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Joinville tem aumento de multas por invasão de corredor de ônibus

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Atualmente, Joinville conta com 31 quilômetros de corredor de ônibus. Veículos de passeio não podem transitar nestas faixas e, por conta disso, somente em 2022 mais de 2,8 mil notificações por uso indevido foram aplicadas por agentes de trânsito até o início de agosto.

Em maio deste ano, um projeto de lei ordinário chegou a ser apresentado na Câmara de Vereadores de Joinville, propondo a criação de um rodízio na circulação veículos particulares nos corredores de ônibus.

Segundo o projeto, outros veículos como carros e motocicletas poderiam circular nas faixas de ônibus em dias alternados, seguindo um rodízio, que seria definido a partir do último dígito da placa do veículo. Os ônibus continuariam a circular normalmente.

“Isso é um equívoco”, analisa Marcel Virmond Vieira, secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud). Ele diz que a medida causaria um aumento no tempo médio das viagens de ônibus. O que acarretaria o aumento do custo do serviço e aumento da tarifa cobrada para os usuários. Atualmente, o valor da passagem antecipada é de R$ 4,75, enquanto o valor da passagem embarcada é de R$ 5.
O secretário ainda exemplifica que, em horário de pico, a quantidade de pessoas em 50 carros e em quatro ônibus é equivalente nos dois meios de transporte. Atualmente, a tramitação do projeto de lei está parada para alterações.

Apesar do projeto, um decreto assinado pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), no dia 21 de junho, alterou os veículos permitidos a utilizarem as faixas exclusivas para ônibus. Com a mudança, publicada no Diário Oficial, veículos do transporte executivo, carros-forte para transporte de valores, veículos de guincho-socorro e ambulâncias veterinárias estão permitidos a circular pela faixa.

Marcel afirma que não teve influência na mudança do decreto, mas vê que esses veículos foram permitidos não vão ter um impacto muito grande, por serem menos frequentes. Segundo ele, essas medidas vão ser monitoradas.

Como são escolhidas as faixas exclusiva para ônibus?
O plano de mobilidade de Joinville para os próximos 30 anos prevê a criação de 33 quilômetros de corredores de ônibus.

O secretário explica que a escolha das vias que recebem as faixas exclusivas para ônibus passam por uma análise técnica com dois elementos principais. O primeiro é o carregamento da linha e o segundo é a capacidade da via de ter uma pista separada.

O carregamento da linha consiste na quantidade de pessoas que utilizam as linhas de ônibus que passam por determinada rua. Outro fator considerado é utilização da via por linhas troncais, aquelas que fazem as ligações entre os terminais de ônibus.

Além de não ter planos para flexibilizar o uso do corredor de ônibus, Marcelo comenta que também não há planos para remover faixas já existentes.

Quanto à implementação de novas faixas, o secretário explica que as atuais obras em vias da cidade já são feitas pensando em uma possível implementação. Dois exemplos atuais são as ruas Albano Schmidt e Prefeito Helmuth Fallgatter, que devem receber faixas de ônibus.

Requalificação de vias
Na rua Blumenau, no trajeto realizado entre os terminais Norte e Central, é possível observar uma estrutura diferente no pavimento da faixa exclusiva para ônibus. Apesar da pavimentação comum na maioria da rota, em frente aos pontos de ônibus foi implementado o pavimento rígido de concreto.

“O ônibus é um veículo pesado e quando ele faz o movimento de freada ou arranque, ele faz uma força muito grande sobre a estrutura do pavimento. Acontecia de formar os borrachudos (deformidades)”, comenta o secretário.

O ideal seria que todos os corredores de ônibus fossem feitos de concreto, porém, segundo o secretário, a dificuldade de realizar obras no concreto e o custo de implantar em todas as vias inviabiliza a medida.

Mais de 2,8 mil multas até agosto
De acordo com dados da Prefeitura de Joinville, desde o início deste ano até o começo do mês de agosto, foram emitidas 2.853 notificações decorrentes dessa infração, em Joinville.

A fiscalização nas faixas exclusivas para ônibus é realizada pelos agentes de trânsito, guardas municipais e Polícia Militar, por meio de convênio firmado com a prefeitura.

Segundo a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot), as infrações são registradas pelos agentes competentes, quando ocorrem flagrantes de motoristas transitando indevidamente pelos corredores.

Transitar em corredor de ônibus é considerada infração gravíssima, que acarreta multa no valor de R$ 293,47 e gera sete pontos na carteira de habilitação do motorista.

Informações: O Municipio
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Semuttran instala defensa metálica e ‘bate-rodas’ no Terminal Vila Sônia em Piracicaba

Com o intuito de aumentar a segurança, a Prefeitura de Piracicaba, por meio Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), implantou recursos no terminal de ônibus urbano Vila Sônia, como defensa metálica e bate-rodas.


De acordo com Evandro Sotto, engenheiro da Semuttran, a defensa metálica protege e bloqueia qualquer tipo de veículo. Ela está posicionada estrategicamente em toda a extensão em frente às vagas dos ônibus.

Também foram instalados “bate-rodas”, estruturas para limitar vagas em estacionamentos, em todas as vagas de ônibus do local, utilizados para pausar os pneus dos ônibus na hora de estacionar, para que o veículo não se movimente.

“Estamos buscando sanar antigos problemas, evitando acidentes, corrigindo e reforçando com melhorias para proporcionar mais segurança aos cidadãos, portanto, estes dispositivos foram instalados justamente para oferecer mais tranquilidade às pessoas na área da mobilidade urbana”, comentou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.

Informações: Prefeitura de Piracicaba
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Governo de Mato Grosso negocia vagões do VLT com a Bahia

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Após 10 anos da chegada dos vagões do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), em 2013, os governos da Bahia e de Mato Grosso negociam a venda dos modais. As negociações são lideradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com as Cortes de contas dos dois estados e as respectivas Casas Civis. Na última sexta-feira (25), o TCU montou um grupo de trabalho com 11 representantes para iniciar as transações.

A reportagem conversou com o secretário chefe da Casa Civil do Estado da Bahia, Afonso Florence, que confirmou a negociação para uma possível compra dos vagões e trilhos do VLT de Mato Grosso.

"Nós iniciamos essa negociação de uma possível compra de todo material rodante do VLT do Mato Grosso, porque temos interesse em construir o nosso modal aqui. E com o TCU no papel do Estado brasileiro, ajudando a solucionar tanto o problema lá em Mato Grosso, quanto aqui", explicou.


Florence afirmou que conhece a atual situação jurídica do VLT de Mato Grosso e que, por isso, o grupo de trabalho no TCU buscará uma solução plausível para todos. "Ainda não sabemos se essa compra, se concretizando, se iremos depositar o valor para o Estado, ou em uma conta judicial, até que Mato Grosso resolva juridicamente com a empresa".

A alternativa foi discutida inicialmente num encontro, dia 8 de agosto, e o grupo de trabalho para resolver a situação foi oficializado na sexta-feira (25). O ministro do TCU, Bruno Dantas, definiu 30 dias para o grupo avaliar, apontar e articular opções de destinação dos equipamentos, com apresentação de relatório para avaliar cenários e adotar encaminhamentos convenientes.

Os vagões e locomotivas foram adquiridos para a implantação do VLT que previa interligar Cuiabá e Várzea Grande durante os preparativos para a Copa do Mundo, em 2014. Licitada por R$ 1,477 bilhão, a implantação do VLT teve início em 2012, mas apenas sete dos 22 km previstos foram construídos até a paralisação, cancelamento do certame e início de desconstrução das obras e iniciadas as obras do BRT (Bus rapid Transit).

A reportagem procurou o governo Mauro Mendes para explicar a negociação, mas, até o fechamento desta edição, não houve resposta. O consórcio VLT também não se manifestou.

Informações: A Gazeta
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Curitiba lança testes com ônibus elétricos da Volvo nesta terça-feira


O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, lança nesta terça-feira (29/8) o início dos testes com o ônibus 100% elétrico da Volvo. A capital é a primeira cidade da América Latina a testar o novo veículo elétrico da marca sueca, que tem fábrica na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). 

O ônibus elétrico vai circular, a partir da primeira quinzena de setembro, nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que transportam 135 mil pessoas por dia. 

O prefeito Rafael Greca e o presidente da Volvo Buses América Latina, André Marques, apresentam o veículo em evento seguido de entrevista coletiva no Parque Barigui sobre os planos de produção de veículos elétricos na fábrica de Curitiba.

Aviso de pauta: apresentação de ônibus elétricos
Local: Salão Barigui do Parque Barigui (Alameda Ecologica Burle Marx, S/N - Santo Inácio)
Horário: 10h30

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Metrô do Recife retoma funcionamento nesta segunda-feira

domingo, 27 de agosto de 2023

Após 25 dias de greve completados neste domingo (27), o Metrô do Recife volta a funcionar com 100% da sua frota nesta segunda-feira (28). Desde o dia 18 deste mês, as estações estavam abertas apenas nos chamados “horários de pico”, que acontecem das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h. Nesse período, inclusive, foram maiores os relatos de superlotação no transporte.

O retorno das atividades no fluxo normal foi informado por integrantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) na noite da última sexta-feira (25), durante uma assembleia realizada na frente da Estação Central, no Recife, onde foi votado para o fim da greve da categoria acontecer a 0h desta segunda-feira (28).
Assim, a classe retorna ao “estado de greve” e promoverá uma nova assembleia no próximo dia 5, para dar continuidade às tratativas de melhorias de trabalho junto à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). 

Até o momento, foi acordado o reajuste salarial em 3,45% (pedido inicial da classe era por 7%), a garantia de permanência dos empregos em caso de privatização, a garantia do Dia do Ferroviário e também a redução de horas de trabalho para quem tem filhos com deficiências, sem que haja qualquer redução salarial em consequência.

"É uma vitória da classe trabalhadora e da direção do sindicato. A gente precisa atender bem toda a população e esse é o momento da gente recuar para negociar e abrir um espaço. Não é do jeito que queríamos, mas podemos dar um passo significativo para corrigir o salário de toda a categoria", disse o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Luiz Soares.

Informações: Folha PE
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PBH implanta faixa exclusiva para ônibus na Rua Álvares Maciel

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou nesta quarta-feira (23) mais uma faixa exclusiva para ônibus na capital. Toda a extensão da Rua Álvares Maciel, entre a Praça Hugo Werneck e a Avenida do Contorno, no Bairro Santa Efigênia, passa a ter uma faixa prioritária para o transporte coletivo. 

A via opera como faixa exclusiva para ônibus entre 6h e 19h30. São 670 metros garantindo mais agilidade e comodidade para quem usa o transporte coletivo na capital. A rua possui três faixas de tráfego, uma exclusiva para os ônibus e duas para o trânsito misto. Também foram realizadas obras de rebaixo nas calçadas, próximo às travessias de pedestres, melhorando e ampliando a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida na região.  

No trecho da faixa exclusiva são atendidos três pontos de embarque e desembarque e 15 linhas utilizam a faixa prioritária. Confira as linhas: 9030, 9034, 9101, 9201, 9202, 9206, 9208, 9250, 9403, 9407, 9412, 9415, 9503, 9801, 9805. 

A nova faixa exclusiva da Rua Álvares Maciel dá continuidade ao projeto de prioridade para o transporte coletivo na Região Hospitalar, que já contempla as avenidas dos Andradas, Prof. Alfredo Balena, além das ruas Domingos Vieira e Niquelina. Confira as vias com prioridade para o transporte coletivo na capital.

Mais Vias Prioritárias para o Transporte Coletivo

As faixas exclusivas e preferenciais melhoram o desempenho das linhas de ônibus, garantindo que o usuário do transporte coletivo chegue ao destino de forma segura e rápida. Belo Horizonte conta com 72,3 km de rotas prioritárias para o transporte coletivo (faixas e pistas exclusivas e faixas preferenciais). Outros 18 km de rotas prioritárias para os ônibus já começaram a ser implantados na Área Central, na Avenida Augusto de Lima e, em breve, na Avenida Afonso Pena e nas ruas Curitiba e São Paulo. 
As vias prioritárias para os ônibus e a sanção da Lei 11.458/23, do novo modelo de remuneração complementar do transporte coletivo suplementar e convencional, são ações que mostram o empenho da Prefeitura de Belo Horizonte e da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) na melhoria contínua do transporte coletivo da capital.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Tarifa de ônibus é reduzida em São José dos Pinhais

A tarifa do transporte público em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, será reduzida em R$ 0,15 (quinze centavos), passando de R$ 4,75 para R$ 4,60 a partir desta sexta-feira (25). A mudança é válida para usuários do cartão VEM. Em dinheiro, o valor continua a R$ 6.

Segundo a prefeitura de São José dos Pinhais, mais de 37 mil usuários do transporte público devem ser beneficiados. Na Integração com as linhas Metropolitanas, no Terminal Central, o usuário deve realizar um complemento tarifário de R$0,30 (trinta centavos). Ou seja, para se deslocar de São José para Curitiba, a tarifa será de R$ 4,90.

A redução foi anunciada depois que a Câmara de Vereadores aprovou a isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), valendo para os serviços de transporte público coletivo municipal.

Informações: BandNews
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Tarifa do transporte coletivo em Chapecó é reajustada

A Administração Municipal de Chapecó informou no final da tarde desta quinta-feira a decisão de que concederá apenas 15 centavos de reajuste na tarifa de transporte coletivo, que passará de R$ 4,40 para R$ 4,55. O percentual de reajuste anual ficou em 3,4%. Estudante pagará R$ 2,27. O valor é bem menor do a tarifa solicitada pela concessionária, que era de R$ 6,04.

Para manter a tarifa baixa e ter menor impacto econômico para os contribuintes, foi concedido um aporte de R$ 4 milhões para a empresa. Valor bem menor do que o solicitado pela Auto Viação Chapecó, que apontava um déficit operacional de R$ 14 milhões nos primeiros três anos da concessão, impactado pelo período da pandemia.

O contrato prevê que a cada três anos ocorra uma revisão dos valores com o objetivo de garantir um equilíbrio financeiro. A justificativa é para garantir um serviço de qualidade com retorno financeiro para a concessionária.

O mecanismo de solução do déficit e a questão da tarifa foram analisados pela Controladoria Geral do Município, que tem uma Comissão de Revisão Tarifária Periódica, composta por oito pessoas, designadas pela portaria 11.470, de 18 de janeiro de 2022. A comissão deu parecer técnico aprovando o aporte de recursos e a necessidade de reajuste da tarifa. A decisão também teve o aval jurídico da Procuradoria Geral do Município.
A nova tarifa passa a valer a partir da zero hora de domingo (27). Mesmo com o reajuste Chapecó tem uma das menores tarifas de Santa Catarina.

Veja abaixo os valores em algumas cidades de SC

Chapecó- R$ 4,55
Concórdia – R$ 5,00
Criciúma- R$ 4,70
Florianópolis- R$ 4,98 (cartão) e R$ 6,00 (dinheiro)
Joinville- R$ 5,25 (cartão) e R$ 5,50 (dinheiro)
Blumenau- R$ 5,30 (cartão) e R$ 6,00 (dinheiro)

Informações: Prefeitura de Chapecó
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