Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Metrô do Recife pode entrar em greve por tempo indeterminado na próxima quarta-feira

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Os metroviários da Região Metropolitana do Recife estão avaliando a possibilidade de realizar uma greve em meio a um impasse nas negociações salariais e condições de trabalho com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A categoria busca melhorias em suas condições de trabalho e a preservação de direitos conquistados, mas até o momento não chegou a um acordo com a empresa.

A situação tem gerado apreensão entre o povo, que depende diariamente do transporte público para se deslocar pela cidade. A paralisação de 24 horas ocorrida anteriormente, que afetou a operação do metrô entre a quarta-feira (12) e a quinta-feira (13), já demonstrou o potencial impacto da greve nas atividades da cidade.

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) tem liderado as negociações em nome dos trabalhadores, buscando garantir melhores condições salariais e benefícios, além de garantias trabalhistas em caso de concessão pública ou privatização do Metrô do Recife. A proposta apresentada anteriormente incluía um aumento de 15% no salário-base, entre outros pontos de interesse da categoria, mas não obteve a aprovação do governo federal.
O presidente do Sindmetro, Luiz Soares, destaca que a categoria aceitou ceder em algumas das reivindicações, validando uma proposta de acordo coletivo que foi enviada à Companhia, mas que foi rejeitada pelo governo federal. Essa recusa gerou insatisfação entre os trabalhadores, que se sentem prejudicados diante da falta de avanços nas negociações.

A falta de resposta e de avanços nas negociações tem gerado tensões e adiamentos das reuniões previstas entre o sindicato e a CBTU Recife. A categoria está preocupada com a possibilidade de que seus direitos sejam comprometidos e que as condições de trabalho se deteriorem ainda mais. Os metroviários de Recife têm demonstrado sua força durante todo o processo de negociação, e a greve é considerada uma possibilidade real caso não haja avanços significativos nas próximas rodadas de negociação.

Informações: Jornal A Verdade
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Em Jundiaí, Novas linhas do Vetor Oeste começam a operar nesta segunda (24)

A partir desta segunda-feira (24), as novas linhas do Vetor Oeste começam a operar, sendo uma das novidades, o Diretão Vetor Oeste, com expectativa inicial de agilizar em 25% o tempo de percurso por viagem.

A 030 Diretão Vetor Oeste vai operar a partir das 4h45, circulando em viagens que ligam as regiões do Jardim Novo Horizonte, Almerinda Chaves, Residencial Jundiaí e Santa Giovana ao Terminal Central, com passagem pelo Terminal Hortolândia. A nova opção terá característica semi-expressa, com menos paradas, e sem a necessidade da troca de ônibus no Terminal Eloy Chaves. No trecho entre o bairro Santa Giovana e o Terminal Hortolândia haverá paradas apenas em três pontos determinados da Avenida Pedro Clarismundo Fornari, possibilitando menor tempo total do trajeto.

Outra novidade é a linha 528 Terminal Central/Aeroporto, com operação nos horários de maior movimento da manhã e da tarde, que será opção para os usuários que embarcam na Avenida Antônio Pincinato e Avenida Osmundo dos Santos Pellegrini, dividindo a demanda com a linha 942, que também circula por essas avenidas.

Ao todo a região oeste ganha 21 novos veículos, com motores mais eficientes e menos poluentes, equipados com ar condicionado, wi-fi, câmeras de segurança e tomadas para carregar bateria de celular. Desses veículos, 11 são para a renovação da frota e 10 para a ampliação de linhas.

Informações: Prefeitura de Jundiaí
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Goiás ganha 32 linhas de ônibus intermunicipal

O Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação (AGR) aprovou, nesta quinta-feira (20), durante a 15ª sessão ordinária do ano, emissões de autorizações para três empresas que se habilitaram para operar o transporte intermunicipal de passageiros em 32 linhas que estavam sem serviços. A decisão contempla mais da metade das linhas constantes do Edital de Chamamento Público 01/2023 da AGR, que prevê ainda o atendimento de outras 29 linhas. O edital vigora até dezembro deste ano.

A Cooperativa de Transporte e Turismo da Cidade Ocidental (Cooptro) vai operar oito linhas na região do Entorno do Distrito Federal; enquanto a Evolução Transportes Ltda se habilitou para duas linhas, sendo uma entre Anápolis e Inhumas, passando por Nerópolis, e a outra de Goiânia a Cristalina, passando por Anápolis e Novo Gama. A empresa Primeira Classe Transportes Ltda se candidatou a investir em 22 linhas, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste.
Novo edital
Durante a reunião, os conselheiros apreciaram e aprovaram, também, termo de autorização e minuta de edital de chamamento público para habilitar empresas a outras 14 novas linhas do transporte intermunicipal de passageiros. O segundo edital de chamamento público vai atender as linhas: Aragarças/Baliza (via Bom Jardim de Goiás); Amaralina/Crixás (via Alto Horizonte); Catalão/Luziânia (via Alvorada do Norte); Ipameri/Luziânia (via Campo Alegre de Goiás); Iporá/Montes Claros de Goiás (via GO-060 e GO-174); Luziânia/Pires do Rio (via BR-040, BR-050, GO-020 e GO-330); Goiânia/Aragarças (via Iporá e Piranhas); Goiânia/Caldas Novas (via Bela Vista, Pires do Rio e GO-309); Goiânia/Caldas Novas (via BR-153 e Morrinhos); Goiânia/Cristalina (via Leopoldo de Bulhões e Luziânia); Goiânia/Montividiu (via Rio Verde); Minaçu/Colunas do Sul; e Uruana/São Patrício (via Carmo do Rio Verde).

O presidente do Conselho Regulador, Wagner Oliveira Gomes, ressaltou, durante a sessão, a importância das autorizações para que os serviços de transporte intermunicipal de passageiros cheguem a toda a população. Lembrou que a AGR ficou por muito tempo sem emitir novas autorizações e que isso gerou demanda, além do próprio desenvolvimento do estado e das ações do Governo de Goiás, como a abertura de novas rotas turísticas e econômicas e a pavimentação de trechos entre as cidades. “É nosso papel observar com muita atenção todos esses novos caminhos, as rotas rodoviárias que surgem”, disse.

Informações: G5News

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Com greve de ônibus na RMS, Salvador monta esquema emergencial de transporte

A capital baiana vai adotar um esquema emergencial no transporte público durante a greve por tempo indeterminado decretada, nesta segunda-feira (24), pelos rodoviários que atuam na Região Metropolitana de Salvador.

Para atender a demanda de usuários que utilizam linhas do sistema de transporte metropolitano que circula em Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) reforça o transporte de sete linhas do sistema municipal para garantir o deslocamento dos usuários durante a interrupção do serviço metropolitano.

As linhas 0125 - Barroquinha x Pq. São Cristóvão, 0310 - Barroquinha x Aeroporto, 1001 - Aeroporto x Praça da Sé, 1035 - Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi), 1007 - Lapa x Jd. Das Margaridas, 1625 - Paripe x Aeroporto (via Cajazeiras) e 1653 - Paripe x Aeroporto (via Pau da Lima) foram reforçadas nesta segunda. 

As linhas foram escolhidas por dar acesso às regiões que têm atendimento das linhas operadas pelos metropolitanos, como a orla e a região central da cidade. Ao todo, 42 ônibus foram remanejados para atender a operação.

Informações: BNews

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Belém quer trocar ônibus a diesel por veículos elétricos

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Belém, capital do Pará, está se preparando para a 30ª Conferência das Partes (COP 30) com um plano ambicioso: substituir sua frota de 1,3 mil ônibus por veículos elétricos. Essa iniciativa é parte dos esforços da cidade para promover a sustentabilidade e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

A renovação da frota será financiada por uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), concedida às empresas ou consórcios encarregados da substituição. A frota atual de Belém é uma das mais antigas do país, com veículos com cerca de 12 a 14 anos de uso. A mudança para ônibus elétricos é vista como um passo essencial para garantir que a cidade não fique atrás nesta área.
O Brasil é o segundo país que mais utiliza ônibus no mundo, e outros países latino-americanos como México e Chile já realizaram a transição para ônibus elétricos. Neste contexto, Belém busca não só acompanhar essa tendência, mas também se tornar um exemplo de transporte coletivo sustentável.

Além da atualização da frota de ônibus, Belém também está investindo na construção de novos corredores de transporte. Isso faz parte de um amplo projeto de infraestrutura que visa melhorar o ambiente urbano na região metropolitana, promovendo uma mobilidade mais eficiente e sustentável.

Informações: DOL

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Testes com ônibus elétrico em Curitiba tem nova fase e novo modelo

O prefeito Rafael Greca anunciou na manhã desta segunda-feira (17/7), na praça 29 de Março, nas Mercês, mais uma etapa de testes com ônibus 100% elétrico no transporte coletivo da capital. O ônibus Eletra, tipo padron, de 15 metros, começa a rodar com passageiros na próxima semana na linha Interbairros II, que transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto.

É o segundo modelo da montadora brasileira a ser testado na capital. A Prefeitura também avaliou o desempenho do Eletra padron de 12 metros por cerca de 30 dias.

“Aqui, na Praça 29 de Março, nesse marco que simboliza o passado com a fundação de Curitiba, estamos ao lado do marco que simboliza o futuro da nossa cidade, que é o ônibus elétrico”, disse o prefeito.

A meta é que 30% da frota de ônibus de Curitiba seja de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050.

Pouco antes de lançar a nova etapa de testes, o prefeito anunciou o início do serviço de bicicletas compartilhadas na capital. Na sequência, Greca inaugurou um novo modelo de placas de ruas. “O futuro do transporte é a eletromobilidade. Os ônibus elétricos têm emissão zero de CO2, não tem ruído e ainda trazem mais conforto para os passageiros”, completou.

Nova concessão
A Eletra integra o cronograma de testes que servirão de base para o edital de compra dos ônibus elétricos da capital já dentro do novo contrato de concessão, a partir de 2025.

Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar, no entanto, a partir de junho de 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município para circular nas linhas Interbairros II e nos Ligeirinhos.
Curitiba iniciou a série de testes técnicos em abril, com a chinesa BYD, que trouxe o seu ônibus elétrico articulado. Além da BYD e da Eletra, a gaúcha Marcopolo também fez sua estreia nos testes e desde o final de junho está rodando com seu ônibus padron na linha Interbairros II.

“Teremos dois modelos em teste no Interbairros II nos próximos dias. A ideia é fazer testes na mesma linha para que tenhamos uma mesma base de comparação entre as marcas, podendo avaliar performance nas mesmas condições de trabalho”, explicou o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).

Até outubro, seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba. Além de BYD, Eletra e Marcopolo, estão previstos testes com Volvo, Mercedes e Higer.

O modelo Eletra XY045, do tipo padron, tem capacidade para até 78 passageiros. O chassis é Scania, a carroceria é Caio, o motor e a bateria são Weg. A autonomia é de 220 a 250 quilômetros e as baterias do veículo serão carregadas de duas a quatro horas no período noturno na garagem da empresa Redentor. Sete motoristas, sendo três mulheres, foram treinados para dirigir o veículo

Com capital 100% nacional, a Eletra tem fábrica em São Bernardo do Campo (SP), com capacidade para produzir 1,8 mil elétricos por ano.

Informações: Bem Paraná
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Prefeitura entrega 20 novos ônibus com ar-condicionado

Mais 20 ônibus novos climatizados foram entregues à população de Salvador na manhã desta quinta-feira (20), pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), na Praça do Sol, em Periperi. Os novos veículos fazem parte da renovação anual da frota da cidade.  

Os coletivos serão destinados para linhas que operam no bairro de Mirantes de Periperi. São elas: 1633 – Mirantes de Periperi x Ondina, 1636 – Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Imbuí (via BR 324), 1637 – Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Imbuí e 1649 – Mirantes de Periperi x Estação Cidadela. Com essa entrega, Salvador passa a contar com 546 ônibus com ar-condicionado. 

De acordo com o secretário municipal de mobilidade, Fabrizzio Müller, à medida que os próximos ônibus forem chegando, serão alocados nas linhas que registram maior carregamento de usuários na cidade. “Nosso objetivo é cada vez mais oferecer conforto aos usuários do sistema. Mesmo com todas as limitações econômicas enfrentadas, estamos mantendo a renovação anual da nossa frota”, afirmou.   
O porteiro Sidnei Bispo é morador do bairro e viu como positiva a chegada dos novos coletivos. “Sempre utilizo os ônibus do bairro para ir trabalhar. E com esses carros novos vou me deslocar com mais conforto. São ônibus limpos e mais silenciosos”, disse. 

Para o eletricista José Augusto Costa, os novos ônibus vão oferecer mais agilidade no deslocamento. “Carros com ar-condicionado e com mais conforto pra gente. O serviço de transporte está melhorando cada vez mais e com essa entrega espero me deslocar ainda mais rápido”, afirmou. 

Sustentabilidade – Os novos ônibus possuem motor Euro 6, com tecnologia que diminui a emissão de poluentes, ruídos e tem maior eficiência energética. Este tipo de motorização traz várias vantagens significativas que beneficiam tanto o meio ambiente quanto as pessoas. Em primeiro lugar, esse sistema foi projetado para reduzir drasticamente as emissões de poluentes, como dióxido de nitrogênio (NOx) e partículas finas. Isso ajuda a melhorar a qualidade do ar nas cidades e a diminuir os impactos negativos na saúde das pessoas, como problemas respiratórios e cardiovasculares. 

Além disso, os ônibus Euro 6 também são mais eficientes no consumo de combustível. Isso significa que eles conseguem percorrer maiores distâncias com uma quantidade menor de combustível, o que é ótimo para reduzir os custos operacionais das empresas de transporte público. Além disso, uma maior eficiência energética também contribui para a diminuição das emissões de gases do efeito estufa, ajudando a mitigar os impactos da mudança do clima.  

Outra vantagem importante da nova motorização é a utilização de tecnologias mais avançadas de controle de emissões. Isso inclui sistemas de pós-tratamento, como catalisadores e filtros, que ajudam a eliminar ainda mais os poluentes antes de serem liberados na atmosfera.  

Para titular da Semob, o uso de ônibus Euro 6 é um passo significativo em direção a um transporte público mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios para todos os cidadãos e o meio ambiente. “A partir de agora, os novos ônibus adquiridos para Salvador serão equipados com este motor. Seguimos buscando soluções que visem trazer mais qualidade para o transporte aliadas a sustentabilidade”, concluiu Müller. 

Informações: SECOM Salvador

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Casos de vandalismo a ônibus aumentam 35% em Salvador em 2023

O primeiro semestre de 2023 registrou um aumentou de 35% no número de casos de vandalismo a ônibus em Salvador, comparando com o mesmo período do ano passado. O dado consta de um levantamento feito pela Integra a pedido da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). 

Foram 303 ocorrências esse ano, contra 224 no ano anterior, o que significa uma média diária de 1,68 casos. A Semob destaca que isso impacta na rotina diária dos usuários, já que esses ônibus vandalizados precisam ser retirados de circulação, aumentando intervalo de viagens e tempo de espera. 

Para o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller,  atos de vandalismo acabam prejudicando o sistema como um todo. "As ocorrências de vandalismo impactam no aumento do custo operacional do serviço de ônibus com as despesas decorrentes dos reparos e mais tempo de espera nos pontos. Ou seja, menos vandalismo significa mais viagens oferecidas", afirmou.
O levantamento também destaca o tempo que os ônibus ficam fora de funcionamento após um caso de vandalismo. Entre janeiro e junho de 2023, um total de 256 horas foram necessária para reparar os coletivos, o que equivale a 11 dias. Em 2022, o tempo foi de 201 horas, o que corresponde a um aumento de 31% no tempo para a manutenção dos coletivos.

Ônibus queimados

Um dos tipos de vandalismo contra ônibus é a queima de coletivos. Nesse caso, eles não retornam para a operação e a frota fica com um ônibus a menos na linha atingida, aumentando o tempo de espera.

Em 2023, dois ônibus foram incendiados. "É uma atitude lamentável, um ato de vandalismo que só traz prejuízos à população", concluiu o secretário.

Renovação de frota

A Prefeitura de Salvador tem investido na compra de novos coletivos. No total, 526 novos ônibus com ar-condicionado já foram entregues e ainda este ano mais coletivos estarão à disposição dos usuários. Cada veículo novo custa R$ 751.300,00.

Informações: Correio 24Horas
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