Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de SP inicia obras do primeiro BRT da cidade, que beneficiará 400 mil pessoas por dia

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

A Prefeitura de São Paulo deu início às obras do BRT Radial Leste - Trecho I. O novo corredor de ônibus se estenderá do Parque Dom Pedro II, na região central, até a Estação Penha do Metrô, na Zona Leste, com um investimento de R$ 385,9 milhões provenientes do FUNDURB. 

Com 9,8 km de extensão, o primeiro trecho do BRT Radial Leste vai conectar o Terminal Parque Dom Pedro II à Estação Penha, na Rua Professor Miguel Russiano. A nova infraestrutura permitirá mais agilidade nos trajetos, além de ampliar a capacidade de usuários transportados. A expectativa é de que o BRT beneficie cerca de 400 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem entre o Centro e a Zona Leste em até 50%. 

O contrato inclui também a construção da Sala de Apoio Operacional (Sala SAP) junto ao Terminal Parque Dom Pedro II, que será responsável pelo controle, operação e monitoramento de todo o corredor. 

A nova estrutura para transporte coletivo terá faixas exclusivas à esquerda em pavimento rígido, mais durável e adequado para o tráfego pesado de ônibus. Serão implantadas faixas de ultrapassagem nas paradas, passeios acessíveis, melhorias no sistema de iluminação, paisagismo e semáforos inteligentes, que aumentarão a velocidade operacional. Para melhorar a segurança e a estética urbana, as redes de energia elétrica e de telecomunicações serão enterradas. 

Ao longo de toda a extensão do BRT, será implantada uma ciclovia equipada com totens de segurança. Esses totens terão botões de alarme, câmeras de vídeo e um sistema de comunicação direta com as estações e a Central de Controle, permitindo acionamento imediato em caso de emergência. Além disso, haverá a implantação da faixa azul, garantindo maior segurança para motociclistas que utilizam as vias da região. 

Conexões 

O BRT Radial Leste I terá conexões diretas com estações do Metrô e da CPTM. Por meio de passarelas de pedestres, o novo corredor estará diretamente conectado às estações Belém, Tatuapé e Carrão. Para os ciclistas, além da ciclovia em toda a extensão do BRT, também será construída uma ciclopassarela junto ao Viaduto Pires do Rio.  

O BRT Radial Leste vai se integrar ao futuro BRT Aricanduva, que está em fase de licitação, criando uma malha de mobilidade ainda mais eficiente para os moradores da Zona Leste. 

Paradas Modernas e Sustentáveis 

Serão implantadas 12 estações de embarque e desembarque em cada sentido, projetadas para proporcionar conforto e eficiência aos usuários do transporte coletivo. As paradas terão portas automáticas sincronizadas com os ônibus, ar-condicionado e painéis de informação em tempo real sobre horários e eventuais interrupções no serviço. O pagamento da tarifa será feito antecipadamente nas paradas, agilizando o embarque. 

As plataformas serão acessíveis e terão altura de 28 cm, no mesmo nível do piso dos ônibus, facilitando o embarque e desembarque. O projeto foi desenvolvido para que todos os tipos de ônibus operados pela SPTrans possam atender as paradas do BRT. 

As paradas serão alimentadas por energia solar, gerada por painéis instalados em suas coberturas, contribuindo para a sustentabilidade do sistema.  

Sistema Inteligente de Transporte (ITS) 

A Prefeitura está investindo em tecnologia de ponta para otimizar o funcionamento do BRT Radial Leste. O projeto inclui a implantação de um Sistema Inteligente de Transporte (ITS), que permitirá o monitoramento contínuo dos ônibus, garantindo maior eficiência e pontualidade. O ITS também vai gerenciar o fluxo de tráfego, reduzindo o tempo de espera nas paradas e melhorando a fluidez na via. 

O sistema de monitoramento gerará dados em tempo real, que serão essenciais para decisões estratégicas e melhorias contínuas no serviço. Além disso, o sistema de câmeras com vídeo analítico garantirá a vigilância nas estações, contribuindo para a segurança dos passageiros e a prevenção de crimes, incluindo o combate ao assédio. As imagens serão compartilhadas com a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana e serão integradas ao programa Smart Sampa e ao Centro de Controle Operacional do BRT.  

Todos esses fatores contribuirão para o aprimoramento do desempenho e da eficiência da frota, promovendo uma mobilidade urbana mais ágil e levando mais qualidade de vida para a população.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Inovações Tecnológicas marcam o 1º Trem da Linha 17-Ouro

O primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo está totalmente montado e pronto para iniciar a fase de testes estáticos. Com capacidade para 616 passageiros, o trem traz uma grande inovação: um conjunto de baterias que lhe dá autonomia para percorrer 8 km com energia própria. “É como se fosse uma subestação ambulante. Temos 20 sistemas embarcados nesta composição”, explica Roberto Torres, gerente do empreendimento da Linha 17-Ouro.

A composição, que será movida por um sistema automático (UTO) e controlada por tecnologia de monitoramento e sinalização de ponta, promete maior eficiência, conforto e segurança. O trem possui sistema de sinalização e controle CBTC, que reduz o intervalo entre as composições.

A nova unidade traz o “estado da arte” em tecnologia metroferroviária: ar-condicionado, câmeras de vigilância, sistema de detecção de incêndio, iluminação LED, mapas dinâmicos, bancos ergonômicos, sistema de comunicação audiovisual, entre outros.

A segunda composição chegará ao Brasil ainda em 2024 e os demais 12 ao longo de 2025. Todos os trens da frota foram adquiridos junto à BYD Skyrail e foram exclusivamente produzidos para a nova linha de monotrilho.

A Linha 17-Ouro ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte, com previsão de operação em 2026 e capacidade para transportar 90 mil passageiros diariamente.

Informações: Metrô SP

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Curitiba renova frota com mais 95 ônibus Volvo B320R

Reconhecida por abrigar um dos melhores sistemas organizados de transporte urbano de passageiros do Brasil, Curitiba (PR) começa a receber as primeiras unidades de um lote de 95 novos ônibus Volvo B320R. Produzidos no complexo industrial da marca na capital paranaense, os chassis rodarão no sistema Ligeirinho, como são conhecidos os veículos nas cores prata ou cinza que trafegam em roteiros complementares das linhas expressas e interbairros, com embarque e desembarque em nível nas estações-tubo.

Os ônibus foram adquiridos pelas empresas Expresso Azul, Autoviação Redentor, Viação Cidade Sorriso, Transporte Coletivo Glória, Autoviação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade. O B320R é o chassi Padron da Volvo, com capacidade para até 80 pessoas, com 13,20 metros de comprimento. Encarroçados pela Caio e Marcopolo, os chassis deverão ser entregues em sua totalidade até o final do ano. As aquisições dão sequência à renovação da frota de Curitiba, que soma cerca de 1.100 veículos.

“Estamos orgulhosos de promover mais uma grande venda para operadores que atuam em Curitiba, a cidade que a Volvo escolheu para ser sua casa brasileira há quase 50 anos”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil. A capital do Paraná é considerada a origem do BRT, o sistema que utiliza ônibus em corredores exclusivos, com embarques em nível e bilhetagem pré-paga para dar mais agilidade ao transporte coletivo de passageiros. “Acompanhamos de perto as necessidades da Prefeitura, do órgão gestor do sistema e dos operadores. Estamos contentes pela cidade mais uma vez investir em ônibus novos, seguros e de alta qualidade”, destaca o executivo.

Silencioso e econômico

O B320R tem motor traseiro e é um chassi de grande conforto e baixo nível de ruído. Além disso, a versão urbana possui uma caixa de câmbio automática, que permite trocas de marcha muito suaves e um excelente custo operacional para as empresas.

Os novos ônibus de Curitiba são o mais recente lançamento da marca e estão chamando a atenção de transportadores de todo o País, em cidades como Ribeirão Preto, Brasília e Rio de Janeiro. “Os resultados mostram também um excelente consumo de combustível. Assim como nos modelos rodoviários, os chassis urbanos Euro 6 da Volvo têm alta eficiência energética”, observa Arabian.

O B320R tem o motor D8K Euro 6, de 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque. Ele contribui para uma operação silenciosa e confortável para os passageiros e melhor dirigibilidade para o motorista. O propulsor é bastante similar ao dos caminhões VM, o que confere ao ônibus uma posição ainda melhor no mercado, por causa da grande disponibilidade de peças nas concessionárias e profissionais altamente capacitados pela fábrica para manutenção.

“A venda dos chassis foi feita pela Nórdica, concessionária Volvo que atende a capital e parte do interior do Paraná”, explica Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo. Parte dos veículos teve financiamento viabilizado pelo Banco Volvo.

Informações; Volvo Group

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No DF, Quatro novas linhas de ônibus e mais horários de viagens para o Riacho Fundo II

Os usuários do transporte público coletivo do Riacho Fundo II terão mais horários de viagens diretas para a Rodoviária do Plano Piloto e também opções de fazer integração com outras linhas de ônibus, com o Metrô e com o BRT. Juntas, oferecem 22 viagens por dia, de segunda a sexta-feira.

“Estamos criando novas linhas com viagens em horários que atendem aos estudantes e trabalhadores dos condomínios, oferecendo várias opções de ida e volta e também de integração para facilitar os seus deslocamentos”, destacou o secretário titular da Semob, Zeno Gonçalves.

Segundo o secretário, além das novas linhas, os passageiros que preferem embarcar na DF-001 continuam tendo opções de utilizar os ônibus que vêm do Gama, Santa Maria, Recanto das Emas e Samambaia. “São 15 linhas que oferecem mais de 1.160 viagens por semana, inclusive aos sábados e domingos”, acrescentou.

As novas linhas vão atender, principalmente, as demandas dos moradores do condomínio Riacho 42. Os ajustes feitos pela Semob permitem aos passageiros fazerem integração no terminal do Riacho Fundo II, por meio da linha alimentadora 806.3 que terá 16 viagens por dia. E as novas linhas 870.3 / 881.3 e 882.3 farão viagens diretas para a Rodoviária do Plano Piloto, em horários de pico da manhã e da tarde.

A Semob também fez um ajuste no percurso da linha 0.806, oferecendo opções nas 19 viagens de ida para que os passageiros dos condomínios possam fazer integração no terminal do Riacho Fundo II, na Estação Furnas do Metrô em Samambaia, e na Estação Caub do BRT. Antes, os ônibus da linha 0.806 passavam por esses pontos de integração somente nas viagens de volta.

Confira as linhas

806.3 – Terminal Riacho Fundo II/ Parque do Riacho (Condomínio 42)
Linha circular (ida e volta) alimentadora que levará os passageiros para o terminal do Riacho Fundo II, onde poderão fazer integração com outras linhas de ônibus.
Tarifa: R$ 2,70
Dezesseis (16) viagens por dia, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:
7h – 7h33 – 9h05 – 10h05 – 13h22 – 13h46 – 14h30 – 15h – 15h48 – 16h32 – 17h27 – 18h01 – 19h10 – 20h25 – 21h29 – 22h41

870.3 – Riacho Fundo II (QS 18 – Parque do Riacho 42 – CAUB II) / Rodoviária do Plano Piloto (EPNB – Eixo)
Linha direta para a Rodoviária do Plano Piloto.
Tarifa: R$ 5,50
Quatro (4) viagens por dia, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:
Ida: 6h12 – 6h45
Volta: 17h52 – 18h40

881.3 – Riacho Fundo II (QS 18 – Parque do Riacho 42 – CAUB II) / Rodoviária do Plano Piloto (EPTG – SIG)
Linha direta para a Rodoviária do Plano Piloto.
Tarifa: R$ 5,50
Uma (1) viagem de ida por dia, de segunda a sexta-feira no horário de 6h10.

882.3 – Riacho Fundo II (QS 18 – Parque do Riacho 42 – CAUB II) / Rodoviária do Plano Piloto (EPNB – SIG)
Linha direta para a Rodoviária do Plano Piloto.
Tarifa: R$ 5,50
Uma (1) viagem de volta por dia, de segunda a sexta-feira, no horário de 17h50.

0.806 – CAUB I (BRT Sul- Estação CAUB I) / Riacho Fundo II (CAUB II) / Metrô (Estação Furnas)
Linha circular (ida e volta) alimentadora que permite aos passageiros fazerem integração no terminal do Riacho Fundo II, no Metrô e no BRT.

Não haverá alteração de horários, continua a mesma tabela horária das 19 viagens de ida e das 20 viagens de volta.

O Itinerário será alterado para passar na ida e na volta nos condomínios 42. Atualmente, os ônibus só passam pelos condomínios nas viagens de volta.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)

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Transporte público de Santos é renovado com 32 ônibus

Trinta e dois novos ônibus (30 do modelo convencional e dois micro-ônibus) foram incorporados ao serviço municipal de transporte coletivo de Santos, dentro do processo contínuo de renovação da frota, hoje composta por 224 coletivos.

Os novos carros foram fabricados com a tecnologia Euro 6, que reduz a emissão de poluentes e contribui para a melhoria da qualidade do ar. O número de coletivos em operação no sistema municipal com a tecnologia sobe de 1 para 33.

A renovação, com a substituição de veículos atualmente em operação pelos novos, também reduz a idade média da frota municipal de 4,17 anos para 3,26 anos, uma das mais baixas do País.

O aspecto foi destacado pelo secretário de Governo Fábio Ferraz, durante vistoria a 10 dos novos veículos, na área de estacionamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), na manhã desta quarta-feira (25).

“A média nacional é de pouco mais de 6 anos. Portanto, além de bastante moderna, a frota de Santos é muito nova, oferecendo bastante conforto à população”, disse ele, lembrando que 100% do transporte municipal têm Wi-Fi, acessibilidade e ar-condicionado.

Ferraz ressaltou ainda que a grande novidade dos carros entregues é a tecnologia Euro 6, que diminui em cerca de 97% o nível de resíduos dispensados no ar. E salientou outras tecnologias inovadoras já incorporadas ao transporte municipal como o aplicativo ‘Quando Tempo Falta’ e a biometria facial.

O presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, frisou que a renovação representa um grande avanço e se dá no momento em que a Cidade começa a ter os testes da segunda linha do VLT, veículo também não poluente. “Isso mostra a preocupação do Município com a questão da poluição ambiental e a qualidade de vida”.

Gonçalves ainda ponderou que o grande desafio agora, na questão da mobilidade, é compatibilizar o transporte municipal com o VLT. A tendência, com a operação da segunda linha do modal, é que dos 200 ônibus (municipais) em circulação na área urbana diariamente se reduza para 40 coletivos/dia. No sistema intermunicipal são 300 carros/dia, número que deve diminuir para 60 veículos/dia.

A expectativa de redução de circulação de até 100 veículos nas ruas da Cidade se deve a reformulação do sistema municipal, pois há trajetos que serão cobertos pelo VLT. Além disso, haverá a ampliação da integração com o sistema de ônibus.

Informações: Jornal da Orla

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Governo de Goiás inaugura três novas estações do Eixo Anhanguera

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Conforto, segurança e alta tecnologia estão presentes nas três estações do Eixo Anhanguera entregues pelo governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (23/10). “Além de manter a tarifa a R$ 4,30 por tantos anos, estamos avançando na qualidade do atendimento à população. Isso é algo inédito”, afirmou o governador ao conhecer a nova Estação Campinas, ao lado do Terminal da Praça A.

O vice-governador Daniel Vilela e o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, participaram do evento. Também foram inauguradas oficialmente hoje as Estações Jóquei Clube e Mercado Central, no Centro de Goiânia. Ainda, a Estação Palmito será entregue nos próximos dias.

O Governo de Goiás investiu R$ 8,4 milhões na reforma e modernização das três estruturas. Na segunda-feira (28/10), começam as obras das estações Anicuns, Botafogo e Iquego. A meta é concluir a revitalização de 19 estações e cinco terminais em 2025.

“Até o final do ano que vem, vamos entregar esse Eixo Anhanguera 100% reconstruído, essa é a grande verdade”, ressaltou Caiado.


Novas estações do Eixo Anhanguera já estão em funcionamento
O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, lembrou que, com as entregas de hoje, já são oito estações revitalizadas e em funcionamento – as demais são: Lago das Rosas, Universitária, Vila Bandeirante, Anhanguera e Hemocentro.

Na próxima segunda-feira (28/10) começam as obras nas Estações Iquego, Anicuns e Botafogo. “É uma mudança muito importante e merecedora para os usuários da região metropolitana de Goiânia”, disse ele.

As estruturas possuem acessibilidade, sinal wi-fi, torres para carregadores de celular e painéis informativos que sinalizam a previsão de tempo para chegada dos ônibus e itinerários. Por meio de um mapa, é possível visualizar a integração da rede de transporte coletivo.

As novas estações também possuem relógio artístico e interativo, além de catracas com padrão antivandalismo e um mini bicicletário.

Tecnológicas
Outras tecnologias encontradas nos locais são: sistema de áudio; duas portarias eletrônicas nas entradas com acessos internos e externos (onde o usuário pode acionar ajuda dos profissionais da RedeMob Consórcio em caso de qualquer dificuldade); monitores de led semelhantes aos dos aeroportos, trazendo entretenimento e informações de utilidade pública; e câmeras capazes de fazer reconhecimento facial.

O presidente da Metrobus, Francisco Caldas, ressaltou que a modernização do Eixo Anhanguera também passa pela troca de veículos.

“Neste momento, temos dois articulados elétricos modernos com ar-condicionado e vamos receber mais quatro até janeiro. Até outubro do ano que vem, serão 45 ônibus elétricos. Isso é extraordinário. Se contarmos com o BRT Norte-Sul, serão 65 elétricos”, calculou.

Nova RMTC
A reestruturação do Eixo Anhanguera integra o projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), iniciativa do Governo de Goiás que garante melhorias para o sistema do transporte público da Grande Goiânia. A ação terá investimento de R$ 1,7 bilhão até 2026, recursos provenientes do Governo de Goiás e das prefeituras envolvidas, em parceria com as concessionárias do serviço (Consórcio Redemob).

Informações: Governo de Goiás

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No Recife, Linhas passam por mudança de itinerários e paradas na Av. Dantas Barreto


O Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, informa que, em virtude da implantação do novo sistema de circulação de veículos no centro do Recife, no bairro de Santo Antônio, a partir do próximo sábado (26), serão realizadas mudanças de itinerários de linhas e pontos de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, na Av. Dantas Barreto, entre a Av. Guararapes e a Av. Nossa Senhora do Carmo.

Dezesseis linhas diurnas abaixo, deixam de trafegar pela pista Oeste e passam para a pista Leste da Av. Dantas Barreto, entre a Av. Guararapes e a Av. Nossa Senhora do Carmo.

• 044-MASSANGANA (BOA VISTA)
• 069-CONJUNTO CATAMARÃ
• 117-CIRCULAR – TI RECIFE/PCR (CABUGÁ) – Aos Domingos
• 168-TI TANCREDO NEVES (CDE. B. VISTA) – VIA PCR
• 229-MARCOS FREIRE (OPCIONAL)
• 331-TOTÓ (JARDIM PLANALTO)
• 414-TORRE
• 645-TI MACAXEIRA (AV. NORTE)
• 516-CASA AMARELA (TORRE / RECIFE ANTIGO)
• 313-SAN MARTIN (ABDIAS DE CARVALHO) VIA PCR
• 321-JARDIM SÃO PAULO (ABDIAS DE CARVALHO) – VIA PCR
• 411-PLAZA SHOPPING (CONDE DA BOA VISTA)
• 631-NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ)
• 1974-JARDIM ATLÂNTICO – VIA PCR
• 1994-CONJUNTO BEIRA MAR – VIA PCR
• 2441-TI CDU (CONDE DA BOA VISTA) – Via PCR

Essa mesma alteração também irá ocorrer para outras 18 linhas BACURAU, a seguir relacionadas.

• 322-JARDIM SÃO PAULO (BACURAU)
• 333-TOTÓ (BACURAU)
• 352-CURADO II (BACURAU)
• 362-CURADO IV (BACURAU)
• 533-CASA AMARELA (BACURAU)
• 613-MORRO DA CONCEIÇÃO (BACURAU)
• 626-BREJO (BACURAU)
• 744-DOIS UNIDOS (BACURAU)
• 745-ALTO JOSÉ BONIFÁCIO (BACURAU)
• 1928-MARANGUAPE I (BACURAU)
• 1936-MIRUEIRA (BACURAU)
• 1956-IGARASSU (BACURAU)
• 1957-CAETÉS I (BACURAU)
• 1985-RIO DOCE (BACURAU)
• 1995-PAU AMARELO (BACURAU)
• 2427-MONSENHOR FABRÍCIO (BACURAU)
• 2457-SÃO LOURENÇO (BACURAU)
• 2462-LOTEAMENTO SANTOS COSME E DAMIÃO (BACURAU)

Com essas modificações de itinerários, oito linhas terão seus pontos de embarque e desembarque de passageiros, modificados.

As linhas 044-MASSANGANA (BOA VISTA) e 069-CONJUNTO CATAMARÃ deixarão de atender o ponto no 180221, localizado na pista Oeste da Av. Dantas Barreto, em frente a Igreja de Santo Antônio, passando a atender o ponto no 180334 na Av. Guararapes, próximo à esquina com a Av. Dantas Barreto.

A linha 645-TI MACAXEIRA (AV. NORTE) também deixa de atender ao ponto no 180221 e passa para o ponto no 180287 na pista Leste da Av. Dantas Barreto, no lado oposto ao Banco do Brasil e próximo a EBRT N. Sra. do Carmo.

As linhas 117-CIRCULAR – TI RECIFE/PCR (CABUGÁ) – Aos Domingos, 168-TI TANCREDO NEVES (CDE. B. VISTA) – Via PCR, 331-TOTÓ (JARDIM PLANALTO) e 414-TORRE não irão mais atender ao ponto no 180222, na pista Oeste da Av. Dantas Barreto, em frente ao Banco Santander, e sim ao novo ponto no 180287, na pista Leste da Av. Dantas Barreto, no lado oposto ao Banco do Brasil e próximo a EBRT N. Sra. do Carmo.

Também deixa de atender ao ponto no 180222 a linha 229-MARCOS FREIRE (OPCIONAL), passando para o ponto no 180215, no canteiro central (pista Leste) da Av. Dantas Barreto, lado oposto à R. Marquês do Recife, antes da Av. Guararapes.

As linhas (13) que não constam nessa relação permanecem com seus itinerários e pontos de embarque e desembarque, que são:

• 014: BRASÍLIA (CONDE DA BOA VISTA) – VIA AGAMENON MAGALHÃES
• 018-BRASILIA TEIMOSA
• 121-VILA DA SUDENE – Via Rua do Príncipe
• 122-VILA DO IPSEP
• 212-JARDIM SÃO PAULO
• 242-PACHECO (FLORESTA)
• 243-VILA DOIS CARNEIROS – Via AGAMENON MAGALHÃES
• 4123-TRÊS CARNEIROS BAIXO (CAIS DE SANTA RITA)
• 4133-TRÊS CARNEIROS (CAIS DE SANTA RITA)
• 4137-UR-11 (CAIS DE SANTA RITA)
• 1921-OURO PRETO (JATOBÁ I)
• 1926-OURO PRETO (JATOBÁ II)
• 1981-TI RIO DOCE (CONDE DA BOA VISTA)

Todas essas modificações serão acompanhadas pelo CTM, e poderão ser ajustadas durante o decorrer da nova operação.

Em caso de dúvida, dar sugestão ou registrar reclamação, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do CTM, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagem de texto, áudio, foto ou vídeo, exclusivo para reclamação. A demanda também pode ser enviada à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511 e 3182.5518.

Informações: GRCT

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Campinas: Linhas BRT10 e BRT11 atendem Estação Capivari, a partir desta sexta-feira

Mais uma etapa da operação do Corredor BRT Ouro Verde será cumprida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), nesta sexta-feira (25/10), quando entra em funcionamento a Estação BRT Capivari, que fica na avenida Ruy Rodriguez. Ela passa a atender as linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova).

Agora, todas as estações do Corredor BRT Ouro Verde estarão operacionais. As próximas etapas envolvem a operação total dos terminais BRT Ouro Verde e Vida Nova, após a finalização das obras.
 
O acesso à estação é feito pelas catracas eletrônicas, por meio de Bilhete Único ou QR Code. As catracas PNE (pessoas com necessidades especiais) são voltadas para pessoas com mobilidade reduzida e idosos. A estação conta com dois módulos, um para cada sentido de circulação.
 
O espaço conta com estrutura metálica, pisos em granito, portas automáticas em vidro laminado e semáforos para orientação dos condutores dos ônibus. Os usuários contam com acessibilidade, lixeiras e bancos metálicos. Os painéis de informações receberam nova comunicação visual e faixas foram fixadas para orientar usuários sobre a utilização das travessias semaforizadas.
 
A pista expressa da avenida Ruy Rodriguez e a marginal (rua Joaquim Lacerda Coelho), no sentido bairro – Centro, receberam novos semáforos, com botoeiras, para travessia de pedestres.
 
Operação BRT10 e BRT11
O atendimento à Estação BRT Capivari não afeta a programação horária das linhas. A BRT10 parte do Terminal Ouro Verde e chega até o Terminal Central, passando pelos terminais Santa Lúcia, Campos Elíseos e Mercado, nove estações BRT (incluindo a Capivari) e pelo Corredor Central. Em dias úteis, tem partidas entre 4h40 e 0h (Terminal Ouro Verde) e entre 5h15 e 0h35 (Terminal Central), com intervalos de 10 minutos nos picos.  
 
A BRT11 parte do Terminal Vida Nova e segue até o Terminal Central, passando pelos terminais Santa Lúcia, Campos Elíseos e Mercado, por 10 estações e pelo Corredor Central. Em dias úteis, tem partidas entre 4h30 e 0h10 (Terminal Vida Nova) e entre 5h15 e 0h50 (Terminal Central), com intervalos de 11 minutos nos picos.  
 
Nada muda no atendimento realizado pelas linhas convencionais, que seguem realizando embarque e desembarque nos pontos localizados à direita da via. São elas: 116 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro), 118 (Terminal Ouro Verde), 119 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro), 125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi), 131 (Terminal Vida Nova), 132 e 133 (Vida Nova), 134 (Terminal Barão Geraldo), 136 (Terminal Vida Nova / Terminal Central), 142 (Jardim Santa Terezinha) e 199 (Vida Nova / Terminal Mercado I – Corujão).
 
Experimenta o BRT: orientações aos usuários
No primeiro dia de funcionamento da Estação BRT Capivari, nos horários de pico, educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec irão orientar usuários sobre a nova operação, entregando materiais informativos. Também irão indicar as formas seguras de acessar a estação, pelas travessias semaforizadas.

Informações: EMDEC

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