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Mercado de Ônibus vai ter crescimento significativo em 2024

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

O incentivo ao turismo, o lançamento do PAC 3 e o edital do Programa Caminho da Escola, devem impulsionar a comercialização de ônibus em 2024, acredita o diretor do do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Ruben Bisi.

Ele explica que a produção de ônibus está se recuperando dos dois anos da pandemia, período em que a produção foi muito afetada.

“Houve um envelhecimento da frota, aumentando a idade média. Esperamos que com os programas de incentivo do governo, a baixa nas taxas de juros e o relançamento do Programa de renovação veicular, incentivo à descarbonização, o setor possa ter uma trilha de crescimento sustentável para os próximos anos.”

A expectativa do mercado é que a produção de ônibus deverá crescer 3,6% em relação ao ano de 2022, totalizando 19839 unidades. O crescimento no mercado interno deverá ser de 11%, com destaque para o crescimento dos urbanos em mais de 35%. A produção de rodoviários vem em segundo lugar com crescimento de mais de 16%, e um decréscimo no mercado de Microonibus de mais de 20%, em função da queda na produção dos ônibus do Programa Caminho da Escola.
 
Para o ano de 2024, afirma Bisi, a expectativa é que a produção de ônibus urbanos possa crescer em mais de 13% e o mercado de Rodoviários em mais de 5%, em função da reativação do turismo e o aumento dos passageiros no transporte de média e longa distancia.

O escolar deverá apresentar um crescimento muito expressivo em função do novo pregão do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “A expectativa é que possamos fabricar mais de 3900 unidades com crescimento maior do que 15%”, projeta.

Apesar das boas perspectivas, Bisi ressalta que o crédito ainda é um problema, “pois as taxas de juros estão muito altas para financiamento de ônibus e não temos novas linhas de financiamento para a substituição de frotas. Temos a expectativa de novos financiamentos para a descarbonização através dos programas do BNDES.”

Mesmo assim o cenário é de otimismo. “Acreditamos que possamos crescer a produção total para o mercado interno e externo em torno de 12%”, finaliza.

Informações: NovoMomento
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Ônibus gerenciados pela EMTU SP recebem iluminação natalina

Neste início de dezembro, as cidades começam a ganhar mais cores e luzes que refletem as celebrações de Natal e Ano Novo. Para entrar no clima natalino com os passageiros, os ônibus de diversas linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) já começaram a circular com iluminação e decoração temática.

Os veículos vão iluminar as viagens e as ruas para que passageiros de diferentes regiões possam embarcar no clima natalino, tirar fotos e passear com a família. As pessoas poderão encontrar os ônibus iluminados em importantes vias da capital e de Osasco, Embu das Artes, Cotia, Taboão da Serra.

O ônibus iluminado da Viação Pirajuçara começa a operar nesta segunda-feira (4/11), na linha 459 (Embu das Artes / São Paulo-Itaim Bibi), com uma motorista vestida de Mamãe Noel, e nos dias seguintes vai revezar em mais de 10 linhas que atendem a região do Butantã, Vila Sônia, Itaim Bibi, Campo Limpo, Taboão da Serra, Embu das Artes e Osasco.  

A linha 870 - Osasco (Vila Yara)/ Cotia (Terminal Metropolitano de Cotia), da Viação Osasco, já começou a circular nesta semana com um ônibus iluminado. Um outro veículo adesivado com tema natalino fará rodízio por diversas linhas da empresa que atendem a região oeste da Grande São Paulo.

A Radial Transportes e a ATT - Alto Tietê Transportes, do Consórcio Unileste, iluminaram ao todo 6 ônibus, que desde o dia 26/11 estão atendendo todas as linhas operadas na capital, Suzano, Mogi das Cruzes, POÁ, Itaquaquecetuba, Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Santa Isabel.

No ABC, as linhas da Next Mobilidade que operam no corredor ABD e nos municípios da região vão receber quatro ônibus iluminados com LED a partir da próxima semana. 

Para Paulo Reis, gerente de Marketing da EMTU, o Natal tem um significado especial para muitas famílias e iluminar os ônibus é uma forma de espalhar bons sentimentos e emoções.  “As luzes e decorações nos ônibus dão um brilho especial para a viagem dos passageiros e para as pessoas que estão de fora, nas ruas. Com os veículos natalinos circulando em diversas regiões buscamos despertar sentimentos de esperança, alegria e encanto para todos”, observa.

Os passageiros podem consultar as programações das viagens, itinerários e acompanhar a localização dos veículos em tempo real pelo aplicativo EMTU Oficial, disponível para Android e iOS.

Informações: EMTU

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Ônibus elétrico Mercedes-Benz é destaque no Fórum Transporte Sustentável

Totalmente desenvolvido e produzido no Brasil, o ônibus elétrico urbano a baterias da Mercedes-Benz, modelo eO500U, foi exposto aos participantes do Fórum Transporte Sustentável, realizado, no dia 29 de novembro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, capital.

Dessa forma, a solução da marca ganhou destaque neste evento da OTM Editora e RM Conexões que reconhece e valoriza as boas práticas em ESG como pilares do desenvolvimento de negócios nas indústrias, empresas de transportes de passageiros, cargas e logística

Essa foi a 5ª edição do Fórum, que reuniu especialistas e profissionais do setor para um dia de apresentações e debates sobre temas como novas tecnologias para o transporte sustentável, descarbonização, eletrificação, mudanças do clima e vários outros.

Mike Munhato, gerente de eMobility da Mercedes-Benz do Brasil, foi um dos participantes do “Painel Rodoviário de Cargas e Passageiros – os Últimos Avanços”.

eO500U já é realidade na produção e nas vendas para o Brasil
A Mercedes-Benz entregará, ainda este ano, as primeiras 50 unidades do eO500U para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Ou seja, a fabricação em série do chassi de ônibus elétrico a baterias da marca já é realidade na moderna linha de produção 4.0 da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

“Além dessas 50 unidades, clientes da marca já sinalizaram que pretendem adquirir mais de 500 ônibus eO500U”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com isso, nosso ônibus elétrico estará cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista”.

Sintonia com os pilares ESG e a descarbonização do transporte
“Este expressivo volume de ônibus elétricos reafirma a entrada da Empresa na era da eletromobilidade com veículos comerciais no País”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “É muito significativo o fato de começarmos essa jornada por São Paulo, a maior cidade do País e da América Latina, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim como a Prefeitura Municipal e nossos clientes, nós também temos o compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”.

Segundo o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes.

“Agora, nosso eO500U também está neste portfólio, sendo protagonista para a Daimler Buses no Brasil e na América Latina. Os benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, ressalta Achim Puchert. “Com este produto, nossa operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG, reafirmando seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a descarbonização”.

eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica
“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da Mercedes-Benz em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. É também um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, diz Mike Munhato, gerente de eMobility da Mercedes-Benz do Brasil.

O mais novo membro da linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no País. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa. 

O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa.

O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.

Solução com a qualidade e a confiabilidade da marca para as cidades
“Nosso ônibus elétrico traz a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas”, ressalta Walter Barbosa. “A decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus urbano foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 67 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte”.

“E reforçando ainda mais o compromisso com a sustentabilidade, o eO500U já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono”, informa Walter Barbosa. “O BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos. Esse apoio é imprescindível para que o Brasil avance no campo da eletromobilidade e da descarbonização, o que trará benefícios ao meio ambiente, à qualidade do ar nas cidades e à sociedade como um todo”.

Suporte e serviços especializados em eletromobilidade
Como sempre acontece, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica.

Para isso, a Empresa conta com a equipe de eMobility, que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Ela dará apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.

Mais do que lançar um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos.

A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos.

Além disso, os concessionários da marca estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos. 

Informações: Revista Capital Economico

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Governo de São Paulo vai pagar R$ 682 milhões para a ViaQuatro (Linha 4-Amarela)


A CCR informou que, na última quinta-feira, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo – DOESP, o reconhecimento da ocorrência de desequilíbrio econômico-financeiro referente ao contrato de concessão firmado por sua controlada direta Concessionária da Linha 4 do Metrô de São Paulo (ViaQuatro), devido à perda de receita tarifária resultante da redução de demanda de passageiros na Linha 4 – Amarela decorrente da pandemia da Covid-19.

O comunicado foi feito pela companhia (BOV:CCRO3) nesta quinta-feira (30).

O valor bruto do desequilíbrio corresponde a R$ 682,6 milhões, em valores de fevereiro de 2023, a ser reequilibrado em favor da ViaQuatro.

A modalidade do recebimento deste reequilíbrio será, ainda, selecionada pelo Poder Concedente e comunicado ao mercado no momento oportuno.

Informações Infomoney

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Em SP, Linha 24 da CPTM tem seu “mineral” revelado, o quartzo

Enquanto o Metrô batiza suas linhas com números e cores, a CPTM segue outro padrão: além da numeração, há o acréscimo da nomenclatura de pedras preciosas e minerais.
Arco Oeste da CPTM agora é conhecido como Linha 24-Quartzo (Jean Carlos)

Na semana passada, um novo material foi revelado como referência para uma linha da companhia, o quartzo, um cristal que está longe de ser raro, vale lembrar.

O mineral foi citado como parte do nome do Arco Oeste, ramal que a CPTM estuda entre Alphaville e Campo Limpo e que passa a ser conhecido como Linha 24-Quartzo.


A Linha 24-Quartzo aparece oficialmente (GESP)

A informação fez parte da apresentação do secretário Marco Antonio Assalve, dos Transportes Metropolitanos, em evento do Instituto de Engenharia.

Segundo ele, a Linha 24 terá 20 estações, distribuídas por 24 km de vias onde circularão diariamente 560 mil passageiros, conforme projeções atuais.

Anel ferroviário se desenhando
A CPTM tem revelado informações sobre o projeto, que consiste em criar uma ligação férrea radial capaz de reduzir a necessidade dos usuários seguirem para estações centrais para seguir viagem para outras regiões da Grande São Paulo.

Há também um estudo para o Arco Sul, não citado, e para a Linha 14-Ônix, esta entre Bonsucesso e Jardim Irene, em Santo André.

O “anel ferroviário” dependeria apenas do Arco Norte, mas as informações mais recentes mostram a Linha 23-Limão cruzando a região norte da capital sem conexão com os projetos da CPTM.

Como o estágio desses estudos é muito incipiente, não é possível cravar que o formato atual será de fato levado em frente.

Por enquanto, a Linha 24-Quartzo prevê conexões com a Linha 8-Diamante em Carapicuíba, com a futura Linha 22-Marron em Monte Belo, com a Linha 4-Amarela quando esta chegar à Taboão da Serra e, por fim, a Linha 5-Lilás, em Campo Limpo.

Sem dúvida, um ramal bastante promissor pelo seu potencial de encurtar distâncias e distribuir a demanda de forma mais equilibrada na rede.

Até a Linha 24 virar realidade, no entanto, serão muitos anos pela frente. Ainda bem que o quartzo é um material resistente ao tempo.

Informações: Metro CPTM

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Estado do Paraná lança consulta pública para licitação do transporte metropolitano da RMC

O Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), lançou nesta quinta-feira (30) uma consulta pública da licitação do serviço de transporte coletivo metropolitano de Curitiba, compreendendo 29 cidades.

A consulta, que segue por 15 dias, representa a primeira etapa da fase externa da licitação. É uma oportunidade para que a população em geral, sociedade civil organizada, entidades de classe e empresários do setor tenham acesso aos documentos que compõem o processo licitatório e participem com colaborações e apontamentos visando aprimorar o futuro contrato de concessão do serviço.

A licitação do transporte metropolitano sob gestão da Amep é um compromisso do governador Carlos Massa Ratinho Junior e inédita na operação metropolitana, que funciona no formato de permissão precária por décadas.

O objetivo da licitação, além de regulamentar a concessão, é oferecer melhorias e a modernização do serviço para o cidadão. Uma das novidades é a inclusão de todos os municípios que compõem a região na gestão metropolitana, passando de 19 para 28 cidades, além da Capital. Atualmente, cerca de 70% dos passageiros que seguem para Curitiba utilizam a rede integrada de transporte.

O presidente da Amep, Gilson Santos, destaca que para chegar aos documentos que compõem o edital e seus anexos o Governo do Estado contratou uma assessoria técnica especializada. O material foi construído em duas etapas: a primeira resultou na identificação dos cenários, com atualização de pesquisa de origem e destino, e a outra para a validação econômica e jurídica do projeto.

Segundo o material disponibilizado para a consulta pública, a licitação prevê a concessão em quatro lotes. O período de contrato será de 12 anos, estabelecendo a entrada de frota nova que responda a quesitos de sustentabilidade ambiental. Entre outras implementações, todos os veículos serão equipados com wi-fi.

A consulta pública está disponível no link www.amep.pr.gov.br/consultapublicatransporte.

Informações: Governo do Estado

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Bilhete Único atende mais de 60% da demanda de transporte público da Região Metropolitana de Goiânia

De acordo com balanço da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), o Bilhete Único já responde por mais de 60% de toda a demanda da Região Metropolitana de Goiânia. Com ele, o passageiro pode escolher o melhor trajeto para chegar ao seu destino, pagando apenas o valor de uma passagem, sem necessariamente passar pelos terminais.

Lançado em abril de 2022, o Bilhete Único facilita e dá mais liberdade aos usuários do transporte coletivo metropolitano. Há aproximadamente 670 mil pessoas cadastradas, que usufruem da vantagem de trocar uma linha por outra em qualquer estação do trajeto. O tempo de deslocamento reduz em até 50 minutos, e o passageiro continua pagando apenas uma passagem, no valor de R$ 4,30.

O prefeito Rogério destaca, além dos benefícios do cartão Bilhete Único, o congelamento do valor da tarifa, viabilizado pelo convênio entre a administração da Capital, Governo de Goiás e prefeituras da Região Metropolitana. “Além das facilidades que o Bilhete Único trouxe à população usuária do transporte coletivo, nós ainda conseguimos, por meio de subsídios, manter o mesmo valor da passagem desde 2019”, afirma, ao ressaltar que a Prefeitura arca com 41,2% do rateio, mesma porcentagem do governo estadual.

A iniciativa conjunta levou Goiânia ao primeiro lugar no ranking de maior satisfação sobre o preço da passagem do transporte coletivo, segundo a Pesquisa de Qualidade dos Serviços Públicos, realizada pela ONG Agenda Pública entre as capitais brasileiras. Entre os meses de maio de 2022 a setembro de 2023, a Prefeitura já bancou mais de R$ 195 milhões em subsídios para manter o valor da tarifa.

“O Bilhete Único faz parte de um pacote de iniciativas, dentro da gestão do prefeito Rogério que tem esse propósito de trazer melhorias inovadoras aos usuários do transporte coletivo. O Passe Livre do Trabalhador e o Cartão Família também são formatos de bilhetagem que facilitam o dia a dia dos passageiros”, ressalta o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu.

O pagamento modernizado, com opção de bilhetagem por meio de cartões de crédito ou débito por aproximação, e também Pix, é outra iniciativa que destaca Goiânia como modelo para todo o país em inovações no transporte público.

Mais liberdade e economia

Antes do formato Bilhete Único, o principal cartão utilizado pelos usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana era chamado Cartão Fácil. Para trocar de linha fora dos terminais, o passageiro precisava pagar mais uma passagem. Com o lançamento do novo formato de bilhetagem, os cadastros do cartão antigo foram automaticamente atualizados para Bilhete Único e todos os usuários podem usufruir dos benefícios, inclusive aqueles que ainda possuem o Cartão Fácil.

Usuário do transporte coletivo metropolitano, Agilson Leite Borges utiliza diariamente três linhas para se deslocar de casa ao trabalho. Hoje, pagando apenas uma passagem durante todo o trajeto, ele destaca as vantagens do Bilhete Único. “Quando era o Cartão Fácil, eu precisava pagar duas passagens, porque de uma linha a outra eu não passava por terminal. Hoje, sigo utilizando as três linhas, mas pagando apenas 4,30. Economizo tempo e dinheiro, é muito satisfatório”, conta.

Para escolher o melhor trajeto para chegar ao destino final, o usuário pode utilizar o aplicativo SiMRmtc. Basta inserir a origem e o destino nas opções de busca e escolher a melhor rota. Também é possível usar o Google Maps para o planejamento.

Informações: Jornal Opção

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Trens e VLTs voltam a circular em Maceió nesta segunda (4)


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a operação de trens e VLTs em Maceió volta a funcionar, normalmente, nesta segunda-feira (4).

A suspensão temporária se deu devido a protestos de moradores na última sexta (1°), em Bebedouro. Eles temiam ficar ainda mais isolados pelo iminente colapso da mina 18, no bairro do Mutange. O grupo também reivindicou uma urgente realocação de moradores da região.

"Devido às frequentes manifestações da população contra a mineradora Braskem, durante a tarde de sexta-feira, dia primeiro, muitas delas ocorridas em cima dos trilhos, na via permanente, a CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Maceió precisará interromper a operação dos trens e VLTs a partir das 16 horas de sexta-feira e durante o sábado. A paralisação temporária se faz necessária para reparar os danos da via, bem como avaliar a segurança dos funcionários e usuários do sistema ferroviário", explicou a CBTU em nota.

Informações: GazetaWeb

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