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Pesquisa mostra que 70% dos usuários estão insatisfeitos com transporte coletivo de Joinville

domingo, 2 de julho de 2023

Uma pesquisa encomendada pela Prefeitura de Joinville apontou que 70% dos usuários do transporte coletivo estão insatisfeitos com a lotação dentro dos ônibus. O resultado do estudo foi divulgado durante reunião na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (28) na cidade do Norte de Santa Catarina.

A pesquisa, feita no ano passado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com 2.039 usuários dentro dos terminais, é um dos produtos contratados pela Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) para a elaboração da licitação do transporte público. Os dados foram apresentados pelo gerente da Unidade de Transportes da Seinfra, Charlison Ribeiro.

Além da lotação, a maioria dos usuários também se mostrou insatisfeita com a qualidade dos abrigos. Em geral, no entanto, os usuários avaliam bem o sistema de transporte. A melhor avaliação, de 75%, é a dos motoristas.

Conforme o secretário de Infraestrutura, Jorge Luiz Correia de Sá, a prefeitura trabalha numa licitação que deverá levar à melhoria do transporte, como a implantação de novos abrigos. O edital será lançado depois de ouvidas a população e o TCE (Tribunal de Contas do Estado)

Pelo menos 15% da população usam o transporte público, percentual bem abaixo dos 30% a 40% de outras cidades. E o uso vem caindo. Antes da pandemia, eram 140 mil passageiros por dia, e agora são 110 mil por dia, conforme o vereador Neto Petters (Novo).

Horários
O vereador Diego Machado (PSDB) relatou receber muitas reclamações sobre os horários dos ônibus. “Para trazer mais usuários, tem que ter mais horários, e talvez esse seja o pulo do gato dessa nova licitação”, opinou Machado.
O secretário esclareceu que todas as reclamações são analisadas e que não adianta criar várias linhas se elas são deficitárias, tirando recursos de outras áreas do governo. “Várias linhas foram criadas e ampliadas, porque são necessárias, mas outras seriam irresponsabilidade da nossa parte”, afirmou Correia de Sá.

Outros resultados
  • 57% dos usuários são mulheres
  • 20 a 39 anos é a idade da maioria
  • 18,8% já sofreram assédio
  • Renda média é de um a dois salários mínimos
  • 65% conhecem ou usam o aplicativo do sistema
  • Ensino médio é a escolaridade média
  • 5 dias por semana é a frequência média
  • Maioria usa o transporte público porque é a única opção

Informações: ND Mais
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Em Campinas, EMDEC altera trajeto das linhas 242, 344, 352, 355 e 499 para reduzir circulação pela Campos Sales

Com o objetivo de reduzir a circulação de veículos pela avenida Dr. Campos Sales, que está em obras de revitalização, e melhorar o desempenho da operação, evitando lentidões, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) altera o itinerário das linhas 242 – Jardim Miranda, 344 – Estação Parque Prado, 352 – Bairro Bananal, 355 – Vila Gênesis e 499 – Iporanga, no Centro. As mudanças entram em vigor a partir de segunda-feira, dia 03 de julho.

Itinerário linha 242
A linha 242 – Jardim Miranda segue o itinerário habitual até a rua Salustiano Penteado. A partir deste ponto entra na avenida Barão de Itapura e segue pelas vias Delphino Cintra, Francisco Glicério e Benjamin Constant, retomando o itinerário normal. Confira no mapa abaixo:


No novo percurso serão três pontos de parada. A linha 242 possui um ônibus e intervalo entre as viagens de 90 minutos. A frota está dimensionada com a atual demanda de passageiros.

Linhas 352 e 355
As linhas 352 – Bairro Bananal e 355 – Vila Gênesis seguem pela avenida Senador Saraiva e, ao invés de descerem a avenida Dr. Campos Sales, continuam pela Senador, descem a avenida Dr. Moraes Salles e seguem o itinerário normal pela Irmã Serafina. Confira no mapa:

A linha 352 tem um ônibus na frota intervalo entre as viagens de 120 minutos. A linha 355 também tem um ônibus; e intervalo entre as viagens de 70 minutos. A operação das duas linhas está dimensionada de acordo com a demanda atual de passageiros.

Linhas 344 e 499
As linhas 344 e 499 também deixam de circular pela avenida Dr. Campos Sales; e terão itinerário pela rua General Osório. Nenhum ponto de parada será afetado pela mudança.
A linha 344 tem um ônibus na frota e intervalo entre as viagens de 70 minutos. A linha 499 tem dois ônibus e intervalo, no pico, de 40 minutos. A frota das duas linhas está dimensionada com a atual demanda de passageiros.

Canais de atendimento
Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais; bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto.

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelos telefones 118, site (www.emdec.com.br/faleconosco). ou pelo aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.

As ligações a partir de outra cidade ou DDD devem ser feitas no telefone (19) 3731-2910.

Há, ainda, a opção de acessar o chatbot na página inicial do site da Emdec, que oferece informações sobre ônibus municipais, PAI-Serviço e Pátio Municipal; além de orientações sobre os demais serviços da Emdec.

Informações: EMDEC
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Passe Livre no transporte coletivo é aprovado para todos estudantes de Foz do Iguaçu


O Passe Livre para o transporte coletivo de todos estudantes de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi aprovado em segunda votação realizada na manhã desta quarta-feira (28). O projeto agora segue para sanção do prefeito e deverá entrar em vigor nos próximos dias, segundo a prefeitura.

O projeto do passe livre prevê a gratuidade para todos os estudantes da cidade e todos os dias da semana, sem limite de uso.

A medida vai atender 38 mil alunos dos ensinos público e privado, o que inclui alunos de graduação e pós-graduação, estudantes dos ensinos fundamental e médio, EJA (educação de jovens e adultos) e de contraturno.

Informações: RPC Foz do Iguaçu
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Em João Pessoa, Projeto absurdo tenta colocar motociclistas em faixas de ônibus

Recentemente, tramitou na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) um Projeto de Indicação ao Executivo Municipal que permitiria a liberação de faixas exclusivas de ônibus para motocicletas.

De acordo com o projeto, o objetivo da medida seria “permitir a fluidez do trânsito, em especial nos horários de maior fluxo, bem como diminuir o número de acidentes para a categoria dos motociclistas".

Entretanto, o Sintur-JP, que representa as empresas de ônibus coletivo na capital, vê a proposta com bastante cautela, ressaltando que o desrespeito às faixas exclusivas de ônibus prejudica quem utiliza o transporte público.
Ainda de acordo com o sindicato, as pessoas que andam de ônibus precisam ter a mobilidade garantida. O resultado do desrespeito de motoristas e motociclistas às faixas exclusivas poderiam provocar mais acidentes.

“O direito constitucional ao transporte coletivo deve ser perseguido e defendido pelo poder público. O trabalhador que precisa do ônibus para se deslocar diariamente precisa ter preferência nas vias e no trânsito. Negar-lhes o básico seria um grande desrespeito, além de pôr em risco a segurança dos demais atores, como pedestres e ciclistas”, pontuou Isaac Júnior, Diretor Institucional do Sintur/JP.

Em João Pessoa, além dos ônibus de transporte coletivo, é permitido trafegar pelas faixas táxis e transporte escolar com passageiros, viaturas de segurança e de salvamento, como SAMU.

Na capital, há seis corredores com faixas exclusivas para ônibus, totalizando 22,2 km de faixas distribuídas da seguinte maneira: Centro (entre Terminal de Integração do Varadouro e General Osório), avenidas Epitácio Pessoa, Vasco da Gama, Josefa Taveira, Dom Pedro II e Nossa Senhora de Fátima.

Informações: G1 PB
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LATAM anuncia fim do ônibus gratuito entre Guarulhos e Congonhas

A LATAM informou que suspenderá o seu serviço gratuito de ônibus entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas a partir de 1 de julho de 2023.

O serviço, que até dia 30 de junho ainda será gratuito, é destinado para passageiros em conexão que compraram um bilhete inteiro na companhia, porém a chegada em São Paulo é por um aeroporto e a saída por outro. 

Para utilizar o serviço gratuito, o passageiro deve apresentar seu bilhete da LATAM para comprovar a necessidade da troca de aeroporto. No entanto, a partir do dia 1 de julho os clientes da companhia que necessitarem fazer a troca de aeroporto deverão fazer de forma particular, utilizando o transporte público ou então taxis e aplicativos. 

Viagem entre os Aeroportos
O uso de táxi e aplicativos de corrida serão as melhores opções, mas uma alternativa para quem tem folga entre as conexões e não quiser gastar muito, tem a opção de utilizar um ônibus executivo. O Airport Bus Service oferece este serviço e os bilhetes custam a partir de R$ 39,90 por pessoa, mas atente-se ao fato de que só vale a pena se você estiver sozinho, pois pelo valor, a partir de 2 pessoas, um aplicativo de corrida já equipara o preço. Saiba mais sobre o Airport Bus Service aqui. 

Atualmente, a única companhia que oferece serviço de transporte gratuito para seus clientes é a Azul que faz o trecho entre Congonhas e Viracopos. A Gol fazia o trecho Congonhas – Guarulhos (e vice-versa) de forma gratuita, mas o serviço foi interrompido durante a pandemia e não foi retomado. 

Informações: PontosPraVoar
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Guarulhos implanta fila preferencial de passageiros nos terminais de ônibus


Pessoas com transtorno do espectro autista, portadores de deficiência ou mobilidade reduzida, idosos, gestantes e pessoas acompanhadas por criança de colo passarão a ter preferência nos terminais de ônibus municipais e da EMTU em Guarulhos a partir da próxima segunda-feira (3). A medida é respaldada pela lei 8.148, publicada na última sexta-feira (23) no Diário Oficial.

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, pasta responsável pela fiscalização e instrução da lei, vai disponibilizar agentes públicos e materiais informativos para orientar a população no transporte público e nos terminais.

“Já estamos em tratativas com a Guarupass para que os colaboradores das empresas concessionárias nos ajudem nesse processo de orientação dos passageiros”, comentou o secretário Luigi Lazzuri Neto.

Informações: Prefeitura de Guarulhos
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Prefeitura de Uberlândia mantém tarifa de transporte público em R$ 4,50


A Prefeitura de 
Uberlândia informa que, após grande esforço da gestão municipal, o valor da tarifa unitária do transporte público em Uberlândia permanecerá em R$ 4,50 para os usuários do serviço.  Desta forma, o reajuste da tarifa técnica, avaliada em R$6,30, não será repassado ao usuário de ônibus.

O reequilíbrio do contrato será realizado pela prefeitura de Uberlândia, de forma a garantir o transporte público à população, sem onerar o cidadão. “A nossa população já foi muito afetada pelos estragos econômicos da Covid-19, por isso a gestão do prefeito Odelmo Leão decidiu arcar com a diferença de R$ 1,80 da tarifa, mantendo o preço da passagem no valor atual”, explicou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

Ainda segundo o secretário, a proposta foi apresentada e acordada junto ao Ministério Público Estadual e as empresas conveniadas.

Informações: Prefeitura de Uberlândia
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Prefeitura de Palmas investe em melhorias e promove avanços no transporte coletivo

A Prefeitura de Palmas, desde que assumiu a gestão integral do transporte coletivo da Capital, tem cumprido com os compromissos firmados com a população. Importante salientar que a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) tem trabalhado diariamente para atingir um modelo que mais se adéque à realidade da Capital, pois é indiscutível que o serviço, da forma que vinha sendo feito, não atendia mais à população.

A locação por seis meses, segundo o presidente da ATCP, Eliezer Moreira de Barros, servirá para a prefeitura avaliar os custos para um novo contrato a partir de 2023, que incluirá também a terceirização da manutenção e do combustível. “Todos os municípios e países que assumiram a operação do sistema estão optando pela locação, mas com controle total da operação”, explica.

Hoje a prefeitura gerencia diretamente 139 veículos e paga pelo serviço de mais 41 ônibus para a empresa Via Cap. Cada ônibus, nesse formato, custa em média, aos cofres públicos, por R$ 75 mil mensais. 

Já os novos ônibus locados terão custo de R$ 30 mil por veículo/mês, ou seja, menos da metade da despesa atual, uma vez que os custos de manutenção para os veículos novos são muito baixos. Além de oferecer economia, a frota zero km trará mais conforto, segurança, agilidade e acessibilidade aos usuários. Além disso, esses ônibus já vêm com sistema adaptado para cadeirantes, ar-condicionado, sistema de monitoramento, além de atenderem aos critérios ambientais vigentes. 

“Vamos economizar com manutenção e pagar menos do que vínhamos pagando com a requisição administrativa. Devolveremos os ônibus sem condições de uso e estamos fazendo reparos, inclusive de tapeçaria em todos os ônibus usados que ainda continuarão operando”, completou o presidente da ATCP.
Para além da locação de novos veículos, a Prefeitura está com um processo licitatório em andamento para resolver definitivamente o problema da frota. O contrato emergencial em questão é para 180 dias, prorrogáveis por mais 180 dias e, nesse período, esse processo será concluído.

Tempo 

Atualmente, para se adquirir veículos de grande porte, como ônibus do transporte coletivo, leva-se meses desde a assinatura do contrato de compra, até o prazo da entrega dos veículos, por conta do prazo que as montadoras pedem para montar cada ônibus. Com a locação, esse prazo passou a ser de 15 dias a contar da assinatura do contrato, o que significa que, ainda no mês de julho, esses ônibus já poderão estar em operação pela cidade.  

Valorização dos profissionais do sistema

Com o intuito de humanizar o serviço, a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) ampliou o número de motoristas, saindo de 120 para 170 profissionais. Além disso, com a inserção desses trabalhadores no regime da folha de pagamento municipal, eles passaram a ganhar os benefícios promovidos pela gestão aos servidores, como pagamento do salário antecipado, auxílio-alimentação, horas extras pagas em folha, capacitação, melhores condições de trabalho. 

Levantamento e diagnóstico 

Quando assumiu a operação do transporte, a ATCP realizou um inventário minucioso sobre a frota para avaliação da estrutura e tomada de decisão sobre reforma, manutenção ou substituição. A primeira conclusão foi a de que poucos veículos poderiam ser aproveitados, pois a maior parte da frota não está em condições de uso ou pede despesa de manutenção superior ao investimento de troca.  

Compromisso 

Como o serviço é prioritário e não pode parar, foi feito um compromisso em fevereiro para que a prefeitura fizesse manutenções mínimas como limpeza, reparos de tapeçaria, revisão preventiva e corretiva, e isso está em andamento.

Retomada de linhas

Desde que a prefeitura assumiu o sistema de transporte, dez linhas que estavam suspensas pela empresa concessionária, desde 2019, foram reativadas, e outras 12 rotas foram ampliadas. A rota do Corujão (que trafega exclusivamente no período da noite) foi retomada - inclusive atendendo a áreas mais distantes como as linhas dos setores Araras 1 e 2. 

Inovação

O aplicativo Cittamobi, que traz monitoramento em tempo real dos veículos da frota, já atende metade dos usuários do transporte coletivo, com média de 21 mil acessos/dia, num universo de 42 mil usuários.  

Avanços

Desde que o serviço passou a ser gerido pelo município houve avanços importantes no transporte coletivo da Capital. Entre eles, tarifa zero nos finais de semana, ônibus exclusivos para mulheres, monitoramento nas estações e nos veículos, mais linhas de ônibus e ampliação de rotas, a chegada dessa frota de 60 ônibus sendo 40 nos próximos dias outros vinte daqui trinta dias. 
Veículos não são e nunca foram um ativo, um patrimônio, mas uma ferramenta para gestão do tráfego. Locação e terceirização do ativo imobilizado é uma tendência mundial. Além disso, mundo afora a gestão pública tem caminhado no sentido de assumir a gestão dos sistemas de transporte e as políticas de mobilidade. 

Informações: Prefeitura de Palmas
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