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Avenidas em Cuiabá receberão faixas exclusivas de ônibus

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), está realizando um levantamento nas avenidas que serão atendidas com novas faixas exclusivas de ônibus, o que vai garantir mais fluidez e rapidez aos usuários do transporte coletivo, atendendo diariamente 205 mil pessoas. Por enquanto, a equipe de engenharia de Trânsito e Transporte adianta que as avenidas General Valle - entre a Coronel Escolástico e General Mello; Av. Djalma Ferreira de Souza - com a Av. Deputado Milton Figueiredo (Morada do Ouro) - ao lado do Massairo Okamura - chegando na Av. do CPA; Dante Martins de Oliveira (antiga Av. dos Trabalhadores), do contorno da Av. Professora Edna Affi (das Torres) até a Miguel Sutil; e a Av. José Monteiro de Figueiredo, a popular "Lavapés" - próximo do restaurante Chopão até o Talavera Bar (Santa Rosa) - nos dois sentidos, receberão trechos exclusivos para o transporte público.

Outra mudança anunciada pela Semob, que vai garantir uma melhor mobilidade urbana, é a padronização dos horários de funcionamento das faixas para os ônibus, tanto para as atuais quanto para as que ainda serão implantadas. Elas funcionarão somente nos horários de pico, entre 6h e 8h da manhã e, no final da tarde, entre 17h e 19h. Aos sábados, de 6h às 8h, sendo no período da tarde circulação livre, assim como aos domingos, os condutores de veículos de passeio poderão circular livremente pela faixa.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, explicou: "pensando em melhorar a mobilidade urbana daqueles que utilizam o transporte coletivo, eu solicitei à Semob que faça um estudo mais avançado sobre as avenidas onde os ônibus ficam travados. É necessário dar mais fluidez aos ônibus, porque temos mais de 200 mil usuários do transporte público que utilizam os 369 veículos do transporte coletivo e, enquanto isso, se pegarmos mil veículos nas ruas, somando cada um com quatro pessoas, dá um total de quatro mil pessoas. Então, essas faixas irão melhorar o tempo de viagem e vão melhorar o trânsito porque serão em horários definidos. O benefício é que na pirâmide da mobilidade urbana o transporte coletivo está no pico, então esse corredor exclusivo tem prioridade. E nós já temos faixas exclusivas nas avenidas do CPA e Fernando Corrêa, que já melhoraram e muito a mobilidade urbana.
O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, explica que os motoristas terão tempo de adaptação e alerta para que, encerrado esse período, motoristas que não respeitarem as faixas exclusivas nos horários de pico estarão cometendo infração de trânsito gravíssima, o que acarreta em uma multa no valor de R$293,47, além de mais 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). "A prioridade é o coletivo e a faixa traz mobilidade ao trânsito e os ônibus ganham alguns minutos nas viagens e levam o passageiro mais rápido para o trabalho ou de volta para a casa dele. Com ônibus climatizados e horários definidos, incentiva inclusive a população a migrar para o transporte público. Além disso, a velocidade média dos ônibus aumenta, passando de 13 km por hora para 24 km/hora", comentou o secretário.

Atualmente, Cuiabá conta com faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como CPA).

Informações: Governo do Mato Grosso
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Em Aracaju, Novos corredores de ônibus começam a funcionar no dia 11

Os novos corredores de ônibus das avenidas Hermes Fontes, Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins, em Aracaju, começam a funcionar em 11 de agosto. As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Aracaju nesta quinta-feira, 03.

De acordo com a Prefeitura, a fiscalização no local iniciará após um prazo de 30 dias de campanhas educativas. Também foram divulgadas regras de utilização das faixas.

Confira as novas regras:

Corredor Hermes Fontes

As faixas são exclusivas para ônibus em tempo integral.

Corredor Beira Mar

Fica proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 16h às 19h, no seguintes locais:

Avenida Beira Mar, entre o Parque dos Cajueiros e a Região do Antigo Palácio de Veraneio;
Entre a Avenida Tancredo Neves e a Rua Júlio Santana (Praia Formosa);
Avenida Otoniel Dória, entre a Travessa Hélio Ribeiro e Avenida Mal. Mascarenhas de Morais.
Corredor Augusto Franco

– Será proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite;

– Entre a Gonçalo Rollemberg Leite e a Rua São Cristóvão, de segunda a sexta, das 6h às 9h, e das 16h às 19h.

Corredor Centro/Jardins

– Será proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h, nos seguintes locais:

Avenida Vereador Manoel Dória, entre a Rua Presbítero Adel Alves Oliveira e a Ponte Gilbero Vila Nova de Carvalho;
Avenida Gerado Barreto Sobral, entre o Hospital Primavera e a Avenida Deputado Sílvio Teixeira;
Rua Cedro, entre as avenidas Anísio Azevedo e Augusto Maynard;
Rua Itabaiana, entre as avenidas Anísio Azevedo e Augusto Maynard;
Rua Capela, entre a Rua Divina Pastora e a Avenida Barão de Maruim.

Informações: INFONET
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Prefeitura de Sorocaba entrega 10 novos ônibus 0 km e mais três 100% elétricos

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

A Prefeitura de Sorocaba e a Urbes – Trânsito e Transportes entregaram, na tarde desta terça-feira (1), mais 13 novos ônibus 0 km, sendo três 100% elétricos e ambientalmente corretos e mais 10 convencionais para renovação da frota.

A apresentação dos veículos, da concessionária City Transportes, ocorreu na Praça dos Bombeiros, na Avenida Dom Aguirre.

A empresa Eletra Industrial é a fornecedora dos veículos elétricos e uma das parceiras da City nesse projeto ecológico. Além dos benefícios ambientais, o custo de manutenção de um ônibus elétrico representa 36% do despendido com o modelo convencional, que é movido a diesel, e a lona de freio também dura quatro vezes, por exemplo. O consumo médio do ônibus elétrico é de 1,6 kWatt/hora, por quilômetro rodado.

O prefeito Rodrigo Manga esteve presente na apresentação dos novos ônibus e falou sobre a importância de mais essa entrega para a cidade. “Ao embarcar nesses novos ônibus, os munícipes irão se deparar com um espaço mais moderno, tecnológico e silencioso. Além disso, os ônibus elétricos são totalmente ecológicos e geram bem menos custos ao transporte público”, destaca.

Além do prefeito Rodrigo Manga, estiveram presentes no ato o presidente da Urbes, Sergio Barreto; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; mais os vereadores Cristiano Passos e Fábio Simoa. A City Transportes esteve representada pelo seu gerente de Operações, Nélson Delgado Filho; e a empresa Eletra Industrial, pelo gerente comercial, Silvestre Cavalcante.

“Sorocaba está inovando a cada dia, com tecnologias da mais alta qualidade para a comodidade e o conforto dos munícipes. Com mais essa entrega de ônibus zero quilômetro, temos toda a frota da cidade nova, com ar-condicionado, elevador para cadeirante, internet sem fio e entrada USB para carregamento de dispositivos eletrônicos”, aponta o presidente da Urbes. “O ônibus elétrico, por sua vez, permite uma condução suave e silenciosa. Não há ruídos ou emissão de fumaça na atmosfera”, conclui.

Sorocaba opera, atualmente, com 371 ônibus do transporte coletivo, em 119 linhas. Em 2020, eram 109 linhas e 300 ônibus. Por mês, são transportados 4,7 milhões de passageiros, rodando um total de 2,2 milhões de quilômetros. Hoje, são 36 ônibus superarticulados e 33 articulados. A capacidade de transporte de todo o sistema é de até 660.671 passageiros, por dia útil. Até o fim de 2019, eram apenas 18 articulados e uma capacidade total de transporte para até 586.953 passageiros, por dia útil.
Em 2021, foram incorporados à frota 114 novos ônibus e, em 2022, mais 45, também todos zero quilômetro. Neste ano de 2023 até agora, já são 49 ônibus novos. Até o fim deste ano, ainda está prevista a conclusão das obras do novo Corredor Oeste do BRT. Com isso, o sistema ganhará mais 36 novos ônibus e em torno de 45 mil passageiros, por dia, serão favorecidos com mais essa melhoria no transporte coletivo de Sorocaba.

Informações: Prefeitura de Sorocaba
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Em Manaus, 14 novos ônibus coletivos entram em operação e mais 110 até o final deste ano

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, na tarde desta terça-feira, 1º/8, 14 novos ônibus coletivos dando sequência ao plano de renovação da frota da cidade. Com as aquisições, a gestão municipal alcançou a marca de 40 veículos adquiridos em 2023 e, de acordo com chefe do Executivo municipal, a meta é entregar mais 110 até o final deste ano.

A ação aconteceu no complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste da capital, e contou com a presença do diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins.

David Almeida explicou que alcançando a meta estabelecida para 2023, a sua administração totalizará 286 novos veículos introduzidos na frota manauara, sendo todos com ar-condicionado.

“Quando assumimos a prefeitura, não tínhamos ônibus com ar-condicionado. Hoje, temos mais de 200. Entregamos mais 14 de um total de 150 ônibus que entregaremos até o final deste ano. Vale ressaltar que destes, 12 serão elétricos e já devem chegar no próximo mês em nossa cidade. Esses ônibus que estamos entregando são especiais. Manaus é a primeira capital brasileira a utilizá-los. São veículos 60 vezes menos poluentes que os fabricados há 10 anos, beneficiando o meio ambiente. Isso faz parte do programa de renovação da frota da cidade que irá levar qualidade de serviço para a nossa população”, enfatizou Almeida.

Os ônibus, do tipo convencional, estão equipados com ar-condicionado e rampas para cadeirantes, proporcionando maior conforto aos passageiros. Além disso, possuem suspensão pneumática e são montados com carroceria Marcopolo.

Nos novos coletivos também serão instaladas câmeras de segurança. Esses recursos adicionais tornam a viagem mais agradável, acessível e segura, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida.

De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a renovação da frota foi fundamental para que diminuíssem a quantidade de veículos quebrados por falta de manutenção nas vias da cidade.
“Nós recebemos uma frota muito envelhecida que enfrentava muitas quebras de veículos. Hoje, isso não é uma realidade na cidade de Manaus. Quase não temos problemas de veículos por falta de manutenção. Isso é fruto da política implementada pelo prefeito David Almeida. Além disso, todos esses veículos já estão chegando com o sistema da porta a esquerda, o que vai nos proporcionar implementar as paradas centrais, principalmente nas principais vias como as avenidas Torquato Tapajós e Cosme Ferreira, o que agiliza as viagens e facilita o dia a dia dos usuários”, explicou Martins.

Os novos coletivos se juntarão à frota existente, que atualmente inclui 1.166 ônibus distribuídos em 218 linhas, atendendo todas as áreas da cidade, incluindo as zonas rurais. O sistema de transporte da capital registra mais de 500 mil passagens diárias, refletindo a importância do transporte público na vida diária dos cidadãos.

A contínua renovação demonstra o compromisso da administração em melhorar a qualidade do transporte público, atendendo as necessidades tanto dos residentes urbanos quanto dos usuários das áreas rurais.

Informações: Prefeitura de Manaus
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Metrô do Recife em greve por tempo indeterminado

Após assembleia geral realizada na noite desta quarta-feira (2), os metroviários de Pernambuco decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. 

A categoria, que reivindica o cumprimento do acordo coletivo de trabalho firmado com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), se reuniu na Praça da Greve, no bairro de São José, área central da capital pernambucana. 

No local, cerca de 250 metroviários participaram da votação. A maioria presente votou de forma favorável à paralisação, que terá início às 22h desta quarta. 
Diariamente, o Metrô do Recife transporta cerca de 180 mil passageiros. Com a greve, todas as 36 ficarão sem operar segundo o Sindmetro-PE. 

De acordo com o vice-presidente do Sindmetro-PE, Assis Filho, uma das principais reivindicações é pelo piso salarial. “Somos uma categoria com especialização, e a base salarial é em torno de R$ 1.900. Nossa luta é por um piso de R$ 2.725”, afirmou.

Outro pedido é pelo reajuste acima da inflação. “Não temos aumento real desde 2010. Propomos um reajuste de 25%, e a empresa ofereceu um aumento de 15% neste ano e mais 12% em 2024. Nós entramos em acordo, fechamos a questão e depois fomos comunicados que não era viável”. 

Segundo Assis, a categoria permanece aberta ao diálogo. “Nós queremos negociar, mas de forma justa. Precisamos que também seja cumprida a cláusula que garante estabilidade e transferência em caso de privatização. É um acordo que está nos mesmos moldes do que foi feito com a Infraero, nada de outro mundo”, completou.

Informações: Folha PE
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Inteligência de dados é o melhor caminho para guiar as decisões no setor de mobilidade

Os combustíveis, direta ou indiretamente, são parte importante do nosso cotidiano, seja na forma como nos locomovemos, seja no preço dos produtos que consumimos. Para ter uma ideia, o diesel, por exemplo, representa por volta de 40% do preço dos transportes. Na era do e-commerce, esse valor está impresso em praticamente tudo o que compramos. 

O Brasil é movido a asfalto, diesel e caminhão. Aproximadamente, 60% das cargas no País são movidas pelas rodovias, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte – e que já foi pauta aqui no Estadão. A oscilação no preço dos combustíveis movimenta toda uma cadeia que influencia diretamente o dia a dia da população, em diferentes frentes e atuações. Em 2022, por exemplo, uma disparada de 18,8% no preço da gasolina, e 24,9% no do diesel, fez as entregas por delivery subirem até 50%. As passagens aéreas chegaram a registrar mais de 60% de aumento.

Em um cenário em que dados e transações são a base para tomadas inteligentes de decisão, aumentando a assertividade principalmente para escolhas que envolvem alto investimento, é fundamental utilizar a inteligência de dados para criar indicadores confiáveis e poder analisá-los da melhor forma.

Índices confiáveis

A demanda por inovação em mobilidade é sempre puxada por três fatores: velocidade, segurança e economia/sustentabilidade. Coloco a economia e a sustentabilidade na mesma atribuição de pontos de vista porque ambas são entendidas como a utilização de menos materiais e energia, seja por questões ambientais, seja pela economia de gastos financeiros. 
É justamente neste último aspecto de inovação em mobilidade que podemos entender a necessidade de uma ferramenta de indicadores de combustíveis. Cada vez mais, é necessário termos acesso a parâmetros racionais e embasados para compreender o perfil, o preço, o consumo, a qualidade e a eficiência para entender os impactos na economia e na mobilidade. Isso significa uma base sólida para que empresas e motoristas comuns passem a contar não só com uma economia significativa mas também com um meio de diminuir sua pegada de carbono. 

No cenário internacional, decisões macroeconômicas também levam em consideração os indicadores de preço de combustíveis. Um estudo do FMI (Fundo Monetário Internacional), por exemplo, analisou fatores que determinam se os governos repassam ou não as mudanças nos preços internacionais dos combustíveis para os preços domésticos. E o que se descobriu é que o repasse é maior quando as mudanças internacionais são moderadas. Isso acontece justamente pelo efeito dominó que o repasse representa. Afinal, ainda de acordo com o estudo, o aumento afeta o consumo de energia, a inflação, a arrecadação fiscal e a distribuição de renda nesses países.

Entendendo que o mercado estava carente de uma nova ferramenta para acompanhar a mecânica de oscilação nos preços de combustíveis, a Veloe se aproximou da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para pensar em um produto acessível que seja útil a todos os públicos para um caminho de escolhas inteligentes e inovação na mobilidade. Foi assim que surgiu o Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade. Uma ferramenta que une a agilidade da iniciativa privada com o crivo de inteligência e credibilidade da Fipe, uma das mais respeitadas instituições de pesquisa do Brasil. 

Mais do que análises sobre combustíveis, a ferramenta ainda cruza dados para avaliar quanto um tanque de gasolina representa para a renda familiar de cada região e onde vale mais a pena abastecer com etanol ou gasolina. Além de combustíveis, o panorama vai trazer outros levantamentos, em um futuro breve, sobre diferentes temas ligados à mobilidade. 

É preciso criar oportunidades conjuntas entre o setor público e o privado para levar a melhor prestação de serviço à sociedade. O setor privado tem acesso aos dados, à expertise e à tecnologia, enquanto o setor público conta com a robustez de ferramentas de pesquisa para estruturar o conhecimento e a força com a sociedade. Essa combinação é marcante, porque permite transformar dados em inovação, oferecendo uma base consistente para a melhor tomada de decisão e contribuindo para uma mobilidade cada vez mais fluida e inteligente.

Informações: Estadão
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Ônibus elétricos articulados BYD já rodaram 644.000 km em São José dos Campos

Os ônibus elétricos articulados da BYD já rodaram mais de 644.000 quilômetros pelo corredor Linha Verde em São José dos Campos (SP). A iniciativa de mobilidade elétrica na cidade do interior paulista é uma das pioneiras no país e já conta com 12 ônibus articulados da fabricante chinesa, que operam desde agosto de 2022 no local. 

A frota de ônibus elétricos articulados de São José dos Campos já evitou a emissão de 1.646,12 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de 11.729 árvores.

O modelo usado na frota da cidade sede da região do Vale do Paraíba é o BYD 11B piso baixo, que possui 22 metros de comprimento, ar-condicionado, encosto de cabeça e tomada USB, além de baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e capacidade para 170 passageiros por viagem - a autonomia é de aproximadamente 250 km com uma carga. 
Em termos de acessibilidade, há espaços para cadeirantes, o que torna São José dos Campos a cidade com a maior frota elétrica de articulados do país (em capacidade de transportados). 

“A população de São José dos Campos tem aprovado os ônibus elétricos. As viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir um veículo elétrico e com várias tecnologias embarcadas, afirma Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil.

Cada ônibus elétrico articulado tem capacidade para 168 passageiros e conta com seis câmeras de alta definição, duas telas com infravermelho, conjunto ótico com faróis full led, acesso e espaço para cadeirantes e entradas USB. As portas contam com vão livre nos conceitos widedoor e slidedoor, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, além de um sistema que evita que elas fechem quando há qualquer movimento próximo.

Produzido na fábrica da BYD em Campinas (SP), o modelo VLP elétrico possui 22 metros de comprimento e está equipado com baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) montadas na unidade de Manaus (AM) que proporcionam autonomia de até 250 km com uma carga completa.

Informações: InsideEVs
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Pesquisa sobre mobilidade urbana em Porto Alegre começa nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio do Consórcio CGC, começa nesta terça-feira, 1°, as entrevistas com parte da população de Porto Alegre sobre mobilidade. O secretário da Pasta, Adão de Castro Júnior, vai acompanhar esta primeira etapa, às 10h, na rua Gaspar Martins, 534, no bairro Floresta. A partir da Pesquisa de Origem e Destino e Domiciliar (Edom) serão coletadas informações de como as pessoas se deslocam em Porto Alegre. Dessa forma, será possível a construção de projetos de mobilidade que atendam as necessidades da sociedade. 

Os pesquisadores atuarão, inicialmente, nos bairros Floresta e São Geraldo, passando após para São João, Navegantes, Passo D’Areia, Auxiliadora e demais pontos da Zona Norte. Os profissionais irão às residências com coletes que contêm etiqueta de identificação da Pesquisa de Mobilidade - todos possuem credenciais com nome, sobrenome e RG. As pesquisas ocorrem de terça-feira à sábado, das 8h às 19h. O consórcio também realiza as entrevistas mediante agendamento prévio pelo número (11) 3097-8112. 
A identidade dos pesquisadores pode ser confirmada por meio do contato da EPTC (118) e também pelo Consórcio (11) 3097-8112. Mais informações sobre as pesquisas estão disponíveis neste site.

Saiba mais - As Pesquisas de Mobilidade serão feitas em duas etapas. O estudo será composto tanto por pesquisas realizadas nos domicílios como por pesquisas de rua, realizadas em entradas da cidade e em locais em que a pessoa passa de uma região para a outra. O último estudo foi realizado em 2003. O trabalho contempla o planejamento, tabulação, aferição das matrizes de viagens dos dados coletados nas entrevistas e pesquisas complementares.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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