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Prefeitura de SP quer transparência em pagamentos a empresas de ônibus

domingo, 21 de abril de 2024

A prefeitura de São Paulo publicou, na edição de terça-feira (16) do Diário Oficial, projeto de lei (PL) para o orçamento de 2025, que propõe discriminar os subsídios pagos às empresas de ônibus, mostrando o valor usado para cobrir despesas correntes, como gastos com combustível, e o de aquisição de capital, como compra de ônibus. Apesar de constar no orçamento de 2025, a proposta diz que a medida será válida retroativamente para 2024.

Questionada sobre a forma como são pagos os subsídios a essas empresas, a administração municipal respondeu, por meio de nota, que segue o disposto no Artigo 9º da Lei Federal 12.587/2012, nos artigos 11, VI, e Artigo 13 da Lei Municipal 13.241/2001, e no Artigo 18, Parágrafo único, do Decreto Municipal 58.200/2018.

“O subsídio, autorizado em lei federal, cumpre historicamente o papel de manter o sistema de transportes financeiramente equilibrado, mesmo quando as tarifas pagas pelos usuários não sejam suficientes para a cobertura total dos custos de operação do sistema. Dessa forma, evita-se a precarização do serviço ou o encarecimento da tarifa aos usuários, o que terminaria por desincentivar o uso do transporte público”, diz a nota.

Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal da Fazenda estuda, de forma permanente, oportunidades de melhoria das informações contábeis e orçamentárias produzidas no âmbito municipal, de maneira a atender à legislação nacional, além de aumentar o grau de utilidade da informação contábil disponível.

A proposta apresentada no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025, com aplicação já em 2024, já vinha sendo estudada pela Secretaria da Fazenda em um contexto de aumento das despesas orçamentárias com o subsídio à tarifa de ônibus, em linha com a política pública municipal de estímulo ao transporte público. A medida reflete o empenho permanente da prefeitura para aumentar a transparência sobre o gasto público, seja na área de transportes ou em qualquer outra política pública municipal, acrescenta nota.

Fim da Linha
A medida vem depois da Operação Fim da Linha, do Ministério Público de São Paulo (MPSP), deflagrada para desbaratar um esquema de lavagem de recursos obtidos de forma ilícita pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Foram presos diretores de duas empresas de ônibus que operam na cidade de São Paulo: Transwolff e Upbus.

Responsáveis pelo transporte de cerca de 650 mil passageiros por dia e proprietárias de 1.365 ônibus, as duas companhias receberam R$ 800 milhões da prefeitura de São Paulo em 2023. Logo em seguida à operação, a prefeitura anunciou que assumiria a operação das linhas de ônibus das duas empresas, que atuam, respectivamente, nas zonas sul e leste paulistana.

A Justiça deferiu 52 mandados de busca domiciliar, quatro de prisão e cinco medidas cautelares. No entanto, a operação resultou na prisão de nove pessoas, três delas em flagrante, e na apreensão de 11 armas, 813 munições diversas, R$ 161 mil, computadores, HDs e pen drives, assim como dólares e barras de ouro. Além disso, as investigações levaram ao bloqueio de R$ 596 milhões, determinado pela Justiça. Veículos, lanchas e motos aquáticas também estão entre os itens que foram apreendidos durante a operação, bem como um helicóptero usado quando foram mortos dois líderes de facções criminosas.

O MPSP denunciou, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), 26 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão e apropriação indébita relacionados à operação.

Nesta quarta-feira (17), a Justiça de São Paulo aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público e transformou 19 alvos da Operação Fim da Linha em réus.

Caixa-preta
Na avaliação do urbanista e diretor do Instituto Pólis, Rodrigo Iacovini, a medida da prefeitura parece ser uma resposta da administração ao Ministério Público de São Paulo, mas é interessante, porque durante muito tempo, e não só em São Paulo, o gasto de recursos públicos para o sistema de transporte coletivo é uma grande caixa-preta.

“Não temos transparência do uso dos recursos, não sabemos como são usados, nem como deveriam ser empregados para garantir maior qualidade e atendimento que vai contemplar a universalização do transporte coletivo”, ressaltou Iacovini. Ele acrescentou que não se sabe que tipo de transporte está sendo financiado e qual é a real margem de lucro das empresas.

Iacovini lembrou que a população já venceu diversas batalhas na busca de um transporte público mais justo e adequado e que, em muitas ocasiões, a administração pública travou embates com grupos responsáveis pelo serviço.

“Nós vemos que a atuação de grupos criminais estava presente desde o início dos anos 2000 e muito provavelmente desde os anos 90 e 80. Isso já é um indício de que o fenômeno que vemos agora não é novo. Quem é especialista e acompanha o tema sabe que a máfia do transporte existe há muitas décadas aqui no Brasil e em São Paulo”, afirmou.

Para o urbanista, o sistema de remuneração do transporte público precisa ser totalmente revisto e repensado, não só em São Paulo, com o governo federal entrando na questão. Tem que entrar também nessa cotização dos sistemas de transporte.

“Temos que rumar em direção à tarifa zero, porque transporte público coletivo é essencial para mobilidade como direito humano. Se houvesse a tarifa zero, como vem sendo proposto pela população e reivindicado pela sociedade civil, minimizaria muito esse problema que vem sendo detectado: a atuação de grupos criminosos e remuneração excessiva do sistema para essas empresas”, finalizou Iacovini.

Informações: Agencia Brasil EBC

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Grande Aracaju recebe 10 novos ônibus para fortalecer o transporte coletivo da região

Na última quarta-feira (17), o Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju, que engloba as cidades de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, promoveu uma iniciativa que beneficia os usuários do transporte coletivo da região. A ação consistiu na entrega de 10 novos ônibus para ampliar a frota das diversas linhas, doados pela Viação Atalaia, empresa atuante no setor.

Essa ação foi possível graças ao subsídio concedido pelo governo do estado, por meio da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível utilizado no transporte público da região metropolitana.

"Estou muito satisfeito com a entrega desses ônibus, mas é fundamental ressaltar que ainda temos um longo caminho a percorrer para que uma transformação efetiva realmente se concretize. Seguimos trabalhando e reivindicando junto ao consórcio, para que medidas urgentes sejam tomadas com relação aos ônibus da empresa Progresso, na rodovia João Bebe Água. A população paga por um serviço e não pode mais esperar", reivindicou o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana. 

Na ocasião, o prefeito enfatizou a importância do consórcio e do empenho de todos os envolvidos para avançar em direção a essa melhoria tão necessária. “Na minha visão, o consórcio é a solução mais eficaz para o grave problema do transporte coletivo que enfrentamos há anos. Estou otimista e feliz, pois acredito que, com a próxima licitação, alcançaremos um sistema novo, mais seguro e de melhor qualidade para nossa população”, avaliou Marcos Santana. 

O governador do estado, Fábio Mitidieri, destacou a importância do subsídio concedido, que possibilitou a entrega dos novos veículos nesta terça-feira. Ele informou que as outras empresas que atuam no sistema de transporte coletivo também estão planejadas para fornecer novos veículos, conforme estipulado em um decreto no qual o governo renuncia a R$10 milhões em recursos para viabilizar essa renovação.

“O transporte público é uma responsabilidade tanto dos municípios quanto do estado. E, com a isenção do ICMS sobre os combustíveis, conseguimos viabilizar a renovação da frota, com o objetivo de atender às necessidades da população que depende do transporte coletivo diariamente. Hoje, recebemos 10 novos ônibus da Viação Atalaia e agradeço pelo compromisso em cumprir o acordado. Esperamos que as demais empresas sigam o mesmo caminho, pois este é o compromisso que estabelecemos. Estamos empenhados em melhorar continuamente o transporte público e renovar a frota. A licitação está próxima e teremos uma reunião em breve para avançar o mais rápido possível, pois a população merece”, afirmou o governador Fábio Mitidieri. 

Informações: Governo de Sergipe

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No Recife, Expresso Vera Cruz começa sua renovação com ônibus climatizados

A Vera Cruz, empresa de ônibus que opera na Região Metropolitana do Recife (RMR), anunciou a entrada de nove novos veículos em sua frota a partir deste sábado (20). A medida vem, portanto, após um investimento de R$ 7,85 milhões, como parte de um acordo feito com o Grande Recife Consórcio de Transportes.

Além da aquisição dos novos veículos, a empresa também usou parte do investimento para a manutenção dos ônibus danificados. Então, as ações acontecem para cumprir o acordo que a empresa assinou perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Após a assinatura, no último dia 2, 60 carros já passaram por manutenção.

Contudo, a empresa chegou a enviar um ofício ao Grande Recife Consórcio, em março deste ano, entregando suas linhas. A alegação era de que não havia mais condições de manter a circulação dos transportes por questões financeiras e logísticas. Uma das críticas se tratava do déficit contínuo, desde a implantação da linha Sul do Metrô e dos terminais integrados (TI) em diversos municípios da RMR.

Os novos veículos vão operar nas linhas que já fazem parte da empresa, junto aos 170 ônibus que já circulam pela RMR, do Recife até o município de Ipojuca.

Novos veículos possuem plataforma de acessibilidade
Uma das novidades que os novos ônibus possuem é uma plataforma elevatória de acessibilidade. O equipamento substitui os tradicionais elevadores (PEV). A medida via diminuir os índices de quebra, devido ao peso total dos passageiros sobre o equipamento. As plataformas elevatórias só são acionadas sob demanda, o que torna desnecessária, por exemplo, a existência da porta do meio nos novos veículos.

Informações: Leia Já

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Em SP, Ramal de monotrilho recebeu em média 132 mil usuários em dias úteis em março

Ainda distante das condições ideias, a Linha 15-Prata voltou a atingir um patamar inédito de demanda em março. Segundo dados do Metrô, o ramal de monotrilho teve uma média de usuários em dias úteis de 132 mil pessoas.

O número superou o mês de novembro de 2023, antigo recorde da linha, quando passaram por ela 130 mil usuários por dia.

O total de passageiros transportados no mês, no entanto, ficou abaixo de agosto do ano passado, quando a Linha 15 recebeu 3,26 milhões de pessoas – em março foram 3,17 milhões.

Trens necessários
O ramal ainda carece de aprimoramentos como a entrada em operação de um novo aparelho de mudança de via após Vila Prudente, que está pronto há muito tempo, mas não foi ativado pelo Metrô.

A frota é outro gargalo. Embora tenham sido recebidos 27 trens Innovia 300, dois deles estariam inutilizadas após um choque em 2019.

Dos 25 restantes, entende-se que alguns estejam fora de serviço em virtude de serviços de manutenção. A companhia pretende terceirizar os cuidados da frota, porém, a licitação tem sido postergada.

A expectativa é que os primeiros trens de uma segunda encomenda de 19 unidades que estão fabricadas na China possam chegar em breve e ajudar a reduzir o intervalo na linha.

Processo judicial do consórcio para não pagar multa
E há o eterno mistério do sistema de sinalização fornecido pela Bombardier e hoje nas mãos da Alstom, que passa por constantes revisões, além de problemas nas vias, responsabilidade do Consórcio Expresso Monotrilho Leste.

Em 2019, por exemplo, o Metrô abriu um processo administrativo em que cobra uma multa de R$ 2,17 milhões das empresas Coesa Álya referente à “problemas e falhas crônicas dos Finger Plates”.

Tratam-se das seções que unem as vigas-trilho e que têm apresentado um desgaste incomum, exigindo reparos.

Embora aberto há mais de cinco anos, o processo está parado em razão de uma ação judicial movida pelas empresas contratadas, que não querem pagar o valor.

Enquanto essa situação não é resolvida, a Linha 15-Prata se expande e deverá ganhar mais três estações nos próximos anos. Faltarão ainda quatro paradas para o projeto ser concluído e chegar ao Hospital Cidade Tiradentes.

Até lá, haverá tempo para que o monotrilho da Zona Leste possa comprovar que tem capacidade para atender quase 500 mil pessoas por dia.

Informações: Metrô CPTM

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Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita após obra em ponte

Os trens da Grande João Pessoa voltam a trafegar normalmente entre as estações de Cabedelo e Santa Rita a partir de segunda-feira (22). Durante duas semanas a circulação entre as duas pontas da malha ferroviária da região ficou interrompida por conta da obra de recuperação estrutural de uma ponte sobre o Rio Sanhauá.

Durante o período da obra as viagens estavam acontecendo apenas entre a estações do Alto do Mateus, na capital, e Cabedelo, entre Santa Rita e Bayeux.

Os trens voltam a cumprir a grade horária na sua totalidade, iniciando a operação comercial às 04h52 e encerrando as 19h51. O preço único da passagem é de R$ 2,50.

De acordo com a CBTU, a ponte apresentava problemas estruturais causados pela ação do tempo.

Os serviços de recuperação da ponte sobre o rio Sanhauá foram iniciados em outubro do ano passado e também contemplam a ponte metálica nas proximidades do Porto do Capim, na Capital, e a Ponte sobre o Rio Jaguaribe, em Salina Ribamar, em Cabedelo.




Informações: Jornal da Paraíba

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Grande Recife reforça linhas de ônibus em decorrência da paralisação do metrô linha sul

quinta-feira, 18 de abril de 2024

O Governo do Estado, por meio do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, informa que por volta das 05h de hoje (18), foi acionado pela área operacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, pelo motivo da interrupção da operação do metrô na linha sul. Em virtude do exposto, o CTM acionou o plano de contingência para o deslocamento dos usuários, ativando linha emergencial e reforçando outras linhas, inclusive com ampliação de itinerário.

Conforme informou o Coordenador de Operações, Mário Sérgio Cornélio, foi ativada a linha emergencial 231 – TI Cajueiro Seco / TI Aeroporto e reforçada as linhas 185 – TI Cabo, 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol), 181 – Cabo (COHAB) / TI Cajueiro Seco e 115 – TI Aeroporto / TI Afogados, que além do reforço, teve seu itinerário prolongado até o Cais de Santa Rita. “Reforçamos também a linha 200 – TI Jaboatão (Parador) na linha Centro do metrô, que por está operando em via singela, causou uma procura maior dos usuários pelo serviço dos ônibus a partir do TI Jaboatão”, destacou.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT


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No Rio, Mais três novas linhas de ônibus começam a circular na cidade

Mais três linhas de ônibus começaram a operar nas zonas Oeste e Norte do Rio, segundo a Secretaria Municipal de Transportes. As novas linhas são: 737  (Santíssimo – Cascadura), 791  (Padre Miguel – Terminal Deodoro) e 909  (Irajá – Conjunto IAPC).

Com essas novidades, são mais de 160 serviços de ônibus retomados ou criados na cidade, desde o dia 1º de junho de 2022, quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre o Município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual. O plano operacional tem como objetivo regularizar, de forma gradual, o serviço de ônibus para atender todas as regiões da cidade.

Conforme foi estabelecido no acordo judicial, além da receita da tarifa paga pelos passageiros de R$ 4,30, os consórcios recebem um valor adicional pelo serviço efetivamente prestado com base no quilômetro rodado. A prefeitura atesta a quilometragem rodada por meio de GPS.

Plano operacional das linhas:

737  (Santíssimo – Cascadura)

Itinerário:

Estação de Santíssimo
Estrada do Taquaral
Vila Aliança (Rua do Desenhista)
Calçadão de Bangu
Praça das Juras
Estrada da Água Branca
BRT Magalhães Bastos
Terminal Deodoro
Metrô Coelho Neto
Metrô Colégio
Rocha Miranda
Mercadão de Madureira
Estação de Madureira

De acordo com o planejamento atual, a linha deve cumprir 38 viagens diárias.

791  (Padre Miguel – Terminal Deodoro)

Itinerário:

Barata
Parque Realengo/Jornalista Susana Naspolini
Periquito
Piraquara
Estação Realengo
IAPI de Realengo
Batan

De acordo com o planejamento atual, a linha deve cumprir 20 viagens diárias.

909  (Irajá – Conjunto IAPC) 

Itinerário:

Conjunto Amarelinho
Estrada do Portinho
BRT CEASA/Irajá
Hospital Municipal Francisco da Silva Telles (PAM de Irajá)
Praça Nossa Senhora da Apresentação
Cemitério de Irajá

De acordo com o planejamento atual, a linha deve cumprir 16 viagens diárias.

Informações: Prefeitura do Rio

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Domingo é Livre gerou economia de R$ 17 milhões para maceioenses

Há dois anos, a Prefeitura de Maceió implantou o Domingo é Livre na capital. Com o programa, os usuários do transporte público passaram a se deslocar aos domingos sem pagar a tarifa de ônibus. Um levantamento do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) revelou que, juntos, os maceioenses já economizaram mais de R$ 17,4 milhões, valor que é subsidiado pelo Município.

Amanda Raíssa, atendente de telemarketing, faz uso do benefício. Ela destacou a importância da política pública para a economia das famílias. “Eu acho que ajuda muito a população. Faz uma grande diferença para quem trabalha aos domingos, bem como para quem costuma sair no final de semana, já que você consegue sair sem custear do seu bolso. Isso ajuda muito financeiramente”, avaliou.

Desde que foi instituído, 4,7 milhões de embarques foram contabilizados. O valor corresponde a uma média de 45.427 usos por domingo. A vantagem assegura o embarque gratuito para quem possui a modalidade Cidadão do cartão Vamu.

Durante a semana, o aluno de Jornalismo, Maykon Lopes é beneficiário do Passe Livre, outra política garantida aos estudantes. Aos domingos, ele troca o Vamu Escolar pelo Cidadão e segue economizando. “O Domingo é Livre surgiu para beneficiar as pessoas, já que você passeia sem se preocupar com o pagamento da passagem e acaba economizando um dinheiro que pode usar para um outro dia da semana ou até juntar e gastar em outras despesas”, disse.

A primeira via do cartão Vamu Cidadão é gratuita e possibilita o acesso a benefícios como a Integração Temporal e o Domingo é Livre.

É possível fazer a aquisição do bilhete eletrônico nos terminais de ônibus do Benedito Bentes, Salvador Lyra, Graciliano Ramos, Colina, Cruz das Almas e na Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras, além da sede do Vamu Mobilidade, situada na Avenida Buarque de Macedo, no Centro.

“Iniciativas como o Domingo é Livre ajudam as pessoas que mais precisam. É um compromisso da Prefeitura de Maceió implementar medidas que proporcionem maior inclusão e mobilidade aos maceioenses. Diariamente, nossos técnicos estão empenhados em implantar ações que façam a diferença na vida das pessoas e modernizem o sistema de transportes da capital”, finalizou o titular do DMTT, André Costa.

Informações: Prefeitura de Maceió

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