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Em Aracaju, Cerca de 160 ônibus do transporte público serão substituídos em março

domingo, 16 de março de 2025

Cerca de 160 ônibus do sistema de transporte público de Aracaju serão substituídos ainda neste mês, em cumprimento ao Decreto Municipal que estabelece que apenas veículos com até 12 anos podem operar no serviço. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 14.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), com a substituição, aproximadamente 30% da frota atual será renovada. Com o decreto, as empresas responsáveis pelo transporte coletivo na Região Metropolitana foram obrigadas a substituir a frota, trocando os veículos mais antigos por modelos mais novos.

A gestão municipal também afirmou que as empresas que não conseguiram atingir essa meta de idade da frota, serão desligadas automaticamente do sistema de transporte público. Além disso, o reajuste da tarifa dos ônibus, previsto para R$ 5,00, foi congelado e será mantido em R$ 4,50.

Nova licitação

Segundo a PMA, a mudança faz parte de um conjunto de ações da gestão após o cancelamento da licitação do transporte coletivo, diante das irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público.

Com o cancelamento, a prefeita Emília Corrêa anunciou que uma nova licitação será concluída em até seis meses. “O que vai de verdade resolver a questão do transporte público em Aracaju, será a nova licitação que vamos realizar”, afirmou a gestora da capital.

Informações: Infonet

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Em Blumenau, Corredor da Avenida Martin Luther volta a ser exclusivo para ônibus

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), informa que o corredor de ônibus da Avenida Martin Luther voltará a ser exclusivo para o transporte coletivo e veículos autorizados - ou seja, proibido para os veículos de passeio - a partir da próxima segunda-feira, dia 17. A alteração foi definida após estudos técnicos realizados pela Diretoria de Trânsito.

“O corredor de ônibus em questão foi liberado em caráter emergencial e temporário, mas estudos apontaram que a medida não trouxe a fluidez que esperávamos. Desta forma, o corredor volta a ser exclusivo para ônibus, o que vai beneficiar o transporte público, que é uma das nossas prioridades para melhorar o trânsito em Blumenau”, afirma o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos.

O corredor estava liberado para veículos de passeio das 16h30 às 19h, entre o semáforo localizado em frente ao Procon, na Avenida Beira-Rio, e o acesso à Ponte do Tamarindo, na Rua São Paulo. A sinalização que permitia a transição destes veículos pelo corredor durante o horário específico já foi retirada.

A SMTT reforça que os corredores de ônibus são exclusivos para ônibus do transporte coletivo urbano, ônibus de transporte intermunicipal com característica urbana, vans escolares (em horários determinados) e táxis com passageiros, sendo a passagem proibida aos demais veículos. Transitar pelo corredor de ônibus é infração gravíssima, no valor de R$ 293,47 e gera sete pontos na carteira de habilitação do motorista.

Informações: Prefeitura de Blumenau

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Trem para Aeroporto de Guarulhos sairá da Luz a partir de segunda (17)

O trem que liga a capital paulista ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana, sairá da estação Luz, e não mais da Palmeiras-Barra Funda, a partir desta segunda-feira (17/3).

A mudança no trajeto do Expresso Aeroporto será temporária, por causa das obras de expansão da Linha 11-Coral da CPTM para a estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste da cidade.

Segundo a CPTM, até o dia 1º de abril o serviço do Expresso partirá da Luz. Depois disso, o trem volta a sair da estação Palmeiras-Barra Funda, até a sexta-feira seguinte, dia 4 de abril, quando a operação retorna à estação Luz mais uma vez, até domingo, 6 de abril.

O mesmo procedimento será adotado nos fins de semana seguintes, de 11 a 13 de abril e de 25 a 27 de abril, e no Feriado de Tiradentes, dia 21 de abril, que cai em uma segunda-feira.

A CPTM afirma que as mudanças são necessárias para a remodelagem completa dos trilhos entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Luz, etapa considerada fundamental pela companhia no projeto de levar a Linha 11-Coral para a zona oeste.

Durante todo o período, a operação assistida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Estudantes, que acontece aos domingos das 10h às 15h, também será suspensa.

Informações: Metropoles

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Governo de Minas entrega 64 novos ônibus metropolitanos em Ibirité

O Governo de Minas Gerais avança na renovação da frota de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) com a entrega de 64 novos ônibus para atender às linhas que operam em Ibirité e região. Até o momento, 426 veículos novos já estão circulando em toda RMBH.

A entrega faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

Os novos veículos representam um grande passo para a modernização do transporte público na RMBH, reforçando o compromisso do Governo de Minas em oferecer serviços de qualidade à população.

Como explica o secretário de Infraestrutura, Pedro Bruno, promover a renovação da frota do transporte metropolitano vai garantir mais dignidade e melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

“Vivemos na RMBH, o terceiro maior aglomerado urbano do Brasil, e o que mais perdemos é tempo no trânsito. Por isso, seguimos avançando com a entrega de novos veículos, a expansão do metrô e a criação de corredores exclusivos para ônibus, com o objetivo de transformar a mobilidade da RMBH e oferecer um transporte mais eficiente à população”, destacou.

Renovação da frota

Com a entrada dos novos veículos, a idade média da frota da RMBH, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 anos para seis até o final de 2025.

Os 426 novos veículos estão circulando em linhas que atendem diversos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Ibirité e Ribeirão das Neves.

A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados.

Até o final de 2025, 850 novos veículos estarão em atividade em toda a RMBH. Ao todo, o projeto prevê investimentos de R$ 382 milhões, destinados a reequilibrar os contratos do transporte coletivo devido aos impactos da pandemia.

Informações: Governo de Minas

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Em SP, Linhas da TransWolff podem parar nesta segunda (17)

Os funcionários da empresa TransWolff, anunciaram uma paralisação a partir da zero hjora desta segunda-feira (17), como forma de protesto contra a SPTrans e o Poder Público.

É solicitado por eles através de carta aberta para a população que não estão conseguindo garantir os seus direitos conquistados de trabalho e benefícios e temem ficar sem eles, devido ao descredenciamento da concessionária do serviço.

A empresa atualmente se encontra em processo de saída das operações do transporte público de São Paulo, por envolvimento com facção criminosa, segundo investigações da Polícia e Justiça, com a Prefeitura que já informou a nova empresa.

Em nota, a SPTrans informou que os direitos dos trabalhadores da empresa estão garantidos, que cumpre os compromisso e está com diálogo aberto.

“A Prefeitura de São Paulo informa que os contratos dos funcionários da Transwolff foram mantidos sem perda de direitos, e o reajuste anual foi realizado conforme negociado com a categoria. O Comitê de Intervenção cumpriu todos os compromissos e mantém diálogo aberto com os colaboradores.
Horários de ônibus

A SPTrans ressalta que o serviço de transporte coletivo é essencial e a população não pode ser prejudicada, considerando que todos os acordos entre a gestão e os colaboradores foram cumpridos.”

Informações: Diário nos Trilhos

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Prefeitura de Manaus propõe tarifa de ônibus entre R$ 4,50 e R$ 6

A Prefeitura de Manaus e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) propuseram, durante audiência de conciliação nesta quinta-feira (13), tarifas diferenciadas para o transporte coletivo da capital: R$ 4,50 para usuários de baixa renda inseridos no Cadastro Único (CadÚnico), R$ 5 para usuários não cadastrados e R$ 6 para o vale-transporte adquirido por empresas.

A sessão foi realizada na 3.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus e durou 2 horas e meia. A juíza Etelvina Lobo Braga suspendeu a audiência e marcou a retomada para segunda-feira (17), quando está prevista a homologação do acordo.

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) para suspender o aumento da tarifa de ônibus em Manaus, que passaria de R$ 4,50 para R$ 5 a partir de 15 de fevereiro.

Um dia antes de entrar em vigor, o aumento foi barrado pela Justiça a pedido do Ministério Público. A Prefeitura tentou recorrer, mas o pedido foi novamente negado pelo Judiciário. O MP alega falta de transparência no reajuste anunciado pela Prefeitura.

O MPAM concordou com os valores apresentados pela Prefeitura e IMMU nesta quinta-feira, mas indicou cinco pontos a serem observados, incluindo a reposição da frota e a realização de auditoria para avaliar os custos das empresas.

O MPAM concordou com os valores propostos pela Prefeitura e o IMMU para a tarifa de ônibus, mas destacou cinco pontos que devem ser observados para garantir a qualidade do serviço e a proteção dos usuários mais vulneráveis. São eles:

A audiência contou com a participação de promotores de Justiça, do procurador-geral do Município, do diretor-presidente do IMMU, além de vereadores e um advogado que deram sugestões sobre o tema. A juíza destacou preocupação com o impacto da tarifa sobre os mais vulneráveis e questionou propostas para viabilizar o sistema.

"A audiência foi bem produtiva, com a oitiva dos vereadores que deram sugestões, e partimos para as propostas em mesa. As duas partes ficaram satisfeitas, mas a Prefeitura e o IMMU vão levar ao prefeito os pontos fixados como proposta de acordo, e segunda-feira vamos continuar a audiência e fechar com a homologação", afirmou.

O aumento
Atualmente, a passagem custa R$ 9,00, mas a Prefeitura paga R$ 4,50 de subsídio por cada passagem.

O último reajuste foi em maio de 2023, garantindo a recomposição salarial dos rodoviários e evitando a paralisação dos serviços. Em 2024, a Prefeitura gastou cerca de R$ 519 milhões para manter o sistema.

Os principais fatores analisados incluem o impacto do reajuste nos preços de combustíveis, pneus, peças de manutenção, lubrificantes e o aumento salarial dos rodoviários, conforme acordos de convenção coletiva.

Além disso, a inclusão de novos ônibus na frota, que melhoraram o serviço, também aumentou os custos operacionais. Esses itens são cuidadosamente avaliados na definição da tarifa.

Informações: g1 AM

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Governo mapeia projetos de mobilidade em 21 regiões metropolitanas

quinta-feira, 13 de março de 2025

Nas 21 maiores regiões metropolitanas brasileiras, 400 projetos para modais de transporte público de média e alta capacidade precisarão de mais de R$ 600 bilhões. O dado é considerado preliminar e faz parte do terceiro boletim do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), divulgado nesta terça-feira (11) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Ministério das Cidades. Entre os transportes de média e alta capacidade estão trens, metrô, veículos leves sobre trilhos (VLT) e bus rapid transit (BRT).

O objetivo do estudo, que tem uma perspectiva de longo prazo, é ajudar a elaborar a Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana, para promover a parceria da União com as regiões metropolitanas e viabilizar projetos, além de impulsionar investimentos em mobilidade urbana nas cidades. As propostas mapeadas farão parte do primeiro banco de projetos de transporte coletivo de média ou alta capacidades (TPC-MAC) do País. O banco deverá ser composto por dezenas de projetos, identificados como prioritários para essas 21 regiões metropolitanas.

Com 40% do levantamento concluído, os órgãos destacam que o total de R$ 600 bilhões mapeado é muito superior ao déficit de R$ 300 bilhões em investimentos necessários para o setor, estimado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2023.

A diretora de Infraestrutura e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa disse que “quando concluirmos esse estudo, teremos um mapa que vai orientar nossas cidades na direção de um futuro mais verde e sustentável”, avaliou. Luciana explicou, ainda, que a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros é uma prioridade do governo federal:

“Reduzir o tempo que as pessoas levam para ir e voltar ao trabalho, longe da família, é um dos maiores desafios de nossas cidades. Essa melhoria no ambiente urbano também deve trazer melhorias ao meio ambiente como um todo, com a redução das emissões de gases do efeito estufa”, esclareceu a diretora.

Os consultores contratados para o projeto fazem a análise crítica das propostas levantadas e avaliam se os investimentos são compatíveis com a demanda esperada para os próximos 30 anos, além de identificar casos de sobreposição ou desatualização dos projetos.

“Investir no planejamento das cidades e em soluções adequadas para a realidade de cada local é essencial para assegurar qualidade de vida aos brasileiros. O compromisso do Ministério das Cidades com mobilidade urbana é tornar as cidades mais inteligentes, com corredores exclusivos e transporte público com menos emissões de poluentes. O retorno é a redução do tempo e conforto no deslocamento das pessoas”, afirmou o ministro das Cidades, Jader Fillho.

Resultado final em dezembro
Entre abril e junho, devem ser concluídas as análises para as 21 regiões metropolitanas. O resultado final, incluindo informações detalhadas sobre os projetos e a metodologia de priorização, será conhecido até dezembro.

O estudo revelou que apenas Goiânia (GO), Grande Vitória (ES) e Recife (PE) tratam o transporte público de forma integrada. Nessas regiões metropolitanas, estado e municípios se associaram para tratar o transporte público de forma integrada na metrópole. Um resultado disso é que, nas duas primeiras, o usuário do serviço paga uma tarifa integrada com preço único.

A publicação relatou ainda que São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) são as únicas cidades do Brasil que divulgam na internet informações completas, com dados operacionais.

Já a cidade do Rio de Janeiro é a única região metropolitana em que mais de 30% da população reside a menos de 1 km das estações de transportes públicos coletivos de média e alta capacidade.

O estudo contempla as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Santos, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Distrito Federal, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Fortaleza, Belém e Manaus.

Informações: Agência Brasília

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No DF, Ônibus tiveram 388 mil acessos no primeiro domingo do 'Vai de Graça'

O sistema de transporte público coletivo do Distrito Federal registrou um aumento significativo na utilização dos ônibus neste domingo (9), o primeiro dia de funcionamento do programa Vai de Graça após o período de Carnaval. Houve 388.640 acessos, um aumento de 40% em relação a 23 de fevereiro – o domingo anterior às festas carnavalescas, quando foram registrados 278.078 embarques nos coletivos.

O aumento foi ainda maior, cerca de 60%, se for comparado o movimento deste domingo com 18 de fevereiro de 2024, o primeiro domingo após o período de Carnaval do ano passado, quando foram registrados 243.856 embarques nos ônibus do DF. As cifras atuais são maiores do que o registrado no próprio domingo de Carnaval de 2024, quando houve 260.481 acessos nos coletivos do DF.

Houve 388.640 acessos, um aumento de 40% em relação a 23 de fevereiro, ou seja, o domingo anterior às festas carnavalescas, quando foram registrados 278.078 embarques nos coletivos | Foto: Divulgação/Semob-DF

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, disse que, mesmo com o movimento maior, as operadoras do transporte público coletivo da capital reportaram um domingo de tranquilidade na operação.

“Nós trabalhamos com a tabela normal de domingo, e percebemos que a frota disponível foi suficiente para atender a esse aumento de demanda de passageiros, concretizando na prática aquilo que a gente já previa em nossos estudos. Isso é importante, pois o impacto no custo final da operação do Vai de Graça será dentro do previsto, e o GDF pode avançar nos estudos da gratuidade do transporte coletivo na capital”, afirmou o gestor.

Instituído pelo decreto do GDF nº 46.924/2025, o programa Vai de Graça garante transporte gratuito nos ônibus e metrô, aos domingos e feriados, no Distrito Federal. Nos ônibus, o acesso se dá pela porta dianteira com o uso de cartões de transporte que são liberados nos validadores. As pessoas que ainda não possuem cartão estão sendo liberadas pelos colaboradores dos ônibus e metrô.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)

Informações: Agência Brasília

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