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Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo

sexta-feira, 12 de abril de 2024

A cidade de Bauru está prestes a receber um reforço significativo em sua frota de transporte coletivo. A Transporte Coletivo Grande Bauru, integrante do Grupo Comporte, anunciou a chegada de 27 novas unidades do ônibus Apache Vip Caio, com motor dianteiro.

De acordo com informações fornecidas pela fabricante, esses ônibus são equipados com três portas, facilitando o embarque e desembarque dos passageiros, e contam com tecnologia Euro VI nos chassis, garantindo maior eficiência e menor impacto ambiental.

Das 27 unidades adquiridas, 15 foram produzidas na versão midiônibus, com 11.365 metros de comprimento e capacidade para acomodar até 69 passageiros. Esses veículos são montados sobre chassis OF-1619/52 (Mercedes-Benz).

Mais Informações do Transporte coletivo em Bauru

Os outros 12 ônibus têm 12.700 metros de comprimento e capacidade para até 83 passageiros. Eles são equipados com chassis OF-1721/59 (Mercedes-Benz) e possuem recursos adicionais, como elevadores semiautomáticos do lado direito da carroceria, poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia.

Todos os veículos contam com um amplo salão interno, janelas com vidros fumê para proteção contra os efeitos solares e assentos estofados para maior conforto dos passageiros.

Além disso, os novos ônibus estão equipados com itinerários eletrônicos em LED e são preparados para receber componentes adicionais, como catracas, validadores eletrônicos, microcâmeras e sistema Wi-Fi, proporcionando uma experiência mais moderna e segura aos passageiros do transporte coletivo em Bauru.

Informações: Mobilidade Sampa

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Supervia fala em ‘recorde de passageiros’ após inauguração do BRT Transbrasil

A Supervia afirma ter tido número recordes de passageiros em apenas um dia após a inauguração do BRT Transbrasil, que começou a operar no início do mês.

A concessionária diz que, desde então, a quantidade de pessoas embarcando nos trens aumentou consideravelmente. Os trens da Supervia ligam as Zonas Oeste, Norte e a Baixada Fluminense ao Centro do Rio.

No dia 3 abril, foram 340 mil passageiros em toda a malha ferroviária, que costumava contar com 270 mil. Ou seja, cerca de 70 mil pessoas resolveram optar, de uma só vez, por ir de trem.

“Nosso objetivo é aumentar ainda mais. O esforço é a dedicação de cada funcionário e colaborador da SuperVia é a força motriz para este feito”, disse Flávio Vaz, que assumiu a presidência da SuperVia em fevereiro.

Além das melhorias na grade horária dos ramais Saracuruna, Gramacho, Santa Cruz, Japeri e Belford Roxo, um outro motivo apontado para o aumento são os constantes congestionamentos na Avenida Brasil.

A lentidão na via dobrou desde que o BRT foi implementado, e o trajeto chegou a bater 3 horas. Para tentar resolver a questão do trânsito, a prefeitura do Rio liberou o uso de uma faixa seletiva. 

Informações: G1

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No Rio, Cresce em cerca de 20% o número de passageiros no ramal Saracuruna

O ramal Saracuruna, que liga o Centro do Rio a Duque de Caxias, tem apresentado um aumento de passageiros ao longo do ano, e especialmente há um mês, quando a SuperVia implementou um robusto plano de segurança, que inclui drones e parcerias, garantindo uma maior tranquilidade aos clientes. Além disso, a concessionária fez melhorias estruturais que possibilitaram a inauguração de uma nova grade horária. Comparando a primeira semana de março com a primeira de abril, o acréscimo de usuários no ramal foi de 19% (de 29.716 para 35.301 pessoas).

Segurança

Com um investimento da ordem de R$ 5 milhões, a concessionária implementou um projeto-piloto contra furto de cabos e depredação do sistema, em parcerias estratégicas com o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) e batalhões da PM que atuam no entorno da linha férrea, além de dialogar com os centros de comando e controle dos municípios servidos pelo ramal.

Entre as iniciativas no quesito segurança, houve a readequação do perfil dos vigilantes, visando a uma melhoria na entrega do serviço. Além disso, a empresa apostou em tecnologia, com o uso de sensores em instalações críticas, a melhoria do parque de câmeras de vigilância e o emprego de drones.

"Implantamos uma nova dinâmica de segurança em apoio à manutenção e à operação, para garantir a confiabilidade do sistema e melhorar a sensação de proteção para a sociedade. Quando mudamos o perfil dos agentes, seja por competência ou postura/forma de abordagem, aumentamos a sensação de segurança de forma imediata", afirma o gerente executivo de Segurança da concessionária, Marcus Almeida.

Operacional

Em três meses, a empresa investiu, ainda, R$ 7 milhões em recuperação do sistema de energia, da sinalização e de algumas composições. Com isso, foi possível remodelar a grade, oferecendo mais 50 mil assentos por dia e a redução dos intervalos de 20 para 15 minuto, além de oferecer 14 viagens diretas no ramal (sem troca de composição em Gramacho).

"Nossa meta foi recuperar ativos frequentemente fechados ou que vinham se deteriorando com o tempo.  Com isso, na comparação com o segundo semestre de 2023, obtivemos um crescimento de cerca de 25%, enquanto os demais ramais cresceram entre 4 e 4,5%”, explica o gerente executivo de Planejamento Estratégico da SuperVia, Silmar Cavalieri.

As mudanças no ramal Saracuruna são um balão de ensaio para uma nova e eficiente visão de segurança e serviço, provando que nem sempre é necessário gastar em obras faraônicas para atingir um bom resultado. Com R$ 12 milhões, foi possível oferecer mais 50 mil lugares e o número de novos passageiros sobe diariamente. Por isso, a SuperVia acredita que esse crescimento vai continuar ao longo do ano.

Receita

Quando assumiu o cargo em fevereiro deste ano, o novo presidente da SuperVia, Flávio Vaz, se comprometeu a buscar caminhos para equilibrar as contas da empresa. Uma das formas de aumentar a receita é justamente resgatar os usuários que deixaram de utilizar o trem ao longo dos anos.

E considerando a crise que afeta o sistema ferroviário, a empresa solicitou, no último mês, que o governo do Estado tome as providências necessárias para a quitação dos valores devidos (R$ 257 milhões), dívida referente à diferença do valor da tarifa. Ao longo de dois anos (fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023), a SuperVia segurou o reajuste do preço da passagem autorizado pela Agetransp, com a garantia de que receberia do Estado essa diferença.  

Números

Comparação entre janeiro e março de 2024 (média mensal)
Subiu de 26.175 para 31.181 passageiros

Comparação entre a primeira semana de março e a primeira semana de abril:
De 29.716 para 35.301 passageiros, ou seja, um aumento de 19%

Informações: FBS

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Ligeirão Norte/Sul vai funcionar também aos sábados em Curitiba

quinta-feira, 11 de abril de 2024

O Ligeirão Norte/Sul, lançado em janeiro deste ano para operar nos dias úteis, passa a circular também aos sábados, a partir deste fim de semana.

Aos sábados, a linha vai funcionar das 5h45 até 20h, com ônibus a cada 8 minutos e frota de 13 veículos.


“Atendemos a um pedido dos passageiros, principalmente dos que trabalham aos sábados e precisam de um transporte mais rápido no eixo Norte-Sul”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

O Ligeirão Norte/Sul percorre 19 quilômetros (38 km ida e volta) entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho. Com menos pontos, o Ligeirão reduziu em 15 minutos o tempo de deslocamento no trajeto em relação às linhas paradoras. 

Nos dias úteis, são cerca de 35 mil passageiros, que têm ônibus a cada 3,5 minutos nos horários de pico e uma frota de 29 veículos.

A linha tem um ganho de velocidade de 23% em relação ao ônibus parador, com pontos de parada nos terminais Santa Cândida, Boa Vista e Cabral, nas estações-tubo Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana e nos terminais Portão, Capão Raso e Pinheirinho.

Duas etapas
O Ligeirão Norte/Sul foi implantado em duas etapas. O trecho norte, inaugurado em 2018, contemplava o trajeto de 11 quilômetros entre o Terminal Santa Cândida e a estação-tubo Bento Viana, na Praça do Japão, no bairro Água Verde. O trecho sul, da Praça do Japão até o Terminal Pinheirinho, entrou em operação em 17 de janeiro, com oito quilômetros.  

O Norte/Sul é um dos três Ligeirões em operação na cidade – os demais são as linhas 500-Ligeirão Boqueirão e 550-Pinheirinho/Carlos Gomes. Além destes, a Prefeitura vai implantar o Ligeirão Leste/Oeste.

A capital tem 81 quilômetros de canaletas, com seis eixos de transporte. Outros dez quilômetros estão em construção, na Linha Verde Norte

Informações: URBS

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Prefeitura de SP abre licitação para obras do BRT Aricanduva, que terá 13,6 km de extensão

A Prefeitura de São Paulo publicou nesta quarta-feira (10), por meio da SPObras, a abertura da licitação para contratação das obras do BRT Aricanduva, no trecho de 13,6 km, da Radial Leste até o Terminal São Mateus, na Zona Leste. Chamado Ônibus de Trânsito Rápido (ou Bus Rapid Transit), o sistema terá capacidade para transportar 290 mil passageiros por dia e beneficiar aproximadamente 1 milhão de pessoas de forma indireta. 

A licitação é feita por meio de uma concorrência internacional (SDP), regida pelo regulamento de aquisições do Banco Mundial em razão do contrato de empréstimo firmado entre a Prefeitura de São Paulo e a instituição financeira. O procedimento licitatório é uma solicitação de proposta (SDP nº 001/2024/BRT Aricanduva), do tipo técnica e preço, e seu orçamento é sigiloso. O Edital de Licitação em inglês ou português poderá ser obtido pelos Licitantes elegíveis interessados através de cadastro realizado em link disponível no site.

O BRT Aricanduva vai interligar os diversos modais da região, com conexões às linhas Vermelha do Metrô, 11 e 12 da CPTM, com a futura extensão da linha 2 (Verde) do Metrô e linha 15 do Monotrilho, além dos corredores de ônibus Radial Leste e Itaquera. 

O projeto prevê que o corredor terá paradas com cobrança desembarcada, pista no canteiro central com pavimento rígido (concreto), faixas de ultrapassagem nas paradas, pavimento flexível (asfalto) para as demais faixas, ciclovia e passeios acessíveis. Outro destaque é a Porta da Plataforma automatizada, que vai garantir a segurança dos usuários ao embarcar e desembarcar dos ônibus, evitando acidentes e garantindo uma operação mais fluida.  

O BRT Aricanduva será um componente essencial da malha de transporte público de São Paulo e, em especial, da zona leste da Capital. Com 13,6 km de extensão, seu trajeto terá início na intersecção da Av. Radial Leste com a Av. Aricanduva, segue acompanhando o traçado do Rio Aricanduva, e posteriormente da Avenida Ragueb Chohfi, seguindo até a altura de onde se situa o Terminal São Mateus da EMTU, na altura da Praça Felisberto Fernandes da Silva.  

O empreendimento interligará os diversos modais da região, com conexões às linhas Vermelha do Metrô, 11 e 12 da CPTM, com a futura extensão da linha 2 (Verde) do Metrô e a linha 15 do Monotrilho, além de corredores de ônibus Radial Leste e Itaquera. 

O corredor terá paradas com cobrança desembarcada, pista no canteiro central com pavimento rígido (concreto), faixas de ultrapassagem nas paradas, pavimento flexível (asfalto) para as demais faixas, ciclovia e passeios acessíveis.   

Estações de Embarque e Desembarque  

Serão implantadas 46 paradas (estações de embarque), com distâncias de 600 metros entre elas. Serão fechadas para viabilizar a cobrança desembarcada, contendo portas automáticas, banheiros, sistema contra incêndio com rotas de fuga e acesso à internet através de WIFI, permitindo que os usuários aproveitem o tempo de espera de forma produtiva. 

As plataformas contarão com acessibilidade, piso tátil, rampas acessíveis e estarão no nível dos ônibus, facilitando o embarque e desembarque de todos os passageiros. Também serão implantadas Salas de Apoio Operacional (Sala SAP) em cada estação.    

Operação com Sistema Inteligente 

A Prefeitura tem se empenhado em modernizar a cidade utilizando as tecnologias inovadoras com foco em servir a população. O projeto inclui a implantação de um moderno sistema de monitoramento contínuo em todo o trajeto, o que representa um avanço significativo no campo dos Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS – INTELLIGENT TRANSPORTATION SYSTEM), oferecendo uma série de recursos e funcionalidades projetados para melhorar a experiência dos usuários e otimizar a operação do sistema. 

Em termos de gestão, o sistema permitirá a supervisão contínua dos ônibus em todo o corredor, garantindo maior eficiência operacional e pontualidade no serviço. Além disso, possibilita a supervisão do tráfego, contribuindo para uma melhor gestão da mobilidade urbana e uma maior fluidez, resultando em menor tempo de espera no embarque e desembarque dos passageiros. 

A bilhetagem desembarcada vai simplificar o processo de pagamento da tarifa, tornando-o mais rápido e conveniente para os passageiros.  

O recurso de Aviso aos Usuários vai fornecer informações em tempo real sobre horários de chegada e partida dos ônibus, além de alertas sobre eventuais atrasos ou interrupções no serviço, ajudando os passageiros a planejarem suas viagens com mais eficiência e evitarem contratempos. 

Outro destaque é a Porta da Plataforma automatizada, que vai garantir a segurança dos usuários ao embarcar e desembarcar dos ônibus, evitando acidentes e garantindo uma operação mais fluida. As portas vão se abrir automaticamente de acordo com os diversos tipos de ônibus operados pela SPTrans. Além disso, o sistema contará com recursos de sonorização e avisos de abertura das portas. 

Do ponto de vista social, um dos aspectos mais notáveis do sistema de monitoramento é a geração de dados estatísticos em tempo real, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas e aprimoramento contínuo do serviço. O sistema de CFTV com vários vídeos analíticos permitirá uma vigilância abrangente das estações, desempenhando um papel crucial na prevenção de crimes e incidentes, particularmente no combate ao assédio contra mulheres. Além disso, vai permitir a supervisão das estações, com acesso aos dados em tempo real pela zeladoria, facilitando a manutenção e o gerenciamento das instalações. 

Em termos ambientais, o sistema vai contribuir para a redução do consumo de combustíveis, devido à maior fluidez do tráfego. Isso resulta em uma operação mais sustentável e na redução das emissões de poluentes. Outro ponto de inovação é que as paradas preveem placas solares em cada uma das estruturas, gerando economia energética. 

O corredor também contará com sinalização semafórica inteligente, com a implantação de fibra ótica. Os semáforos inteligentes são capazes de monitorar o volume e o fluxo de tráfego para, então, definir o tempo de duração dos sinais verde e vermelho. A captação das informações sobre o comportamento do trânsito ajudará a definir os intervalos que os semáforos vão operar. Todos esses aspectos vão contribuir para o melhor desempenho e produtividade da frota, contribuindo para a agilidade dos trajetos. 


O projeto prevê, ainda, toda a rede de dutos secos ao longo do corredor e travessias para a passagem dos cabos de iluminação pública, semafórica e fibra ótica para transmissão dos dados operacionais do corredor interligado ao COP (Centro de Controle Operacional do Corredor). 

Ciclovia e paisagismo 

Em ambos os lados do Rio Aricanduva, entre as pistas sentido bairro e sentido centro da Av. Aricanduva, o projeto prevê a construção de ciclovia e passeio ao longo de todo BRT, atendendo as normas de acessibilidade vigentes. Com foco na segurança dos ciclistas, a ciclovia será equipada com totens estrategicamente posicionados entre as estações, contendo botões de alarme, câmeras para registro de vídeo e um sistema de comunicação direto com as estações e a Central de Controle. Isso permitirá o acionamento rápido de equipes de segurança em caso de emergência ou necessidade de assistência. 

O empreendimento inclui um completo tratamento paisagístico e urbanístico, revitalizando a paisagem urbana da região e tornando as viagens mais agradáveis. 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre


O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas transportou, em março, 9,684 milhões de passageiros. Este número representa uma alta de 7,4% em relação a igual mês de 2023. No primeiro trimestre de 2024 foram 27,275 milhões de usuários, crescimento de 11,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. O metrô conta com 38 km de extensão, duas linhas, 22 estações e dez terminais integrados, sendo nove deles administrados pela concessionária.

O sistema já gerou um impacto positivo de R$11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 370 mil pessoas por dia.

Informações: BadeValor

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Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

A Higer acaba de lançar o novo ônibus elétrico Fencer F6ev. O novo modelo urbano se destaca pelas linhas modernas, tem 12, 5 metros de comprimento e capacidade para 52 passageiros. Segundo a marca, Fencer F6ev tem autonomia de 530 quilômetros. Assim, trata-se de uma boa opção para grandes cidades, como São Paulo.

Portanto, a Higer Bus Brasil não descarta trazer o modelo ao País. De acordo com a empresa, inclusive, o novo modelo atende as demandas da SPTrans, que faz a gestão do sistema de transporte público por ônibus na cidade de São Paulo.

Nesse sentido, o ônibus elétrico Fencer F6ev traz componentes feitos por grandes sistemistas globais. Ou seja, tem eixos ZF, motor Dana, ar-condicionado Valeo e conjunto de Bosh. Além disso, as baterias, com capacidade de 422 kWh, são fornecidas pela CATL e os pneus são Michelin.

Conforto para usuários
Entre os destaques, o novo ônibus elétrico da Higer pode vir com câmera no lugar dos espelhos retrovisores convencionais. Da mesma forma, há sistemas eletrônicos modernos, como sensores que permitem manter distância segura do veículo à frente de forma automática.

Além disso, há soluções avançadas para melhorar o conforto a bordo para os passageiros. É o caso do ar-condicionado, por exemplo. Bem como de portas USB para carregamento de telefones celulares em todas as poltronas. O ônibus elétrico Fencer F6ev também tem wi-fi a bordo.

Segundo a Higer, a linha Fencer é a de topo de seus ônibus elétricos. Assim, esses modelos são oferecidos em vários países da Europa. Assim como em mercados como Oriente Médio, Ásia e América Latina. Portanto, isso inclui o Brasil.

Informações: Estradão
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No DF, Mais de 2,3 mil novos ônibus entraram em circulação

A frota de ônibus do Distrito Federal passa por uma renovação. Desde 2019, 2.303 novos veículos entraram em circulação para substituir os coletivos mais antigos e outros 158 foram incorporados ao sistema, ampliando a oferta aos usuários. Até o final deste ano, mais 850 novos ônibus deverão entrar em operação nas ruas para a continuidade do processo de troca.

“Podemos afirmar que temos a frota mais nova de todo o Brasil. São veículos com idade média de quatro anos. Dos 2.850 ônibus em operação no sistema, 2.303 foram renovados. O que falta para que todos sejam substituídos é o que está ocorrendo agora com os veículos da São José, que estão sendo entregues, e da Marechal, que nos apresentou recentemente um cronograma garantindo a renovação dos veículos antigos”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Os veículos atenderão as regiões do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN), Setor de Oficinas Norte (SOF Norte), Estrutural, Vicente Pires e Brazlândia | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Serão 473 novos ônibus da São José e 377 da Marechal. No caso da primeira empresa, 150 já estão em operação. Os demais entrarão gradativamente até dezembro. “Todos os ônibus que serão renovados são mais modernos e contam com uma tecnologia de eficiência energética e baixa poluição. É mais conforto para o usuário”, afirma Gonçalves.

Entre as novidades estão veículos com ar-condicionado e adaptados para a operação de cartões de crédito e débito, além de modelos com capacidade maior de passageiros.

Os veículos atenderão as regiões do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN), Setor de Oficinas Norte (SOF Norte), Estrutural, Vicente Pires e Brazlândia.

Paulo Marcos da Costa: “Antes o ônibus estragava sempre e eu chegava atrasado no meu trabalho. Agora são ônibus mais novos, então isso não acontece mais”

O ascensorista Paulo Marcos da Costa, 51 anos, é morador de Ceilândia e costuma utilizar as linhas da empresa São José. Ele conta que já teve oportunidade de andar em um dos novos veículos da companhia e gostou. “Percebi mudança sim. Antes o ônibus estragava sempre e eu chegava atrasado no meu trabalho. Agora são ônibus mais novos, então isso não acontece mais”, comenta.

A renovação da frota ocorre para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos em circulação e atendam o aumento da demanda pelo transporte público devido à expansão de áreas como São Sebastião, Itapoã Parque e Taquari II.

Todo o processo de renovação está previsto em contrato e não impacta no valor que o usuário paga pela passagem.

Informações: Agência Brasília

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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