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Trem Iluminado circula na Linha 13-Jade da CPTM

domingo, 3 de dezembro de 2023


Nesta semana, trens iluminados da CPTM passaram a circular nas linhas 13-Jade (Expresso Aeroporto) e na 12-Safira para comemorar com os passageiros as festas de fim de ano e o início de 2024.

Na Linha 13-Jade, desde quarta-feira (29), um da série 2500 circula no serviço Expresso Aeroporto, no trajeto entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Aeroporto-Guarulhos.

Já na Linha 12-Safira, desde segunda-feira (27), um trem da série 9000 roda entre as estações Brás e Calmon Viana.

Os trens especiais receberam fitas de Led ao longo dos oito carros no lado externo, desde a frente da cabine e por toda as laterais. Ao todo, a equipe de manutenção utilizou 1.600 metros de fitas para garantir a iluminação tradicional desse período do ano.

As composições devem rodar até o início de janeiro de 2024 dentro da programação de operação das linhas.

Informações: Click Guarulhos

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Linhas da EMTU na Grande São Paulo e Litoral Norte ganham 49 novas viagens

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) ampliou o atendimento de seis linhas metropolitanas que circulam em São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano do Sul, Carapicuíba, Barueri, Mogi das Cruzes, São Sebastião e Caraguatatuba.

Cerca de 16 mil passageiros serão beneficiados diariamente com o acréscimo de 49 viagens e de cinco ônibus. As linhas 5505 e 450 tiveram aumento de viagens nos dias úteis e aos sábados, a linha 147 nos dias úteis, as linhas 197 e 254 aos sábados, e a linha 201 aos domingos.

Os serviços são operados pelas concessionárias Unileste, Anhanguera, NextMobilidade e Pássaro Marron. A reprogramação foi realizada com base nos monitoramentos diários feitos pelos setores de planejamento e fiscalização da EMTU, e nas informações obtidas pelo Centro de Gestão e Supervisão da empresa, que acompanha a operação dos ônibus intermunicipais em tempo real.

Os passageiros podem consultar os novos horários das linhas pelo site ou aplicativo EMTU Oficial, disponível para iOS e Android.

Confira as linhas reforçadas:

201 -  Mogi das Cruzes (Terminal Rodoviário Geraldo Scavone)/ São Paulo (Terminal Rodoviário Tiete)  - desde 25/11

450 - Carapicuíba (Jardim Novo Horizonte)/ Barueri (Alphaville 2) - a partir de 2/12

147 - São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário Nicolau Delic)/ São Bernardo do Campo (Jardim João de Barro) - a partir de 2/12

195 - São Bernardo do Campo (Terminal Metropolitano Ferrazópolis)/ Diadema (Terminal Metropolitano Piraporinha) - a partir de 2/12

254 - São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário Nicolau Delic)/ Diadema (Terminal Metropolitano Diadema) - a partir de 2/12

5505 - São Sebastião (Balsa)/ Caraguatatuba (Terminal Rodoviário de Caraguatatuba) - a partir de 6/12

Informações: EMTU SP

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Em SP, Linhas que atendem o Terminal Bandeira serão alteradas durante obras


A SPTrans informa que a partir de segunda-feira (4) sete linhas de ônibus que atendem no Terminal Bandeira serão remanejadas para as plataformas 5 e 6 e outras três linhas continuarão alteradas, em razão de obras na Plataforma 6. As alterações prosseguem até o término dos trabalhos.

Acompanhe: 

Linhas remanejadas na Plataforma 5
 
6250/10 Jd. Jaqueline – Term. Bandeira
6262/10 CEASA – Term. Bandeira
8610/10 Jd. Paulo VI - Term. Bandeira

Plataforma 6 

2002/10 Term. Pq. D. Pedro II – Term. Bandeira
9300/10 Term. Casa Verde – Term. Pq. D. Pedro II
6414/10 Socorro - Term. Bandeira
6422/10 Vl. Cruzeiro - Term. Bandeira

As linhas 6422/10 e 6414/10, após efetuarem o desembarque e embarque dos passageiros utilizando as portas à esquerda, acessarão o terminal através da entrada da Praça da Bandeira, próximo à Rua Santo Amaro, prosseguindo normal.  

Linhas que permanecerão remanejadas: 

6400/10 Term. João Dias - Term. Bandeira
6505/10 Term. Guarapiranga – Term. Bandeira
6500/10 Term. Sto. Amaro – Term. Bandeira

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Bairros de Salvador ganham novas linhas de ônibus

Os bairros de Cajazeiras, Castelo Branco e Boca da Mata, todos localizados em Salvador, ganharam novas linhas de ônibus neste sábado (2). Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a veiculação das linhas acontecem no fim da tarde e início da noite, sempre das 18h às 23h40, todos os dias da semana.

As novas linhas 1420-02 – Boca da Mata x Iguatemi e a 1436-02 – Cajazeira 11 x Iguatemi vão dar suporte ao atendimento das linhas 1305 – Castelo Branco x Pituba, 1420 – Boca da Mata x Pituba e a 1436 – Cajazeira 11 x Pituba.

Vale destacar que os usuários que utilizam o transporte na região da Alameda das Espatódeas e Avenida Paulo VI, deverão passar a utilizar a linha B003 – Rodoviária BRT x Paulo VI/Pituba.

A Semob afirma que o objetivo das novas linhas é melhorar o atendimento dos usuários do transporte público das regiões, além de diminuir o tempo de deslocamento para os destinos desejados pela população.

Informações: iBahia.com

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Ônibus iluminados da cidade de São Paulo começam a circular

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

A SPTrans começa no dia 2 de dezembro a circulação dos ônibus iluminados da cidade de São Paulo. Além da decoração dedicada ao período natalino, a população terá acesso a passeios gratuitos nos coletivos do Natal Iluminado até o começo de janeiro em quatro rotas programadas para atender as Zonas Leste, Norte, Sul e Oeste da capital com destino à árvore de Natal instalada no Parque Ibirapuera.

Serão, ao todo, 135 ônibus decorados pelas concessionárias do transporte público, em parceria com a SPTrans, com a temática natalina circulando pela cidade nas linhas durante os períodos de festividade. Motoristas e cobradores de alguns dos coletivos estarão vestidos de Papai Noel para celebrar a chegada do Natal.

Os passeios gratuitos serão feitos nos dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17, sendo realizados aos sábados e domingos, das 18h às 20h, em quatro rotas selecionadas para atender à população.

Confira o roteiro dos passeios dos ônibus iluminados:

Linha Zona Leste
Saída: Rua Alvinópolis (Metrô Vila Matilde)
Itinerário ida: Rua Alvinópolis, Rua Melo Freire, Av. Alcântara Machado, Vd. Leste Oeste, Vd. Glicério, Vd. Jaceguai, Pça. Franklin Roosevelt, Rua da Consolação, Rua Dr. Antônio dos Santos Rocha, Av. Paulista, Av. Bernardino de Campos, R. Correia Dias, Vd. Eng. Antônio de C. Aguiar, Rua Tomás Carvalhal, R. Cel. Oscar Porto, Pça. Marjayoun, Av. 23 de Maio, Pça. Ibrahim Nobre, Av. Pedro Álvares Cabral.
Itinerário volta: Av. Pedro Álvares Cabral, Praça Pastor Rubens Lopes, Av. Brig. Luis Antônio, Viaduto Dona Paulina, Praça Dr. João Mendes, Rua Tabatinguera, Av. do Estado Viaduto acesso à Radial Leste, Av. Alcântara Machado, Rua Melo Freire, Av. Conde de Frontin, Rua Joaquim Marra, Vd. Vila Matilde, Rua Cumai, Rua Evans, Rua Alvinópolis.

Linha Zona Sul
Saída: Shopping Interlagos
Itinerário ida: Rua Odete Tobias Mariano, Avenida Interlagos, Av. Washington Luis, Viad. Washington Luis, Av. Washington Luis, Viad. Dep. Luis Eduardo Magalhães, Av. Washington Luis, Viad.João Julião da C. Aguiar, Av. Moreira Guimarães, Av. Rubem Berta, Viad. Onze de Junho, Av. Rubem Berta, Av. Professor Ascendino Reis, Av. Pedro Álvares
Itinerário volta: Av. Pedro Álvares Cabral (Pq Ibirapuera), Rua Manoel da Nóbrega, Av. República do Líbano, Av. Indianópolis, Av. Moreira Guimarães, Viad. João Julião Da Costa Aguiar, Av. Washington Luiz, Viad. Dep. Luís Eduardo M. De Magalhães, Av. Washington Luiz, Av. Interlagos, R. Do Shopping Interlagos, Av. Interlagos, Rua Odete Tobias Mariano.

Linha Zona Oeste
Saída: Praça Charles Miller (Pacaembu)
Itinerário ida: Pça. Charles Miller, Av. Arnolfo Azevedo, Pça. Wendell Wilkie, R. Alm. Pereira Guimarães, R. Tácito de Almeida, R. Tácito de Almeida, R. Cardoso de Almeida, Av. Dr. Arnaldo, Tn. José Roberto F. Melhem, Av. Paulista, Av. Bernardino de Campos, R. Correia Dias, Vd. Eng. Antônio de C. Aguiar, Rua Tomás Carvalhal, R. Cel. Oscar Porto, Pça. Marjayoun, Av. 23 de Maio, Pça. Ibrahim Nobre, Av. Pedro Álvares Cabral.
Itinerário volta: Av. Pedro Álvares Cabral (Bolsão), Pça Armando de Sales Oliveira, Av. Brigadeiro Luis Antônio, Al. Santos, R. Teixeira da Silva, Av. Paulista, Tn. José Roberto F. Melhem, Av. Dr. Arnaldo, R. Cardoso de Almeida, R. Alm. Pereira Guimarães, Pça. Wendell Wikie, Av. Arnolfo Azevedo, Pça. Charles Miller.

Linha Zona Norte
Saída: Metrô Parada Inglesa
Itinerário ida: Av. Luiz Dumont Villares, Corredor Norte / Sul, Praça Orlando Silva, Corredor Norte / Sul, Av. Gen. Ataliba Leonel, Av. Santos Dumont, Pça. Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Ponte das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Av. Tiradentes, Av. Av. Prestes Maia, Tn. São João Paulo II, Av. 23 de Maio, Av. Pedro Álvares Cabral.
Itinerário volta: Av. Pedro Álvares Cabral, Praça Pastor Rubens Lopes, Av. Brigadeiro Luís Antonio, Viaduto Dona Paulina, Rua Quintino Bocaiúva, Rua Riachuelo, Praça da Bandeira, Av. Prestes Maia (Corredor Norte/sul), Av. Tiradentes, Av. Santos Dumont, Ponte das Bandeiras, Av. Santos Dumont Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Av. Ge. Ataliba Leonel, Pça Orlando Silva, Av. Luiz Dumont Villares, Rua Manuel Taveira, Rua Prof. Marcondes Domingues, Av. Luiz Dumont Villares.

Informações: SPTrans

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Prefeitura de Goiânia promete padronizar pontos de ônibus e renovar a frota de veículos

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

A Prefeitura de Goiânia promete renovar a frota de veículos do transporte coletivo da capital e padronizar pontos de ônibus, a partir de janeiro de 2024. O projeto faz parte de diretrizes estipuladas pela Lei Complementar nº 187, de 6 de outubro de 2023, cujo objetivo de reestruturar o transporte coletivo em Goiânia.

Assim sendo, o plano é reformar 3.049 pontos de ônibus e implantar 3.891 novos abrigos. Além disso, a partir de janeiro do ano que vem, a frota de ônibus receberá 1.020 novos veículos. Entre os planos para o transporte coletivo da capital, a chegada de 62 veículos elétricos para o BRT Norte-Sul, até julho de 2024 e outros 65 ônibus que vão operar no Eixo Anhanguera, destinados pela Metrobus. Dois com ar-condicionado já estão em fase de testes.

Garantido por lei
Durante a Reunião da Frente Parlamentar de Prefeitos, nesta terça-feira (28), em Brasília, o prefeito Rogério Cruz falou sobre a Lei Complementar que estabeleceu as novas melhorias para o transporte coletivo. “Esta Lei é resultado dos esforços entre governos para buscar soluções ao transporte coletivo da nossa grande Goiânia. A solução encontrada evidencia o nosso firme compromisso com o bem-estar da comunidade, para garantir que cada passageiro usufrua do transporte público digno e de qualidade”, enfatizou.

Com efeito, o projeto de lei foi elaborado para garantir mais conforto aos usuários do transporte público. Dentre as medidas, a Lei estabelece que a responsabilidade dos abrigos de Goiânia e da Região Metropolitana passa a ser de 100% das concessionárias. As empresas de transporte público da capital também ficarão encarregadas das manutenções, a cada dois meses, incluindo reforma, remoção, sinalização e conservação dos pontos de ônibus.

As concessionárias também vão adotar medidas para a realização de investimentos na renovação, operação e manutenção da infraestrutura de transporte coletivo do Eixo Anhanguera, bem como na obtenção, operação e manutenção de veículos elétricos. A previsão é de que sejam concluídas as obras de revitalização dos terminais do Eixo Anhanguera até o final de 2024.

Já a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) fica com a responsabilidade de realizar levantamentos necessários para a implementação das iniciativas, como estudos técnicos e jurídicos, projetos de engenharia e estudos econômicos.

Novas medidas
Com início previsto para janeiro de 2024, o Programa Metropolitano de Transporte Coletivo (PMTC) será uma consultoria especializada em engenharia de transporte, contratada para a condução de novos estudos de demanda que permitam a definição de novos padrões de qualidade dos serviços. Para reforçar as medidas de segurança, o projeto estabelece que serão implantados equipamentos de monitoramento remoto na frota e nos corredores BRT, por meio de tecnologia Intellignet Transportation System – ITS.

Também com uso de tecnologia e inovação, há projeto para desenvolvimento de um novo aplicativo para garantir ao usuário ferramentas de roteirização, meios de pagamento, informações e suporte relativos aos serviços regulares integrados e complementares do sistema de transporte coletivo.Para o êxito de todas as ações de reorganização da prestação dos serviços de transporte público coletivo, as concessionárias ficam responsáveis por viabilizar os investimentos necessários, por meio da criação de garantias públicas de pagamento do complemento tarifário.

A Prefeitura de Goiânia destacou como principal garantia de pagamento as receitas da Área Azul e, caso sejam insuficientes, as receitas da Loteria Municipal, que também serão destinadas para os investimentos no transporte coletivo da Capital. Em último caso, verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) também poderão ser usados.

Informações: Diário de Goiás

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João Pessoa terá novos ônibus com ar-condicionado e wifi

Nesta terça-feira (28), o prefeito Cícero Lucena apresentou, com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), a mais nova opção de transporte coletivo para os pessoenses – o ‘Geladinho’.

A solenidade aconteceu na sede da Concessionária Unidas, no Distrito Industrial, onde o prefeito explicou que os novos ônibus estão sendo acrescentados à frota já existente, dando mais opções ao usuário do transporte público. O gestor disse que essa novidade começa a circular pelas ruas da Capital até o final de dezembro, após os veículos passarem pelos processos de legalização, fiscalização e aprovação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU).

“Esses ônibus estarão circulando até para ajudar ao comércio no período natalino. É algo que há de mais moderno, não só na estrutura, mas também no motor, que respeita o meio ambiente, usa o motor Euro 6, que é o que há de mais moderno no mundo hoje, com uma combustão a diesel. Ou seja, vamos oferecendo mais conforto e vamos oferecer a integração com outros ônibus”, afirmou o prefeito.

Como o próprio nome já remete, os ‘Geladinhos’ contam com sistema de ar-condicionado, mantendo os veículos refrigerados e, desta forma, aliviando a temperatura típica do clima quente nordestino. Além disso, a tecnologia integrada ao ônibus manterá os usuários conectados à internet, através de um roteador de livre acesso a wifi e, ainda, entrada USB, onde será possível que o passageiro carregue os aparelhos eletrônicos.

O diretor do Sintur-JP, Alberto  Pereira, disse que desde o início do ano, em diálogo com a gestão municipal, a frota ônibus na cidade já ganhou 72 novos ônibus – todos com tecnologia moderna, menos poluentes e acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência. “A gente tem o propósito de entregar, nos próximos seis meses, mais 56 veículos, fazendo assim 128 veículos novos. Isso significa 33% da frota operante, ou seja, um terço da frota está sendo renovada em apenas 16 meses”, explicou.

Por ter este serviço diferenciado dos demais ônibus regulares que circulam habitualmente na Capital, onde o ‘Geladinho’ se torna mais uma opção aos usuários, a estimativa é de que para o embarque neste veículo especial seja cobrada tarifa diferenciada, valor que ainda será definido após convocação e análise do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU).

Em relação à operação, ainda não foram definidas os horários e itinerários destes novos veículos, mas a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em parceria com o Sintur-JP, planeja que a rota deve contemplar bairros das zonas norte e sul, além dos principais corredores da cidade, como Avenidas Epitácio Pessoa e Pedro II.

“Importante dizer que é um novo modelo de transporte público, é uma nova opção para que a população possa utilizar. Ele se incorpora à frota, aumentando a frota e de sobremaneira vai melhorar o tempo de viagem, até porque vão ter mais rotas na rua e a população vai ter a opção de andar e utilizar o wifi e também o ar-condicionado”, afirmou o superintendente de Mobilidade Urbana, Expedito Leite.

Outras características – Os novos veículos opcionais também possuem poltronas acolchoadas e reclináveis, porta única e acessível para pessoas com deficiência, pós-tratamento de não poluentes, melhorando o desempenho do veículo e reduzindo a emissão de gases, assim como computador de bordo que otimiza o feedback de dirigibilidade para o motorista e torna a viagem ainda mais segura.

Informações: Parlamento PB

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Tarifa zero no transporte público de São Paulo: Entenda os planos e quando deve ocorrer

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou na última quinta-feira (23) que estuda a implementação de tarifa zero no transporte público da cidade aos domingos ou durante a noite.

O objetivo é movimentar a economia ao fomentar o acesso à mobilidade urbana. A ideia é que a mudança passe a vigorar já em 2024. Conforme o prefeito, a decisão sobre a medida será tomada até o fim da próxima semana.

“O que a gente está pensando, e ainda não está definido, é iniciar o processo para sentir como vai ser o comportamento, se a tarifa zero ela vai trazer realmente um ganho para a economia, um movimento econômico maior. E a ideia é que a gente inicie dando o transporte gratuito para domingo ou para o período noturno. É uma das duas situações, que a gente vai colocar”, disse.

Nunes apontou que a ideia de liberação das catracas aos domingos é a que está sendo mais analisada. A prefeitura estima a geração de um impacto entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões no orçamento da cidade.

“[Domingo] é um dia que não tem tanta movimentação. Pode trazer o aquecimento da economia, fazer girar a economia. A gente sempre faz tudo pensando na geração de emprego, de renda e no fortalecimento da economia da cidade”, explicou.

Ele pontuou ainda que em 2022 o sistema de transporte coletivo da cidade teve um custo aproximado de R$ 10 bilhões – R$ 5 bilhões pagos pelos usuários e R$ 5 bilhões subsidiados pela administração municipal.

Além disso, ressaltou que o sistema tem perdido passageiros nos últimos anos. Enquanto em 2019 eram 9 milhões de usuários, o número atual caiu para 7 milhões.

“São mais de 12 mil ônibus, então qualquer movimento desses tem que ser muito bem pensado, muito bem estudado, muito bem planejado. O que eu não vou fazer é tirar dinheiro da habitação, da saúde, para colocar no transporte, a gente tem que fazer ações para que a gente possa ter um avanço nessa questão”.

Pauta da tarifa zero em São Paulo não é nova

Em novembro do ano passado, o prefeito já havia sinalizado considerar um passe livre na cidade. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (SPTrans) iniciou um estudo jurídico e financeiro para avaliar a possibilidade da tarifa zero na cidade para ônibus.

Segundo fala do prefeito à época, o objetivo é “fazer com que o transporte coletivo seja mais utilizado e utilizar menos o transporte individual”.

Nunes já havia ressaltado que o principal desafio é encontrar formas para financiar o sistema dos ônibus, que custa aos cofres públicos R$ 10 bilhões por ano. “Desses R$ 10 bi, a gente arrecada em torno R$ 6 milhões e a Prefeitura complementa com R$ 4 bilhões, mantendo essa tarifa de R$ 4,40”.

* Com Agência Brasil

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