Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Mais 78 novos ônibus para renovação do transporte coletivo do Distrito Federal

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

O processo de renovação da frota do transporte público do DF dá mais um passo. Desta vez, 78 novos ônibus vão ser entregues à população que utiliza as linhas do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga (ao sul da avenida Hélio Prates) e Ceilândia. Os coletivos zero-quilômetro da Viação Marechal serão apresentados nesta quinta-feira (29), às 9h, na altura da Estação 102 Sul do Metrô.

Desde 2019, a frota de ônibus do sistema de transporte público do Distrito Federal passa por uma renovação, que ocorre para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos (ou dez, no caso dos articulados e padrons) em circulação | Foto: Divulgação/Semob-DF

Esses 78 coletivos recém-chegados possuem ar-condicionado e vêm equipados com motor Euro 6, são menos poluentes e possuem acessibilidade e elevador para acesso das pessoas com deficiência, com avanço tecnológico e conforto. Também contam com o validador V6, com funcionalidade EMV, que permite aos passageiros pagarem as passagens por meios eletrônicos (com uso de cartões de transporte e de débito e crédito).

“São ônibus que têm menos impacto em poluição, que atendem com mais qualidade, menos ruído, mais agilidade, mais regularidade. Com isso, a gente tem um transporte mais confortável, mais previsível e com um atendimento muito mais adequado às necessidades do usuário do nosso transporte” Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade

Ao todo, a Viação Marechal vai renovar 377 veículos. Para agosto, estava prevista a entrega de 55 veículos e a empresa conseguiu entregar mais ônibus. Agora, são 78 nesta primeira fase. A concessionária – que opera 144 linhas, com 464 coletivos – é responsável por cerca de 3,2 milhões de acessos todos os meses.

“Esses ônibus vão substituir aqueles que atingiram o limite de vida útil, proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

“São ônibus que têm menos impacto em poluição, que atendem com mais qualidade, menos ruído, mais agilidade, mais regularidade. Com isso, a gente tem um transporte mais confortável, mais previsível e com um atendimento muito mais adequado às necessidades do usuário do nosso transporte”, acrescenta.

Desde 2019, a frota de ônibus do sistema de transporte público do Distrito Federal passa por uma renovação, que ocorre para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos (ou dez, no caso dos articulados e padrons) em circulação. Do total de 3 mil ônibus, cerca de 2.700 já foram trocados. Com isso, a média de idade da frota do DF é de apenas três anos e meio.

*Com informações da Semob-DF

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Prefeitura de São Paulo autoriza início das obras do BRT Radial Leste

A Prefeitura de São Paulo por meio de publicação no Diário Oficial nesta quinta-feira (29), autorizou o começo das obras para a construção do Corredor de BRT na Radial Leste, partindo do Centro de São Paulo.

O valor investido no empreendimento foi de R$ 108,8 milhões para o Consórcio formado pelas empresas FSB Construção, Construtora Augusto Velloso e Zetta Infraestrutura, vencedora da licitação.

O trecho 1, compreende o percurso entre o Terminal Parque Dom Pedro II, até a Rua Professor Miguel Russiano, no bairro da Penha, percorrendo a Avenida Alcântara Machado, conhecida como Radial Leste, conforme mapa abaixo.

O prazo de execução da obra terá duração de 18 meses a contar deste mês de agosto, com o total de 9,8 Km de extensão, o BRT terá início no Terminal Parque Dom Pedro II por onde os ônibus circularão sobre o viaduto Nakashima, adentrará na Av. Alcântara Machado em nível e seguirá pela Rua Melo Freire até o entroncamento da Rua General Souza Neto com a Av. Conde de Frontim, após 200m da Av. Aricanduva e seu término na Rua Professor Miguel Russiano.

Segundo a prefeitura, a faixa exclusiva para os ônibus será localizada à esquerda da via, com pavimento em concreto e as paradas dos coletivos serão  elevadas ao mesmo nível da entrada dos ônibus e terão cobrança desembarcada, incluindo sistemas inteligentes, sistema de bilhetagem, porta automática e informação através de totens.

Além disso, um sistema semafórico inteligente será instalado para maior fluidez dos coletivos especialmente no horário de pico, com travessias e ciclovia ao longo do corredor até a ciclovia existente (metrô Tatuapé).

Para execução das obras do BRT Radial Leste (Trecho 1), o empreendimento foi dividido em três lotes. O lote 1, de aproximadamente 2.800 metros de extensão, vai do Terminal Parque Dom Pedro até a Rua Almirante Brasil; o lote 2, de 3.100 metros, vai da Rua Almirante Brasil até Rua Armando Gardenghi; e o lote 3, de 3.840 metros, vai da Rua Armando Gardenghi até Rua Professor Miguel Russiano.

Informações: Diário dos Trilhos

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Metrô da Bahia custará R$ 15 bilhões após o fim da concessão de 30 anos

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou que o metrô da Bahia custará R$ 15 bilhões após o fim da concessão de 30 anos. Para o gestor municipal, o governo do estado errou na "modelagem do negócio". Ele disse ainda que o custo do modal “daria para construir um BRT todo o ano”.

"Nada contra o metrô, mas não posso deixar de dizer isso. Sabe quanto o estado paga? Paga R$ 200 milhões por ano de passageiros que era para serem transportados, (e não são transportados). Era para estar transportando 639 mil, e está transportando 389 mil. São 250 mil passageiros a menos do que foi projetado”, afirmou.

A declaração do prefeito de Salvador foi feita na última segunda-feira (26), em entrevista à rádio Sociedade.

Bruno Reis declarou ainda que, até o final deste ano, o custo do metrô será de R$ 599 milhões aos cofres públicos estaduais. “O metrô é uma obra importante, mas, da mesma forma que a (Arena) Fonte Nova vai ser o estádio mais caro do mundo da Copa, o metrô de Salvador vai ser o metrô mais caro do mundo. Do jeito que vai, esse metrô vai chegar na casa de R$ 15 bilhões ao final de 30 anos da sua concessão se não for revisto”, continuou.

O metrô de Salvador é uma obra do governo do estado, operado pelo Grupo CCR, que é responsável pela construção, manutenção e operação do sistema metroviário entre a capital baiana e Lauro de Freitas durante período de 30 anos, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

“(Foi) um modelo de negócio completamente equivocado. Chamo a atenção do Tribunal de Contas do Estado e da União para rever isso que realmente está lesando o usuário”, finalizou o prefeito de Salvador.

Informações: Correio 24 Horas

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Linhas da EMTU de Taboão da Serra ganharão novos ônibus

Três linhas gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e operadas pela Viação Pirajuçara vão ganhar 20 novos ônibus para renovar a frota em Taboão da Serra, Embu das Artes e na capital paulista.

Os novos veículos terão acessibilidade por meio de elevadores, ar-condicionado, entradas USB para carregar celulares e vidros para reduzir efeitos de raios Ultravioleta (UV).

Atualmente, os ônibus estão na empresa em fase final de preparação e devem entrar em operação nos próximos dias.

Linhas atendidas
De acordo com informações, 10 ônibus possuem três portas do lado direito e irão atender as linhas 841 – Embu das Artes (Jd. Valo verde)/São Paulo (Metrô Vila Sônia) e 845 – Taboão da Serra (Condomínio João Cândido) / São Paulo (Metrô Campo Limpo).

Os outros 10 possuem cinco portas, sendo três do lado direito e duas do lado esquerdo para transitar por corredores exclusivos de ônibus. Eles irão atender a linha 078 – Embu das Artes (Pq. Pirajuçara) / São Paulo (Metrô Vila Sônia).

Informações: Gazeta SP


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Prefeitura de Londrina inaugura Centro de Inteligência Operacional para o transporte coletivo

A Prefeitura de  Londrina, por meio da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) inaugurou nesta quarta-feira (28), um moderno Centro de Inteligência Operacional, que servirá de suporte ao gerenciamento do transporte coletivo na cidade.

De acordo com o diretor-presidente da CMTU, Neto Almeida, o espaço possui diversas telas digitais que exibem em tempo real, informações de gestão e de operação, extraídas do sistema de transporte inteligente.

Através desse sistema, o usuário consegue identificar locais de embarque e desembarque, pontos de controle de passagem, definindo tempos de viagem e acesso as tabelas de horários, tudo através do celular mediante o aplicativo MOV Bus Time ou através do site mov1.com.br.

Segundo o diretor-presidente, o foco do sistema é gerar economia no serviço prestado e maior mobilidade urbana, e ressalta que um eventual aumento de tarifa, que ocorre todos os anos, não deve sofrer impacto mediante os custos do novo sistema.

Além disso, a implantação desse novo sistema, deve propor aos usuários ao longo dos próximos meses, um serviço de informações composto por painéis e sistema de áudio nos terminais com avisos de próxima parada durante os deslocamentos nos ônibus, algo semelhante ao praticado nas linhas de metrô de São Paulo e Rio de Janeiro.

O valor total do investimento da prefeitura é de 14 milhões de reais, valido por 15 anos de contrato.

O prédio está localizado no Parque Tecnológico Francisco Sciarra, no Jardim Lindoia, na zona leste da cidade, onde também funciona a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento de Londrina (CTD).

Informações: CBN

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Em SP, Linhas de ônibus terão desvios temporários no Jardim Paulistano a partir de sábado, 31


A SPTrans informa que, a partir das 8h de sábado (31), as linhas 8215/10 Jd. Paulistano – Pça. do Correio, 9047/10 Jd. Paulistano - Lapa e 9789/10 Jd. Paulistano – Metrô Barra Funda terão seus itinerários alterados devido à interferência viária na Rua Encruzilhada do Sul na região do Jd. Paulistano, na Zona Norte.

Confira as mudanças:

8215/10 Jd. Paulistano – Pça. do Correio
A linha deverá operar com o ponto  inicial na Rua Eurídice Bueno, junto com as linhas 847P/42 e 975A/10.

Ida: Rua Eurídice Bueno, Rua Parapuã, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Itaberaba, Rua Parapuã, Rua Diogo Canteros Garcia, Estr. do Sabão, Rua Eurídice Bueno.

9047/10 Jd. Paulistano - Lapa
Ida: normal até a Rua Aparecida do Tabuado, Rua Alberto Burity, Rua Rosalvo José da Silva, Rua Honorato das Neves, Rua Nelson Freire da Rosa, Rua Aurélio Brasil Ribeiro, Rua Eduardo Silva, Rua Raimundo Carneiro, Av. Manoel Bolivar, Rua Hélcio da Silva, Estrada Lázaro Amâncio de Barros, Rua Benedito Egídio Barbosa, Rua Jorge Pires Ramalho, Rua Bento Alves do Nascimento, Rua Almir Dehar, Rua Domingos Vega, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Rua Domingos Vega, Rua Almir Dehar, Rua Bento Alves do Nascimento, Rua Jorge Pires Ramalho, Rua Benedito Egídio Barbosa, Estrada Lázaro Amâncio de Barros, Rua Hélcio da Silva, Av. Manoel Bolivar, Rua Raimundo Carneiro, Rua Aurélio Brasil Ribeiro, Rua Leônidas Mormelo, Rua Rosalvo José da Silva, Rua Alberto Burity, Rua Aparecida do Taboado, prosseguindo normal.

9789/10 Jd. Paulistano – Metrô Barra Funda
Ida: Rua Aparecida do Tabuado, Rua Braço do Norte, Rua Uru, Rua Sítio D’Abadia, Rua Aparecida do Tabuado, Rua Alberto Burity, Rua Rosalvo José da Silva, Rua Honorato das Neves, Rua Nelson Freire da Rosa, Rua Aurélio Brasil Ribeiro, Rua Eduardo Silva, Rua Raimundo Carneiro, Av. Manoel Bolivar, Rua Hélcio da Silva, Estrada Lázaro Amâncio de Barros, Rua Benedito Egídio Barbosa, Rua Jorge Pires Ramalho, Rua Bento Alves do Nascimento, Rua Almir Dehar, Rua Domingos Vega, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Rua Domingos Vega, Rua Almir Dehar, Rua Bento Alves do Nascimento, Rua Jorge Pires Ramalho, Rua Benedito Egídio Barbosa, Estrada Lázaro Amâncio de Barros, Rua Hélcio da Silva, Av. Manoel Bolivar, Rua Raimundo Carneiro, Rua Aurélio Brasil Ribeiro, Rua Leônidas Mormelo, Rua Rosalvo José da Silva, Rua Alberto Burity, Rua Aparecida do Taboado.

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No Recife, Duas linhas opcionais de grande demanda podem ser suspensas

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Os usuários de ônibus da zona sul do Recife provavelmente não contarão mais com as linhas opcionais, pois devido a saída da Expresso Vera Cruz, as outras empresas que estão assumindo as linhas não se interessaram em assumir as únicas linhas opcionais o que causa bastante estranheza aos usuários, de fato, há situações que precisam ser esclarecidas por parte do Grade Recife Consórcio de Transporte referente a essas linhas estarem nessa situação, pois as mesmas são bastantes procuradas pela população com demandas acima do esperado e muitas vezes com usuários em pé acima do limite determinado, ora, estamos falando de linhas que tem tarifas de R$ 7,70. 

Mesmo sendo veículos rodoviários, as linhas 214 UR 02 Ibura opcional e UR 11 Opcional por exemplo conseguem transportar por dia mais de 3 mil usuários nas áreas do Ibura, UR's e Jordão tendo um público diário cativo, vale salientar que está linha por se tratar de ônibus rodoviário, tem sua tarifa hoje estipulada em R$ 7,70 e que recentemente o próprio Governo do Estado fez menção em aumentar por se tratar de um serviço mais qualificado e que contribui para atrair usuários ao sistema que hoje está totalmente defasado em suas redes incomplexas. 

Nelas, você pode embarcar com o cartão VEM Trabalhador, VEM Comum ou efetuar o pagamento da passagem diretamente com o motorista.

Essas linhas são um escape para muitos usuários que gostam de ir direto sem passar por baldeação e com o conforto que a linha oferece. Também pela mesma atender os principais pontos do centro da cidade, bem como a Av. Agamenon Magalhães.

Hoje o custo de um veículo rodoviário está em torno dos R$ 900mil, o que faz com que as empresas revejam essa operação, mas será apenas isso o não interesse das empresas, pois nas redes sociais as empresas estão sendo criticadas, pois esse serviço continua sendo operado há décadas em bairros nobres da zona sul. 

Essas linhas tenderam e buscaram outros públicos dando uma melhor qualidade de transporte o que possibilitou muitos usuários que tem carro a deixarem seus carros nas garagens por um sistema mais qualificado e acima de tudo com mais conforto.

É preciso que o CTM exerça seu papel de gestor do sistema em consultar outras empresas de fretamento e não apenas tomar uma decisão de suspender a operação e prejudicar os usuários que não tem nada a ver com tal situação.

Para o membro representante dos usuários Clayton Leal, é um absurdo essas linhas não serem absorvidas por outras empresas, além do mais, em saber que a empresa Vera Cruz que entregou as linhas está com vários ônibus bons nas garagens que poderiam ser operadas pelas outras empresas, o que não podemos aceitar é uma mera desculpa de que empresas foram convidas a operarem, na verdade elas deveriam ser obrigadas, como vai ficar os usuários? Estarei cobrando isso junto ao MPPE, pois foi dito em audiência que nenhuma linha seria prejudicada nos tramites de mudanças com a saída da Empresa Vera Cruz.

Blog Meu Transporte

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BRT começa a operar em Goiânia na próxima semana; veja linhas exclusivas

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Após uma série de adiamentos, o sistema do BRT Norte-Sul começa a operar em Goiânia no dia 31 de agosto, com as primeiras viagens previstas para às 4h30 da manhã, conforme informou a prefeitura da capital. O serviço contará com cinco linhas exclusivas que atravessam a cidade de ponta a ponta em 29,6 km, ligando o Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, até o Parque Atheneu, passando por importantes terminais como Cruzeiro, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque. Estarão integradas ao corredor BRT, 121 linhas continuadas do transporte público de Goiânia. 

Os últimos detalhes para início da operação e inauguração do serviço foram definidos em reunião na tarde desta quinta-feira (22/8) entre gestores do Paço e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte coletivo de alta capacidade que opera em corredores exclusivos, o que permite maior velocidade e, consequentemente, redução no tempo de deslocamento e mais conforto durante as viagens.
 
As cinco linhas exclusivas do BRT Norte-Sul são as seguintes: NS 1: T. Veiga Jardim - T. Paulo Garcia; NS 2: T. Veiga Jardim - T. Paulo Garcia - Semi-expresso; NS 3: Atheneu - T. Paulo Garcia; NS 4: T. Recanto do Bosque - Praça Cívica; NS 5: T. Recanto do Bosque - T. Paulo Garcia.
 
O ex-presidente da CMTC e consultor de implantação do sistema, Tarcísio Abreu, explica que as linhas foram estrategicamente planejadas para cobrir as regiões de maior demanda. “Dentro do projeto da Nova RMTC, fizemos o Novo Planejamento Operacional (NPO). Assim, foi redefinido todo um estudo de origem e destino dos passageiros que utilizam as linhas que agora irão compor o BRT Norte-Sul”, diz.
 
O consultor também deu detalhes sobre o planejamento das linhas exclusivas do BRT. “Utilizamos a nomenclatura de linhas NS (Norte-Sul) 1, 2, 3, 4 e 5, para remeter à nomenclatura de metrô. Cada linha dessa tem um objetivo de atendimento”, pontua. 
 
O presidente da CMTC, Murilo Ulhôa, destaca a importância da inauguração do BRT. “Estamos trabalhando em conjunto para entregar o BRT em operação no dia 31 de agosto. Tenho certeza de que essa inauguração vai ser um marco na história da nossa capital, porque é uma obra que nós estamos aguardando há muitos anos”, ressalta.
 
Estrutura
O corredor de 29,6 km, que intercepta o Eixo Anhanguera no centro da cidade, foi planejado para atender às regiões de maior demanda e será operado por 60 veículos de 14 metros, equipados com ar-condicionado e portas em ambos os lados. A nova frota, definida pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), inclui dez veículos elétricos do modelo Super Padron, 100% nacional, com ar-condicionado, carregador de celular e Wi-Fi. O sistema é estruturado no modelo tronco-alimentado da RMTC.
 
As linhas semiexpressas do BRT atenderão o tramo Sul e permitirão viagens mais rápidas, com uma velocidade média de 26 km/h, contra 22 km/h das linhas paradoras. Por exemplo, uma viagem entre o Terminal Veiga Jardim e o Terminal Paulo Garcia será 8 minutos mais rápida pela linha expressa NS2 em comparação com a NS1. A operação dessas linhas será otimizada para maior fluxo de passageiros, com retornos sem paradas no sentido de contrafluxo.
A frequência de serviço também será um diferencial. Nos horários de pico, os ônibus sairão do Terminal Veiga Jardim a cada 3 minutos, e a mesma frequência será mantida nos Terminais Cruzeiro e Isidória. No Terminal Paulo Garcia, a frequência será de 4 minutos, e no Terminal Recanto do Bosque, de 5 minutos. No Parque Atheneu, o intervalo será de 10 minutos. Esse planejamento visa atender à alta demanda de maneira rápida e eficiente, garantindo um ganho de tempo de viagem entre 30% e 40% em relação ao transporte convencional.
 
A expectativa é de que o BRT Norte-Sul atenda a cerca de 1,2 milhão de viagens por mês, percorrendo aproximadamente 500 mil km.
 
Modernização
A nova frota de veículos que vão operar no BRT Norte-Sul faz parte do investimento em modernização do transporte público, uma iniciativa financiada pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com outras prefeituras e o governo de Goiás, sem reajuste nas tarifas. 
 
A prefeitura da capital contribui com 41,2% do valor total, o que representa um aporte mensal de R$ 21,5 milhões. A obra do BRT Norte-Sul, a maior intervenção de mobilidade urbana da história de Goiânia, foi iniciada em 2015 e enfrentou paralisações em gestões anteriores, com previsão inicial de entrega para 2019. Agora, o novo sistema chega para transformar o transporte público, oferecendo mais eficiência e sustentabilidade, além de reduzir o tempo de deslocamento para a população. 
 
O sistema de informação presente nos terminais do BRT Norte-Sul, baseado no aplicativo SimRMTC, também se destaca pela modernidade. Com painéis eletrônicos, sinalização sonora e displays, os passageiros terão acesso a informações em tempo real para auxiliar no planejamento das viagens. 

Informações: A Redação

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