeto contempla o trecho entre as avenidas Washington Luís e Atlântica, beneficiando diretamente cerca de 230 mil passageiros que utilizam diariamente as linhas de ônibus da região.

Com investimento de R$ 100,5 milhões e prazo estimado de 14 meses, os trabalhos começam por um trecho de aproximadamente 300 metros na pista sentido bairro da Avenida Senador Teotônio Vilela, entre a Avenida Atlântica e a Rua Nossa Senhora de Nazaré. As intervenções começaram essa semana com a implantação do Projeto de Desvio de Tráfego (PDDT), que inclui sinalização viária provisória para minimizar os impactos no trânsito da região. 

O projeto abrange uma série de melhorias de infraestrutura e acessibilidade. Entre as principais ações estão: reforma do pavimento das vias gerais; implantação de pavimento rígido nas faixas exclusivas de ônibus, garantindo maior durabilidade e desempenho; requalificação das paradas à direita, com superguias de 28 cm para facilitar o embarque e desembarque; implantação de infraestrutura para sistema de monitoramento por câmeras nas paradas; modernização do sistema de drenagem; renovação da sinalização viária; rampas e pisos táteis para garantir acessibilidade; e adequações urbanísticas e paisagísticas.

Fios Enterrados

Uma das intervenções mais significativas da requalificação do corredor Interlagos é o enterramento das redes aéreas de energia elétrica e telecomunicações, aliado à remoção dos postes existentes. Essa medida contribui diretamente para a melhoria da acessibilidade nos passeios, tornando-os mais livres e seguros para pedestres, especialmente pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Cada vez mais adotado nas obras viárias da cidade, o enterramento das redes oferece uma série de benefícios: aumenta a segurança ao reduzir riscos de acidentes e quedas de galhos sobre a fiação, confere maior resistência às variações climáticas, reduz interrupções no fornecimento de energia e de serviços por proteger os cabos, diminui furtos e vandalismo, melhora a paisagem urbana e contribui para a valorização imobiliária do entorno.

As melhorias no corredor Interlagos têm impacto direto na qualidade de vida da população, proporcionando trajetos mais rápidos, confortáveis e seguros, reafirmando o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a sustentabilidade e a modernização da cidade.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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VLT no Centro do Recife está garantida no projeto do Novo Cais, garantem Iphan e PCR

A Prefeitura do Recife e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) garantiram que o futuro Parque da Memória Ferroviária, que integra o projeto do Novo Cais José Estelita, prevê a implantação de um sistema de transporte urbano sobre trilhos com VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), semelhante ao VLT Carioca, que conecta o Centro do Rio de Janeiro ao Porto Maravilha e ao Aeroporto Santos Dumont na capital fluminense.

A garantia foi dada durante a entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (7/5) pelo Consórcio Novo Recife - inclusive com a presença do vice-prefeito do Recife, Victor Marques - para anunciar a liberação do novo sistema viário do Cais José Estelita e o início das obras de construção do Parque das Águas (às margens da Bacia do Rio Pina) e do Parque da Memória Ferroviária. 

O projeto, ainda básico e sem estudos de viabilidade - vale ressaltar -, começou a ser elaborado em 2019 e ficou pronto em 2022. Prevê um ramal de VLT com 5,6 quilômetros e que passaria pela área do Novo Cais onde vai ser construído o Parque da Memória Ferroviária, por trás dos edifícios e às margens da Avenida Sul.

O ramal de VLT permitiria uma conexão multimodal com o Metrô do Recife e o sistema de ônibus através do Terminal Integrado Largo da Paz, em Afogados, na Zona Oeste da capital. Faria uma ligação entre a Estação Largo da Paz e o Terminal Marítimo, passando pelo Marco Zero, no Bairro do Recife.

Na época, quando a doação do terreno de 50 mil metros quadrados do antigo pátio ferroviário inativado à área pública do Cais José Estelita foi feita pelo governo federal à Prefeitura do Recife, a Superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife passou a temer que o projeto do VLT não fosse priorizado. Isso porque vinha negociando, com o governo federal, o repasse do chamado Pátio Ferroviário das Cinco Pontas (como é chamado a área onde estão a oficina e a área de manobra dos trens da antiga RFFSA) desde 2015. E de ter, inclusive, provocado a Prefeitura do Recife a conhecer a proposta do Sistema de VLT um pouco antes da doação.

“Nas diretrizes que estamos desenvolvendo para a criação do Parque da Memória Ferroviária está garantido a preservação das linhas que ficam próximo à Avenida Sul para que elas fiquem operacionais. Isso significa que não haverá nenhuma intervenção que inviabilize o transporte ferroviário. A passagem do trem, do VLT”, explicou a arquiteta do Iphan, Emília Lopes, que está à frente da coordenação do Parque da Memória Ferroviária.

Segundo a arquiteta, também será garantida uma área para a manobra dos VLTs, que era o principal temor da CBTU e que poderia inviabilizar o ramal ferroviário. “Essa área de manobra também está garantida. Ela não precisa ser rotunda, mas como a do VLT Carioca, no Rio de Janeiro, por exemplo, que vai e vem”, explicou.

O VLT que a CBTU defende para o Centro do Recife seria semelhante à proposta do VLT Carioca, rede de veículos leves sobre trilhos que percorre o Centro e o Porto da cidade do Rio de Janeiro, conectando todas as demais redes de transporte metropolitano (metrô, trens, BRT, ônibus, barcas e teleférico, além de aeroporto, rodoviária e terminal de cruzeiros).

O ramal está previsto entre a Estação Largo da Paz, em Afogados, e o Terminal Marítimo do Porto do Recife, permitindo a integração com o sistema de transporte urbano em operação e utilizando a malha ferroviária existente, sem desapropriação. O projeto permite a operação urbana compartilhada e atenderá polos geradores de demandas, atuais e futuros.

O custo de implantação do ramal está estimado, atualmente, em R$ 200 milhões. Terá extensão de 5,6 quilômetros, dez estações a cada 400 metros, com operação de segunda-feira a domingo, das 5h às 23h, com três VLTs que vão circular no trecho a uma velocidade de 20 km/h e tempo de viagem entre os dois terminais de 25 minutos.


A implantação do VLT seria realizada em três fases:

Fase 1: Estação Largo da PAz/Estação Cinco Pontas
Fase 2: Estação Cinco Pontas/Parada Ponte Giratória
Fase 3: Parada Ponte Giratória/Parada Terminal Marítimo

A Prefeitura do Recife conquistou mais 50 mil metros quadrados (cinco hectares) de área pública no terreno do Cais José Estelita, fazendo com que a área inicial prevista para o público dobre de tamanho e chegue a 100 mil metros quadrados. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos (PSB) em junho de 2024, como um importante avanço na requalificação da área do Cais José Estelita.

Segundo a PCR, a incorporação dos 50 mil m² do antigo pátio ferroviário inativado ao projeto do parque linear que está previsto para ficar localizado na Bacia do Pina aconteceu após uma longa negociação envolvendo diversos órgãos do governo federal.

Com isso, a área pública vai dobrar de tamanho e a primeira etapa das obras do parque linear devem ser iniciadas em aproximadamente 60 dias. Também segundo a PCR, a área vai incluir a preservação da memória ferroviária em um investimento de R$ 20 milhões, com o espaço ficando disponível para todas as pessoas da cidade. A doação foi feita pela Advocacia Geral da União (AGU), mas diversos órgãos federais participaram do processo: ANTT, TNL, DNIT, IPHAN, SPU e MPF.

O projeto integra o sistema viário de planejamento para a Avenida Sul, a Rua Imperial e o complexo adjacente. O custo de toda a ampliação será arcado pelo empreendedor privado - Novo Recife -, totalizando mais de R$ 120 milhões em ações mitigadoras. Caberá à gestão da Prefeitura do Recife definir como os parques públicos serão integrados, entre tantas outras decisões sobre as contrapartidas do Novo Recife. Considerando todas as ações mitigadoras, 65% da área contemplada será projeto de área pública e 35% será composta por empreendimentos imobiliários.

Por Roberta Soares
Informações: JC Uol

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