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Projeto aprovado pela Câmara prevê R$ 2 milhões para subsidiar compra de passagens em Caxias do Sul

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Em janeiro de 2022, por meio de um acordo intermediado pelo Tribunal de Justiça (TJ-RS), a Prefeitura de Caxias do Sul começou subsidiar a compra de passagens do transporte coletivo urbano. A realidade da prestação do serviço, desde então, é acompanhada por uma comissão formada por representantes das secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM); e de Gestão e Finanças; da Visate; da Procuradoria-Geral do Município (PGM); e do Conselho Municipal de Mobilidade.

Na última quinta-feira (06), a Câmara de Vereadores aprovou um projeto com o mesmo propósito, destinando R$ 2 milhões para subsidiar parcialmente o transporte coletivo por meio da compra de gratuidades, que giram em torno de 20% do total de usuários diários. Antes da pandemia, a média de passageiros transportados pela concessionária era de 120 mil por dia. Em junho do ano passado era de 90 mil pessoas e, atualmente, tem variado entre 100 mil e 105 mil por dia.
Segundo o secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, o montante financeiro especificado no projeto aprovado pelos vereadores será usado para pagar a diferença entre a tarifa técnica e a tarifa pública, contando com recursos oriundos do Fundo Municipal de Transportes (Funtran), que também recebe verbas do estacionamento rotativo regulamentado. Dessa forma, acredita o secretário, os usuários estão sendo estimulados a voltarem a utilizar o sistema de transporte público.

Willenbring exemplifica que a diferenciação de pagamento da tarifa verde promoveu mais de 200% de ocupação nos horários considerados de entrepico. O secretário reforça que os recursos são destinados às pessoas que não têm condição de pagar pelo transporte.

Willenbring adianta que nos próximos 30 dias será ampliada gradativamente a oferta de horários por parte da concessionária com o aumento dos quilômetros rodados. Atualmente, existem 84 linhas e a frota de 200 ônibus percorre 35 mil km/dia. A previsão é chegar a 37,5 mil km/dia. Dessa forma, diz o secretário, há melhoria do transporte e na mobilidade de toda a cidade.

Informações: Radio Caxias
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Teresina terá acréscimo de 20 ônibus a partir desta segunda (10)

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que,  a partir desta segunda-feira (10), Teresina contará com um acréscimo no número de transportes públicos circulando pela cidade. Segundo a ordem de serviço, o número vai subir de 220 para 240 ônibus. 

O acordo foi realizado pela prefeitura da capital juntamente aos consórcios que operam o transporte público coletivo durante as negociações para o fim da greve do motoristas e cobradores que ocorreram em março.

De acordo com o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, foi identificado a necessidade de aumento da frota devido a demanda de passageiros, principalmente durante os horários de pico. A ideia é que haja um aumento gradual na quantidade de coletivos circulando na capital até que o número chegue a 300. 


“A Strans identificou a necessidade desse aumento e ampliação da ordem de serviço, levando em consideração o aumento na demanda, a lotação e tempo de espera dos passageiros nas paradas. Tudo isso para garantir melhor qualidade no serviço prestado a população”, afirmou o superintendente. 

Os veículos que serão implantados já fazem parte da frota dos consórcios e contemplarão todas as zonas da cidade. O acréscimo gradativo no número de veículos ocorrerá mensalmente a partir deste mês e segue até o mês de agosto, tendo aumento de 20 ônibus por mês até o total de 300 ônibus que circulam na capital, especialmente em horários de pico.

A ordem de serviço vigente já emitida aos consórcios determinada pela Strans, neste momento, é de 240 veículos, distribuída pelos quatro consórcios que operam o sistema de transporte público em Teresina.

Informações: Prefeitura de Teresina e Portal do Dia
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Prefeitura de Manaus lança aplicativo ‘Passa Fácil Delivery’

domingo, 9 de abril de 2023

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, na manhã desta quinta-feira, 6/4, em evento no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital, o lançamento do serviço ‘Passa ‘Fácil Delivery’, inédito no Brasil, e que trará mais conveniência ao usuário do transporte coletivo. A inovação faz parte da parceria entre o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

David Almeida explicou que a nova ferramenta foi criada para facilitar o dia a dia de estudantes, trabalhadores, empresas e clientes em geral, que utilizam a carteirinha física nos ônibus, terminais e estações de transferência de Manaus para pagamento da passagem. Além disso, o chefe do Executivo municipal anunciou que câmeras serão instaladas em toda a frota para aumentar a segurança dos usuários do serviço.

“Nós estamos fazendo todas essas modificações para melhorar o sistema do transporte coletivo da cidade de Manaus, gerando mais conforto para os passageiros e mais segurança para todos. Até o final de julho, todos os ônibus estarão com as câmeras de segurança instaladas. Essa é mais uma inovação que estamos colocando no transporte coletivo para garantir conforto a todos que dependem do serviço”, afirmou Almeida.

O prefeito de Manaus ainda fez questão de destacar que, até o final de 2024, a atual gestão municipal terá realizado a troca de mais de 50% dos ônibus que circulam pela cidade, sendo que 90% desses com ar-condicionado.

“Temos um acordo de que, até o final do ano, possamos entregar mais 150 novos ônibus com ar-condicionado. No ano que vem, serão mais 200 ônibus. Vamos chegar, até o final do nosso mandato, com mais de 650 novos ônibus, mais metade da frota renovada, sendo que desses, 90% com ar-condicionado. Quando assumimos, não tínhamos um ônibus com esse sistema na cidade de Manaus”, enfatizou David.

Para solicitar a emissão e entrega do cartão é fácil e rápido. O atendimento é realizado por meio da Sindy, atendente virtual do Sinetram no WhatsApp, pelo número 92 98444-4412. Para 1ª via, está disponível a modalidade estudantil, pela qual o aluno deve realizar um cadastro auxiliado por um atendente humano e paga apenas R$ 13,50 pelo envio do cartão.
Nos casos de 2ª ou demais vias, disponíveis para as modalidades comum, estudante e vale-transporte, o processo é mais simples. Basta informar os dados do CPF e o sistema já realiza a busca pelo cadastrado de forma automática. Nesse caso, é cobrada a taxa de emissão de R$ 15 (mesmo valor cobrado nos postos físicos) e mais a taxa de entrega de R$ 13,50 para qualquer bairro da capital.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, frisou que todas as modernizações realizadas no transporte público fazem parte do Plano Diretor lançado pelo prefeito David Almeida, logo quando assumiu a Prefeitura de Manaus.

“Tudo o que estamos fazendo faz parte do programa presente no Plano Diretor da gestão municipal, que busca transformar a cidade de Manaus em uma capital inteligente. Esse delivery irá facilitar ainda mais a vida da nossa população, além de evitar que tenha a circulação de dinheiro, o que já amplia a segurança para todos”, citou Martins.

Manaus surge como a primeira cidade a ofertar o serviço que, além de oferecer comodidade a quem precisa emitir o cartão e receber no endereço de sua preferência em até 48 horas, ainda vem para diminuir e até extinguir as filas dos atendimentos presenciais nos postos de emissão do Sinetram, que hoje atendem, em média, 30 mil clientes por mês na sede central da avenida Constantino Nery e no posto localizado no shopping Phelippe Daou. Ao fazer o pedido, o cliente também tem a possibilidade de escolher o layout de sua preferência.

A estimativa da prefeitura e do Sinetram é de que, até setembro deste ano, todos os serviços oferecidos pelo sindicato estejam disponíveis para acesso integralmente, de forma on-line.

Com isso, a Prefeitura de Manaus oferece mais um serviço para garantir comodidade e segurança ao usuário do transporte público, cumprindo o compromisso de melhorar o atendimento ao cidadão.

Informações: Prefeitura de Manaus
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Estação Paulista do metrô de SP vai se chamar Pernambucanas

A estação Paulista da Linha-4-amarela de metrô de São Paulo vai se chamar “Pernambucanas” a partir de 2ª feira (10.abr.2023). A mudança se dá em parceria com a varejista de mesmo nome e durará pelo menos 5 anos. Além da nomenclatura, a identidade visual da estação também vai mudar. 

Serão novas sinalizações nas placas e entradas, além de adesivos nos elevadores e escadas rolantes. Os mapas do metrô e as gravações dentro dos vagões também serão modificados. 

A validade de 5 anos é estabelecida no contrato fechado pela ViaQuatro, administradora do metrô, e a Pernambucanas em um processo de naming rights (direitos de nome, na tradução em português). 

Segundo comunicado da Pernambucanas enviado à imprensa (íntegra – 68 KB), a parceria se deu porque a sede da empresa é localizada próxima à saída da estação, na Rua da Consolação, há mais de 50 anos. 
“Fazer essa conexão entre Paulista e Pernambucanas é mais do que um resgate histórico, é a valorização de uma trajetória centenária de uma empresa marcada pelo pioneirismo, pelas contribuições sociais e pelo respeito aos brasileiros”, diz Sergio Borriello, CEO da varejista.

Parcerias parecidas já foram realizadas no passado. A Linha 1-Azul fechou uma com a Ultrafarma em março de 2022. Já a Linha 3-Vermelha firmou com as Lojas Besni em junho do mesmo ano. 

Informações: Pernambucanas e MSN
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No Recife, Ônibus é grafitado com mensagens de respeito e inclusão às pessoas com autismo

segunda-feira, 3 de abril de 2023

No Dia Mundial Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste domingo (2), um ônibus da empresa Conorte foi todo grafitado pelo artista Rafa Mattos, com mensagens de respeito, amor e inclusão.

O veículo coletivo também se transformou em uma galeria, com obras dos artistas autistas Lucas Morais e Diogo Bruno Calife, em exposição intitulada de “Todos Juntos por Mais Conhecimento e Menos Preconceito”.

A partir desta segunda-feira (3), o ônibus da Conorte vai circular durante dois meses pela Região Metropolitana do Recife para chamar a atenção da população sobre o respeito e inclusão das pessoas com TEA. Nesta semana, ele estará fazendo a linha 1909 - TI Pelopidas/ TI Joana Bezerra, circulando por corredores da PE-15 e Avenida Agamenon Magalhães. 
A ação realizada pela manhã, no Marco Zero, no bairro do Recife, contou com a participação de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que também deixaram suas mensagens grafitadas tanto na parte externa, quanto dentro do ônibus.

“Eu achei muito bacana unir o desenho das crianças autistas com a minha arte para criar o novo layout desse ônibus. Para mim, o ônibus transporta várias causas e esse terá a finalidade de divulgar para a população que é preciso ter mais respeito aos autistas.”, disse Rafa Mattos.

Informações: JC
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Prefeitura coloca em operação seis estações do BRT Ouro Verde

A Prefeitura de Campinas coloca em operação nesta sexta-feira, 31/03, seis estações do Corredor BRT Ouro Verde. As estações vão servir a linha BRT10, criada para ligar, de forma semiexpressa, os terminais urbanos Ouro Verde e Central, pelo corredor exclusivo de ônibus.

As seis estações abertas do BRT são as seguintes: Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mario Gatti e João Jorge. A nova linha também vai passar pela estação Santa Lúcia.

“Estamos, com muito esforço, aproveitando as estruturas já prontas de parte do Corredor BRT Ouro Verde. Uma forma de colocar as estações em operação e trazer maior rapidez e conforto para os usuários do transporte coletivo da região, melhorando o deslocamento por ônibus”, enfatiza o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete.

A nova linha BRT10 terá circulação nos dias úteis, nos horários de pico da manhã e da tarde. No pico da manhã, fará o sentido Ouro Verde – Central, das 4h54 (primeira viagem) às 8h30 (última viagem). No pico da tarde, o sentido será inverso, Central – Ouro Verde, das 15h30 (primeira viagem) até as 19h06 (última viagem).
A expectativa é de que o deslocamento entre os terminais seja realizado em, aproximadamente, 35 minutos, com um intervalo de 18 minutos entre os veículos. No total, serão 26 viagens ao dia, considerando os dois sentidos.

Características das estações BRT

As seis estações do Corredor BRT Ouro Verde que entram em operação nesta sexta (31) - Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernado, Mário Gatti e João Jorge - possuem plataformas com estrutura metálica, piso em granito, vidro laminado duplo, portas automáticas e semáforos para orientação dos motoristas de ônibus.

A cobrança da tarifa é feita por meio de catracas eletrônicas, no solo. O pagamento é feito por meio do Bilhete Único; tíquete QR Code impresso em papel, ou na tela do smartphone. A iluminação dos locais é em LED. E a acessibilidade é garantida por meio de rampas, corrimões e piso tátil.

O embarque / desembarque nas estações será feito pela porta esquerda dos ônibus, que abrem em sincronia com as portas das estações. Nos terminais Ouro Verde, Central, e na Santa Lúcia, a parada é realizada do lado direito (plataformas baixas).

Confira os itinerários e horários da linha BRT10

- Ouro Verde - Terminal Central: Terminal Ouro Verde; Santa Lúcia; estações BRT Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge; e Terminal Central.

Partidas: 04h54; 05h12; 05h30; 05h48; 06h06; 06h24; 06h42; 07h00; 07h18; 07h36; 07h54; 08h12; 08h30.

- Terminal Central - Ouro Verde: Terminal Central; estações BRT João Jorge, Mário Gatti, São Bernardo, Parque Industrial, Anhanguera, Vila Rica; Santa Lúcia; e Terminal Ouro Verde.

Partidas: 15h30; 15h48; 16h06; 16h24; 16h42; 17h00; 17h18; 17h36; 17h54; 18h12; 18h30; 18h48; 19h06.

Informações: Prefeitura de Campinas
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Grande Porto Alegre fará estudo para integração do transporte coletivo

Para trazer à realidade um desejo comum às cidades que integram a Região Metropolitana de Porto Alegre, governo do Estado e prefeituras se unem para realizar estudos que culminem em uma proposta para a integração da frota de ônibus metropolitano. Um protocolo de intenções foi formalizado nesta quinta-feira, dia 30 de março, entre a Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal) e a Metroplan, e marca “uma virada de chave que ficará para a história”, defende Rodrigo Battistella (PT), prefeito de Nova Santa Rita e presidente da Granpal. Para ele, “a única saída que temos (para a crise do setor de transporte público) é a integração".

A aposta para racionalizar o sistema (e o custo cobrado do usuário) é avançar para um modelo que funcione de maneira integrada. Hoje cerca de 60% das linhas que circulam entre os municípios são sobrepostas, informa o diretor-superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe. Ou seja, ônibus de diferentes cidades passam pela mesma rua para chegar até a Capital, mas só aceitam passageiros do município de origem. No caminho de volta, a porta é aberta para quem quiser embarcar, mas o desembarque só é permitido na cidade de destino.

Sem a integração, 90% dos ônibus que chegam de fora de Porto Alegre circulam no mesmo trajeto das linhas do município, explica o secretário de Mobilidade Urbana da Capital, Adão de Castro Júnior. Segundo ele, as viagens que chegam das cidades vizinhas estão superestimadas - com frota similar, cerca de mil veículos circulando todos os dias, Porto Alegre transporta em média 800 mil pessoas, já os ônibus metropolitanos, 200 mil.
A proposta que deve ser elaborada vai permitir que o passageiro vindo de fora chegue ao destino pagando uma única passagem, mesmo que para isso precise mudar de ônibus ou modal na cidade de seu destino - a diferença é que será possível concluir a viagem ter que pagar a mais. Isso difere de hoje, em que cada troca de ônibus tem custo, então as linhas buscam atender a demanda de trajeto de quem utiliza o transporte público, mesmo que cheguem ao ponto final com pouca gente dentro.

Segundo Adão, isso significa que o sistema, no modo como opera nas cidades da Região Metropolitana, será revisto. Mas, antes, deve passar pela série de estudos previstos no documento assinado no início da tarde por representantes dos municípios e do governo do Estado. O secretário explica que será estudado, por um grupo jurídico, um marco legal para a integração.

Lembrando que a responsabilidade pela gestão do transporte metropolitano é do governo do Estado, será elaborado um projeto de lei que deverá chegar à Assembleia Legislativa em 2024, criando a base legal para o passo seguinte, que é a integração de fato. Hörbe aponta que o resultado esperado é, “além de diminuir a quantidade de ônibus, melhorar a quantidade de viagem para o usuário, o que ajuda a reduzir custo”.

Capitaneados pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), prefeitos se mobilizaram desde 2021 para que o governo federal dê sua contribuição financeira para a manutenção do transporte público. Um dos argumentos acolhidos é que a União subsidie a passagem de pessoas com mais de 65 anos, isenção prevista no estatuto do idoso. A pressão teve sucesso no ano passado e o pedido será repetido este ano. Mas o pedido de socorro vai além.
“Hoje todos os municípios estão aportando recursos no sistema e não aguentam mais”, pondera Francisco Hörbe. O objetivo do estudo que será realizado em conjunto entre governo e prefeituras é “tentar diminuir esse aporte”, continua. “Mas, para retomar de ser um transporte competitivo e trazer o passageiro de volta, precisamos de muito recurso para investimento em tecnologia, melhoria da frota e inovação", justifica.

Foi com estes argumentos que Hörbe pediu “apoio para um fundo federal que possa manter o transporte”. O destinatário foi o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, Paulo Pimenta (PT), que almoçou com os prefeitos da Granpal nesta quinta-feira. O governo do Estado, que também auxilia financeiramente as empresas do transporte metropolitano, cogita criar um fundo próprio para esse subsídio. Pouco antes do almoço, em entrevista coletiva à imprensa no Hotel Deville, Pimenta havia afirmado que este é um tema que está no “radar de preocupações do presidente Lula”, mas que ainda não há um plano concluído.

Informações: Jornal do Comercio
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Em Goiânia, Bilhete Único já representa 63% das validações dos usuários do transporte coletivo

O usuário do transporte público coletivo de Goiânia e Região Metropolitana tem, há um ano, mais liberdade para trafegar utilizando o transporte público. Lançado pelo prefeito Rogério Cruz em 02 de abril de 2022, o Bilhete Único já representa 63% das validações dos usuários do transporte coletivo. De acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), em um ano, foram feitas 112 milhões de validações no transporte coletivo e, deste total, 71 milhões se deram pelo Bilhete Único.

O prefeito Rogério Cruz destaca que “o Bilhete Único foi o pontapé inicial de uma série de produtos e serviços inovadores que são implantados, progressivamente, no transporte público coletivo de Goiânia e toda Região Metropolitana. “Um trabalho em parceria com o governo de Goiás e prefeituras para beneficiar a população, assim como ocorre com o Passe Livre do Trabalhador, o Meia-Tarifa e o Cartão Família”, exemplifica.

A modalidade — prevista no plano de governo do prefeito Rogério Cruz — permite que o usuário escolha o melhor trajeto para chegar ao seu destino, pagando apenas o valor de uma passagem, podendo trocar de ônibus sem necessariamente ter de passar pelos terminais.
O Bilhete Único pode ser usado dentro de um período de 02h30 (150 minutos a contar da primeira validação), sem restrição para trocas de linhas, podendo ser realizadas até quatro integrações gratuitas em qualquer um dos quase sete mil pontos de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia.

“Os números mostram que nossos usuários já aprenderam a usar os benefícios do Bilhete Único. Hoje, o cidadão pode subir e descer dos ônibus várias vezes, durante duas horas e meia, em qualquer ponto de ônibus, sem ter que pagar outra passagem e, ainda melhor, sem tem que passar por integração dentro dos terminais. Essa é a liberdade que nossos usuários precisavam”, explica o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu.

Tarcísio ressalta importância de que os usuários façam simulações, pois somente assim descobrirão novas possibilidades de planejar e escolher melhor suas viagens. “Existe o APP SIMRMTC que acompanha em tempo real o deslocamento dos ônibus, disponibilizando várias opções de rotas, criando várias possibilidades e agilizando assim a viagem”, reforça o presidente da CMTC.

Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) – Prefeitura de Goiânia
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