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Recife fortalece o turismo com novo voo internacional

segunda-feira, 26 de junho de 2023


Recife agora conta com voo direto para Orlando, nos Estados Unidos. A adição da conexão aérea ao Aeroporto Internacional Gilberto Freyre começa a valer a partir deste sábado. 

De acordo com o prefeito João Campos: "Essa conexão direta com Orlando é um marco na retomada do turismo internacional no Recife e consolida o nosso Aeroporto, que já é reconhecido como um dos melhores do Brasil, como porta de entrada de turistas no Nordeste". Para percorrer o trecho, serão utilizadas aeronaves com capacidade para mais de 300 passageiros. A nova rota vai operar três vezes por semana, nas quartas, sábados e domingos.

O Aeroporto do Recife conta agora com cinco destinos internacionais. No mês de abril deste ano, também foi registrada para o terminal a quarta maior oferta de destinos domésticos do país. 

Informações: G1 PE
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Zona Sul de SP recebe nova faixa exclusiva para ônibus

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai entregar no sábado (24) faixa exclusiva de ônibus na Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira.

A nova faixa tem o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é que cerca de 13,5 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem. Com um total de um quilômetro de extensão, sendo 510m no sentido bairro e 500m no sentido centro, as faixas serão utilizada por 17 linhas de ônibus diferentes.

A faixa ficará an Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, entre as ruas Guaratuba e Arapuã, no sentido centro, no horário entre 6h e 9h. No sentido bairro, a faixa funcionará entre as ruas Miguel Hernandez e das Carnaubeiras, operando de segunda à sexta, das 17h às 20h.
A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021, foram implantados 36 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 72% do total previsto.

Linhas beneficiadas pela nova faixa

175T-10                Metrô Santana - Metrô Jabaquara

502J-23                Estação Autódromo - Metrô Conceição

5091-10                Jd. Ubirajara - Metrô São Judas

5106-31                Jd. Selma - Metrô Ana Rosa

5128-10                Jd. Apurá - Metrô Conceição

5164-10                Vila Santa Catarina - Parque Ibirapuera

5290-10                Divisa Diadema - Term. Pq. D. Pedro II

5701-10                Metrô Conceição - Shop. Morumbi

574A-10                Americanópolis - Largo Cambuci

574A-21                Americanópolis - Metrô Vila Mariana

574J-10                Metrô Conceição - Term. Vila Carrão

576M-10               Vila Clara - Pinheiros

577T-10                Jardim Miriam - Metrô Ana Rosa

5791-10                Eldorado - Metrô Vergueiro

627J-10                Jardim Miriam - Metrô São Judas

6338-10                Jardim Miriam - Parque Ibirapuera

857C-10               Term. Campo Limpo - Metrô Conceição

Esta é a segunda faixa exclusiva com início de operação em junho, sendo que a primeira fica na Av. Adutora do Rio Claro, entre Rua Lavínia Ribeiro e Rua Juliano Moreira, na Mooca, com 370 metros de extensão.

Informações: Prefeitura de São Paulo
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Passe Livre do Trabalhador vence Premiação Nacional de Mobilidade Urbana

O programa Passe Livre do Trabalhador, do Governo de Goiás, venceu a Premiação Nacional de Mobilidade Urbana na categoria “Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam”, nesta sexta-feira (23/6), em solenidade realizada em São Paulo. A premiação integra a conferência do Parque da Mobilidade Urbana, que congrega agentes da iniciativa privada e do poder público em busca de soluções para a eficiência dos transportes.

Goiás também levou o prêmio na categoria de Inovação Privada em Mobilidade Urbana, como a bilhetagem urbana mais inovadora do Brasil. Ao todo, 227 iniciativas públicas e privadas foram inscritas, sendo 30 delas selecionadas para figurar entre os finalistas. Dividiram a categoria com Goiás ideias implementadas no interior de São Paulo (Sorocaba e Campinas) e em Fortaleza.
 
Para o secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Adriano da Rocha Lima, o prêmio é um reconhecimento ao esforço do Governo de Goiás em pensar o transporte coletivo como uma política pública inclusiva, com o olhar da mobilidade como um serviço prestado ao cidadão. “Ter um programa de ampliação de viagens aos trabalhadores usuários do sistema sendo reconhecido nacionalmente é a confirmação de que estamos no caminho certo ao implementarmos novas modalidades de bilhetagens mais flexíveis e econômicas ao cidadão”, avalia.
“O Passe Livre do Trabalhador é um case de sucesso que mostra como o poder público pode ampliar ainda mais os estímulos para a democratização do transporte coletivo, de forma acessível e mais vantajosa do que o transporte individualizado”, avalia o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Ângelo Pricinote.
 
Passe Livre do Trabalhador
Lançado em maio de 2022, o Passe Livre do Trabalhador concede até oito viagens diárias ao mês, incluindo finais de semana e feriados, ampliando em seis viagens as duas que eram comumente oferecidas pelo empregador aos seus funcionários. Mesmo com o acréscimo diário de seis passagens, o valor final ao empregador foi 20% menor ao pago atualmente pelas duas passagens, graças ao subsídio oferecido pelo Governo de Goiás em parceria com os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

Informações: A Redação
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VLT de Santos percorre 550 mil km por ano e poupa 703 toneladas de CO² na atmosfera

Operando há sete anos na Baixada Santista, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) é referência brasileira em mobilidade urbana sustentável. Alternativa 100% elétrica e não poluente, o modal de transporte oferece qualidade e conforto aos 6,5 milhões de passageiros por ano que se deslocam entre Santos e São Vicente.

No Dia Mundial da Energia, celebrado nesta segunda-feira (29/05), a EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, responsável pelo gerenciamento do VLT, destaca a produtividade deste importante transporte para a região, como modelo de transporte público limpo e moderno.

Em um ano, o VLT realizou cerca de 52 mil viagens entre Santos e São Vicente ao longo de um trajeto com 15 estações de embarque e desembarque. Foram aproximadamente 550 mil quilômetros percorridos com zero emissão de poluentes. Significa que, em média, 703 toneladas de gás carbônico (CO²) foram poupados ao meio ambiente no ano, em comparação ao mesmo trajeto realizado com ônibus convencionais.
Além de proporcionar uma viagem silenciosa, tranquila e confortável aos passageiros que se deslocam ao trabalho diariamente, o VLT integra-se à malha cicloviária existente e é também uma excelente opção de passeio para os turistas, já que passa por pontos turísticos e próximo das praias.

Em breve, um novo trecho do VLT será entregue na região central de Santos. Serão mais 8 km de percurso e 12 estações, interligando a avenida Conselheiro Nébias ao Valongo. O trajeto, que tem recebido revitalizações urbanísticas de vias e melhorias de infraestrutura, será um importante meio de deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo. 

Já a Área Continental de São Vicente será conectada com Santos na futura Linha 3 do VLT, que ligará os terminais Barreiros e Samaritá. As obras já estão em processo de licitação, incluindo a reforma e modernização da Ponte A Tribuna (antiga Ponte dos Barreiros). O novo trajeto vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da área continental e dependem do transporte público para se deslocar até Santos.

Informações: EMTU
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Prefeitura de São Vicente inicia instalação de 150 novas estruturas para pontos de ônibus

São Vicente dá mais um importante passo para se despedir de um dos velhos problemas que atormentavam a população, sobretudo nos dias de sol ou chuva. Na tarde desta sexta-feira (23), sob supervisão da Prefeitura, a empresa Grand Empreendimentos deu início à instalação dos primeiros 150 novos abrigos de pontos de ônibus na Cidade, que trarão mais dignidade, conforto e segurança aos cidadãos.

Cada estrutura mede quatro metros de comprimento por dois metros de altura, contando com cobertura, fechamento traseiro em vidro, acessibilidade para pessoas com deficiência e bancos para pessoas com obesidade. O primeiro ponto contemplado é o do Itararé, na Avenida Presidente Wilson, em frente a um supermercado.
 
Acompanhando de perto a instalação, o prefeito Kayo Amado ressaltou que essa era uma das maiores demandas solicitadas pela população, e não escondeu a felicidade ao presenciar o início da nova fase na mobilidade urbana de São Vicente. “Acho que quem passa pela Cidade todos os dias vai concordar que este é um momento histórico. Estamos instalando pontos dignos, que colocarão um ponto final no sofrimento das pessoas que dependem do transporte público nos dias de chuva e sol. É mais um dia que levarei para sempre comigo”.
 
A ensolarada tarde desta sexta-feira já possibilitou que os passageiros sentissem a diferença em poder contar com um equipamento como esse. 
 
Moradora do Itararé, Nair de Andrade trabalha na Área Continental. O transporte público está presente diariamente em sua rotina. Ela costuma pegar o ônibus no ‘sol do meio-dia’, e conta que, graças à nova estrutura, as ‘dores de cabeça’ terão fim. “Não era fácil, a gente sofria bastante, principalmente no verão e em dias chuvosos. Uma medida que veio para revolucionar a mobilidade urbana aqui em São Vicente".
 
Morador da Primeira Cidade do Brasil há 27 anos, João Jorge Andrade relembra alguns dos apuros pelos quais passou pegando ônibus no Município. “Eu trazia cadeira de praia, pois não tinha onde sentar. Em dias de chuva era um sacrifício. Ficávamos sempre embaixo da cobertura do estabelecimento aqui ao lado do ponto. Agora, felizmente, as coisas mudaram”.
Pelo acordo firmado entre Prefeitura e Grand Empreendimentos, a empresa fica responsável pela fabricação, fornecimento, instalação, manutenção e limpeza do equipamento.
 
“Vale ressaltar que haverá manutenção periódica da estrutura e, também, reparos pontuais em eventuais incidentes ou atos de vandalismo”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Alexandre Martins.
 
"Perdi as contas de quantas mensagens recebi sobre reclamações referentes aos pontos de ônibus da Cidade. A situação ainda não está boa, sei disso, e é angustiante andar por aí e constatar que não há proteção e cobertura para as pessoas. Mas isso começou a mudar. Primeiro tivemos coragem e responsabilidade para virar a página do transporte público municipal, tirando um serviço de baixa qualidade e trazendo uma empresa conceituada, que hoje presta atendimento digno aos usuários. Agora estamos providenciando o que a Cidade nunca teve, que são abrigos para os passageiros esperarem seus ônibus com segurança e conforto", concluiu o prefeito Kayo Amado.
 
O cronograma de instalações foi elaborado com base na demanda de cada via. Após a Presidente Wilson, serão contemplados os pontos de ônibus da avenida da praia.

Informações: Prefeitura de São Vicente
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Prefeitura de Manaus inicia teste em semáforo que priorizará ônibus, ambulâncias e veículos de emergência atrasados

Em mais um investimento na tecnologia em benefício dos usuários do transporte público da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), iniciou os testes em equipamentos de semáforos inteligentes que irão reconhecer ônibus em atraso, que ganharão prioridade em cruzamentos das vias da cidade. Também terão prioridade as ambulâncias e outros veículos de emergência em atendimento.

Nesta semana, a empresa responsável pela instalação dos semáforos ganhou acesso ao sistema monitorado pelas empresas de ônibus, que alerta para casos de veículos em viagens em atraso.

O chefe da Divisão de Sinalização Semafórica do IMMU, Miguel Carlos Júnior, explicou que as câmeras de monitoramento dos semáforos inteligentes irão identificar os ônibus do transporte público que estejam com viagens atrasadas, por meio das placas dos veículos, e priorizar a passagem destes nos cruzamentos.

“Na prática, onde houver os semáforos inteligentes, os ônibus que estejam atrasados terão passagem priorizada nas avenidas da cidade. Por meio da placa dos veículos, o Sistema Inteligente de Monitoramento (SIM) irá deixar o fluxo de veículos seguir para a passagem destes veículos em atraso, assim como as ambulâncias e outros veículos de emergência em atendimento”, frisou.
O chefe da Divisão explicou ainda que o objetivo é priorizar a saída dos ônibus nos semáforos antes do tráfego em geral, nos locais onde os coletivos precisam cruzar a pista de um extremo para o outro, saindo da faixa exclusiva localizada à esquerda para a faixa de tráfego à direita.

“Os corredores têm um sistema coordenado de semáforos, com o uso de novas tecnologias embarcadas, como a implantação de ‘tags’, permitirá que os ônibus tenham prioridade, com a abertura de verde para os veículos das linhas troncais, implicando na redução dos tempos de viagem. Além de atender os veículos em geral, os semáforos também irão beneficiar os usuários do sistema de transporte público”, frisou.

Informações: Sinetram
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Prefeitura de Porto Alegre anuncia ampliação no número de viagens em três linhas da Zona Norte

domingo, 25 de junho de 2023

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta sexta-feira, o acréscimo de 19 viagens em três linhas de ônibus que atendem a Zona Norte da Capital. As mudanças começam a partir desta segunda-feira, e valem apenas para os dias úteis nas linhas B25 - A. Feijó/Humaitá, 624-São Borja e 637.2-Chácara das Pedras via Iapi.

A medida faz parte do Programa Mais Transporte da gestão municipal. “Nosso foco é nos horários estratégicos do pico da manhã e da tarde em três linhas que atendem a Zona Norte da Capital e que temos percebido na nossa análise diária do sistema um aumento no número de passageiros”, explica o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Serão quatro viagens a mais para as linhas B25 - A. Feijó/Humaitá e 637.2-Chácara das Pedras via Iapi. Já a 624-São Borja ganhará sete viagens, sendo quatro no sentido bairro/Centro e três no sentido Centro/bairro.
As mudanças estarão disponíveis no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os usuários do transporte coletivo podem verificar a localização dos ônibus e conferir quais as linhas passam em cada ponto, em tempo real, pelo app do cartão TRI. Basta selecionar “GPS” para ser direcionado ao Cittamobi.

Informações: Correio do Povo
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BRT Metropolitano de Belém deve entrar em operação em 2024

Cerca de 900 pessoas trabalham em diferentes pontos de atuação nas obras que resultarão na implantação do sistema BRT Metropolitano, infraestrutura que deverá causar melhorias à qualidade da mobilidade na Região Metropolitana de Belém (RMB). Com a previsão de que, caso tudo corra dentro do planejado, o sistema entre em operação assistida no primeiro semestre de 2024, as obras avançam ao longo dos mais de 10 km de extensão.

Para que seja possível dar seguimento a uma obra da complexidade que é a implantação do BRT Metropolitano sem interromper o trânsito ao longo da Rodovia BR-316, o diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Eduardo Ribeiro, explica que a obra é realizada em etapas. “Nós temos feito o possível para criar o menor transtorno possível para as pessoas. A gente tem procurado sempre manter as três faixas de tráfego e isso requer que a gente tenha uma sequência de obra em que, primeiro, é preciso fazer as canaletas”.
Portanto, para que se consiga executar as obras de drenagem com o mínimo de transtorno possível para os veículos que transitam pelo local, primeiro é preciso executar o pavimento rígido, que são as pistas de concreto por onde os ônibus do BRT irão transitar no futuro, para desviar o trânsito por cima delas. Assim, asseguram-se três faixas para o tráfego, possibilitando uma melhor condição na via durante a execução das obras de drenagem. “A sequência da obra é essa: execução de pavimento rígido e, com ele estabelecido, se desvia o tráfego de veículos para cima dele no trecho onde se estiver fazendo a drenagem”, explica Ribeiro.

“Nós estamos rasgando a pista para fazer a drenagem longitudinal que vai coletar as futuras águas dessa bacia do entorno da BR e das pistas. Essa é uma das maiores atividades da obra, uma das mais complexas porque é uma drenagem bastante profunda, com tubulações de grande diâmetro”.

Com esse serviço de drenagem realizado ao longo da BR-316 e a drenagem já realizada na avenida Ananin, onde foram assentados 3.400 metros de tubulação, as águas coletadas na BR poderão ser direcionadas para um corpo hídrico localizado no final da avenida Ananin, evitando acúmulo de água ao longo da rodovia. "Nós não estamos fazendo só as vias para o futuro BRT, nós estamos reurbanizando a BR, que vai deixar de ser uma rodovia urbana para ser uma grande avenida, criando melhores condições para o pedestre porque vai haver um passeio novo e ciclovias, as passarelas, as estações de passageiros, além de toda uma urbanização e paisagismo”.

Além das obras ao longo do corredor da rodovia BR-316, a implantação do sistema também inclui a execução dos terminais de integração de Ananindeua e Marituba, que já estão em fase de acabamento; a instalação das estações de passageiros; a instalação de 13 novas passarelas; quatro túneis que permitirão o acesso direto dos ônibus articulados que estiverem transitando pela canaleta da BR-316 aos terminais de integração, sem que seja necessário interromper o trânsito na rodovia; um viaduto de quatro pétalas no Km 7 da Rodovia BR-316 que se encontra quase pronto, além do Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na avenida Augusto Montenegro.

Eduardo Ribeiro, aponta que o Centro de Controle Operacional também já está praticamente concluído. “O Centro de Controle Operacional fica na avenida Augusto Montenegro em uma área cedida pela Polícia Militar, que é uma localização estratégica pela questão de segurança e da comunicação. É um prédio que já está praticamente concluído, falta só a parte de instalação dos equipamentos de controle que deverão estar prontos já para a fase de operação assistida”, conta.

Também em fase de acabamento, o Terminal de Integração de Ananindeua, localizado no Km 7 da BR-316, contará com um módulo administrativo, onde devem ser oferecidos diferentes serviços ao cidadão. “A nossa previsão, em tudo correndo bem, é que no primeiro semestre do ano que vem a gente esteja com o sistema em operação assistida, já com os ônibus que o Estado vai comprar em operação assistida, e com a parte de infraestrutura praticamente toda concluída”.

MOBILIDADE

Quando finalizado, o projeto deverá contribuir de forma significativa para a mobilidade na Região Metropolitana de Belém, priorizando o transporte público e diminuindo o tempo de viagem até o centro da capital do Estado. “Com esse projeto implantado, nós vamos ter a condição de transportar, pelo transporte coletivo, através dos ônibus do BRT, até 170 mil pessoas por dia, sendo 20 mil pessoas no horário de pico”, aponta Eduardo Ribeiro.

Segundo aponta o diretor-geral do NGTM, hoje, uma pessoa que sai de Benevides e vai até o Ver-o-Peso pode levar até 5 horas dentro de um ônibus para ir e voltar, dependendo do horário da viagem. Com a implantação do BRT Metropolitano, a previsão é que esse tempo reduza para um deslocamento total de duas horas, entre ida e volta.

“Isso proporciona uma melhoria da qualidade de vida para a população que tem que acessar o centro, e das pessoas que moram em Belém e que vão ter a condição de melhor transporte também para os municípios da Região Metropolitana”, aponta. “Se uma pessoa que sai do centro de Belém para vir trabalhar aqui em Ananindeua puder fazer a viagem de ônibus em 40 a 45 minutos, a tendência é que ela deixe o carro em casa. Então, num primeiro momento, isso dá uma melhoria da condição de tráfego para todos os veículos e, o que é muito importante, priorizando o transporte coletivo”.

Como o BRT Metropolitano vai funcionar?

O diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Eduardo Ribeiro, explica que durante a operação do sistema BRT Metropolitano, vai sair uma linha de ônibus de Marituba que seguirá direto para São Brás. Essa linha irá se chamar ‘Expresso’, já que ela não para em nenhuma estação do corredor BR-316/Almirante Barroso.

Também irá sair uma linha chamada ‘Parador’, que sai do Terminal de Marituba e vai parando nas estações ao longo do corredor da BR-316 e avenida Almirante Barroso. A linha Expressa irá parar no terminal de São Brás e também fará um percurso na zona central de Belém, chegando até o Ver-o-Peso. Já a linha ‘Parador’ retorna de São Brás.

A mesma coisa ocorrerá no Terminal de Ananindeua, saindo uma linha Expressa e uma linha Parador.

Informações: DOL
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