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Obras em ruas de Curitiba avançam para permitir a passagem do Ligeirão Leste-Oeste

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Estão em andamento no bairro Cajuru as obras de requalificação viária para modernizar, agilizar e tornar mais sustentável o transporte coletivo na cidade. As intervenções integram os lotes 4.1 e 4.2 do projeto do Ligeirão Leste-Oeste (BRT) e ocorrem na canaleta exclusiva dos ônibus, nas vias lentas e nas calçadas, totalizando 5.400 metros de melhorias desde a Avenida Prefeito Maurício Fruet até o Terminal Centenário.

As obras começaram em janeiro, na Avenida Maurício Fruet, no cruzamento com a Rua Professora Olga Balster, e estão avançando com serviços em diferentes fases pelas ruas Mercer Júnior, Engenheiro Costa Barros, Terminal Oficinas, Filipinas, Lourival Wendler, Ceilão, Nagib da Silva, Cap. Guilherme Bianco e Niterói (entre Ceilão e Costa Barros).

Frentes de obras
Atualmente, os trabalhos estão concentrados em duas frentes: a escavação da canaleta exclusiva na Rua Engenheiro Costa Barros e a pavimentação em concreto da Rua Ceilão. A readequação da Rua Ceilão acontece em 1 km da via, no trecho entre a Rua Engenheiro Benedito Mário da Silva e a Rua Niterói.

Para a implantação do novo pavimento, que substituirá o asfalto por concreto, é necessária a escavação de 1,2 metro de profundidade. Os serviços exigem o bloqueio total do tráfego, que acontece quadra a quadra.

Além da pista, a rua recebe serviços e drenagem e implantação de novas calçadas, planas e acessíveis seguindo o conceito o programa Caminhar Melhor.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a partir de um projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

"A partir das obras, estamos modernizando a infraestrutura para atender melhor à população e promover uma mobilidade mais ágil e sustentável", explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Para os moradores, a mudança na rotina, devido às obras, exige paciência, mas de acordo com o servente Luiz Miguel de Lima, 75 anos, ver a região transformada com as melhorias faz valer a pena. Ele mora há 37 anos na Rua Sinfonia, que cruza a Rua Capitão Guilherme Bianchi, e terá todo seu caminho requalificado. “Para nós é uma riqueza. Vai valorizar o imóvel, melhorar as calçadas, vai ficar bom pros moradores”, disse Lima.

Mudanças
A execução dos trabalhos exige mudanças no trânsito e nas linhas de ônibus que circulam pela região.

Bloqueios aos motoristas acontecem quadra a quadra durante a execução dos trabalhos de pavimentação. As estações-tubo precisam ser desativadas e os passageiros devem utilizar as paradas próximas. Por isso, a execução das intervenções acontece de forma escalonada. Enquanto uma estação é fechada, a da sequência permanece funcionando.

Nova etapa
Assim como foi feito com o Ligeirão Norte-Sul, no eixo das avenidas República Argentina e Winston Churchill, as obras do BRT Leste-Oeste são fundamentais para aumentar a eficiência do sistema de transporte público, reduzindo o tempo de viagem e oferecendo mais conforto e segurança aos usuários.

Para que isso aconteça, as melhorias estão ocorrendo na canaleta exclusiva do ônibus e no entorno das estações-tubo Antônio Meireles (que está tendo a pista alargada para permitir a ultrapassagem dos ônibus) e Cajuru. Também serão requalificados os entornos das estações Teófilo Otoni e Catulo da Paixão Cearense.

Além das melhorias em execução na canaleta exclusiva e na Rua Ceilão, em nova etapa de obras prevista para o próximo ano, também serão requalificadas as ruas Tailândia (entre Eng. Benedito Mário da Silva e Lourival Vendler); Lourival Vendler (entre Filipinas e Ceilão); Niterói (entre Ceilão e Eng. Costa Barros); e Filipinas (entre Sebastião Marcos Luiz e Eng. Benedito Mário da Silva). Nestes trechos, o asfalto será substituído por pavimento de concreto, haverá implantação de faixa exclusiva para ônibus, novas calçadas planas e acessíveis, nova rede de drenagem em alguns pontos.

Intervenções
Além da nova pavimentação em trechos da canaleta exclusiva e nas vias lentas, nos trechos no entorno das estações, as vias serão elevadas ao nível das calçadas, que serão feitas em paralelepípedo para induzir a redução da velocidade dos veículos e favorecer a segurança dos pedestres. Nas vias lentas, a manutenção do pavimento será feita com fresagem e recapeamento, e também serão implantadas novas calçadas, paisagismo e sinalização viária.

Os semáforos ao longo do trecho serão modernizados com a implantação de atuação sincronizada acionada pelos ônibus, aumentando a velocidade operacional e reduzindo o tempo de viagem.


Terminais
O projeto também prevê reformas nos terminais Vila Oficinas e Centenário. Em ambos, será realizada a troca dos pavimentos por concreto, correções geométricas em pistas e plataformas, substituições de coberturas, calçamento e paisagismo. O Terminal Centenário receberá ainda uma estação-tubo dupla para a operação simultânea de dois biarticulados.

Com a conclusão das obras, o trajeto do Ligeirão entre o Terminal de Pinhais e o CIC Norte será 23 minutos mais rápido, com apenas 11 paradas no percurso. O projeto inclui a readequação de 22,5 km de canaletas exclusivas, abrangendo cinco terminais e a revitalização de 34 estações-tubo.

Lotes 4.1 e 4.2
As obras dos lotes 4.1 e 4.2 fazem parte do Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do Ligeirão Leste-Oeste, financiado pelo NDB. No total, serão investidos US$ 75 milhões, além de contrapartidas do município, para a readequação de 22,5 km de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, entre Pinhais e o CIC Norte, em Curitiba. As intervenções incluem cinco terminais, incluindo o novo equipamento do Capão da Imbuia, e a revitalização de 34 estações-tubo.

Com o término da obra, Curitiba ganhará um inédito terminal, o CIC Norte, que será construído no local onde hoje está a estação-tubo CIC Norte.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Rodoviária do Rio terá vigilância por reconhecimento facial

A rodoviária do Rio de Janeiro, por onde passam cerca de 38 mil pessoas diariamente, vai contar com vigilância por reconhecimento facial. O monitoramento é uma parceria entre a Rodoviária do Rio S.A., concessionária que administra o terminal, e a Polícia Militar (PM) do estado.

Imagens geradas em tempo real por 45 câmeras que cobrem todos os espaços da rodoviária serão acompanhadas pelo sistema de reconhecimento da PM. Além de ser uma forma de identificar foragidos da Justiça, o compartilhamento de imagens permitirá o acompanhamento de qualquer movimentação suspeita no terminal.

“Além de localizarmos possíveis foragidos da Justiça, também teremos um monitoramento do espaço da rodoviária, o que nos dará maior celeridade diante de situações complexas, como a que tivemos em março deste ano”, explicou o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.

O secretário se refere ao caso em que um homem que tentava fugir do Rio sequestrou um ônibus com 16 passageiros e feriu dois com disparos de arma de fogo. A rodoviária precisou ficar fechada quatro horas e meia até o criminoso se render.
A diretora-geral da rodoviária, Roberta Faria, informou que o investimento da concessionária foi um trabalho integrado com a PM. Além do monitoramento por câmeras, a segurança nas instalações é feita por equipes de vigilância patrimonial e policiais militares que ficam em um ponto de atendimento do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (Bptur).

De acordo com a porta-voz da empresa, Beatriz Lima, esse número de 45 câmeras é inicial e pode ser aumentado.

Prisões por reconhecimento facial
Implantado no último réveillon, o sistema de reconhecimento facial da PM do Rio ajudou a efetuar 200 prisões. A marca foi atingida na última quinta-feira (20). Essa quantidade representa cerca de 10% de todos os mandados de prisão cumpridos pela PM no estado entre 1º de janeiro a 17 de junho.

Das 200 prisões, quase metade foi cumprimento de mandado por falta de pagamento de pensão alimentícia. Há prisões também de envolvidos em crimes como roubo (38), homicídio (10), feminicídio (3), tráfico de drogas (16), violência doméstica (3), furto (11) e estupro (2).

Sem detectores de metal
O episódio das duas pessoas baleadas no começo do ano chamou a atenção para a falta de detectores de metal na rodoviária. A Rodoviária do Rio S.A. informa que uma decisão do Ministério Público concluiu que há deficiência em relação à regulamentação da lei que determina a obrigatoriedade dos equipamentos, devido à impossibilidade jurídica da sua aplicação. A revista dos passageiros por parte de funcionários, “sem estarem investidos do necessário ‘poder de polícia’, como os nossos vigilantes patrimoniais, violaria direitos constitucionalmente previstos”.

A empresa alega ainda que a operacionalização de um sistema de detectores é complexa, pois trata-se de “transporte terrestre que não vai de ponto a ponto, ou seja, tem paradas antes do destino final”.

O terminal oferece mais de 188 linhas intermunicipais, interestaduais e internacionais operadas por 41 empresas de ônibus. São 75 plataformas com capacidade para operar 234 embarques ou desembarques por hora.

Edição: Graça Adjuto
Informações: Agência Brasil EBC

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BYD entrega seis ônibus 100% elétricos para Curitiba

A BYD (Build Your Dreams), a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, vai entregar seis ônibus 100% elétricos, modelo D9W, para a cidade de Curitiba, nesta quinta-feira (27). São os primeiros veículos elétricos piso baixo, totalmente acessíveis, que vão circular pela cidade. Os ônibus da BYD têm 13,2, metros de comprimento e são equipados com ar-condicionado. Os veículos, todos encarroçados pela Caio,  possuem ótimo desempenho na bateria, com autonomia para 250km, o que garante uma operação eficiente durante o dia.

Os ônibus elétricos representam um grande aliado para a redução de gases causadores do efeito estufa. As baterias da BYD são de ferro-lítio-fosfato e tem garantia total de 8 anos. Após a utilização nos veículos elas também podem ser usadas em sistemas de armazenamento de energia por mais 10 anos. A recarga total é feita em aproximadamente 2 horas.

 “A cidade de Curitiba mais uma vez dá um enorme passo para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população dando início à eletrificação da frota. Os ônibus da BYD foram aprovados em testes e os moradores da cidade vão contar com o que há de mais moderno, sustentável e com conforto”, afirma Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus da BYD.

Os ônibus  da BYD foram aprovados em Curitiba em testes sobre desempenho operacional, trafegabilidade, autonomia de bateria, acessibilidade, conforto, entre outros itens. O ônibus testado foi o articulado modelo D11B, que se mostrou econômico com consumo médio satisfatório e dentro dos parâmetros estabelecidos pela gerenciadora.

No quesito análise do consumo de bateria, o modelo  elétrico da BYD obteve ótima eficiência no desempenho ficando em primeiro lugar entre todos os modelos testados. Os testes também avaliaram os desgastes de pneus, quesito que a BYD também obteve ótimos resultados.

A BYD,  que tem se consolidado no mercado a partir da preocupação ambiental e foco em tecnologia sustentável, está presente em todos os continentes, com 90 mil ônibus elétricos circulando em mais de 300 cidades.

Cada ônibus elétrico BYD evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo.

Informações: BYD

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Prefeitura de Belém apresenta primeira leva de novos ônibus com wi-fi e ar condicionado


A Prefeitura de Belém recebe nesta quarta-feira, 26, a primeira leva dos 300 ônibus que serão entregues para a cidade com ar condicionado, internete wi-fi. São ônibus com três portas, adaptados para pessoas com deficiência, sendo movidos a diesel, tornando-o menos poluente. A apresentação vai ocorrer no terminal do BRT Mangueirão, na avenida Augusto Montenegro, às 10h.

Já estão em Belém 20 dos 300 veículos comprados pelo Setransbel com isenção fiscal concedidos pela Prefeitura de Belém e pelo Governo do Estado, resultado de um investimento de R$250 milhões e que devem começar a operar na cidade, em sua totalidade, até agosto deste ano. Os novos 300 ônibus representam 30% da frota de Belém e 23% da região metropolitana. 

Informações: Agência Belém

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Usuários aprovam BRT de Sorocaba e opinam sobre melhorias

O transporte público de Sorocaba atende diariamente 180 mil passageiros, dos quais aproximadamente 75 mil (41,67%) utilizam o Bus Rapid Transit (BRT). O sistema foi implementado na cidade em 2020, com o objetivo de deixar as viagens mais rápidas. Quatro anos após a sua instalação, os passageiros aprovam o BRT, mas também pedem algumas melhorias.

De acordo com a Urbes - Trânsito e Transportes, o número de usuários do sistema de transporte coletivo aumentou cerca de 16,27% desde a implantação do BRT. Em 2019, antes da pandemia, a média era de 3.780.854 passageiros transportados mensalmente, passando para 4.396.233 atualmente. No ano passado, de janeiro a maio, foram transportados 21.333.420 passageiros. No mesmo período deste ano o total subiu para 21.981.164 passageiros, ou seja, houve um aumento de 647.744 — 3,03% a mais.

Adilson Ferreira dos Santos, de 52 anos, mora na zona norte e utiliza o corredor Itavuvu todos os dias. O motorista gosta do sistema, acredita que, de fato, o trajeto é mais rápido, no entanto, gostaria de comprar a passagem também nas áreas de transferências. “Queria que vendesse aqui por perto, que a gente tivesse um acesso mais rápido, porque acabei de trocar um dinheiro ali na farmácia. Preciso ficar aqui esperando alguém chegar para ver se vende um passe para eu poder ir até o terminal”.

Já Roberval Coelho, de 60 anos, utiliza com frequência o corredor Oeste. O assistente administrativo mora no bairro Júlio de Mesquita Filho e embarca no terminal Ipiranga. Ele comenta que o BRT é mais confortável, porque cabe mais pessoas, mas pede melhorias na cobertura do terminal. “Eu estou satisfeito com o ônibus, só não estou satisfeito com o terminalzinho. Se chover com vento, vai dar problema, a turma daqui vai se molhar toda”.
Rute Soares de Lima, de 64 anos, também utiliza o terminal do Ipiranga. Ela conta que a viagem é realmente mais rápida, mas, no início, ela não precisava esperar por muito tempo o ônibus. Atualmente o tempo de espera é maior. “Tem vezes que é rápido, tem vezes que demora. Eu cheguei a ficar até uma hora no ponto. No começo era rápido, agora não está muito não”.

Tempo de viagem
Segundo a Prefeitura, uma das maiores vantagens do sistema BRT Sorocaba é que o passageiro consegue realizar deslocamentos mais rápidos e com previsibilidade, facilitando o seu o dia a dia. Um exemplo de redução do tempo é a Linha D200, que liga as zonas norte e sul. “Antes, a viagem do bairro Vitória Régia ao Campolim era superior a 80 minutos e agora é de 60 minutos; uma redução de, ao menos, 20 minutos de trajeto”, informa a municipalidade.

Além desta linha, o tempo médio nos principais trajetos são: Corredor Itavuvu (linha T140) - 32 minutos; Corredor Ipanema (linha T150) - 28 minutos; Corredor General Carneiro (linha T240) - 30 minutos; e Corredor General Osório (linha T250) - 28 minutos.

Questionada pelo Cruzeiro do Sul, a Urbes informa que a venda física de passagens pode ser realizada nos terminais de ônibus, nas Casas do Cidadão ou em postos autorizados. Também é possível a compra de passagens por meio do WhatsApp e usando os aplicativos Vai de Bus ou Cittamobi.

Quanto à cobertura do miniterminal do Jardim Ipiranga, a empresa municipal informa que solicitou a instalação do dispositivo ao BRT, “que está com projetos em desenvolvimento para a ampliação da área do ponto citado”.

A empresa BRT Sorocaba confirmou as informações da Urbes e destacou que, no Terminal Ipiranga, nos horários de pico, a frequência das linhas expressas é de uma partida a cada três minutos e para as linhas alimentadoras, de 10 a 20 minutos. Portanto, o tempo de espera é mínimo para a grande maioria dos usuários.

Informações: Jornal Cruzeiro

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Em Goiânia, Greve de motoristas de ônibus começa na sexta


O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Goiânia e Região Metropolitana (Sindcoletivo) promoveu no último domingo (23), uma assembleia junto aos motoristas de ônibus. A reunião dos trabalhadores a respeito da greve aconteceu em frente ao terminal Padre Pelágio, às 9h. 

O presidente do Sindcoletivo, Carlos Alberto, houve adesão da classe dos motoristas e a decisão pelo começo da greve foi aprovada. Então, a paralisação terá início na sexta-feira (28), às 00h.

A última proposta do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros de Goiânia (SET) prevê um reajuste de 4,5% no salário dos motoristas. A condição não foi aceita pelos trabalhadores.

O salário de um motorista de ônibus, atualmente, é por volta de R$2.830, com carga horária de 8 horas. Desse modo, os motoristas reivindicam por: Redução da carga horária diária; Redução do tempo de almoço; ⁠Salas de descanso; Melhores salas de refeições e Banheiros separadas das salas de refeição

Informações: O Hoje

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Câmara do Rio aprova regras para bicicletas elétricas em ciclovias

A circulação de bicicletas elétricas nas ciclovias e ciclofaixas do Rio passará a ser permitida apenas para veículos com pedal assistido e potência máxima de 350 watts. Essa é a determinação do Projeto de Lei 2647/23, aprovado em primeira discussão pela Câmara Municipal do Rio nesta terça-feira (25/06).

De acordo com o texto, ficam proibidas de circular nas ciclovias motonetas, ciclomotores e triciclos, conforme regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Assim, bicicletas elétricas com acelerador e sem pedal assistido estarão vetadas. Quem descumprir a regra poderá ser multado em R$ 1.000, valor que dobrará em caso de reincidência.

Segundo o projeto, serão permitidas nas ciclovias bicicletas elétricas com pedal assistido, sem acelerador manual, velocidade máxima de 25 km/h e potência de até 350 watts. Os veículos devem estar equipados com sinalização noturna e buzina. A circulação de equipamentos auxiliares de mobilidade para pessoas com deficiência e idosos também é permitida.

O autor do projeto, vereador Dr. Gilberto (SDD), explicou que a proposta é uma resposta ao veto do prefeito Eduardo Paes a um projeto anterior, mais rígido, que proibia qualquer tipo de bicicleta elétrica nas ciclovias. “Modificamos o projeto para permitir a circulação de bicicletas elétricas que funcionem com propulsão por pedal assistido. Também permitimos veículos que auxiliem a mobilidade de pessoas com necessidades especiais. Acredito que este projeto melhora a vida das pessoas que utilizam as ciclovias”, afirmou Dr. Gilberto.

A proposta ainda precisa passar por uma segunda votação na Câmara antes de seguir para sanção do prefeito. Durante essa fase, o projeto pode receber modificações por meio de emendas parlamentares.

Informações: Diário do Rio

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Prefeitura de São Paulo implanta 52 km de faixas exclusivas de ônibus e supera previsão do Programa de Metas

A Prefeitura de São Paulo entregou à população 52,66 quilômetros de novas faixas exclusivas desde o início da atual gestão, em 2021, e ultrapassou o índice previsto no Programa de Metas 2021-2024. Com o total de segmentos implantados, o objetivo estabelecido - 50 quilômetros de novas faixas exclusivas - foi superado em 5% em janeiro de 2024, quando foi implantada a faixa da Avenida das Cerejeiras, na Vila Maria, Zona Norte da cidade, com 2,4 quilômetros.   

Entre os meses de janeiro de 2023 e janeiro de 2024 foram implantados 20,52 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus em todas as regiões da cidade. E, desde o início da gestão, foram entregues as seguintes extensões, por região: 24,56 quilômetros na Zona Leste; 9,76 na Norte; 9,57 na Sul; 7,21 na Oeste e 1,56 no Centro. Com as novas faixas exclusivas de ônibus criadas desde 2021, a cidade de São Paulo atingiu a marca de 588 quilômetros desse tipo de infraestrutura.  

As faixas exclusivas para coletivos são um importante instrumento que permite a melhora da mobilidade urbana da capital e fazem parte do conjunto de ações da Prefeitura de São Paulo para trazer mais eficiência ao sistema de transporte público, com maior fluidez, redução dos tempos de viagem e regularidade das partidas programadas dos ônibus.   

O transporte coletivo municipal da cidade de São Paulo conta, diariamente, com a operação de cerca de 12 mil ônibus divididos 1,3 mil linhas e com uma média de 7 milhões de embarques de passageiros diariamente, o que caracteriza esse sistema como um dos maiores do mundo.  

Faixas entregues com linhas e passageiros beneficiados em 2023 e 2024: 
Em janeiro de 2023, foi entregue a faixa exclusiva de ônibus na Avenida Faria Lima, Zona Oeste, entre a Avenida Juscelino Kubitschek e Rua Elvira Ferraz, sentido Pinheiros, beneficiando cerca de 7 mil passageiros que utilizam oito linhas no local.  

Duas novas faixas exclusivas foram entregues em fevereiro de 2023, na Rua Jardim Tamoio seguindo por trecho da Avenida Nagib Farah Maluf, em ambos os sentidos, na região do Conjunto Residencial José Bonifácio, na Zona Leste. A estimativa é de que 6,7 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem nas oito linhas que passam pelo local.  

Na região do Jabaquara, Zona Sul, foram implantadas, em junho de 2023, faixas exclusivas de ônibus na Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, em trechos nos sentidos bairro e centro, favorecendo cerca de 13,5 mil passageiros que utilizam as 17 linhas de ônibus.  Ainda em junho, na Mooca, Zona Leste, foi entregue a faixa exclusiva na Avenida Adutora do Rio Claro, entre Rua Lavínia Ribeiro e Rua Juliano Moreira, por onde passam nove linhas.   

No mês de julho, houve a inauguração de mais cinco novas faixas exclusivas para ônibus em diferentes regiões da cidade, facilitando o deslocamento de aproximadamente 77 mil passageiros que usam as 57 linhas que têm itinerário pelas vias. No bairro da Penha, zona leste, foram duas faixas exclusivas: na Rua Henrique de Souza Queirós e na Rua Mário de Castro. Em Sapopemba, zona leste, a implantação ocorreu na Rua Francisco Manuel Beranger. Na Lapa, Zona Oeste, a faixa exclusiva foi entregue na Rua Quirino dos Santos. E no Ipiranga, Zona Sul, houve a entrega de faixas na Avenida Padre Arlindo Vieira em trechos nos sentidos centro e bairro.  

A Vila Maria, na Zona Norte, também recebeu novas faixas exclusivas em julho, em trechos das avenidas Professor Castro Júnior e Conceição, por onde trafegam 13 linhas de ônibus que atendem 19 mil passageiros diariamente. Na mesma região, também foram entregues faixas em ambos os sentidos da Avenida Araritaguaba, atendidas também por 13 linhas, entre as avenidas Guilherme Cotching e Das Cerejeiras. Ainda no mês de julho, entrou em operação a faixa exclusiva na Rua Capitão Avelino Carneiro, na Penha, Zona Leste.  

Em agosto, foi entregue a faixa da Rua Luís Seráphico Júnior, em Santo Amaro, zona sul, beneficiando 11 mil passageiros de 10 linhas de ônibus. No mesmo mês, ainda houve entregas de faixas na zona norte, na Rua Gabriel Piza, em Santana, com trecho atendido por 13 linhas que transportam 20,5 mil passageiros.  

Setembro foram iniciadas as operações de novas faixas exclusivas para coletivos na Avenida Nordestina, na Zona Leste, e na Rua Ribeiro Morais, na Zona Norte, facilitando o deslocamento de aproximadamente 34 mil passageiros. Na Rua Ribeiro de Moraes, na Freguesia do Ó, a faixa opera em trecho do sentido bairro, por onde 14 linhas trafegam. Já a faixa entregue na Av. Nordestina, em São Miguel, opera em trecho do sentido bairro, local em que passam quatro linhas de ônibus.  

O mês de outubro contou com entrega de faixas exclusivas de ônibus na Rua da Passagem Funda, em Guaianases, na Zona Leste; e nas ruas Gabriel Fauré e José Barros Magaldi, ambas no Jardim São Luís, na Zona Sul. Ao todo, 76 mil passageiros que utilizam os coletivos de 21 linhas que trafegam por esses locais passaram a contar com esse benefício.  

Em novembro, foi entregue nova faixa na Avenida Nossa Senhora do Ó, entre a Rua Silvano de Almeida e a Avenida Professor Celestino Bourroul, no Limão, Zona Norte, por onde trafegam 17 linhas de ônibus, facilitando o deslocamento de aproximadamente 20 mil passageiros.  

Em dezembro tiveram início as operações das faixas exclusivas na Rua São Caetano, região central, e na Avenida dos Tajurás, na Cidade Jardim, Zona Oeste, beneficiando cerca de 36 mil passageiros em 19 linhas. No dia 23, entraram em operação as faixas na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, em Pinheiros, e Serra de Bragança, no Tatuapé, atendendo aproximadamente 10 mil passageiros em sete linhas.   

Em 2024, o mês de janeiro contou com a inauguração da faixa da Avenida das Cerejeiras, entre as ruas Kobe e Dr. Edson de Melo, Vila Maria, na Zona Norte, beneficiando cerca de 22,3 mil passageiros com oito linhas.  

As faixas exclusivas foram implantadas pela Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Todas as entregas de faixas exclusivas de ônibus foram divulgadas nas ocasiões em que iniciaram sua operação. 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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