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Prefeitura de BH já fiscalizou portas de 15 garagens de ônibus

domingo, 10 de março de 2024

A segunda fase da operação Tolerância Zero contra irregularidades do serviço de transporte público da capital abordou ônibus em mais duas portas de garagem e chegou a 15 operações de fiscalização em duas semanas: foram 95 ônibus fiscalizados, 203 autuações emitidas,  36 ônibus com autorização de tráfego (AT) retida e três veículos recolhidos ao pátio do Detran-MG. A operação segue nas próximas semanas até completar as 30 garagens que integram o sistema de transporte da capital. 

Até o momento os principais problemas encontrados nas operações são o sistema de freio de portas (desligado ou sem o lacre, que impede que o operador desligue o sistema a qualquer momento), sistema de iluminação dos veículos (farol, seta, luz de freio etc. inoperantes) e o mau funcionamento plataforma elevatória (equipamento essencial para o acesso de pessoas com deficiência aos ônibus), além de ar condicionado com defeito e pneus em más condições. 

Além das autuações e do recolhimento das autorizações de tráfego e dos veículos, as empresas concessionárias não recebem a remuneração complementar quando não cumprem as determinações da Lei 11.458/2023 em relação à pontualidade e qualidade dos veículos.

A fiscalização na porta das garagens mira os ônibus que tiveram mais reclamações feitas pela população no canal de WhatsApp, no PBH App e também no portal de serviços da Prefeitura.  Outro objetivo da operação é buscar os ônibus que estão rodando sem a autorização de tráfego. Esses veículos são identificados no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), pelo SITBUS, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que acompanha cada viagem do transporte coletivo.

Agentes da Sumob, BHTrans e da Guarda Municipal montam fiscalizações em locais próximos às garagens e abordam os ônibus que estão saindo para começar as viagens.  

A participação da população é muito importante, pois as reclamações são fundamentais para direcionar a fiscalização. Por isso, é indispensável que o usuário informe o número do ônibus, que será localizado no COP-BH e abordado pelos agentes nas ruas. 

Informações: Prefeitura de BH

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Prefeitura de Manaus amplia entrega de 50 novos ônibus

A Prefeitura de Manaus entregou neste domingo (10/3) 50 novos ônibus para o serviço de transporte coletivo da cidade, os quais serão integrados à frota atual. A cerimônia ocorreu no complexo viário Prefeito José Fernandes, entre as avenidas Governador José Lindoso e Barão do Rio Branco, e contou também com a exibição de 317 ônibus entregues anteriormente ao longo do mandato.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), destacou o compromisso contínuo da prefeitura, em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e enalteceu o esforço conjunto de centenas de motoristas, cobradores e demais funcionários de apoio.

Almeida ressaltou o investimento de R$580 milhões no sistema de transporte coletivo, destinado à reforma das bases nos bairros, com a instalação de geladeiras e ar-condicionado. Ele reiterou seu compromisso em melhorar a qualidade do serviço de transporte público, enfatizando que atualmente 50% da frota conta com ônibus modernos e climatizados, um índice superior ao de outras cidades, como Brasília, com 18%.

O prefeito salientou que todas as melhorias foram pensadas com foco nos trabalhadores e na população que utiliza o transporte público. Ele reafirmou o compromisso de sua gestão em enfrentar desafios, superar críticas e responder com trabalho.

Além disso, Almeida anunciou a solicitação da Ordem de Serviço para a reforma e construção do viaduto Gilberto Mestrinho, popularmente conhecido como “Bola do Coroado”.

O presidente do Sinetram, César Tadeu Teixeira, esclareceu que a empresa sofreu ataques de fake news ao longo da semana, referindo-se a um incidente envolvendo um ônibus que parou momentaneamente. Ele explicou que os novos ônibus possuem dispositivos de segurança, como o “anjo”, que impedem o veículo de continuar a viagem com a porta aberta, garantindo a segurança dos passageiros.

Por sua vez, o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, enfatizou que a atual gestão priorizou a mobilidade na cidade, implementando medidas como semáforos inteligentes, frota de ônibus com ar-condicionado e instalação de câmeras de segurança nos veículos, visando o bem-estar dos trabalhadores e dos usuários do transporte público.

Informações: A Critica

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CBTU Recife conta com uma Mulher para restaurar o metrô da cidade

sexta-feira, 8 de março de 2024

No Dia Internacional da Mulher, nada mais importante que ter uma Mulher a frente do Metrô do Recife, Marcela Campos, com formação em Marketing e Gestão de Pessoas, teve a oportunidade de gerenciar os setores financeiro e de comunicação da CBTU, como também ocupou a função de chefe de gabinete em gestões anteriores da companhia.

Entre os compromissos da superintendente da CBTU, está a busca por recursos em Brasília, para melhoria do sistema e trazer à tona a importância do modal na vida dos pernambucanos que utilizam diariamente o transporte público e tirar a estatal de uma vez da sombra da privatização.

Prestes a completar 40 anos de operação, o metrô do Recife hoje passa pelo maior desafio da sua história, nadar ou morrer, isso devido ao seu custeio ser praticamente todo em repasses subsidiados do Governo Federal, para se ter uma ideia, hoje o metrô arrecada menos de 30% da receita necessária para operar, ou seja, um sistema envelhecido e praticamente colapsado e este será um desafio em tanto para a primeira mulher a frente da companhia.

Problemas e caos
O resultado é conhecido dos Recifenses: intervalos altíssimos, trens lotados, cadeiras e ar-condicionado quebrados, problemas diários nos trens que interrompem as viagens e panes cotidianas no sistema. Até hoje, o sistema de sinalização e de controle de tráfego não abrange boa parte da linha, o que já causou acidentes. 

A qualidade do serviço caiu tanto, que o número de passageiros, após ter atingido um pico por volta de 2015 – por volta de 400 mil por dia – agora vê esse número reduzido pela metade.

Segundo a Superintendente da CBTU Recife, hoje o Metrô precisa de cerca de R$ 800 milhões somente para recuperar as estruturas do modal como troca de trilhos, dormentes, partes elétricas, coberturas das estações, melhorias em tecnologias entre outros e mais R$ 900 milhões para compra de 20 novos trens, ou seja, para isso, é preciso que a companhia saia do Plano Nacional de Desestatização (PND) e continue sendo uma estatal definitivamente federal.

Marcela Campos reforçou a sua confiança nos servidores, a mesma ressaltou que o Metrô do Recife hoje tem os melhores profissionais do Brasil em termos de operação, manutenção e tecnologia na programação, pois trabalham para manter a operação dos 10 trens da linha centro e os 05 na linha sul de maneira cirúrgica cotidianamente, alertou que o Metrô da forma que está hoje e se nada for feito num curto prazo, certamente sofrerá uma paralisação total nos próximos dois ou três anos. 

As privatizações dos trens e metrô deram certo?
Um dos grandes argumentos dos grandes meios midiáticos para defender a privatização seria que esta aumentaria a eficiência e poderia fornecer um serviço melhor e mais barato e que isso inclusive permitiria a expansão do sistema. No entanto, uma rápida análise dos sistemas privados mostra totalmente o oposto.

O Rio de Janeiro é um grande exemplo, pois tanto o metrô quanto os trens são privatizados. Seu Metrô é um dos mais caros do país, custando 6,90, e muitas vezes os passageiros são obrigados a pagar uma segunda passagem para pegar ônibus ou trens.

A SuperVia então nem se fala. Além da passagem caríssima – R$7,10 – os problemas da SuperVia não são muito diferentes do Metrô do Recife. Trens ultralotados com passageiros escorrendo pelas portas, acidentes, trens quebrando na via etc. 

Mas o que falta para a situação seja resolvida, segundo os trabalhadores e até mesmo especialistas no assunto, é preciso vontade politica e priorização no problema de fato, pois o Metrô do Recife retira milhares de carros no trânsito caótico da cidade e é fundamental ao sistema por ser integrado  com os ônibus em mais de 15 estações espalhadas pela região metropolitana.

Reunião sobre o PND e esperança no Governo Federal

Houve essa semana uma reunião que foi bastante proveitosa, visto que o secretário Marcus Cavalcanti anunciou com muita firmeza que é uma decisão do governo Lula a retirada da CBTU e da TRENSURB do PND.

No momento, falou para o assessor da PPI que amanhã mesmo, ou seja, quarta-feira (06), oficializasse o Ministério das Cidades sobre essa decisão.

No máximo em abril, estaria oficializando a retirada das duas empresas de transportes metro-ferroviários do PND.

Anunciou também que irá fazer os investimentos necessários nas duas empresas e a expansão da Trensurb.

Blog Meu Transporte

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VLT Carioca deverá oferecer vagão exclusivo para as mulheres


As mulheres que circulam de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pela cidade podem ter direito a um vagão exclusivo para elas nos horários das 6h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto em dias de feriado. O projeto foi um entre 21 propostas de autoria de vereadoras ou voltadas a direitos das mulheres aprovadas nesta quinta-feira (07), em sessão extraordinária especial da Câmara Municipal do Rio, organizada por conta do Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima sexta-feira. 

O PL 1971/2016, que estabelece para o VLT regra semelhante à que já existe nos Trens e Metrô do Estado. A matéria foi aprovada em 2ª discussão e agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

De acordo com a proposta, o vagão exclusivo deverá ser dotado de dispositivo de comunicação que possibilite à passageira informar ao condutor sobre a presença de homens, devendo o condutor acionar os seguranças da próxima estação para solicitar a saída do infrator, com auxílio de força policial se necessário. O descumprimento da obrigatoriedade acarretará multa diária no valor de R$ 1 mil à Concessionária do VLT Carioca e de R$ 50 para os usuários individuais. O projeto é de autoria dos vereadores  Átila A. Nunes (PSD) e Rafael Aloisio Freitas (Cidadania).

Informações: Câmara do Rio

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Estação da Mulher no metrô de Fortaleza será inaugurada neste mês

A primeira Estação da Mulher no metrô de Fortaleza será inaugurada neste mês de março, mês da mulher. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 5, pela titular da Secretaria das Mulheres e vice-governadora do Ceará, Jade Romero, durante o I Fórum Estadual de Políticas para Mulheres, na Capital.

O equipamento funcionará na estação da Parangaba para acolher mulheres vítimas de violência doméstica.Anunciado em dezembro passado, a previsão de entrega do equipamento era, inicialmente, janeiro deste ano.

O local será localizado no acesso da estação da Parangaba, ao lado das lojas, com entrada gratuita, ou seja, sem a necessidade de pagamento da tarifa de metrô. Em 2023, a estação Parangaba recebeu mais de dois milhões de embarques.

No ambiente, está prevista uma Sala Lilás, local para orientação de mulheres em situação de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. O local também terá um espaço para capacitação e realização das oficinas do Ceará Credi Mulher. “Ambiente de denúncia e qualificação profissional para as mulheres que utilizam esse transporte”, reforçou a vice-governadora Jade Romero.

Informações: Metrofor

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Assinado contrato para a expansão do Metrô-DF em Samambaia

quinta-feira, 7 de março de 2024

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) assinou, nesta segunda-feira (4), o contrato com o consórcio CG – JFJ, que, formado pelas empresas CG Construções Ltda e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas, é vencedor da licitação para as obras de expansão da linha 1 no trecho Samambaia. O extrato do contrato foi publicado na edição desta terça (5) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Estimado em R$ 319.751.557,44, o contrato tem duração de quatro anos e cinco meses – do dia 4 deste mês a 4/8/2028 – e prevê a elaboração de projeto executivo e a execução das obras civis. Os recursos são do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Caixa Econômica Federal, por meio de convênio estabelecido no âmbito do programa PAC Mobilidade.

A próxima etapa é a assinatura da ordem de serviço, quando se inicia o processo de estudos e detalhamentos para o projeto da obra. O prazo para apresentar o projeto executivo final é de seis meses a partir da assinatura da ordem de serviço.

A expansão da linha 1 no trecho de Samambaia será de 3,6 km, a partir do atual Terminal Samambaia. No trajeto, serão construídas duas estações nas proximidades da unidade de pronto atendimento (UPA) e do Centro Olímpico.

Também há previsão de construir uma subestação retificadora e implantar sistemas fixos referentes à expansão. As obras, que vão beneficiar uma população de 10 mil pessoas, têm a duração prevista de quatro anos.

*Com informações do Metrô-DF

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Em Sorocaba, Usuários ganham opção de recarregar cartão de ônibus por WhatsApp e pagar via Pix

A Prefeitura de Sorocaba, por meio de uma parceria entre a Urbes – Trânsito e Transporte e a empresa VaideBus, disponibiliza a opção de o usuário do transporte público, pelo telefone celular, carregar seu cartão de ônibus via WhatsApp e pagar com Pix. A nova plataforma já está disponível aos passageiros, sendo que o acesso pode ser feito diretamente por leitura de QR Code.

O acesso ao número pode ser feito pelo QR Code e também diretamente pelo WhatsApp: (15) 99145-7777. Basta acessar, fornecer o número do cartão, definir o valor, copiar a chave pix e fazer o pagamento, tudo integrado e diretamente pelo WhatsApp. O novo canal permite ao usuário ter seus créditos do transporte público disponíveis em alguns minutos, após a efetivação da transação.

A VaideBus é uma empresa especializada em transporte urbano que já computa mais de 6 milhões de passagens vendidas, 650 mil pagamentos feitos diretamente via Pix e mais 11 milhões de mensagens trocadas entre o usuário e a plataforma.

Ou seja, com mais esse serviço, a Urbes disponibiliza ao usuário dos coletivos públicos mais uma forma de pagamento, para que ele escolha qual é a mais conveniente e que atenda à sua necessidade, priorizando a rapidez e a segurança. O usuário também pode adquirir passe de ônibus pelo aplicativo CittaMobi, nas bilheterias ou via QRCode disponíveis nesses locais, nos Terminais Santo Antônio, São Paulo, São Bento e Vitória Regia, além das Casas do Cidadão e em 94 postos credenciados distribuídos na cidade.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, a Urbes disponibiliza as cabines de informações dos Terminais Santo Antônio e São Paulo, que operam diariamente, das 6h às 23h30. Fora desses horários, os usuários podem se informar diretamente com fiscais do transporte coletivo, uniformizados com colete na cor verde e que ficam nas plataformas, bem como com os agentes de bordo, distribuídos nos terminais. Outras formas de contato são o aplicativo Cittamobi, pelos telefones: 118 e (15) 3519-3100 ou pelo site: https://www.urbes.com.br/. Tem ainda o WhatsApp da Ouvidoria: (11) 98884-5218.

Informações: Prefeitura de Sorocaba

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Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Muita gente acredita que as mulheres são menos aptas a dirigir do que os homens. Mas não é o que as estatísticas apontam. De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Seguradora Líder, responsável por administrar o seguro obrigatório no Brasil (Dpvat), dão conta de que apenas 15% das indenizações pagas a motoristas por acidentes de trânsito são destinadas a mulheres. A diferença é significativa, especialmente considerando que o número de motoristas mulheres nas ruas do Brasil difere cada vez menos do número de motoristas homens. 
Sandra Alves buscou fazer sua parte para crescer: trabalhou da melhor forma possível, tirou a carteira de habilitação, classificou para operar em ônibus

No Recife, elas ainda são minoria diante do total de motoristas homens, mas elas já vêm quebrando preconceitos demonstrando que a mulher tem a liberdade e capacidade de trabalhar em qualquer profissão.

E na visão dos usuários, a presença de mulheres ao volante nos ônibus trás para muitos mais tranquilidade nas viagens, Ricardo Batista, morador da Iputinga, relata que as mulheres são mais atenciosas quando solicitadas a dar informações. 

Cursos de Capacitação nas empresas

Ela foi contratada em 2007 como Cobradora. Passou por muitos veículos (dentre eles, o que mais gostava era o 112, da linha Nova Descoberta / Cabugá). Mas o tempo foi passando, e Sandra Alves buscou fazer sua parte para crescer: trabalhou da melhor forma possível, tirou a carteira de habilitação, classificou para operar em ônibus, e se inscreveu para participar da Escolinha Interna do Consórcio Recife para Formação de Motoristas.

Entrou na turma da Escolinha, recebeu as orientações dos instrutores, se esforçou e foi aprovada, sendo promovida para Motorista em Março de 2016.

Ela conta que apesar do estresse do trânsito e de alguns usuários impacientes, ela tem enorme prazer em dirigir pela cidade e receber elogios dos usuários pelo trabalho, principalmente quando o reconhecimento é dos homens.

Como seria bom uma paridade de genero no transporte coletivo onde pudessemos ver mulheres ao volante conduzindo os coletivos transportando vidas que se deslocam para seus diversos compromissos do dia a dia, pois bem, essa realidade ainda está muito longe de ser realizada, visto que na RMR o número de mulheres motoristas de coletivos chegam a pouco mais de 60 dos mais de 3 mil motoristas de ônibus que circulam diariamente na Região Metropolitana do Recife.

Vencer preconceitos e os tabus de uma função predominantemente masculina é o desafio principal das empresas em preparar essas mulheres na função através de incentivos, treinamento e capacitações visando também melhorar o atendimento aos usuários. 

Empresas com motoristas mulheres na RMR:

Empresa Borborema - 12 mulheres
MobiBrasil - 13 Mulheres
Consórcio Recife - 11 mulheres
Empresas Metropolita - 09 mulheres
Rodoviária Caxangá - 07 mulheres
São Judas Tadeu - 03 Mulheres
Transportadora Globo - 02 mulheres
Expressa Vera Cruz - 01 mulheres

A maioria dessas profissionais começou dentro das empresas em outras funções, como cobradoras, auxiliares de serviços gerais e foram mostrando interesse de se capacitar para assumirem o volante. Foi o caso de Fernanda F. da Silva, que há anos dirige na Empresa MobiBrasil.
Fernanda F. da Silva, motorista na Empresa MobiBrasil

O fato constatado mostra que realmente a necessidade de incentivos nessas contratações femininas onde os dados mostram que as mesmas se envolvem bem menos em acidentes de trânsito.

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