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Veja detalhes dos novos ônibus com ar-condicionado e wi-fi da Grande Belém com previsão em 2024

domingo, 12 de novembro de 2023

Com previsão de entrega em maio de 2024, os novos ônibus com ar-condicionado e wi-fi vão atender a demanda da população da Grande Belém, que inclui os municípios de Ananindeua e Marituba. Segundo a Setransbel, o processo para a aquisição de 300 novos ônibus no valor de R$ 250 milhões já foi concluído pelas associadas a entidade.

Nesta semana a Setransbel divulgou como será os novos ônibus que tem com tecnologia avançada e ar-condicionado, proporcionando uma experiência mais confortável, segura e sustentável para os passageiros.

Para a aquisição dos 300 (trezentos) novos veículos, as empresas associadas ao SETRANSBEL investirão no total cerca de R$250.000.000,00 (duzentos e cinquenta milhões de reais), por meio de financiamento bancário onde cada empresa assumiu o valor conforme a quantidade de veículos adquiridos por ela.

PRINCIPAIS DESTAQUES DOS NOVOS ÔNIBUS

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Motor a diesel com a tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que atende aos requisitos do Euro 6 e resulta na acentuada diminuição das emissões de poluentes. São 80% de redução nas emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) e 50% de redução nas emissões de Material Particulado (MP), em relação aos motores de geração anterior, trazendo contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente.  

ACESSIBILIDADE

Os veículos foram projetados para atender a todas as necessidades de mobilidade, com elevadores de acesso e espaços dedicados a cadeirantes.

CONFORTO

Equipados com o chassi Mercedes Benz OF 1721 L que surpreende pelo conforto, estabilidade e qualidade que a suspensão pneumática oferece aos passageiros, diminuindo o nível de trepidações do chassi e reduzindo o ruído interno do veículo. A carroceria CAIO modelo Apache VIP V conta com assentos ergonômicos, sistema de ar-condicionado e Wi-Fi gratuito, tudo para tornar as viagens mais agradáveis para todos.

SEGURANÇA

Os ônibus serão equipados com os mais recentes sistemas de segurança, incluindo câmeras de vigilância e GPS em tempo real. A modernização da frota é parte de um plano abrangente para melhorar o transporte público e incentivar o uso de alternativas sustentáveis de mobilidade em nossa cidade. Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência de transporte coletivo mais eficiente e amigável para todos.

FABRICAÇÃO DOS NOVOS ÔNIBUS

É importante esclarecer que a compra de ônibus novos segue um roteiro diferente do que acontece na compra de veículos de passeio, vez que estes ficam prontos a espera de compradores nos pátios das montadoras e nas concessionárias, já os ônibus só começam a ser fabricados após a efetivação da compra. Os chassis dos ônibus, que também inclui a parte mecânica, serão fabricados pela tradicional empresa Mercedes Benz, em São Bernardo do Campo/SP. As entregas ocorrerão por lotes definidos pela montadora, de acordo com a capacidade de produção da fábrica. A previsão é de que os primeiros lotes de chassis sejam liberados já em Janeiro/2024, com a conclusão de entregas dos 300 (trezentos) chassis projetada para acontecer até março/2024.

Após a liberação de cada lote de chassis, estes seguirão para a empresa CAIO Induscar, localizada em Botucatu/SP, onde serão montadas as carrocerias dos veículos, a parte mais visível aos passageiros, como piso, assentos, teto etc., sendo finalizados em lotes a partir de MARÇO/24. A conclusão da entrega dos 300 (trezentos) novos ônibus, está prevista para acontecer até MAIO/2024, aguardamos ansiosamente a oportunidade de ver nossos clientes desfrutando dessas melhorias. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para tornar o sistema de transporte coletivo de Belém, Ananindeua e Marituba um modelo de excelência.

Informações: RomaNews

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Prefeitura de São Paulo entrega nova faixa de ônibus na Zona Norte


A Prefeitura de São Paulo informa que serão entregues 720 metros de faixa exclusiva de ônibus, neste sábado (11), na Av. Nossa Senhora do Ó, na Zona Norte. A nova faixa tem o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é de que cerca de 20 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

A nova faixa exclusiva da Av. Nossa Senhora do Ó foi implantada entre a Rua Silvano de Almeida e a Avenida Professor Celestino Bourroul, no bairro do Limão, Zona Norte. Pelo trecho trafegam 15 linhas de ônibus.

A medida é implantada pelas secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), pela São Paulo Transporte (SPTrans) e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021, foram implantados 47,02 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 94,04% do total previsto.

Informações: Prefeitura de São Paulo

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Em Campinas, Linhas BRT20 e BRT21 terão mais ônibus a partir de segunda

Em função da migração de usuários das linhas convencionais para as novas linhas do BRT Campo Grande, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove mais reforços na operação dos dias úteis, a partir da segunda-feira, 13 de novembro.  

A frota da linha paradora BRT20 passa de 13 para 15 veículos nos horários de pico da manhã; e de 12 para 13 no pico da tarde. Com isso, os intervalos passam para sete minutos de manhã e oito a tarde.  
 
Também haverá reforço na frota da linha semiexpressa BRT21, que passa de seis para sete veículos no pico da tarde, que concentra a maior demanda. Os intervalos caem de 12 para 10 minutos. Agora, são 32 veículos em operação nas linhas BRT, nos horários de pico, em dias úteis.  

A BRT20 é paradora, parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Satélite Íris e chega até o Terminal Mercado e Corredor Central/Rótula (Irmã Serafina, Anchieta e Orosimbo Maia). Atende todas as 13 estações do corredor BRT – Nova Esperança, Rossin, Florence, Aliança, Bandeirantes, PUC/Roseiras, Londres, Garcia, Aurélia, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária. E opera em dias úteis, sábados, domingos e feriados, entre 4h25 e 0h.  

A BRT21 é semiexpressa, parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo às estações Rossin, PUC/Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. Ela circula de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (entre 4h45 e 8h15; e entre 15h42 e 19h33), com retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido com maior demanda de passageiros.  
 
Linha alimentadora 227 já circula com veículo adicional 
 
Também para ajustar a frota à demanda de usuários, a linha alimentadora 227 (Jardim Florence II) recebeu um veículo adicional no último dia 9 de novembro, nos horários de pico da manhã e da tarde, em dias úteis. A frota passou de dois para três veículos e os intervalos de 20 para 13 minutos. A mudança foi tomada após remanejamento de veículos da linha convencional 229 (Jardim Florence II) e para atender a migração da demanda de usuários.  

Para viabilizar a integração com as linhas BRT de forma mais rápida, a Emdec já criou cinco alimentadoras – 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I), 234 (Satélite Íris III) e 235 (Residencial Sirius). O intuito é que os usuários migrem das linhas convencionais para as linhas alimentadoras e, a partir do Terminal Satélite Íris, utilizem uma das linhas BRT.  

A Emdec segue monitorando de perto a circulação das linhas BRT e fará mais ajustes, se necessário. Todos os detalhes sobre a nova operação do BRT Campo Grande podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt. 

Ajustes em linhas convencionais  
 
A Emdec também promove ajustes nos horários de operação das linhas 132 (Terminal Vida Nova), 385 (Shopping Iguatemi/Rodoviária), a partir também de segunda-feira,13 de novembro.

A 132 terá ajustes nos horários de operação no período noturno, em dias úteis, nas partidas do Terminal Vida Nova e da Rodoviária.
 
A 385 terá o início da operação antecipada para as 6h02 do Terminal Shopping Iguatemi e para as 5h20 do Terminal Metropolitano, em dias úteis.

Informações: Prefeitura de Campinas

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Curitiba terá tarifa de ônibus mais barata fora dos horários de pico


O prefeito de Curitiba em exercício, Eduardo Pimentel, vai lançar na segunda-feira (13) uma nova modalidade de cartão-transporte em Curitiba. É o Curitiba+, que funciona no modelo pré-pago e o usuário pode utilizá-lo de forma ilimitada, fora dos horários de pico.

O cartão terá um valor fixo e usuário poderá usá-lo quantas vezes quiser, nos seguintes horários:

Dias úteis: entre 8h30 às 16h59 e das 20h às 3h59
Sábados: após 8h30 
Domingos e feriados: livre
O cartão terá um valor fixo, que não foi divulgado ainda pela prefeitura. A ideia é incentivar o uso do transporte coletivo nos horários de menor movimento, período em que a circulação de pessoas nos ônibus chega a cair 60%.

Informações: RIC

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SPTrans altera itinerário de quatro linhas na região da Av. Santo Amaro

A SPTrans irá alterar os itinerários de quatro linhas de ônibus que operam na Av. Santo Amaro, atualmente em obras de requalificação, com o objetivo de diminuir o tempo de viagem dos passageiros e reduzir a quantidade de veículos na via em obras. As mudanças começam no dia 18 de novembro, sábado, em virtude de nova fase dos trabalhos no local.

As linhas serão alteradas no sentido bairro, deixando de circular no trecho em obras e passando para ruas internas do bairro. Das quatro linhas que serão desviadas, três têm como destino o Terminal Santo Amaro e uma vai para o bairro de Cidade Ademar.

Quem embarca nessas linhas na parada Afonso Braz terá como alternativa um ponto provisório instalado na Rua Santa Justina. Com a mudança, cerca de 53 ônibus deixam de passar pelo trecho em obras por hora, no pico da tarde, impactando também nas linhas que não serão alteradas. Os passageiros que têm interesse na ligação para o Term. Santo Amaro também terão outras opções na Parada Afonso Brás.  

Os passageiros serão informados das alterações por meio de edição especial do Jornal do Ônibus afixados no interior dos ônibus envolvidos, informativos no sistema de som dos terminais, banners nos pontos de parada, posts nas redes sociais e no site oficial da SPTrans.

Técnicos da SPTrans estarão na região orientando passageiros e motoristas de ônibus.

A SPTrans irá monitorar a operação das linhas nos primeiros dias de operação e, caso seja necessário, novos ajustes podem ser feitos.

Confira as mudanças:

5111/10 Term. Santo Amaro - Term. Pq. D. Pedro II
5131/10 Cid. Ademar - Pq. D. Pedro II
669A/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
7550/10 Term. Santo Amaro - Metrô Santa Cecília
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, Rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr., Rua João Cachoeira, Rua Sta. Justina, Av. Brig. Faria Lima, Av. Helio Pellegrino, Av. Sto. Amaro, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

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Tarifa de ônibus de Salvador sobe para R$ 5,20

A passagem de ônibus do transporte público de Salvador vai passar a custar R$ 5,20 a partir de segunda-feira (13), conforme informou o prefeito de Salvador, Bruno Reis, nesta sexta-feira (10), durante coletiva de imprensa no Palácio Thomé de Souza.

Segundo o Bruno Reis, a nova tarifa vale para 2023 e 2024. Assim, a tarifa só deve ser revista em 2025. Salvador, de acordo com a prefeitura, tem cerca de 14,9 milhões de passageiros utilizando o transporte público municipal.

Como justificativas para a elevação do preço, Bruno Reis listou fatores como o aumento das despesas, a Covid-19 e o aumento de tributos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Além disso, questionou a falta de subsídio federal para o transporte público.

"Aqui no Brasil não existe essa filosofia de dar subsídio federal. Esperávamos um conjunto de estímulos e incentivos fiscais que não vai ocorrer. Pelo contrário: aqui na Bahia o ICMS é o maior do Brasil" comentou o gestor.

O prefeito ainda anunciou que será enviado à Câmara Municipal de Salvador um projeto que autoriza a concessão de um subsídio de R$ 205 milhões, pago pela prefeitura, para o setor de transportes.

De acordo com Bruno Reis, o valor será dividido entre R$ 190 milhões para as concessionárias do serviço de transporte público coletivo de passageiros por ônibus convencional e R$15 milhões para os permissionários do subsistema de transporte especial complementar – STEC.

Sobre a renovação da frota municipal, Bruno Reis anunciou a compra de 130 novos ônibus convencionais EURO6 com ar-condicionado até abril de 2024, além de mais 58 veículos para o BRT.

Além disso, a prefeitura vai seguir com o processo de renovação da frota a partir da aquisição de mais 375 veículos com ar condicionado, sendo 75 elétricos. Com isso, a expectativa é de que o sistema tenha mais de 50% da sua frota renovada até o próximo ano.

Veja o histórico da tarifa de ônibus em Salvador

2017: R$3,60
2018: R$ 3,70
2019: R$ 4,00
2020: R$ 4,20
2021: R$ 4,40
2022: R$ 4,90
2023: R$ 5,20

Informações: g1 Bahia

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No Recife, Segundo dia de provas do ENEM 2023 tem reforço na frota e gratuidade nos ônibus

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

No próximo domingo (12), os estudantes vão realizar a segunda etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, 2023. Com objetivo de ofertar melhor locomoção aos locais dos exames, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que será realizado um reforço e viagem de 28 linhas da Região Metropolitana do Recife. Serão 138 ônibus à disposição que, juntos, farão 1.199 viagens ao longo do dia.

Além disso, os estudantes da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco também terão gratuidade no transporte público. Todos os alunos matriculados na rede que possuem o cartão VEM PASSE LIVRE RMR, terão acesso gratuito no sistema de transporte para deslocamento aos locais em que serão aplicadas as provas, dentro da Região Metropolitana do Recife (RMR). O cartão já garante a gratuidade aos estudantes que se deslocam de casa para a escola durante a semana. Desta vez, o benefício será expandido para os dois próximos domingos, não havendo nenhuma cobrança nos dias das provas do Enem.

As linhas que terão acréscimo na frota são:

061 – PIEDADE
346 – TI TIP (CONDE BOA VISTA)
440 – CDU / CAXANGÁ/ BOA VIAGEM
860 – TI XAMBÁ (PRÍNCIPE)
1967 – TI IGARASSU (DANTAS BARRETO)
1974 – JARDIM ATLÂNTICO
1977 – TI PELÓPIDAS (CONDE BOA VISTA)
1983 – TI RIO DOCE (PRINCESA ISABEL)
1986 – TI RIO DOCE / TI PE-15
1987 – TI RIO DOCE (PRÍNCIPE)
1992 – PAU AMARELO
1994 – CONJUNTO BEIRA MAR
1993 – CONJUNTO PRAIA DO JANGA
521 – ALTO SANTA ISABEL (CDE. BOA VISTA)
522 – DOIS IRMÃOS (RUI BARBOSA E PRÍNCIPE)
624 – BREJO (CDE. BOA VISTA)
630 – VASCO DA GAMA / DERBY
631 – NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ)
202 – TI BARRO / TI MACAXEIRA (VÁRZEA)
640 – GUABIRABA / DERBY (JOANA BEZERRA)
2431 – TI CDU/TI CAXANGÁ (UFPE)
2466 – VERA CRUZ / TI CAMARAGIBE
2490 – TI CAMARAGIBE / TI MACAXEIRA
2920 – TI RIO DOCE / TI CDU
164 – MARCOS FREIRE / TI CAJUEIRO SECO
168 – TI TANCREDO NEVES (CDE. B. VISTA)
198 – IPOJUCA / TI CABO

Informações: GRCT

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Prefeitura de Campina Grande entrega 10 ônibus novos para o sistema de transporte público do Município

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha, acompanhado do superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Vitor Ribeiro, fizeram na manhã desta segunda-feira, 6, a entrega simbólica 10 ônibus para o sistema de transporte coletivo do Município. O investimento privado é da ordem de R$ 6,5 milhões.

Com a chegada dos novos ônibus, a frota municipal alcança 30% de renovação. Esta é a terceira entrega realizada somente este ano. Outros 20 veículos já entraram em operação em maio e mais 10 em junho. No total, já são 40 novos ônibus neste ano, entre novos e seminovos. Os veículos atendem cerca de 75 mil passageiros por dia.

De acordo com a STTP, os 10 novos veículos são do Consórcio Santa Maria e as linhas beneficiadas são as seguintes: 303, 333, 245, 020, 263, 066, 660, e 300 B (03 ônibus). renovação.

Os novos ônibus são do modelo Euro6, veículos que poluem até 30% menos do que os modelos convencionais, segundo o representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sitrans), Alberto Nascimento.

Passe livre

Ao avaliar os dados da implantação do benefício da gratuidade no transporte coletivo neste domingo, 5, durante as provas do Enem, Bruno Cunha Lima falou que a ação foi um sucesso. Ele destacou, que ocorreu um acréscimo na demanda de passageiros superior a 60%, quase dobrando o quantitativo de pessoas circulando, através da medida do “Passe Livre”.

“Diferente de outras cidades, Campina Grande estendeu o benefício para todas as pessoas, e não só para os alunos. Em todas as linhas, atendendo a população inteira na zona urbana e nos distritos, o dia todo. Estamos estudando tomar outras medidas que vão ser importantes para a população e para o comércio local. E estaremos anunciando em breve”, disse ainda o prefeito Bruno.

Para o superintendente Vitor Ribeiro, o incremento dos novos ônibus é um investimento de mão dupla. “O investimento empresarial está condicionado ao aporte do subsídio para equilibrar o sistema, quando há redução de demanda de passageiros. E quem ganha é a cidade, é a população”, declarou o gestor da STTP.

Informações: Prefeitura de Campina Grande

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