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Urbs investe em eletromobilidade, novas tecnologias e integração metropolitana de Curitiba

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Fundada em 21 de agosto de 1963, a Urbanização de Curitiba participou ativamente do desenvolvimento da cidade nas últimas seis décadas e foi uma das responsáveis por tornar o transporte coletivo de Curitiba referência no Brasil e no mundo. Aos 60 anos, que completa nesta segunda-feira (21/8), a empresa vem se destacando por projetos inovadores, uso de novas tecnologias e soluções de mobilidade e se preparando para a próxima revolução, com a era da eletromobilidade no transporte coletivo.

“A Urbs passou por uma transição importante nos últimos seis anos, como foco em mobilidade e sustentabilidade. Não é possível pensar o transporte coletivo sem a integração metropolitana, sem a conexão com novos modais e novas matrizes energéticas e também novas formas de se relacionar com o usuário, seja na forma de pagamento, seja no acesso aos serviços”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

“Teremos muitas novidades, dos ônibus elétricos à biometria facial para identificar passageiros isentos, do pagamento por cartões de débito e crédito ao lançamento de um cartão por assinatura, que permitirá usar o transporte em horários fora do pico pagando menos”, adianta Maia Neto.

Internamente, funcionários, gestores e diretores vêm participando, ao longo deste ano, da criação de um novo planejamento estratégico da empresa, com foco em eficiência, performance e definição de metas futuras.

Um dos objetivos é que até 2030, 30% da frota de ônibus será composta de veículos zero emissões, percentual que deve alcançar 100% até 2050.

Os primeiros testes técnicos com ônibus iniciaram neste ano e até junho de 2024, 70 veículos devem entrar em operação na linha Interbairros II e nos ligeirinhos, com investimentos de cerca de R$ 200 milhões. A estratégia da empresa também é eletrificar a frota de táxi, setor que também já testa veículos na capital.

“A nova concessão do transporte coletivo, prevista para 2025, já contemplará esse objetivo de reduzir emissões, aumentar a integração metropolitana e promover maior conforto para a população, com um deslocamento rápido, seguro e a um preço justo”, diz Maia Neto.

Inovação
A Urbs também vem investindo fortemente em novas tecnologias, como novos meios de pagamento no transporte coletivo, que passou a aceitar dispositivos por aproximação como cartões de débito, crédito, celulares e relógios inteligentes. São mais de 13 milhões de utilizações desde março de 2022. Atualmente, 92% das passagens do sistema são pagas por cartões (transporte, débito e crédito), o que contribuiu para aumentar a segurança do usuário, com menor circulação de dinheiro. O número de assaltos no transporte coletivo caiu 89% desde 2019.

Integração e obras
Um dos destaques dos últimos anos foi a retomada da integração metropolitana, a partir de 2017, beneficiando os quase 2,5 milhões de passageiros que ingressam no sistema por mês, além de investimentos em melhorias.

Com maior investimento em obras dos últimos cinco anos, de R$ 6,5 milhões, o município fez, em 2022, a reforma do Terminal Cabral, um dos maiores da cidade, e revitalizou 85 estações-tubo. E em 2023, deve iniciar uma nova etapa de melhorias, contemplando mais 120 estações-tubo. 

Para facilitar a vida do usuário, vai ampliar, até o fim do ano, para todos os terminais, a possibilidade de carregamento de crédito nos cartões transporte e colocar em operação novas linhas de ônibus.

Também até dezembro, entra em operação o Ligeirão Norte/Sul, com a extensão do Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão até o Pinheirinho, que vai reduzir em 50% o tempo deslocamento até o terminal na região Sul da cidade.

As novidades não param por aí. Estão previstas ainda a nova linha Inter II e o novo Eixo Leste/Oeste e a empresa também se prepara para testar estações-tubo autônomas e, no futuro não distante, possibilitar a integração com outros modais, como bicicletas.

“O nosso objetivo é continuar a criar soluções de mobilidade. Manter o legado histórico histórico da empresa, mas com um olhar atento para o futuro, fazendo de Curitiba uma cidade cada vez mais inteligente e que olha para as necessidades dos seus cidadãos”, diz Maia Neto.
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Porto Alegre terá aumento de viagens e mudança de itinerário na madrugada

A partir desta segunda-feira (21) a linha M68 - Noturna (Belém Novo) terá seu atendimento ampliado no sentido Centro-bairro. A medida atende demanda dos moradores da região do Campo Novo, apresentada durante Assembleia do Orçamento Participativo realizada na última terça-feira, 15. Com a alteração, a linha passa a circular pela Estrada Cristiano Kramer, Travessa Osvaldo de Deus e Silva, Estrada Jorge Pereira Nunes.

Além da mudança de itinerário, aos sábados, haverá incremento de uma viagem na linha 286 - Belém Velho/Cristal/UFRGS no sentido bairro-terminal aos sábados. A primeira viagem passa a ser às 5h40.

Nos dias úteis, haverá a ampliação de viagens em duas linhas. A linha B09 - Aeroporto/Indústrias/Iguatemi ganhará três viagens circulares, aumentando a frequência do atendimento. Já a Alimentadora A33 - Costa e Silva/Triângulo contará com mais uma viagem no sentido bairro/terminal. As alimentadoras são linhas que realizam seu trajeto somente dentro de bairros ou regiões específicas e têm como objetivo garantir o transporte do bairro para algum terminal de integração. 

Os usuários do cartão TRI que utilizam essas linhas não pagam a segunda passagem na integração com as linhas radiais e transversais. "Por isso, reforçamos a importância da população fazer o cartão TRI e utilizá-lo no transporte coletivo", destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
As mudanças estarão disponíveis no site da EPTC. Os usuários do transporte coletivo podem verificar a localização dos ônibus e conferir quais as linhas passam em cada ponto, em tempo real, através dos aplicativos Cittamobi e Moovit.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Novas linhas de ônibus beneficiam usuários de três localidades de Salvador

domingo, 20 de agosto de 2023

Os usuários do transporte coletivo de três regiões de Salvador vão contar com novos atendimentos para dar mais agilidade ao deslocamento. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) criou novas linhas de ônibus para beneficiar as localidades de Sussuarana, Colinas de Pituaçu e do Residencial Marazul, em Tubarão, com o objetivo de melhorar a mobilidade e garantir o atendimento de transporte e a redução do tempo de espera dos usuários nos pontos de ônibus.

Em Sussuarana, desde a última quarta-feira (16), os usuários já podem contar com a linha 1231-02 – Sussuarana x CAB (4ª Avenida). A linha, que é circular, tem o objetivo de dar um atendimento mais rápido à região do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e à estação de metrô Pituaçu. O serviço foi criado após avaliação da equipe de planejamento da Semob, que percebeu uma alta demanda saindo do bairro para esta região e o metrô nos horários de pico da manhã.

A linha estará em fase de testes até o dia 11 de setembro, período em que será avaliada a operação e a demanda de usuários neste trecho. Até lá, ela funcionará apenas de segunda a sexta-feira, das 5h às 11h10, com intervalos que variam de 25 a 40 minutos.

A linha percorre a Avenida Ulysses Guimarães, principal via do bairro, até o último retorno na 4ª Avenida do CAB, próximo à estação de metrô Pituaçu, de onde retorna ao bairro pela Ulysses Guimarães, em um total de 14 viagens por dia.
Colinas de Periperi – Já em Colinas de Periperi, a partir da próxima segunda-feira (21), serão criadas três linhas com horários específicos para atender a região durante o pico da tarde. As linhas 1633-07 – Mirantes de Periperi x Ondina, 1637-07 – Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Rodoviária e 1649-04 – Mirantes de Periperi x Estação Cidadela BRT darão atendimento à região apenas na volta ao bairro. A 1633-07 dará este atendimento às 18h40; a 1637-07 terá dois horários, às 16h39 e 19h05, assim como a 1649-04, às 18h44 e 19h13.

A iniciativa tem como objetivo dar mais atendimento à região durante a alta demanda nos horários de volta para casa. Não haverá mudanças no itinerário de ida das três linhas. Já na volta, o itinerário permanece o mesmo até o acesso à região de Colinas de Periperi e, em seguida, retomam seu itinerário regular até o final de linha.

Residencial Marazul – O condomínio residencial localizado no bairro de Tubarão foi entregue recentemente e os moradores estavam solicitando atendimento de transporte no local. Com isso, a partir deste sábado (19), a linha 1603 – Base Naval/São Tomé/Paripe x Hospital do Subúrbio dará atendimento ao condomínio. Saindo da Base Naval, a linha passará pela Rua Doutor Eduardo Dotto, acessa o Residencial Marazul e a Rua Iriguaçu, e então segue seu itinerário normal. A linha terá primeiro horário às 5h40 e o último às 21h.

Informações: Prefeitura de Salvador
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Zonas Norte e Sul de SP recebem novas faixas exclusivas para ônibus a partir deste sábado


A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entrega neste sábado (19) faixas exclusivas nas zonas Sul e Norte.

Serão entregues faixas para ônibus nos seguintes eixos:

Zona Sul - Rua Luís Seráphico Júnior, entre a Av. das Nações Unidas e a R. Carmo do Rio Verde, Santo Amaro, com 380 metros no sentido centro. Esta faixa beneficiará 11 mil passageiros de 13 linhas.

Zona Norte - Rua Gabriel Piza, entre as ruas Dr. Ezequiel Freire e Dr. Zuquim, Santana, com 120 metros de extensão no sentido bairro. O novo trecho é atendido por 15 linhas que, juntas, transportam 20,5 mil passageiros.
As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. Além delas, desde o final de julho, está em operação a Faixa Exclusiva na Rua Capitão Avelino Carneiro, na Penha, com 290 metros de extensão.

A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021, foram implantados 41,7 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 83,4% do total previsto. 

Informações: Prefeitura da Cidade de São Paulo
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Emdec promove ajustes nas tabelas horárias de quatro linhas de ônibus


Com o objetivo de promover adequações na circulação dos ônibus do transporte público coletivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ajusta a tabela horária de quatro linhas. As alterações entram em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de agosto. São mudanças são nas linhas: 186 – Jardim Santa Maria; 191 – Jardim Fernanda; 194 – Jardim Itaguaçu; e 413 – Jardim São José. 
 
As linhas 191 e 194 terão os horários intercalados. Cartazes informativos foram distribuídos pela Emdec nas linhas que recebem as mudanças.
Os usuários poderão consultar as novas tabelas horárias, assim que entrarem em vigor, no site portal.emdec.com.br/consultalinha. 

Consulta 
 
Quem usa o transporte coletivo de Campinas pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais; assim como a estimativa de chegada do ônibus no ponto, em tempo real.
 
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, a Emdec disponibiliza os canais do “Fale Conosco”: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”; chatbot, na página inicial (www.emdec.com.br); e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.

Informações: EMDEC
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Usuários e trabalhadores do transporte coletivo aprovam corredores de ônibus de Aracaju

Os novos corredores de ônibus de Aracaju, em funcionamento desde o último dia 11, propiciam diversos benefícios para a população que utiliza diariamente o transporte público. Usuários e trabalhadores do sistema já percebem uma maior agilidade e segurança no deslocamento. Isso porque, os ônibus do transporte coletivo devem transitar somente pelas faixas exclusivas dos corredores, assim como carros, motos e pedestres devem seguir as novas regras de tráfego e travessia nessas vias.

O montador de móveis Elineudo Araújo Dantas, de 49 anos, utiliza o transporte público diariamente e em pouco tempo ele já notou diferença, a partir da utilização dos corredores exclusivos. “Melhorou muito para mim, que pego ônibus todos os dias. O percurso que faço até o trabalho está muito mais rápido, não tenho mais atraso”, afirma.

Opinião semelhante à de Givanilde de Jesus Santana Santos, também usuária do sistema de transporte coletivo. “É bom, porque aqui nos corredores passam apenas os ônibus. Os corredores passaram a funcionar recentemente, mas já percebo que para nós, que usamos ônibus, está sendo muito bom. Vai nos ajudar bastante”, destaca.

Os trabalhadores do transporte público também já comemoram a novidade, como observa o motorista de ônibus César Rodrigues. “Para a gente ficou mais rápido, mais acessível e mais seguro para trabalhar. Além disso, o tempo de viagem melhorou muito, dá para a gente ir e voltar sossegado”, reconhece o profissional.

Para o motorista Raimundo Santos, com os corredores, o seu trabalho "ficou muito bom, porque a gente se livrou daquele trânsito que tinha nas laterais dessas avenidas". "Às vezes, a gente era obrigado a parar fora dos pontos por causa da movimentação nas vias. E agora nós temos a nossa própria fileira para ônibus. O corredor está sempre livre para nós, então nosso deslocamento fica mais rápido”, aponta.

Corredores

A Prefeitura de Aracaju investiu quase R$46 milhões para a construção desses quatro novos corredores, com o objetivo de garantir uma maior fluidez no trânsito, mobilidade, segurança e acessibilidade à população, sobretudo aos usuários do transporte público coletivo, já que as faixas exclusivas para ônibus devem reduzir o tempo das viagens em cerca de 20%.

Para orientar a população sobre as alterações, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realiza uma campanha educativa.

A partir de agora, pedestres, condutores, motociclistas e ciclistas devem redobrar a atenção para as novas regras de trânsito nos corredores Hermes Fontes, Augusto Franco, Beira Mar e Centro/Jardins. O da Hermes Fontes é o único que funciona em tempo integral e onde a faixa exclusiva e os abrigos de ônibus se encontram localizados no canteiro central da via.

Já o corredor Beira Mar tem o seu funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 16h às 19h, nos seguintes locais: avenida Beira Mar, entre o Parque dos Cajueiros e a região do antigo Palácio de Veraneio; entre a  avenida Tancredo Neves e a rua Júlio Santana, na região da Praia Formosa; avenida Otoniel Dória, entre a travessa Hélio Ribeiro e a avenida Marechal Mascarenhas de Morais.
Esse mesmo horário de funcionamento serve para o corredor Centro/Jardins, período em que fica proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva na avenida Vereador Manoel Dória, entre a rua Presbítero Adel Alves Oliveira e a ponte Gilberto Vila Nova de Carvalho; avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, entre o Hospital Primavera e a avenida Deputado Sílvio Teixeira; rua Cedro, entre as avenidas Anísio Azevedo e Augusto Maynard; rua Itabaiana, entre as avenidas Augusto Maynard e Barão de Maruim; rua Capela, entre a rua Divina Pastora e avenida Barão de Maruim.

E o Corredor Augusto Franco, que vai da avenida Francisco José da Fonseca (a chamada Gasoduto) até a rua São Cristóvão, no início da avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro), tem como horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite. Já entre a avenida Gonçalo Rollemberg Leite e a rua São Cristóvão, de segunda a sexta, das 6h às 9h, e das 16h às 19h.

Informações: SMTT
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Em Jundiaí, Usuários de ônibus da região da Vila Nambi elogiam novos itinerários

Desde quinta-feira (17), os ônibus da linha 514 – Terminal Vila Arens/Vila Nambi iniciaram as operações nos novos itinerários, que vão atender as demandas em horários de pico, com percursos que deixam de transitar por vias que registram maior fluxo de veículos, oferecendo mais conforto e reduzindo o tempo das viagens.

Tendo como local de partida o Terminal Vila Arens, a linha circula a partir de agora com os letreiros 514A, 514B, 514C, 514D e 514E, o que proporciona o aumento da frota de veículos, com estimativa de ampliar em 30% a oferta de horários nos dias úteis e 20% aos sábados.

Marilda Almeida, cuidadora de idosos, utiliza o ônibus todos os dias para trabalhar e/ou para ir à consulta médica ou fazer compras, e elogia as mudanças. “Tem muita gente que está cansada do trabalho, e vai conseguir chegar em casa mais cedo. Tenho percebido as melhorias no serviço de ônibus. A gente fica com boas expectativas.”

Anne Moreira, que trabalha em departamento pessoal, também vai ao trabalho e volta para casa, na Vila Cidadania, todos os dias de ônibus. “Acredito que vai melhorar, porque, teremos mais ônibus, então, vai ser mais rápido, reduzindo o tempo de espera.”

As novas mudanças e análise de resultados serão monitoradas pelas equipes de fiscalização e planejamento do Departamento de Transporte, para que, em caso de necessidade, sejam realizadas alterações. “Todas essas adequações e novidades, com os ônibus e abrigos novos, são para atender com qualidade os usuários. Na maioria das vezes, são trabalhadores que precisam sair e chegar em suas casas, sendo nossa preocupação que façam isso com mais segurança e conforto. A gestão do transporte coletivo tem que ser feita com planejamento, buscando atender aos anseios da população, é uma preocupação da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
> 514A – Via Ponte São João e Vista Park – Mantém a atual operação, porém, com partida do Terminal Vila Arens pela Avenida União dos Ferroviários, seguirá passando pelo bairro Ponte São João, Avenida Ozanam (Fort), acessando o bairro pela Avenida Ângelo Corradini, e segue para a Vila Nambi;

> 514B – Via Ponte São João, Vista Park e Vulcabrás – Mantém a atual operação, porém, com partida do Terminal Vila Arens pela Avenida União dos Ferroviários, seguirá pelo bairro de Ponte São João, Avenida Ozanam (Fort), acessando a Vila Nambi pela Avenida Ângelo Corradini, Rua Marquês de Maricá(Vila Santana);

> 514C – Via Ponte São João, Rua Joaquim Nabuco e Vila Santana – Novo itinerário, irá operar nos horários de pico, com objetivo de evitar o trânsito mais intenso em frente ao Roldão. Com partida do Terminal Vila Arens pela avenida União dos Ferroviários e seguirá para a Vila Nambi, passando pelo bairro Ponte São João, Rua Joaquim Nabuco, Avenida dos Imigrantes, Avenida Antonio Zandona(Vila Santana) e atende normalmente os usuários da Vila Nambi;

> 514D – Direto Viaduto Sperandio Pelliciari e Vista Park – Novo itinerário, circula nos horários de pico, também não passará pelo trânsito mais intenso em frente ao Roldão. Com partida do Terminal Vila Arens, passará pela Rua Quinze de Novembro, Viaduto Sperandio Pelliciari, Avenida Ozanam (Fort), Avenida Ângelo Corradini, e seguirá com atendimento na Vila Nambi;

> 514E – Direto Viaduto Sperandio Pelliciari, Vista Park, Vila Santana e Vulcabrás – Novo itinerário, opera nos horários de pico, também não passará pelo trânsito mais intenso em frente ao Roldão. Com partida do Terminal Vila Arens, passará pela Rua Quinze de Novembro, Viaduto Sperandio Pelliciari, Avenida Ozanam (Fort), Avenida Ângelo Corradini, Rua Marquês de Maricá(Vila Santana) e atende normalmente a Vila Nambi.

>>> Centro sentido Terminal Vila Arens com integração para Vila Nambi – O usuário que estiver no Centro e desejar chegar ao Terminal Vila Arens pode utilizar as linhas 512, 702, 703, 704, 705, 907, 913, 917, 951 ou 961, e depois embarcar na linha 514.

Outras opções para quem tem o cartão Bilhete Único também são as linhas 917 e 953, desembarcando na Rua Osvaldo Cruz, no bairro Ponte São João, e fazendo a transferência para a linha 514, nesse mesmo local.

Informações: Prefeitura de Jundiaí
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Avenida de Hortolândia recebe implantação de pontos de ônibus

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, implantou, nesta sexta-feira (18/08), três pontos de ônibus na Av. Sabina Baptista de Camargo. Instalados pela equipe de implantação viária, os pontos de parada foram alocados no trecho da via que percorre o bairro Parque dos Pinheiros, nas proximidades do Jardim Anauá.

Implantados em ambos os sentidos da via, os pontos de ônibus favorecem o transporte coletivo no deslocamento do bairro Parque dos Pinheiros ao centro da cidade. Além da implantação das paradas do transporte público, a Mobilidade Urbana também realizou a pintura de pictogramas indicando o embarque de Pessoas com Deficiência, próxima à entrada do Jd. Anauá, no sentido Bairro-Centro.
Além da implantação dos pontos de ônibus, a equipe da Mobilidade Urbana de Hortolândia sinalizou linhas duplas amarelas e repintou lombadas de retenção de velocidade na Rua Nicarágua, no Jd. Santa Clara do Lago II. Entre sinalizações para canalizar o tráfego de veículos, garantir maior segurança no trânsito e favorecer a mobilidade dos pedestres, a Prefeitura contabiliza, desde o início do ano, a implantação de mais de 18 mil quilômetros quadrados de sinalização de solo em Hortolândia.

Informações: Prefeitura de Hortolândia
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