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Passagem de ônibus em Palmas poderá ser paga com sistema de aproximação do celular

quarta-feira, 26 de junho de 2024


Alguns ônibus de Palmas estão recebendo uma forma de pagamento de passagens diferente, que consiste na aproximação usando o celular. A novidade está em período de teste na Linha 180, que passa pela avenida NS-4.

De acordo com a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), a nova forma de pagamento é um projeto piloto, anunciado em portaria e o objetivo é facilitar o transporte dos usuários.
No período de teste, os passageiros que pegarem a linha tem a opção de pagar a passagem com desconto, pelo valor de R$ 3, com a função de pagamento por aproximação. Pelo valor ser promocional, não haverá integração entre as linhas, ou seja, para embarcar em outro veículo será preciso pagar novamente.

Atualmente, o usuário precisa ter um cartão específico para usar o transporte coletivo de Palmas, que precisam ser carregados em postos da ATCP.

Informações: g1 Tocantins

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Obra da Linha 6-Laranja de metrô avança com encontro de túneis na região da Brasilândia

O governador em exercício Felicio Ramuth fez visita técnica nesta segunda-feira (24) nas obras de construção da Linha 6-Laranja de metrô, o maior projeto de infraestrutura em execução na América Latina. O empreendimento avançou com o encontro dos túneis da futura Estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande, trecho que liga a linha de transporte à principal base de operação e controle do ramal metroviário.

“Mais uma etapa importante que vai garantir a chegada até o final de 2026 na estação Perdizes. São oito estações até Perdizes, e hoje aqui no Pátio Morro Grande, onde a gente interliga a primeira estação, a de Brasilândia”, afirmou Felicio. “E são uma série de obras voltadas ao metrô. Este mês tivemos autorizações importantes que vão permitir que o metrô chegue até o Jardim Ângela, outra linha até Guarulhos. Portanto, o nosso governador Tarcísio entende como prioridade a expansão do metrô e claro das nossas linhas da CPTM”, acrescentou.

A visita foi acompanhada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, executivos do consórcio Linha Uni, responsável pelas obras, e outras autoridades. O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo e conta com mais de R$ 18 bilhões em investimentos.

A rede de túneis entre a Estação Brasilândia e o Pátio Morro Grande é de 1.850 metros de extensão, 567 metros de passagem subterrânea de via e o restante do percurso em via singela. Sendo toda a linha acessada a partir do Pátio Morro Grande. “Essa obra é mais um compromisso do governo Tarcísio com a expansão da malha metroviária”, afirmou o secretário.

Com o avanço da obra, a construção da infraestrutura ferroviária do Pátio Morro Grande atinge 64,26%. Já foram instaladas 851 toneladas de estruturas metálicas na área de manutenção e estacionamento para os 22 trens que irão operar o ramal. O espaço possui mais de 213 mil m² – o equivalente a 26 campos de futebol.

Linha 6 – Laranja
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
SP nos Trilhos
O projeto da Linha 6 – Laranja faz parte do programa SP nos Trilhos, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo,e reúne projetos de transporte de cargas e passageiros por ferrovias. São mais de 40 projetos entre trens intercidades (TIC), veículo leve sobre trilho (VLT), trens urbanos e metrô. Ao todo, os projetos estão estimados em R$ 194 bilhões e mais de 1 mil km de extensão de trilhos.

Informações: Governo de São Paulo

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Tarifa Zero em São Caetano do Sul teve um aumento de 320% em usuários

Pioneiro no ABC, o Programa Tarifa Zero da Prefeitura de São Caetano do Sul completou seis meses em maio, alcançando o número de 72 mil passageiros diários, um aumento de 320% do número diário em relação ao período anterior à gratuidade nos ônibus municipais: antes do programa eram cerca de 22 mil passageiros diários. Nestes seis meses, mais de 8,7 milhões de passageiros foram transportados nas 10 linhas.

O Tarifa Zero não viu apenas o número de passageiros aumentar. O número de ônibus da concessionária rodando pela cidade também aumentou de 42 para 57, incluindo dois veículos da nova linha Circular Universitário. Em dezembro de 2023, houve a entrega de cinco novos veículos com wi-fi e ar condicionado, com tecnologia Euro 6, que emite menos poluentes.

“São Caetano atingiu uma estabilidade econômica que permitiu lançarmos um projeto desta envergadura, o qual impacta de forma muito positiva a mobilidade, o aspecto social, o meio ambiente e a economia da cidade, tanto para o empregador quanto para o empregado”, ressaltou o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior.
O Tarifa Zero está consolidado como um programa que abrange três pilares fundamentais, além, é claro, do incentivo à mobilidade urbana. O social, pois a gratuidade beneficia a todos, especialmente quem mais precisa; o econômico, desonerando a folha de pagamento das empresas, e o ambiental, porque reduz a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a poluição.

No entanto, um programa desse impacto requer ajustes permanentes, como esclareceu o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Diego Santo Vido Faria. “Por conta exatamente do dinamismo que um programa desse porte requer, devemos finalizar um estudo com uma consultoria sobre a necessidade de um possível remanejamento para podermos otimizar essas 10 linhas. Antes do Tarifa Zero, tínhamos uma linha comercial e agora temos uma linha mais dinâmica, com o objetivo de levar as pessoas a cada vez mais lugares, interligando a cidade com linhas troncais, por exemplo”, explicou Diego.

ITINERÁRIO
Os passageiros de São Caetano podem acompanhar pelo celular, tablet ou internet o horário de chegada dos ônibus, localização dos pontos e as linhas que atendem ao destino da rede municipal. O aplicativo CittaMobi para smartphones geolocaliza o usuário, mapeia os pontos de ônibus mais próximos a ele, detalha itinerários e mostra, em tempo real, quanto tempo falta para o ônibus chegar.

Desta forma, São Caetano disponibiliza aos usuários de transporte público municipal informações em tempo real sobre o horário de partida e chegada de ônibus. Este sistema está em operação em 100% das linhas e em 100% dos ônibus municipais que circulam em São Caetano do Sul. Para quem ainda não tem o aplicativo, existem três formas de baixá-lo: no site da Citamobi (www.citamobi.com.br), pelo Google Play (Cittamobi Acessibilidade – Apps no Google Play) ou pelo App Store (Cittamobi: Horários de Ônibus na App Store (apple.com)).

Informações: Prefeitura de São Caetano do Sul

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Trensurb reduz intervalo das viagens entre Canoas e Novo Hamburgo

A Trensurb reduziu de 20 para 18 minutos o intervalo das viagens no trecho entre as estações Novo Hamburgo e Mathias Velho, em Canoas. Esta janela entre as viagens valerá para os dois sentidos, em todos os dias de operação e durante todo o horário de funcionamento das estações, que é das 6h às 21h. O passe-livre, implementado no retorno das operações durante a enchente, segue válido. 

Usuários que precisam se deslocar entre Canoas e Porto Alegre devem utilizar o serviço de ônibus da empresa Transcal, que liga a Estação Mathias Velho ao Terminal Conceição, no centro de Porto Alegre. A tarifa dos ônibus é de R$ 6,85.

Após quase um mês sem circulação, a Trensurb iniciou em 30 de maio uma operação emergencial. Inicialmente, os intervalos entre trens eram de 35 minutos, com a necessidade de uma baldeação entre composições na estação Unisinos. Ao longo das últimas semanas, os intervalos diminuíram e a baldeação entre trens deixou de ser necessária. 

Segundo a Trensurb, a previsão para que a circulação entre as estações Canoas/La Salle e Farrapos, em Porto Alegre, seja retomada é de 150 dias. A demora se dá em razão da necessidade de substituir equipamentos importados, não disponíveis no Brasil à pronta-entrega. Já as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado só devem ser reabertas em 2025. Recentemente, a empresa concluiu a primeira etapa de limpeza destas estações. 

Informações: Diário Gaúcho

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BRT Sorocaba oferece infraestrutura de bicicletários nos terminais Vitória Régia, São Bento e Ipiranga

A intermodalidade é um cenário futuro necessário e possível para o equilíbrio do transporte nas grandes cidades. Em Sorocaba, utilizar a bicicleta e o ônibus para realizar trajetos já é uma realidade e o sistema BRT oferece facilidades que incentivam o acesso aos bicicletários dos terminais Vitória Régia, São Bento e Ipiranga.   

Segundo o Instituto Aromeiazero, organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes, quando a distância origem-destino é de até 7 km, a bicicleta é o meio mais eficiente e que oferece vantagens ao passageiro.

Entre os principais benefícios ao utilizar a bicicleta integrada ao ônibus, destacam-se:  a possibilidade de fazer viagens mais rápidas e com menos tempo, quem anda de bicicleta favorece a sua saúde e qualidade de vida e a bicicleta não polui e proporciona deslocamentos mais econômicos e ecológicos.
Em estudo recente feito pelo Instituto Aromeiazero junto com o BRT Sorocaba e o Cittamobi, identificou-se que 43,2% dos usuários do transporte coletivo fazem trajetos superiores a 7,5 km. Isso significa que este é um público potencial para a realização de um deslocamento intermodal, no qual uma parte pode ser feita de BRT e a outra de bicicleta, facilitando e otimizando o tempo de viagem.

“Moro há 3 km do terminal Ipiranga. Eu vou lá, deixo a bicicleta no bicicletário do terminal. Aí,  pego o BRT e vou até o centro da cidade onde trabalho. Na volta, faço a mesma coisa. O legal é que eu ando de bicicleta nas ruas calmas do meu bairro. Já nas avenidas com trânsito pesado, eu vou de BRT que é bem mais seguro”, destaca Letícia Marques, vendedora e usuário do transporte coletivo.

Atualmente, todos os terminais BRT possuem infraestrutura com bicicletário onde as bikes podem ser guardadas em ambiente confinado, monitorado por câmeras e com zeladoria. Quem chega até um desses terminais pode solicitar o acesso a um funcionário, colocar a sua bicicleta em encaixes com ganchos verticais e deixá-la travada no espaço. 

O bicicletário do terminal Vitória Régia oferece 32 vagas, do terminal São Bento são 25 e do Ipiranga 6. Todos os terminais são equipados com banheiros e bebedouros que dão suporte para que o passageiro possa trocar de roupa e se hidratar. No terminal Ipiranga, além de ter acesso seguro ao bicicletário, o “passageiro-ciclista” tem uma oficina mecânica para consertos rápidos e emergenciais com bomba de ar, chaves diversas e alguns itens para reparo.

A cidade de Sorocaba é um verdadeiro convite a pedalar. No total, são 125 km de infraestrutura cicloviária, sendo 110 km de ciclovias, 7 km de ciclofaixas e 8 km de ciclorrotas.

“Falar sobre a intermodalidade é refletir sobre o desenvolvimento sustentável das cidades. A bicicleta é uma ferramenta muito além do lazer que muitos imaginam, ela é transporte, é saúde e também é inclusão social. Ela é democrática e uma parceira da mobilidade. Quanto mais pessoas utilizarem a bicicleta integrada ao ônibus, melhor será. Poderemos ter um futuro com a visão no coletivo e pensando no bem-estar de todos. O sistema BRT Sorocaba incentiva para que mais pessoas embarquem nessa ideia”, finaliza Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba. 

Informações: Prefeitura de Sorocaba

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Prefeitura lança app para melhorar a mobilidade urbana de Belém

O Fórum Nacional de Mobilidade Urbana realizado de 19 a 21 de junho, em Belém, reuniu representantes de 17 estados e mais de 35 cidades brasileiras na discussão e troca de experiências sobre mobilidade, eletromobilidade, eleições, segurança veicular e educação no trânsito. Também foi espaço para a apresentação de soluções de mobilidade usando ferramentas tecnológicas. 

Em meio à exposição do painel da titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Valéria Borges, quando ela apresentou o sistema de transporte da cidade e os projetos visando à COP -30, foi lançado oficialmente na cidade o aplicativo Cittamobi, que permite aos usuários do transporte coletivo por ônibus de Belém contar efetivamente com uma ferramenta que vai incrementar a mobilidade urbana na capital paraense.

Aplicativo

O Cittamobi é um aplicativo de mobilidade que já chega a Belém com 145 mil downloads e 31 mil interações sobre pontos turísticos. A Prefeitura de Belém, por meio da Semob, em parceria com a empresa Cittamobi, lançou o aplicativo com informações sobre o sistema de transporte de Belém, como os horários programados de chegada dos ônibus e rotas de destino, entre outros serviços.

A diretora de produto, Emanuele Cassimiro, apresentou e lançou o aplicativo, que chega a Belém para qualificar e modernizar a relação passageiro e transporte público, bem como gestores e operadores de sistemas de transporte público coletivo, que passam a contar com a operação do aplicativo, que é conhecido nacionalmente.
“Com essa parceria, que objetiva ampliar os serviços e modernizar a mobilidade urbana, os usuários poderão acompanhar melhor os horários das linhas de ônibus, programar suas rotas de deslocamentos e destino. Assim os usuários conseguem programar melhor seu deslocamento, evitando contratempos e atrasos”, pontuou a superintendente da Semob, Ana Valéria Borges. 

“Belém será mais uma cidade brasileira a contar com o Cittamobi, que entregará para os passageiros do transporte público cada vez mais qualidade de vida, além de contribuir com o sistema de transporte público e a cidade como um todo. Com nosso aplicativo, os passageiros poderão fazer um planejamento de suas viagens e ter uma experiência de deslocamento nos ônibus mais qualificada. Assim, poderão ser cada vez mais estimulados a usar o transporte público”, destaca Emanuele Cassimiro.

Pontos turísticos 

A Cittamobi mapeou os principais pontos turísticos da cidade para incluir no aplicativo e, com isso,  o usuário tem acesso à localização dos pontos mais próximos. É uma experiência para que os usuários consigam viver a cidade, seja se deslocando a pé ou de ônibus. “Pensando nisso, a gente está entregando também a indicação dos pontos turísticos no aplicativo, onde o usuário também consegue saber o horário de funcionamento, para que consiga saber como chegar ao local usando o transporte público ou mesmo fazer o deslocamento a pé”, pontuou Emanuele Cassimiro. 

O projeto contou com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo (Belémtur). Segundo Emanuele, antes mesmo do lançamento, o aplicativo já contava mais de 31 mil interações turísticas. 

Cittamobi Acessibilidade

Além disso, o  aplicativo Cittamobi Acessibilidade, exclusivo para pessoas com deficiência visual, entrega autonomia de deslocamento. É um aplicativo desenvolvido com foco na experiência das pessoas com deficiência visual. Ele é todo criado em voice over, então a pessoa pode dizer para o aplicativo para onde quer se deslocar e o Cittamobi Acessibilidade vai indicar todas as informações necessárias até a pessoa chegar ao seu destino, sem precisar mexer no celular. Ele também funciona muito bem para deslocamentos a pé. 

"A dinâmica é viver a cidade. É também ter autonomia e independência, esse é o grande propósito da acessibilidade", finalizou a diretora de produto do Cittamobi.

Informações: Belém.com.br

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Mais de mil ônibus do DF já aceitam cartões de crédito e débito como forma de pagamento

Falta apenas uma semana para que os 2.900 ônibus do Distrito Federal comecem a adotar cartões de crédito ou débito como pagamento das passagens, além do BRB Mobilidade. Os novos validadores estão em fase de instalação nos coletivos. Até o momento, há aproximadamente mil veículos habilitados para aceitarem pagamentos com cartões e por aproximação. A previsão é que até 1º de julho todos os coletivos já estejam com os equipamentos habilitados.

Apesar de a novidade ainda ser pouco conhecida pelos usuários do transporte coletivo, os passageiros da linha 0.116, que corta a Asa Norte, aprovaram. “Isso é  maravilhoso. Eu não sabia que já estava valendo. Vai facilitar muito a vida do passageiro, que muitas vezes não tem dinheiro trocado. Com o celular também vai ser ótimo; se esquecer o cartão ou a carteira, tem como pagar por aproximação”, avaliou a gerente administrativa Rosângela Carneiro Luz, 58.

Já para a cobradora da Piracicabana Alcione da Silva, 48, o principal benefício da nova medida é a segurança que vai ganhar no trabalho: “Eu nunca sofri um assalto dentro do ônibus, mas sempre tinha medo. Agora os bandidos sabem que não temos dinheiro dentro do coletivo, então isso não vai ser mais um atrativo para eles, e a gente pode trabalhar mais tranquilo também. Eu já comecei a reparar que nos últimos dias o pagamento em espécie diminuiu bastante”.
A nova medida visa modernizar o Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC-DF), além de garantir mais segurança e transparência tanto aos usuários quanto aos prestadores de serviços. Segundo dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), em 2023, o pagamento da passagem com dinheiro em espécie representava um montante de R$ 278,5 milhões, o equivalente a 31% do total de acessos. 

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno José Andrade Gonçalves, o fim do pagamento das passagens em dinheiro será gradativo, conforme adesão dos usuários. “Até o final de junho, todos os ônibus já estarão com o novo sistema. O pagamento em dinheiro, por sua vez, será extinto aos poucos, começando pelas linhas em que esse método já é, usualmente, pouco utilizado pelos passageiros. A previsão é que até final do ano, o dinheiro em espécie não esteja mais em circulação nos coletivos”, detalhou o chefe da pasta.

Bilhetagem

Atualmente, existem seis tipos de cartões do Sistema de Bilhetagem: Mobilidade, Vale-Transporte, Estudantil, Especial, Criança e Sênior. Entre 15 de maio e o dia 20 deste mês, o BRB registrou 15,8 mil novos cartões Mobilidade no DF. 

Para recarregar, bem como solicitar um novo cartão, o Governo do Distrito Federal (GDF) dispõe de 128 postos de atendimento que aceitam o pagamento em dinheiro em espécie, cartões de crédito e débito e Pix. Os mais de 280 mil usuários do aplicativo BRB Mobilidade também podem adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app, e o valor fica disponível em, no máximo, cinco minutos.

O estudante e jovem aprendiz Israel Mota, 16, utiliza a linha 0.116 da Piracicabana todos os dias para ir ao trabalho. Normalmente, ele usa o vale-transporte, mas os novos métodos de pagamento trazem segurança para quando esquecer a carteira em casa. “Muito legal essa nova tecnologia. Quando eu não estiver com o meu cartão, sei que poderei pagar com cartão via aproximação, muito mais fácil e rápido também”, elogia o rapaz.

Integração

O pagamento de passagem com cartão bancário (débito ou crédito) não permite integração. Os cartões Mobilidade e Vale-Transporte são os que garantem ao passageiro fazer até três embarques no mesmo sentido, no prazo máximo de até três horas entre o primeiro e o último embarques. É possível, por exemplo, combinar uma parte do trajeto por meio de micro-ônibus, depois embarcar no metrô ou BRT e completar o percurso em outra linha de ônibus.

A integração pode ser feita em qualquer parada de ônibus, estações do metrô e nos terminais rodoviários. Atualmente, os ônibus do DF cobram passagens de R$ 5,50 (longa e metrô), R$ 3,80 (ligação de RAs) e R$ 2,70 (curta). Mas o valor máximo da passagem integrada para quem utiliza cartão de transporte é de R$ 5,50, mesmo que o passageiro utilize trajetos de diferentes preços.

Informações: Agência Brasília

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População de Boa Vista ganha 8 novos ônibus e aplicativo que acompanha veículos em tempo real

A população que utiliza o transporte público em Boa Vista agora conta com oito novos ônibus, modernos e equipados. Na tarde desta segunda-feira, dia 24, o prefeito Arthur Henrique entregou os veículos em solenidade no Parque do Rio Branco. Somado aos oito veículos entregues há dois meses, já são 16 novos ônibus integrados à frota da capital no primeiro semestre de 2024.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito destacou a modernidade e o conforto dos veículos. São ônibus acessíveis, permitindo que cadeirantes os utilizem sem dificuldades, graças aos elevadores. Eles também possuem carregadores para celulares.

“Esses novos veículos possuem sistemas de climatização muito mais avançados, proporcionando um conforto térmico superior, tudo pensado para garantir mais conforto às 23 mil pessoas que utilizam o transporte público de Boa Vista diariamente”, informou Arthur.
Ele também adiantou que os novos veículos serão inseridos nas rotas com maior demanda. “Eles vão entrar nas linhas mais procuradas e utilizadas pela população e nas maiores rotas, sempre visando o conforto de quem utiliza o transporte público”, detalhou.

App permite que população acompanhe ônibus em tempo real
Outra grande novidade apresentada durante a solenidade foi a adesão de Boa Vista ao aplicativo Bus2. Disponível para iPhone e Android, ao inserir a cidade em que a pessoa está, o app permite aos usuários acompanharem em tempo real a localização dos ônibus.

“O aplicativo informa em quantos minutos o ônibus estará chegando na parada mais próxima, evitando a necessidade de sair antes e ficar aguardando no ponto”, explicou Arthur Henrique. “Assim, o passageiro pode sair de casa sabendo exatamente quando o ônibus vai passar, entrar em um veículo climatizado e seguir para seu destino com maior comodidade”, completou.

O app Bus2, que já opera em diversas cidades do Brasil, além de permitir o acompanhamento em tempo real, também facilita a identificação das linhas de ônibus que chegarão mais rapidamente e apresenta todas as opções de rotas disponíveis.

Reconhecimento facial - A modernização do transporte público de Boa Vista não se limita apenas à frota de veículos. Recentemente, a Prefeitura implementou um sistema de reconhecimento facial nas catracas dos ônibus. Esta tecnologia visa aumentar a segurança dos passageiros, garantindo que apenas o dono do cartão consiga utilizá-lo, além de coibir fraudes e melhorar a eficiência do controle de embarque.

Novo sistema de bilhetagem eletrônica conta com reconhecimento facial
Recarga online - Outro avanço significativo é o novo sistema de bilhetagem eletrônica, que permite a recarga online dos cartões de transporte. Os usuários podem realizar recargas de forma prática e conveniente, utilizando ChatBot e formas digitais de pagamento, permitindo que os passageiros recarreguem seus cartões de qualquer lugar, a qualquer momento, sem a necessidade de se deslocarem até um ponto de recarga física.

Informações: Prefeitura de Boa Vista
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