Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Tarifa de ônibus em Belo Horizonte passa a custar R$ 5,75

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

As tarifas do Serviço de Transporte Coletivo de Belo Horizonte foram reajustadas neste dia 01. O valor da passagem varia de R$ 2,75 (linhas curtas) a R$ 5,75 (linhas convencionais). As 12 linhas que circulam nas vilas e favelas continuarão gratuitas, beneficiando cerca de 200 mil pessoas que utilizam esses ônibus mensalmente. A Prefeitura de Belo Horizonte ressalta que o reajuste é necessário para a continuidade dos investimentos no transporte público e melhoria dos serviços.

Conforme determina a Lei 11.458/2023, a Superintendência de Mobilidade (Sumob) deve calcular o custeio do sistema para o ano seguinte, com base no método da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). Essa análise considera variáveis como combustível, lubrificante, pneus, peças e acessórios. Também são consideradas as despesas com pessoal, licenciamento, depreciação e remuneração da frota e tributos.

Cálculos realizados pela Sumob mostram que, levando-se em conta o custo operacional do sistema, a tarifa predominante deveria chegar a R$ 9,40. No entanto, para reduzir o impacto nos gastos do usuário do transporte público, o complemento do valor continuará sendo custeado pela PBH, seguindo o que estabelece a Lei 11.458/2023.

Dessa forma, a lei orçamentária aprovada na Câmara Municipal de Belo Horizonte prevê o repasse de R$ 518,2 milhões às operadoras de transportes – desde que seguidas as condicionantes previstas na legislação. Entre elas, o cumprimento do quadro de horários e viagens e a qualidade dos ônibus. O modelo de remuneração, adotado em 2023, prevê o pagamento por quilômetro rodado.  

O último reajuste ocorreu em 29 de dezembro do ano passado – depois de quatro anos com o valor congelado –, quando a tarifa predominante foi fixada em R$ 5,25.

Cartão BHBUS

Os créditos eletrônicos do Cartão BHBUS Vale-Transporte, adquiridos até 31 de dezembro deste ano, terão o valor de compra mantido até a utilização. Os portadores do Cartão BHBUS Usuário, com créditos adquiridos até 31 de dezembro de 2024, poderão utilizá-los até 45 dias após a data do reajuste, com cobrança da tarifa antiga, podendo ainda ser trocados por créditos eletrônicos de um novo lote, sem qualquer ônus para os usuários.

O usuário também pode revalidar os créditos nesse período para a nova tarifa, sem qualquer ônus. Atualmente, mais de 87% dos usuários utilizam crédito eletrônico como meio de pagamento da tarifa.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Em Palmas, Prefeito Eduardo decreta tarifa zero do transporte coletivo


O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, assinou no início da noite desta quarta-feira, 1º de janeiro, o Decreto nº 2.631 que institui a tarifa zero no transporte público coletivo de Palmas no mês de janeiro. Também determinou elaboração de estudos e projetos para grandes obras, como: prolongamento e duplicação da avenida Teotônio Segurado até a Vila Agrotins e a construção do Mercado Municipal. Os decretos encerraram a solenidade de transmissão da faixa de prefeito e posse dos secretários municipais, ocorrida no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Sobre a tarifa zero, a justificativa da Prefeitura de Palmas é que a medida poderá diminuir os prejuízos dos palmenses porque o transporte coletivo se encontra em situação de instabilidade e com comprometimento parcial da regularidade do serviço. E o prefeito Eduardo reforçou que haverá um período de transição e alterações no sistema de transporte. 

Informações: Prefeitura de Palmas

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Valor da tarifa de ônibus em Gravataí é reajustado para R$ 6,00


As tarifas do transporte coletivo urbano e suburbano do município de Gravataí foram reajustadas nesta quarta-feira (1). O valor da tarifa para o transporte coletivo de passageiros por ônibus nas linhas municipais urbanas e suburbanas foi estabelecido em R$ 6,00 Para o transporte seletivo, o valor será de R$ 10,00.

O valor representa um aumento de R$ 1,50 no valor atual da tarifa para os passageiros, que até o dia 31 de dezembro era de R$ 4,50. Segundo a prefeitura da cidade da Região Metropolitana, o reajuste faz parte de um conjunto de medidas para a modernização e qualificação do sistema de transporte público na cidade. A Prefeitura informa que os valores foram definidos após análise técnica e diálogo com o Conselho de Mobilidade Urbana, realizada no final de 2024

Informações: Jornal do Comercio

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Em Campinas, Tarifa de ônibus é reajustada para R$ 5,70

Os valores da tarifa do transporte público coletivo de Campinas já estão em vigor a partir desta quarta-feira (1), com reajuste médio de 4,88%. Segundo a Prefeitura, o índice é menor que a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 9,78%, relativo ao período de novembro de 2022 a novembro de 2024 – período em que não houve reajuste da tarifa em Campinas.

A recomposição ocorre dois anos após o último ajuste, realizado em janeiro de 2023. Em 2024, a Administração municipal adotou reajuste zero na tarifa dos ônibus que circulam na cidade, decisão que foi mantida até o fechamento do ano. Também foi adotado reajuste zero no primeiro ano da gestão do prefeito Dário Saadi, em 2021. Para manter o equilíbrio financeiro do sistema, a Administração municipal realizou readequações no valor de subsídio repassado aos operadores.

A necessidade de realizar a recomposição é justificada pela variação de insumos que impactam o custo operacional do sistema, tais como valor do combustível e mão de obra. O último acordo coletivo dos trabalhadores do transporte coletivo estabeleceu aumento de 9%, a partir de maio de 2023.

NOVAS TARIFAS

Bilhete Único Comum  R$ 5,70
Vale Transporte  R$ 6,20
Bilhete Único Escolar  R$ 2,28
Bilhete Único Universitário  R$ 2,85
2ª Integração  R$ 0,50

Informações: Hora Campinas

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Em SP, Linhas que atendem o Parque Primavera terão alterações temporárias a partir de segunda-feira, 6


A SPTrans informa que, a partir de segunda-feira (6), 14 linhas terão seus itinerários alterados temporariamente durante interferência viária na Av. Prof. Araújo Lima, entre as ruas Guaicuri e Wilson Cantoni, no Parque Primavera, Zona Leste da cidade. 

Confira as alterações:

5128/10 Jd. Apurá - Metrô Conceição

Ida: normal até a Rua Belarmino Belisário de Araújo, Rua Mons. José Marinoni, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Rainha das Missões, Rua Domênico Aníbal, Av. Yervant Kissajikian, Rua Diadema, Rua Giuseppe Boschi, Av. Estevão de Albuquerque, Pça. Tito Pacheco, Av. Brás de Abreu, Av. Garcia de Ávila, Av. Ângelo Cristianini, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Garcia de Ávila, Av. Brás de Abreu, Pça. Tito Pacheco, Av. Estevão de Albuquerque, Rua Giuseppe Boschi, Rua Diadema, Av. Yervant Kissajikian, Rua Domênico Aníbal, Rua Rainha das Missões, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Mons. José Marinoni, Rua Belarmino Belisário de Araújo, prosseguindo normal.

5757/51 Pedreira - Metrô Conceição
Ida: normal até a Rua Belarmino Belisário de Araújo, Rua Mons. José Marinoni, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Rainha das Missões, Rua Domênico Aníbal, Av. Yervant Kissajikian, Rua Diadema, Rua Giuseppe Boschi, Av. Estevão de Albuquerque, Av. Pedro de Avos, R. Dias de Almeida, Av. Ângelo Cristianini, Rua Alcides Arguedas, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Ângelo Cristianini, R. Dias de Almeida, Av. Pedro de Avos, Av. Estevão de Albuquerque, Rua Giuseppe Boschi, Rua Diadema, Av. Yervant Kissajikian, Rua Domênico Aníbal, Rua
Rainha das Missões, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Mons. José Marinoni, Rua Belarmino Belisário de Araújo, prosseguindo normal.

5759/10 Pq. Primavera - Metrô Conceição
5759/31 Pq. Primavera - Metrô Conceição
Ida: normal até a Rua Belarmino Belisário de Araújo, Rua Mons. José Marinoni, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Rainha das Missões, Rua Domênico Aníbal, Av. Yervant Kissajikian, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Yervant Kissajikian, Rua Domênico Aníbal, Rua Rainha das Missões, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Belarmino Belisário de Araújo, prosseguindo normal.

5091/10 Jd. Ubirajara - Metrô São Judas
Sentido único: normal até a Rua Papa Gregório Magno, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Rainha das Missões, Rua Domênico Aníbal, Av. Yervant Kissajikian, Rua Diadema, Rua Giuseppe Boschi, Av. Estevão de Albuquerque, Av. Pedro de Avos, Rua Miguel Pinheiro Azurara, Av. Garcia de Ávila, Av. Ângelo Cristianini, Rua Alcides Arguedas, (sentido São Judas), prosseguindo normal até Av. Ângelo Cristianini (sentido Jd. Ubirajara), Av. Garcia de Ávila, Rua Miguel Pinheiro Azurara, Av. Pedro de Avos, Av. Estevão de Albuquerque, Rua Giuseppe Boschi, Rua Diadema, Av. Yervant Kissajikian, Rua Domênico Aníbal, Rua Rainha das Missões, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Papa Gregório Magno, prosseguindo normal.

5791/10 Eldorado - Metrô Vergueiro
Ida: normal até a Rua Belarmino Belisário de Araújo, Rua Mons. José Marinoni, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Rainha das Missões, Rua Domênico Aníbal, Av. Yervant Kissajikian, Rua Diadema, Rua Giuseppe Boschi, Av. Estevão de Albuquerque, Av. Pedro de Avos, Rua Miguel Pinheiro Azurara, Av. Garcia de Ávila, Av. Ângelo Cristianini, Rua Alcides Arguedas, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Ângelo Cristianini, Av. Garcia de Ávila, Rua Miguel Pinheiro Azurara, Av. Pedro de Avos, Av. Estevão de Albuquerque, Rua Giuseppe Boschi, Rua Diadema, Av. Yervant Kissajikian, Rua Domênico Aníbal, Rua Rainha das Missões, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Mons. José Marinoni, Rua Belarmino Belisário de Araújo, prosseguindo normal.

5791/21 Eldorado - Metrô Jabaquara
Sentido único: normal até a Rua Belarmino Belisário de Araújo, Rua Mons. José Marinoni, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Rainha das Missões, Rua Domênico Aníbal, Av. Yervant Kissajikian, Rua Diadema, Rua Giuseppe Boschi, Av. Estevão de Albuquerque, Av. Pedro de Avos, Rua Miguel Pinheiro Azurara, Av. Garcia de Ávila, Av. Ângelo Cristianini, Rua Alcides Arguedas, prosseguindo normal até Rua Alcides Arguedas, Av. Ângelo Cristianini, Av. Garcia de Ávila, Rua Miguel Pinheiro Azurara, Av. Pedro de Avos, Av. Estevão de Albuquerque, Rua Giuseppe Boschi, Rua Diadema, Av. Yervant Kissajikian, Rua Domênico Aníbal, Rua Rainha das Missões, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Mons. José Marinoni, Rua Belarmino Belisário de Araújo, prosseguindo normal.

516N/10 Jd. Miriam - Pça. D. Gastão
Sentido único: normal até a Rua Papa Gregório Magno, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Rainha das Missões, Rua Domênico Aníbal, Av. Yervant Kissajikian, Rua Diadema, Rua Giuseppe Boschi, Av. Estevão de Albuquerque, Pça. Tito Pacheco, Av. Brás de Abreu, Av. Garcia de Ávila, Av. Ângelo Cristianini, Rua Alcides Arguedas, (sentido Pça. D. Gastão) prosseguindo normal até a Av. Ângelo Cristianini (sentido Jd. Miriam), Av. Garcia de Ávila, Av. Brás de Abreu, Pça. Tito Pacheco, Av. Estevão de Albuquerque, Rua Giuseppe Boschi, Rua Diadema, Av. Yervant Kissajikian, Rua Domênico Aníbal, Rua Rainha das Missões, Rua Frei Lourenço de Alcântara.

5106/10 Mar Paulista - Lgo. São Francisco
5106/21 Jd. Selma - Term. Água Espraiada
5106/31 Jd. Selma - Metrô Rosa
Ida: normal até a Rua Belarmino Belisário de Araújo, Rua Mons. José Marinoni, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Rainha das Missões, Rua Domênico Aníbal, Av. Yervant Kissajikian, Rua Diadema, Rua Giuseppe Boschi, Av. Estevão de Albuquerque, Av. Pedro de Avos, Rua Miguel Pinheiro Azurara, Av. Garcia de Ávila, Av. Ângelo Cristianini, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Garcia de Ávila, Rua Miguel Pinheiro Azurara, Av. Pedro de Avos, Av. Estevão de Albuquerque, Rua Giuseppe Boschi, Rua Diadema, Av. Yervant Kissajikian, Rua Domênico Aníbal, Rua Rainha das Missões, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Mons. José Marinoni, Rua Belarmino Belisário de Araújo, prosseguindo normal.

5106/21 Jd. Selma - Term. Água Espraiada
5106/31 Jd. Selma - Metrô Rosa
Ida: normal até a Rua Belarmino Belisário de Araújo, Rua Mons. José Marinoni, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Rainha das Missões, Rua Domênico Aníbal, Av. Yervant Kissajikian, Rua Diadema, Rua Giuseppe Boschi, Av. Estevão de Albuquerque, Av. Pedro de Avos, Rua Miguel Pinheiro Azurara, Av. Garcia de Ávila, Av. Ângelo Cristianini, Rua Alcides Arguedas, prosseguindo normal.
Volta: normal até Rua Alcides Arguedas, Av. Ângelo Cristianini, Av. Garcia de Ávila, Rua Miguel Pinheiro Azurara, Av. Pedro de Avos, Av. Estevão de Albuquerque, Rua Giuseppe Boschi, Rua Diadema, Av. Yervant Kissajikian, Rua Domênico Aníbal, Rua Rainha das Missões, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Mons. José Marinoni, Rua Belarmino Belisário de Araújo, prosseguindo normal.

5175/10 Baln. São Francisco - Pça. Da Sé
Ida: normal até a Rua Belarmino Belisário de Araújo, Rua Mons. José Marinoni, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Rainha das Missões, Rua Domênico Aníbal, Av. Yervant Kissajikian, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Yervant Kissajikian, Rua Domênico Aníbal, Rua Rainha das Missões, Rua Santo Alberico Crescitelli, Rua Mons. José Marinoni, Rua Belarmino Belisário de Araújo, prosseguindo normal.

Informações a Imprensa

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Naturgy investirá R$ 300 milhões em infraestrutura para ampliação do projeto Corredores Sustentáveis

A Naturgy, distribuidora de gás natural do estado do Rio de Janeiro, investe continuamente no mercado de GNV e acaba de anunciar investimentos na ordem de R$ 300 milhões em infraestrutura para atender ao projeto dos Corredores Sustentáveis. Coordenada pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, a iniciativa pioneira permite que caminhões e ônibus abasteçam com GNV e trafeguem entre os estados da região Sudeste, emitindo menos gases poluentes e de efeito estufa e, também, gerando menos poluição sonora. O primeiro corredor foi implantado na Dutra e a rodovia Washington Luís também já conta com postos adaptados. Atualmente, já são 11 postos nas duas rodovias. Com a conversão dos veículos pesados, a expectativa é aumentar ainda mais a demanda por GNV no estado do Rio, que é o maior consumidor do combustível no país.

“A expectativa é que outras rodovias que ligam o Rio de Janeiro aos estados de São Paulo (BR 101 / Rio - Santos), Minas Gerais (BR 040) e Espírito Santo (BR 101 / Rio – Vitória) também tenham novos postos adaptados. Está no planejamento ainda o abastecimento de rodovias estaduais com grande circulação de caminhões, como RJ 104, RJ 106, RJ 124, entre outras. Existem mais de 100 postos de combustíveis nestas rodovias. No nosso mapeamento inicial, identificamos que mais de 30 postos já teriam as condições mínimas para abastecimento de veículos pesados”, explica Giselia Pontes, diretora comercial da Naturgy.

Hoje, o Rio de Janeiro já é líder em GNV, com aproximadamente 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos instalados. Ao ampliar o mercado para atender a frota pesada, além do desenvolvimento econômico, o estado contribui para uma solução mais sustentável no transporte de cargas e de passageiros. A substituição do diesel pelo gás natural representa redução de emissão de CO2 em torno de 20%, além de diminuição de mais de 90% de material particulado (fumaça preta), contribuindo para a melhora da qualidade do ar e consequentemente para a saúde das pessoas.

“Sabemos que existem mais de 1.000 caminhões movidos a GNV circulando nas rodovias que interligam os estados do Sudeste diariamente. Para que este número continue aumentando, é preciso investir em infraestrutura de abastecimento e, neste sentido, a Naturgy está desempenhando um papel fundamental. O Rio de Janeiro já é referência em abastecimento de GNV para veículos leves e temos certeza que ter uma ampla rede preparada para os pesados incentivará cada vez mais a venda de caminhões movidos a GNV”, afirma a executiva.

Entre as características para atender aos veículos pesados, os estabelecimentos precisam contar com área de manobra e testeira com altura mínima de 6 metros. Além disso, é necessário adaptar o sistema para alta vazão ou investir em novo sistema de abastecimento. Postos que não ainda não abastecem a GNV podem solicitar análise de viabilidade para ligação no site da Naturgy.

*Naturgy também é parceira do RJ Mobilidade Sustentável*

No último dia 16 de dezembro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, da Secretaria de Estado de Transportes e do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ), foi lançado o projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável. Desde esta data, as linhas Rio de Janeiro x Barra Mansa e Duque de Caxias x Barra da Tijuca contam com ônibus movidos a GNV.

Durante a cerimônia de lançamento do programa, Katia Repsold, destacou a importância da iniciativa em termos de sustentabilidade e desenvolvimento para o estado do Rio. “Resultado da parceria entre diferentes secretarias e a iniciativa privada, estes ônibus que vamos conhecer hoje serão a pedra fundamental de um caminho para um transporte público mais verde. A transição energética é mais que uma demanda da sociedade, é uma necessidade do planeta. O Rio de Janeiro vem dando um grande exemplo para o país, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa”, ressaltou a executiva.

Considerando apenas a frota de ônibus intermunicipais, há possibilidade de adaptar até 6 mil ônibus. “Inicialmente, os ônibus destas duas linhas do projeto piloto serão abastecidos em postos de combustíveis já adaptados para frota pesada. Ainda não existem garagens abastecidas com GNV, mas isto é totalmente possível. Com o sucesso do projeto e futura compra de mais ônibus movidos a GNV para circulação diária nas linhas municipais ou intermunicipais, a Naturgy poderá abastecer garagens que já estejam sobre a rede de gás ou ainda levar infraestrutura de rede até as mais distantes”, explica Giselia Pontes.

Informações a Imprensa

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Goiânia é a nona capital brasileira com tarifa mais barata para ônibus; veja ranking completo

Apesar do aumento de 12% aprovado pela Agência Goiana de Regulação (AGR) no último dia 27, o cidadão goianiense continuará a pagar R$4,30 para utilizar o sistema público de transporte da capital. O aumento aprovado do valor da tarifa técnica vai de R$9,38 para R$10,50, o que forçará maior subsídio por parte dos governos estadual e municipal para manutenção da tarifa atual, que vem sendo praticada desde 2019. 

A AGR aprovou aumento para R$9,89 de 1° de janeiro até 30 de abril e R$10,50 de 1° de maio deste ano até março de 2026.

Atualmente, o subsídio público é responsável por 82% dos pagamentos ao sistema público de ônibus. Como a rede também atende cidades próximas, as prefeituras de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira também contribuem com o subsídio com cerca de 17,6% do valor total a ser repassado.  

Segundo dados do Portal da Transparência do Estado, de janeiro a outubro de 2024 tanto a Prefeitura de Goiânia quanto o Governo de Goiás desembolsaram, cada um, R$194 milhões para o subsídio. Existe um aumento de 60% no valor repassado quando comparamos com o mesmo período de 2023. 

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira, 2, o refeito Sandro Mabel (UB) afirmou que o preço da passagem não irá aumentar, e que uma redução na taxa técnica das tarifas é prevista para meados de 2026. Em cerimônia de posse dos secretários na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Mabel afirmou que o aumento na eficiência do transporte reduzirá o preço da tarifa e que o aumento do uso do serviço pelos cidadãos deve reduzir o preço da tarifa.

Veja abaixo a lista completa com as tarifas para ônibus do transporte coletivo mais baratas entre as capitais brasileiras: 

Rio Branco, R$3,50: A capital do Acre reduziu o preço da passagem de R$4 para R$3,50 em 2021 e a mantém assim desde então. Em novembro de 2023, houve aprovação de subsídio junto à Câmara do município para garantia dos valores. 

Macapá, R$3,70: Conforme mostram dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), o preço original deveria ser de R$ 4,55, entretanto, o restante é custeado pela prefeitura da capital do Amapá.

Palmas, R$3,85: Capital do Tocantins mantém o valor da tarifa inalterado desde 2019.]

Maceió, R$4: O preço da passagem do ônibus do transporte público da capital do Alagoas foi definido em maio de 2023. Usuários do cartão Vamu Cidadão pagam R$3,49.

Teresina, R$4: O valor da passagem na maior cidade do Piaui segue inalterado desde 2020.

Belém, R$4: Apesar de rumores sobre o aumento da tarifa na capital do Pará terem circulado no final do ano passado, o valor se manteve. 

Recife, R$4,10: O preço deve aumentar para R$4,30 a partir de 5 de janeiro.

São Luís, R$4,20: Valor para as linhas integradas da capital do Maranhão foi mantido graças à Portaria de maio de 2023. Quem deseja andar nas linhas não integradas deve desembolsar R$3,70 por viagem. 

Goiânia, R$4,30: Preço permanece o mesmo desde 2019. 

Fortaleza, R$4,50: O valor da tarifa dos ônibus da rede pública da capital cearense foi mantido graças à aprovação de subsídio na Câmara do município, em fevereiro do ano passado. 

Manaus, R$4,50: Antes de maio de 2023, o preço era de R$3,80, entretanto, após reajuste de 18,42% nesta data, a tarifa para capital do Amazonas saltou para R$4,50. 

Rio de Janeiro, R$4,70: Eduardo Paes (PSD) confirmou o aumento dos preços das passagens nos ônibus municipais nesta quarta-feira, 1°. De R$4,30, a tarifa passou para R$4,70.

Vitória, R$4,70: De segunda-feira a sábado o preço da passagem nos ônibus da capital do Espírito Santo é de R$4,70, enquanto nos domingos a tarifa praticada é de R$4,10, para aqueles com o Cartão GV Cidadão.

Campo Grande, R$4,75: A tarifa na maior cidade do Mato Grosso do Sul teve aumento de R$0,10 em março do ano passado para as linhas convencional e distrital.

Porto Alegre, R$4,80: O valor na capital gaúcha segue inalterado desde julho de 2021.

Natal, R$4,90: Na capital do Rio Grande do Norte, o valor atual foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade em 26 de dezembro e começou a valer no domingo, 29.

João Pessoa, R$4,90: Independentemente da forma de pagamento, houve aumento de R$0,20 na tarifa do ônibus público da capital da Paraíba em janeiro do ano passado. 

Cuiabá, R$4,95: Último aumento nas passagens da capital do Mato Grosso aconteceu em abril de 2022.

Aracajú, R$5: Após licitação do transporte público da região metropolitana da capital do Sergipe, em 2024, o valor da tarifa foi mantido.

São Paulo, R$5: O valor da tarifa do ônibus da maior cidade da América Latina estava congelado em R$4,40 desde 2020, e agora passa para os R$5. Nos domingos e feriados, a passagem continua gratuita. A partir do seis de janeiro, os preços para acessar metrôs e trens também sobem, alcançando a casa dos R$5,20. 

Salvador, R$5,20: O preço atual da passagem na capital baiana surgiu após reajuste em novembro de 2023, afetando tanto os veículos convencionais quanto os do sistema BRT e STEC.

Boa Vista, R$ 5,50: A tarifa foi fixada em dezembro de 2023 e mantida em julho do ano passado, com o anúncio de subsídio tarifário para o transporte público.

Brasília, R$5,50: Valor válido para viagens longas, para região metropolitana da capital federal, e de metrô. Existem outras duas tarifas praticadas com valores de R$2,70 (circular interna) e R$3,80 (viagens curtas).

Belo Horizonte, R$5,75: O preço atual das passagens na capital mineira se deu após aumento de R$0,50 oficializado nesta quarta-feira, 1°. O aumento anterior tinha sido em 29 de dezembro de 2023. As tarifas praticadas se referem às linhas convencionais, enquanto existe o valor de R$2,75 para as linhas curtas. A tarifa zero segue valendo para as 12 linhas que circulam nas vilas e favelas da cidade. A tarifa original deveria ser de R$9,40, mas existe subsídio da administração municipal. 

Curitiba, R$6: Apesar de reajuste periódico previsto para todo 1° de março, o valor atual é mantido desde 2023.
Porto Velho, R$ 6: Valor é praticado quando o pagamento é em dinheiro. Para aqueles que usam o cartão ComCard, o preço vai para R$4,50. 

Florianópolis, R$ 6,90: A tarifa praticada na capital catarinense era R$ 6, mas, a partir da quarta-feira, 1°, passou a ser de R$6,90. O novo preço é para pagamento em dinheiro ou QRCode. Existem valores diferenciados para pagamento com cartões (R$ 5,75), vale-transporte (R$ 6,75) e cartão de turista (R$ 6,75).

Informações: Jornal Opção

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Prefeitura de Natal aumenta a passagem de ônibus para R$ 4,90

O reajuste passou a valer a partir no domingo (29). O decreto fixou o valor da passagem inteira em R$ 4,90, enquanto que a tarifa estudantil e social (somente em cartão) fica ao preço de R$ 2,45. Para as linhas de bairro, o preço da inteira vai a R$ 4,30, enquanto a meia custará R$ 2,15.

“Fazia um ano que não havia reajuste aqui. Nós estamos igualando agora o preço do transporte público da cidade de Natal a João Pessoa, que há mais de um ano já funciona a R$ 4,90. Então é uma questão que se não fosse feita, as empresas não teriam condições de funcionar”, disse o prefeito Álvaro Dias. O novo valor da tarifa foi aprovado na reunião do CMTMU com 18 votos a favor e sete contra, além de uma abstenção. O último reajuste havia ocorrido em novembro de 2023, quando a passagem saiu de R$ 3,90 para R$ 4,50.

Estiveram presentes 26 dos 34 membros do CMTMU, sendo 18 votos favoráveis, sete contrários e uma abstenção. O último reajuste foi em novembro de 2023, quando a passagem aumentou de R$ 3,90 para R$ 4,50. Com o aumento para R$ 4,90, Natal passa a ter a segunda tarifa mais cara entre as capitais do Nordeste, igualando João Pessoa e atrás somente de Salvador, que atualmente está em R$ 5,20. Em seguida aparecem Aracaju e Fortaleza com o valor de R$ 4,50. São Luís figura na sequência com a passagem no valor de R$ 4,20, e por fim, Recife com R$ 4,10.

Votaram a favor do reajuste tarifário do transporte público em Natal: Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur); Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra); Secretaria Municipal de Governo (SMG) ; Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas); Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semidh); Procon Natal; Detran; Fecomércio; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude); Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI); Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Natal (CMDM); Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn); Sindicato dos Transportes Alternativos (Sitoparn); Taxistas e Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Natal (Trancoop).

Já os que votaram contrários ao reajuste foram: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Câmara Municipal de Natal (representada pelo vereador Robson Carvalho); Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU); Grêmio Estudantil; Diretório Central dos Estudantes (DCE); Ciclistas e Motoristas por aplicativos. O Sindicato dos Motociclistas (Sindimoto) foi a única abstenção registrada na reunião.

Daliana Bandeira esclareceu os motivos por trás do reajuste na tarifa de transporte público, explicando que, anualmente, é feita uma recomposição dos custos que compõem a planilha tarifária. Segundo ela, ao atualizar os valores, chegou-se a uma tarifa técnica de R$ 5,14, que representa o valor necessário para remunerar adequadamente o sistema. No ano anterior, esse valor era de R$ 4,81. “Houve a necessidade dessa recomposição”, justificou a secretária. Como resultado, a tarifa curta, paga diretamente pelos usuários, será reajustada de R$ 4,50 para R$ 4,90.

Ela explicou que a atualização considera diversos fatores, como o preço do óleo diesel, pneus, lubrificantes e o reajuste salarial dos motoristas, que ocorre anualmente por meio de dissídio coletivo, normalmente no mês de maio. “Em maio deste ano já teve o dissídio coletivo dos motoristas”, ressaltou a titular da Secretaria de Mobilidade.

Informações: Tribuna do Norte

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