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Greve dos ônibus em SP atrasam saída nesta segunda-feira

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Passageiros que utilizam transporte coletivo na capita paulista foram surpreendidos nesta manhã de segunda-feira, 29, com a falta de ônibus em diversos bairros da cidade. De acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), o início da operação apresentou atraso em nove concessionárias do sistema e a circulação já foi normalizada.

A SPTrans afirma que solicitou apoio do policiamento nas garagens e irá registrar um boletim de ocorrência para que os envolvidos na interrupção de serviço essencial à população sejam responsabilizados, além de estar aplicando, de forma automática, as autuações pelas viagens não realizadas às concessionárias.

"A SPTrans lamenta os atrasos praticados, sem respeitar o prazo legal de 72 horas para comunicação oficial antecipada à população e ao órgão gestor de paralisação de serviço essencial e prejudicando a população desde as 3h desta segunda-feira”, afirmou em nota.

Qual o motivo da greve dos motoristas em São Paulo?

De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) a paralisação foi decidida em assembleias após ausência de uma nova proposta patronal contendo a valorização das cláusulas econômicas. Os trabalhadores afirmam que o sindicato não sinalizou qualquer intenção de contribuir para um acordo.

Quais frotas já foram normalizadas?
- Grajaú - Zona Sul
- MobiBrasil - Zona Sul
- Transppass - Zona Oeste
- Viação Campo Belo - Zona Sul
- KBPX - Zona Sul
- Metrópole 3 - Zona Leste
- Santa Brígida - Zona Norte
- Gato Preto - Zona Oeste
- Sambaíba - Zona Norte

Informações: Exame
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Terminal de ônibus de Curitiba (PR) terá energia solar

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Na última quarta-feira (24/05) o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, assinou a ordem de serviço para início das obras de implantação do sistema de energia solar fotovoltaica no Terminal Pinherinho. A iniciativa faz parte do programa Curitiba mais Energia, que já está acontecendo nos terminais de transporte coletivo Boqueirão e Santa Cândida.

Serão instalados 2.156 painéis fotovoltaicos no telhado do terminal Pinheirinho e as obras devem durar cerca de nove meses. Agora, todo o projeto executivo da obra do terminal será detalhado e os trabalhos devem começar em 45 dias.

Iniciativa no Terminal Boqueirão e Santa Cândida
No Terminal Boqueirão as obras já estão com 30% de execução. No local, todas as telhas estão sendo trocadas para receber a estrutura onde serão instalados os painéis fotovoltaicos. São 10.945 metros quadrados e cerca de 2,6 mil telhas que estão sendo substituídas.
Já no Terminal Santa cândida, atualmente estão sendo feitos os ajustes necessários na cobertura para a instalação de 900 módulos fotovoltaicos para geração de energia elétrica.

Programa Curitiba mais Energia
O programa Curitiba Mais Energia possui diversas iniciativas em locais públicos de Curitiba. Além dos terminais de transporte público, fazem parte do programa a Pirâmide Solar do Caximba, os painéis instalados no Palácio 29 de Março (sede da Prefeitura), no Complexo Imap e no Salão de Atos, ambos no Parque Barigui, e na Galeria Quatro Estações do Jardim Botânico. 

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, pontua que os terminais de ônibus terão cerca de 3,5 mil placas solares e destaca que a iniciativa será capaz de gerar quase metade da energia consumida pelos prédios municipais de Curitiba:

“Eles terão uma capacidade máxima instalada para gerar 1,5 megawatts de energia. Ao somá-la à energia gerada pela Pirâmide Solar do Caximba e pelos outros projetos do programa Curitiba mais Energia, vamos conseguir gerar cerca de 45% do consumo dos prédios municipais”. 
 
Informações: Portal Solar
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Em Campinas, Atendimento das linhas BRT Campo Grande e Ouro Verde será ampliado

Como parte do plano de operação gradativa dos Corredores BRT, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) amplia o atendimento das linhas BRT Campo Grande e Ouro Verde, a partir desta sexta-feira, 26 de maio. A linha BRT Campo Grande (BRT20) passa a operar o dia todo, com opções de horários entre os picos. E a linha BRT Ouro Verde (BRT10) agora vai e volta, atendendo as nove estações e terminais entre o Ouro Verde e o Centro também no contrafluxo. Ambas circulam em dias úteis.  

A linha BRT20 terá intervalos de 20 minutos e frota de quatro veículos nos horários de entrepico. As partidas do Terminal Campo Grande (sentido Centro) irão ocorrer entre 8h50 e 15h30; e as partidas do Terminal BRT Mercado (sentido bairro), entre 9h30 e 16h10. O tempo de percurso entre os terminais Campo Grande e Mercado fica mantido em cerca de 40 minutos. O número de viagens diárias passa de 96 para 130, sendo 65 por sentido.  

Nos horários de pico, os intervalos de 10 minutos e a frota de oito veículos serão mantidos. Nas partidas do Terminal Campo Grande, permanece a operação entre 4h40 e 8h30; à tarde, as partidas passam a ocorrer entre 15h40 e 18h50. Nas partidas do Terminal Mercado, fica mantida a operação entre 5h20 e 9h10 pela manhã; à tarde, as saídas passam a ocorrer entre 16h20 e 19h30.  

“Gradativamente, o atendimento das linhas BRT está sendo ampliado, dando mais opções de acesso aos usuários do transporte público coletivo. O intuito é que cada vez mais usuários que se deslocam entre o Campo Grande, o Ouro Verde e o Centro sejam beneficiados com o menor tempo de viagem proporcionado pelos corredores e com a estrutura das estações e terminais”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 

A linha BRT20 conecta os terminais Campo Grande e Mercado. São 16 opções para embarque e desembarque: três terminais (Campo Grande, Satélite Íris e Mercado) e 13 estações (Nova Esperança, Rossin, Florence, Bela Aliança, Bandeirantes, Roseira/PUCC, Londres, Garcia, Aurélia, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária).  

Para incentivar a migração dos usuários que utilizam o eixo Campo Grande para a linha BRT20, haverá ajustes operacionais nas linhas 212 (Terminal Itajaí) e 220 (Terminal Campo Grande). A linha 212 terá ajustes na programação horária, nos dias úteis, nas partidas do Terminal Itajaí e da Avenida Dr. Moraes Sales. E a linha 220 deixa de operar no período de entrepico, em dias úteis. 
 
Linha BRT10 passa a operar no contrafluxo  
 
A operação da linha BRT10 nos dois sentidos de circulação oferece mais opções de deslocamento aos usuários. Ela passa a atender as nove estações e terminais também no contrafluxo, nos horários de pico, em dias úteis. 

Até então, a linha vinha realizando retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. Agora, os usuários poderão utilizar a linha para acessar o sentido Ouro Verde no pico da manhã, com partidas entre 5h30 e 9h06; e o Centro no pico da tarde, com partidas entre 14h54 e 18h30.  

Serão mantidos os intervalos de 18 minutos e a frota de quatro veículos. O tempo de percurso será de, aproximadamente, 36 minutos. No total, serão realizadas 52 viagens, sendo 26 por sentido.
Não haverá alteração nos horários de partida já praticados atualmente nos sentidos de maior fluxo. Pela manhã, os horários de saída do Terminal Ouro Verde (sentido Centro) têm início às 4h54 e seguem até as 8h30. À tarde, a linha tem partidas do Terminal Central (sentido Ouro Verde) entre 15h30 e 19h06. 

A linha BRT10 opera de forma semiexpressa entre os terminais Ouro Verde e Central. São nove opções para embarque e desembarque. Além dos terminais, ela atende as estações Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge; além de passar pelo Santa Lúcia.  

Para informar os usuários, a Emdec instalou faixas informativas nas estações. Cartazes foram inseridos nos ônibus das linhas BRT e, também, nas linhas que circulam nos eixos Campo Grande e Ouro Verde. Agentes da Mobilidade Urbana também orientam os passageiros nas estações e terminais.  

Histórico  
 
A operação gradativa da linha BRT20 (Campo Grande) foi iniciada em novembro de 2022, atendendo a três terminais (Campo Grande, Terminal Satélite Íris e Mercado) e duas estações (Londres e Rodoviária), nos horários de pico. Foi a primeira linha com características BRT a entrar em operação em Campinas.  

Em janeiro de 2023, o atendimento foi ampliado para 10 estações e terminais no total, incluindo no trajeto as estações BRT Rossin, Florence, Roseira/PUCC, Garcia e Aurélia. Em março, a linha passou a realizar o percurso de ida e volta, atendendo aos usuários também no contrafluxo (sentido Campo Grande no pico da manhã e Centro no pico da tarde).  

E em abril, a linha passou a atender seis novas estações, tornando operacionais 100% das estações entregues do Corredor BRT Campo Grande – Nova Esperança, Bela Aliança, Bandeirantes, Vila Teixeira, Alberto Sarmento e Bonfim. A linha BRT20 atende, em média, 2,7 mil passageiros diariamente. 

Já a linha BRT10 (Ouro Verde), a segunda com características BRT, entrou em operação no dia 31 de março, conectando o Ouro Verde ao Centro, com nove opções de embarque e desembarque.  Ela atende, em média, 850 passageiros diariamente. 

Com a operação gradativa dos Corredores BRT, os usuários já usufruem de estações e terminais mais modernos, com portas automáticas, acessibilidade, iluminação em LED e catracas eletrônicas. O pagamento da tarifa deve ser feito por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone.
 
Informações: Prefeitura de Campinas
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Goiânia terá transporte gratuito em ônibus elétricos para Campus Party

As secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Geral de Governo (SGG), vão disponibilizar transporte gratuito para a Campus Party 2023 com ônibus elétricos. O maior evento de tecnologia do mundo será realizado de 7 a 11 de junho, no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia.

Um dos temas centrais da terceira edição da Campus Party Goiás é a mobilidade urbana. Por isso, a escolha dos ônibus elétricos para fazer a locomoção dos passageiros entre o Terminal Bíblia e o Passeio das Águas Shopping.

ÔNIBUS ELÉTRICOS
Este será o primeiro teste desta tecnologia com a circulação de passageiros. A previsão é de que os ônibus elétricos sejam implementados em Goiás, começando pelo Eixo Anhanguera.

Segundo o secretário Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, o Estado quer transformar a Região Metropolitana de Goiânia em referência nacional de transporte urbano.

“Nós estamos dando um passo a mais ao fazer aquilo que chamamos de mobilidade como serviço. Estamos assumindo o desafio de integrar todos os modais de mobilidade, garantindo que o cidadão consiga se locomover da maneira mais eficiente possível”, diz.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a terceira edição da Campus Party deixará sua contribuição para a mobilidade urbana.
“Todas as edições da Campus Party deixam um legado para Goiás. Eu tenho certeza de que um dos legados desta terceira edição será o avanço em mobilidade urbana, não só pelo teste inédito dos ônibus elétricos, mas também pela discussão sobre outras tecnologias de mobilidade”.

TRAJETO E HORÁRIOS
Os ônibus elétricos sairão do Terminal Bíblia, passarão pela Praça Universitária, Praça Cívica, Terminal Paulo Garcia, até chegar ao Passeio das Águas Shopping, e voltarão pelo mesmo trajeto. Serão 14 viagens de ida e volta, por dia.

As saídas do Terminal Bíblia estão previstas para 9h, 9h35, 10h10, 10h45, 11h20, 13h, 13h35, 14h10, 14h45, 15h20, 20h, 20h40, 21h20 e 22h.

Os retornos, saindo do Passeio das Águas Shopping, estão previstos para 9h35, 10h10, 10h45, 11h20, 11h55, 13h35, 14h10, 14h45, 15h20, 15h55, 20h35, 21h15, 21h55 e 22h35.

Informações: Governo de Goiás
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Ônibus 100% elétricos são apresentados no Norte Fluminense para estimular a mobilidade sustentável na região

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Ao longo desta semana, a TEVX HIGER, em parceria com a Enel, permitirá que a eletromobilidade sustentável seja experimentada na região Norte Fluminense em sua versão mais tecnológica. A empresa está com dois exemplares de sua frota de ônibus elétricos de última geração para eventos de demonstração na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan/RJ), em Campos dos Goytacazes, e no Porto do Açu, em São João da Barra, que se consolida como o porto da transição energética do país.

Marca líder mundial em ônibus elétricos, com mais de 50 mil unidades já produzidas, a Higer apresenta o modelo urbano Azure A12 e o de fretamento FE10BR, demonstrando todos os diferenciais em termos de conforto, silêncio e segurança da tecnologia de eletromobilidade mais moderna e reconhecida do mercado.

Com elevada autonomia e a possibilidade de recarga rápida de até três horas, os ônibus elétricos da Higer permitem ao operador uma economia de custo de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel, sem contar o conforto extremo, tanto para quem anda quanto para o meio ambiente, uma vez que emitem zero poluição e ruído.  

Além de apresentar os ônibus, a iniciativa visa conscientizar a comunidade local sobre a importância da descarbonização do transporte e da mobilidade, um dos maiores desafios no combate as mudanças climáticas. O foco do Porto do Açu em promover negócios e iniciativas de descarbonização fizeram com que a Higer escolhesse a região do porto-indústria como a primeira no estado do Rio de Janeiro para a apresentação dos veículos inovadores.

“Enxergamos o Norte Fluminense como uma região ímpar, composta por cidades extremamente alinhadas ao turismo sustentável e pioneira na implantação de novas tecnologias no Estado, características que favorecem a chegada da eletromobilidade e todos seus impactos positivos para a qualidade do transporte e desenvolvimento da região”, afirma Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para a América do Sul.

Tecnologia em dose dupla - Com 10 metros de comprimento, o veículo rodoviário FE10BR tem capacidade para 41 passageiros alocados perfeitamente em assentos confortáveis, reclináveis e ajustáveis lateralmente. Além disso, conta com wi-fi, ar-condicionado ecológico de última geração, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Traz opcionais exclusivos, como geladeira térmica, sistema de áudio e vídeo e porta usb para carregamento rápido.

Dentro do conjunto destaca-se o sistema de freios regenerativo, cujo dispositivo eletromecânico transforma a energia cinética liberada na frenagem em energia potencial recarregando as baterias e contribuindo para a autonomia do veículo.

Já o modelo urbano AZURE 12 BR possui 12 metros de comprimento e traz uma exclusiva tecnologia embarcada de piso baixo total, o que permite acessibilidade sem qualquer obstáculo ou degraus em suas três portas.  Conta com uma suspensão que permite “ajoelhamento” para facilitar ainda mais embarques e desembarques. Seu conjunto de monitoramento em tempo real dispõe de telemetria e 7 câmeras localizadas no interior da unidade para proporcionar total segurança à operação.

Equipado também com o exclusivo sistema de freio regenerativo da TEVX Higer, que transforma a energia da frenagem em carga para a bateria contribuindo para um conjunto mais econômico e com maior autonomia de operação. 

Made in Brazil – Maior fabricante de ônibus elétricos do mundo, a Higer Bus já atua em mais de 100 cidades nos cinco continentes.

No Brasil, a empresa venceu a primeira licitação de veículo elétrico no país, na cidade de Cascavel (PR) e também conquistou um contrato para fornecimento de 200 unidades para a eletrificação do sistema de transporte da cidade de São Paulo com o modelo Azure A12BR.

Nas demonstrações práticas do Azure A12BR em linhas urbanas circulares de cidades brasileiras - São Paulo, Curitiba e São José dos Campos - a tecnologia Higer se comprovou, recebendo excelentes avaliações e deixando operadores e usuários muito satisfeitos com o desempenho dos ônibus elétricos.

O sucesso desse modelo atravessou fronteiras e projetou a marca para outros mercados, como Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá, Guatemala, República Dominicana e México.

Sobre o Porto do Açu - Localizado na região norte do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística, controlada pelo EIG, e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional. Ao todo já são 21 empresas já instaladas e entre clientes e parceiros, sendo várias delas companhias de classe mundial. Com atividades de minério, petróleo e gás consolidadas e em expansão, o Açu pretende acelerar a industrialização com foco em projetos de baixo carbono, sendo reconhecido como o porto da transição energética no país.

Sobre TEVX HIGER – A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de transporte limpo, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda e a oferta de peças de reposição).

Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha de produção dedicada ao Azure A12BR, seu primeiro produto a ser oferecido ao mercado brasileiro ainda em 2022.

Informações: TEVX
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Porto Alegre conta com 255 novos abrigos de ônibus instalados

Porto Alegre já dispõe de 255 novos abrigos de ônibus, resultado de uma parceria público-privada entre a prefeitura e a concessionária Eletromidia. Do total dos equipamentos instalados, 154 deles são do tipo A, com quatro assentos, e 101 do tipo B, com três assentos disponíveis. Os dois modelos preveem piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, três tomadas USB, proteção para vento e chuva e informações das linhas. A instalação das estruturas não tem custo para o município.

“Em até cinco anos teremos 1.507 abrigos novos na cidade. Essa parceria é muito importante para darmos um salto de qualidade no atendimento ao usuário do transporte coletivo, sobretudo nos locais de embarque e desembarque”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Dos 255 abrigos instalados na cidade, 70 são abrigos sustentáveis, com placas fotovoltaicas para geração de energia, e 20 disponibilizam acesso gratuito ao wi-fi, com previsão de chegar a 100 abrigos com conexão 5G gratuita nos próximos meses. A concessionária também é responsável pela manutenção dos equipamentos e, no mês de abril, realizou 989 vistorias.

Em contrapartida para instalação e manutenção dos abrigos, foram colocados 156 painéis publicitários conhecidos como Mobiliário Urbano Para Informação (Mupi): 52 são painéis estáticos e 104 painéis digitais. Essa é a forma de remuneração do contrato para o parceiro privado.

De acordo com o regramento previsto no edital, os Mupis podem ser instalados em uma distância de até 40 metros dos abrigos e essas instalações devem respeitar a NBR 9050 de acessibilidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Por isso, antes da instalação desses painéis, os projetos passam por análise na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

“O avanço das instalações pelas ruas de Porto Alegre mostra como os novos abrigos têm impactado na modernização da cidade e na jornada diária da população: com mais conforto, mais segurança e mais informação. Estamos felizes em entregar valor à cidade com retidão e celeridade”, comemora o diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, José Carlos Angelucci.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Em SP, Motoristas de ônibus invertem papéis com pessoas idosas em evento do Maio Amarelo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a SPTrans, promoveram a Inversão de Papéis com os motoristas de ônibus da cidade. Desta vez, os condutores de ônibus vivenciaram como é estar no lugar das pessoas idosas. A atividade é um dos destaques da SPTrans durante o Maio Amarelo, campanha que visa a prevenção de sinistros de trânsito.

O evento teve apresentações realizadas pela Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa da SMDHC, e sobre o programa Viagem Segura da SPTrans, que fala da importância da atuação dos profissionais de transporte, motoristas e cobradores, no tratamento dispensado aos passageiros e às pessoas com deficiência, pessoas idosas, além de aspectos operacionais. Em um dos principais momentos do evento, familiares dos condutores deram relatos sobre a atuação de bons motoristas de ônibus na cidade e também aquilo que esperam que, enquanto idosos, não seja feito.
A parte prática do evento, realizado no Polo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy, foi a dinâmica que tem como finalidade mostrar como motoristas e idosos se sentem no lugar do outro e ressaltar que deve haver empatia e respeito entre os diversos integrantes do sistema de transportes. Para a ação, motoristas caracterizados com equipamentos que simulam uma idade mais avançada, com dificuldade para  a visão e locomoção entraram nos coletivos. Já os idosos puderam sentar no lugar destinado ao condutor, para entender a localização do ponto cego e o próprio veículo, com capacidade para transportar diariamente centenas de passageiros.

Treinamento

Até o início do mês de maio de 2023, cerca de 3.500 motoristas realizaram o  Treinamento de Atualização para Motoristas - Módulo 1. O Programa,  elaborado pela SPTrans, tem como foco a direção segura e a prevenção de acidentes.

Cerca de 30 mil motoristas de ônibus devem passar por esse treinamento, que faz parte das novas regras determinadas às concessionárias do sistema de transporte público por ônibus do município de São Paulo.

Inversão de Papéis

A ação é realizada pela SPTrans desde 2017, com diferentes públicos e tem como objetivo estimular a empatia e respeito entre os participantes, seja como operadores, passageiros do transporte público ou ciclistas.

Informações: SPTrans
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SPTrans altera itinerários de 52 linhas para Virada Cultural


A SPTrans informa que durante a Virada Cultural, realizada nos dias 27 e 28 de maio, 52 linhas que atendem a 10 palcos da cidade de São Paulo terão seus itinerários ou pontos alterados. Durante a madrugada, os passageiros terão à disposição 150 linhas do Noturno que irão operar normalmente. 

Arena Inajar
Endereço: Av. Inajar de Souza, n° 2298
Início: sexta-feira (26) – 18h
Término: segunda-feira (29) – 4h

209P-1 CACHOEIRINHA - TERM. PINHEIROS
209P-10 - CACHOEIRINHA - TERM. PINHEIROS
938L-10 - TERM. CACHOEIRINHA - LAPA
9501-10 - TERM. CACHOEIRINHA - LGO. DO PAISSANDU
978A-10 - TERM. CACHOEIRINHA - METRÔ BARRA FUNDA
N105-11 - TERM. CACHOEIRINHA - TERM. LAPA

Não haverá alteração no itinerário das linhas que atendem ao local. O embarque e desembarque dos usuários na região deverão ser feitos nos pontos anterior e posterior,  respectivamente, nas paradas Benedito Guedes de Paula e Hélio Pellegrini.

Palco Anhangabaú
Endereço: Vale do Anhangabaú
Início: sábado (27)
Término: domingo (28)

106A/10 - Metrô Santana - Itaim Bibi
175T/10 - Metrô Santana - Metrô Jabaquara
509M/10 - Jd. Miriam - Term. Princ. Isabel
5154/10 - Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
5317/10 - Sesc/Orion - Pça. do Correio
609F/10 - Chác. Santana - Term. Princ. Isabel

Não haverá alteração no itinerário das linhas que atendem ao local. 

Ponto de parada Túnel Santo Papa João Paulo II

O ponto de parada localizado no Túnel Santo Papa João Paulo II, na região do Vale do Anhangabaú, não estará disponível. Os usuários deverão utilizar o ponto anterior ou posterior para embarque e desembarque.

Palco Parada Inglesa
Endereço: Av. Luiz Dumont Vilares, nº 1400  
Início: sexta-feira (26) – 18h
Término: segunda-feira (29) – 4h

1703-10 Jd. Fontális – Shop. Center Norte

Ida: sem alteração. 

Volta: Av. Otto Baumgart, Av. Zaki Narchi, Pça. Orlando Silva, Av. Luís Dumont Vilares, Rua Lucas Freitas de Azevedo, Av. Gen. Ataliba Leonel, Av. Guapira, prosseguindo normal. 

1778-10 Jd. Cabuçu – Metrô Santana       

Sentido Único: normal até Pça. Orlando Silva, Av. Gen. Ataliba Leonel, Av. Luís Dumont Vilares, Rua Lucas Freitas de Azevedo, Av. Gen. Ataliba Leonel, Rua Antônio Domingues de Carvalho, Av. Luís Dumont Vilares, Retorno, Av. Luís Dumont Villares, Rua Tomé Portes, prosseguindo normal.   

2025-10 Vl. Nova Galvão – Santana

Ida: sem alteração.

Volta: Term. Santana, Rua Gabriel Piza, Rua Jovita, Av. Gen. Ataliba Leonel, Pça. Orlando Silva, Av. Luís Dumont Vilares, Rua Lucas Freitas de Azevedo, Av. Gen. Ataliba Leonel, Av. Guapira, prosseguindo normal.

N203-11 Term. Pq. D. Pedro II – Metrô Tucuruvi

Ida: sem alteração.

Volta: Normal até a Av. Luís Dumont Vilares, Rua Lucas Freitas de Azevedo, Av. Gen. Ataliba Leonel, Av. Tucuruvi, Rua Paulo de Faria e Term. Metrô Tucuruvi.

1701-10 Jova Rural – Metrô Santana     

Sentido único: normal até Pça. Orlando Silva, Av. Gen. Ataliba Leonel, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, prosseguindo normal até a Rua Jovita, Av. Gen. Ataliba Leonel, Pça. Orlando Silva, Av. Luís Dumont Vilares, Rua Lucas de Freitas Azevedo, Av. Gen. Ataliba Leonal, Av. Guapira, prosseguindo normal.   

1016-10 Cem. do Horto – Center Norte        

Ida: sem alteração. 

Volta: Av. Otto Baumgart, Av. Zaki Narchi, Pça. Orlando Silva, Av. Luís Dumont Vilares, Rua Lucas de Freitas Azevedo, Av. Gen. Ataliba Leonel, Rua Antônio Domingues de Carvalho, Av. Luís Dumont Vilares, prosseguindo normal.

1738-10 Vl. Constança – Metrô Santana

Ida: sem alteração.

Volta: normal até Av. Luís Dumont Vilares, Rua Lucas de Freitas Azevedo, Av. Gen. Ataliba Leonel, Rua Prof. Marcondes Domingues, Av. Luís Dumont Vilares, prosseguindo normal. 

1780-10 Jd. Hebron – Metrô Parada Inglesa          

Sentido único: normal até a Rua Paranabi, Rua dos Ferroviários, Av. Gen. Ataliba Leonel, Rua Profº. Marcondes Domingues, Av. Luis Dumont Vilares, Av. Álvares Machado Pedrosa, prosseguindo normal.

Durante a realização do evento a linha deverá operar em sistema circular.

Palco São Miguel
Endereço: Av. Dep. Dr. José Aristodemos Pinotti, 20
Início: quinta-feira (25) – 22h
Término: segunda-feira (29) – 4h 

273D-10 Pq. D. João Nery – Metrô Artur Alvim

Ida: normal até Av. Dep. Dr. José Aristodemos Pinotti, Rua Moacir Dantas Itapicuru, Rua João Nicário Eleutério, Av. Nordestina, prosseguindo normal.

Volta: normal até Av. Nordestina, Rua Moacir Dantas Itapicuru, Av. Dep. Dr. Aristodemos Pinotti, prosseguindo normal.

273R-10 Jd. Robru – Metrô Artur Alvim

Ida: normal até Rua Moacir Dantas Itapicuru, Rua João Nicário Eleutério, Av. Nordestina, prosseguindo normal.

Volta: normal até Av. Nordestina, Rua Moacir Dantas Itapicuru, prosseguindo normal.

273R-42  Jd. Robru – Metrô Itaquera

Ida: normal até Rua Moacir Dantas Itapicuru, Rua João Nicário Eleutério, Av. Nordestina, Rua Criúva, prosseguindo normal.

2780-10 Jd. Camargo Novo – Metrô Itaquera

Ida: normal até Av. Dep. Dr. José Aristodemos Pinotti, Rua Moacir Dantas Itapicuru, Rua Criúva, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.

N334-11 Term. A. E. Carvalho – CPTM Guaianazes

Sentido único (volta para Term. A. E. Carvalho): normal até Pça. Antônio Assis Pereira, Rua Moacir Dantas Itapicuru, Rua João Nicário Eleutério, Av. Nordestina, Rua Moacir Dantas Itapicuru, prosseguindo normal.

2734-10 Jd. Campos – Metrô Itaquera

Ida: normal até Rua Moacir Dantas Itapicuru, Rua João Nicário Eleutério, Av. Nordestina, Rua Criúva, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.

Palco Itaquera
Endereço: Praça Brasil 
Início: sábado (27) – 12h
Término: domingo (28) – 20h

403A-10 CPTM José Bonifácio – Term. Penha

Ida: sem alteração.

Volta: normal Rua Virgínia Ferni, Rua Silvio Barbini, Rua Batista Boviceli, Av. Nagib Farah Maluf, contorno, Av. Nagib Farah Maluf, contorno, Av. Nagib Farah Maluf, CPTM José Bonifácio.

3722-10 COHAB José Bonifácio – Metrô Penha

A linha deverá operar com ponto inicial na Rua Alfredo Ricci, altura do nº 233 - próximo a Rua Inácio Donati

Ida: Rua Alfredo Ricci, Rua Inácio Donati, prosseguindo normal.

Volta: normal até Rua Virgínia Ferni, Rua Alfredo Ricci.

3020-10 COHAB Jose Bonifácio – Shop. Aricanduva

Ida: normal até Av. Nagib Farah Maluf, Rua Francisco Albani, Rua Diego de Figueroa, acesso, Av. Nagib Farah Maluf, Rua Alfredo Ricci, prosseguindo normal.

Volta: normal até Rua Virgínia Ferni, Av. Nagib Farah Maluf, prosseguindo normal.

3027-10 CPTM Guaianazes – Shop. Aricanduva

Ida: normal até R. Francisco Albani, Rua Diego de Figueroa, acesso, Av. Nagib Farah Maluf, prosseguindo normal.

Volta: normal até Av. Nagib Farah Maluf, Rua Diego de Figueroa, Rua Francisco Albani, prosseguindo normal.

3732-10 CPTM José Bonifácio – Metrô Itaquera

Ida: normal até Rua Sílvio Barbini, Rua Virgínia Ferni, Av. Nagib Farah Maluf, prosseguindo normal.

Volta: normal até Av. Nagib Farah Maluf, Rua Francisco Albani, Rua Diego de Figueroa, acesso, Av. Nagib Farah Maluf, Rua Alfredo Ricci, prosseguindo normal.

263C-10 Jd. Helena – COHAB II

Ida: normal até Av. Nagib Farah Maluf, Rua Francisco Albani, Rua Diego de Figueroa, acesso, Av. Nagib Farah Maluf, Rua Alfredo Ricci, prosseguindo normal.

Volta: normal até Rua Inácio Donati, Rua Alfredo Ricci, Rua Virginia Ferni, Av. Nagib Farah Maluf, prosseguindo normal.

263J-10 Penha – Conj. José Bonifácio

Ida: normal até Rua Virgínia Ferni, Av. Nagib Farah Maluf, prosseguindo normal.

Volta: normal até Av. Nagib Farah Maluf, Rua Francisco Albani, Rua Diego de Figueroa, acesso, Av. Nagib Farah Maluf, Rua Alfredo Ricci, prosseguindo normal.
Arena Heliópolis
Endereço: Av. Almirante Delamare, 509
Início: sexta-feira (26) – 22h
Término: segunda-feira – 4h

477U-10 Heliópolis – Metrô Vl. Mariana

Ida: sem alteração.

Volta: normal até a Rua Greenfeld, Rua Lino Coutinho, Rua do Grito, Rua Aida, Rua Lício de Miranda, Av. Carioca, Rua Visc. de Camamu, Pça. Br. de Belém, Av. Alm. Delamare, prosseguindo normal.

5020-10 Hosp. Heliópolis – Term. Sacomã

Ida: sem alteração.

Volta: normal até a Rua Silva Bueno, Rua do Grito, Rua Aida, Rua Lício de Miranda, Av. Carioca, Rua Visc. de Camamu, Pça. Br. de Belém, Av. Alm. Delamare, prosseguindo normal.

N539-11 Term. Sacomã – Hosp. Heliópolis

Sentido Hosp. Heliópolis: normal até a Rua Silva Bueno, Rua do Grito, Rua Aida, Rua Lício de Miranda, Av. Carioca, Rua Visc. de Camamu, Pça. Br. de Belém, Av. Alm. Delamare, prosseguindo normal.

Sentido Term. Sacomã: sem alteração.

Arena Atlântica
Endereço: Av. Atlântica, 2830
Início: sábado (27) – 6h
Término: segunda-feira (29) – 4h

5362-10 Pq. Res. Cocaia – Pça. da Sé
5632-10 Vl. São José – Lgo. São Francisco
6913-10 Term. Varginha – Term. Bandeira
6960-10 Term. Varginha – Term. Sto. Amaro
6970-10 Term. Grajaú – Term. Sto. Amaro

Ida: Normal até E.T. Rio Bonito, Av. Sen. Teotônio Vilela, Av. Interlagos, Av. do Rio Bonito, R. Olívia Guedes Penteado, Av. Atlântica, prosseguindo normal.

Volta: Normal até Pte. do Socorro, Lgo. do Socorro, Av. de Pinedo, R. Nsa. Sra. do Socorro, R. Mendel, R. Olívia Guedes Penteado, Av. do Rio Bonito, Av. Interlagos, Av. Sen. Teotonio Vilela, E.T. Rio Bonito, prosseguindo normal.

5362-23 Pq. Res. Cocaia – Vicente Rao
N602-11 Term. Grajaú – Term. Sto. Amaro

Sentido Único: Normal até a E.T. Rio Bonito, Av. Sen. Teotonio Vilela, Av. Interlagos, Av. do Rio Bonito, R. Olivia Guedes Penteado, Av. Atlântica, prosseguindo normal até Pte. do Socorro, Lgo. do Socorro, Av. de Pinedo, R. Nsa. Sra. do Socorro, R. Mendel, R. Olívia Guedes Penteado, Av. do Rio Bonito, Av. Interlagos, Av. Sen. Teotônio Vilela, E.T. Rio Bonito, prosseguindo normal.

6000-10 Term. Parelheiros – Term. Sto. Amaro

Ida: Normal até E.T. Rio Bonito, Av. Sen. Teotônio Vilela, Av. Interlagos, Av. do Rio Bonito, R. Olívia Guedes Penteado, Av. Atlântica, prosseguindo normal.

Volta: Normal até Pte. do Socorro, Lgo. do Socorro, Av. de Pinedo, R. Nsa. Sra. do Socorro, R. Mendel, R. Olivia Guedes Penteado, Av. do Rio Bonito, Av. Interlagos, Av. Sen. Teotonio Vilela, E.T. Rio Bonito, prosseguindo normal.

Palco Parelheiros
Endereço: Rua Teresinha do Prado Oliveira, 100
Início: quinta-feira (25) – 8h
Término: segunda-feira (29) – 4h

6L08-10 Jd. São Nicolau – Hosp. Parelheiros

Sentido Único: Normal até a R. Visconde de Montalegre, R. Eloy Domingues da Silva, R. Sergino Ignácio Ferreira, Estr. da Colônia, prosseguindo normal.

Arena M’Boi Mirim
Endereço: Av. Luiz Gushiken, 500
Início: sexta-feira (26) – 14h
Término: segunda-feira (29) – 4h

677A-10 Term. Jd. Ângela – Itaim Bibi

Ida: Normal até a Estrada do M’Boi Mirim, Rua José Barros Magaldi, Av. Luiz Gushiken, prosseguindo normal.

Volta: Normal até a Av. Luiz Gushiken, retorno na altura da Rua Teodósio de Matos, Av. Luiz Gushiken, Rua José Barros Magaldi, Estrada do M’Boi Mirim, prosseguindo normal.

Arena Butantã
Endereço: Av. Eliseu de Almeida, 3300
Início: sábado (27) – 0h01
Término: segunda-feira (29) – 4h

746H-10 Jd. Jaqueline - Sto. Amaro

Ida: normal até a Rua Edward Carmilo, Rua Benvenuto Cellini, Rua João Geraldo dos Santos, Rua Bartolome Carducho, Av. Albert Bartholome, Rua Marcilio de Sá, Rua Carlos Lisdegno Carlucci, Rua Junta Mizumoto, Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, Av. Eliseu de Almeida, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Av. Eliseu de Almeida, Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, Rua Salvador Risoléu, Rua Cid. Arnaud Costa, Rua Carlos Lisdegno Carlucci, Rua Marcilio de Sá, Av. Albert Bartholome, Rua Bartolomé Carducho, Rua João Geraldo dos Santos, Rua Benvenuto Cellini, Rua Edward Carmilo, prosseguindo normal.
8026-10 Jd. Ingá – Term. Vila Sônia

Ida: normal até a Av. Pirajussara, Rua Caminho do Engenho, Rua Benvenuto Cellini, Rua João Geraldo dos Santos, Rua Bartolomé Carducho, Av. Albert Bartholome, Rua Marcilio de Sá, Rua Carlos Lisdegno Carlucci, Rua Eng. José Valter Seng, Av. Prof. Francisco Morato, Terminal Vila Sônia.

Volta: normal até a Rua Heitor dos Prazeres, Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, Rua Salvador Risoléu, Rua Cid. Arnaud Costa, Rua Carlos Lisdegno Carlucci, Rua Marcilio de Sá, Av. Albert Bartholome, Rua Bartolomé Carducho, Rua João Geraldo dos Santos, Rua Benvenuto Cellini, Rua Caminho do Engenho, Av. Pirajussara, prosseguindo normal.

7013-10 Pq. Arariba – Term. Vila Sônia

Ida: normal até a Av. Pirajussara, Rua Caminho do Engenho, Rua Benvenuto Cellini, Rua João Geraldo dos Santos, Rua Bartolomé Carducho, Av. Albert Bartholome, Rua Marcílio de Sá, Rua Carlos Lisdegno Carlucci, Rua Eng. José Valter Seng, Av. Prof. Francisco Morato, Terminal Vila Sônia.

Volta: normal até a Rua Heitor dos Prazeres, Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, Rua Salvador Risoléu, Rua Cid. Arnaud Costa, Rua Carlos Lisdegno Carlucci, Rua Marcilio de Sá, Av. Albert Bartholome, Rua Bartolomé Carducho, Rua João Geraldo dos Santos, Rua Benvenuto Cellini, Rua Caminho do Engenho, Av. Pirajussara, prosseguindo normal.

756A-10 Jd. Paulo VI - Term. Água Espraiada
809L-10 Campo Limpo – Lapa
8072-10 Pq. Ipê - Metrô Morumbi

Ida: normal até a Av. Pirajussara, Rua Caminho do Engenho, Rua Benvenuto Cellini, Rua João Geraldo dos Santos, Rua Bartolomé Carducho, Av. Albert Bartholome, Rua Marcílio de Sá, Rua Carlos Lisdegno Carlucci, Rua Junta Mizumoto, Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, Av. Eliseu de Almeida, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Av. Eliseu de Almeida, Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, Rua Salvador Risoléu, Rua Cid. Arnaud Costa, Rua Carlos Lisdegno Carlucci, Rua Marcílio de Sá, Av. Albert Bartholome, Rua Bartolomé Carducho, Rua João Geraldo dos Santos, Rua Benvenuto Cellini, Rua Caminho do Engenho, Av. Pirajussara, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans
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